A Semana Astrológica: caminhos abertos… Ou quase!

Daniel Merrien
Daniel Merrien – Reprodução

Semana de 08 a 14 de junho

Semana em que a Lua vai minguando e fechando o ciclo, predispondo-nos a uma maior introspecção e a avaliações e favorecendo análises e prospecção de novos projetos para os ciclos vindouros. Apesar disso, o tom é de maior dinamismo porque, entre outras coisas, Mercúrio fica direto nesta semana! Obaaaaa! Como já disse antes, não sou do time que “detona” com Mercúrio retrógrado, mas este ciclo foi pesado… Estacionando no dia 10, Mercúrio volta ao movimento direto no dia 11, às 19h32min, ficando ainda na zona de retrogradação até o dia 28 de junho. Entretanto, o ciclo ainda não se fechou e este minguante requer alguns cuidados porque, interessantemente, Mercúrio e Netuno, que estão engalfinhados há várias semanas, ficam estacionários no mesmo dia, Mercúrio para voltar ao movimento direto e Netuno para entrar em retrogradação. Muita confusão ainda pode se formar no meio dessa cortina de fumaça que se levanta por estes dias… O Mestre das Ilusões em duelo com o Senhor das Traquinagens, os dois estacionários… Rufem os tambores e não tirem os olhos do picadeiro! Cuidado! Seus olhos e ouvidos podem lhe enganar! Que coelhos sairão dessa cartola? Devemos seguir este coelho buraco adentro a exemplo de Alice?

flickr alice wonder
Do Flickr.com – Reprodução

Outra boa notícia desta semana é Marte em Gêmeos se alinhando com seu regido Urano em Áries (no domingo), que também recebe um trígono auspicioso vindo de Júpiter, aspecto que só fica exato no dia 22 de junho, mas cujos efeitos e manifestações já estamos sentindo há algumas semanas. O Sol também faz aspecto favorável com urano, o que aumenta o dinamismo e o otimismo geral da semana. Com Marte-Urano temos chances de incrementar nossa ação de mais ousadia e experimentar nos afirmar com mais independência e desenvoltura, sem que isso precise se tornar um cabo de guerra com os outros com quem convivemos. Já Júpiter-Urano pode mesmo nos presentear com golpes de sorte e situações completamente inesperadas, verdadeiros imprevistos, que funcionam a nosso favor, algo como ganhar na loteria (se você tiver Júpiter ou Urano na casa oito no mapa natal, de preferência recebendo bons aspectos de Urano em trânsito, este pode ser um bom período para tentar a sorte). Estes aspectos, porém, nem sempre representam benesses que caem de graça no colo. Às vezes, tem-se a oportunidade e tudo engatilhado, mas por algum motivo resolvemos não correr nenhum risco, permanecer trilhando o mesmo caminho, fazer as mesmas coisas, da mesma maneira… E então, muitas possibilidades de mudanças e de abertura simplesmente não se materializam, porque não estávamos de olhos abertos ou dispostos a ir um pouco além do previsível e previamente desenhado. É questão de vislumbrar onde as oportunidades podem estar e fazer um movimento ativo de ir em busca delas. É preciso correr alguns riscos e ter clareza de quais riscos valem a pena; expor-se. Aquilo que buscamos também busca por nós, mas precisamos sair do trivial e do lugar comum… Estamos dispostos?

Bomo Art, Hőlégballonok Budapest felett
Bomo Art, budapest – Reprodução

Vênus ingressou em Leão para uma estadia longa, muito longa. Fica em Leão de 05 de junho a 18 de julho, dá um pulinho super rápido em Virgem, onde vai estacionar a 00°46’ no dia 25 de julho, retornando a Leão no dia 31 de julho e ficando retrógrada até 06 de setembro, quando estaciona de novo a 14°23’ de Leão. Vênus fica 111 dias em Leão, quase QUATRO meses, quando normalmente só passa cerca de 25 dias em cada signo!!! Durante todo este tempo estaremos reavaliando e refletindo sobre os valores e assuntos da casa natal onde temos Leão, além de reavaliar toda a área de relacionamentos na nossa vida. Indo e vindo sobre os mesmos fatos, até que os tenhamos esmiuçado e chegado ao âmago da questão. Leão rege a criatividade e expressão pessoal, o coração, o calor e a generosidade da alma, aquilo que nos faz sorrir e baixar a guarda, brincar e ser feliz… Amor! O que nos faz rir? Como relaxamos e brincamos? Como isso contribui com nossa auto-estima? É sabido que uma pessoa feliz e bem humorada tem mais chances de atrair o amor e relacionamentos… Como nos valorizamos? Estes temas estarão realçados daqui em diante até início de outubro.

