Lua Nova em Touro: a transformação a partir dos valores e crenças

Crescent-Moon-GoddessA Lua é nova em Touro na madrugada de segunda-feira, 18 de maio, à 01h13min no horário de Brasília e às 05h13min no horário de Lisboa.

Uma coisa muito interessante que tem ocorrido nas recentes lunações é que elas estão ocorrendo na ordem inversa, isto é, normalmente teríamos a Lua Nova em Touro e 14 dias depois teríamos a Lua Cheia em Escorpião. Neste caso, tivemos primeiro a Lua Cheia em Escorpião no dia 04 de maio e só agora estamos tendo a Lua Nova em Touro, abrindo um ciclo cujo apogeu se dará com a Lua Cheia de Sagitário. É um recado bem óbvio o que recebemos com esta lunação “invertida”: para construirmos algo realmente sólido, durável e que valha a pena nosso esforço, consolidando isso no futuro (Touro), precisamos primeiro eliminar as estruturas arcaicas e podres, aquilo que nos impede de chegar ao âmago da nossa essência, da nossa verdade e do amor puro (Escorpião).  Esse “recado” fica especialmente forte quando olhamos o mapa da Lua Nova e vemos que Plutão está super destacado como foco de um Yod recebendo quincunces de Mercúrio estacionário em Gêmeos e Júpiter em Leão.

Lua Nova em Touro 2015O mapa dessa Lua Nova traz movimentos interessantes e que apontam mais um ciclo intenso à frente: a Lua Nova ocorre em oposição a Saturno retrógrado em Sagitário. Sim, é uma oposição fora de signo, com cinco graus de orbe, mas ainda assim, Saturno não é planeta que se possa ignorar impunemente. Principalmente porque a Lua Nova ocorre a um grau de oposição ao ponto em que Saturno estacionará em agosto, a 28 de Escorpião. Trabalho duro, sério e comprometido nos é pedido, como sempre; trabalho coeso quanto às nossas crenças empedernidas; trabalho de liberação do velho representado pela retrogradação de Saturno a Escorpião (sim, de novo, novamente, mais uma vez).

boca de siriAlém da oposição a Saturno, outra coisa que chama muito a atenção é o fato de Mercúrio estar estacionário, a algumas horas de se tornar retrógrado em Gêmeos, sendo uma das pernas que forma o Yod a Plutão. É momento de falar menos, de calar mais, de falar pouco e dizer muito; voltar-se pra dentro, buscar a lucidez interior, ao invés das luzes ilusórias dos letreiros lá de fora, que nos poluem com excessos de informação que nada ensinam, apenas assoberbam a mente de coisas inúteis e efêmeras. Desacelerar. Mercúrio também está fora dos limites do Sol, o que demanda mais atenção quanto aos processos mentais e à comunicação, porque nesta situação a ação do planeta é imprevisível: pode ser incrivelmente boa e benéfica ou absolutamente desastrosa. Estacionário-retrógrado e Fora de Limites! O que esperar deste Mercúrio? Insights magníficos guiados pelo Hermes mágico-Psicopompo ou idéias obtusas e absurdas de um trickster que pode nos levar ao desastre completo? Um ou outro, precisamos ficar atentos!

Guillemot Alexandre Charles, Mars and Venus Surprised by Vulcan detail 1827.Vênus, regente da Lua Nova, está em Câncer, aproximando-se do confronto com Urano-Plutão. Continua Fora dos Limites do Sol por declinação, a 25°44’ ao Norte. Continua tendo sua expressão extremada, só que agora, ao invés de extrapolar na superficialidade como quando estava em Gêmeos, Vênus pode se desmesurar nos cuidados e no desejo de vinculação, ou ainda, a dependência emocional fica exacerbada, aumentando o conflito entre independência e intimidade, já sinalizado pela T-Square que já está bem evidenciada neste mapa, mas que se efetivará daqui a quatro dias quando a oposição a Plutão ficar plena. Sendo a Lua Nova em Touro, a posição de Vênus é ainda mais importante: nossos relacionamentos precisam ser mais genuínos e acompanhar nosso desenvolvimento e evolução, ao invés de tentarmos congelá-los por receio de perder o amor do outro, ou pior ainda, de perder o outro, o que conota a necessidade da posse. Isso me lembra aquela citação: “não somos mais a pessoa do ano passado, nem o são as pessoas que amamos; que feliz coincidência que nós, tendo mudado, continuemos a amar a outra pessoa mudada” ( S. Maughan). É isso que precisa ficar claro com Vênus na berlinda: relacionamentos são coisas dinâmicas e vivas, orgânicas, assim como o são as pessoas; é insanidade esperar que eles permaneçam sempre os mesmos, que não se modifiquem e se alteram, já que nos nos modificamos e nos transformamos continuamente. Vênus aponta ainda para a necessidade de vivermos de forma mais autentica, a partir de nossos valores mais profundos, e não a partir do verniz e daquilo que os outros esperam de mim. Vale se perguntar de novo: quais valores norteiam minhas relações hoje?

