A Semana Astrológica: oportunidades à vista!

pinterest
Do Pinterest – Desconheço o autor – Reprodição

Semana de 22 a 28 de junho

Semana de Lua Crescente começando, favorável a parcerias diversas, já que o Primeiro Quarto se dá no signo de Libra, em relação ao Sol em Câncer, ou seja, energia Cardinal que exige ação, direção, dinamismo e resolução! A semana tem pois esse tom dinâmico, resolutivo com anseios por inovação e expansão! Caminhando e cantando seguimos em frente!

O Sol entrou em Câncer ontem, marcando o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul e de Verão no Hemisfério Norte. A partir daqui o Sol, que atingiu sua máxima declinação ao Norte, começa a voltar em direção ao Sul, até atingir o Equador no Equinócio da Primavera/Outono, no dia 23 de setembro. É um bom momento para uma parada que favoreça olhar as intenções lançadas no Ano Novo Astrológico e fazer eventuais ajustes de direção ou estratégia na conquista dos nossos objetivos. Com o Sol ingressando em Câncer nossa identidade se forma e se cristaliza a partir das relações e do senso de família, até que em certo ponto, precisa haver uma separação para termos clareza de que somos indivíduos separados e independentes da nossa família de origem. Câncer também demanda que honremos nossos sentimentos e sensibilidade, que honremos o passado, sem perder o futuro de vista; que reverenciemos nossas raízes e nosso clã, mas que isso não nos impeça de buscar autonomia, de ser um individuo em nosso próprio direito. Esses temas ficam mais salientados nas próximas semanas com a ingressão adicional de Marte em Câncer, na quarta-feira, onde fica até o dia 08 de agosto. Marte neste posicionamento é grande protetor da família e de todos os entes queridos. Poder ter dificuldade de se afirmar e se defender em beneficio próprio, sendo mais fácil ser acionado em defesa dos outros. Pode ter problemas em lidar e expressar raiva e costuma “engarrafá-la”, o que talvez o torne uma bomba-relógio, caso essa agressividade não seja bem canalizada. Em Câncer Marte se afirma a partir dos sentimentos, precisa estar emocionalmente envolvido para se engajar numa boa luta e para perseguir seus objetivos. Antes, porém, de entrar em Câncer, Marte ainda tem uma contenda a resolver com Saturno em Escorpião.

Johfra-Bosschart-Cancer3x4.1
Johfra Bosschart – Câncer – reprodução

Mercúrio nesta semana faz quadratura a Netuno pela terceira vez. Carecemos de vigiar nossos pensamentos e percepções porque ainda há muitos véus ilusórios sobre o que vemos, ouvimos e dizemos – como lidamos com tais miragens? Confusões à vista! Muito cuidado nas análises e avaliações em geral porque nossa criticidade pode estar um pouco embotada, então é melhor duvidar do que ouvimos e vemos, até que aquilo se prove real e verdadeiro. Cuidado especialmente com noticiais sensacionalistas e escandalosas… Melhor checar antes de replicar e causar danos a nós mesmos ou a terceiros. Sejamos responsáveis por aquilo que propagamos – e o que nós propagamos, falácias que destroem a paz ou bondade e beleza que melhoram o mundo?

flickriver com
Flickriver.com – Reprodução

Júpiter está em trígono perfeito a Urano em Áries já na segunda, 22, trazendo ao ápice nossa necessidade por uma expressão mais original e inventiva, por nos expandir de forma inusitada. Oportunidades repentinas podem surgir do nada, como verdadeiros rasgos de sorte, que nos beneficiam até mesmo em coisas que dávamos por perdidas ou em situações que nem mesmo tínhamos cogitado. Idéias novas e fortuitas também pipocam como flashes de luz e temos mesmo que anotá-las na hora ou perdemos o insight, tal a rapidez com que as coisas se dão. Entretanto, mais do que “boa sorte”, este trânsito vem estimular nossa percepção para coisas maiores, para abrir nossa cabeça e deixar para trás antigos preconceitos ou idéias preconcebidas, tornar-nos aptos a experimentações e a supor: “por que não?”. Parafraseando o ditado antigo, Júpiter e Urano diriam que em tempos de cegueira religiosa, quem ousa pensar por si mesmo é rei de sua própria fé. Este aspecto vem nos convidar e estimular a superar crenças obsoletas e empedernidas, sejam elas religiosas ou crenças de vida de um modo geral. Às vezes nos guiamos por paradigmas e convicções que já nem fazem mais sentido, sem questioná-los, repetindo-os infinitamente sem parar para pensar que podem impedir nossa expansão e até mesmo a realização de sonhos e a dádiva de viver uma vida mais próspera e mais cheia de significado. Por quê? Por que temos medo de pensar por nós mesmos? Por que receamos tanto mudar de ângulo? Não vai nos matar nem nos ferir, mas talvez as mantenhamos porque é confortável e é assustador e desagregador abrir mão de crenças que às vezes dão base a certos comportamentos que adotamos para sentir que pertencemos e somos aceitos… Mas comportamentos também podem ser modificados! Nossos preconceitos podem muito bem limitar nossa alegria e senso de realização na vida, porque uma grande reserva de energia é demandada para defendê-los, energia que poderia ser melhor utilizada em outras áreas de vida. Pensemos nisso…