shesuggests com
Shesuggests.com – Reprodução

Sol faz conjunção a Marte nesta semana, indicando uma energia mais dinâmica e competitiva; nossos propósitos se casam perfeitamente com uma habilidade executiva admirável e conseguimos realizar muita coisa com grande agilidade e maestria. Entretanto, os dois precisam lidar com os desapontamentos representados por Quíron em Peixes. Nem tudo se realiza de maneira tão formidável como pensamos e isso pode representar alguns atrasos e desperdícios, além de frustrações e decepções. São os limites da vida.

intimidade
Reprodução

Por outro lado, temos dois outros movimentos importantes acontecendo que podem trazer tensão às próximas semanas e meses. Como já mencionei acima, Netuno estaciona dia 11 para ficar retrógrado de 12 de junho a 18 de novembro. Neste período há tendência a aumento de confusão generalizada e engodos nos assuntos regidos pelo signo em que transita, no caso, Peixes: espiritualidade, produtos químicos, petróleo e derivados, drogas em geral; possível aumento de consumo e abuso de drogas, assim como riscos de epidemias e pragas; há possibilidade tanto da revelação de segredos nefastos quanto da ocultação de informações que seriam do interesse do coletivo ficar sabendo.

O outro movimento de peso é Saturno retornando a Escorpião na noite de domingo (madrugada de segunda para Lisboa). Quem tem planetas nos últimos graus (27° a 29°59’) dos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) precisa pôr as barbas de molho. Saturno deu um prazo extra para terminar o dever de casa relacionado aos assuntos dos planetas e casas em questão, agora o prazo extra expirou… Concluímos nossas tarefas? Estamos aptos à vistoria? Última chance de rever questões estagnadas e mal resolvidas na área da sexualidade, intimidade, tabus e ainda investimentos de longo prazo e conteúdos (de todo tipo) que compartilhamos com os outros, especialmente parceiros íntimos.

A Lua abre a semana ainda Disseminando desprendimento em Aquário. Torna-se Minguante em Peixes, na terça-feira e segue viajando por Áries, ficando Balsâmica em Touro e fechando a semana em Gêmeos. Faz contatos diversos com todos os demais corpos celestes.

Christian Schloe unlockA Lua abre a semana vazia em Aquário na SEGUNDA-FEIRA. Ingressa em Peixes às 05h15min e já quadra Saturno em Sagitário e Mercúrio em Gêmeos, formando uma Cruz T (T-Square) Mutável. A Lua ainda se indispõe com Vênus em Leão e faz conjunção a Netuno à noite, enquanto o Sol hoje faz sextil a Júpiter. Dia em que nos sentimos expostos, inseguros e não sabemos para onde correr: a mente é um calabouço que nos prega muitas peças e nos faz encolher de medo e nos sentir pequenos e insignificantes. O que nos afeta não são só nossos problemas, mas o fato de captarmos com facilidade os humores e tensões ao nosso redor. E também pensar em demasia, pensar e sentir caoticamente. A saída é não se apegar nem se identificar com tais sentimentos, emoções ou pensamentos confusos, ao mesmo tempo em que ao invés de entrarmos na vibração da insegurança, medo e dúvida, busquemos nos alinhar com nosso lado mais nobre, com vibrações as mais elevadas, funcionando como uma gota benfazeja que cai no lago e cujas serenas ondas reverberam até chegar à margem. No quarto escuro, focar na fresta de luz, que nos guia e nos confirma que há dia e luz lá fora, apesar de aqui dentro parecer sombrio. O desafio é chegar a essa serenidade e não espiralar na incerteza, achar a chave que dá acesso ao coração.

idesignnow com
Idesignnow.com – Reprodução

A TERÇA-FEIRA é marcada pelo minguante acontecendo com a Lua Pisciana em quadratura ao Sol Geminiano e depois a Marte. Antes, porém a Lua se afina com Plutão em Capricórnio e depois ainda se desentende com Júpiter em Leão por um quincunce, fazendo ainda conjunção a Quíron, já vazia, depois do aspecto a Marte, que hoje está em sextil a seu “hóspede” Urano, em Áries. O minguante ocorrendo nessa quadratura Peixes-Gêmeos nos convida a refletir sobre as incongruências entre nosso idealismo e os fatos que permeiam nossa vivencia no mundo real, a realidade exterior versus a realidade mais subjetiva – porventura uma é mais válida que a outra? Qual delas tem mais peso para nós? Conseguimos conciliar as duas? Ou é mais cômodo relegar essa realidade não palpável como irracional e não confiável? O dia pode ficar um tanto melindroso e irritável se não percebemos essas incoerências internas e em algum momento a irritação e a raiva podem mesmo se voltar contra nós na forma de dores de cabeça, indisposição e mau humor. Talvez um bom remédio seja sair um pouco do lugar comum, mudar de caminho, tentar uma forma nova de resolver o velho problema, e até mesmo achar um novo escape para essa irritação que volta e meia nos puxa o tapete. O certo é que, se estivermos atentos o bastante, podemos ter novos insights sobre essas dificuldades, o que nos possibilitará testar outras alternativas, além de satisfazer nosso desejo de sair da rotina e buscar um pouco de liberdade de ação, para variar.

