A Semana Astrológica: de pernas pro ar!

brookeshadenupsiddown
Brooke Shaden Photography – Reprodução

Semana de 25 a 31 de maio

Semana plena de atividades e mobilidade, bem ao gosto dos Geminianos, que ganham carga extra de energia com o passeio de Marte, Sol e Mercúrio (retrógrado) por este signo, isso se conseguirem lidar com a sensação de abarrotamento. Esta semana vê Sol e Mercúrio em Gêmeos quadrarem Netuno em Peixes e como Marte também ainda está bem próximo deste aspecto ao mesmo Netuno, temos uma semana extremamente mutável, cheia de novidades, mas também de flutuações e muita instabilidade, especialmente entre segunda e quarta (a Lua está super lenta) com a Lua passeando por Virgem, outro signo mutável, armando várias T-Squares mutáveis.

designinspiration smoking portrait
Smoking Portrait Designinspiration – Reprodução

O tom da semana é de inquietação e ansiedade, buscamos grande mobilidade, mas corremos o risco de nos perder e dispersar energia, desperdiçando no processo, também tempo, recursos e talvez dinheiro. Toda atenção é pouca porque está difícil manter o foco – Veja você, eu comecei a escrever este texto no domingo e só conseguir publicar hoje (!!!!) Há propensão a equívocos e decisões erradas ou precipitadas, fraudes e engodos… A realidade está camuflada de muitos tons e nuances ilusórios, inverdades e análises equivocadas, portanto, não julguemos pelas aparências e tenhamos muita cautela nas decisões e ações. Obviamente, em tal cenário a comunicação requer muitso cuidados e quanto mais econômicos formos, melhor, mesmo que o impulso seja afundar no palavrório vazio. Lembre-se, em boca fechada não entra mosquito! A sensação é de que está tudo de pernas para o ar, mas se pensarmos bem, às vezes, ficar de ponta-cabeça ajuda a ver as coisas de outros ângulos… Já que não pode com o caos, use-o a seu favor!

boca de siri

Marte ainda está muito próximo da quadratura plena a Netuno e Mercúrio se aproxima de ré para também quadrar este planeta. Ufa!!! Dá pra ver que a semana está para lá de intensa, não? Haja dias e horas para tantos desafios! Considerando que estas energias mutáveis estão ativadas por muitos dias, temos sinalizada uma semana muito caótica! Mas aqui, ao invés de nos estressarmos, é melhor dar um lugar para a desordem, parar de resistir… Uma hora as coisas voltam para o lugar.

coconut jam
Coconut jam – Reprodução

Vênus fez quadratura plena a Urano na segunda sinalizando que a expressão de nossos afetos e a gestão dos nossos valores ficam “fora da caixinha”, como dizem os ingleses. Essa T-Square cardinal talvez seja de grande ajuda para sairmos do turbilhão mental gerado pelas T-Squares mutáveis (ou Grande Cruz). A energia cardinal exige ação e atitude, ao invés de ficarmos só na elucubração. O desafio é olhar para nossos valores, para aquilo que define nossa ação no mundo. Com Urano de foco, é preciso levar em conta as demandas familiares, domésticas e emocionais (Câncer), como também as profissionais e sociais (Capricórnio), mas no fim, decidir pelo que é melhor para nós individualmente (Urano em Áries), do contrário, a frustração gerada pode se tornar uma bomba relógio. Vênus, aliás, continua Fora dos Limites do Sol, sinalizando uma expressão errática e imprevisível deste planeta… Pior: Vênus faz uma sesqui-quadratura a Netuno em Peixes, indicando uma tendência à auto-ilusão, tudo muito inconsciente. Decisões a respeito de investimentos de grande porte precisam ser tomadas com muita cautela, se possível, adiadas, especialmente com Mercúrio envolto na névoa Netuniana – pelo ele, Mercúrio, já não está Fora de Limites.

adriana Yampey
Adriana Yampey – Reprodução

A Lua viaja entre nas fases Crescente, Primeiro Quarto e Corcunda. Trafega pelos signos de Leão, Virgem, Libra e Escorpião, fazendo aspectos diversos com todos os demais corpos celestes. No fim de semana só temos Plutão em Terra, o que requer cuidados pra não sairmos flutuando por aí, sem substancia nenhuma.

