A Semana Astrológica

new moon flickr
Do Flickr – Reprodução

Semana de 18 a 24 de maio

Temos nesta semana vários movimentos marcantes sinalizando uma semana dinâmica e intensa. Já na segunda tivemos a Lua Nova em Touro à 01h13min no horário de Brasília e às 05h13min no horário de Lisboa – leia sobre a Lua Nova aqui. Ainda na segunda-feira Mercúrio entrou em retrogradação e viaja de marcha a ré até o dia 11 de junho. Período de voltar-se para dentro e rever como nossa mente tem funcionado desde fevereiro último. Possibilidade de comunicação truncada e atrasos em geral, mas isso apenas se não nos alinharmos com o tempo dos deuses e insistirmos em nos desconectar dos apelos da alma que pede desaceleração.

Outro acontecimento importante é o  Sol ingressando em Gêmeos às 5:44 da quinta-feira. DE Gêmeos o Sol se opõe a Saturno, indicando uma semana em que inseguranças e receios pulam na nossa cara ameaçando desmascarar nossas defesas muito bem construídas; conflitos com autoridades e aumento nas cobranças também estão no cardápio da semana por conta desta oposição. Embora só fique perfeita na semana que vem, já temos um vislumbre também da quadratura Sol-Netuno, o que aumenta a insegurança e a sensação de se estar meio à deriva.

Aja - Apa Soura
Aja – apa Soura – Reprodução

Vênus navega pelas Águas de Câncer e nesta semana se envolve de novo na quadratura Urano-Plutão, indicando a necessidade de checar nossos relacionamentos e parcerias e de rever, reiterar ou transformar completamente nossos valores. Tempo de reavaliar também nossa expressão afetiva, de buscar mais independência e maturidade emocional.  Relacionamentos existentes passam por provas e é hora de descobrir se eles realmente valem a pena, se estão apenas ocupando nosso tempo e espaço, ou, pior ainda, se servem de muletas emocionais. Como estão os seus? O pior de tudo é que ainda temos de lidar com uma insegurança latente, inconsciente, simbolizada por uma sesqui-quadratura que Vênus também faz a Saturno. Haja serenidade!

Bertha_Worms_-_Saudades_de_Nápoles,_1895
Bertha Worms – Saudades de Nápoles,1895 – Reprodução

Marte vai se afastando da oposição a Saturno, mas se aproxima da quadratura a Netuno, que fica plena na próxima segunda-feira. Sensação de sacrifícios, de termos que abrir mão de nossos objetivos pessoais em nome de algo maior que nós; desapontamentos ou sentimento de derrota, de nos tirarem algo pelo qual lutamos muito justamente quando estávamos prestes a conseguir… Fraqueza, letargia, indisposição e desorientação sobre os rumos que devemos tomar também nos afetam e na horas mais difíceis vale lembrar a antiga oração: “que não se faça a minha, mas sim a Tua vontade” porque nem sempre sabemos o que estamos pedindo – o Universos sabe mais. Agradecer, mesmo nos momentos de dificuldade é sinal de humildade, serenidade e confiança no Bem Maior.

fineartamerica
Fineartamerica – Reprodução

Júpiter em Leão faz quincunce a Plutão em Capricórnio pela terceira e última vez nesta temporada. Ambição, vontade de poder, expansão desmedida deixam-nos em ebulição por muitos dias. Se acreditamos que o poder maior é controlar aos outros ou abocanhar riquezas, bens ou o que seja, podemos nos meter em muita confusão, pois, sem perceber, incorremos na máxima maquiavélica de que os fins justificam os meios. Este quincunce ganha portento porque Mercúrio retrógrado também cutuca Plutão, formando um Yod ou Dedo de Deus, indicando um momento poderoso de transformação de crenças e hábitos mentais atávicos – desde que utilizemos esta energia de forma responsável e de que nos demos conta de que o verdadeiro poder nasce de dentro, de ter-se exposto a si mesmo às tentações e vencido. Cristo foi tentado três vezes na solidão do deserto num confronto que era mais consigo mesmo e com seus próprios demônios do que com o mundo lá fora… E nós, que tentações desvairadas precisamos vencer para adquirir tal senso de poder interior? Esse tema do poder ganha mais força porque Plutão também é ativado por uma sesqui-quadratura que vem do Sol, logo que entrar em Gêmeos.

luavenus2
Reprodução de google Imagens

A Lua viaja na fase Nova pelos signos de Touro, Gêmeos, Câncer e Leão e conversa, dissonante ou harmoniosamente com todos os demais corpos celestes. Na noite da quinta-feira fará novamente um belo par com Vênus em Câncer no céu após o por do Sol; o espetáculo se repete novamente no sábado, desta vez com Júpiter, em Leão.

