A Semana Astrológica: o trabalho é o amor feito visível

Semana de 17 a 23 de agosto

Esta é uma semana de grande impulso e ação. A fase Crescente da Lua, seguida pela oficialização do Primeiro Quarto, também conhecido como quarto Crescente, colore a semana de dinamismo e desejo de realização. Semana que tende a ser produtiva, mesmo que tenhamos que lidar com algumas limitações e tensões.

O Sol ingressa em Virgem no domingo, dia 23, sinalizando um tempo de colocar em prática, com método e maestria os impulsos criativos e os potenciais descobertos em Leão. VIRGEM nos fala do trabalho como ato sagrado de ganhar o pão, mas também de aperfeiçoar um ofício, como forma de moldar e aperfeiçoar a nós mesmos e descobrir quem realmente somos no processo. Como diz Kalil Gibran, o trabalho é o amor feito visível. Antes de entrar em Virgem porém, ainda em Leão, como para salientar mais ainda tudo isso, o Sol faz quadratura a Saturno em Escorpião, uma quadratura minguante, a última desde que o Sol fez conjunção a Saturno pela última vez. Desafios ao nosso senso de eu e à nossa consciência individual. Quanto estamos estruturados para funcionar no mundo? Quanto de nossos impulsos criativos são factíveis? Temos substancia que sustente nosso brilho ou somos só uma capa fina de verniz, brilho de bijuteria? quanto estamos dispostos a trabalhar duro, ao estilo Virginiano, para concretizar nossas ambições? Se o trabalho é o amor feito visível, Saturno nos lembra que o amor, assim como o trabalho, também demanda seriedade e comprometimento. Sol-Saturno também levantam novamente os temas relacionados ao pai, à autoridade, à chefia, às nossas limitações, inseguranças e medos… Conflitos nesta área são possíveis ao longo da semana.

Mercúrio segue acelerado por Virgem e abre a segunda-feira ainda em trígono a Plutão em Capricórnio. Mais para o fim da semana faz quincunce a Urano, enquanto se opõe a Quíron em Peixes, indicando uma semana mentalmente controversa, de muitas incoerências e dissonâncias no plano da comunicação e dos planejamentos. Nosso grande idealismo e perfeccionismo sofre um golpe duro porque a mente precisa entender que não pode tudo, que nem sempre “querer é poder”… Talvez o problema nem seja “querer é poder”, mas para quê querer tanto? Qual a utilidade de tantos desejos? Alguns deles chegam mesmo a ser fúteis… A mente não gosta de saber que não controla tudo e cria muitos mecanismo para se proteger dos imprevistos e desacertos da vida, mas nisso, perde-se muita espontaneidade e às vezes, a própria alegria de se estar vivo. A mente pode ser nossa aliada, mas também a grande inimiga quando está atopetada de quereres, alguns que nem são genuinamente nossos – uma mente sinônimo de Maia.

Vênus, retrógrada em Leão, faz seu segundo trígono a Urano em Áries. Vênus retrógrada já é um tanto excêntrica, original, avant-guarde e extremamente criativa. Em contato com Urano, essas qualidades são realçadas e potencializadas. Esse aspecto também enfatiza a necessidade de reinventar nossa abordagem da vida afetiva e a forma como vemos os relacionamentos em geral. Para quem está em uma relação, é momento de reinventar essa parceria, de fazer coisas diferentes, sair da rotina previsível de casal e experimentar dentro desta relação – claro, antes disso é preciso abrir os olhos para as próprias queixas e insatisfações dentro do relacionamento.

Marte ingressou em Leão e ficou muitos dias isolado, apenas recebendo aspectos esporádicos da Lua. Isolado assim Marte fica irascível e extremista. Nesta semana ele faz quincunce a Netuno, um aspecto que vem trazer à tona uma dúvida inconveniente sobre a coragem e a audácia deste Marte destemido… Ataques de incerteza súbita podem nos deixar vacilantes quanto aquilo que estamos buscando e paradoxalmente, nos empurrar na direção de buscar com mais ênfase ainda, numa tentativa defensiva de ignorar nossas dúvidas, o que, obviamente, não é a forma mais construtiva de lidar com isso… Outra possibilidade é nos desestimularmos completamente de uma hora para outra, pondo o esforço realizado por água abaixo. A melhor forma de lidar com tais influências é estando vigilantes para estes rompantes e analisando com frieza essas mudanças abruptas na determinação, antes de fazer alterações drásticas precipitadas.

