Lua Cheia e Eclipse Total Lunar em Libra – Saindo da ilusão da Matrix

Aviso: Este texto é longo e os primeiros três parágrafos são mais técnicos. Caso prefira, pode pular direto pra o parágrafo 4 , que trata da interpretação do eclipse em si.

A Lua Cheia em Libra de hoje (09h05min no horário de Brasília e 13h05min para Lisboa) foi também um eclipse total da Lua, uma assim chamada “Lua de Sangue” ou “Lua Sangrenta”, por causa da coloração avermelhada que a Lua adquire durante o eclipse. Apesar do sensacionalismo que o nome sugere, não necessariamente significa eventos catastróficos ou “sanguinários”, embora eclipses totais sejam, sim, carregados de muita tensão e alguns possam se manifestar como tragédias coletivas, como é o caso dos acidentes aéreos que sucederam recentemente – embora tenha o dedo de Urano aí também. Como ocorreu durante o dia, não foi visível na maior parte do Brasil. Regiões do extremo Oeste brasileiro e da América do Sul viram seu início, a fase penumbral, mas não viram sua totalidade. Sua visibilidade completa se deu na América do Norte, Oceania, Ásia, regiões onde ocorreu antes do nascer do Sol.

Eclipse imagem 2
No eclipse Lunar a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, eclipsando a luz do sol que seria refletida pela Lua – Imagem retirada do site galeriadometeorito.com Reprodução

Informações básicas – Durante os eclipses os luminares têm sua luz “eclipsada”, obscurecida. No caso da Lua, que não tem luz própria, é a reflexão da luz do Sol sobre ela que fica comprometida, pois a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua. Como a Lua é eclipsada e a Lua rege o feminino, as mulheres e fêmeas em geral, o eclipse lunar tende a favorecer aos homens e ao masculino, as mulheres ficando mais suscetíveis e sensíveis a seu impacto. Eclipses propõem “sairmos de onde estamos para crescer, propõem uma mudança na percepção da vida na área do mapa que é eclipsada, oferecendo oportunidade de grande crescimento, embora não necessariamente sem sofrimento” – não lembro o autor desta citação. Diz-se que o eclipse tem impacto maior nas regiões geográficas em que é visível, especialmente quando se trata de Astrologia Mundana. De acordo com a estudiosa de eclipses Christine Arens, astróloga americana (1), os eclipses solares geralmente duram alguns minutos e cada minuto simboliza um ano que o efeito do eclipse durará. Já os eclipses lunares podem durar por horas e cada hora simboliza um mês de efeito. O eclipse de hoje durou no total 5 horas e 57 minutos, tendo o eclipse total durado 4 minutos e 43 segundos, ou seja, seus efeitos durarão por quase seis meses, embora este impacto vá perdendo força conforme outros eclipses vão acontecendo – porque o eclipse de efeito mais forte é sempre o último ou mais recente.

Este eclipse é muito especial e importante por vários motivos. Primeiro, porque eclipses totais da Lua são raros, a maioria deles sendo parcial e penumbral ou apulse. Outro fator que o faz especial é que este é parte de uma tétrade, uma seqüência de quatro eclipses totais da Lua. A última tétrade aconteceu entre 2003 e 2004. O primeiro eclipse desta tétrade específica foi o de 15 de abril de 2014, o segundo foi em 08 de outubro de 2014, o terceiro é este de hoje e o quarto e último ocorrerá em no dia 28 de setembro de 2015 (29 de setembro na Europa), todos eles no eixo Áries-Libra, o que reflete a ênfase que este eixo está tendo com o trânsito dos Nodos Lunares de fevereiro de 2014 a novembro de 2015. Esta tétrade acontece em meio à turbulência simbolizada pela quadratura Urano-Plutão, com dois de seus eclipses ocorrendo em conjunção com Urano e em quadratura com Plutão, como é o caso do eclipse de hoje, que acontece logo depois da última quadratura plena entre estes dois planetas, alongando seus efeitos.

