A Semana Astrológica: regar e adubar para frutificar

lua pre cheia
Lua Corcunda – Reprodução

Semana de 27 de abril a 03 de maio

Semana de avanços em que a Lua segue na fase do Primeiro Quarto e depois Corcunda, simbolizando um tempo de crescimento e desenvolvimento e um período produtivo, de melhorias materiais, uma ilha de calmaria no meio do mar de recessão que temos vivido – aliás, é bom aproveitarmos todos estes trânsitos no rico e provedor signo de Touro (Sol, Marte e Mercúrio) para fazermos nosso pé de meia, melhorar nossas reservas, porque no segundo semestre do ano as vacas tendem a emagrecer ainda mais. Período de adubar e regar adequadamente a plantação dos nossos projetos para que eles possam frutificar generosamente. A Lua será cheia na primeira hora da segunda, dia 4, à 00h42min no horário de Brasília, às 04h42min no horário de Lisboa e às 23h42min, ainda no domingo no horário de Cuiabá.

philosophical mercurius - 1400 - speciesbarocus
Mercúrio filosófico aproximadamente 1.400 DC Speciesbarocus – Reprodução

Mercúrio ingressa em Gêmeos no dia 1° de maio, signo de seu domicílio, mas onde ele entrará em retrogradação no dia 18 de maio. Em Gêmeos Mercúrio está na sua melhor performance, indicando que os assuntos regidos por ele tendem a fluir com mais desenvoltura, depois de todas as lentas elucubrações feitas em Touro. Comunicação, viagens curtas, estudos, relações com irmãos e parentes próximos e o comércio em geral são beneficiados, pelo menos até o período da retrogradação, quando então muitas alterações podem acontecer nestas áreas.  Entretanto, logo após entrar em Gêmeos Mercúrio já se opõe a Saturno no domingo e na semana seguinte faz quadratura a Netuno em Peixes, indicando que toda essa desenvoltura pode ficar um tanto comprometida por alguns dias – negócios acenam com melhoria, mas requerem empenho,  comprometimento e muito cuidado nas negociações.

realsimple
Realsimple.com – Reprodução

O Sol faz sextil com Netuno nesta semana, sugerindo um período de fertilidade, sensibilidade e uma suavização no literalismo de Touro, ainda mais porque Marte, que também trafega Touro também faz sextil a Quíron em Peixes. O Sol gradativamente se aproxima da quadratura a Júpiter em Leão, aspecto que ficará exato na Lua Cheia. Isso indica um período de maior otimismo e expansividade, mas também uma dificuldade em dosar esse mesmo otimismo.

Vênus em Gêmeos faz quadratura a Quíron em Peixes nesta semana, pedindo cuidado e delicadeza dentro dos relacionamentos porque nossas feridas emocionais e afetivas estão propensas a serem reabertas e infeccionarem novamente – todo cuidado é pouco e o período não é recomendando para discussão de relação, pois a tendência é o abismo se aprofundar ao invés de nos aproximarmos.

chickrx. - Cópia
Chickrx.com – Reprodução

Saturno retrógrado em Sagitário forma uma sesqui-quadratura a Urano em Áries, aspecto que só fica pleno na segunda-feira que vem, mas que já sentimos sua força por toda esta semana. Esse aspecto ativa grandes inquietações que não são prontamente reconhecidas. Sentimo-nos sobrecarregados com responsabilidades e ansiamos por nos desvencilhar de certas obrigações, mas como isso não é claro e consciente para nós, tendemos a nos envolver em conflitos relacionados à nossa persona social e a essas mesmas responsabilidades, que podem levar a rupturas inesperadas e abruptas no trabalho, na nossa condição atual, incluindo algumas questões em família. Ou talvez posturas meio irresponsáveis e impensadas adotadas no passado venham agora apresentar seu alto custo, que precisa ser pago,  e ingratas conseqüências, que precisam ser admitidas, independente do quanto tentemos nos justificar. Em termos mundanos, este aspecto indica manobras furtivas e embates sob-reptícios entre os setores mais conservadores e os mais progressistas de governos e economias.