jennifeaustinauthor
“E se eu cair? Oh, querida, e se você voar?” Reprodução

Temos um belo Grande Trígono em Fogo na QUARTA-FEIRA, formando por Lua em Áries, Vênus em Leão e Saturno em Sagitário. A Lua entra o dia ainda vazia em Peixes, ingressando em Áries às 08h14min, afinando-se ainda com Mercúrio, que hoje fica estacionário para engatar a primeira marcha de novo. O Sol está em sextil a Urano. Novamente um dia que pode abrir muitas portas e janelas, através das quais ventos de inspiração e esperança podem circular. Saturno participando do Grande Trígono lhe dá um tom de sobriedade, mas ao mesmo tempo cria a possibilidade de conseguirmos fazer algo de efetivo com tal energia, em vez de usufruirmos apenas de seu efeito benéfico passageiro: uma generalizada sensação de bem estar e boas perspectivas. Nossa vitalidade parece mais palpável hoje, sentimo-nos mais confiantes e abertos a experimentações que preferiríamos ignorar em outras situações. E se estamos abertos, o universo tende a conspirar para que encontremos justamente as pessoas certas que nos ajudem a ventilar ainda mais nossa mente, sem nos sentirmos ameaçados  com isso. Por outro lado, uma rotina excessivamente engessada pode causar perturbações e irritação, portanto, se possível o ideal é nos permitir – e aos outros de nosso convívio – agir com mais liberdade e flexibilidade. Boas surpresas podem estar nos aguardando bem ali naquela esquina que nunca ousamos virar até hoje…

earthporm
Earthporm – reprodução

Mercúrio retorna ao movimento direto na QUINTA-FEIRA! O sinal vai ficar verde, mas ainda precisaremos de um tempinho para ganhar velocidade… Até o dia 28 ainda corremos algum risco de meter os pés pelas mãos na comunicação e negociações em geral.  O dia hoje requer cautela especial, porque além de Mercúrio estar estacionário – o que lhe dá grande potencia e ênfase – a Lua está amalgamada a Urano em Áries, os dois combatendo Plutão em Capricórnio. Como ajuda, a Lua busca o apoio de Júpiter em Leão através de um trígono e de Sol e Marte em Gêmeos, através de sextis. Marte faz quadratura a Quíron e Netuno estaciona em Peixes. A Lua fica fora de curso às 20h43min, depois do sextil a Marte. Sinal vermelho ainda aceso, todo cuidado é pouco hoje para conseguirmos evitar confusões e disputas que podem ter como resultado perdas reais ou egos arranhados. Aliás, ego é o que precisa estar sob vigilância máxima, porque a tendência é nos sentirmos afrontados por qualquer besteira, o que nos leva a comprar brigas desnecessárias e lutar contra inimigos que talvez só existam na nossa cabeça. Nosso senso de potência está enfraquecido e talvez demoremos a perceber que isso é algo puramente interno, e, sentindo-nos defensivos de forma exagerada, desproporcionalmente, talvez até mordamos a mão que tenta nos ajudar. É essencial ter uma noção clara de quem se é e do que ser quer, porque como diz Lao-Tsé, “quando você está satisfeito por ser simplesmente você mesmo e não se compara ou compete, todo mundo te respeitará”, do contrário você tende a ver inimigos e competidores em todo lugar. Humildade e paciência são nossas melhores armas hoje.

margrite3
Magritte – Reprodução

SEXTA-FEIRA, Dia dos namorados (Uh-lá-lá!) e a Lua abre o dia ainda fora de curso em Áries. Ingressa em Touro às 11h16min e já se irrita de forma inconstante com Saturno em Sagitário. Também briga com sua senhorio, Vênus, que está em Leão. Sol e Marte fazem quadratura a Quíron, que também recebe sesqui-quadratura de Vênus. Netuno entra em retrogradação às 06h07min. A Lua se torna Balsâmica. Os apaixonados que me desculpem, mas as influencias não estão muito auspiciosas para celebrações a dois… Sentimo-nos estranhos, inseguros, com nossas limitações mais dolorosas – aquelas que não conseguimos vencer – sendo repetidas, sem misericórdia, dentro de nós mesmos, reverberando para as coisas que tocamos lá fora, sendo magnificadas e devolvidas para nós de forma quase estridente. Espinhosos e melindrosos, ficamos suscetíveis a nos magoar com as menores coisas e talvez revidemos na mesma moeda e se agimos pelo etos do “olho por olho…” já sabemos onde isso vai dar: mágoas generalizadas e talvez difíceis de perdoar depois.