Júpiter começa a se opor a Netuno, numa dança que vai durar muitos meses, até 2016 e que vai envolver Saturno de abril em diante, formando uma configuração de Cruz T, cujos significados envolvem questões políticas, econômicas, sociais e religiosas. A desintegração de muitas estruturas nas áreas citadas. Mas vou falar disso no futuro, num artigo específico sobre isso.

A Lua abre a semana ainda Nova. Torna-se Crescente na terça-feira e oficializa o Primeiro Quarto no sábado. Viaja pelos signos de Virgem, Libra e Escorpião, fechando a semana em Sagitário, no domingo. Faz aspectos com todos os demais corpos celestes.

A SEGUNDA-FEIRA começa com a Lua Nova em Virgem se separando do quincunce a Urano e da oposição a Quíron. Faz depois sextil a Saturno em Escorpião e ingressa em Libra às 17h24min. Mercúrio ainda está muito próximo do trígono que fez a Plutão no domingo. Dia industrioso, em que estamos preocupados com mil afazeres, tentando manter tudo sob controle porque há uma sensação de caos iminente, que nos perturba por algumas horas e talvez tenha até nos tirado o sono durante a noite, fazendo-nos acordar mal humorados e de cara amassada. Entretanto, é necessário parar um pouco e fazer um exame racional que nos faça perceber que muitas das tais preocupações são infundadas e geradas por uma ansiedade, que por sua vez, pode nascer de respostas automáticas e viciadas à sensação de falta de controle. Podemos acalmar tais apreensões organizando nossa agenda e listando as prioridades, colocando as coisas em seus devidos lugares e tendo uma noção mais clara de onde isso nos deixa. Feito isso, a tarde favorece o trabalho metódico e a produtividade, então, é arregaçar as mangas e colocar-se em ação.

A Lua busca equilíbrio em Libra na TERÇA-FEIRA. Afina-Se com Marte em Leão pela manhã, mas também se desentende com Netuno em Peixes. À noite já digladia com Plutão em Capricórnio. O Sol está em quadratura a Saturno, exata na sexta. O dia pede ação decidida, mas também conciliação. Essa conciliação está favorecida porque naturalmente encontramos o caminho do meio, a melhor forma de equilibrar interior e exterior, nossas necessidades emocionais com as demandas mundanas do mundo lá fora. O dia está dinâmico, ativo e cadenciado e se nos alinhamos com nosso centro, nossa determinação e motivação certamente levam a melhor. Do fim do dia para a noite o clima fica tenso, especialmente nas relações. Conflitos e confrontos nos obrigam a fazer opções difíceis e talvez ingratas, mas se resolvemos ignorar e não o fazemos agora, a tendência é o problema ficar maior e fora de controle, portanto, adiar não é uma alternativa muito inteligente. É melhor lidar com isso agora!

A QUARTA-FEIRA se inicia com sono tumultuado na madrugada. Possivelmente acordamos várias vezes de sonhos turbulentos. O resultado é que podemos acordar cansados e não completamente restaurados pela manhã. Tal inquietude provavelmente nasce da ansiedade do novo, de nos sentirmos pressionados a mudar alguma coisa em nós ou em nossa rotina. A Lua Libriana faz oposição a Urano, que por sua vez recebe hoje o trígono exato de Vênus retrógrada, que recebe sextil da mesma Lua, sua hóspede em Libra. A Lua ainda se irrita com Quíron em Peixes, mas também se afina com o Sol no fim da noite. Apesar de nos sentirmos pressionados e um tanto ansiosos, há menos motivos do que imaginamos para toda a celeuma. Se formos menos dogmáticos e nos abrirmos ao novo, podemos nos sintonizar com o melhor que ele pode nos trazer, e perceberemos que nossos receios estavam, na verdade, nos impedindo de melhorar nossas relações e interações com as outras pessoas. É preciso deixar os receios de lado e permitir-se surpreender pela vida, abraçar as novidades ao invés de temê-las. Também é momento de inovar nos relacionamentos e na forma como expressamos afeição; é hora de confiar mais em si mesmo e abrir mão de controlar o outro por causa das próprias inseguranças. Se o outro está algemado a nós de alguma maneira, temos mesmo certeza da autenticidade desse afeto?