post it
Google Imagens – Reprodução

Na SEGUNDA-FEIRA a Lua está em Virgem toda laboriosa, fazendo quadratura a Saturno em Sagitário e ao Sol Geminiano, oficializando o Primeiro Quarto e virando foco de uma T-Square Mutável. À noite a Lua se opõe a Netuno em Peixes e os dois tornam Sol, Marte e Mercúrio foco de outra T-Square – na verdade, se permitirmos uma orbe bem ampla, Saturno ainda está em quadratura a Netuno, então temos na verdade uma Grande Cruz. Vênus em Câncer quadra Urano em Áries, que forma outra T-Square, desta vez, Cardinal. Quantos braços e pernas você tem? Quantos olhos e ouvidos? São poucos para todas as demandas do dia, é o que achamos, pelo menos (bom lembrar que só temos uma boca: falar menos é essencial). Estamos sobrecarregados, tudo parece acontecer ao mesmo tempo e sem perceber entramos num frenesi de atividades simultâneas que fica difícil de administrar depois. Como quando abrimos inúmeras janelas na tela do computador ou na internet e o computador simplesmente trava, incapaz de gerir tanta coisa ao mesmo tempo. Assim pode ficar nosso HD, nosso “hard-drive” hoje se não tomamos cuidado. Demandamos demais de nós mesmos, talvez ao ponto da pane mental e até física. Inquietude, ansiedade e uma preocupação galopante tomam conta de nós. Como lidar com tudo isso? Primeiro, respirar, respirar, respirar! Sem respiração, não há solução! Respirando chegamos ao centro e a uma ilha de paz interior. Nesta clareira de lucidez talvez tenhamos a serenidade para identificar o que é importante daquilo que pode esperar, separar o joio do trigo, que é o que Virgem saberia fazer muito bem, não estivesse tão assoberbada pelas cobranças de Saturno e o caos de Gêmeos-Peixes. O mundo não vai acabar se não conseguirmos fazer tudo hoje, a nossa saúde, por outro lado, pode se ressentir se abusamos do corpo e da mente. É preciso parar esse diálogo enlouquecido que contamina a cabeça e humildemente aceitar as limitações do tempo-espaço. E se possível, tentar não levar tudo tão a sério – Virgem às vezes tem dificuldade de rir e tem horas que o riso quebra a tensão e nos ajuda a por as coisas em perspectiva. Mercúrio RETRÓGRADO, regente da Lua e de toda essa galera Geminiana nos diz que uma saída é buscar soluções alternativas, fazer as coisas de jeitos menos óbvios e menos literais. Pensar fora da caixinha, como dizem os ingleses.

hybridlava
Hybrilava.com – Reprodução

A Lua Virginiana abre o dia em oposição a Netuno em Peixes e quadrando o Sol, Marte e Mercúrio retrógrado em Gêmeos, tornando todos estes planetas focos de T-Squares mutáveis na TERÇA-FEIRA. Faz trígono a Plutão em Capricórnio, se irrita com Urano e se afina com Vênus, que segue ainda aproxima da quadratura ao mesmo Urano, formando outra T-square, esta cardinal (oposta a Plutão). Marte e Mercúrio Rx em Gêmeos caminham um ao encontro do outro e estão em conjunção amanhã. A Lua fica vazia depois do sextil a Vênus em Câncer, às 23h23min e faz depois oposição a Quíron. A mente mente, iludida-mente, portanto, não tenhamos preguiça de pensar, de levar tempo sondando as coisas… No momento, nada é o que parece e tudo tem que ser ouvido, lido, recebido e apreendido com cautela – nada de julgar o livro pela capa! Há muitos véus cobrindo as coisas e as situações, assim como há outros tantos sendo desvelados neste momento. Antes de nos desesperar e tomar atitudes impensadas, adotemos a atitude meditativa, da observação desapegada: apenas observo, sem me apegar, sem criticar nem elogiar, sem julgar. Deixemos vir e deixemos ir, sem apegos ou identificações, inclusive com opiniões. Também não é momento de se sentir ofendido por qualquer coisa – é melhor dar o benefício da dúvida e aguardar que mais fatos venham à tona! Aguarde mais revelações. Até 28 de junho muita ventania ainda vai tirar coisas do lugar, bagunçando a ordem natural das coisas, para que vejamos o que não estávamos vendo, por medo ou descuido mesmo… No mínimo, é tempo de ficar descabelado! Mas não adianta insistir em manter o penteado impecável, talvez seja hora de experimentar um pouco de desordem – porque até ela às vezes precisa ter lugar na nossa vida. Solte! Abra mão da necessidade de ordem e controle – nem sempre as coisas precisam fazer sentido!