Não sei para você, mas este eclipse está sendo particularmente difícil para mim, suas energias reverberando até mesmo em questões de saúde, como manifestação de muitas tensões acumuladas nas últimas semanas, que por sua vez, têm relação com temas ainda mais antigos, ligados a meu Urano natal, a 15° de Libra e a Quíron em Áries. Tensão, dúvida, ansiedade, inquietação, insônia e uma exaustão física e mental que não tem explicação plausível além da privação do sono… Sintomas que impactaram diretamente na minha imunidade com resultados desestabilizadores para minha saúde e senso geral de bem estar, sem mencionar outras coisas. DESESTABILIZADOR. É uma palavra que resume bem a dinâmica deste eclipse. Desestabilização de nosso mundo como o entendemos, desestabilização de nossa mente, nossas crenças e certezas, desestabilização do próprio chão sob nossos pés. 

Baseada no livro da Dra. Bernadette Brady,The Eagle and the Lark (2), eu dizia no texto sobre o eclipse total do Sol do dia 20 de março último, que este eclipse de hoje pertencia à mesma série, Série Saros 17 Sul (Dra. Brady) ou Série Saros 120 (NASA), uma família benéfica e gentil. Entretanto, a Dra. Brady publicou recentemente em seu perfil no Facebook que este eclipse pertence, na verdade, à série 132 – informação também encontrada no site da Nasa –  que começou em 12 de maio de 1.492, às 6:21:14 GMT.

saros 132
Início da Série Saros 132: 12 de maio de 1.492, Pólo Norte

Neste eclipse inicial Netuno está no ponto médio entre a Lua e Urano, Saturno está no ponto médio entre Sol e Júpiter e Júpiter por sua vez está no ponto médio entre Mercúrio e Netuno. Brady aponta como efeitos deste eclipse “confusão e desapontamentos súbitos, perda de emprego e período de infortúnio, mas também manter a esperança diante de dificuldades” – uma interpretação mais refinada dos efeitos do eclipse é conseguida quando se analisa o eixo de casas em que cai no mapa natal. Mais interessante ainda é que neste mapa de 1.492, Urano e Plutão estão em quadratura, fora de signo, mas ainda a menos de cinco graus de orbe, o que com certeza reverbera na quadratura atualmente presente no céu entre estes dois planetas, porque repete o tema. Os dois fazem, na verdade, uma T-Square envolvendo Quíron, sendo Urano o foco. Há ainda um Yod e um Retângulo Místico, confirmando um mapa bastante complexo e de configurações bastante tensas. Isso muda tudo e faz muito mais sentido com o que temos vivenciado nas duas últimas semanas.

lua cheia em libra
Lua Cheia e Eclipse Lunar em Libra: 04 de abril de 2015, 09h05min31seg – Brasília DF

Ocorrendo no eixo de Áries-Libra este eclipse afeta diretamente os relacionamentos humanos de todo tipo, especialmente aqueles baseados em igualdade, como casamentos, relações afetivas e parcerias de negócios. Contudo, com o envolvimento direto e focal de Plutão em Capricórnio, figuras paternais e de autoridade e poder também estão implicadas, além de nosso lugar no jogo social, como simbolizado por Capricórnio.

Numa Lua cheia a Lua se opõe ao Sol, simbolizando um momento de crise, uma eclosão de tudo o que estava latente. Por ser uma oposição, demanda um equilíbrio entre feminino e masculino e entre as questões relativas ao par de signos e de casas onde cai. A Lua estando em Libra, conjunta ao Nodo Norte, sugere que busquemos negociação, conciliação, harmonia e equilíbrio entre Eu (Áries) e o Outro (Libra). Porém, o Sol está conjunto a Urano e ao Nodo Sul e todos eles quadram Plutão em Capricórnio, tornando-o foco de uma T-Square Cardinal, dizendo que equilíbrio é algo bem escasso por estes dias e na verdade a sensação geral é de desestabilidade, como já disse acima.

