A Semana Astrológica: Deus está nas pequenas coisas.

Semana de 10 a 16 de Agosto

Semana de Lua Minguante começando, tempo de finalizar e se despedir de coisas, situações, fechar histórias velhas para começar um novo ciclo. Eu me despeço do meu antigo laptop – é, deu perda total! A assistência informou que não vale a pena consertar porque ficaria caro e não há garantias de que não voltaria a dar problemas em poucos meses. Assim, é adeus. Não sei ainda quando a situação vai se estabilizar. No momento estou usando um laptop alugado, que tem um processador de 2GB, portanto, meus recursos estão bastante limitados. Vênus está retrógrada, viajando na minha casa 7, a casa que tem a ver com o outro e que é também uma casa do público. É interessante porque a princípio, Vênus não tem a ver com tecnologia, mas tem a ver com a conexão entre pessoas, com o que há de mais gregário em nós. Então, ela está me dando um recado claro: é hora de ficar mais nos bastidores, de me “desconectar” um pouco. Pensei bem antes de voltar esta semana com este post. Também estava super ansiosa para comprar logo um novo laptop, mas resolvi desacelerar e prestar atenção ao que a Deusa do Amor está tentando me dizer. Assim, resolvi publicar A Semana, mas vou fazê-lo sem fotos, de forma econômica, em homenagem à introspecção de Vênus – até porque, eu levaria um dia inteiro, provavelmente, para buscar imagens e fazer upload numa máquina estranha e com uma configuração diferente da que estava acostumada. OBS !!!!!! Não estou dizendo que Vênus retrógrada está relacionada a problemas com tecnologia, necessariamente!!!!!! Estou fazendo uma associação específica ao meu caso e aos casos em que há excesso de “conectividade” – a maioria das pessoas hoje em dia… Vênus retro exige introspecção maior, retiro, resguardo, por isso associei os problemas de conexão tecnológica, para nos forçar a essa introspecção que não está sendo buscada voluntariamente..

O Minguante é uma fase propícia a avaliações e exames, a verificar o que não serve mais e descartar para abrir caminho para novas práticas e novas oportunidades. O Sol segue por Leão, domiciliado e poderoso e nesta semana faz trígono a Urano em Áries, aspecto que propicia a inovação e a reinvenção de nossa auto expressão, além de favorecer também maior ousadia nos objetivos. Este aspecto estará bastante forte na Lua Nova de Leão, na sexta-feira, dia 14, simbolizando um tempo de renovar a autoconfiança e o brilho próprio, de forma completamente original; de sintonizar-nos com nosso eu mais criativo, amoroso e espontâneo e de deixar a vida fluir!

Duas semanas sem escrever aqui e muita coisa aconteceu. Saturno voltou ao movimento direto em Escorpião e recebeu a quadratura de Júpiter em Leão, exata no dia 03/08, sinalizando um período de ater-se ao essencial, de sermos econômicos e coerentes na forma como buscamos crescimento, ou seja, enxugar a vida do supérfluo, ficando com aquilo que mais dá sentido, cortar os excessos.

Marte ingressou em Leão no dia 08/08, iniciando uma fase em que nos afirmamos de forma dramática e heroica, de viver nosso mito pessoal em todas as nossas cores, com coragem, audácia, honra e um coração genuinamente valente. Em Leão ele viverá momentos de muita paixão com Vênus – entre 31 de agosto e 1° de setembro – que viaja retrógrada. Por falar em Vênus, nesta semana teremos sua Conjunção Inferior com o Sol, um momento em que ocorre um casamento sagrado poderoso, entre Sol, Vênus e a Terra e que propicia que muita coisa antiga venha à luz da consciência, com boas possibilidades de integração de tais conteúdos. Oportunidade de integrar as duas facetas de Vênus, a Urania, o lado mais civilizado, estético, mental; e Pandeimos, o lado mais terroso, sensual, instintivo e ctônico da nossa natureza. Vênus desapareceu do céu e daqui a algumas semanas voltará a aparecer como Phosforo, a Estrela da Manhã, seu lado mais guerreiro e sanguinário, Vênus pronta para a batalha. De modo geral, com Vênus retrógrada a vida afetiva entra em repouso para que possamos fazer uma profunda avaliação de nossos valores, que norteiam nossas decisões quanto à escolha de nossos parceiros, afetivos ou mesmo de trabalho e negócios. Relações podem entrar em crise, mas apenas se não forem fortes o bastante. Nossa vida social também esfria um pouco, porque não é período de badalar por aí – algo difícil quando se dá em Leão, um signo naturalmente festivo e que gosta de aparecer de forma grandiosa. A economia e os negócios passam por grande instabilidade e é preciso muita cautela quanto a novos investimentos e compras de valor expressivo. Mais sobre Vênus depois.

