A Semana Astrológica: olhamos o Diabo no olho e ele nos olha de volta!

zodiac artes halawa hwights hawaii
Zodica Arts Halawa Hwights – Reprodução

Semana de 6 a 12 de julho

Ao contrário das semanas anteriores em que tivemos alguma trégua e maior leveza propiciadas por Grandes Trígonos de Fogo, Vênus e Júpiter, esta é uma semana que tende a ser bastante tensa, do começo ao fim. Sol e Marte trafegam por Câncer, signo Cardinal, acionando pela enésima vez a famigerada quadratura Urano-Plutão. Mercúrio seguirá logo atrás, sinalizando que as próximas semanas exigirão muito jogo de cintura, paciência e cabeça fria da nossa parte. A Semana traz o tom da fase minguante, que ocorre na quarta-feira, indicando que é hora do balanço e das avaliações do ciclo. A energia e o foco da nossa atenção voltam-se para análises, ponderações, conjecturas e julgamentos, tudo que possa nos ajudar nesse balanço e nos preparar para o próximo ciclo.

Imutável DEstino - Capucine
Imutável Destino – Capucine Picicaroli, artista matogressense Reprodução

O Sol abre a semana de maneira estrepitosa, contrária à sua usual discrição quando em Câncer. Isso porque já na segunda ele se opõe a Plutão em Capricórnio e se aproxima da quadratura a Urano (exata no domingo, dia 12) sinalizando crises, muitos podres vindo à tona e toldando a água que antes aparentava limpidez e pureza… Mais uma pequena parte de nossa sombra se revela e novamente somos confrontados com a necessidade de mudança, tanto na esfera emocional-afetivo-familiar, quanto na área do trabalho… Para quem já entendeu as transformações que precisam ser empreendidas nessas esferas diversas da vida, a tensão e as crises serão mais fáceis de lidar e administrar, mas quem ainda está “vendido” e alienado de si mesmo e do quanto precisa “acordar” para a vida e para seu mundo interior, a cobrança vem maior e mais exigente. Com essa Cruz Áries-Câncer-Capricórnio sendo tão estimulada, necessariamente o individuo se vê espremido e encurralado pelas instituições família e sociedade, pelas regras e costumes que talvez não façam mais sentido. Esse individuo precisa “revolucionar” tais costumes, promover uma mudança pessoal que repercuta no seio da sua família e em escala maior, na sociedade em que vive. Se não for pelo amor, será pela dor. Então nos perguntemos: que aspectos sombrios de nós mesmos precisam ser trazidos à luz para serem transformados e redimidos? Que facetas precisam ser acordadas e colocadas em ação para o melhoramento da nossa individualidade e da vida em geral? Se não percebemos essas coisas em nós, nós as invocaremos no mundo lá fora e as chamaremos de “acidentes”, “destino”, “fatalidades”, “os outros”, como dizia Jung… Mas se temos coragem de olhar o Diabo no olho, ele nos olhará de volta e talvez descubramos que ele não não é tão feio como parece, talvez seja até nosso velho conhecido… O desafio maior proposto por Plutão nas próximas semanas é olharmos nosso pior, nosso lado mais sombrio, e ainda assim, conseguirmos dizer: “Sou o que sou e o que sou é bom” (Monja Coen) O desafio se dará por várias semanas, como já disse acima, nesta semana é o Sol, depois será Marte, em seguida, Mercúrio…

protect-your-heart
Reprodução

Vênus, por seu turno, nos chama a novas avaliações de relacionamentos, auto-estima, valores, senso estético, gerenciamento dos nossos recursos, e por aí afora. Ao fazer quadratura a Saturno nos próximos dias temos uma oportunidade de já começar a refletir sobre todos estes temas, que estarão ainda mais sensíveis quando Vênus estiver em retrogradação, de 25 de julho a 06 de setembro. Sempre que Vênus faz aspecto tenso com Saturno e outros planetas pesados, somos chamados a estas reavaliações e isso se dá com certa freqüência pelo menos a cada dois meses (atualmente, quando trafega signos fixos Vênus aspecta Saturno e quando transita signos cardinais, se envolve com Urano-Plutão). São períodos em que checamos de novo o nível de satisfação da relação, pequenas crises podem aparecer, não necessariamente levando a rompimentos, mas visando a um aprofundamento e maturação do relacionamento em questão. O amor por si mesmo e o senso de valor próprio também podem ser desafiados e sair vitoriosos. Nas próximas semanas a questão se refere ao nosso senso de sermos especiais e únicos e se conseguimos reconhecer e valorizar isso, a despeito de nossos limites e facetas menos nobres. A quadratura de Vênus a Saturno culmina no dia 16 de julho e se repetirá no dia 5 de agosto com ela já retrógrada e novamente em 10 de outubro com Vênus em Virgem e Saturno em Sagitário.

