A Semana Astrológica – Sempre é tempo de recomeçar

Benoit Moraillon une enfance dans la lune 2007
Benoit Moraillon – Une enfance dans la lune – 2007 Reprodução

Semana de 13 a 19 de abril

Semana de desapego começando. A Lua ficou minguante em Capricórnio, na madrugada de domingo, favorecendo a limpeza das atitudes obsoletas no mundo do trabalho e na persona social. Hora de verificar se a utilidade das coisas se mantém – e Capricórnio definitivamente sabe avaliar o que é útil, portanto, não desperdicemos a energia. Mas o desapego se estende a outras áreas e temos a oportunidade, de novo, de “destralhar” nossa vida, deixando-a mais limpa e simples A equação é muito simples: se não nutre mais a alma, livremo-nos e liberemo-nos! Abramos as mãos, abramos a mente, abramos o coração! Simplifiquemos a vida e criemos tempo e espaço para as coisas realmente essenciais! Por falar nisso, o Book Crossing (evento que estimula o desapego de livros usados) acontece nesta semana, timing perfeito!

A semana do Minguante também favorece as análises e reflexões profundas sobre o ciclo que passou – visto que a Lua foi minguante em aspecto com Plutão –  com seu acertos e desacertos e o que queremos mudar para a próxima fase: o que vale a pena repetir, o que pode ser reciclado e o que tem que ser descartado.

Lua e Sol
Desconheço o autor – Reprodução

Espaço e coração abertos, damos as boas vindas ao novo ciclo, que começa com a Lua Nova de Áries no sábado, dia 18. Depois do Solstício de Outono no dia 20 de março, esta é outra chance que nos é dada de recuperar os objetivos e propósitos lançados em janeiro para o ano de 2015. Como você tem se saído até aqui? De vento em popa? Não? Já esqueceu a maioria deles? Desmotivou-se completamente? Se este é o seu caso, agarre as energias da Lua Nova em Áries para recuperar essas intenções e propósitos! Ainda dá tempo de dar uma guinada para melhor! Sempre é tempo de recomeçar! Recomece!

Além da Lua Nova temos outros eventos importantes acontecendo. Plutão estaciona na quinta-feira pra entrar em retrogradação na sexta. Fica retrógrado até 25 de setembro, simbolizando um período em que as grandes transformações e mudanças profundas ficam em banho-maria, dando-nos tempo para refletir sobre sua necessidade e caráter mandatório.

open art group
Open Art Group – Reprodução

Vênus entrou em Gêmeos e nesta semana está se sentindo meio solitária, às voltas com os limites representados por Saturno em Sagitário – limites que são sentidos de forma ainda mais dolorosa porque ela está sonhadora e confundida pelas ilusões de Netuno. Essa T-Square Mutável pode trazer muitos mal entendidos às relações íntimas e urge ter cuidado também na gestão dos recursos e investimentos. O regente de Gêmeos, Mercúrio, ingressando em Touro na terça-feira será de grande ajuda, pois trará a cautela necessária para essa Vênus fugidia. Além disso, eles ficarão em recepção mútua – Vênus está na casa de Mercúrio, que está na casa de Vênus – o que favorece o entrosamento entre eles. Mercúrio em Touro também indica que as idéias fabulosas incendiadas pelo fogo Ariano agora passarão por um período de maturação. A mente se torna mais cautelosa e deliberativa; mastigamos e ruminamos tudo com muito vagar antes partir para a prática. Por outro lado, Marte se aproxima do trígono a Plutão, enquanto faz quadratura a Júpiter em Leão, o que novamente pede cautela porque há uma tendência à inflexibilidade e a nos tornarmos cabeças-duras, recusando-nos a ceder, mesmo quando está evidente nosso erro, só por orgulho. Tudo isso sinaliza uma semana tensa e talvez um pouco travada, lenta nas decisões e ações e com tendência a ficarmos mais introspectivos e sorumbáticos. De qualquer forma, a energia do minguante é obstinada e pode favorecer a força de vontade na hora de nos livrarmos de velhos hábitos, inclusive alimentares – bom momento para começar aquela dieta ou reeducação alimentar.