Já se falou tanto e tão exaustivamente dessa quadratura Urano-Plutão que está ativa desde 2010 que você já deve estar cansada/o de ouvir falar disso. Escrevi sobre isso recentemente aqui. Mas parece que exatamente por ser tão importante ela tem sido trabalhada dessa forma extenuante, estressante e demorada. Neste eclipse de hoje, porém, além da sensação de “mais do mesmo”, o universo parece querer nos “esfregar na cara” uma última oportunidade de fazer as mudanças e transformações sugeridas por Urano-Plutão, ficando implicada aqui aquela máxima “se não for pelo amor, será pela dor”, se não fizermos voluntariamente, será “goela abaixo” mesmo. Uma pista do que precisa ser mudado é exatamente observar onde paira a maior inquietude da sua vida atualmente, qual a maior fonte de estresse e ansiedade, onde você sente que o mundo está prestes a desmoronar ou onde já desmoronou. É aí que o trabalho precisa ser feito, atitudes e decisões tomadas e efetivadas.

O Símbolo Sabiano do grau 14 de Libra é curto e grosso, trazendo uma imagem muito simples e direta: “Caminhos Circulares”. Parece mesmo ter sido escolhido a dedo, sendo essa a última lunação a ocorrer tão próxima à quadratura Urano-Plutão. Como coincidências não existem, esse Símbolo vem funcionar como um tapa na nossa cara, estrondoso, quente e dolorido, apontando-nos padrões que de tão repetitivos chegam a ser enfadonhos; nossa propensão a andar em círculos, como um caçador perdido na floresta que está fadado a retornar sempre ao mesmo lugar, para seu desespero e estupefação. Este eclipse vem ressaltar exatamente isso, onde nos repetimos tolamente, feito o cachorro correndo atrás do próprio rabo, sem perceber o patético da própria situação. Trabalhamos, refletimos e achamos que demos um grande salto, só para chegar ao ponto de partida e perceber que ainda estamos presos a um comportamento, uma reação instintiva, um estereótipo, uma crença, um paradigma, dê você o nome que quiser para essa experiência desoladora e enlouquecedora de se perceber presa de si mesmo e das próprias limitações.

Os caminhos circulares, contudo, podem ser de pelo menos dois tipos: o caminho circular linear em si, onde se volta ao ponto exato da partida ou o caminho circular espiral, em que, embora o círculo seja refeito, ele é percorrido em oitavas mais elevadas de cada vez, numa escala que pode ser evolucionária na melhor das hipóteses ou regressiva na pior delas. Isso equivale a dizer que embora nos percebamos vivenciando e repetindo o mesmo padrão, a cada vez em que temos essa percepção, conquistamos um pouco mais de terreno e sabedoria a respeito de nós mesmos e da situação em si. Até o momento em que a situação e o padrão se mostrarão clara e limpidamente para nós e poderemos finalmente quebrá-lo, transmutá-lo, libertando-nos dele e acessando um novo patamar de consciência naquela área especifica. Como naquela cena fabulosa do filme Matrix, em que Neo decodifica o código da Matrix, vencendo não só seus agentes, mas todo o sistema construído para aprisionar a mente e a energia humanas.

Quando conseguimos dar este salto, o padrão se mostra diante de nós, de forma tão simples e direta que até nos espantamos como não o tínhamos percebido antes  – mas é assim mesmo, precisávamos passar por todas as experiências antes de ter acesso à chave que abre a porta mágica da nova percepção. E podemos finalmente cortá-lo e rompê-lo com a tesoura da nossa vontade ou com nossas próprias mãos. 

