A Semana Astrológica: Paciência, haja paciência!

Semana de 20 a 26 de julho

Esta é uma semana de influências bastante contraditórias. Por um lado há muita tensão e frustração no ar, impaciência e irritação, contudo, há também possibilidade de lidarmos com isso de forma responsável e com tino razoável, basta nos afinarmos com as vibrações certas.

Eventos muito importantes e significativos dão início a acontecimentos que podem definir situações que terão impacto no longo prazo, especialmente na área das relações afetivas, sociais, parcerias de trabalho e negócios e investimentos em geral. Estamos falando de Vênus, que estaciona em Virgem na sexta-feira, para entrar em retrogradação no sábado, voltando a ficar direta somente no dia seis de setembro. Este ciclo de retrogradação de Vênus fica mais delicado porque envolve essa quadratura a Saturno em Escorpião, indicando que o período de provações tenderá a ser mais pesado dentro dos relacionamentos e para a auto-estima em geral – hora de calibrar nosso senso de valor e amor próprio e isso provavelmente se dará em meio a um forte sentimento de solidão e introspecção. Com Vênus retrógrada há grande tendência à retração nos mercados financeiros – sim, período de vacas magras! – especialmente porque essa retrogradação envolve Saturno, como já disse, e porque teremos também Júpiter em quadratura ao mesmo Saturno, no mesmo período, aspecto que já se faz sentir fortemente a partir desta semana. Apertem os cintos! Vênus em marcha à ré também desfavorece cirurgias plásticas e todos os procedimentos de beleza maiores, que envolvam grande transformação ou mudança. Não é bom momento também para iniciar parcerias comerciais, para abrir empresas ou fazer compras vultosas, que signifiquem grande investimento financeiro – leia mais sobre Vênus retrógrada aquiVênus ainda fica muito visível e brilhante nos céus por algumas semanas. Vale a pena botar reparo depois do por do Sol.

Outro que fica retrógrado no domingo é Urano em Áries. Seu período de retrogradação é mais longo e vai de 26 de julho a 26 de dezembro! Com urano retrógrado a tendência a inflexibilidade e espírito iconoclasta pode aumentar vertiginosamente e conseqüentemente recrudescer as tendências conservadoras em outros. Assuntos que envolvam tecnologia podem entrar em estandby e temos chances de reavaliar onde precisamos alterar nosso comportamento e atitudes pessoais na relação com os outros. É um momento de avaliar as mudanças que já tenhamos implementado e fazer eventuais ajustes que se mostrem necessários.

Nesta semana temos também Marte em quadratura plena a este Urano desacelerado, indicando a conflagração de uma tensão que vem se acumulando desde a semana passada. Como Marte ainda está em orbe de oposição a Plutão, temos formada, na verdade uma T-Square Cardinal, que pede ação e resolução. Marte-Urano requer cuidados com a precipitação, a inquietação e a ansiedade, elementos que quando não conscientes podem nos expor a acidentes, domésticos ou urbanos, além de nos deixar muito impacientes e dispostos a comprar brigas desnecessárias. Há grande frustração e irritação generalizadas e precisamos ficar vigilantes para que isso não represente conflitos concretos difíceis de sanar. Na sua manifestação positiva, esse aspecto vem favorecer a liberação de histórias velhas e rançosas, o desembaraçar-se de apegos que nos impediam de avançar em direção a novos e maiores objetivos. Liberdade e maturidade!

Temos ativado por muitos dias um Grande Trígono em Água, formado por Marte, Mercúrio e Sol em Câncer, mais Saturno em Escorpião, Quíron em Peixes e ainda a Lua passando por Escorpião. Este Grande Trígono sinaliza um período em que acessamos nossos sentimentos com mais desenvoltura, autorizando-os e expressando-os sem medo ou vergonha. A sensibilidade favorece a aproximação e a troca afetiva em níveis mais profundos e verdadeiros, mas urge ter delicadeza ao emprestar ouvidos e ombros para outros… As sensibilidades estão de fato muito afloradas e é preciso respeito e consideração com aqueles que resolvem abrir o coração para nós. Vênus retro em Virgem nos alerta: E eu sendo pobre, tenho apenas meus sonhos. Lancei meus sonhos sob seus pés. Caminhe suavemente! Pois você pisa nos meus sonhos!” (Yeats).