A Lua viaja rápida, mas carregada de experiências, que ela vai avaliando e eliminando pelo caminho. Segue minguante pelos signos de Aquário, Peixes e Áries, sendo nova já no fim de Áries, fechando o domingo no conforto de Touro. Faz aspectos diversos com todos os demais planetas e com o Sol.

brukutu-111-thumb-800x532-75377 (1)
Obvious.lounge – Reprodução

Na SEGUNDA-FEIRA a Lua está minguante em Aquário. Faz quadratura a Marte em Touro, enquanto se opõe a Júpiter em Leão, formando uma T-Square Fixa. Marte está em sextil a Netuno e Vênus vai se aproximando da formação de outra T-Square, com Saturno em Sagitário e Netuno em Peixes. Temos favorecido o desapego geral de coisas, pessoas, situações. Mas a combinação Leão-Aquário-Touro pode agarrar-se veementemente a idéias e ideais que tragam um senso de identidade, orgulho e principalmente segurança. Fica evidente que o apego a coisas é apenas reflexo de um apego mais profundo a opiniões e crenças enrijecidas e a sentimentos de conforto e segurança associados a tais objetos – como a criança que já aprendeu a andar de bicicleta, mas tem medo de liberar as rodas laterais auxiliares que lhe dão segurança, porém tiram a diversão e a liberdade. Então, precisamos mesmo é nos desprender dessas crenças e opiniões arraigadas que não refletem os sonhos e os objetivos presentes e apenas nos levam à estagnação; soltar estes sentimentos que já ficaram no passado, inclusive o medo de cair; desapegar-nos da nossa teimosia e inflexibilidade; livrar-nos daquilo que foi útil, mas que hoje atrapalha; livrar-nos das tralhas físicas, mentais e emocionais que só ocupam espaço na casa, na cabeça, no coração e na alma. Ou será que preferimos carregar um peso morto atrás de nós?

emily burtner
Emily Burtner – Reprodução

Mercúrio ingressa em Touro na TERÇA-FEIRA, simbolizando uma lentidão maior no pensamento e processos mentais, nas decisões e comunicação. Em Touro, Mercúrio tende a burocratizar um pouco as coisas; tornamo-nos mais céticos, exigindo “ver para crer”. A Lua, já em Peixes se harmoniza com este Mercúrio, enquanto conflita com Saturno em Sagitário e Vênus em Gêmeos, formando uma complicada T-Square Mutável, que envolve também Netuno. Estamos ultra-sensíveis e divididos pelo dilema clássico entre sentimentos e razão. Fundimo-nos ou distinguimo-nos? Entregamo-nos de forma irrestrita e absoluta ou defendemo-nos na racionalização de nossas inseguras e motivações? Tendência a movimentos capciosos nas relações, especialmente entre mulheres… Mal entendidos causados por excesso de frivolidade também estão no menu do dia. Antecipando um ataque ou rejeição, podemos atuar uma futilidade que talvez seja apenas jogo de cena para esconder nossa profunda insegurança, mas que os outros podem entender como verdadeira, relegando-nos a um papel insignificante e confirmando nossos piores receios. Melhor manter em cheque nossas reações e motivações.

Anne Marie Zilberman Larme d or
Anne Marie Zilberman – Larme D’or – Reprodução

Vênus está em oposição exata a Saturno na QUARTA-FEIRA, 15. A Lua Pisciana está em conjunção plena a Netuno, irrita-se com Júpiter em Leão, mas se harmoniza com Marte em Touro e com Plutão em Capricórnio, aspecto depois do qual fica vazia, às 18h38min. A Lua se torna Balsâmica ao fazer semi-quadratura ao Sol, às 08h59min. Dia tenso e melindroso, especialmente nos relacionamentos íntimos e amorosos em que carências podem ser escondidas sob uma máscara de superficialidade. Estamos muito contraditórios em nossos impulsos e quereres. Podemos alegar que não queremos compromisso, não queremos nos prender e blá, blá, blá… Mas se formos honestos talvez admitamos que temos mesmo é muito medo de ser julgados e rejeitados pela falta de substancia que nos flagela e nos causa tanta insegurança. Defensivos, fingimos que não estamos “nem aí”, mas no fundo ansiamos por ser aceitos, incluídos e amados incondicionalmente – só que há grande distancia entre esses anseios inconfessáveis e o que expressamos para o outro, o que dá margem a muita confusão… No plano prático é um dia para ter cautela nas negociações em geral, especialmente na compra de bens duráveis e investimentos de grande porte, atividades que não são favorecidas por estas energias, tendendo a desapontamentos e decepções futuros.

