A Semana Astrológica – A fé que nos anima e refaz

lua cheia japao
Tirado de Yournewvitality.com – Reprodução

Semana de 06 a 12 de abril

Quando é que teremos boas notícias? Você deve se perguntar a cada semana que lê esta coluna ou outras colunas astrológicas ou mesmo os jornais e semanários de notícias gerais. Nestes tempos críticos as boas notícias são escassas, e justamente por isso são tão importantes: servem para nos dar alento. Esta é mais uma semana que requer ações decisivas, porque é recheada de turbulências, simbolizadas pela passagem do Sol e de Mercúrio pela área mais que agitada representada por Urano-Plutão – turbulências que podem ser literais em se tratando de viagens rápidas ou domésticas, área regida por Mercúrio. Contudo, temos pelo menos uma grande boa notícia: Júpiter volta ao movimento direto em Leão, no dia oito de abril – por sinal, aniversário de Cuiabá.

Júpiter volta ao movimento direto trazendo novo ânimo que favorece o refazimento de nossas forças. As coisas que tínhamos iniciado ou as possibilidades aventadas no fim de julho e começo de agosto passados e que estavam paralisadas, em standby, voltam finalmente a se movimentar, nossa fé e esperança ficam mais fortes e conseguimos visualizar saídas para muitos entraves e situações estagnadas experimentados até aqui. A criança inocente e generosa em nós volta a sorrir confiante. A área do mapa natal onde temos Júpiter trafegando atualmente volta a brilhar e passar por renovação e expansão, dando-nos a sensação de ser beijados pelo Deus da Boa Sorte. Finalmente! (A Leonina aqui agradece 🙂 )

alegria-guri
Repodução

Júpiter direto é um bálsamo que nos dá força e alegria para enfrentar os percalços representados pela conjunção de Sol e Mercúrio a Urano em Áries e a conseqüente quadratura a Plutão. Com esperança sobreviveremos e sairemos fortalecidos de tantas crises e transformações. O que não me mata, me fortalece, diria Nietzsche. Aliás, Mercúrio esta semana está no Coração do Sol, fazendo uma conjunção superior (quando o Sol fica entre a Terra e Mercúrio) ao Sol e se tornando Cazimi, (conjunção de 0 a 17 minutos de orbe), uma posição que favorece a genialidade, insights e visões luminosas. Em Áries isso pode nos apontar novos caminhos, como sermos de fato pioneiros e senhores de nossas escolhas, ou no mínimo, como fazer as mesmas coisas de uma forma completamente nossa, nova e original, principalmente porque Mercúrio está também em conjunção a Urano e em trígono a Júpiter.

uma thurman
Uma Thurman, que tem Vênus em Gêmeos – Reprodução

Vênus se despede da boa vida de seus domínios Taurinos para trilhar novas estradas ao ingressar em Gêmeos na sexta, 11, tornando-se mais namoradeira e valorizando mais os dons e habilidades intelectuais do que a experiência física e sensorial. Sofisticada, andrógina, ela é uma borboleta social, capaz de conversar dos mais variados assuntos e entreter as mais improváveis platéias. Mas o que ela quer mesmo é se divertir! Vênus fica em Gêmeos até o dia sete de maio, quando ingressa em Câncer. De Gêmeos, Vênus tem conversas intrigantes, estimulantes e criativas com Júpiter em Leão e Netuno em Peixes, enquanto se aproxima da oposição a Saturno em Sagitário, que se dará na semana que vem. Marte também se indispõe com Saturno nesta semana, já na segunda-feira, simbolizando uma dificuldade em concretizar nossas visões e intuições no plano prático. Marte ainda conversa harmonioso com Netuno em Peixes, o que lhe agrega riqueza de imaginação e uma dose de sonho ao seu pragmatismo e força bruta.

brooke shaden the moment you understand ur value u become valuable.
Brooke Shaden Photography – Reprodução

Nesta semana também temos formados muitos aspectos de sesqui-quadratura, um aspecto de 135 graus, considerado tenso porque representa forças inconscientes que podem nos puxar pelo pé nas horas mais inesperadas e um aspecto associado a acidentes quando combinado com a fluidez dos trígonos. Estão em sesqui-quadratura Sol e Saturno, Mercúrio e Saturno, Vênus e Plutão, além de vários outros formados pela Lua.

