Lua Nova em Áries – Dançando ao som da sua música interior

nightmeetsday shoemakerjames acrylic
A Noite encontra o Dia Shoemakerjames-Reprodução

Mais um ciclo começou hoje com o casamento do Sol e da Lua na Lua Nova de Áries, uma energia de iniciação, de começo e recomeço – muito favorável, pois, para recuperarmos as intenções projetadas e lançadas ao universo lá no início do ano. Sempre é tempo de recuperar a motivação e o entusiasmo e retomar as coisas de onde paramos.

A Lua foi Nova às 15h56min no horário de Brasília e às 19h56min no horário de Lisboa, no grau 28°25’ de Áries. O mapa dessa Lua Nova traz algumas configurações bem interessantes. Primeiro, Lua e Sol estão completamente isolados no fim de Áries, sem fazer nenhum aspecto com os demais corpos celestes, formando assim um dueto, que é quando dois planetas só fazem aspecto um com outro e não se comunicam com o resto do mapa. De acordo com Karen Hamaker-Zondag (1), planetas sem aspectos ou duetos falam de dificuldade de integração dos princípios representados por tais planetas, que tornam-se então dissociados do resto do mapa, tendo ação irregular e inconstante. Há uma qualidade de extremismo, de “tudo ou nada”, onde os planetas em questão atuam de forma disruptiva e talvez fragmentada.

earthdaily
Francisco Negroni, em Earthdaily – Reprodução

Trazendo isso para o ciclo, temos pela frente um período em que a energia se manifestará de forma desigual, irregular: em alguns momentos estamos cheios de entusiasmo, animados, nossos propósitos alinhados com sentimentos e há uma sensação de bem estar, de correção, como naquela canção antiga: “tudo está no seu lugar, graças a Deus, graças a Deus…”. Daí, no dia seguinte, já nos sentimos indispostos, confusos, meio sem direção, questionando se realmente vale a pena prosseguir. Cientes disso, podemos nos preparar para combater esses momentos de marasmo e de dúvida e não nos deixar abater por eles.

O dispositor do Sol e da Lua é Marte, regente de Áries. Marte está em Touro, signo de sua queda, porque Touro, além de ser o oposto complementar de Escorpião – outro signo regido por Marte – é um signo que delibera, que precisa de tempo para ruminar as coisas antes de partir para a ação, algo que vai contra a natureza básica de Marte, que é a do impulso e ação imediatos – daí se diz que ele está em queda.  Touro é signo fixo, tende a ser constante, mas inflexível. Marte está em quadratura a Júpiter a menos de um grau de orbe, ou seja, uma quadratura muito próxima. Assim, a situação de Marte, dispositor da Lua Nova, aumenta a qualidade de extremismo já simbolizada pelo dueto.

young-girl-holding-heart
Tirado de Mindbodygreen.com – Reprodução

Se puxarmos esse fio mais um pouco e buscarmos o dispositor de Marte, a regente de Touro, que é Vênus, veremos que ela também está extremada, em oposição ampla a Saturno, mas em quadratura próxima a Netuno, exata amanhã. Além disso, Vênus começa a ficar Fora dos Limites do Sol por declinação, um posicionamento em que o planeta não obedece nem atende a ninguém, apenas a si mesmo. Vênus nesta configuração de Cruz Mutável com Saturno e Netuno, aponta para a necessidade da auto aceitação daquilo que somos, sem ilusões, sem vitimismo, e também sem autoflagelação, algo que é muito necessário para Áries. Como assim? Não é Áries que geralmente não se importa com a opinião alheia e não busca aceitação ou aprovação de ninguém? Sim, este é seu lado luminoso, mas a sombra de Áries é Libra, então, na sua expressão negativa, ele pode sim, sair por aí mendigando aceitação dos seus pares e pasme, até se tornar um capacho. Assim, esta Lua Nova nos lembra que “bonito é ser você mesmo, que não precisamos ser aceitos pelos outros, precisamos sim, aceitar a nós mesmos”. O resto é conseqüência: se eu me aceito, o outro também aceitará. Ou, como diz o Dr. Steve Maraboli, “quando eu aceito a mim mesmo, eu me liberto do fardo de precisar que você me aceite”. 

atlascelestialsphere
Atlas da Esfera Celestial – Reprodução

O SÍmbolo Sabiano para o grau 28 de Áries coloca ainda uma outra perspectiva que vale a pena explorar: “A Música das Esferas”. O que é isso? Falando grosseira e resumidamente, a Música das Esferas é um conceito segundo o qual os planetas emitem sons que dependem das proporções aritméticas de suas órbitas no seu percurso ao redor do Sol. É um conceito que fala da harmonia presente na natureza e na Proporção Áurea, na matemática, na música, nos números, na própria astrologia e que foi iniciado com o matemático Pitágoras e posteriormente desenvolvido por seus discípulos e depois por Kepler. Kepler dizia que “Os movimentos celestes … Nada mais são do que uma música contínua emitida por várias vozes, não percebida pelo ouvido, mas pelo intelecto, a  música figurada que estabelece marcos no fluxo incomensurável de tempo”. 