e485cbd68f4b1abbc48340c0f2168f98
Observando.net – Reprodução

Uma grande novidade esta semana é a ingressão de Mercúrio em Câncer, na quarta-feira, dia 08. Se em Gêmeos Mercúrio está confortável por estar em seus domínios, em Câncer pensamento e sentimento tendem a se misturar e as análises são menos frias, têm maior envolvimento emocional e são mais demoradas. Em Câncer, Mercúrio é muito imaginativo e sensível, sujeito a percepções mais sutis que toda a sagacidade do Mercúrio Geminiano talvez deixe escapar, devido à sua pressa de consumir o máximo de informação no mínimo de tempo possível. No signo do Caranguejo a coisa muda de figura e fica sujeita ao fluxo e refluxo das marés… É preciso esperar a “onda” certa para que a mente se encante com as idéias e corra atrás de desenvolvê-las. Há uma relação muito afetiva com o conhecimento e a comunicação também se dá de forma mais emotiva.Mercúrio em Câncer é o que se chama de inteligência emocional. Mercúrio está bem acelerado atualmente e fica em Câncer de 08 a 22 de julho.  Neste período se envolverá com Urano-Plutão por aspectos tensos e com Netuno e Saturno por aspectos mais fluidos.

Isaac.tumblr
Isaac.Tumblr – Reprodução

Marte em Câncer se aproxima da oposição a Plutão e fecha a semana muito próximo do aspecto exato, sinalizando que precisamos ter muito cuidado com a gestão da nossa raiva e instinto agressivo, pois a tendência é engolirmos muito desaforos e depois explodirmos por coisas banais, uma explosão que pode ser desastrosa e perigosa, para nós e para outros.

A Lua viaja por Peixes na fase DISSEMINADORA. Torna-se MINGUANTE já em Áries na quarta-feira, descansa em Touro e fecha a semana já BALSÂMICA em Gêmeos. Nessa trajetória conversa com todos os demais corpos celestes, seja de forma tranquila e harmoniosa ou tensa e revoltosa.

Phobetor and the Oneiroi - listverse com
Phobetor e os Oneroi – Reprodução

A SEGUNDA-FEIRA abre a semana de forma bem melindrosa, pois além de a Lua estar em Peixes, toda aquática e sensível, ainda faz conjunção a Netuno e trígono a Marte e ao Sol, que hoje tem exata a sua oposição a Plutão em Capricórnio. A Lua ainda conversa harmoniosa com o mesmo Plutão e se funde a Quíron, enquanto Mercúrio entra em orbe de quincunce a Plutão… Exageros emocionais, grandes e pequenos dramas, comoção, acessos e ataques de fúria ou de choro estão mais que favorecidos. Sabe aqueles problemas que vínhamos tentando evitar, tentando contornar e sair pela tangente? É muito provável que estourem bem na nossa cara hoje, e com cheiro bem desagradável de esgoto e coisa podre! Não adianta correr ou tentar se esconder, porque onde estivermos seremos encontramos, afinal, não dá para fugir da própria sombra, dá? Melhor mesmo é olhá-la no olho e descobrir o que tem a nos mostrar e revelar sobre nós mesmos e nossas dinâmicas infantis de manipulação, possessividade e dependência. Quanto mais postergamos o confronto, mais medo criaremos e o bicho-papão se tornará um monstro ainda mais escabroso… Qual é o nosso pior medo? De perder o que amamos? De ter expostas nossas manobras infantis? De mudar? E o medo por acaso irá nos salvar e proteger disso tudo? Claro que não, só tornará tudo pior, portanto, é melhor nos abrir às mudanças porque o bicho-papão fará plantão na porta do nosso quarto – ou pior, embaixo da nossa cama – até que tenhamos coragem de lidar com ele. Ah! Lembrete importante: com Plutão, quando ficamos com muito medo de algo, especialmente de perdas, estamos, na verdade, dando-lhe dicas preciosas de por onde começar a transformação, por aquilo que mais tememos perder, para nos darmos conta de que aquilo provavelmente não é essencial para nossa sobrevivência.