Por outro lado, temos a ajuda e a sustentação do Sol Canceriano fazendo trígono a Saturno em Escorpião, indicando resiliência e maturidade na condução e busca dos objetivos, além de uma necessária estabilidade interior no enfrentamento dos desafios da semana. Depois da sobriedade Saturnina o Sol ingressa na Alegria de Leão à 00h30min da quinta-feira, seguido de perto por Mercúrio, que também entra em Leão às 09h14min do mesmo dia. Mercúrio, aliás, fica Cazimi, no Coração do Sol (conjunção de 17 minutos) das 10h22min às 22h16min e nesta conjunção exata temos realçadas as qualidades Mercuriais da comunicação, da loquacidade e uma grande abertura mental. Insights maravilhosos podem acontecer, pois Mercúrio, o Mensageiro do Rei se une a ele para receber novas ordens para os próximos três meses.

O Sol ingressando em Leão – PARABÉNS LEONINOS! – inaugura um tempo de cuidarmos melhor do nosso coração, literal e figurativamente. De investirmos na alegria e nos nossos talentos e potenciais criativos; de buscarmos nos expressar com mais autenticidade; de sermos mais generosos e intuitivos; de procurarmos viver nosso mito pessoal com paixão, ardor, honra e coragem, como pede um Coração de Leão!

A Lua abre a semana na fase Crescente, em Virgem. Segue por Libra e oficializa o Primeiro Quarto já em Escorpião, na madrugada de sexta-feira e fecha a semana no festivo e aventureiro signo de Sagitário. Nessa jornada ela conversa harmoniosa ou beligerante, com todos os demais corpos celestes.

A Lua Crescente abre a semana ainda em Virgem na SEGUNDA-FEIRA. Faz trígono a Plutão em Capricórnio e ao longo das horas conversa harmoniosa com Marte em Câncer, seu hóspede, mas faz quincunce a Urano em Áries e se opõe a Quíron. Recupera-se desse flagelo buscando as palavras amigas de Mercúrio, que está como um filho, pois estão ambos em recepção mútua. Vênus também está em Virgem, solícita e vestal, mas ainda em quadratura a Saturno. Dia melindroso, de emoções e sentimentos delicados. A segunda começa industriosa, a todo vapor, mas conforme as horas passam percebemos que talvez estejamos afundados em inúmeras ocupações frenéticas na tentativa de ignorar o coração pesado e oprimido no peito. Talvez até desejássemos arrancá-lo de vez porque talvez o vazio fosse mais fácil de suportar. De onde vem tanto peso? De lugar nenhum e de todo lugar… Mesmo que não consigamos identificar problemas graves que nos deixem tão carregados, nossa sensibilidade hoje é capaz de captar o sofrimento a quilômetros de distância. Sentimos a dor do mundo e ela dói em todo lugar, em mim, em você, no outro… O que podemos fazer? Nosso melhor, o que quer que seja isso, onde quer que estejamos. Vibremos raios de amor, luz e conforto para o mundo, para o planeta… Emitamos aceitação, perdão, cura, consolo… Em algum lugar alguém sofre dores excruciantes e mesmo que não saibamos quem é ou o que fazer, podemos enviar uma oração, um pensamento de apoio que seja bálsamo curativo. E se formos nós a sofrer, acolhemos também nossa própria dor. Sejamos gentis conosco mesmos, porque a aceitação é o primeiro passo para a cura. Trabalhemos silenciosamente, humildemente, benevolamente, sem reclamações ou lamentos. Façamos do silencio nossa oração. E exponhamo-nos à beleza, onde ela puder ser encontrada, vista, ouvida, sentida, percebida. A beleza é bálsamo que cura e alivia muitos sofrimentos. Emitamos luz, sejamos luz! E amor! À tarde a influência Lua-Saturno ajuda na concentração e na execução das tarefas importantes.

Na TERÇA-FEIRA o Sol Canceriano está em trígono a Saturno. A Lua segue afinada, meio tímida, com Mercúrio em Câncer, com o Sol e também com Saturno. Ingressa em Libra às 10h22min e faz conjunção ao Nodo Norte e busca equilíbrio durante todo o dia, já se preparando para os desafios seguintes. Dia em que temos acesso a uma grande estabilidade interior que nos ajuda a enfrentar as adversidades de forma prática e objetiva e ao mesmo tempo sem perder a compostura ou a sensibilidade. Temos muita sobriedade para avaliar a factibilidade de nossos melhores propósitos e, se necessário, de fazer ajustes para torná-los mais realistas, especialmente aqueles de longo prazo. Nossas ações conscientes estão alinhadas com os sentimentos e embora intuamos que haja vendavais à frente, não os tememos, pois nosso manancial de força interior é reabastecido e reavivado. O dia está propicio para buscar o equilíbrio e a serenidade e para oferecer conciliações possíveis onde encontrarmos conflitos.

