A Semana Astrológica: tempo de expansão!

moolight schloe
Christian Schloe Digital Art – Moonlight – Reprodução

Semana de 1° a 07 de junho

Chegamos a junho! E já é quinta-feira. É. O tempo corre. Vertiginosamente! A Semana é de Lua Cheia em Sagitário: tempo de expansão, otimismo, fé e busca de sentido. A Lua cheia dá o tom de uma semana que tende a ser mais animada e ativa do que a semana que passou. Mais ação e dinamismo, por favor!

Eu começo pedindo desculpas pela publicação atrasada de A Semana… Tive uma série de imprevistos e contratempos entre domingo e segunda, causados pelas minhas próprias atitudes impensadas. Aprendizados. Faz muito tempo que eu não vivenciava tão intensamente um ciclo de retrogradação de Mercúrio. Não, não estou culpando-o pelos meus atrasos. Os planetas, sempre vou repetir, não têm culpa de nada, apenas simbolizam e descrevem qualidades que temos, atitudes que tomamos, dificuldades com que temos que lidar. Neste ciclo particularmente Mercúrio misturado com Netuno trouxe à tona – junto com outros trânsitos, claro, porque nada vem sozinho – muitas revelações extremamente perturbadoras para mim, tanto que me tiraram do eixo por alguns dias. Isso deve ter acontecido com você também, revelações relacionadas aos assuntos da casa por onde Mercúrio está trafegando atualmente no seu mapa natal. Esse camarada brincalhão só volta ao movimento direto no dia 11 de junho e ainda permanece na sombra de retrogradação até o dia 28. Já se aproxima de novo da oposição a Saturno em Sagitário, que, embora não fique mais exata, é corroborada pelo fato de os dois estarem em contra-paralelo por declinação.

Linda lee Nelson 1963
Linda lee Nelson 1963 – American Gallery – Reprodução

Esta semana traz poucas novidades – como se toda essa energia de Gêmeos já não fosse suficiente! – mas uma delas é brilhante e especial: Vênus adentra o Reino Leonino na sexta-feira e torna-se ela mesma soberana, rainha em seu próprio direito. Em Leão Vênus precisa admirar para poder amar. Expressa afeição de forma generosa, calorosa, dramática e entusiasmada. Igualmente, precisa de demonstrações dramáticas de afeto e de emoção – contenção zero! Orgulhosa e vaidosa, não tolera mesquinharias e mediocridade e realmente precisa sentir orgulho do parceiro com quem está, do contrário o amor tende a minguar. É possessiva e tem necessidade de ser o centro das atenções na vida do amado, o que pode gerar muitas desavenças. Também é criativa, gosta de crianças e sabe como ninguém se divertir e brincar. Ao entrar em Leão Vênus faz logo um trígono a Saturno em Sagitário, sinalizando um período favorável para por a auto-estima em cheque: em excesso não é auto-estima, é narcisismo e denota carência e insegurança emocional profundas; de menos nos leva à auto-desvalorização, o que compromete relacionamentos de todo tipo. Auto-estima equilibrada e saudável é o recado desse trígono.

hesperos
Nyx (Noite) & Hesperus (Estrela Vespertina), Figura Ateniense krater Século IV AC – Museu State Hermitage, São Petersburgo – Reprodução

Atualmente Vênus embeleza a boca da noite como Héspero, a Estrela Vespertina. É seu período de maior brilho e exuberância. Em breve fará conjunção a Júpiter e os dois competirão em esplendor no céu das noites de 17 de junho a 16 de julho – nos dias 19 e 20 de junho a Lua se juntará a eles em Leão e o espetáculo ficará mesmo imperdível! Voltou aos limites do Sol por declinação no dia primeiro, mas já começa a desacelerar para entrar em retrogradação no dia 25 de julho – entra na zona da retrogradação no dia 21 de junho! Esteja preparado para olhar fundo dentro dos assuntos de auto-estima, amor próprio, valor, dinheiro…