cabeça - sem cabeça
Reprodução – Desconheço o Autor

A Lua, ainda em Peixes, faz quincunces a Júpiter e Vênus em Leão na TERÇA-FEIRA. Ela ainda entra em conflito com Mercúrio no fim de Gêmeos e esfria cabeça ao pedir conselhos a Saturno em Escorpião. Ingressa em Áries às 12h37min e faz conjunção ao seu Nodo Sul. Os melindres continuam, com a adição de uma sensação de alheamento e escapismo. Tecemos fantasias de grandeza para fugir dos problemas imediatos, sem nos dar conta de que fingir que eles não existem não os farão desaparecer. Pelo meio da manhã temos uma sensação de caos instalado porque tudo parece se misturar dentro de nós, a visão e os pensamentos ficam turvos, e até o raciocínio fica muito atrapalhado. Nesse cenário, insistir nas tarefas que demandam concentração pode ser um contra-senso porque mais tarde talvez tenhamos que refazê-las… Talvez seja mais adequado sair e espairecer um pouco, ver uma paisagem bonita, botar os pés na terra, tomar um café, fazer algo que nos ajude a encontrar nosso eixo antes de continuarmos nossa rotina. Depois do meio-dia a energia muda completamente e a tarde fica dinâmica e ágil, conseguimos recuperar o tempo perdido nas poças de lamentações da manhã turbulenta. O negócio é arregaçar as mangas e aproveitar a onda, tomando cuidado com acessos de individualismo e egoísmo despropositados.

Munch - the scream
Edward Munch – The Scream – Reprodução

A QUARTA-FEIRA é marcada pelo Quarto Minguante, que ocorre às 17h24min no horário de Brasília e às 21h24min no horário de Lisboa. A Lua também arruma encrenca com o guerreiro Marte, que, aliás, é seu inquilino atualmente, juntamente com o Sol. Também faz quadratura a Plutão e conjunção a Urano, formando uma Cruz T super explosiva e belicosa. Para piorar, temos Vênus caminhando para a quadratura a Saturno e Mercúrio tornando-se também sensível e instável ao ingressar em Câncer… A única ajuda hoje vem do trígono que Marte faz a Netuno, se é que podemos chamar isso de ajuda… Dia tenso e muito inflamável, com a Lua botando lenha na fogueira já fora de controle da confusão Sol-Urano-Plutão. Dilemas familiares podem fazer o teto voar pelos ares e a coisa não está muito diferente no escritório. Hoje é um dia em que talvez tenhamos que tomar medidas drásticas que desagradem a gregos e troianos, buscando ser justos, mas ao mesmo tempo tendo coragem de ser assertivos e ousar defender nossos objetivos e interesses individuais. Como indivíduos estamos encurralados por obrigações e expectativas familiares e profissionais e se não tivermos cuidado, podemos sucumbir sob tanta pressão. É preciso, pois, ter muita cautela e tentar manter a cabeça fria para não tomar decisões precipitadas, só porque queremos “chutar o balde”… Como revolucionamos nossa vida, nossas práticas, nosso trabalho, nossas relações, de forma não destrutiva? Trazendo a necessidade e o desejo por mudança à luz da consciência, para que então as coisas não se dêem de forma desbaratada e prejudicial, mas natural e convergindo de algo que nossa alma já sabia há tempos e apenas aguardava o momento adequado do despertar.

indulgy com
O Olho do furacão é lucar de calmaria, a tempestade circula ao redor – Indulgy.com – Reprodução

O clima fica mais ameno na QUINTA-FEIRA, dia de Júpiter, que está em Leão e que recebe trígono da Lua Minguante Ariana, que também faz trígono a Vênus já no fim de Leão, aspecto depois do qual fica vazia às 10h48min. A Lua ainda se desafina com Saturno em Escorpião e entra em Touro às 16h49min, já conversando, toda carinhosa, com seu “filho”, Mercúrio em Câncer. Depois do dia dramático que tivemos ontem, nada como um pouco de calmaria para refazer os ânimos e por “os pratos” no lugar. Depois da tempestade vem a bonança, diz o ditado, mas no caso, talvez apenas estejamos no olho do furacão – sim, o olho do furacão, ao contrário do que muita gente pensa, é calmo e sereno, afinal, a turbulência circula ao redor, enquanto o centro é estático – mas de qualquer forma, isso nos propicia algum sossego e descanso. Conseguimos ter um pouco de perspectiva e analisar com mais calma e sobriedade os tumultos interiores e externos. As conversas também estão mais afáveis e os contatos, pelos menos por hora, menos inflamáveis. Aproveitemos e ponhamos a mão na massa, porque a Lua em Touro favorece o trabalho prático e constante.