corpo altar
Reprodução

Na SEGUNDA-FEIRA temos a Lua Nova em Touro, abrindo um ciclo que pede renovação de intenções e de valores. Período favorável também para continuarmos a consolidar nossos objetivos, especialmente os materiais. Depois de ser nova a Lua ingressa em Gêmeos e se opõe a Saturno em Sagitário, além de unir-se a Marte e depois ainda quadrar Netuno em Peixes. Mercúrio entra em movimento retrógrado. O dia fica ativo e dinâmico, até de forma excessiva. Assoberbados de idéias, estamos impulsivos e instintivos e urge ter cuidado porque há dificuldade em terminar as coisas iniciadas e nos espalhamos em várias direções. Ao invés de dispersar energia para todo lado, é hora de fechar os olhos e voltar-se para dentro, para as motivações interiores, para podermos reconhecer o que é mais importante neste momento.

língua
Photobox – Reprodução

Já na TERÇA-FEIRA A Lua está conjunta a seu dispositor, Mercúrio, que está engatando a marcha a ré. A Lua ainda se afina com Júpiter em Leão e Urano em Áries, mas quadra Quíron em Peixes e faz quincunce a Plutão em Capricórnio. A Lua fica fora de curso às 14h59min, depois de sextil a Urano. A Lua nova e super impulsiva, Geminiana e conjunta a Mercúrio,  sugere emoções e sentimentos superacionalizados, excessos mentais, um desejo caótico e talvez compulsivo de expressão e verbalização, como se o mundo fosse acabar a qualquer momento e precisássemos dizer milhões de coisas a qualquer custo… Será que o que temos a dizer é assim tão importante e tão significativo? Melhor verificar se não nos desgastamos energeticamente e se talvez não parecemos até meio “abilolados” com toda essa “diarréia mental”. Utilizar esse “furor” mental de forma criativa pode ser bem mais interessante e talvez ganhemos acesso a alguns portais que se abrem nesse limiar da retrogradação mercurial. Talvez ganhemos mais clareza do que é preciso dizer realmente e do que é melhor calar, assim não queimamos a língua nem incorremos no pecado da omissão.

banhup teh phtography
Banhup Teh Phtography – Reprodução

A Lua entra o dia vazia em Gêmeos na QUARTA-FEIRA. Entra em Câncer às 10h56min e logo faz quincunce a Saturno, ficando depois muitas horas sem maiores contatos com outros planetas. Dia em que podemos nos concentrar no trabalho se conseguirmos driblar algumas dúvidas e as oscilações de humor. Entrar em contato com os próprios sentimentos e alinhar-se com o coração pode nos trazer a serenidade necessária que nos ajude a entender tais oscilações de humor. Dia sensível e delicado. Estamos sensíveis e amorosos e os contatos com família e entes queridos são mais que beneficiados. Queremos cuidar e ser cuidados e o alinhamento com os sentimentos fica beneficiado, a ponto de percebermos o quanto andamos desconectados de nós mesmos devido aos excessos mentais recentes e ao vômito compulsivo das idéias. O dia pede que cuidemos da alma, que a alimentemos e nutramos de formas diversas: pelo contato profundo e genuíno com nossos amados ou mesmo pela apreciação de uma emotiva peça musical ou por um belo poema.

self portrait hannah hoch
Hannah Hoch – Auto Retrato – Reprodução

O Sol ingressa em Gêmeos na QUINTA-FEIRA, às 05h44min. A Lua faz trígono a Netuno em Peixes e conjunção à sua tutelada Vênus e as duas enfrentam juntas o poder sombrio de Plutão em Capricórnio e o radicalismo de Urano em Áries. Quinta também é dia de Júpiter e ele está em quincunce exato ao mesmo Plutão, que ainda recebe sesqui-quadratura do Sol Geminiano. A Lua fica vazia a partir das 21h37min. Dia deveras plutônico, com este planeta sendo ativado por todos os lados. Lua e Vênus formaM um belo par no céu noturno, mas tal espetáculo talvez não seja suficiente para aplacar a tensão que se acumula durante o dia, já que elas duas estão envolvidas com Urano-Plutão. O feminino se colore de sombras e tons dramáticos. A atmosfera fica pesada. Há uma cisão entre nossas necessidades emocionais e demandas externas que exigem maturidade, desprendimento, responsabilidade. Demandas profissionais criam pressão extra sobre assuntos e papeis familiares e diante de tantos desafios de “gente grande”, tecemos fantasias um tanto bipolares e, por que não dizer, esquizofrênicas, uma hora almejando ceder a impulsos regressivos de ser cuidados feito bebês no colo da mamãe, para no momento seguinte desejarmos onipotência e onisciência de super-homens e mulheres-maravilha. Desejos tão díspares e tão antagônicos apenas revelam seres humanos confusos diante da própria fragilidade e humanidade. É importante lembrar que fazemos escolhas diariamente e elas também nos moldam. Maturidade implica em fazer essas escolhas cientes dos sacrifícios que elas significam, mas que mesmo assim as fazemos porque os ganhos geralmente suplantam as renúncias e renúncias e frustrações também são determinantes nesse processo de maturação emocional e daquilo que nos tornamos como pessoas. Tendo isso em perspectiva fica mais simples lidar com certas crises e perceber que nem tudo precisa ser uma tragédia grega.

