A Semana Astrológica – Abra sua mente e seu coração!

Semana de 13 a 19 de julho

Renovação das nossas bases e origens e transformação daquilo que nos sustenta emocional e afetivamente dão o tom desta semana super dinâmica, que começa ainda com a Lua Balsâmica, mas que se torna Nova na quarta-feira, dia 15. A Lua sendo Nova em Câncer nos chama a renovar intenções relativas à nossa família, à nossa e nutrição segurança emocionais, aos vínculos mais profundos, assim como a renovar e revitalizar nossa vida íntima e doméstica, transformando-a e regenerando-a. Com grande ênfase em Câncer o recado é claro: honrar os sentimentos numa mistura equilibrada de sensibilidade e maturidade.

O Sol formalizou a quadratura Urano nas ultimas horas da noite de domingo e ainda conseguimos sentir fortemente a tensão deste aspecto durante esta semana. O Sol ainda realiza trígono a Quíron, sinalizando um tempo de acessar e autorizar nossa compaixão a vir à tona e ser expressa de forma consciente, a olharmos para o mundo com olhos de retribuição, também buscando amenizar a dor alheia com nosso cuidado e sensibilidade.

Mercúrio está super ocupado por estes dias, simbolizando uma semana super ativa mentalmente. Mercúrio em Câncer conversa harmonioso com Netuno em Peixes, une forças com Marte no combate feroz contra Plutão, depois tem embate acalorado com Urano em Áries e ainda se afina com Quíron em Peixes no domingo…Haja fôlego para gerenciar todo esse frenesi mental! Por outro lado, isso também sinaliza grande dinamismo e possibilidade de conflitos nas estradas, no trânsito e nas relações que envolvem a Educação. Interessante que a New Horizons chega a Plutão e envia imagens inéditas deste planeta extamente nesta semana, em que Plutão está super estimulado por Marte e Mercúrio. Nada é por acaso!

Vênus sai da companhia jovial e despreocupada de Júpiter para se deparar com a frieza e reserva de Saturno em Escorpião. Dias muito melindrosos para a auto-estima, que pode ficar meio combalida, mas também se fortalecer diante destes novos testes. É preciso conduzir negociações de todo tipo, especialmente as discussões nas relações afetivas, com cuidado e respeito, porque há grande suscetibilidade a nos sentirmos rejeitados e feridos ou a fazermos o outro se sentir assim, mesmo sem querer. E mesmo o “sem querer” às vezes esconde desejos inconfessáveis de ventilar o assunto tabu que veio à tona de maneira meio torta e descuidada. Melhor ser honesto para evitar constrangimentos ainda maiores. Fiquemos atentos. Vênus ainda aparece esplendorosa no céu na companhia de Júpiter por algumas semanas.

Marte é o responsável por grande parte da ação desta semana ao se opor a Plutão em Capricórnio e se aproximar da quadratura a Urano em Áries – este aspecto fica exato no dia 25. Marte-Plutão demandam que transformemos nosso modus operandi, usando de maior honestidade e métodos limpos na busca de nossos desejos e objetivos, ao invés de usar subterfúgios e manobras indiretas, como às vezes é o caso de Marte em Câncer. Este aspecto exige também que reconheçamos nossas frustrações e lidemos de forma direta com nossa agressividade ou então podemos ter que lidar com a raiva indiscriminada de outros lá fora, correndo o risco de nos envolver em conflitos gratuitos e até em violência. O aspecto ainda aponta para grande energia e estamina físicas, tornando-nos mais vigorosos e corajosos para enfrentar grandes tarefas e muitos desafios.

A Lua abre a semana em Gêmeos na fase BALSÂMICA, muito introspectiva. Torna-se NOVA em Câncer e segue depois renovada por Leão, fechando a semana em Virgem. Faz contatos diversos com todos os demais planetas, além do Sol.