Já a QUARTA-FEIRA está bastante conflituosa, com energias belicosas pipocando em todo lugar. A Lua Libriana arma uma ampla Grande Cruz Cardinal ao fazer quadratura a Plutão em Capricórnio e a Marte em Câncer, além de se opor a Urano – essa guerra eclode principalmente à noite e segue pela madrugada de quinta-feira – tornando o dia intenso e propenso a muitos curtos-circuitos. Mercúrio faz trígono a Saturno, o que pode até ajudar a controlar a língua e a mente, mas talvez não o suficiente.  É dia de buscar conciliação porque é certo que haverá conflitos. Deparamo-nos com nossa sombra deflagrada na pessoa de outros e temos que reconhecer que nem nosso melhor verniz é capaz de disfarçar nossa beligerância e manipulação. Usamos uma máscara de delicadeza e elegância, mas por trás do sorriso agradável há grande tumulto interior e desejo de poder. Ao invés de nos indispormos com o mundo fazemos melhor se olhamos para estes ares turvos que fumegam dentro do coração, toldando-o de insegurança e sentimentos sombrios. É um dia favorável para cavar fundo na alma e acessar a origem da nossa raiva e frustração, tentando lidar com ela sem culpar a outros nem escamoteá-la em nome dos bons costumes ou da falsa delicadeza.

Esse clima hostil de guerrilha aberta perdura pela QUINTA-FEIRA, começando pela noite, que traz um sono conturbado e agitado, o que nos faz acordar já de mau humor e predispostos à guerra. A Lua torna exatas a quadratura a Marte e a oposição a Urano, além de ainda fazer um quincunce a Quíron em Peixes. O Sol e Mercúrio ingressando em Leão talvez aliviem um pouco da tensão, já que a comunicação tende a melhorar consideravelmente. Sol e Mercúrio em Leão trazem também um novo entusiasmo e lampejos intuitivos que podem apontar saídas mais criativas para os imbróglios em que se mete Dona Lua. À tarde as energias estão mais amenas e fluidas, a Lua conversa mais otimista com Júpiter em Leão, o que propicia maior desenvoltura na solução de muitas coisas e pode até fazer o mau humor do início do dia parecer sem sentido – mas não nos enganemos, os conflitos ainda exigem negociação, jogo de cintura e muita, muita paciência! A Lua entra em Escorpião às 23h06min, adensando emoções e sentimentos.

SEXTA-FEIRA é dia de VÊNUS, que estaciona às 06h28min a 00°45’ de Virgem. Planos afetivos e assuntos do coração pedem mais cuidados a partir daqui. A Lua Escorpiônica conversa com essa Vênus sombria e lhe estende a mão como a lhe injetar coragem para a descida que ela começa a empreender ao Mundo Inferior. A Lua oficializa o Primeiro Quarto ao quadrar o Sol em Leão, ainda na madrugada. Dona Lua também conflitua com Mercúrio, perturbando a qualidade do sono, mas se afina com Netuno no fim do dia. Marte está em quadratura plena a Urano. Hoje estamos “fumaçando” pelos ouvidos e narinas, tal nossa impaciência, impulsividade e sofreguidão. Queremos o que queremos e queremos AGORA! E ai de quem estiver na nossa frente – passamos por cima! Porque identificamos entraves que surjam como ameaças pessoais, como se precisássemos defender a própria vida. O dia requer cautela porque há propensão a nos sentirmos bloqueados por tudo e por todos, com tendência a nos rebelarmos contra regras e normas em geral, mesmo aquelas que são perfeitamente razoáveis e necessárias à convivência social. A revolta se aplica especialmente a figuras de autoridade e poder, incluindo na família e ambiente doméstico. Ocorre que talvez não tenhamos nos dado conta no devido tempo da necessidade de mudança em certas áreas de nossa vida e agora nos sentimos extraordinariamente cerceados, ansiando por liberação e soltura. Estamos mais zangados do que o habitual e a tendência é explodir por bobagem. Entretanto, o ideal é utilizarmos tais energias para realizar mudanças criativas na forma como conduzimos nossa vida, como agimos e nos afirmamos no mundo. É necessário identificar de antemão onde as mudanças são requeridas, para que possamos trabalhá-las de forma construtiva e positiva, ao invés de “sofrermos” suas influências passivamente e chorarmos o desastre depois. Problemas e desafios novos requerem novas soluções, assim como pessoas novas e reformadas requerem novas oportunidades de expressão e crescimento – Vamos criá-las ou vamos brigar com o mundo à nossa volta esperneando feito criança mal-educada e birrenta? O Pai Mundo pode resolver nos dar umas belas palmadas no traseiro se agirmos assim...