A Lua ingressa em Escorpião às 06h24min da QUINTA-FEIRA, de onde dialoga harmoniosamente com Júpiter em Virgem. À noite porém, ela se indispõe feiamente com seu anfitrião, Marte em Leão e ainda faz trígono a Netuno em Peixes. Mercúrio está em oposição plena a Quíron e em quincunce, também exato, a Urano. Sol em Leão quadra Saturno e Marte faz quincunce a Netuno. O dia demanda bastante cautela com ações impulsivas ou reações instintivas, defensivas e automáticas. Sentimo-nos acuados e desafiados gratuitamente, talvez até diminuídos, o que pode levar a conflitos e talvez até mesmo a alguma paranoia, sensação de que o mundo inteiro está contra nós. Adotar posições exclusivamente egóicas não é o melhor dos caminhos e pode nos colocar em rota de colisão com interesses contrários aos nossos, com grandes chances de sermos os perdedores, porque lidamos com forças e autoridade que talvez estejam acima do nosso escopo de ação. A pressão gera grande inquietude, que por sua vez, pode gerar comportamentos destemperados e instabilidade, receita para desastre, caso não nos mantenhamos com os pés firmes no chão. Manter um senso de humildade e noção de nossos limites é fundamental para evitarmos as armadilhas dos confrontos desnecessários provocados pelo ego.  Embora pareça às vezes, o mundo não quer “nos ferrar” e é preciso paciência, porque há tempo para tudo debaixo do céu e muitas vezes tudo o que precisamos fazer é confiar no fluir da vida.

O Sol está em quadratura plena a Saturno na SEXTA-FEIRA, enquanto Marte está em quincunce exato a Netuno. A Lua Escorpiônica se harmoniza, de formas diferentes, com Netuno e com Plutão, mas caça briga com Vênus em Leão, além de ainda se irritar com Urano em Áries. A Lua ainda se harmoniza com Quíron. A sexta-feira fica excepcionalmente carregada e cinza, porque nos sentimos excessivamente cobrados e exigidos. Somos confrontados com nossas dificuldades e limitações de forma dolorosa, que para nós pode ser sentida até como humilhante e vexatória. Estando particularmente sensíveis e suscetíveis, talvez tenhamos dificuldade em digerir o remédio amargo que nos é empurrado goela abaixo. Mas a sensação de fracasso ou sacrifício não precisa quebrantar nosso espirito de forma tão dramática porque podemos, na verdade, tirar grandes lições dos conflitos que surgirem no dia de hoje. Temos boas oportunidades de lidar com nossos problemas de autoridade, se tivermos um mínimo de humildade e espirito de aprendizado. A hierarquia tem seu lugar na ordem das coisas, na natureza e na vida e é necessária para que a criatividade originada do caos inicial seja de fato aproveitada e manifestada no plano prático. Sem ordem, estrutura e liderança não se chega a lugar algum e os potenciais maravilhosos visionados e imaginados em nosso espírito ilimitado não passarão de fantasias de glória pessoal que só existirão em nossas mentes megalomaníacas. Assim, aproveitemos para fazer um exame honesto de nossas deficiências e problemas para que possamos identificar a melhor forma de superá-los.