her campusSEXTA-FEIRA é outro dia de relativa calmaria: a Lua Taurina está harmonizada com Netuno em Peixes, com seu inquilino, Marte em Câncer e com Plutão em Capricórnio. Dia de grande introspecção em que nos concentramos em questões práticas, mas sem perder a sensibilidade. O pragmatismo de Touro é temperado pela empatia e compaixão Netunianas. Dia favorável para cuidar de assuntos domésticos ou caseiros ou mesmo para lidar com coisas que exijam concentração, paciência e tranqüilidade. Mesmo a tendência à indolência comum a Touro é equilibrada por Plutão e Marte, o que favorece o trabalho e a conclusão das tarefas mais difíceis. Ao invés de baladas ruidosas hoje, ganhamos mais se tomarmos um banho bem relaxante e sendo dia de Vênus, pode ser um banho de ervas, que limpe nossa aura das energias negativas e atraia prosperidade e amor. Também podemos indulgir em comidinhas que aqueçam a alma e nos refaçam da pedreira da semana. Sossego hoje é o que mais precisamos!

little thoutghs flickr
Little thoughts – Flickr – Reprodução

O fim de semana começa de forma até tranqüila, com a Lua Taurina muito reservada, conversando harmoniosa com o Sol Canceriano e com Quíron em Peixes no SÁBADO. Mas o passar das horas traz de volta o clima de conflito – na verdade ele sempre esteve presente, nós apenas o ignoramos por dois dias – pois a Lua arma de novo uma Cruz T Fixa ao se opor a Saturno em Escorpião e quadrar Júpiter e Vênus em Leão, tornado-os foco da T-Square. A Lua ingressa em Gêmeos às 21h16min. Atritos diversos podem surgir – especialmente entre mulheres – porque estamos azedos e bruscos, humor cortante e ácido. Queremos privacidade e discrição, mas somos aspirados por um turbilhão invasivo que ameaça nos levar de roldão, contra a nossa vontade. O que não queremos admitir é que nossa carranca e amuo escondem grande insegurança e muitos receios, além de senso de inadequação e estranhamento, como se estivéssemos totalmente fora do nosso elemento – um caipira desengonçado no meio de uma audição da Sotheby’s. Rejeitamos primeiro para evitarmos ser rejeitados ali na frente. Vale lembrar aqui aquela máxima de que ninguém pode nos fazer sentir inferior sem o nosso consentimento. Portanto, do quê temos tanto receio? De não sermos bons o bastante? Tão inteligentes, ou bem apessoados, ou ricos, ou charmosos quanto gostaríamos, para impressionar todos ao nosso redor? Sempre que encaramos nossos piores medos e imaginamos o pior dos cenários se concretizando à nossa frente, nos damos conta que nada é tão ruim e que somos apenas humanos, como todo mundo e se temos fraquezas, também temos fortalezas e é nelas que nos agarramos, no que temos de melhor, para lembrar que não temos do que nos envergonhar e que cada um, do seu jeito, tem seu lado brilhante e especial. E não precisa ter inveja daquele que parece ser o centro das atenções de forma estridente e exagerada – talvez ele seja ainda mais inseguro do que nós, apenas disfarce de maneira diferente.

O Diabo
Arcano XV do Tarô: O diabo – Tarô de Nei Naiff

O DOMINGO está carregado de tensão novamente. A Lua Geminiana se torna Balsâmica: olha para o futuro, mas seu humor está corrosivo. Faz quadratura a Netuno e quincunce a Plutão, enquanto Vênus está a menos de dois graus da quadratura a Saturno, o Sol em quadratura a Urano e Marte também a menos de dois graus da oposição a Plutão. Mercúrio já está em orbe de oposição ao mesmo Plutão. Conflitos de poder são a tônica por estes dias. Na tentativa de nos afirmar e avançar em nossos ambições encontramos uma formidável resistência no mundo exterior, o que pode nos frustrar terrivelmente e nos predispor a comportamentos beligerantes e possivelmente violentos, porque em nosso desejo implacável estamos dispostos a patrolar o que encontrarmos pela frente. A questão é que os outros também não estão dispostos a arredar o pé só por causa da nossa “carinha bonita”. Tentativas de controle sobre outros podem ser malogradas porque ninguém vai se deixar dominar num cenário competitivo como este. Tendo em vista que este trânsito pode suscitar o pior lado das pessoas, o mais baixo e sombrio, fazemos melhor se nos assegurarmos de nossa posição e tentarmos persuadir aos outros de forma honesta e limpa, evitando conflitos desnecessários.