A Lua está na fase Cheia e segue vagarosamente por Escorpião, tornando-se Disseminadora na quarta-feira, já em Sagitário e oficializando o Minguante à 00h44min do domingo. Viaja por Escorpião, Sagitário, Capricórnio e Aquário e faz aspectos fluidos e tensos com todos os demais corpos celestes.

barreiras
Mateusmp4 – Reprodução

O Sol está em conjunção exata a Urano na SEGUNDA-FEIRA e ainda em quadratura a Plutão em Capricórnio. A Lua Cheia faz oposição a Marte em Touro, enquanto se afina com Netuno em Peixes e conversa Plutão em Capricórnio, desentendo-se, contudo, com Júpiter em Leão. Dia de perscrutar nossa verdade interior e ousar admitir algumas outras verdades inconvenientes para nós mesmos, o que pode desagradar aos outros ao nosso redor, que talvez duvidem de nossa sanidade, tal o espanto que causamos com nossas atitudes, o que nos levará a confrontos ferrenhos e difíceis de dirimir. Queremos nos sentir vivos, romper com o padrão da rotina coisificante da vida, rebelar-nos contra os dogmas até então inquestionáveis, fazer algo diferente, abrir novas janelas e portas que nos levem a possibilidades outras além daquelas já testadas, ou até derrubar paredes na marra. Este ímpeto por testar essas novas possibilidades nos coloca em choque direto com autoridades e com o status quo, que provavelmente não receberão de bom grado nossas novas idéias e tentarão exercer grande poder para nos conter e controlar. Esse conflito pode se expressar somente de forma interna e nos sentimos divididos entre essa necessidade pelo novo, pela liberdade de ser e de viver uma vida diferente e os compromissos e responsabilidades já assumidos, um desejo igualmente poderoso por manter as coisas como estão. De um modo ou de outro, temos uma receita certa de inquietação e de crises.Talvez precisemos mesmo quebrar barreiras e amarras. Talvez hoje tenhamos aquele momento especial de iluminação onde as coisas ficam claras e a luta finalmente cessa porque já sabemos o que precisa ser feito, que coisas precisamos alterar e modificar. Talvez encontremos a brecha a partir da qual abriremos o buraco por onde conseguiremos finalmente sair da cela que nos prende. Mas antes de esbravejar contra o mundo, o patrão, o marido/mulher, o governo, ou seja lá quem for que consideremos nosso carcereiro, é bom lembrar que o carcereiro somos nós mesmos, porque “o mundo pode ser bem maior do que o mundo que nos cerca, porque a cerca desse mundo quem faz somos nós”.

cabeça dura
Reprodução

Na TERÇA-FEIRA A Lua faz quincunces a Urano e ao Sol, mas se afina com Plutão e Quíron, enquanto se opõe a Vênus em Touro, ficando vazia logo depois, às 17h42min. Mercúrio faz quadratura exata a Plutão e no fim do dia a Lua se torna Disseminadora ao fazer sesqui-quadratura ao Sol. Júpiter estaciona em leão às 13h57min, um momento poderoso em que a visualização de nossos objetivos ganha impulso mágico. A mente ferve, calcina, entra em erupção. Estamos obcecados com a idéia da liberdade a qualquer custo e, em nosso fervor, não percebemos que nos tornamos extremistas, intolerantes e até ameaçadores para aqueles que nos ouvem, que por sua vez colocam-se contra nós no que entendem ser apenas autodefesa. Urge perceber que as ideologias e ismos que precisamos combater mais fortemente são nossas próprias crenças obtusas e encalhadas; perceber a necessidade de mudança em nós é um grande passo, mas não podemos impô-la aos outros, que têm seu próprio ritmo e caminho. A mente que precisa se expandir e se abrir ao novo e ao inusitado é a minha e não a do outro necessariamente – deixemos que cada um cuide do que é seu. Como diz a gíria atual: “cada um no seu quadrado” ou redondo, ou octogonal… Até porque, a melhor forma de provocar mudança é pelo exemplo e atitude, que com sorte inspirarão a outros. Imposição e rigidez, por outro lado, só angariará antipatias e oposição.

