Lua Nova em Câncer: integração e inter-dependência

O Hieros Gamos, o Casamento Sagrado cíclico do Sol e da Lua se dá hoje no signo de Câncer – 22h24min para Brasília e 02h24min da quinta-feira, 16, para Lisboa – abrindo um ciclo que culminará com a Lua Cheia de Aquário, uma Lua Azul, no dia 31 de julho. Como já mencionei antes, há vários meses temos tido ciclos “trocados”, em que a Lua Cheia do eixo ocorre antes da Lua Nova e esta Lua Cheia que seria correspondente à Lua Nova de Câncer ocorreu na Lua Cheia de Capricórnio, no dia 1° de julho. Essas lunações “trocadas”, por assim dizer, acontecerão até maio de 2016. É como se para apreender realmente o sentido da Lua Nova tenhamos que ter resolvido questões relacionadas ao elemento antagônico anterior, ou vice-versa. É interessante, por exemplo, que o ápice deste ciclo se dará na Lua Cheia de Aquário, signo do elemento Ar, uma Lua extremamente cerebral e desapegada, fazendo um belo contraponto à Lua Nova de hoje, uma Lua toda sentimento, que ocorre sem nenhum planeta em Ar. Ar e Água são opostos complementares e indicam o conflito clássico entre cabeça e coração, razão e sentimentos. Hoje somos todo-sentimentos porque há grande ênfase em Água, nada em Ar, apenas Plutão em Terra e três planetas em Fogo. Sentimento, intuição e emoção. Haja pé no chão para segurar esse tsunami!

A Lua Nova em Câncer, uma Lua extremamente fértil, convida, por si só, fecundar novos projetos e propósitos; a renovar nossos vínculos afetivos; a cuidar melhor dos laços e relações familiares; a revigorar nossa amorosidade para com os outros e conosco mesmos; a cuidar melhor do santuário que é nosso lar, literal e metaforicamente; a honrar nossas origens, nosso passado e nossa história porque são parte de nós e sempre serão; a honrar nossos sentimentos; a cuidar melhor daquilo que nos dá proteção, sustentação e segurança emocional; a lançar novas sementes e trabalhar pela estabilidade e maturidade emocionais; a prover adequada maternagem a nós mesmos e àqueles que nos são caros; a recuperar na memória o cuidado da nutrição física e, principalmente, da alma. E aqui fica a pergunta: O que nos alimenta realmente? O que alimenta e nutre nosso corpo físico para que ele fique forte e saudável? O que alimenta nossa alma e nossas raízes? Temos cuidado disso com a necessária dedicação e zelo? Às vezes não nos damos conta, mas aquilo que consumimos em termos de cultura tem grande impacto na qualidade das nossas emoções e sentimentos. “As imagens de que nos alimentamos governam nossa vida”, diz Marion Woodman – então, que tipo de imagens, filmes, música, notícias, artes, etc., temos consumido e têm nos governado sem que percebamos? Isso tem melhorado ou piorado nosso senso de segurança e estabilidade interior?

Lua Nova em Cancer 2015
Lua Nova em Câncer – Brasília, 15 de julho, 22h24min

A Lua Nova ocorre a 23°14’ de Câncer, numa conjunção super ampla e separativa a Mercúrio e Marte, os quatro formando um poderoso stelium no signo do Caranguejo: como já disse, sentimentos profundos e densos, muita emotividade e pouquíssima objetividade, já que não há Ar ativado nesta lunação, especialmente porque Mercúrio, regente da mente racional, está também em Câncer. Para exacerbar essa sentimentalidade, ainda temos Netuno e Quíron em Peixes e no mapa para Brasília temos Peixes no Ascendente e o stelium Canceriano na casa 4 – tempos dramáticos e muito emotivos também para nossa pátria-mãe! Mais: a Lua Nova forma um amplo Grande Trígono em Água, pois Lua e Sol fazem trígonos a Saturno em Escorpião e a Quíron em Peixes, simbolizando a necessidade de trabalharmos a maturidade e estabilidade emocionais, com possibilidade de curar muitas feridas através da compaixão, por nossa própria condição e dos outros. Compaixão e entendimento são super necessários aqui porque a quadratura Vênus-Saturno está ainda quase exata, a menos de um grau de distancia, o que requer muita compreensão nas parcerias, porque estamos todos muito suscetíveis devido às feridas reabertas, coração em carne viva.