Por falar em limites do Sol, quem os extrapola agora é Marte, a partir do sábado, dia seis. Marte faz quincunce exato a Plutão no dia dois e sextil a Júpiter no dia cinco, sexta-feira. Já falamos bastante desse Yod formado por Sol-Marte-Júpiter-Plutão nas semanas anteriores, mas basicamente ele vem nos chamar a atenção para aquele momento em que nos damos conta do quanto precisamos mesmo mudar, pessoalmente. Que não podemos esperar que certas coisas mudem sozinhas, até porque quando isso acontece, nem sempre é bem em nosso benefício. Mais do que adequado lembrar daquela frase, que já virou clichê: quando eu mudo, o mundo muda junto, porque eu provoco ondas de mudança que reverberam ao meu redor, tanto concreta quanto energeticamente. 

change the world
Reprodução

A Lua viaja na fase Corcunda (segunda), Cheia (terça a sexta) e Disseminadora (sábado- domingo). Percorre ligeira os signos de Escorpião, Sagitário, Capricórnio e Aquário e conversa com deus e todo mundo nessa jornada venturosa.

Na SEGUNDA-FEIRA temos a Lua Escorpiana inaugurando a semana em harmonia com Vênus em Câncer e Quíron, formando um Grande Trígono Aquático, que sinaliza um dia sensível e fluido. Fica vazia às 08h05min depois deste aspecto a Vênus e entra em Sagitário às 15h40min, já se preparando para ser cheia. Faz imediatamente conjunção a Saturno e a tarde fica mais propícia ao trabalho e atividades que requeiram concentração e responsabilidade.

to the moon by cheryl
To the Moon – by Cheryl – Reprodução

A Lua é Cheia em Sagitário na TERÇA-FEIRA, às 12h18min no horário de Brasília e às 16h18min no horário de Lisboa. Essa Lua Cheia vem falar de ideais nobres, anúncios de expansão, crescimento, alegria e renovação do nosso otimismo. Neste dia Marte faz quincunce exato a Plutão e a Lua forma um Grande Trigono em Fogo com Urano em Áries e Júpiter em Sagitário. Leia sobre a Lua Cheia e as configurações da terça-feira.

fiat lux - desconheço o autor
Desconheço o Autor – Reprodução

A Lua Cheia Sagitariana entra a QUARTA-FEIRA em trígono a Urano em Áries e fica vazia logo depois, às 03h01min da manhã. Ainda faz quadratura a Quíron em Peixes, mas segue fora de curso por todo o dia. Entra em Capricórnio somente às 21h50min. Enquanto isso o Sol Geminiano se une a Marte num quincunce a Plutão e sextil a Júpiter, formando um Yod do qual Plutão é o foco. Depois de Cheia a Lua, que pariu nova prole de insights, intuições e conhecimentos mais elevados, ficou vazia, fora de curso, logo após o trígono a Urano, o errático e o imprevisível. Dia para divagar e flertar com novas possibilidades sem necessariamente se comprometer com elas de cara… De se permitir uma perspectiva mais filosófica e alegre das coisas, mesmo que situações abruptas irrompam tirando-nos de nossa rotina. De olhar as coisas sob novos ângulos percebendo que há saídas outras além daquelas mais óbvias… Deixar-se ponderar e refletir sobre o sentido da vida, mesmo que seja num bate papo gostoso com amigos é a melhor pedida de hoje. Questionamentos espirituais e meditação ativa também são indicados. Fiquemos atentos aos possíveis insights inusitados que podem “pipocar” nas horas e momentos mais improváveis! FIAT LUX!