Marcel Caram - rosas prometidas
Marcel Caram – Rosas Prometidas – Reprodução

Quem também se afina lindamente com Urano nesta semana é Vênus em Leão, embora o aspecto só fique exato na madrugada da segunda, 29. Com Vênus também envolvida com Urano somos instados a reformular nossos valores e nossas posturas nos relacionamentos, além de nossas crenças. Tudo isso de forma harmoniosa, sem grandes estresses: a oportunidade de mudar pelo amor, ao invés de pela dor; a oportunidade de se permitir experimentar, nem que seja “só para ver como é que é”. Como já disse acima, não vai matar nem arrancar pedaço se ousarmos cogitar o antes incogitável. Apenas nos perguntemos: “E se…?” E se do outro jeito for mesmo melhor? E seu eu estiver errado? E se houver outras possibilidades tão válidas e legítimas quanto estas em que acredito? De novo, vale a pena pensar a respeito.

O Sol faz quadratura ao eixo nodal, tornando-se foco de uma Cruz T. Precisamos ajustar nossos propósitos e nosso jeito de ser e de viver com nosso “destino”, que aparentemente se encontram em dissonância. Mas será que há mesmo dissonância? Poucos são aqueles que têm a dádiva da clareza de seus caminhos cedo na vida e não necessariamente eles são mais felizes que outros. Somos nossas escolhas e ao longo do caminho vamos fazendo ajustes que se fizerem necessários, porque muitas vezes os conflitos é que tornam tudo mais interessante e que nos fazem ser quem somos. É hora de ajustes e de achar o caminho do meio entre intuição, razão e sentimentos! A convergência vem pelo coração!

A Lua segue bem vagarosa nesta semana na fase pré-Crescente pelo signo de Virgem. Oficializa o Primeiro Quarto em Libra e fecha a semana na fase Corcunda no fim de Escorpião. Conversa harmoniosa, amuada ou belicosa com todos os demais corpos celestes!

Abigail Sian - heavy thoughts
Abigail Sian – Heavy Thoughts Reprodução

Júpiter está em trígono pleno a Urano na SEGUNDA-FEIRA. A Lua está em Virgem em oposição a Netuno em Peixes, os dois em quadratura a Mercúrio em Gêmeos, formando uma Cruz T Mutável. A Lua ainda se afina a Plutão em Capricórnio por trígono. Marte faz quincunce a Saturno e Vênus se separa de quincunce a Plutão. “Para mudar seu humor ou estado mental… Mude sua vibração”, diz O Caibalion. Hoje precisamos lembrar disso mais que nunca. O humor e as emoções oscilam de forma vertiginosa, levando junto a mente e os estados mentais tornam-se caóticos e erráticos. Estamos rasgados ao meio, impacientes e ansiosos por algum senso de ordem, mas ordenar coisas, sentimentos e a própria vida no momento parece tarefa por demais hercúlea, para além de nossas capacidades. E é segunda-feira, dia em que somos exigidos a funcionar no máximo de nossas faculdades e inteligência, mostrando eficácia e eficiência. “Para mudar seu humor ou estado mental, mude sua vibração”. Esse axioma vale ouro e hoje tal mudança vibracional nos é facilitada por Júpiter-Urano, que nos convidam a nos afinar com planos mais elevados de pensamentos, visando criar realidades mais condizentes com nossa alma e espírito perfeitos, criados à semelhança da Perfeição Divina. Podemos buscar, em meio a esse caos mental-emocional, a Verdade Interior Maior, que nos sirva de Norte e eixo e nos catapulte a estados mais sutis de percepção, onde podemos transformar nossa realidade pela força da Vontade, da imaginação e do alinhamento com energias superiores. Se fizermos um esforço, temos a chance de avançar em assuntos que estavam estagnados e aparentemente bloqueados, ao mudar nossa visão a respeito de tais assuntos, re-significando-os e olhando-os como condutores de oportunidades, ao invés de problemas. “Toda a sorte tem, quem acredita nela”, diz também a canção. A mesma situação que é problema para uns pode ser solução para outros. Com que lentes estamos enxergando nossas vidas? Estamos nos tornando as grande vítimas de nós mesmos e de nossas torturas mentais que nos dizem “não posso”, “não dou conta”, “não é para mim”? Como mudamos nossa vibração? Pelo esforço da Vontade, diz também O Caibalion. Deliberadamente fixando a atenção num estado mental mais desejável. Fixar a atenção? Acho que Marte em Gêmeos em contato com Saturno em Escorpião podem também nos ajudar nisso, se conseguimos superar a incerteza e insegurança que porventura nos acometam vez por outra. “Vontade dirige a Atenção e Atenção muda a Vibração. Cultive a Arte da Atenção”. Estejamos atentos no aqui e agora e deliberadamente afinemo-nos com as altas esferas. Foco. Atenção. Vontade. Oportunidades. Boa Sorte. Estão aí, à disposição de todos. Quem as usará? Quem ousará elevar-se acima da realidade fria aparente?