Outro aspecto que faz essa lunação muito potente e dramática é o fato de Mercúrio e Marte estarem em oposição exata a Plutão em Capricórnio, indicando que há forte tendência a conflitos e uma necessidade intensa de acharmos um meio termo entre dependência e independência – um corte cirúrgico no cordão umbilical que impede nosso pleno desenvolvimento como indivíduo, ou então nos manteremos eternas crianças agarradas à saia da mamãe. É um momento poderoso de transformar esses vínculos e maturá-los, de transformar a forma como comunicamos nossos sentimentos e a maneira como carregamos nossa ação de paixão e motivação, agindo com envolvimento verdadeiro, com amor e afeição. Essa mensagem da imprescindibilidade da individuação torna-se mais enfática porque Lua e sol ainda formam uma Cruz T bastante ampla com Urano-Plutão, Urano de foco em Áries, o signo do indivíduo e da ação pessoal. Então é aquilo que já sabemos, desde tempos imemoriais: família é imprescindível, é nossa base maior, mas não pode nos impedir de nos tornar quem somos, aliás, a função da família é criar o ambiente adequado para que o indivíduo floresça e manifeste todos os seus melhores potenciais – se ela não faz isso, seja por estímulo ou oposição, há algo de errado em suas dinâmicas.

O trígono a Saturno neste mapa é muito importante porque é o aspecto seguinte que Sol e Lua farão. Este trígono simboliza o potencial de estabilidade e segurança nos novos intentos e propósitos, mas também a busca por maturidade e autonomia. Entretanto, no ponto médio deste trígono Sol-Lua e Saturno, está Lilith, a Lua Negra, em Virgem e conjunta ao Descendente. Isso significa, a meu ver, que para alcançarmos essa estabilidade e maturidade, precisamos, necessariamente, lidar com o feminino sombrio, com nosso lado mais arcaico e devorador, com nosso lado mais infantil e dependente, com nosso lado mais selvagem e vários conteúdos ainda não conscientes, mas também cheios de poder instintual. Em Virgem, há dificuldade de lidar com as questões essenciais no dia a dia, com as quais tendemos a nos deparar refletidas pelo espelho que é o outro, já que está conjunta ao DC. Há dificuldade ainda de se lançar ao trabalho e se engajar de fato com estes temas. Mas não tem saída: para alcançar a tão desejada estabilidade e segurança, precisamos lidar, em última instância, com nossa mais profunda irracionalidade e nosso medo do caos e só damos conta de lidar com isso parando de fugir, olhando de frente, neste caso, de forma detalhada e analítica.

Essa questão de lidar com a irracionalidade é ainda mais crucial quando vemos que Lua e sol fazem também quadratura exata a Eris, a Deusa da Discórdia, a 23°24’ de Áries. Eris, planeta-anão, representa o princípio do caos, da rebelião, dos questionamentos, da independência, se considerarmos sua mitologia. Foi Eris quem provocou a Guerra de Tróia ao jogar a mação de ouro no meio do banquete dos deuses – para o qual não havia sido convidada, por razões óbvias – com os dizeres “para a mais bela das deusas”. Páris foi encarregado de escolher qual das deusas era a mais bela, já que os deuses não queriam incorrer na ira das três deusas disputantes, Afrodite, Hera e Atena. Para convencer Páris a lhe dar a tal maçã, Afrodite lhe prometeu Helena, mulher de Menelau, dando início a um dos triângulos amorosos mais famosos da mitologia e ao conflito que destruiu Tróia. Somando-se ao fato de ela estar em Áries e conjunta a Urano, seus significados se elevam à máxima potencia e indicam novamente a necessidade de levarmos em conta esse impulso da individuação e da obrigatoriedade de lidarmos com a irracionalidade, a discórdia, a desintegração e o caos dentro de nós.