A SEGUNDA-FEIRA traz a Lua Balsâmica em Gêmeos se afinando com Urano em Áries e Júpiter em Leão. Também faz quadratura a Quíron, que recebe um trígono do Sol, que por sua vez acabou de tornar exata a quadratura a Urano. Mercúrio faz trígono perfeito a Netuno hoje. No fim do dia a Lua ainda faz quincunce a Saturno em Escorpião. Dia de impulsos contraditórios. Queremos perceber tudo de uma perspectiva racional e otimista, mas estranhamente, quanto mais tentamos mais nos vemos emaranhados numa gama de sentimentos e pensamentos confusos. Somada à preguiça de segunda, há um vozerio mental que talvez impeça uma maior lucidez e clareza e urge calar tal vozerio, que pode ser nada mais nada menos do uma tentativa de super racionalizar as sensações e sentimentos confusos e dolorosos que nos acometem. Tarefas rotineiras e obrigações da vida mundana nos irritam porque gostaríamos de poder ficar num canto, amuados com nossa esquisitice e mau humor, sem precisar nem mesmo dar “bom-dia” a ninguém. Entretanto, podemos iluminar esse mau humor e essa azia mental-emocional com honestidade e senso de perspectiva e perceber sua real origem, assim como uma maneira de não deixar que elas nos quebrantem o espírito, indo para o oposto da autopiedade, a compaixão por si mesmo. A Lua Balsâmica em contato com Júpiter e Urano de hoje não implica em ir para o mundo cavar oportunidades fortuitas lá fora. Antes, oferece a chance de alterarmos nossa mentalidade aqui dentro, na forma como gerenciamos esse tsunami mental e emocional, de modo a usarmos isso a nosso favor e não contra. A repetição lamuriosa dos problemas, além de não resolver nada, ainda nos torna chatos e drenadores de energia. Assim, é necessário auto-contenção, silêncio, comedimento, quietude. E sim, se hoje nos sentimos meio chatos e azedos, qual o problema? Todo mundo tem “seus dias” e ninguém é obrigado a demonstrar felicidade o tempo todo – isso seria insano! Se somos capazes de ser compreensivos com outros, como não podemos sê-lo conosco mesmos? Então, podemos até nos permitir certo azedume – há tempo e lugar para tudo debaixo do céu – desde que tenhamos em perspectiva que isso não durará para sempre e desde que não permitamos que isso respingue nos outros lá de fora – ninguém também tem obrigação de agüentar o mau humor alheio. Há maneiras educadas e sutis de sinalizar para o mundo nosso desejo de quietude e sossego, mesmo no meio das mil e uma obrigações de uma segunda-feira.

A quadratura VÊNUS-SATURNO fica exata nas primeiras horas da TERÇA-FEIRA, intensificada pelo quincunce que a Lua faz ao mesmo Saturno e sextil a Vênus, antes de entrar em seus domínios Cancerianos. Em Câncer a Lua se torna mais introspectiva nos últimos graus da fase Balsâmica, pois fica algumas horas sem conversar com ninguém, apenas com Netuno já no fim do dia. Dia em que estamos suscetíveis e inseguros. Muitas de nossas feridas antigas causadas por rejeição e abandono estão abertas, lembrando-nos que essas dores que julgávamos resolvidas não estão sanadas. Insegurança e inadequação nos deixam melindrosos e relacionar-se por estes dias é um grande desafio porque partindo do pressuposto de que não somos “amáveis”, tornamo-nos defensivos, nem permitindo que outros se aproximem de nós, o que leva ao isolamento, tristeza, depressão. É preciso lembrar que somos humanos e todos temos limites, sem deixar que isso tolde nosso brilho e a confiança nos nossos talentos. Temos aqui mais uma oportunidade de olhar para essa inseguranças e inadequações sem nos identificarmos com elas, sem deixar que nos rotulem ou diminuam nosso valor. Se não corrermos o risco de nos abrir, estaremos fadados à solidão… Relaciono Vênus-Saturno com aquela fábula do porco-espinho, que você pode ver aqui. As relações neste contexto ficam sujeitas a crises e uma boa sugestão é tirar tempo para si mesmo, ficar a sós para reavaliar nossos afetos e relações – hoje é um dia em que mesmo rodeado de muita gente a tendência é sentir-se só. Nesta terça também são divulgadas imagens inéditas de Plutão, enviadas pela New Horizons: as revelações associadas a Mercúrio-Plutão neste caso são íntimas do planeta em questão!