Vênus fica oficialmente retrógrada às 06h28min da manhã de SÁBADO, retornando a Leão (dia 31 de julho) e voltando ao movimento direto somente em seis de setembro. A Lua em Escorpião conversa harmoniosamente com seu regente Plutão em Capricórnio. A Lua se irrita com Urano, mas depois forma um Grande Trígono Aquoso com Marte em Câncer e Quíron em Peixes. O dia está introspectivo e a sensibilidade exacerbada. Captamos no ar muitas influências pesadas e nos condoemos de muitos problemas alheios. Acontece que ver alguém em sofrimento desperta em nós nossa solidariedade, porque automaticamente nos colocamos no lugar do outro e imaginamos como nos sentiríamos na mesma situação. A influência favorece encontros profundos e conversas verdadeiras. As superficialidades não têm lugar porque não conseguimos ignorar nosso desejo por assuntos e trocas mais complexas e intensas. Nada é light hoje e embora o Sol Leonino queira brilhar de forma extravagante, é melhor brilhar através de um drama do que de uma comédia rasgada, que pode, inclusive, soar desrespeitosa e fora de lugar e nós podemos atuar como bufões sem senso do ridículo.

O DOMINGO começa igualmente denso, com a Lua em Escorpião em quadratura a Júpiter em Leão. A Lua faz conjunção a Saturno em Escorpião e fica vazia depois deste aspecto, das 06h15min às 09h24min, quando ingressa em Sagitário. O dia fica mais leve, mas ainda assim, há certo antagonismo interior, porque parte de nós quer recolhimento enquanto um outro lado quer leveza e folia. Este conflito pode se refletir nas relações em que uma pessoa quer sair para o mundo e se aventurar, mas a outra gostaria de programas mais comedidos e intimistas. Não é possível ter as duas coisas? Talvez sim, é questão de estarmos abertos a negociar. É provável que o lado festeiro e alto astral ganhe essa disputa porque depois da semana pesada que tivemos, queremos mais é espairecer e correr livres pelos campos, parques e estradas. Desejamos ignorar, nem que seja momentaneamente, as dificuldades e durezas da vida, as dores e medos das relações. Podemos sim, tirar uma trégua, desde que não incorramos na euforia histriônica de quem foge do próprio desespero. Podemos pular ou abrir as porteiras que prendem nosso otimismo e buscar novos caminhos. A energia Sagitariana também nos ajuda a colocar tudo em perspectiva e ter uma visão macro e mais universal da semana que passou. Em termos práticos, o dia fica favorável a atividades dinâmicas ao ar livre, a explorar novos territórios e a esportes em geral!

Linda semana para você! Que seja de muita tolerância, paciência e serenidade!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

5 thoughts on “A Semana Astrológica: Paciência, haja paciência!

  • 20 de julho de 2015 em 17:51
    Permalink

    Lindo texto, parabéns Maria Eunice! E graças a Deus que o blog voltou, hehe… Bem que eu andava perdida a procura dele. Muita força nessa semana para todos nós!🙏🏻💝🌹

    Resposta
  • 23 de julho de 2015 em 23:21
    Permalink

    Oi, Maria Eunice!
    Parece que a semana está difícil para todos. A minha está estacionada com doença na família. Triste que só… Mas a esperança é companheira!
    A imagem do pinterest é do artista plástico Walasse Ting. Vale conhecer sua obra!
    🙂
    Bom restinho de semana!!
    Beijus,

    Resposta
    • 24 de julho de 2015 em 11:00
      Permalink

      Olá Luma,
      Sim, a semana está bem tensa, mas também favorável a muitas resoluções e destravamentos.
      Sinto muito pela sua família, doença é um dos problemas mais difíceis de se lidar nesta vida…
      Espero que a pessoa logo se recupere e fique muito bem. MELHORAS!
      Obrigada pela informação do artista – vou pesquisar, com certeza!
      Um ótimo fim de semana para você e obrigada pela visita!
      🙂

      Resposta
    • 24 de julho de 2015 em 11:07
      Permalink

      Realmente, Luma, adorei o trabalho do Walasse Ting! Soberba sua obra! Grata por me informar 😀

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!