docto ojiplático surrealistic dominoes #5
Doctor Ojiplático – Reprodução

A QUARTA-FEIRA, dia de Mercúrio, vê a Lua Mercurial abrir o dia vazia em Virgem, depois de ter se alinhado com Vênus em Câncer. Faz oposição a Quíron na primeira hora do dia e segue fora de curso até as 18h42min, quando entra em Libra, logo afinando-se com Saturno em Sagitário. Vênus está em trígono pleno a Quíron hoje. O Sol segue se afastando da oposição a Saturno e caminhando em direção à conjunção com Mercúrio e quadratura a Netuno. Mercúrio, regente da Lua, segue retrógrado e quadrando Netuno, em conjunção a Marte. Lua vazia, dia vazio, cabeça vazia? Nem tanto. A cabeça continua a mil por hora, o que não quer dizer que devamos seguir seu fluxo errático. Cabeça vazia é oficina do Diabo, diz o ditado… Nem tanto também porque o oposto poderia ser mais que verdadeiro, ou seja, uma mente atopetada de preocupações só pode levar à exaustão e a um possível colapso – coisa que também deixaria o Diabo mais que satisfeito, já que ele perde tanto tempo atazanando os humanos incautos, né? O dia provavelmente também não fica vazio, porque afinal, o mundo não para nesse calendário capitalista. Mas se não podemos parar as engrenagens mercadológicas e laborais, podemos pelo menos levar o dia de forma mais meditativa, tentar ritualizar e sacralizar atividades cotidianas obrigatórias, já que o ócio é tão condenado na sociedade em que vivemos, gerando uma culpa horrorosa que estragaria de qualquer forma o intento de desligar-se dos afazeres mundanos – Virgem adora se preocupar e se sentir culpado. O desafio é, pois, fazer o mínimo possível sem cair no vício da culpa que sabota qualquer diversão, prazer, relaxamento, meditação… Na verdade a culpa sabota qualquer coisa! A Lua ficou vazia depois de contato com Vênus em Câncer, que está hoje em trígono a Quíron em Peixes. Cabe a nós filtrar e selecionar o que realmente é importante, o que tem valor para nós (Vênus) nessa enxurrada babélica que ameaça nos levar de roldão. A falta do devido descanso e lazer pode muito bem nos levar a estados doentios e o remédio primeiro para qualquer cura, todos sabemos, é o repouso. O repouso cura o corpo, cura a mente, cura a alma de muitos males, sem necessidade de quaisquer outros “medicamentos” ou drogas. Resta saber se damos conta de nos livrar ou desligar das drogas potentes e viciantes da preocupação e do trabalho excessivo – que além de tudo, ainda ganham status nobre no mundo em que vivemos… E a corrente caótica de pensamentos? Façamos da mente um altar onde oferecemos ao divino tudo o que se passa nela: preocupações, ansiedades, insights magníficos, pensamentos elevados ou idéias sombrias… Tudo pode ser um altar perfeito onde deitamos nossa oração e oferta ao deus, inclusive a mente. Discordando do adágio popular, eu diria que mente vazia não precisa ser, necessariamente, oficina do Diabo; pode, ao contrário, ser a oficina também do divino. O vácuo, o Vazio, assim como o caos, está na verdade pleno de potenciais e do vir a ser.

11201166_1438450446461526_3498882242549835719_n
Desconheço o autor – Reprodução

Em Libra a Lua finalmente nos ajuda a realizar alguma coisa na QUINTA-FEIRA. Signo Cardinal, Libra provê um pouco mais foco que nos ajude a recuperar-nos da imensa dispersão dos últimos dias. Quer dizer, mais ou menos, porque Mercúrio retrógrado está muito próximo da quadratura plena a Netuno… Ai, ai, ai! De qualquer forma, a Lua se alinha por trígono com o Sol, este Mercúrio e Marte, todos em Gêmeos, enquanto faz quincunce a Netuno, ficando, no fim do dia, próxima a Urano-Plutão. A necessidade da Lua Libriana por simetria e equilíbrio pode ficar um pouco frustrada hoje, a menos que consigamos ver beleza no caos. Sentir também se mistura com pensar e os excessos racionais podem na verdade nos tirar do eixo, ao invés de nos dar um norte. O remédio, além de respirar fundo e expandir os pulmões, é ir à busca da beleza como bálsamo que nos cure dessa racionalização excessiva e da turbulência mental. Se conseguirmos achar, dentro ou fora de nós, uma ilha de harmonia e proporção, podemos recuperar o equilíbrio e a tranqüilidade emocionais, algo que nos dê o distanciamento necessário para pesar com justeza todas as situações diante de nós. Meditar para mediar com justiça.