Mercúrio também mudou de signo, entrando em sua própria casa, Virgem, no dia 07/08, sexta-feira passada. De Virgem ele se opõe a Netuno em Peixes, indicando um período de confusão, um tanto caótico mentalmente e falta de objetividade nas avaliações e análises. A oposição exata se dá na quarta, dia 12. Juntando ao fato de que a Lua passa parte da semana em Câncer, muito sensível, esta é uma semana que pede concentração e esforço consciente para mantermos o foco e não sairmos à deriva, perdidos e dispersos em águas ilusórias. O período que requer cautela quanto à assinatura de contratos em geral, à comunicação e a compras de equipamentos de tecnologia – e não é que eu tenho que comprar um laptop novo nesse contexto? Para você ver que nem sempre dá para fugir de certas coisas ou configurações delicadas no céu… Vou ver se consigo deixar para depois que o aspecto ficar exato. Então, estou pedindo, de novo, sua paciência – ainda não sei quando tudo isso vai se assentar.

Saturno faz semi-quadratura a Plutão no dia 13. Saturno e Plutão estão atualmente em recepção mútua – um morando na casa do outro. Há coisas que estão fora do nosso controle, e, por mais que tentemos, com toda a nossa consciência e esforço responsável estruturar tais coisas, tem horas que precisamos nos render ao imponderável e nos deixar moldar pela força maior da vida. Essa tentativa de controle implica resistência e claro, muito estresse e alguma ansiedade. De outra forma, podemos nos sentir controlados ou impotentes. Para que resistir? A vida desestrutura para nos mostrar que talvez haja maneiras melhores de conduzir as coisas…

Mas o grande acontecimento da semana fica mesmo por conta da ingressão de Júpiter em Virgem, já na terça, dia 11, onde vai ficar até 09 de setembro de 2016, quando entrará em Libra. Se em Leão Júpiter adquiria cores dramáticas, impulsivas e grandiloquentes, em Virgem vamos para uma expansão mais racional, planejada, responsável. Tornamo-nos mais modestos e detalhistas. “Deus está nos detalhes” diria Flaubert, que tinha Júpiter na casa 6, citado por Sue Tompins. Com Júpiter em Virgem, podemos sim, ver Deus nas pequenas coisas, ou, ao contrário, podemos nos tornar tão céticos que, como Tomé, demandamos “ver para crer”. Politicamente pode haver um certo cinismo, o mesmo se dando em relação às visões religiosas. Como Júpiter fará oposição a Netuno e quadratura a Saturno – isso a partir de em meados de 2016, com Saturno já em Sagitário – podemos esperar muito tumulto nessas duas áreas. Desestruturação e dissolvição política e religiosa, com possibilidade de recrudescimento no fanatismo político e religioso pelo mundo afora. Considerando o cenário extremamente conservador que já estamos vivendo no Brasil atualmente, essa configuração inspira muitos cuidados. Mas vamos analisar isso com mais profundidade mais adiante.

A Lua abre a semana na fase Minguante, em Gêmeos. Torna-se Balsâmica em Câncer e se renova em Leão, fechando a semana em Virgem. Faz aspectos com todos os demais corpos celestes na sua jornada, acumulando bagagem e experiência ao longo desse caminho.

