A Semana Astrológica: tempo de solidificar e estabilizar

240px-Taurus2
Touro – De um livro Medieval de Astrologia Wikimedia Commons

Semana de 20 a 26 de abril

A semana é inaugurada com a ingressão do Sol em Touro, abrindo o período do ano em que nos concentramos em solidificar e em dar substância aos nossos objetivos de longo prazo. É tempo de cuidar da segurança material, de focar nos investimentos, de olhar para a vida com pragmatismo e menos romantismo, buscando estabilidade e visando nos preparar para o futuro. A Lua está na fase nova indo para crescente, simbolizando impulso, iniciativa, e desejo de avançar e realizar. Somando estas duas influencias, já temos uma perspectiva de realização prática e concreta. O Sol fica um tanto isolado por alguns dias logo depois de entrar em Touro, sem fazer nenhum aspecto maior, apenas um quincunce a Saturno, pedindo atenção quanto a teimosia e comportamentos inflexíveis.

Sol em touro birth chart
Birth Chart Painting – Reprodução

Mercúrio e Vênus correm ligeiro à frente do Sol, aparecendo belos e faceiros logo após o ocaso – daqui a pouco já irão se preparar para suas próximas retrogradações, a partir de 18 de maio (Mercúrio) e 25 de julho (Vênus). Mercúrio nesta semana faz movimentos interessantes e que ajudam a dar mais desenvoltura às metas, especialmente no campo do trabalho: faz conjunção a Marte e os dois fazem trígono a Plutão em Capricórnio, indicando dias em que temos uma quantidade formidável de estamina física e mental que propicia vigor e foco naquilo que precisamos fazer, assegurando conquistas diversas e aumentando o estofo da nossa segurança material e emocional. Antes, porém, Mercúrio se desentende com Júpiter através de uma quadratura, o que requer cuidados na hora de perseguir certos projetos: é preciso ter cautela e certeza de não estarmos perseguindo moinhos de ventos.

Portinari - dom quixote
Candido Portinari – Dom Quixote – Reprodução
dl.dropbox
Dl.dropbox – Reprodução

Vênus em Gêmeos abre a semana ainda em quadratura a Netuno em Peixes, indicando uma dubiedade para os planetas Taurinos: ao mesmo tempo em que temos todo o foco e poder realizador da Terra, precisamos cuidar para não nos desmotivarmos com a irregularidade da nossa inspiração. Depois de lidar com netuno, porém, Vênus busca a ajuda de Júpiter em Leão e depois de Urano em Áries, sugerindo maior abertura e fluidez tanto nos valores, nas relações amorosas quanto na gestão dos investimentos materiais. Um ponto de atenção é que Vênus também faz quincunce a Plutão em Capricórnio e se permitirmos uma orbe ampla, Plutão vira foco de um Yod que tem por base o sextil entre Vênus em Júpiter. As dádivas recebidas do Pequeno e do Grande Benéficos, Vênus e Júpiter, serão mais efetivas e terão mais repercussão no mundo se de fato forem suporte para uma transformação maior, para além do meu umbigo. É preciso vibrar plenitude de vida não só para mim, não só para meus objetivos individuais, mas fluir luz e bênçãos também ao meu redor. Não se trata de se sentir culpado por ser feliz enquanto há tanta miséria no mundo, mas sim de, a partir do estado pessoal de felicidade, se comprometer com o bem maior, de se responsabilizar pelo estado da alma do mundo, porque eu também sou parte dela.

tumblr_m9dv117dHN1qaonh9o1_500 wishflower
Tumblr.com – Reprodução

A Lua começa a semana na fase Nova, em Touro. Torna-se Crescente em Gêmeos na madrugada de quarta-feira. Segue por Câncer e oficializa o Primeiro Quarto em Leão, no sábado às 20h55min. Na sua viagem ela conversa animada ou briguenta com todos os demais corpos celestes. Vale menção especial os aspectos que a Lua Nova e Crescente fará com Vênus e Júpiter no céu noturno, na segunda e terça (Vênus) e no sábado e domingo (Júpiter). Não deixe de botar reparo no céu nestas noites, que certamente estarão esplendorosas.