Urano em oposição à Lua e conjunção ao Sol, posicionamento que se repete nas declinações, enfatiza a necessidade de se acordar para o uso desses modelos já batidos e gastos e se ousar acordar para novas possibilidades e versões de nós mesmos, de se jogar luz sobre estas situações para percebê-las com mais clareza. Plutão como foco da T-Square envolvendo Sol-Urano e Lua aponta exatamente para isso, para a necessidade de quebrar os padrões circulares, de decodificar e destruir o código da Matrix Capricorniana, as limitações sociais que já não fazem sentido e que limitam o humano, reduzindo-o a mera coisa utilitária a favor do lucro e das estruturas sociais, quando deveria ser justamente o contrário. Plutão exige que uma morte aconteça, a morte do velho, do paradigma rôto, usado de forma mecânica e sem sentido. Vale a pena perguntar, pois, onde, na nossa vida pessoal estamos presos a uma matrix ilusória e irreal, repetindo incessantemente os padrões que nos reduzem a uma versão inferior e desapontadora de nós mesmos, como aponta o mapa original desta família de eclipses. Os temas são os mesmos ativados pelo eclipse de 24 de março de 1997, no grau 3° de Libra. Você lembra o que se passava na sua vida nesta época?

Concluindo, por mais estressante, complicado, difícil e talvez até desesperador que esteja sendo este eclipse e este período para nós, ele vem propor que olhemos com outros olhos para a causa dessa ansiedade e para a necessidade de mudança; que criemos espaço para uma purificação; que nos permitamos ser trabalhados e sentir suficientemente desapontados diante de nossas repetições insanas, não para nos flagelar e indulgir na culpa católica e histérica, mas para nos exasperar com nossos erros repetidos a ponto de quebrar de vez o molde, o padrão e conseguirmos finalmente deixar para trás esse caminho circular patético e insano. Porque se não percebermos o que precisa ser feito, como disse acima, será mesmo “goela abaixo”, à revelia de nossa vontade. Não nos é dado escolher se queremos ou não mudar e nos mover pra fora desta matrix, nossa escolha se limita a como faremos isso, se pelo amor ou pela dor. O que escolhemos?

Praticalidades: para saber a área da vida impactada por este eclipse calcule seu mapa aqui. Identifique o eixo de casas em que você tem os signos de Áries e Libra. Para saber os temas trabalhados por cada eixo de casas, veja o artigo sobre a Lua Nova e Eclipse Total do Sol do dia 20 de março. A diferença básica é que enquanto a Lua Nova e eclipse solar simbolizam novos começos, a Lua Cheia e eclipse lunar simbolizam fruição, clímax, conclusão, as coisas chegam ao seu cume e compleição, representando um momento crítico naqueles assuntos e temas.

Fontes Pesquisadas: 

(1) Christine Arens – Webinar sobre Eclipses – Abril 2014

(2) Bernadette Brady – The Eagle and the Lark – Samuel Weiser

NASA – Site oficial

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

14 thoughts on “Lua Cheia e Eclipse Total Lunar em Libra – Saindo da ilusão da Matrix

  • 4 de abril de 2015 em 22:56
    Permalink

    Ah minha querida astróloga Maria Eunice, sei bem dos sintomas que vc. mencionou, estou bem neste eixo do eclipse, com o Asc, Sol a 10 e 13 graus de Libra, e Vênus, Mercúrio e Netuno na faixa dos 20 graus em diante até 27….UFA! Estou zureta! Muito grata pela excelente explicação, ajudou a me animar um pouco. Abraços eclipsados 🌑 Rose

    Resposta
    • 5 de abril de 2015 em 15:18
      Permalink

      Grata a você também pela visita e pelo comentário, RoDi! Abrace a oportunidade de se transformar e de buscar a vida que você sempre quis! Tudo de bom! 🙂

      Resposta
  • 5 de abril de 2015 em 10:32
    Permalink

    o que posso esperar desse eclipse que caiu na minha casa VI em conjunção com Plutão Natal (15 graus em libra) e oposição a minha lua (10 graus em Aries) na XII ? Abraços

    Resposta
    • 5 de abril de 2015 em 15:16
      Permalink

      Grata pela visita, Rubia. é um convite para rever posturas com relação à saúde, cuidados com o corpo e os rituais diários. Plutão traz à tona tudo o que estava escondido. Este pode ser um período de colheitaentão, dependendo dos seus hábitos passados esta colheita pode ser boa ou não. Tambem está implicado o ambiente de trabalho, é possível que você vivencia lutas de poder nesta área, especialmente com mulheres. O que lhé é pedido é que reveja suas motivações mais profundas, suas ambições e a forma como cuida da sua nutrição orgânica e emocional… Sem ignorar sua necessidade de intensidade e de lidar crises no dia a dia. Talvez seja necessária uma transformação profunda na forma como você trabalha, colocando mais paixão e mais empenho. Espero que tenha clarificado um pouco. Abraços