A Lua viaja langorosa pelos signos de Leão, Virgem, Libra e Escorpião. Faz aspectos leves e fluidos ou tensos e indigestos com o Sol e os demais planetas.

andy prokh Girl-and-Her-Cat-08
Andy Prokh – Uma menina e seu gato – Reprodução

Na SEGUNDA-FEIRA a Lua faz quincunce a Quíron e briga com Marte na madrugada, perturbando a tranqüilidade do sono e pela manhã com Mercúrio, ficando vazia logo depois, às 11h13min. Entra em Virgem ás 22h08min, portanto temos o resto do dia de Lua fora de curso. O dia de irritação e antagonismos internos que se refletm nas interações: estamos abespinhados, inquietos, tensos e nesse estado de espírito, a comunicação se torna curta e grossa, com ênfase no “grossa” – não temos paciência para o que consideramos “melindres” alheios ou sentimos que os outros agem assim conosco. Conflito entre o sentir, o pensar e o agir nos levam a ser precipitados nas conclusões ou literalistas e fixos, o que significa descompassos vários na convivência com as pessoas. Precisamos de inspiração, alegria, talvez alongar a folga do domingo e continuar no espírito da brincadeira, mas o mundo prático e real tem contas a pagar, compromissos a cumprir, de maneira que desejos de alegria parecem coisas fúteis e fora de lugar… Todavia, também temos a oportunidade de perceber a realidade e as obrigações com olhos de criança: ver tudo como uma brincadeira de gente grande, que pode ser divertida se percebermos o encantamento escondido sob o manto pesado da realidade. Encarar os instintos básicos, a própria irritação e possíveis erros como algo natural que tem muito a nos ensinar sobre nós mesmos, embora ainda precisemos gerenciar isso de modo a não jogar sobre outros o resultado de nossas incongruências internas – a batalha, afinal nunca é com os outros, é conosco mesmo.

fighting time phtobox
Photobox – Reprodução

A Lua está em Virgem na TERÇA-FEIRA, em quadratura a Saturno em Sagitário e oposição a Netuno, formando uma T-Square Mutável. A Lua ainda se indispõe de forma inconsciente com Urano e Plutão, mas busca o suporte do Sol através de um trígono. Marte está em sextil exato a Quíron em Peixes. Dia de dispersão em que vagamos para cá e para lá feito formiguinhas ensandecidas, ocupadíssimos, mas pouco produtivos. Excesso de preocupação e cobranças absurdas sobre nós e sobre outros deixa o dia carregado e difícil e nos sentimos como um Sísifo moderno, fadados a colocar toda a nossa energia empurrando algo ladeira acima, com tremendo esforço, só para ver estes esforços darem em nada ou pior ainda, se revelarem contraproducentes, porque até mesmo o cérebro hoje precisa ser empurrado para funcionar adequadamente… Isso porque talvez estejamos iludidos acerca de nossas verdadeiras motivações e necessidades; estamos inseguros a respeito de nosso valor e assim nos cobramos excessivamente ficando frustrados com o resultados menos que perfeitos. Por outro lado, se bem utilizada, a influência pode ser muito criativa e guardar grande potencial de concretização dessa criatividade.