O fim de semana chega com a Lua Escorpiônica harmonizada com Mercúrio em Virgem no SÁBADO, quando também acontece o Primeiro quarto, com a Lua fazendo quadratura ao Sol Leonino, conjunta a Saturno. A Lua entra em Sagitário às 17h42min. O Primeiro Quarto, comumente chamado de Quarto Crescente, traz mais impulso e dinamismo ao ciclo. É momento em que a semente encontra seus primeiros grande desafios, que exigirão ajustes e reordenamento. Ocorrendo conjunto a Saturno, somos lembrados de que precisamos ser responsáveis e coerentes em nossos projetos, que não é possível ignorar certos limites, mas que se estivermos dispostos a trabalhar duro e de forma disciplinada, seremos capazes de realizar grandes feitos, feitos de gente grande. O sábado está menos propício ao ócio e à indolência e mais favorável a trabalhar consistentemente na continuação de quaisquer tarefas que tenham ficado inconclusas durante a semana. De outra forma, os trabalhos manuais ou reparos diversos pela casa, ou ainda tarefas de manutenção estão beneficiados. O sábado à noite fica mais leve e festivo, até demais, porque a Lua, já em Sagitário, faz quadratura a seu regente Júpiter, em Virgem, que está oposto a Netuno em Peixes e eles formam uma Cruz T mutável. Se não tomamos cuidado perdemos o senso de proporção porque queremos afogar todas as mágoas e descarregar toda a tensão dos últimos dias de uma só vez, seja na bebida, na comida ou mesmo na diversão desregrada e irresponsável. Nem tanto à terra, nem tanto ao mar, diria o sábio. Atenção para os excessos, que podem nos colocar em grandes apuros.

O SOL ingressa em VIRGEM no DOMINGO, precisamente às 07h37min da manhã. O Sol em Virgem marca um tempo de sermos mais metódicos e detalhistas nos nossos propósitos e objetivos conscientes. É hora de analisar com cuidado se a rota que tomamos é a melhor e a mais proveitosa, se nossa ação está de acordo com o planejamento inicial. Virgem também sinaliza um momento de contenção na forma como dispendemos e aplicamos nossa energia e nossa ação. Em Áries a energia é impulsiva e cheia de vida, mas também descontrolada e errática. Virgem vem nos ajudar a dar foco e ordem para essa ação; a ser mais precisos e acurados; a aperfeiçoar a obra que antes estava propensa a ser terminada de qualquer jeito, de forma mais que amadora. 

O domingo traz ainda a Lua em Sagitário, em quadratura a Netuno, na Cruz T Mutável com Júpiter, que acaba por envolver o Sol recém ingresso em Virgem. Em Sagitário temos desejos de espaços amplos e abertos, de aventura e liberdade. Os passeios na natureza, as atividades esportivas e dinâmicas ficam favorecidas, mas precisamos ter algum cuidado, pois se não temos clareza suficiente de para onde estamos indo,  podemos tropeçar inesperadamente ou cair numa poça de lama, dando com a cara no chão. Inseguranças podem nos levar a exagerar na dose de tudo e podemos nos tornar o chato da festa, que não tem o mínimo desconfiômetro de quando está desagradando e sendo inconveniente. Antes de pregar nossas ideias e crenças a Deus e todo mundo é bom também verificarmos se nossa audiência está disposta a nos ouvir ou podemos dar conselhos que não foram pedidos e não poderemos reclamar quando nos colocarem em nosso devido lugar de chatos-sabe-tudo. Pegar leve e não se levar a sério demais sempre é uma boa pedida nestes casos. E o resto, é aproveitar o dia e descansar!

Linda semana para você!

virgo
Virgem – vitral da Catedral de Chartre, França – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

One thought on “A Semana Astrológica: o trabalho é o amor feito visível

  • 19 de agosto de 2015 em 14:35
    Permalink

    Maria Eunice venho acompanhando tudo que vem falando ha semanas, e de fatos todos os sentimentos e vibrações realmente são contagiadas com as posições dos planetas. Agora uma pergunta que turbulência é esta ? são semanas a fio não tem trégua .O que acontece com toda esta ansiedade desmedida e desajustes devido a colocação dos mesmos? gratidão

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!