      Resposta
      • 5 de abril de 2015 em 15:43
        Permalink

        Cara Maria Eunice, eu acompanho seu blog há um tempo e gosto demais! Você é excelente, os textos e sua abordagem são brilhantes. Eu amo.
        Eu estudo astrologia e sou tão grata a você por compartilhar todo seu conhecimento com todos, parabéns, te admiro muito.
        Em relação ao eclipse, a astrologia mais uma vez me surpreendeu porque tudo isso que você falou vem de encontro com o que eu estou passando. Primeiro surgiu um problema de saúde (estômago) que tem os maus hábitos também como causa, e segundo, eu não estou feliz no meu trabalho e gostaria muito de resolver essa questão. Talvez, agora seja a hora.
        Obrigada pelos esclarecimentos e pela aula. Grande abraço.

      • 6 de abril de 2015 em 15:53
        Permalink

        Com Plutão natal na casa 6 você precisa encontrar um trabalho que te apaixone e ao qual se entregue de forma visceral e intensa, ou então poderá ficar frustrada de morte, essa frustração descambando em problemas de saúde. É preciso lidar, numa base diária, com crises e talvez até com a própria morte, como é o caso de médicos, policiais, terapeutas, etc. Ache o trabalho que te apaixona e você estará dando o que o deus te pede!
        Abrsços
        🙂

  • 5 de abril de 2015 em 18:57
    Permalink

    Maria Eunice inicie curso de astrologia ha um mes aqui em Santos. Por ora tenho dificuldades de interpretar o ceu do momento. Mas seus artigos facilitam pouco a pouco e acima de tudo me explicam movimentações internas que venho sentido. Tamo junto aí no Urano natal em Libra e Quíron em Aries. Seus artigos me iluminam. Gratidão. Fique na paz.

    Resposta
  • 5 de abril de 2015 em 18:59
    Permalink

    Maria Eunice iniciei curso de astrologia há um mês aqui em Santos. Por ora tenho dificuldades de interpretar o céu do momento. Mas seus artigos facilitam pouco a pouco e acima de tudo me explicam movimentações internas que venho sentindo. Tamo junto aí no Urano natal em Libra e Quíron em Aries. Seus artigos me iluminam. Gratidão. Fique na paz.

    Resposta
    • 6 de abril de 2015 em 15:50
      Permalink

      Gratidão a você também pelo feedback e companhia aqui no mundo virtual, Luciana! Fico feliz que os artigos sejam úteis! Vamos seguindo tentando destrinchar esses enigmas que a vida nos traz! Paz e Luz! 🙂

      Resposta
  • 29 de setembro de 2015 em 08:33
    Permalink

    Pelo amor de deus quando isso acaba? Meu namorado é libriano com lua em aries e a gente tá quase terminando

    Resposta
    • 29 de setembro de 2015 em 17:24
      Permalink

      Olá, Ana, muito obrigada por visitar o blogue e pelo comentário.
      DE certa maneira não podemos dizer que isso “acaba”, porque as coisas são como processos encadeados, são ciclos acontecendo simultaneamente.
      Estamos todos atravessando um ciclo de transformação profunda no planeta e isso ainda dura algum tempo. Sobre seu namorado, se ele é libriano e tem Lua em Áries, está realmente passando por muitas mudanças e transformações, é só o que posso falar. tenha paciência e confiança em si mesma, se a relação de vocês for sólida o bastante e se for o melhor para vocês dois, vocês ainda estarão juntos depois de toda a crise, e provavelmente a relação se fortalecerá. Verifique dentro de você mesma as áreas em que também precisa mudar.
      Boa sorte e tudo de bom!
      Abraços
      🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!