Brooke shaden Stuke
Brooke Shaden Photography – Reprodução

A SEGUNDA-FEIRA começa “devagar quase parando”. Temos um stelium em Touro formado por Mercúrio, Marte e Lua, e adiconado a isso a ingressão do Sol às 6:42. A Lua passa o dia todo vazia.  Touro precisa de tempo para ruminar as coisas e decisões. A Lua vazia não ajuda muito e coloca o dia em standby, bem ao ritmo de um feriado prolongado. Bom para quem de fato emendou o feriadão, mas para quem precisa pegar no batente… Complica! Sensação de estarmos “empacados”, como se estivéssemos presos em situações das quais não conseguimos sair com facilidade, ou como num pesadelo angustiante em que nada parece se mover e até nós mesmos estamos emparedados, presos e asfixiados pelo peso que parece se abater sobre nós. Paralisação, atrasos, a vida parece ter parado… Mas ela flui, num ritmo diferente e mais paciente, com o qual precisamos nos alinhar e afinar… Saborear as horas passando, por a impaciência de lado e degustar as sensações que o dia nos traz. Perceber que há tempo e lugar para tudo na vida e agora precisamos nos ajustar a um tempo de mais vagar. Assim, ao invés de nos ressentir do peso e lentidão podemos na verdade perceber a força concentrada que temos ao nosso dispor, uma força de realização formidável e poderosa, e exatamente por se manifestar com mais vagareza, permite que a usemos de forma mais efetiva e eficaz. É questão de usar as ferramentas e recursos adequadamente.

imgur
Imgur.com – Reprodução

A Lua está em Gêmeos na TERÇA-FEIRA e apesar da oposição a Saturno na madrugada, há um pouco mais de dinamismo. Ao longo do dia a Lua se desentende com Netuno, mas forma uma belíssima e imperdível conjunção com Vênus no céu noturno. Vênus ainda se afina com Júpiter em Leão e Marte está em trígono perfeito a Plutão. Dia de quebrar tabus de forma simples e eficaz, tanto que as pessoas ao nosso redor aplaudem ao invés de se chocar. Apesar de toda a insegurança e vacilação, temos hoje boas chances de colocar em bom e prático uso as influências Netunianas, tornando-nos mais criativos e imaginativos. Tudo é questão de perspectiva. É preciso, porém traçar um cronograma sucinto de atividades e ater-se a ele para que possamos tirar o melhor da grande capacidade de realização de que dispomos – se não nos ativermos a isso, podemos apensas flutuar a esmo por aí e desperdiçar chances que não voltam mais.

teamwork
Weskart.blogspot – Reprodução

O sextil Vênus-Júpiter está perfeito na QUARTA-FEIRA. O Sol Taurino faz quincunce a Saturno em Sagitariano, Mercúrio faz conjunção a Marte em Touro e a Lua fica fora de curso às 02h38min da manhã, após se harmonizar com Urano, fazendo apenas quadratura a Quíron ao longo do dia. Entra em Câncer somente à 01h26min da manhã de quinta – ou seja, temos outro dia inteiro de Lua vazia pela frente. Apesar do longo período de Lua fora de curso, este é um dia mais dinâmico, de mais movimento e fluidez, que embora não favoreça a ações diretas e imediatas, propicia riqueza e profundidade nas análises e avaliações, favorece os trabalhos de equipe e as reuniões em geral, caso se tenha uma agenda sucinta e ordenada – Lua vazia em Gêmeos sempre traz o risco de elucubrações vazias, perda de tempo e grande dispersão. O que dá um tom positivo para essa Lua de hoje é o profundo enraizamento e sobriedade de seu regente, Mercúrio em Touro, aliado a Marte e a Plutão.

A Imperatriz
Arcano III A Imperatriz – Tarô de Nei Naiff

Na QUINTA-FEIRA a Lua está sensível e poderosa em seus domínios Cancerianos. Essa sensibilidade, porém, é ancorada pela harmonia entre Lua e Sol. A Lua ainda faz trígono a Netuno em Peixes, o que a deixa ainda mais compassiva e sensitiva. Há dificuldades, contudo, representadas por dois quincunces: um formado a partir do sextil Sol-Lua e quincunces que os dois fazem a Saturno; e o outro formado por Vênus-Júpiter com Plutão de foco. O momento é de grande fertilidade e particularmente fecundo, propício para avançar, investir e assegurar que nossos projetos se desenvolvam a contento e para isso precisamos entrar em ação e usar todos os recursos e talentos de que dispomos, inclusive a intuição e a sensibilidade. Entretanto, é preciso ficar atento para que receios e incertezas antigas, assim como a desmedida necessidade de segurança, não atravanquem o fluir das ações e avanço da caminhada. Se estamos inseguros, checamos duas vezes e prosseguimos, mas nada de hesitar e vacilar, do contrário, perdemos chances e oportunidades únicas.

