A Semana Astrológica: Simplifique e desobstrua!

lua crescente 1
Christian Schloe Digital Art – Reprodução

Semana de 11 a 17 de maio

A semana começa com a Lua ficando Minguante às 07h53min da segunda-feira, emprestando um tom mais analítico e introspectivo aos dias adiante. O minguante acontecendo na quadratura Aquário-Touro sugere desapego redobrado e reavaliações na área das amizades e networking. Convida a simplificar a vida de todas as formas possíveis; que identifiquemos apegos a coisas físicas ou visões obtusas que impedem nossa evolução, ou que impedem nossa liberdade e movimento no mundo; verificar também de onde derivamos nosso senso de segurança e se isso continua válido ou se nos dá apenas uma pseudo estabilidade. Mais ainda, como nosso estilo de vida materialista e consumista pode estar afetando e impactando na saúde geral do planeta, no uso dos recursos e na nossa própria saúde psiquíca. Se algo está velho mas ainda tem serventia, também podemos reciclar. Simplificar é o verbo da semana.

anttonio mora
Antonio Mora – Reprodução

As reflexões de fato ganham peso extra nesta semana pois Mercúrio está super realçado desacelerando em Gêmeos para estacionar no domingo, além de fazer vários aspectos interessantes: ensaia sextil a Júpiter em Leão e quincunce a Plutão em Capricórnio, formando um Yod, aspectos e configuração que não se completarão antes que ele retorne do período de retrogradação  – Mercúrio já está na sombra da retrogradação desde o dia 4 de maio. A quadratura Mercúrio-Netuno foi exata no sábado, mas se arrasta por muitas semanas mais por causa da retrogradação, portanto, fiquemos atentos às armadilhas causadas pela mente confusa e dispersa.Nem tudo é o que parece. Estmos indo ou voltando? Embustes estão propícios de acontecerem, arquitetados por nós ou contra nós, mesmo que inconscientemente. O “mundo de maia” é uma realidade por estes dias, se é que esse paradoxo faz qualquer sentido. Distorção da realidade, enredos fantasiosos, comunicação truncada e cheia de coisas não ditas nem verbalizadas claramente podem atrapalhar o andamento de negócios e realizações de projetos pelas próximas semanas.

lightworkersworld
Lightworkersworld – Reprodução

O Sol segue pelo último decanato de Touro, fazendo sextil a Quíron nesta semana, favorecendo processos de cura e o auto-perdão, assim como a aceitação dos aspectos menos luminosos da personalidade e identidade.

Vênus anda um pouco solitária no início de Câncer, fazendo apenas um trígono a Netuno por estes dias, o que aumenta seu anseio por inclusão e vinculação. Romantismo e sensibilidade permeiam toda a semana, exacerbado ainda mais porque Netuno também é ativado por Mercúrio. Saudades de casa, saudades de um tempo que não volta, saudades da mãe, saudades de um não sei o quê… Saudades do útero.

pattyenglish
Pattyinglishms.hubpages – Reprodução

Marte acelera e ganha velocidade entrando em Gêmeos às 23h41min da segunda-feira, inaugurando um período em que nossa espada é a palavra, lutamos com o verbo e a com mente, mas talvez essas lutas não sejam muito claras, ou talvez não haja clareza de quem é o “inimigo” ou qual é a “causa”, já que Mercúrio logo ficará retrógrado na quadratura a Netuno – de novo esse trickster sendo realçado! Ao entrar em Gêmeos, Marte se opõe a Saturno em Sagitário, sinalizando uma semana bastante travada e propensa a bloqueios que dificultam o andamento das coisas, das decisões e do trabalho em geral. Sensação de se estar sendo esmagado pelas crenças, opiniões e atitudes alheias ou de que o mundo se coloca no  nosso caminho impedindo nosso caminhar. É melhor não “bater de frente” com ninguém, porque os egos estão inflamados e a tendências é nos envolvermos em jogos de perde-perde. Nem tudo acontece por minha causa porque eu não sou o centro do mundo, sempre é bom ter isso em perspectiva.

Júpiter está em quincunce a Plutão, exato na semana que vem, enquanto se aproxima também do trígono a Urano, aspecto este perfeito somente em 22 de junho.

Isaac.tumblr
Isaac.tumblr – Reprodução

A Lua, como já disse, segue na fase Minguante-Balsâmica, fazendo aspectos com o Sol e os demais planetas, enquanto viaja pelos signos de Aquário, Peixes, Áries e Touro. Será nova na madrugada da segunda, 18, à 01h13min no horário de Brasília e às 06h13min no horário de Lisboa.

bird-heder
Reprodução

A SEGUNDA-FEIRA reflete bem a energia da semana com a Lua em quadratura ao Sol e oficializando o minguante às 07h35min, ficando fora de curso logo depois deste aspecto com o Sol. Dia difícil de acionar as engrenagens para trabalharem a todo vapor. O clima é de placidez e morosidade, o que sugere organizarmos a agenda de forma a trazer para a linha de frente os assuntos que demandam reavaliações e análise mais aprofundadas das coisas que desejamos conhecer melhor. O minguante também favorece encerramentos e finalizações de situações diversas, que busquemos o destravamento das coisas empacadas para podermos nos liberar para as próximas fases. O minguante é análogo ao inverno, um período em que a terra descansa e se refaz, se recupera para a próxima safra, é momento, pois, de preparar e arar o terreno para o próximo plantio. Assim, não é propício para nos lançarmos em novos projetos que sejam muito audaciosos e que demandem força e energia definida, mas para projetarmos as movimentações futuras.