Michael Garmash
Michael Garmash – Reprodução

A Lua Balsâmica Pisciana abre a QUINTA-FEIRA ainda vazia, mas em conjunção exata a Quíron. Os sonhos noturnos podem ser conturbados e dolorosos, mas também curativos. A Lua fica vazia por todo o dia, entrando em Áries somente às 17h59min, de onde já se harmonia com Saturno em Sagitário, que por sua vez começa a receber o quincunce de Mercúrio em Touro. Enquanto isso Plutão estaciona em Capricórnio. Um dia em que, se não nos damos conta da ociosidade das horas e da nulidade de certas ações, tenderemos a desperdiçar energia e tempo, ou, na melhor das hipóteses, a “empurrar com a barriga” os assuntos e situações que são colocados diante de nós. Mas ao invés de “empurrar com a barriga”, é mais decente ser honesto de vez e admitir para si e para os outros que o dia é mais favorável ao sossego e reflexão do que à execução de tarefas objetivas. Quem insistir poderá dar tiro n’água, porque não há objetividade nem concentração suficientes para tais coisas e ganhamos mais se nos aprofundamos no exame daquilo que precisamos expurgar e eliminar. A Lua Balsâmica em Peixes, o último signo do Zodíaco, favorece a reflexão final acerca do ciclo que termina e o planejamento do futuro, já que é para lá que ela olha.

beautiful angry young woman
Depósito de Photos – Reprodução

Plutão entra em retrogradação na SEXTA-FEIRA. A Lua Balsâmica em Áries agiliza a incineração dos detritos e restolhos finais do período. Hoje ela se afina com Vênus em Gêmeos e mais tarde se harmoniza lindamente com Júpiter em Leão. Contudo, no fim do dia a Lua digladia com Plutão enquanto une forças a Urano. Marte está em quadratura plena a Júpiter. A semana útil é fechada de forma especialmente tensa e crítica, demandando cautela e atenção dobrada nas ações e decisões. É um dia de ação sim, mas é preciso muito cuidado para não se precipitar e agir por impulso. Os planetas, como símbolos das energias e interações humanas, estão perdidos numa discussão sem fim e num emaranhado confuso: A Lua está briguenta em Áries, que é regido por Marte, que está também intransigente e de maus bofes com Júpiter; Marte está em Touro, que é regido por Vênus, que está super confusa e insegura por causa de Saturno e iludida com Netuno; Vênus em Gêmeos, por sua vez, é regida por Mercúrio, que está em mútua recepção com ela e que pode, afinal, dar a ancoragem necessária para que não “percamos a cabeça” por aí. A cautela e a lentidão Taurinas hoje funcionam como vantagens, diminuindo os riscos de precipitação.

sun and moon Tattoo Train
Tattoo Train – Reprodução

A Lua se renova no SÁBADO, quando temos a Lua Nova em Áries às 15h56min. Essa Lunação é na verdade um dueto, porque Lua e Sol estão completamente isolados no fim de Áries, sem fazer aspecto com mais ninguém, o que traz uma qualidade de “tudo ou nada”, sinalizando também um ciclo em que talvez estejamos sujeitos a reações instintivas de forma acentuada, o que vai exigir vigilância sobre a oscilação de humor e da motivação ao longo do mês à nossa frente.

CANTILENA labiritnos da alma blog
Do blog Labirintos da Alma – Reprodução

No DOMINGO, a Lua está em Touro, sentindo-se mais confortável e segura, embora esteja sujeita a uma certa indisposição vinda do quincunce a Saturno. Ao longo do dia a Lua faz conjunção a Mercúrio e a Marte, ao mesmo tempo em que se desentende com Júpiter em Leão e dialoga, harmoniosa, com Plutão em Capricórnio. Por outro lado, a regente dessa Lua, Vênus, está hoje em quadratura exata a Netuno, demandando cuidado nas interações, que ficam sujeitas a decepções e desapontamentos devido a expectativas fantasiosas que alimentamos em relação àqueles com quem nos relacionamos. Há muita nostalgia e saudosismo no ar, uma certa alienação. Queremos ser seduzidos por palavras rebuscadas e gestos grandiosos, quixotescos, alheios às armadilhas de desapontamentos que criamos para nós mesmos. Estamos confusos quanto ao que queremos das relações e como expressamos a afeição que dedicamos aos outros.  Uma saída é aproveitar essa grande injeção de sensibilidade e encantamento e expressá-la de forma prática como reclama a Lua Taurina: nas artes criativas em geral, na jardinagem, na culinária, etc. De modo geral, um dia langoroso, lento, modorrento, favorável ao lazer rural ou mesmo na natureza, mas nada que exija muito esforço, porque queremos apenas curtir os prazeres sensoriais.

Que sua semana seja serena e abençoada, cheia de luz e alegria!

gato
Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “A Semana Astrológica – Sempre é tempo de recomeçar

  • 14 de abril de 2015 em 05:48
    Permalink

    Excelente a forma como explica os ciclos a quem, como eu, é uma analfabeta 🙂 Obrigada por partilhar … e por nos fazer pensar
    Continuação de mta Luz.
    Namastê

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!