alexandra manukian
Alexandra Manukian – Reprodução

Vênus está em quincunce pleno a Plutão na SEXTA-FEIRA, que se revela um dia mais tenso porque a Lua Crescente em Câncer se opõe a Plutão em Capricórnio e os dois em quadratura a Urano em Áries tornam-no foco de uma T-Square Cardinal. Todavia, a Lua busca a ajuda de Marte e Mercúrio em Touro, o que lhe traz uma certa moderação e temperança. De qualquer forma, há risco de precipitação, dramas, rompantes e melindres que podem comprometer a ascensão e o progresso conseguidos nos últimos dias. Ocorre que há fortes energias compulsivas que podem nos levar a agir impulsiva e dramaticamente, contrariamente àquilo que nos beneficia. Confrontos e conflitos abertos nos fazem sentir extremamente pressionados e acuados e reagimos de forma errática, imprevisível e desproporcional ao tamanho da situação. Cair no melodrama, porém, não é a melhor solução. Ao contrário, o dia oferece uma boa oportunidade de confrontarmos nossas ambições mais cruas, que nos fazem encarar a outros com grande competitividade, como fossem inimigos e não apenas colegas de trabalho ou parceiros e amigos. Há força e clareza bastante para olhar fundo dentro dos olhos daquele que nos olha de volta no espelho: se estivermos dispostos a ver o que eles nos mostram, teremos ganhado mais uma batalha no confronto com nossa própria imaturidade, insegurança e receios. A Lua fica vazia a partir das 14h04min, depois de se harmonizar com mercúrio, favorecendo novamente as análises, mas não necessariamente a ação, portanto, as iniciativas e decisões são mais benéficas pela manhã.

indulge
Indulge.com – Reprodução

A Lua ingressa em Leão às 10h13min do SÁBADO, já conversando tranqüila com Saturno, qual criança que volta-se para o pai a pedir-lhe conselhos. À noite temos oficializado o Primeiro Quarto da Lua. Vênus em Gêmeos segue se aproximando do sextil exato a Urano em Áries, enquanto, em parceria com Júpiter em Leão, forma um Yod contra Plutão em Capricórnio. Um dia em que nossa alegria e leveza, o senso de confiança e otimismo são desafiados pela percepção e consciência da dificuldade e infelicidade que grassa no mundo, algo que nos leva a questionamentos sobre o que podemos fazer para “contaminar” esta humanidade positivamente, com nosso entusiasmo e otimismo juvenis. Ser feliz sozinho não tem graça, até porque uma culpa insidiosa pode se instalar fazendo-nos duvidar da legitimidade e do nosso direito a essa felicidade, fazendo-nos sentir vazios e superficiais em nosso riso fácil, que de repente pode soar leviano. Será que somos fortes e confiantes o bastante para contaminar o mundo de positividade? Ou seremos nós tragados pela tristeza e miséria que vemos por aí? Cuidar e se responsabilizar pelas próprias vibrações e pela própria felicidade interior já é muita coisa e pode nos fortalecer para levar um pouco dessa boa nova aonde formos.

newstracklive
Newstracklive.com – Reprodução

Esse clima perdura um pouco no DOMINGO, com a Lua Leonina conjunta a Júpiter e adicionando força a esse Yod contra Plutão. Entretanto o dia é mais auspicioso e animado, pois a Lua está também harmonizada a Urano em Áries, que hoje recebe o sextil pleno de Vênus em Gêmeos. Porem, Vênus já está bem próxima da quadratura a Quíron e o Leão arruma encrenca com o Touro à noite. Domingo bom para relaxar e curtir a vida fazendo coisas diferentes e ousadas, para se aventurar um pouco e sair do lugar comum do passeio no shopping, com suas vitrines perfeitas e sua comida de plástico. Vá para o mato, andar no campo; vá tomar banho de cachoeira; vá à praia; pedale por aí; caminhe, aventure-se! Permita-se descobrir e trilhar novos caminhos, conhecer novas pessoas, expressar-se com mais ousadia. Exponha-se à vida e veja o que ela lhe traz! À noite, porém é preciso domar o gênio, que poderá estar irascível, que nem criança mimada e birrenta. As disputas têm a ver com poder e vontades contrárias, mas também com frustrações não expressas na hora adequada e que agora pipocam azedando o programa romântico ou familiar e tendendo a piorar um pouco a clássica depressão de domingo à noite. Em lugar de se indispor com Deus e todo mundo à sua volta, que tal usar essa energia numa competição aberta? Vamos nos engajar num bom jogo de xadrez, ou no velho e bom War, ou, que seja no moderno vídeo-game, ou o que valha. Importante é perceber que a competitividade não tem que ser expressa, necessariamente, de forma negativa.

Que sua semana seja tranqüila, produtiva, feliz e abençoada!

unperson.
Unperson.com – Reprodução

 

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “A Semana Astrológica: tempo de solidificar e estabilizar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!