Por falar em triângulos amorosos, o Símbolo Sabiano do grau da Lua Nova traz uma imagem bastante peculiar: “Uma mulher e dois homens náufragos numa ilha dos Mares do Sul”. Interessante observar que este símbolo faz parte do Primeiro Hemiciclo, que fala do processo de Individualização e, principalmente, no que Dane Rudhyar chama de Ato II, Estabilização. Ele nos diz que este símbolo traz presente a necessidade de integração de três aspectos da personalidade representados pela mulher e os dois homens: a vida emocional (a mulher) “encara a possibilidade, se não a inevitabilidade, de se relacionar com ambas, a vida espiritual  e a mental, (representadas pelos dois homens)”. Isso ocorre numa ilha “nos mares do Sul”, e o Sul, diz Rudhyar, “simbolicamente sempre se refere aos impulsos fortes e apaixonados da natureza humana”. Rudhyar continua: “de alguma maneira, as três formas de consciência têm que desenvolver um modus vivendi (formas específicas de viver) harmonioso e bem integrado. Os três seres humanos precisam se integrar e precisa ser um tipo concreto de integração, num campo relativamente pequeno, já que é uma ilha. A chave para este problema de relacionamento, enfatiza Rudhyar, deve ser a percepção da INTER-DEPENDENCIA. É como sempre digo quando encontro clientes com este tipo de dilema: não se trata de escolher entre isto OU aquilo, trata-se antes, de somar isto E aquilo E aquilo mais. Numa palavra: integração. Integrar nossas diversas facetas psíquicas, integrar mente, corpo, espírito, coração, masculino e feminino.

Para finalizar, acho profundamente tocante, revelador e relevante que essa Lua Nova Canceriana aconteça um dia depois de termos novas imagens de Plutão divulgadas pela sonda New Horizons, num momento em que Plutão recebe não só a New Horizons, mas também a oposição de Mercúrio e Marte em Câncer, que são também os significadores das descobertas desta pequena nave. Plutão é o mais misterioso dos planetas do nosso sistema. Na mitologia, Hades era o mais inescrutável dos deuses, ficando escondido em seus domínios de onde ninguém jamais saía, exceto Hermes-Mercúrio, que era o guia das almas e que tinha livre passe em todos os reinos. Hades saiu de seus domínios apenas duas vezes: uma para raptar Perséfone e a outra para curar uma ferida provocada por Hércules e mesmo assim, quando saía, usava um capacete que o tornava invisível. Era completamente inacessível e os gregos temiam pronunciar seu nome por receio de incorrer em sua ira. Como se vê, era mesmo um deus misterioso e ciumento de seus segredos e até de sua face e imagem.

Como então concatenamos que a New Horizons sobreviveu a uma viagem tão longa, literal e figurativamente, uma viagem de mais de nove anos e milhões de quilômetros, universo afora? Como Plutão se deixa fotografar, se revela e se expõe assim, em toda a sua beleza e esplendor sombrios? É certo que houve grande preparação, não foi algo que se deu da noite para o dia. E conforme a mídia informava da aproximação da New Horizons, fomos também nos preparando, mesmo que inconscientemente, gradativamente. Entretanto, o fato de termos acesso a novas imagens e informações acerca deste planeta tão oculto e inescrutável, tão distante de nossa realidade terrena, vem provavelmente significar que a humanidade talvez esteja pronta para ganhar acesso a seus significados ocultos, a trazer à tona mais material do inconsciente individual e coletivo. Que talvez estejamos prontos para lidar com um pouco mais da nossa sombra, pessoal e coletiva e com a necessidade de integrá-la e transformá-la; que é possível que estejamos aptos a encarar nossa sede de poder e os limites a que somos capazes de chegar na luta pela sobrevivência da espécie. Estamos realmente prontos para lidar com tais conteúdos? É melhor que estejamos, pois Hades-Plutão não deixava impune aqueles que incorriam na sua cólera… Se queremos perscrutar e espionar os segredos da natureza e do universo, é preciso estarmos prontos, termos estofo moral e emocional para lidarmos com tais revelações e suas conseqüências. Estamos?

Feliz Lua Cheia para você! Que seja nutritiva, amorosa e profundamente transformadora e integrativa!

Obs: Pessoas com planetas entre os graus 20 e 25 dos signos Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) sentem esta lunação de forma mais potente.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!