alegria-1
Reprodução

Júpiter volta ao movimento direto na QUARTA-FEIRA! Viva! Viva! Viva! Já não era sem tempo! Como para celebrar, a Lua entra em Sagitário às 02h09min, tornando-se disseminadora  horas depois, anunciando a boa nova de seu regente. Esta boa nova supõe verdade e integridade, pois a Lua está conjunta a Saturno, mas a verdade aqui pode ter muitas faces algumas delas bem borradas e distorcidas, já que Lua e Saturno estão em quadratura a Netuno em Peixes e em quincunce a Marte em Touro. Mercúrio em conjunção plena a Urano insiste na Verdade como elemento fundamental de compreensão do mundo e com Marte, regente de Áries, em Touro, precisamos ficar atentos para a necessidade de crer em “verdades absolutas”, algo tão ilusório quanto nossa percepção da realidade. Júpiter direto vem ressuscitar nossa esperança e otimismo além de dar um grande empurrão nos assuntos da casa por onde trafega no nosso mapa natal. Mas esperar por Júpiter sozinho não resolve – precisamos sair da nossa zona de conforto e ir atrás das oportunidades onde elas estiverem, bem ao estilo “se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”. Quem é Maomé na sua vida neste momento, ao encontro do qual você precisa ir?

caroline alkire
Caroline Alkire – Reprodução

QUINTA-FEIRA é dia de Júpiter, você já sabe! E Júpiter, ainda estacionário, recebe hoje o trígono alvissareiro de sua tutelada, a Lua Disseminadora, que percorre as trilhas aventureiras e apostólicas de Sagitário. Como Júpiter também está em trígono a Urano em Áries, temos um belíssimo Grande Trígono em Fogo, formado por Lua em Sagitário, Júpiter em Leão e Urano, Mercúrio e o Sol, que estão amalgamados, Mercúrio em conjunção CAZIMI. Sol e Mercúrio estão em sesqui-quadratura a Saturno. A Lua fica vazia às 14h44min depois do trígono ao Sol. Dia estupendo, de forças magníficas em que podemos acessar campos vibracionais e imaginativos de grande poder vivificador da nossa fé e confiança. Não queremos realismo, queremos mágica! E mágica fazemos com o pouco que nos é dado. A mente está alerta e particularmente perspicaz, e se apenas prestarmos atenção às idéias fortuitas e palpites que nos ocorrem podem encontrar soluções geniais para problemas antigos e aparentemente sem solução. Tanta energia, entusiasmo e otimismo injetam um renovado ânimo de viver, se conseguirmos lidar com algumas pontadas de incerteza a respeito da capacidade de nossa fé de remover montanhas. Um alerta, porém: com tais energias, tendemos a nos sentir superpoderosos, como se estivéssemos acima das leis naturais de causa e efeito; nesse estado de ânimo podemos nos expor a riscos tolos que facilmente levam a acidentes, perfeitamente evitáveis. Urano-Mercúrio-Sol em Áries formam um trio para lá de impaciente e todo cuidado é pouco nas estradas e no trânsito!

Christian Schloe I am a bird now
Eu sou um pássaro agora – Christian Schloe Digital Art – Reprodução

A conjunção Cazimi de Mercúrio ao Sol fica exata na SEXTA-FEIRA, na primeira hora da madrugada. Os lampejos luminosos e a grande inspiração continuam pelo dia de hoje, embora estejamos com os pés mais assentados na terra, algo favorecido pela entrada da Lua em Capricórnio às 09h47min. A Lua Capricorniana propicia que coloquemos em bom e prático uso todas essas idéias mirabolantes e fabulosas ou, no mínimo, testa sua utilidade e factibilidade. Para tal intento a Lua tem a ajuda do forte e vigoroso Marte em Touro, os dois alinhados a Netuno em Peixes, o que garante que toda essa praticidade e concretude tenham um toque de magia e sensibilidade. E assim estamos hoje: levemente sonhadores, mas com os pés plantados bem firmes no chão, uma condição que pode ser formidavelmente realizadora, se soubermos tirar proveito dela.

docto ojiplatico put some sky in life
Doctor Ojiplático – Coloque um pouco de céu na vida Reprodução