Inconsciente – Transformação é a palavra chave com Plutão espremido nesse Yod, recebendo quincunces de Mercúrio e Júpiter; transformação que nasce de uma mudança nas nossas crenças; na percepção dos vícios mentais que tornam a mente uma prisão e não uma ferramenta de evolução, desenvolvimento e sabedoria. A mente inferior e a mente superior precisam se alinhar, precisam estar de acordo, em sintonia, do contrário nossos desejos de transformação serão apenas idéias fantasiosas de que tudo se resolva sem esforço, num passe de mágica. Interessante é que os mesmos Mercúrio e Júpiter, além de se comunicarem com Plutão, também conversam com Urano, Júpiter por trígono e Mercúrio por um sextil amplo. A mente é sempre a peça chave na transformação pessoal que precisa ocorrer na vida. A mente pode ser elemento de ilusão ou de despertamento.

corpo altarTouro nos fala dos sentidos, da experiência de se descobrir encarnado num corpo que tem muitas necessidades fisiológicas, mas que também pode ser fonte de prazer e gozo, de talentos e habilidades que nos dão um senso de valor e amor próprio, auto-estima, que nos faz perceber valor também no outro, reconhecer o outro também como portador de talentos que agregam valor à experiência e às trocas humanas.  Um corpo fecundo e que propicia nossa realização no mundo. O Símbolo Sabiano do grau 27 de Touro (26°55’) traz uma imagem que remete exatamente a esses talentos e habilidades: “Uma velha índia vendendo miçangas e cordões”. Não importa quão simples nossas habilidades e talentos possam ser, quão “primitivos” pareçam ser, o que importa é o valor que damos a eles, assim como a auto-estima e o amor próprio reverberam e encontram eco na forma como somos tratados pelos outros. No sentido contrário, às vezes nos deixamos levar pelo olhar que diminui e inferioriza, mas esse olhar somente tem poder se nós permitimos que tenha. Falando deste símbolo, Lynda Hill alerta exatamente para isso, para a necessidade de nos valorarmos adequadamente e não nos subestimarmos a partir de avaliações detrimentais dos outros. Ela fala ainda que nossas limitações muitas vezes apontam talentos escondidos e aos quais não damos o devido valor, um tema bastante Saturnino.

Esta Lua Nova nos convida, pois, a renovar intenções acerca dos valores que norteiam nossas ações; a fortalecer a auto-estima a partir da valorização dos nossos talentos e habilidades; a transformar a vida a partir da transformação das crenças e de um despertamento para os mais potentes e belos potenciais da mente; e também a celebrar o corpo, não pela alienação dos sentidos , mas pela aceitação e uma encarnação plena, o único lugar possível da experiência humana, onde podemos buscar nosso melhoramento e evolução; celebrar o corpo no prazer responsável, que também pode ser vetor de transformação pessoal positiva – antes, porem, precisamos nos livrar da pele velha para poder celebrar este corpo novo, cheio de talentos e habilidades, alguns dos quais talvez até desconhecêssemos. Touro, sendo o primeiro signo de Terra, também aponta para possibilidades de materializar e de consolidar essas intenções de forma real e palpável no mundo.

Feliz Lua Nova, feliz encarnação para você!

jason levesque - stuntkid

Pessoal, estou com conexão limitadíssima de internet, por isso não
Coloquei créditos nas fotos. Assim que voltar para casa edito tudo por aqui. Grata pela compreensão!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

7 thoughts on “Lua Nova em Touro: a transformação a partir dos valores e crenças

  • 17 de maio de 2015 em 21:03
    Permalink

    Maria Eunice, sou do RJ e gostaria de uma orientação astrologica, pois adoro seus posts e estudei um pouco de astrologia.Gostaria de entrar em contato com você, para informações sobre atendimento.

    Resposta
    • 17 de maio de 2015 em 21:17
      Permalink

      Obrigada Gabriela, por seguir o blog e pela mensagem! Estou em viagem, retorno na quarta-feira e te respondo apropriadamente, pode ser? Agradeço pela compreensão 🙂

      Resposta
  • 18 de maio de 2015 em 10:48
    Permalink

    Parabéns pelo texto maravilhoso. Essa questão de “amar a outra pessoa mudada” é tudo que estou vivenciando no momento e foi uma luz muito bem-vinda. Abraços de luz!

    Resposta
    • 19 de maio de 2015 em 21:59
      Permalink

      Obrigada pelo feedback, Cristiane! É importante saber que reverbera e que você se reconhece no que escrevo por aqui! Volte sempre, será sempre bem vinda! 😀

      Resposta
  • Pingback: A Semana Astrológica | Astrologia Psicológica

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!