upside down
Reprodução de Google Imagens

Na SEXTA-FEIRA temos a formação de uma Grande Cruz Cardinal, com a Lua Libriana se opondo a Urano em Áries e quadrando simultaneamente Plutão em Capricórnio e sua dispositora Vênus em Câncer. Torna-se Corcunda às 17:05 ao fazer sesqui-quadratura ao Sol e fica vazia depois do contato com Vênus, às 17h22min. Como se não bastasse, Mercúrio retrógrado está em quadratura exata a Netuno hoje, que também já recebe a quadratura próxima do Sol Geminiano. Affffff! Quanta crise, minha gente! Será que damos conta? Se conseguirmos respirar e dar às coisas sua devida proporção, sim, sobreviveremos. Mercúrio-Netuno alertam para termos muita cautela na comunicação hoje, assim como na lida com documentos e papeis em geral. Foco, de novo, é difícil de conseguir, e como vamos agir se a mente que elabora os planos está tão confusa? Plutão é o único planeta em Terra e nos dá uma pista de como acalmar um pouco o turbilhão que se tornou a mente: botemos, literalmente, os pés no chão, ou quem sabe, seria melhor botar a cabeça? Ancoremos a energia caótica e solta com exercícios de enraizamento e respiração. Tolerância, paciência (inclusive consigo mesmo), generosidade e compreensão são essenciais para atravessarmos esse dia sem nos perdermos nos labirintos mentais ou relacionais.

BROOKE SHADENN THE WEEPING TREE
Brooke Shaden Photography – Reprodução

O fim de semana começa com a Lua entrando o SÁBADO fora de curso em Libra. Entra em Escorpião às 06h34min, fazendo apenaa um trígono longínquo a Netuno em Peixes. Mercúrio está no Coração do Sol, fazendo uma Conjunção Inferior ao luminar do dia e sincronizando-se com os propósitos solares para os próximos três meses. Dia propício para processar e reciclar os sentimentos densos e confusos que permearam a semana. Regurgitar, talvez alguns venenos na solidão benfazeja das primeiras horas da manhã, algo recomendável para recuperamos o alinhamento interno. Ou mesmo despejar descarga abaixo todo o lixo que contaminou mente e coração recentemente. Um dos regentes da Lua, Marte, entra hoje em orbe de quincunce ao outro dispositor de Escorpião, Plutão. Normalmente tenso, este aspecto vem, desta vez dar uma ajuda extra e oferecer a Marte mais foco, concentração e uma vontade mais determinada, combatendo um pouco a dispersão de Gêmeos e da influência Netuniana. O senso de propósito apaixonado da Lua Escorpiana também ajudam a diminuir a dissipação geral de energia.

alexandra manukian10
Alexandra Manukian – Reprodução

No DOMINGO a Lua realiza trígono a Netuno em Peixes e quincunces consecutivos a Mercúrio retrógrado, ao Sol e a Marte em Gêmeos. Como se afina por sextil a Plutão em Capricórnio, torna Marte foco de um Yod-Dedo de Deus. Marte, por sua vez, estando em sextil a Júpiter, também torna Plutão foco de outro Yod. À tarde a Lua quadra Júpiter em Leão e fecha a noite e a semana em trígono a Quíron em Peixes. Domingo denso e intenso, de sentimentos e emoções carregados. Temos uma necessidade e urgência de penetrar, de forma precisa e cirúrgica, em nossas motivações, no intuito de compreender a loucura da semana que finda. As interações ficam menos soltas e se forem norteadas pelo coração ao invés de pela mente, podem ser mais honestas e ao mesmo tempo, mais econômicas, sem a necessidade da verborragia confusa e capciosa a que estivemos expostos. O aspecto a Júpiter pode adicionar sentido e significado, além de perspectiva e talvez possamos, finalmente, compreender e agregar significado ao rodamoinho e ao vendaval que foi essa semana. Contatos precisam ser intensos e verdadeiros para valerem a pena hoje!

Uma linda e serena semana para você! Que consigamos nos manter em nosso centro. Respiremos!

Body as Temple
Body as Temple Mindbodygreen.com – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “A Semana Astrológica: de pernas pro ar!

  • 27 de maio de 2015 em 18:14
    Permalink

    “A falta do devido descanso e lazer pode muito bem nos levar a estados doentios e o remédio primeiro para qualquer cura, todos sabemos, é o repouso.” Leio isso sob vários cobertores, após meses de luta com meu TCC da pós e vencida por uma sinusite (tomando antibiótico depois de semanas de resistência)… “acho” que vc está certa Maria Eunice: Sempre sábia. Gratidão.

    Resposta
    • 15 de junho de 2015 em 16:40
      Permalink

      Que pena que tenha chegado a este ponto, Patrícia… Mas o corpo é mesmo sábio, nas hora do estresse dá tudo o que tem e desmorona depois que sente que a tempestade passou… Espero que você esteja plenamente recuperada e alçando outros vôsos depois do TCC. 😀

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!