Mercúrio e Marte estão em oposição exata a Plutão na QUARTA-FEIRA. Ganham o reforço da dona do pedaço, Dona Lua, e o embate fica mesmo escaldante. Mais tarde ela ainda quadra Urano e faz trígono a Quíron, tornando-se Nova às 22h24min no horário de Brasília e às 02h24min já do dia 16 para Lisboa.  Dia que requer muita cautela e observação. Os ânimos estão super alterados e propícios a conflitos abertos. Cuidado se faz necessário especialmente no trânsito e em viagens, pois estamos impacientes e propensos a enxergar a quem está à nossa frente como mero empecilho ou como um oponente pessoal – receita para desastres! Tendência a muitas revelações bombásticas em grande escala no meio político e na economia, assim como a conspirações diversas. Na esfera menor das nossas relações muita informação e fatos desconhecidos podem vir à tona causando algumas reviravoltas e mudança nas decisões – membros da família, que antes brigavam entre si, podem se unir contra um inimigo comum que é sentido como ameaçando sua segurança. De forma mais íntima, insights surgem e nos ajudam a entender com mais profundidade algumas de nossas dinâmicas relacionais, favorecendo abertura mental e transformação na forma como interagimos com as pessoas. Mas para tirar proveito de tais insights, é preciso ser cauteloso antes de abrir a boca, observando a cena e o que as revelações têm a nos ensinar. A Lua Nova convida a renovar as relações com nossas origens e aquilo que nos dá segurança e base: nossa família. Convida ainda a uma maturação nos sentimentos e na forma como buscamos nutrição emocional. Mais sobre a Lua Nova depois.

Na QUINTA-FEIRA Mercúrio faz conjunção a Marte e os dois estão em oposição a Plutão e quadrando Urano. A Lua renovada se alinha por trígono a Saturno em Escorpião, formando um amplo Grande Trígono Aquoso, se considerarmos ainda o trígono separativo a Quíron em Peixes, Grande Trígono esticado por envolver o Sol. A Lua entra em Leão às 11h15min e além do trígono a Saturno do qual se separa, não faz mais aspectos por algumas horas. A mente está ágil e cortante, borbulhante de energia e tensão e este é mais um dia que tende a ser conflituoso, especialmente entre pessoas próximas, família, irmãos, parentes, vizinhos, porque há imensa competitividade no ar. Além dessa competição toda, há muito impulso e desejo de ação e resolução, mas carecemos ter algum cuidado pois à vezes impulsos nos colocam em situações sem retorno. Também queremos esmiuçar as coisas até chegar à raiz dos problemas, com tal fervor e determinação que podemos levantar poderosas oposições no processo. Nossa ênfase e entusiasmo são tamanhos que damos a impressão de já estarmos brigando; a impaciência e precipitação também não ajudam e somados à grande identificação que temos com as opiniões que emitimos, podemos realmente evocar nos outros o impulso de se defenderem de algo que talvez não tenham bem certeza do que é – antes de comprar uma briga à toa é bom lembrar que nem tudo vale despendermos energia retrucando, que dirá então, nos envolvendo em discussões tolas. Situações bobas no trânsito podem rapidamente virar caso de polícia, portanto é bom ter cautela antes de simplesmente enfiar a mão na buzina ou xingar a quinta geração do fulano que nos deu aquela “fechada”. Uma maneira mais criativa de utilizar esse trânsito é nos concentrarmos em assuntos e situações que exijam grande dose de energia mental, porque estamos afiados e somos capazes de realizar muita coisa se realmente canalizarmos isso adequadamente.

A alegria esfuziante Leonina fica um pouco incerta na expressão na SEXTA-FEIRA, porque a Lua faz quincunces a Netuno e a Plutão, virando foco de um amplo Yod-Dedo de Deus. No fim da noite a Lua está em trígono a Urano. Mercúrio e Marte seguem em rota de colisão com Urano e Vênus, super desacelerada, demora-se terrivelmente alongando os efeitos da quadratura a Saturno. Outro dia de influências duvidosas. Lua e Sol estão em recepção mútua – um ocupa a casa do outro e vice-versa – mas os dois atravessam uma fase desconfortável: Sol em quadratura a Urano e Lua meio isolada e quando faz aspectos ainda são sofríveis. Temos dificuldade de identificar o que realmente estamos sentindo e duvidamos de nós mesmos e da legitimidade de tais sentimentos. A criança em nós, que poderia divertir-se e brincar espontaneamente, sente que precisa ficar vigilante, pois nem todos são confiáveis – especialmente, nós não estamos confiáveis em nossas reações, uma hora ficando indiferentes e em outra explodindo por bobagens. Flexibilidade ajuda, já que há propensão grande a imprevistos e a tensão tende a aumentar consideravelmente quando nos mantemos rígidos. Analisar situações em profundidade antes de reagir cegamente é mais que recomendável. Outra coisa que pode ajudar é descobrir algo que nos dê prazer e nos faça relaxar genuinamente, como uma brincadeira que nos faz baixar a guarda e voltar a ser nós mesmos.