cosmpolitan
Cosmopolitan – Reprodução

Se formos honestos o bastante para admitir que nossa vulnerabilidade não tem nada a ver nem é culpa do outro, já teremos um distanciamento suficiente para separar uma mágoa real de uma ofensa imaginada. Outra dificuldade que pode surgir é ciúmes e possessividade, e mesmo uma possibilidade de triângulos nos relacionamentos, o que podem azedar a noite que era para ser só romantismo. De novo, tudo nascido da insegurança. É melhor dar uma boa olhada no espelho e tentar ver a beleza própria para além da maquiagem, das jóias ou da gravata de seda antes de sair de casa… A Lua Taurina pode ajudar no amor próprio, assim como pode ajudar a esbanjar sensualidade sob os lençóis, caso consigamos driblar as inseguranças mencionadas acima. Para os solteiros, há tendência de se sentirem ainda mais isolados e solitários, até mesmo um pouco invejosos da “pretensa” felicidade dos casais. De novo, é essencial ter amor próprio e lembrar-se das vantagens da solteirice, porque a melhor coisa é curtir com alegria a condição em que nos encontramos. O sextil Lua-Netuno na madrugada de sábado pode ajudar a por as coisas no eixo ao reavivar o romantismo e a sensibilidade.

horta
Reprodução

O fim de semana chega com a Lua Balsâmica Taurina fazendo trígono a Plutão em Capricórnio no SÁBADO. A Lua se afina com Netuno e depois com Quíron em Peixes, fazendo antes quadratura a Júpiter em Leão. Fica vazia às 19h07min, depois deste contato. Sábado mais auspiciosa em que se pode tentar remendar e consertar muitos dos rasgos e equívocos que porventura tenham ocorrido no dia anterior. Estamos menos suscetíveis e mais resilientes, casca dura, mais habilitados a absorver alguns golpes e administrar revezes com mais desenvoltura, mais ou menos no estilo “o que não me mata me fortalece”. O dia fica favorável para atividades caseiras e práticas e para se concentrar em algo que exija estamina e vigor, como por exemplo mexer no jardim ou na horta. Os excessos à mesa estão favorecidos, portanto, melhor ter isso em mente antes de repetir a sobremesa…

huamao
Huamao – reprodução

O DOMINGO começa preguiçoso e moroso, com a Lua vazia em Touro a manhã inteira, fazendo apenas sesqui-quadratura a Plutão. Ingressa em Gêmeos às 13h50min, já criando atritos com Saturno ainda em Sagitário. Ao longo da tarde Lua faz conjunção a Mercúrio e fica próxima do sextil a Vênus e da quadratura a Netuno. Saturno ingressa em Escorpião às 20h35min para Brasília e à 00h35min (já na segunda) para Lisboa. É bom aproveitar o descanso e a preguiça do período da manhã, porque a tarde promete ser mais movimentada, mas também mais sujeita à típica depressão de domingo… Estamos enfadados e entediados e tendemos a nos sentir solitários e isolados, sem ninguém com quem trocar idéias e mesmo se encontramos interlocutores, podemos nos sentir rejeitados ou criticados. Ocorre que não é mesmo hora de sair para o mundo, é momento de introspecção e reflexão. O ciclo se fecha com um tom bem Saturnino e o recado é claro: quais as lições aprendidas neste período? Que erros não queremos repetir? Não precisamos nos sentir esmagados sob o peso da solidão – podemos, ao contrário, aproveitar a solitude para nos aquietar e nos refazer – e se não obedecemos a este chamado da alma, corremos o risco de dar com a porta na cara sucessivas vezes, porque ninguém está a fim de ouvir nossa tagarelice, uma vez que cada um já tem diálogos e vozes suficientes para desemaranhar na própria mente. Por que temos que sair freneticamente atrás de estímulo quando podemos ser a companhia mais estimulante e interessante para nós mesmos?

Linda semana para você! Que seja serena e abençoada e que seus caminhos se abram!

agenceafrika communication
Agence Afrika Communications – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

5 thoughts on “A Semana Astrológica: caminhos abertos… Ou quase!

  • 8 de junho de 2015 em 09:50
    Permalink

    Seu blog é maravilhoso! Muito obrigada!

    Resposta
  • 8 de junho de 2015 em 13:39
    Permalink

    Espero mesmo que saturno me dê a oportunidade de resolver uma questão afetiva do passado não resolvida. Estou ansiosa!!

    Resposta
  • 13 de abril de 2017 em 18:51
    Permalink

    Muito grato pelas suas previsões, adoro.

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!