modelo de sistema solar proposto por Kepler
Johannes Kepler propôs um modelo do Sistema Solar que associava cada um dos planetas conhecidos aos sólidos regulares. Imagem publicada originalmente em Mysterium Cosmographicum (1596) – Copiado do Ciência Hoje/Uol – Reprodução

Cada planeta emite, pois, uma vibração e um som e os sons de todos os planetas formariam uma sinfonia, a música das esferas – isso é um resumo muito simplista e se você tiver interesse, vale a pena pesquisar este assunto que sempre apaixonou astrônomos, astrólogos, matemáticos, músicos e cientistas em geral. O princípio básico é o da harmonia inerente à natureza, a idéia de que, não importa quão caótica a vida e o universo pareçam às vezes, há uma harmonia por trás de tudo. Lynda Hill, astróloga australiana, diz que este símbolo fala da “beleza da música e harmonia e é particularmente intuitivo. Não importa se as coisas estão indo bem ou não, se você estiver sintonizado com sua voz interior, isso pode mostrar um acordo interno com o seu caminho. Saboreie as lições que aparecerem e saiba que tudo acontece no seu próprio tempo e que você crescerá em sabedoria. A Música das Esferas mostra uma sintonia com as mensagens da astrologia, numerologia, matemática e ciência. Cante, sintonize-se com os planetas, escute música, dance e celebre a vida”. Ela ainda sugere que o símbolo fala de mensagens que chegam até nós através de várias vozes, para prestar atenção aos ritmos circadianos, à fala dos planetas, à mensuração e a passagem do tempo.

É interessante lembrar que Marte, regente desta Lua Nova, era também conhecido como Deus da Dança e em Touro ele de fato se manifesta como bom dançarino – Touro, que é sensorial e tão enraizado no corpo. Vemos assim, novamente, que a vida é sincronia, é beleza e que tudo se afina e corresponde.

music of the spheres
Divine Monochord, proposto por Robert Fludd, que ligava o Universo Ptolomeico a intervalos musicais – Reprodução a partir do site Skyscript

Então é isso: extremada ou não, a Lua Nova vem falar da harmonia natural que permeia a vida, mesmo quando ela parece caótica e extrema na sua manifestação. Mesmo os extremos têm sua razão de ser na ordem natural das coisas. E que somos convidados a confiar nessa harmonia e nos sintonizar com ela, a nos sintonizar com nossa própria voz interior, com a música que toca na nossa alma, no nosso coração e que é simbolizada pelos planetas do nosso mapa natal; a ouvir nossa intuição, que certamente estará muito aguçada neste ciclo e que será um Norte quando o mundo parecer enlouquecer ao nosso redor.

yogameetsdance
Do site Yogameetsdance.com Reprodução

Por fim, como eu dizia lá no início, essa Lua Nova também propicia que retomemos nossos propósitos e objetivos para o ano e renovemos nossas intenções. Como está aquela lista de objetivos que você tinha feito? Esquecida na gaveta? Já nem lembra onde está? Está no seu mural, mas só lhe traz desapontamento? Pois temos agora mais uma chance de colocar esses objetivos em ação, de nos incendiarmos de otimismo e entusiasmo e começarmos uma vez mais, antenados com aquilo que a intuição nos aponta.  Só precisamos cuidar para não nos inflarmos e nos tornarmos completamente unilaterais e cegos para o que está à nossa volta, agindo de forma extremista e bitolada – adotando esses cuidados e equilibrando o entusiasmo nos dias em que nos sentirmos desmotivados, é questão então de seguir a intuição e focar naquilo que é essencial.

Uma linda Lua Nova para você! Que seu ciclo seja luminoso, amoroso e cheio de vigor e entusiasmo!

divine offering by duirwaigh studios
Oferta Divina – Duirwaifh Studios Reprodução

“Não há ninguém no universo mais querido para nós do que nós mesmos. A mente pode viajar em mil direções , mas não achará ninguém mais amado. No momento em que você percebe quão importante é amar a você mesmo, você parará de fazer os outros sofrer” 

Thich Nhat Hanh

Fontes:

(1) HAMAKER-ZONDAG, Karen – Aspects and personality

(2) HILL, Lynda – Sabyan Symbols

Outras fontes sobre a Música das Esferas:

1 – http://oglobo.globo.com/blogs/sociencia/posts/2010/03/19/a-musica-das-esferas-276028.asp

2 – http://www.portaldoastronomo.org/tema_19_4.php

3 – http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/a-harmonia-cosmica

4 – http://www.skyscript.co.uk/kepler.html

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “Lua Nova em Áries – Dançando ao som da sua música interior

  • 20 de abril de 2015 em 19:22
    Permalink

    Muito grato Maria Eunice, por tanta infos cósmicas, tão profundas, inspiradoras e estimulantes! Gratidão! / Muita Saúde, Alegrias e Luz em sua Jornada! Ubiratan Dias,

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!