No SÁBADO a Lua efetiva o trígono a Urano em Áries e ainda faz quincunce a Quíron, conjunção a Júpiter e no fim do dia quadratura a Saturno. Mercúrio está em quadratura plena a Urano e Vênus ingressa em Virgem às 19h38min, seguida pela Lua às 21h46min, a Lua ficando unida a Vênus. O dia fica um pouco mais animado e dinâmico, aliás, com a quadratura Mercúrio-Urano há muita eletricidade no ar, o que aponta para grandes imprevistos e imensa inquietude. Urge colocar os pés na terra literalmente para “descarregar” toda essa eletricidade mental, para que ela não nos cause problemas. Temos chance de derrubar muros mentais que ainda não tínhamos ousado escalar… Também há forte potencial de novos insights e abertura para novos paradigmas. Entretanto, o reverso é provável também, pois indivíduos tendem a se tornar muito inflexíveis em suas idéias e opiniões e ter distanciamento intelectual daquilo que ouvimos, lemos e percebemos pode ser de grande valia na hora de tomar decisões – lembra aquela frase? “A mente é como um pára-quedas, só funciona quando aberta” – se nos abrimos para o novo vôo nosso pulo pode ser uma grande e inesquecível aventura, do contrário… Já sabemos! Situações inesperadas envolvendo transportes, comunicação e tecnologia em geral podem causar transtornos e danos materiais, além de muita irritação e perda de tempo. É essencial ser maleável e ter um plano B à mão caso as coisas não saiam como o planejado. E fluir com o vendaval, lembrando-se que a tempestade às vezes pode também pode trazer coisas inesperadas e… Boas! Vênus em Virgem fica mais introspectiva e coloca seus trajes vestais, já se preparando para sua descida cíclica ao Mundo Inferior que se dará na retrogradação. Com Vênus em Virgem temos mais distanciamento e senso crítico para analisar com cuidado os eventos dolorosos que porventura tenham ocorrido durante a quadratura com Saturno.

A Lua segue por Virgem no DOMINGO, opondo-se a Netuno em Peixe, sesqui-quadrando Urano e fechando a noite e a semana em trígono a Plutão. Mercúrio está em trígono a Quíron e Marte está a pouco mais de três graus da plenitude da quadratura a Urano. É domingo, mas tentamos por ordem na vida e em tudo o que ficou revirado na correria da semana. Tentamos, porem fica difícil conseguir algo efetivo porque há muita dispersão e neste afã organizador, tiramos tudo das gavetas para perceber, só tarde demais, que não vamos dar conta de tanta coisa fora do lugar de uma vez só. Pior do que as gavetas do quarto ou da cozinha são as gavetas emocionais que, depois de abertas, nos fazem vislumbrar conteúdos delicados e nostálgicos com os quais talvez tenhamos dificuldade de lidar, porque suscitam lembranças confusas e ilusórias e porque nos fazem sentir indevidamente expostos. Sensíveis e suscetíveis, nosso humor oscila com o vento ou com o clima e podemos nos sentir injustamente criticados, nos melindrar e fechar-nos em copas, insistindo que está tudo bem quando é óbvio que não está – estamos magoados. Vale questionar se há motivo para tanto ou se apenas nos ressentimos da falta de controle, algo que realmente tira Virgem do sério. Por outro lado, a sensibilidade e a criatividade fazem do domingo um dia favorável a abrir a máquina de costura, a caixa de tintas, o caderno de escritos, o instrumento musical… A nostalgia nos toca de forma dolorosa, mas também pode nos inspirar e elevar, e é melhor torná-la em algo positivo que nos aproxime dos outros, ao invés de nos afastar. Rituais, religiosidade e voluntariado também estão favorecidos.

Linda semana para você! Que seja de luz e amor!

OBS: pessoas com planetas entre os graus 12 e 22 de Cancer, Áries, Libra e Capricórnio são mais suscetíveis a sentirem a tensão desta semana, pois seus planetas natais estarão ativados pela oposição Marte-Mercúrio-Plutão.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “A Semana Astrológica – Abra sua mente e seu coração!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!