etsyyy
Do Etsy – Desconheço o autor – Reprodução

Marte percorre o último grau de Gêmeos e faz quincunce a Saturno na TERÇA-FEIRA. A Lua Virginiana faz quincunce a Urano em Áries e depois oposição a Quíron em Peixes, ficando muito próxima da quadratura a Marte em Gêmeos no fim da noite. Mercúrio está em quadratura perfeita a Netuno em Peixes. Notícias fraudulentas e sensacionalistas podem permear o dia, seja nos meios de comunicação em larga escala, seja nas nossas relações mais próximas. Antes de juntar-se aos coros acusatórios e difamatórios é bom se perguntar: a quem interessa tais especulações e escândalos? O dia demanda cuidados especiais na comunicação em geral, escrita e falada; exige também cuidado na assinatura de papéis e documentos porque pormenores importantes podem passar despercebidos e serem vistos somente quando já for tarde demais. Interiormente sentimo-nos esquisitos e inadequados, encurralados por nossos próprios preconceitos e limitações, ou cegos para o preconceito a que submetemos os outros. Sempre bom lembrar que às vezes, quando desmerecemos os outros, estamos tentando desviar a atenção de nossas próprias falhas e inseguranças… Algo também chamado de covardia. Da grossa. Melhor ser honesto e reconhecer que hoje nos sentimos meio confusos e capengas em nossas capacidades. Mas isso também não é o fim do mundo – e nem dura para sempre! – e pode até nos ajudar a aprofundar o auto-entendimento e o senso de auto-aceitação, o que em última instancia pode ter efeito balsâmico-curativo.

Vadim Stein fivehundred
Vadim Stein no fivehundred.com – Reprodução

Nas primeiras horas da QUARTA-FEIRA a Lua faz sextil a Saturno em Escorpião e quadratura a Marte, ainda em Gêmeos. A Lua ingressa em Libra às 02h40min e logo faz quadratura ao Sol Canceriano, formalizando o Primeiro Quarto, popularmente chamado de Quarto Crescente. O Crescente já traz uma energia de ação e execução e isso fica mais salientado por ocorrer em signos cardinais. Marte ingressa em Câncer às 10h32min. No fim da noite a Lua fica muito próxima do trígono a Mercúrio. Dia de decisões e resoluções. Ajustes são requeridos para dar continuidade à execução dos nossos planos e intenções. Necessidade de equilibrar o tempo que dedicamos à nossa ação no mundo e o que aplicamos a questões mais íntimas e pessoais. Um certo distanciamento se faz necessário para termos clareza de onde cedemos e de onde insistimos em ter as coisas do nosso próprio jeito. O dia fica dinâmico, mas sujeito a algum conflito, que demandará nossas melhores habilidades diplomáticas e conciliatórias. Não vale a pena bater de frente, melhor negociar! Com Marte entrando em Câncer nossa ação executiva volta-se também para assuntos domésticos e talvez sejamos requeridos a cuidar melhor e proteger nossa casa e lar, até de forma literal.

static wix com
Static.wix.com – Reprodução

Na QUINTA-FEIRA a Lua, ainda em Libra, plenifica o trígono a Mercúrio, enquanto briga com Plutão e com Urano. Como ajuda ela busca a alegria e a generosidade de Vênus e Júpiter em Leão. Fica fora de curso às 20h23min depois do contato com Júpiter. À noite ainda se irrita com Quíron. Mais um dia em que nossas habilidades diplomáticas e de negociação se fazem muito necessárias. Conflitos parecem estourar à nossa volta e nos vemos  cindidos, sem saber que partido tomar. Ficar em cima do muro é diferente de buscar equilíbrio. Ficar em cima do muro é a postura de quem não reconhece a necessidade do equilíbrio, a manifestação negativa de quem não quer se engajar nem se comprometer; também não significa justiça, pelo contrário, favorece que o conflito se perpetue por falta de posturas firmes e justas. Impossível agradar a todos e quem tenta fica louco ou completamente esvaziado de si mesmo. Portanto, é preciso suportar o desconforto de desagradar a uns e outros em virtude de buscar o que é melhor, mais equilibrado, ético e mais honesto. Conseguimos sustentar nossa ética diante do opressor que nos intimida?