Na SEGUNDA-FEIRA a Lua abre o dia ainda em Gêmeos, conversando harmoniosa com Vênus e Júpiter em Leão. Ingressa em Câncer às 09h09min, onde fica Balsâmica e de onde interage, também de forma fluida, com Mercúrio, que está exaltado em sua casa Virginiana e se aproximando da oposição a Netuno. A Lua fecha a noite formando trígono a Netuno. Júpiter se despede de Leão, ainda em quadratura a Saturno. A semana começa de forma tranquila e apesar da preguiça usual da segunda, estamos animados e dispostos a começar a semana com o pé direito, fazendo um esforço para tudo dar certo e fluir. Com o Sol em Leão e a Lua em Câncer, ambos os luminares estão dignificados. Temos confiança e alegria em nossos propósitos e objetivos conscientes, sem desautorizar nossos sentimentos e vida subjetiva. É um dia para buscar integração e leveza e mesmo numa fase ultra-introspectiva como essa, podemos encontrar motivação e sentido para deixar as coisas serem como são, confiando na vida e agradecendo as coisas simples, como a alegria de um dia luminosos e ensolarado, que traz augúrios de força e de novas oportunidades! Não desperdicemos essa energia com lamúrias e abramos a semana com audácia! O Minguante pede que identifiquemos o obsoleto e aquilo que não funciona mais, seja na vida prática, nas emoções e sentimentos ou nas relações; é tempo de abrirmos mão e liberar, por mais difícil que isso pareça para Câncer; é tempo de soltar e desapegar e o trígono a Netuno enfatiza esse movimento… É preciso liberar para que a renovação aconteça!

Júpiter ingressa em Virgem às 08h12min da TERÇA-FEIRA, inaugurando um tempo de planejar nosso desenvolvimento e expansão com mais detalhe e acuracidade. Depois dos arroubos espetaculares do ano leonino, agora é hora de ser mais modesto e controlado quanto aos gastos e investimentos. Mercúrio está em oposição a Netuno. A Lua, dignificada em Câncer, primeiro torna-se um poço de sensibilidade ao aspectar Netuno e depois torna-se intempestiva ao se opor a Plutão em Capricórnio e quadrar Urano em Áries. Bom, já sabemos como vai ser o dia, não é? Altos e baixos, instabilidade emocional, inconstância de humor e de decisões… Tudo mais exacerbado devido ao fato de a Lua estar Balsâmica e de disposição sombria. Dia para tentar pegar leve e buscar objetividade, por mais difícil que seja de se conseguir. Dia de lembrar também que os tempos são tensos para todos, portanto, não podemos usar as dificuldades para justificar nossos arroubos infantis e melodramáticos, pois todos estão sob pressão, não apenas eu. O aspecto a Urano favorece o desapego dos rancores e sentimentos estagnados e nos empurra a olhar para o futuro e visionar novos horizontes.

A Lua Canceriana e Balsâmica faz trígono a Quíron em Peixes e a Saturno em Escorpião na QUARTA-FEIRA, formando um amplo Grande Trígono Aquoso por boa parte do dia. Ingressa depois em Leão, preparando-se para ser Nova. Faz conjunção a Marte, que anda meio isolado no inicio de Leão. Mercúrio está em oposição plena a Netuno. Dia de grande sensibilidade, em que sentimentos densos e ancestrais nos tomam de roldão e nos deixam um tanto sorumbáticos. A oposição Mercúrio-Netuno piora tudo porque nem mesmo podemos nos ancorar na racionalidade, que hoje está mais do que nebulosa e confusa. É preciso grande esforço mental hoje para manter o foco. É necessário também desconfiar de tudo que se apresenta à nossa frente, especialmente se parecer bom demais para ser verdade. O dia está propenso ainda a fofocas, boatos, inverdades espalhadas ao vento, ou por leviandade ou mesmo de propósito, com o intuito de enlamear reputações. Há falta de clareza generalizada, portanto, não é dia de tomar decisões importantes. Por outro lado, a criatividade está mais que favorecida, então, quem trabalha nas profissões criativas – artistas, escritores, músicos, artesãos, áreas de cinema em geral – pode ter injeção extra de inspiração. Se há uma área onde a ilusão tem um lugar e é adequada, é na arte, especialmente no cinema!