Vênus ingressa em Gêmeos no SÁBADO, às 12h29min, inaugurando um tempo de maior leveza  nas relações, de se flertar sem compromisso e de buscar afinidades intelectuais, além do mero desejo físico e sensorial. Entretanto, essa Vênus não está livre de dilemas na sua pretensa leveza e descompromisso, pois imediatamente ela se indispõe com Plutão em Capricórnio, sugerindo uma ambigüidade e vacilação ainda maiores ao já escorregadio signo de Gêmeos: mergulhamos fundo ou fingimos que estamos satisfeitos na superfície? Plutão em Capricórnio recebe a conjunção da Lua, tornada intensa e febril por este contato e pela quadratura a Urano em Áries. A Lua ainda se afina com Quíron em Peixes, mas desafina com Júpiter em Leão. Dia intenso em que nossa capacidade de trabalho é grandiosa, proporcional à nossa capacidade de arrumar encrenca, portanto, o trabalho é sempre a melhor opção. Laboriosos e responsáveis, talvez ignoremos o ressentimento inconsciente que tal responsabilidade nos traz. A melhor alternativa é sempre ser honesto consigo mesmo antes que isso nos vaze pelos poros perturbando a paz ao redor.

força
Reprodução

No DOMINGO  a Lua oficializa o Quarto Minguante ao quadra o Sol. O ciclo vai se fechando e entramos o domingo mais reflexivos sobre o que realizamos ou não nas semanas que se passaram. A Lua ainda faz quadratura a Mercúrio e fica vazia logo depois, às 5h16min. O domingo começa soturno, taciturno e um tanto pesado. Contudo, as coisas se tornam mais animadas pois às 14h44min a Lua ingressa no sociável signo de Aquário, já em trígono aberto e conversador com a Vênus Geminiana e afinando-se também com Saturno em Sagitário. As atividades mentais e conversacionais ficam mais que estimuladas, colorindo o domingo de ânimo e de desejos de interações e trocas de experiências. Reuniões e contatos sociais que primem pela leveza e pela descontração estão favorecidas. O fim da noite porém, pede alguns cuidados, pois a Lua começa a entrar em conflito com Marte em Touro, sugerindo desavenças geradas por posicionamentos rígidos e inflexibilidade. Não permitamos que isso estrague nosso domingo!

Uma linda e abençoada semana para você!

dimaa
Dima Dimitriev – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “A Semana Astrológica – A fé que nos anima e refaz

  • 7 de abril de 2015 em 23:38
    Permalink

    Obrigada Querida!Muito bom ler a semana pela sua visão,muito esclarescedor!Você é um ser de luz!Boas energias e muita sorte e equilibrio na nossa semana!!!

    Resposta
  • 9 de abril de 2015 em 22:22
    Permalink

    Oi, Maria Eunice!
    Por falar em “forças inconscientes que podem nos puxar pelo pé nas horas mais inesperadas”… Deve ter sido por isso que o deck de casa desmontou e fiquei com o meu pé preso até que alguém chegasse para me ajudar a sair de lá! 😀 Foi só um susto, ainda bem!
    Você pergunta no início quando teremos notícias boas… Se olhamos para fora de nós, parece que o mundo está desabando. Mas devemos criar um refúgio dentro de nós que esteja imune a tanta perversão. Um lugar onde possamos buscar a vontade de prosseguir. Porém, antes disso, precisamos alimentar esse lugar. Lendo seu texto, me alimentei de esperanças, pois pelo que entendi, o período vem para abrir caminho para nossas perspectivas!
    🙂
    Beijus,

    Resposta
    • 9 de abril de 2015 em 23:30
      Permalink

      Oi Luma! 🙂
      Puxa, sinto muito pelo acidente! Espero que você esteja bem e que nada grave tenha acontecido com seu pé!
      Tirando esse susto, que prazer ler seu comentário, muito obrigada pela visita!
      Sim, você está certa. É primordial ter e alimentar esse oásis interior onde possamos nos resguardar do caos do mundo lá fora, do contrário, entramos na espiral enlouquecedora e nada se salva… Os tempos são tão extremos que se não nos mantivermos em nosso centro, a vida fica mesmo muito difícil.
      fico feliz que o texto tenha lhe dado um pouco de esperança; de fato esta semana tivemos configurações especiais e que funcionaram como uma trégua e alento nesses tempos caóticos.
      Gratidão novamente pela visita! volte mais vezes 😀

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!