Rafal Olbinski - Tutt'Art@ (86)
Rafael Olbinski – Reprodução

A SEXTA-FEIRA começa com a Lua vazia em Libra. Ingressa em Escorpião somente às 14h56min, já afinando-se com Marte em Câncer e Netuno em Peixes, formando um Grande Trígono Aquático bastante amplo. Vênus entra em orbe de quincunce a Quíron em Peixes.  O dia começa meio lento e isso propicia que nos debrucemos sobre os restolhos dos conflitos vivenciados nos dias anteriores. Podemos analisar as coisas com a cabeça mais fria e com menos envolvimento emocional. Hora de limpar a bagunça e buscar nosso veio mais civilizado para nos ajudar a costurar acordos e consertar possíveis estragos. À tarde tornamo-nos mais perspicazes e conseguimos discernir motivações antes obscuras por trás do verniz dos outros e até do nosso próprio. É hora de fechar a semana e as questões inacabadas com precisão cirúrgica, com autonomia, assertividade, sem sutilezas ou “mentiras brancas” desnecessárias. Os contatos são mais enfáticos e intensos e concentramo-nos no cerne das questões, nosso olhar está mais perspicaz, o que ajuda muito nos assuntos que exigem concentração e foco.

GZLO
GZLO – Reprodução

O fim de semana chega com uma forte carga sentimental, propiciada pelo Grande Trígono em Água envolvendo a Lua em Escorpião, o Sol em Câncer e Netuno em Peixes no SÁBADO. A Lua ainda cutuca Mercúrio de forma irritante, enquanto se faz mais intensa pelo contato com Plutão. Emotividade e sentimentos densos à flor da pele, sensibilidade extremada, precisamos nos cuidar e proteger nossas fronteiras para não sermos invadidos pelo lixo alheio. Por outro lado, é uma ótima influencia para nos aproximar mais das outras pessoas e oferecer compaixão e empatia. Dia propício a estreitar o contato com nossos próprios sentimentos e para se doar tempo, atenção e carinho a quem precisa. A mente pode duvidar do que o coração sente e querer ditar regras outras, mas cabe à alma decidir o que faz mais sentido para nós e o que faz sentido hoje é buscar profundidade, mais do que leveza.

dali salv
Salvador Dali – Reprodução

No DOMINGO Mercúrio sai da zona sombria de retrogradação, mas está em quincunce a Plutão em Capricórnio. A Lua Escorpiana faz quadratura a Vênus e Júpiter em Leão, que estão em sintonia fina com Urano em Áries, que também recebe quincunce da Lua. A Lua torna-se Corcunda e fecha a semana em conjunção a Saturno. A comunicação hoje pode ficar um tanto obtusa e mordaz. Nosso humor é sarcástico e ninguém é poupado – perdemos o amigo mas não perdemos a piada. Talvez tanta mordacidade e sarcasmo esconda um cinismo de quem duvida da vida e de si mesmo, da própria capacidade de amar e de se deixar amar. A mente pode sempre pregar muitas peças e nessas horas o coração se faz melhor conselheiro. Se ousarmos confiar que não precisamos ser perfeitos ou puros para sermos merecedores de amor e carinho, se ousarmos nos abrir minimamente para a vida, se ousarmos abrir nossa cabeça e coração, podemos transformar o dia – e até a vida – que fica propício a trocas verdadeiras e calorosas. Ainda precisamos ter cuidado com tendências manipulativas nossas ou de outros, que podem azedar um pouco as interações. Então é bom se perguntar, se não confiamos realmente, por que manter os laços? Por outro lado, também vale a pena questionar se não somos nós que estamos sendo paranóicos e vendo conspiração e maldade onde talvez só exista um descuido inofensivo e acidental. A Lua está grávida: de promessas auspiciosas ou nefastas? Não deixemos que a amargura nos faça perder a fé na vida e no ser humano!

Linda e serena semana para você! Que seja dinâmica e produtiva e que todas as portas se abram para novas oportunidades!

saturno se divertindo
Photobox – reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “A Semana Astrológica: oportunidades à vista!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!