A Semana Astrológica: frutificar maturidade e honestidade

joewebbartSemana de 29 de junho a 05 de julho

Semana de expansão e frutificação, cujo ápice é a Lua Cheia ocorrendo na quarta-feira, dia 1° de julho. Mas, além da Lua Cheia, essa semana traz muitos aspectos positivos que simbolizam grande dinamismo e muitas atividades, além de otimismo e confiança. Uma semana mais fluida e aberta, em que oportunidades continuam a ser criadas ou mesmo a surgir de forma inesperada, exigindo ação imediata e atitudes certeiras para conquistarmos aquilo que desejamos.

O Sol Canceriano vai gradativamente se aproximando da oposição a Plutão em Capricórnio, aspecto que ficará pleno somente na próxima segunda, dia 06, mas que já se faz sentir por boa parte desta semana… Antes disso ele se alinha por trígono a Netuno em Peixes sinalizando uma semana em que ficamos mais sensíveis e afinados com o sofrimento alheio, talvez até alterando nossos próprios propósitos para incluir objetivos de maior compaixão e altruísmo.

http://s2.glbimg.com/1Rs5CXcCZArrSWISejcgZGqSigM=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2015/06/22/venus_jupiter_animation.gif

Não deixe de olhar para o céu estes dias, quando Vênus e Júpiter estão em conjunção exata nos céus – Animação do site Revista Galileu – Reprodução

Mercúrio está super industrioso por estes dias: faz sextil a Urano em Áries e a Júpiter e Vênus em Leão, indicando uma semana em que a mente funciona de forma otimista e sábia, quando podemos recorrer a novos recursos e formas originais de resolver as questões que se apresentarem diante de nós… Mesmo assim, é preciso aceitar que tem coisas que são irremediáveis, sem solução possível – esse insight é propiciado pela quadratura Mercúrio-Quíron: não, a mente não domina tudo, ou melhor dizendo, talvez nós é que não somos capazes nem estamos prontos para acessar todo o seu potencial.

kanchan
Kanchan Art Collage – Reprodução

Vênus também está toda faceira, em conjunção plena a Júpiter e em trígono a Urano, almejando liberdade, transformação dos valores e do nosso senso estético, desobstruindo-se de laços que não fazem mais sentido… Esses aspectos que Vênus faz a Júpiter e Urano colorem a semana de entusiasmo expansivo, propiciando oportunidades de ampliação de negócios e parcerias, além favorecer a originalidade e a inovação, especialmente no campo das artes, da estética e das parcerias, sejam elas afetivas ou de negócios. Isso tudo ganha mais peso porque Vênus troca idéias com estes dois planetas por três vezes, em ocasiões diversas, em cada uma delas, numa versão diferente de si mesma. Primeiro estes contatos acontecem nesta semana, na fase em Vênus aparece como Héspero, a estrela Vespertina, quando ela é associada à beleza e ao amor, à conciliação e à diplomacia. Depois disso Vênus entra em movimento retrógrado (25 de julho) e desce ao mundo inferior, reencontrando os mesmo planetas já aspectados, agora com um humor mais sombrio e mordaz. E finalmente repete os mesmos aspectos quando se tornar direta novamente, agora como Phosphorus, a Estrela da Manhã, a Deusa da Guerra, belicosa e sanguinária, cuja aparição nos céus sinalizava momentos de guerra para os povos antigos, além de possíveis deposições de líderes e governantes. Como se vê, são os mesmos aspectos, mas os efeitos e influências são diversos em cada ocasião. Vênus faz trígono a urano em 29 de junho, em 20 de agosto quando tanto ela quanto Urano estarão retrógrados e em 23 de setembro com Vênus novamente direta. Já com Júpiter a conjunção acontece nos dias 1° de julho, 03 de agosto e finalmente em 25 de outubro, com os dois já em Virgem, visível antes do amanhecer.

sol-i-5 tribe sandthings
Tribesandthings.com – Reprodução

Marte em Câncer está muito na dele por estes dias, fechado dentro de casa, apenas se aproximando do trígono a Netuno em Peixes. Dificuldade de lidar com a raiva e conflitos familiares podem começar a cozinhar em fogo lento, o caldeirão todo propenso a explodir depois do dia 15 de julho, quando Marte estará às voltas com Urano-Plutão.

