Marte e Netuno: a força da gentileza

eventrue.deviantart
Eventrue.deviantart – Reprodução

Estou aqui, desde as 10 da manhã, tentando escrever algo que valha a pena. Em vão. Não consegui escrever ontem também. Distraio-me com tudo, especialmente com anseios longínquos de algo indefinível… Uma vontade de ultrapassar as barreiras e os limites da tal da realidade que me dizem que não posso estar em certos lugares… Na verdade, de estar em vários lugares ao mesmo tempo, com pessoas diferentes… Aqui, ali, acolá… Um desejo por algo que já sei de antemão, inatingível. Por enquanto venceu a vontade de estar só. Além da Lua Leonina conjunta a Júpiter na abertura do dia, fazendo trígono a urano logo depois, temos hoje Marte em quadratura plena a Netuno – para não mencionar a quadratura Vênus-Urano, exata amanhã…

Marte envolvido com Netuno traz essa enxurrada de interesses, às vezes coincidentes, às vezes díspares. Queremos abraçar o mundo com as pernas – especialmente em Gêmeos, onde Marte já é multifacetado. Com quereres tão diversos, fica difícil ter foco e realizar algo de fato.

Mas para além dessa manifestação prática de dispersão, Marte-Netuno nos fala de um desejo pelo inefável, por algo não palpável e indefinível. Um desejo de dissolver o ego e render-se. E como dificilmente estamos plenamente conscientes de tais impulsos, deparamo-nos com situações em que nos auto-sabotamos continuamente, ou que parecem estar além de nossas parcas possibilidades; ou vemos nossos esforços malogrados, tendo nossas conquistas tiradas de nós quando estávamos prestes a realizá-las. Sacrifício. O que precisamos perceber, quando Marte, o princípio da agressão, assertividade e vontade pessoal está ligado a Netuno, é que a fé na Vontade Maior se faz necessária, abrir mão dos desejos meramente egoístas por conquista de glória pessoal e colocar a assertividade em defesa também de outros, de causa que valham a pena lutar. Em Gêmeos, Marte luta com a mente, sua espada é a palavra, o argumento. Um guerreiro civilizado, racional, que usa argumentos lógicos para vencer suas batalhas mentais. Mas com Netuno na dança nada é tão lógico ou racional assim… A imaginação entra em cena e muitas vezes criamos inimigos imaginários, temos dificuldade de identificar onde está o perigo, espalhamo-nos em várias direções, desgastando energia e estamina, às vezes desenvolvendo mesmo, anemia.

A imaginação é o combustível deste Marte que tem desejos ilimitados, embora sua força às vezes pareça enfraquecida e dissolvida. Mas não é que este Marte seja fraco, é que a força aqui não é direta, não é bruta… Pelo contrário, é disfarçada de muitas maneiras – já tentou mover uma faca na água? Ela nunca segue o movimento reto, intencionado pela mão e parece adquirir vida própria, mover-se por vontade própria, sendo até perigoso manuseá-la. É questão de se sintonizar com formas diferentes de manifestação desta força, duas delas sendo a gentileza e a compaixão. Se conseguir vencer a auto-dúvida, o receio de parecer fraco, a própria dispersão e desânimo, a auto-sabotagem nascida do desejo regressivo de permanecer sem forma e “amado” por todos, Marte-Netuno pode, como diz Lynn Bell, construir uma ponte para o infinito, “abrir-se para o ilimitado, agir sem limites, mas sem perder o rumo”. Permitir-se sentir compaixão, permitir-se ser sensível sem se sentir enfraquecido por isso.

Com Mercúrio retrógrado e Marte em Gêmeos, ambos em quadratura a Netuno podemos nos perder construindo castelos no ar, sonhos fantasiosos realizados apenas na imaginação alienada e completamente desconectada da realidade. Podemos também criar intrigas, ilusões, confundir, usar todo esse talento para criar fraudes menores ou maiores, de acordo com nosso senso de vitimização. Isso se nos limitarmos a seguir a mente ilusória, o palco de maia. Porém, se conseguirmos nos desapegar suficientemente desta mente, se conseguirmos nos dês-indentificar dela, percebendo que é um instrumento a serviço do Self, do Centro, se não nos reduzimos a ela, podemos usar esse ilimitado manancial de criatividade e manifestá-lo em atos de bondade e gentileza ao nosso redor; podemos realizar grandes feitos criativos. Se vencermos a preguiça e o desânimo, poderemos finalmente escrever aquele poema, aquela prosa, compor aquela canção, pintar aquela tela, usar a palavra a serviço do bem e em defesa de outros menos potentes e talvez sem voz para se defender. Netuno estando ligado também às artes curativas, fornece a Marte (e Mercúrio)força e poder de cura, que também pode ser manifesto pelas palavras.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

3 thoughts on “Marte e Netuno: a força da gentileza

  • 28 de agosto de 2017 em 14:31
    Permalink

    Uaau era isso que eu precisar ler, você traduziu o meu sentimento, deu luz ao meu subconsciente, muito grata.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2019 em 10:59
    Permalink

    Gratidão, palavras muito esclarecedoras até que fim,confirmo esse sentimento 🌻🙏

    Resposta
  • 11 de dezembro de 2020 em 16:00
    Permalink

    Gratidão pelo seu texto! Não sabe como me ajudou!

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!