Ariane Jurquet
Ariane Jurquet – Reprodução

A QUINTA-FEIRA recebe a Lua já em Capricórnio e fica isolada por muitas horas, fazendo apenas sesqui-quadratura a Júpiter em Leão. Cutuca Mercúrio Rx por um quincunce, faz sextil a Netuno em Peixes e fech a noite em quincunce ao Sol e a Júpiter e bem próxima da conjunção a Plutão, os dois focos de Yods desconfortáveis. Dia taciturno, algo inadequado para um feriado em que se busca relaxamento e lazer (a Lua em Capricórnio relaxa trabalhando), mas perfeito para quem é católico e pretende ir à missa do Corpus Christi – isso porque Capricórnio é outro signo associado a sacrifício e é exatamente isso que é celebrado nesta data pelos católicos o corpo do Cristo sacrificado pela redenção humana. A introspecção e o isolamento Capricornianos também são adequados neste contexto. Entretanto, a mente nos prega peças e talvez sejamos “atacados” por uma culpa incômoda gerada pela incongruência entre a busca por leveza e soltura e o senso de obrigações a cumprir, calendários santos à parte. Uma sensação de que a vida que vivemos não é bem aquela que sonhamos ou de que felicidade é algo custoso demais de se alcançar. Quem nos encurralou neste beco escuro e sem saída? Ninguém. Entramos ali espontaneamente. Somos nós que escrevemos este enredo, consciente ou inconscientemente. E como saímos? Da mesma forma, por nossa própria vontade, decisão e atitude. Reescrevendo o enredo. Como diz Eckhart Tolle, “onde quer que você esteja, esteja lá completamente; se você acha o seu ‘aqui e agora’ intolerável e isso o faz infeliz, você tem três opções: retire-se desta situação, mude-a ou aceite-a completamente”. Isso coloca as responsabilidades no lugar certo: conosco mesmos. Não é a vida, nãos são os outros, não é o mundo, não é Deus – somos nós! E enquanto não conseguimos mudar o que temos que mudar, precisamos aceitar. Aceitação é o ponto de partida para desenharmos a estratégia de saída de qualquer situação, para reescrevermos o enredo da nossa história. E mudemos. Ou a vida se mudará de nós!

Emile friant - woman with a lion 1919
Emile Friant – Mulher com um leão – 1919 – Reprodução

SEXTA-FEIRA é dia de VÊNUS, que ingressa em Leão às 12h33min, inaugurando uma fase de mais calor e generosidade nas relações, de mais vivacidade e drama. A Lua faz conjunção a Plutão e quadratura a Urano. O Sol está em quincunce a Plutão e Marte faz sextil pleno a Júpiter. A Lua fica fora de curso às 07h55min. O dia é cheio de dinamismo e iniciativa e tentamos ações ousadas e inovadoras. Entretanto, talvez não seja exatamente hora de começar nada, mas apenas de tocar os planos já desenhados. Olhar mais para dentro de si, encarando as possíveis “arrelias” mentais e emocionais provenientes das insatisfações e inconstância de nossos propósitos sem, no entanto, deixar-se abater por isso, cientes de que se olharmos direito, há várias mãos estendidas a oferecer ajuda, só precisamos nos mexer e fazer o movimento do encontro – afinal, esperar que tudo caia do céu não é só infantil, é injusto também!

physiciandry
Physiciandry.com – Reprodução

SÁBADO é dia de SATURNO, que hoje recebe trígono de Vênus em Leão, sugerindo uma retração no entusiasmo da Vênus Leonina, que, ao invés de dramatizar por aí, prefere brilhar em palcos mais seguros e confiáveis. O calor fica mais comedido, mas ao mesmo tempo, mais maduro e composto. A Lua entra em Aquário à 01h01min e logo se opõe a esta Vênus enquanto se afina com Saturno, cuja frieza é aliviada, tornando-se mais sociável e afável com os contatos destas duas ladies tão animadas e resolutas – sim, Saturno pode se apaixonar e este pode ser o efeito de Vênus sobre ele. A Lua se torna Disseminadora ao fazer sesqui-quadratura ao Sol ao entrar em Aquário e ainda faz trígono a Mercúrio Rx em Gêmeos. Estes aspectos todos fazem do sábado um dia animado e ideal para encontros conversadouros, tendo-se o cuidado de não falar pelos cotovelos e de permitir aos outros o mesmo tempo e atenção que desejamos para nós. Pode ser um bom momento para conversas sérias, porque nossa audiência nos escuta com concentração e respeito, mas nada de conversas carregadas emocionalmente!

20
20

No DOMINGO a Lua Aquariana se afina, toda linda, com Sol e Marte em Gêmeos enquanto se opõe a Júpiter em Leão. Também se harmoniza por sextil com Urano em Áries, ficando fora de curós logo depois, às 11h32min. O domingo fica radiante e animado. Cheio de calor e generosidade e propício a encontros familiares e com amigos. Atividades que fujam da rotina e nos coloquem em contato com gente nova também são indicadas. Só precisamos ter cuidado com possíveis exageros à mesa ou com o excesso de ênfase em nossas opiniões, algo que pode azedar um pouco os encontros e reuniões. Tomando estas precauções, é curtir o sagrado descanso com atividades lúdicas e prazerosas!

Lindo resto de semana para você! Que seja de luz e de bênçãos!

mike bueno
Pantanal, por Mike Bueno, fotógrafo matogrossense – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!