intransigente
Reprodução

TERÇA-FEIRA é dia de Marte, que recém entrou em Gêmeos, regido por Mercúrio, que anda bem capcioso por estes dias. Marte se opõe a Saturno em Sagitário e a entrada da Lua em Peixes forma uma T-Square mutável e ultra-melindrosa, ativa na madrugada e piorada pela influência, mesmo que distante, de Netuno. A Lua se harmoniza com Vênus em Câncer durante a manhã, mas no fim do dia, aliada a Netuno, faz quadratura a Mercúrio em Gêmeos. Dia em que nos sentimos encurralados e o perigo parece vir de toda parte. Sentimo-nos expostos, vulneráveis e desprotegidos e por não conseguirmos nos defender de forma efetiva, talvez recorramos a métodos pouco honestos de contra-ataque ou talvez tentemos manipular aos outros, tiro que pode bem sair pela culatra. Sentimo-nos vítimas de bullying e enquanto pode haver, de fato, pitadas de crueldade e intimidação no ar, muito também pode ser fruto da nossa imaginação e sensibilidade exagerada, o que nos torna suscetíveis de nos sentir ameaçados e punidos pessoalmente mesmo quando as medidas amargas são dirigidas a todos. Conflitos, discussões e entraves fazem o dia ficar difícil e irritante. A saída é buscar conciliação e dar o benefício da dúvida ao outro antes de concluir de tirar conclusões precipitadas. Armar-se de doses extras de paciência e não levar tudo para o pessoal também pode ajudar a evitar muitos mal-entendidos.

cookiepeste.tumb
Cookiepeste.tumblr – Reprodução

A Lua Minguante e Pisciana está em conjunção a Quíron na QUARTA-FEIRA. Antes disso, porém, se alia a Plutão em Capricórnio e os dois encurralam Júpiter num Yod por algumas horas. A Lua ainda se harmoniza com o Sol em Touro, ficando vazia após este contato, às 13h55min. Antes de entrar em Áries ela ainda se irrita de novo com Júpiter por uma sesqui-quadratura. Introspecção extrema, vulnerabilidade e delicadeza dão o tom do dia. Além de grande abertura psíquica, a energia propicia um exame mais acurado de nossas sensibilidades e a forma como lidamos com nossas mágoas e feridas. Momento favorável ao auto-perdão e a curar a nós mesmos com o bálsamo da auto-compaixão. Estamos muito sensíveis às influencias externas porque as barreiras entre nós e os outros estão tênues e diluídas, assim, é bom ficar atento também quanto à instabilidade de humor porque certas tristezas e angustias talvez não sejam exatamente nossas, mas apenas as captamos na atmosfera ao nosso redor. Possivelmente alguém pode precisar de nossa ajuda, mas antes de irmos às vias de fato, é preciso ter certeza se estamos fortes o bastante para ajudar e se o outro quer ser ajudado, ou corremos o risco de ser invasivos e desrespeitosos e pior ainda, de nos contaminar com coisas que não damos conta de administrar.

female boss
Do Pinterest – Reprodução

A Lua ingressa em Áries às 02h14min da QUINTA-FEIRA. Faz trígono a Saturno em Sagitário e sextil a Marte em Gêmeos, funcionando como mediadora dos conflitos entre estes dois. Entretanto a Lua tem seus próprios conflitos para dirimir, pois quadra sua tutelada Vênus em Câncer. No fim do dia se afina com Mercúrio, que entra em orbe de quincunce a Plutão, tornando-o foco de um Yod que tem por base o sextil Mercúrio-Júpiter.  A Lua fica Balsâmica neste dia ao fazer semi-quadratura ao Sol. Dia mais fluido e dinâmico do que os anteriores. Estamos mais enérgicos e cheios de atitude, dispostos a levantar cedo da cama e correr atrás do que for necessário para desobstruir a vida. Cientes das limitações que nos cercam, não nos fazemos de rogados e trabalhamos de maneira a contorná-las levando em consideração suas lições. Entretanto, nem tudo é tão simples assim e embora estejamos cheios de boas intenções o mundo parece nos apontar o dedo, discordando de nós de forma veemente: muitos de nossos objetivos para o dia talvez não se realizem deixando-nos frustrados feito criança de quem roubaram o doce ou criança que levou um pito. Subordinados ficam sujeitos a serem vitimas do mau humor do chefe, especialmente se ela for mulher – competição entre amigas e mulheres em geral também é possível, especialmente entre mães e filhas. Como diz o ditado, “manda quem quer, obedece quem tem juízo”. Paciência, paciência, paciência. Oremos!