guilty
Photobox – Reprodução

SEXTA-FEIRA é dia de Vênus, que está em oposição exata a Plutão. A Lua, fora de curso em Câncer por todo o dia, realiza trígono a Quíron em Peixes e sextil ao Sol Geminiano, que hoje se opõe a Saturno. A Lua ingressa em Leão às 18h43min e já faz trígono a Saturno e também sextil com o Sol. Continuamos melindrosos depois dos rompantes emocionais de ontem. A sensação de opressão e compulsão continuam e na verdade se acentuam porque há também sentimento de cobrança excessiva e absurda. Sentimentos também de reprovação e inadequação, de sermos insuficientes, e não sermos bons o bastante para nossas funções, nossas relações e entes queridos… Voracidade e carência também nos fazem presa de muita insegurança e ficamos meio feito cão sem dono ou cão que sabe que fez mal feito… Choques com autoridades, chefes e afins lembram embates com a figura arquetípica do pai severo e judicioso que duvida de nossas intenções e propósitos, levando-nos, talvez, a uma verborragia inútil e caótica na tentativa de nos justificar diante deste pai tão austero. Entretanto, ao invés de nos sentirmos diminuídos podemos perceber a oportunidade de superar tais limitações e sentimentos de inferioridade através do comprometimento sincero e da disciplina aplicada, o que resultará e num sentimento de auto-respeito e auto-aprovação, onde o aplauso exterior se torna apenas conseqüência da ordem e da responsabilidade que adotamos como conduta pessoal.  A Lua entrando em Leão à noite e se afiando com Saturno vem confirmar que a brincadeira é melhor saboreada depois do dever cumprido.

10013327_894800163904206_8213806052775963693_n
Photobox – Reprodução

O fim de semana chega com a Lua em Leão fazendo sextil a Marte e a Mercúrio em Gêmeos no SÁBADO. A Lua ainda faz quincunce a Netuno, enquanto Vênus faz sesqui-quadratura a Saturno. Apesar das pontadas inconvenientes de incerteza que vêm e vão, o sábado está mais alegre e bonito, propiciando momentos agradáveis de relaxamento e favorecendo atividades dinâmicas e animadas, especialmente se forem ao ar livre. Isso se tivermos a coragem de assumir nossa alegria juvenil sem culpa – aí sim, podemos contagiar o mundo de cor e calor. Teremos coragem de viver esses momentos fortuitos de felicidade espontânea no meio do caos ou vamos demandar que a felicidade assine contrato para poder se manifestar?

1016578_579545688762990_1872915549_n
Photobox – Reprodução

Já no DOMINGO A Lua está toda prosa conjunta a Júpiter e em trígono a Urano, ficando vazia às 07h52min depois do contato com Urano. Marte está muito próximo da quadratura exata a Netuno. Domingo que teria tudo para ser luminoso e feliz, não fosse uma sensação de derrota e de mau pressentimento que fica se imiscuindo em nosso coração e mente. É preciso ficar atento para que nossa alegria genuína e inocente não nos torne presa de lobos maus ou bruxas malvadas que visam abusar de nossa boa fé. Alegria e generosidade tornam a vida mais afável e menos dura, mas não pode nos fazer cegos para o fato de que ainda teremos que lidar com dissabores e com a maldade alheia. Ainda haverá momentos em que teremos que abrir mão de certos desejos em nome de coisas maiores e mais importantes e nem por isso precisamos nos tronar sisudos ou amargos e cínicos, duvidando até de nossa sombra ou maldizendo nosso destino. Olhando por outro ângulo, o dia fica especialmente favorável para as artes criativas, para pintar, brincar, bordar, jogar…

Que sua semana seja bela, leve e luminosa!

balançoo
Google Imagens – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “A Semana Astrológica

    • 21 de maio de 2015 em 10:54
      Permalink

      Olá Jorge, obrigada pela visita ao blog!

      Trabalho sim, com mapa natal, vocacional, de relacionamentos e Astrocartografia. Atendo pessoalmente em Cuiabá e via Skype para outras cidades. Mas se você se referiu a colunas de horóscopo, não, não faço. Caso você queira agendar uma consulta, você pode enviar um email para psicologica.astrologia@gmail.com
      Obrigada novamente pela visita e por seguir o blog 😀

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!