chinese-whispers
Reprodução

QUARTA-FEIRA é outro dia com grande potencial de dispersão, melindres, inseguranças, suscetibilidades… Isso porque a Lua Virginiana está envolvida em outra T-Square Mutável, desta vez opondo-se a Quíron e quadrando Vênus em Gêmeos, que tem a quadratura a Quíron plena neste dia. Propensão a boatos, falatórios maldosos ou mesmo criticismo bem intencionado que degringola em mágoas e mal entendidos. Mimimi entre colegas ou amigas pode arranhar seriamente amizades importantes. Os relacionamentos também são afetados e é bom percebermos o que nos magoa e deprime antes de descontar no parceiro, que talvez não tenha nada a ver com isso. Temos, porém uma grande ajuda que pode minimizar tais suscetibilidades, se conseguirmos nos conectar com a energia mais prática e sóbria do dia, simbolizada pelo Grande Trígono terroso formado por Lua em Virgem, Plutão em Capricórnio e Marte em Touro. Esta influência pode tornar o dia mais produtivo e possibilitar que recuperemos parte do tempo perdido nas incertezas da terça. Embora amplo este Grande Trígono pode ajudar a conter os excessos da T-Square mutável e dar substância e profundidade ao nosso trabalho e atividades. O Sol em sextil a Netuno também aponta para uma abertura e receptividade às necessidades e opiniões dos outros e a capacidade de empatia, ao invés de julgarmos tudo com os olhos duros do pragmatismo.

formigas trabalhando
Reprodução

A QUINTA-FEIRA se revela um dia mais positivo e favorável ao trabalho em geral. A Lua, ainda em Virgem, se alinha com Mercúrio em Touro. As idéias ficam mais claras e fáceis de serem comunicadas, pois estão alinhadas também com o sentir e a intuição. Às 11h03min a Lua ingressa em Libra, de onde conversa fluidamente com Saturno, o que agrega ainda mais produtividade ao dia, além da capacidade de trabalho harmonioso e mais leve. A Lua aponta para oportunidades de avançarmos em nossos objetivos, de costurarmos alianças, e quem sabe, tentarmos reparar os danos causados no dia anterior. Vênus, porém ainda continua muito próxima à quadratura a Quíron, ainda demandando cuidados nessas costuras de alianças – [e preciso ter certeza se tais alianças de fato nos favorecem ou se apenas trarão uma falsa validação, algo questionável daqui a alguns dias. Mercúrio ingressa em Gêmeos pontualmente às 23 horas.

mjornaments.blogspot
mjornaments.blogspot Reprodução

SEXTA-FEIRA é 1° de maio, feriado do Dia do Trabalho. O dia fica muito suscetível a manifestações acerca desta data, uma vez que os ânimos estarão mais que alterados, com a Lua opondo-se a Urano e quadrando Plutão numa T-Square Cardinal, além de fazer quincunce a Netuno em Peixes – a única ajuda vem do sextil a Júpiter, que realmente não é páreo para todo esse conflito. Tempo quente e conflituoso, em que interesses individuais, trabalhistas, empresariais e coletivos entram em choque direto. A Lua Libriana bem que tenta, mas está difícil alcançar conciliações e consensos em meio a tanta tensão e pressão. Em nível pessoal é mais um dia para se ter cuidado nas interações porque estamos espinhosos e discussões bobas podem adquirir proporções nefastas, em que todos acabam dizendo o que não deviam e se magoando mutuamente, situações difíceis de serem consertadas depois, especialmente porque Mercúrio já está em oposição a Saturno e recebendo sesqui-quadratura da Lua, aumentando a tendência a nos sentirmos julgados e criticados pelo olhar e fala do outro. Buscamos equilíbrio, mas nos sentimos andando na corda bamba, porque qualquer movimento em falso pode significar uma queda no abismo das discussões acaloradas e raivosas. Como sempre, esse tipo de energia exige canal de expressão criativa, então, se não queremos nos engajar em confusão e quebra-quebra, é melhor engajar-nos em atividades esportivas, artísticas ou qualquer outra em possamos aplicar a fora a pressão que sentimos nos oprimir por dentro. Esses conflitos estão mais críticos à noite, portanto, atenção para não se envolver em brigas tolas na balada de sexta-feira.