Júpiter em Leão segue ainda em orbe de trígono a Urano por alguns dias, sugerindo que a energia da inovação e expansão de forma inventiva continua em alta, enquanto se aproxima da quadratura a Saturno em Escorpião, aspecto que ficará exato no início de agosto.

A Lua viaja na fase CORCUNDA por Escorpião e Sagitário, sendo CHEIA em Capricórnio na quarta-feira. Percorre ainda o signo de Aquário e fecha a semana em Peixes, já na fase DISSEMINADORA. Ela faz contato com todos os demais corpos celestes.

playbuzz11
Do Playbuzz.com – Reprodução

A semana se abre com um dia de ânimos admiráveis, algo peculiar para uma SEGUNDA-FEIRA, que normalmente tende a ser desanimada e modorrenta. Vênus em Leão está em conjunção a Júpiter e hoje em trígono perfeito a Urano em Áries, um trígono que se dá por três vezes devido ao ciclo de retrogradação de Vênus. A Lua ingressou em Sagitário à 00h21min e ao longo do dia se indispõe com Marte e o Sol em Câncer através de quincunces, quadrando Netuno no fim do dia e armando uma ampla Cruz T mutável. Dia de otimismo disposição, idéias mirabolantes que anseiam por serem manifestadas no plano real… Entretanto, há discrepâncias que atrapalham essa animação toda: gostaríamos de estar completamente livres e sem amarra nenhuma para correr mundo em busca dessa visão de um futuro promissor, mas percebemo-nos atados a compromissos firmados no passado, o que talvez gere alguma frustração. Isso tem a ver com o velho dilema entre ficar no que é seguro e conhecido, honrar nossas origens e permanecer onde estamos – seja isso algo concreto ou metafórico – versus o desejo de expandir nossas fronteiras, de pular os muros que limitam nosso contato com o desconhecido, o forasteiro, o exótico… Talvez nos demos conta, com alguma surpresa, que nossos valores já não são os mesmos e embora isso possa ser visto como algo positivo, não deixa de causar algum desconforto porque resta a pergunta: serei aceito pelos meus pares caso ouse expressar esses novos valores limpidamente? Serei excluído? Sentir-me-ei órfão e se raízes se ousar ir muito longe de casa? Parte do conflito criado é porque o ser humano tem o hábito de pensar em termos de “sempre” ou “nunca”, percebendo as coisas como se tivessem que ser definitivas quando sabemos que nada é realmente definitivo ou inalterável, tudo está em constante mutação e é uma ilusão almejar o estado de permanência… Podemos ir e podemos vir, e, embora não sejamos mais aquela mesma pessoa que um dia foi embora e o lugar e as pessoas que deixamos para trás já tenham também se modificado, a pessoa transformada que nós somos hoje pode perfeitamente se readaptar e apreciar as coisas e as pessoas transmudadas que reencontramos. Assim, a partir do conflito aparente descerramos mais um véu de percepção, adensando o conhecimento de nós mesmos, do mundo e da realidade em que estamos inseridos. O dia está, pois, propício a essas descobertas formidáveis a respeito de nós mesmos e do mundo que nos cerca e mais do que temer tais descobertas, faríamos melhor se as abraçássemos e lhes déssemos as boas vindas, pois estão aí para nos impulsionar o crescimento e a evolução! Então, teremos coragem de dar este salto de fé?