A QUINTA-FEIRA é outro dia melindroso, porque a Lua vira foco de um Yod-Dedo de Deus ao fazer quincunces a Netuno em Peixes e Plutão em Capricórnio. Em compensação, o Sol Leonino está em trígono perfeito a Urano em Áries. Dia em que nos sentimos pressionados, com o peso do mundo sobre nossos ombros, como criança que é confrontada com uma responsabilidade excessiva, cedo demais. A consequente sensação de desajuste e descompasso é grande demais e pode alquebrar nosso espírito, se nos deixarmos abater. Mas há ajuda à disposição, se apenas ousarmos olhar para além do óbvio. Temos a chance de reinventar a forma como olhamos para tudo, inclusive para essas responsabilidades e a maneira como lidamos com elas. Podemos aproveitar e, a partir da identificação de nossas inadequações e do sofrimento percebido no mundo, buscar dar um salto de inovação e originalidade na nossa vida e nos nossos objetivos de futuro. É preciso abrir caminhos novos, mesmo que não haja nenhuma trilha à vista! A reinvenção do mundo começa pela reinvenção de si mesmo!

A Lua é Nova a 21°31’ de Leão na SEXTA-FEIRA. UMA Lua Nova que ocorre em conjunção a Vênus retrógrada e em trígono a Urano, sugerindo um tempo realmente novo, de muita originalidade e genialidade potencial. Uma Lua que favorece especialmente aos artistas, ao teatro, às artes em geral, já que ocorre às vésperas da Conjunção Inferior de Vênus e Sol. Um tempo deveras auspicioso, de ousarmos expressar nossa singularidade e nossos talentos, por mais que eles pareçam fora do tempo e do lugar… Se acreditarmos em nós mesmos, logo descobriremos nossa própria “turma” e uma tribo onde não nos sentiremos tão estranhos. Essa conjunção da Lua em Leão, próxima à conjunção Vênus-Sol, possibilita uma maior integração das duas expressões de Vênus: o mais sensual e o mais idealizado. Cabe a nós utilizarmos este momento para um auto escrutínio, para tentar identificar qual das duas facetas é mais forte em nós e caminharmos em direção a um equilíbrio. A Lua Nova também nos inspira a ser nós mesmos, a expressarmos nosso potencial criativo, sem receios, a darmos uma injeção de ânimo em nossa auto-estima e a nos sintonizarmos com os valores do nosso coração generoso. Plantar sementes de generosidade e coragem, a despeito das sombras que nos circundam.

No SÁBADO a Lua, já renovada, se defronta com os limites Saturninos. Saturno em Leão coloca o primeiro desafio à generosidade e audácia dos nossos novos planos. Contudo, não é hora de nos deixar desestimular. Ao contrario, é momento de encarar o bicho papão debaixo da cama e ver que talvez ele não seja tão feio assim, talvez possa até nos mostrar possíveis falhas nos nosso projetos, que ainda podemos corrigir. No plano mais prático, o sono fica pesado e propenso a pesadelos na madrugada. A Lua ingressa em Virgem às 4:47 e passa o dia numa caminhada lenta em direção à oposição a Netuno, sugerindo um dia de desordem e humor instável, em que ficamos meio irascíveis e suscetíveis. É melhor pegar leve porque não há como ter firmeza hoje… quanto mais nos debatemos, mais afundamos na areia movediça das nossas incertezas. Deixe estar. É hora de abrir mão do controle.

O DOMINGO continua melindroso porque a Lua Virginiana está hoje em oposição a Quíron. Antes porém ela faz trígono a Plutão e conjunção a Mercúrio, o que pode nos dar algum chão e alguma estabilidade para encarar nossas mazelas mais no fim do dia. A depressão de domingo pode ficar mais carregada que de costume e uma maneira de lidar com a sensação de inutilidade e fata de sentido da vida, é se colocar a serviço de outros que precisem de nós. Uma visita a um amigo que passa por dificuldades, a um hospital, a um asilo… Nada como sair de si e perceber que o sofrimento é parte da condição humana, mas que a empatia e a compaixão o faz mais suportável e nos aproxima do nosso lado mais nobre e paradoxalmente mais humano também.

Linda semana para você!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!