io9
Io9.com, via Pinterest – Reprodução

Na SEXTA-FEIRA a Lua Ariana se afina lindamente com Júpiter em Leão, mas está em conjunção a Urano e brigando com Plutão em Capricórnio. Fica fora de curso às 09h05min, trazendo outro dia inteiro sem propósitos objetivos claros. Mas pior mesmo é que Marte, regente desta Lua Balsâmica e esquentada, está em oposição plena a Saturno hoje e a sensação de bloqueio e de nos sentirmoss emagados fica super aguda. Dia tenso, complicado, difícil. Agressividade passiva deixa o dia carregado de hostilidade, embora não necessariamente expressa de forma aberta e clara, o que torna tudo ainda mais difícil, porque não temos certeza se fomos mesmo ofendidos ou não… Sentimo-nos diminuídos e talvez até humilhados, sem conseguir entender direito o porquê. A raiva se acumula internamente aumentando a sensação de frustração e conseqüentemente a propensão a acidentes idiotas, mas potencialmente graves, especialmente porque a atenção está dispersa  e os caminhos mal sinalizados. Embora as energias estejam super inflamáveis, é recomendável que se ventile os agravos, da forma mais madura possível, do contrário a raiva interior nos corroerá por dentro trazendo efeitos ainda mais destrutivos do que poderíamos supor. Obviamente, antes de qualquer conversa é recomendável muita tolerância e paciência. Se quisermos evitar as manifestações negativas deste trânsito, podemos imergir num trabalho que demande grande concentração e estamina mental – assim possivelmente evitaremos as disputas mesquinhas de ego que só diminuem e minam a confiança mútua entre os envolvidos.

comadres
Do Flickr – Reprodução

O fim de semana chega com a Lua Balsâmica e escura fechando a última fase do ciclo ao ingressar em Touro no SÁBADO. De lá ela faz quincunce a Saturno, mas conversa harmoniosa com Netuno e fica em recepção mútua com Vênus em Câncer – as duas estão feito duas comadres trocando receitas de bolo! O dia fica mais afável e harmonioso do que os que o precederam. Clima caseiro favorável para limparmos e harmonizarmos o lar com coisas bonitas e agradáveis e também para conversas intimistas com gente muito próxima ao redor de um belo café ou bule de chá, que aqueça o coração e nos faça sentir aconchegados, confortáveis e amados. Olhamos para o futuro e fazemos planos com aqueles que amamos e confiamos.

Vladimir Ovtcharov
Vladmir Ovtcharov – Reprodução

O DOMINGO chega com uma energia super introspectiva que nos convida a solilóquios conosco mesmos. A Lua Taurina faz quadratura a Júpiter em Leão, mas também se harmoniza com Plutão em Capricórnio, o que adensa sua busca de reflexão e exame interior. É dia de ficar no casulo, de voltar a ser semente, mas se quisermos alguma atividade, podemos cavoucar o jardim e preparar vasos e mudas para usar bem esta energia. Caminhar no parque ou em locais de natureza exuberante e vicejante também podem nos ajudar a sentir mais vivos e revigorados, além de nos fazer entrar no clima de renascimento e regeneração trazidos pela Lua Nova em Touro que acontece na madrugada de segunda. A esta altura já deveremos ter nos desobrigados e liberado das avaliações do fim do ciclo e devemos estar em standby, em repouso , usufruindo de um  merecido descanso. O dia está mais pacifico, embora não exatamente favorável para grandes reuniões ou encontros tagarelas. Programas mais caseiros ou rurais são mais recomendáveis. Aproveite!!

Que sua semana seja de alegria, compreensão, tolerância e muita paciência – porque vamos precisar!

OBS> Para qem acompanha a página do Facebook: nesta semana estarei em viagem (Bah, Thê, vou finalmente conhecer o Rio Grande!!) e vou aproveitar para tirar uns dias de descanso. Portanto, as postagens diárias serão apenas recortes dos dias já interpretados aqui neste post de A Semana. Grata pela compreensão!

But a Dream Within a Dream kingabritschgi.deviantart
Kingabritschgi.Deviantar – But a Dream Within a Dream – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

6 thoughts on “A Semana Astrológica: Simplifique e desobstrua!

  • 12 de maio de 2015 em 03:43
    Permalink

    obrigada pelas orientações e o mais importante boas ferias tudo de bom pra voçe

    Resposta
  • 12 de maio de 2015 em 18:06
    Permalink

    obrigado, bom descanso para você, que manhindra te proteja em rio grande

    Resposta
    • 19 de maio de 2015 em 22:02
      Permalink

      Olá Cristovão! Obrigada pela visita e pelos votos de descanso. A viagem foi ótima e adorei tudo lá pelo rio Grande! Volte mais vezes 😀

      Resposta
  • 12 de maio de 2015 em 19:37
    Permalink

    Oi, Eunice!
    Em sintonia com as suas previsões 🙂 Se encaixou tudo por aqui!!
    Boa viagem!!
    Beijus,

    Resposta
    • 19 de maio de 2015 em 22:01
      Permalink

      Oi Luma! Muito obrigada pelo feedback! 🙂 Desculpe a demora no retorno, estava em viagem e com conexão super limitada. Volte sempre, sua companhia é um prazer 😀

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!