Tanja Jeremic
Tanja Jeremic – Reprodução

Na TERÇA-FEIRA a Lua está em oposição a Mercúrio e em quadratura a Quíron em Peixes, porém, para compensar, forma um formidável Grande Trígono de Fogo, ao fazer trígonos a Urano em Áries e a Vênus e seu regente, Júpiter, ambos em Leão. Júpiter está em quincunce exato a Quíron. Dia meio bipolar, em que oscilamos de forma vertiginosa entre extremos emocionais e mentais: ora estamos eufóricos e invencíveis e pouco depois caímos em vales de dúvidas e inseguranças. Todos querem falar e emitir uma opinião, mas ninguém quer ouvir o outro – aliás, atualmente vivemos num mundo em que todo mundo tem opinião sobre tudo e acha que o mundo não pode prescindir de suas pérolas de sabedoria – o que pode descambar num vozerio insano em que falamos para nós mesmos, embevecidos que estamos com nossa própria inteligência e loquacidade, sem perceber que talvez soemos ridículos, pomposos e catequéticos em demasia… Toda essa megalomania é muito desrespeitosa com os outros e mascara a falta de uma fé genuína. Quanto mais enfáticos, mais medo temos de admitir nossas dúvidas e talvez sejamos incapazes de administrar o vazio se nossas certezas forem derrubadas. De qualquer forma, se conseguirmos silenciar o vozerio caótico e esquizofrênico, podemos nos sintonizar com outras energias mais elevadas e perceber outras saídas para os dilemas nascidos da cisão entre razão e intuição. A intuição, diz aquela frase, “é quando o coração dá um pulinho no futuro e volta para nos contar”. A razão precisa de provas cabais, de estatísticas, de explicações e porquês… Já com a intuição, a gente simplesmente sabe, sem razões lógicas. Qual delas você escolhe?

fallingleavesandchangingtrees tumblr
Do Tumblr – Reprodução

A Lua abre o dia vazia em Sagitário na QUARTA-FEIRA. Ingressa em Capricórnio às 06h10min e é cheia às 23h19min (04h19min do dia 02/07 no horário de Lisboa). A Lua cheia ocorre no eixo Câncer-Capricórnio, com Sol em trígono a Netuno, que recebe ainda o sextil da própria Lua. Vênus está em conjunção plena a Júpiter em Leão e em quincunce a Quíron em Peixes. Uma Lua Cheia que clama por sobriedade e responsabilidade, em oposição a possíveis dependências e complexos materno-infantis arraigados, que impedem nossa auto-suficiência e maturidade; ocorrendo em  ainda em conjunção a Plutão, sugere revelações importantes e verdades desconfortáveis que teremos que administrar; revelações que impelem a trocas mais honestas e limpas substituindo as habituais barganhas baseadas em manipulação e controle. Mais uma oportunidade de transformar nossas dinâmicas emocionais e afetivas. A conjunção Vênus-Júpiter adiciona alegria e fervor e uma indicação de que a colheita é farta, generosa, mas que precisamos gerenciar com sabedoria para nãos desperdiçarmos seus frutos. Essa conjunção, em termos práticos, favorece assuntos jurídicos, compras e expansão nos negócios.

675b1b2829402e9b7597dcc76e9edc89
Reprodução

Mercúrio em Gêmeos está em sextil exato a Urano em Áries na QUINTA-FEIRA, indicando um dia para prestar atenção a novas idéias que surgirem na nossa cabeça ou mesmo a conexões desencadeadas por assuntos aparentemente desconexos. Inovação, reforma e muitas novidades estão favorecidas, especialmente na área da comunicação, educação e fomento de idéias. Entretanto, a Lua Cheia, ainda em Capricórnio faz conjunção exata a Plutão e quadratura a Urano e ao fazer sextil a Quíron em Peixes e quincunces a Vênus-Júpiter, torna estes dois planetas foco de um Yod-Dedo de Deus. A área de relacionamentos e parcerias fica sujeita a desequilíbrios diversos e a desacordos que nascem de forma abrupta, imprevista, causando atritos vários que podem virar grandes problemas se não houver jogo de cintura e maturidade para lidarmos com eles. Precisamos ser práticos e precisos, mas nem por isso temos que ser duros e estéreis – porque abrir mão da beleza e da alegria? Isso não nos fará mais eficazes, apenas mais chatos e solitários.

olhares.com jr pimenta
Do site Olhares.com – Reprodução

Na SEXTA-FEIRA a Lua se afina com Saturno em Escorpião, ficando ainda mais sóbria e séria. Ingressa em Aquário às 09h20min e de lá se desentende com Marte em Câncer, único contato que ela faz em muitas horas. Mercúrio faz quadratura a Quíron em Peixes, mas se harmoniza com Júpiter em Leão. Dia que começa de forma contida e séria, estamos focados nas obrigações e responsabilidades. Talvez haja um senso de isolamento, ou melhor solitude, mas longe de nos ressentirmos com isso, pelo contrário, é uma solidão bem vinda e que nos ajuda a recuperar o equilíbrio interior. A comunicação está incongruente porque ao mesmo tempo em que temos pensamentos generosos e magnânimos em relação à vida e às pessoas em geral, há momentos em que somos acometidos de arroubos niilistas, quando nada parece fazer muito sentido e devido a esse pessimismo e ceticismo, talvez nos tornemos azedos e ferinos, ou, na melhor das hipóteses, dissociados de nós mesmos, numa tentativa de não sentir, racionalizando o vazio dentro de nós e atribuindo-o a mero cansaço – talvez seja mesmo, mas por via das duvidas, é melhor manter em cheque nossos sentimentos e emoções, para não despejarmos sobre outros nossos lixo venenoso não processado.