il diavolo
O Diabo Arcano XV do Tarô – Reprodução

Vale se questionar a respeito desse desejo de controle ou da sensação de ser controlado: o que é que nos aprisiona? O que nos escraviza ou permitimos que nos escravize? Nossas dependências? Nossas carências? Nossa raiva descontrolada? Essa energia extraordinária pode ser bem utilizada em trabalhos pesados ao redor da casa, na jardinagem, em limpezas que exijam esforços hercúleos, porque há grande desejo de transformar, que se não for bem canalizado, pode nos causar graves problemas. Resta saber se estamos de fato certos do queremos, porque a auto-dúvida está gritante hoje e estamos tão defensivos quando um porco-espinho, algo que não ajuda em nada no gerenciamento dos conflitos. Fechamo-nos porque somos rejeitados ou somos rejeitados porque nem permitimos que ninguém chegue perto? Antes de perceber ameaça onde não existe e antes de se melindrar por ofensas duvidosas, é melhor checar se o problema não começa mesmo aqui dentro – isso pode evitar muita confusão, afinal, os outros não têm nada a ver com minhas inseguranças e carências mal resolvidas. Se estivermos dispostos a olhar com honestidade para a origem de tanta raiva e irritação, de tanto desejo de controle e domínio e da insegurança, poderemos transformar uma energia potencialmente destrutiva em auto-conhecimento e melhor ainda, em grande feitos criativos e transformadores da nossa realidade interior e factual. Estamos dispostos a dar o que for preciso para conseguir tal feito?

Uma linda e transformadora semana para você!

OBS: Não precisa ficar assustado, os desafios desta semana fazem parte de desafios maiores que já estamos enfrentando há muitos meses… É mais uma camada da cebola sendo tirada. Lembra como foram junho e julho no ano passado? As próximas semanas trazem algo similar. Pessoas com planetas entre os graus 12 e 22 dos signos Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio), ou que fazem aniversário entre 02 e 13 de abril, entre 05 e 15 de julho, entre 06 e 16 de outubro e entre 3 e 13 de janeiro sentem essa tensão de forma mais aguda e são mais desafiados a empreender as mudanças e transformações simbolizadas por Urano-Plutão. 

three rivers deep
Threeriversdeep.wordpress, via Pinterest – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

10 thoughts on “A Semana Astrológica: olhamos o Diabo no olho e ele nos olha de volta!

  • 7 de julho de 2015 em 14:53
    Permalink

    Necessito falar urgente consigo Cristina Bonetti que me indicou você…

    Resposta
  • 7 de julho de 2015 em 22:36
    Permalink

    gostei muito parecia que tava falando comigo.obrigada beijos

    Resposta
  • 9 de julho de 2015 em 08:06
    Permalink

    Nossa, que estilo forte!!! Adorei!!! Essa semana de 5 de julho promete bastante pra quem gosta de autoconhecimento, não é?
    Tudo de bom!!!
    solange

    Resposta
    • 9 de julho de 2015 em 12:43
      Permalink

      Sim, Solange, as próximas semanas estão propísicas a isso… Estão tenso, mas nada que não possamos dar conta. O ano passado também foi difícil e sobrevivemos a ele, graças a Deus! rsrs. Nem todo mundo sente da mesma forma, claro, porque depende também dos trânsitos que cada pessoa atravessa no próprio mapa natal – se estas configurações que descrevo fazem aspectos com planetas natasi, certtamente a pessoa sente com mais intensidade! Muito obrigada pela visita e pelo feedback! Volte mais vezes! 😀

      Resposta
      • 9 de julho de 2015 em 13:49
        Permalink

        Maria Eunice, vai ser assim também no outro hemisfério? Ou a configuração do céu na França, por exemplo, é diferente?
        solange

      • 9 de julho de 2015 em 14:22
        Permalink

        As configurações são as mesmas para todo o planeta, Solange, o que muda é o horário local em que elas ficam exatas. Em tempo real é a mesma coisa, mas como eu escrevo do Brasil, me refiro ao horário do Brasil. O que altera a percepção é se tais configurações fazem aspecto com o mapa individual da pessoa. 😉

      • 9 de julho de 2015 em 14:29
        Permalink

        Então nos resta sermos solidários. Muito agradecida pela atenção!
        solange

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!