alegria 1
Reprodução

O fim de semana chega com a Lua ainda em Libra em harmonia à sua regente, Vênus em Gêmeos no SÁBADO. A Lua ainda faz quincunces a Quíron em Peixes e a Marte em Touro, virando foco de um Yod. O sábado fica ainda bastante propenso a rompantes de mau humor, já que as emoções estão sujeitas ao efeito gangorra, tal sua instabilidade e inconstância. Ora estamos dóceis e cordatos e logo em seguida nos sentimos como parvos que todos conseguem passar para trás. Inseguros, atiramos para todo lado por nos sentir encurralados por nossos próprios sentimentos contraditórios. Felizmente Vênus corresponde ao nosso pedido de socorro e o resto do dia tende a ser mais pacífico e agradável, propício a curtir um cinema ou um bom bate-papo com amigos, pois o espírito gregário volta a prevalecer.  A Lua fica vazia às 11h05min depois do trígono a Vênus, ingressando em Escorpião às 22h48min.

carmenboobs
Cena da Ópera Carmen, de Bizet Macauly.cuny.edu – Reprodução

O DOMINGO já está em clima de Lua Cheia, pois a Lua passa o dia em oposição ao Sol Taurino, sendo que a exatidão do aspecto, que caracteriza a Lua Cheia, se dá somente à 00:42 da madrugada de segunda. Ao longo do dia a Lua faz quincunce a Mercúrio em Gêmeos, cuja oposição a Saturno também está plena hoje. A Lua ainda faz sesqui-quadratura a Quíron em Peixes e, junto com o Sol torna Júpiter em Leão foco de uma T-Square Fixa, pois ambos estão em quadratura a ele. Energia de Lua Cheia é crítica, de apogeu, de clímax… Então, o que quer que tenha ficado se arrastando ao longo da semana, sem ser devidamente ventilado, tende agora a vir para a linha de frente e pipocar com estouro. Temas relativos à acumulação ou liberação, à manutenção ou desapego, à estabilização ou eliminação ficam super evidentes e demandam nossa atenção, principalmente nos relacionamentos íntimos e sexuais e no que tange à gestão dos nossos valores em contraponto aos valores dos outros. Possessividade, passionalidade, ciúmes e crises colorem o domingo de drama, como numa grande ópera em que tudo é uma questão de vida ou morte, ou pelo menos assim achamos. As reuniões familiares ficam, pois, parecidas com grandes almoços italianos, regados a boa comida, gestos grandiosos, gritos afobados e muito melodrama. A Lua Cheia simboliza uma crise, uma culminação que pode significar a frutificação de todos os esforços do ciclo ou a constatação de que falhamos miseravelmente e de que a coisa toda precisa ser terminada e inteiramente reformulada. Qual é o nosso caso vai depender das sementes que plantamos lá atrás e do acompanhamento que demos ao seu desenvolvimento – vale lembrar aqui aquele dito: “a pior ambição do ser humno é querer colher os frutos daquilo que nunca plantou”. Mais sobre a Lua Cheia no artigo sobre a Lua Cheia de Escorpião, que será publicado no domingo.

Que sua semana e colheita sejam muito produtivas, abençoadas e felizes!

natgeo
National Geographic Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “A Semana Astrológica: regar e adubar para frutificar

  • 2 de maio de 2015 em 14:19
    Permalink

    Boa tarde. Eu sou gemeos com a minha lua em escorpião. Esta semana vai ter alguma coisa de especial para mim? Queria mesmo saber pois sinto que esta semana vai-me trazer algo de muito bom… Obrigada

    Resposta
    • 2 de maio de 2015 em 19:12
      Permalink

      Olá Miiramoa,

      Esta semana tem a Lua Cheia de Escorpião, que pode favoreceer os nativos deste signo, dependendo dos aspectos que fizer no mapa natal. Mercúrio, regente de GÊmeso fica Fora de limites de 3 a 18 de maio, se expressando de forma alterada e extremada. Talvez haja aspectos importantes acontecendo no seu mapa natal que estejam lhe deixando com essa sensação de expectativa! 🙂 Obrigada pela visita, Volte sempre! 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!