imgfave com 11
do site Imgfave.com – Reprodução

O clima do SÁBADO começa parecido, com a Lua Aquariana em dissonância com o Sol Canceriano – essa coisa de família tem horas que é um peso, pensamos nós… Por que não podemos escolher, nós mesmos, nossas famílias, por afinidade e não por laços sanguíneos? Sim, continuamos meio frios e dissociados de nós mesmos e de nossos sentimentos… Fuga? Talvez. Mas precisamos, pelo menos, ter coragem de olhar o que pode ser tão doloroso a ponto de nos fazer bater em retirada e nos encastelar na mente dessa maneira. Em termos práticos o dia fica favorável para atividades leves e sociáveis, sem assuntos densos ou melindrosos ou o resultado será constrangimentos e desentendimentos, com um lado sendo acusado de grudento e possessivo, enquanto o outro se torna o “Abominável Homem das Neves. Qual papel representamos melhor? Ele tem muito a dizer sobre nós mesmos. À noite a Lua se opõe a Júpiter-Vênus em Leão, favorecendo reuniões sociais, festas e encontros diversos, tudo num clima leve e desapegado, mas onde ainda precisamos ter cuidado com os exageros.

vedrai tumblr
Encontrado no Vedrai.Tumblr – Reprodução

Essa oposição da Lua a Júpiter-Vênus vira uma Cruz T Fixa, com Saturno em Escorpião de foco na madrugada de sábado para DOMINGO. A balada do sábado à noite pode azedar, de certa forma, porque enquanto uns perdem a noção de proporção, outros funcionam como juízes implacáveis que apontam o dedo fazendo-nos sentir inadequados e sem graça, ou, exatamente o oposto, fazendo-nos rebelar de forma ainda mais virulenta contra as caretices e incompreensões do “sistema”… Conflitos com autoridades ficam propícios, especialmente envolvendo abuso de álcool e outras substancias ou festas barulhentas que incomodam a quem precisa descansar. Urge lembrar que a base da boa convivência é o respeito mútuo e que existem boas razões para a existência das regras sociais. A manhã de domingo começa ainda sob esse clima meio pesado e de ressaca… A energia se altera às 11h22min com a entrada da Lua em Peixes, fechando o dia próxima da conjunção a Netuno e em trígono quase exato a Marte em Câncer. A tarde de domingo fica então saudosista e nostálgica, propensa a sonecas e cochilos ou a visitas silenciosas a galerias de arte, igrejas, templos ou mosteiros, qualquer coisa que nos ajude a entrar em contato com o Deus interior ou a com a beleza incomensurável da vida. Se não buscamos atividades elevadas, podemos resvalar na depressão chatinha de domingo, com saudade não sei do quê, ansiando estar não sei aonde… Vamos ao encontro de nós mesmos! Estamos à nossa própria espera logo ali, num fechar de olhos!

Uma linda e positiva semana para você! Que seja cheia de boas surpresas e muitas oportunidades!

playbuzz
Do playbuzz.com – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “A Semana Astrológica: frutificar maturidade e honestidade

  • 1 de julho de 2015 em 22:02
    Permalink

    Mas que semana!! Ainda bem que já está na metade… Melhor evitar de sair de casa! (rs*)
    A intuição é mais forte que a razão. Em geral, as pessoas usam a razão porque não se abrem para o subjetivo e os seus conhecimentos técnicos a levam a achar que são portadoras de uma verdade maior. Para essas mesmas pessoas, a intuição é uma parte da razão que está adormecida pelo desuso.
    Bom restinho de semana!!
    Beijus,

    Resposta
    • 1 de julho de 2015 em 22:05
      Permalink

      É bem por aí, Luma… A minha sempre foi bem afiada, desde cedo… Boa semana para você também! 😀

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!