A Semana Astrológica – O que ela quer da gente é coragem!

Semana de 24 a 30 de agosto

Semana de Lua Cheia, que vem frutificar as intenções e as sementes plantadas na Lua Nova de Leão. A Lua oficializou o Primeiro Quarto, o Crescente no domingo. Torna-se Corcunda no meio da semana e cheia no sábado.

Por aqui, problemas tecnológicos resolvidos, tento voltar ao rítmo normal da vida – mas e existe essa coisa de “normalidade”? A semana começa de forma bem caótica para mim e sou interrompida na produção deste texto inúmeras vezes para atender demandas diversas de familiares em crises medianas – cunhada, irmão, sobrinhos; amigos em crises extremamente graves que exigem ações imediatas; e até mesmo vizinhos e parentes indiretos precisando de socorro… Comigo mesmo, tudo em paz e felizmente estava apta a emprestar ouvidos e atenção… Mas a tensão se mostra inequívoca. Possivelmente esse “emprestar de ouvidos” tenha a ver com o sextil minguante que Mercúrio em Virgem faz a Saturno em Escorpião, o último aspecto maior antes que ocorra uma nova conjunção.

Além da Lua Cheia, o outro grande acontecimento da semana é Mercúrio ingressando em Libra no dia 27, quinta-feira, onde ficará retrógrado no dia 17 de setembro, a 15°55’ deste signo. A retrogradação ocorrerá de 15 de setembro a 09 de outubro e se dará, toda ela, no signo de Libra. Em Libra Mercúrio está relativamente confortável, porque ele tem em comum com este signo o desejo de construir pontes. A comunicação adquire um tom super civilizado e queremos de fato escutar o outro e fazê-lo se sentir compreendido. Mercúrio em Libra também aponta para um grande interesse mental e analítico em relacionamentos – pensamos muito sobre, isso, falamos sobre isso, escrevemos sobre isso, etc.

Interessante que Saturno ingressa em Sagitário no dia 17 de setembro, mesmo dia em que Mercúrio fica retrógrado. Isso adiciona momentum, como se o tempo parasse um pouquinho para digerimos melhor todo o trabalho empreendido por Saturno em Escorpião e ainda temos ainda três semanas pela frente para acabar o dever de casa…  Saturno está deixando Escorpião e a tensão aumenta consideravelmente porque somos acometidos de urgência, como se o tempo estivesse se esgotando para terminar algo ou entregar algo que nem sabemos bem o que é… Sim, todas as tarefas devem ser concluídas, as tarefas referentes a purgação dos conteúdos sombrios e estagnados que impedem nosso amadurecimento emocional e geral; lidar com a sombra, com o medo da entrega e a consequente necessidade de controlar tudo e todos ao nosso redor… Encarar a verdade sobre nós mesmos, sem desculpas esfarrapadas. Se não concluímos as tarefas de agora, comprometemos o próximo passo, a reavaliação das nossas crenças que nos levará a uma expansão espiritual mais estruturada. E daqui a 7 anos a conta poderá ser mais alta e mais difícil de pagar!

Saturno em Escorpião terminando as provas finais, de fato, adiciona um peso extra sobre nossos ombros e cabeças, a semana ficando bastante tensa, e, mesmo nos dias de mais leveza temos consciência de um pano de fundo denso e mais carregado. Entretanto, a conjunção Sol-Júpiter em Virgem pode ajudar a trazer perspectiva e mais otimismo, além de adicionar coragem e animo – se conseguirmos nos abrir a isso, claro! Contudo, depois do encontro jubiloso com Júpiter, o Sol se dirige à oposição a Netuno – exata entre os dias 31 e 1° – e todo esse otimismo pode ficar embotado e dispersado numa névoa de incerteza ou de irrealidade paralisantes. Para onde mesmo estávamos indo? O quê mesmo estávamos buscando? Júpiter na equação, mesmo de forma separativa, pode potencializar nossos receios e paranoias e ao invés de buscarmos transcender tais receios de forma racional, tornamo-los em um grande bicho-papão que inunda nossa mente e coração de preocupações e ansiedades medonhas que colorem o futuro de cores tenebrosas e a vida de repente pode virar um caos em que perdemos a noção exata das coisas. Em tais circunstâncias, ficamos suscetíveis à má alheia e isso requer cuidados na hora de fazer negócios em geral e nos encontros diversos que a semana trouxer – grande potencial de engôdos, ilusões e desapontamentos, especialmente aqueles causados por nossa própria incapacidade de lidar com a realidade e nosso desejo infantil de viver uma vida dourada perfeita. A sensibilidade fica acentuada, mas precisamos fincar os pés no chão para que ela nos seja benfazeja e não nos cause problemas. Aqui, lembramos Guimarães Rosa, quando diz “o correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. Pois sim, pois bem! Coragem! Precisamos ter e encontramos se olhamos fundo o bastante dentro de nós.

Interessantemente, temos a Lua Cheia ocorrendo exatamente neste contexto ilusório de sensibilidades realçadas e magnificadas. A Lua Cheia acontece em conjunção a Netuno e oposição a Júpiter, formando ainda uma T-Square fora de signo com Saturno em Escorpião… Uma confrontação bastante necessária entre nossas fantasias urobóricas, nossos desejos irreais de redenção e a realidade da dimensão das Moiras que controlam o destino e experiência terrena percebida e vivenciada como fatídica e inexorável. É hora de crescer sem se deixar enrijecer, sem perder a fé e a esperança – e sem também desmerecer ou desautorizar a dimensão mágica da imaginação e da criatividade, que fertiliza e fecunda a vida.

A Lua viaja no Primeiro Quarto pelo signo de Sagitário; torna-se Corcunda em Capricórnio, enche-se de ideais maiores em Aquário e torna-se plena e cheia em Peixes, no sábado. Fecha a semana sonhadora e mágica, ainda em Peixes. Nesta jornada cíclica ela conversa de forma tensa ou fluida com todos os demais corpos celestes.

A SEGUNDA-FEIRA abre a semana com o Sol entrou já em Virgem  caminhando a passos lentos para o encontro com Júpiter. A Lua Sagitariana forma um Grande Trígono de Fogo com Urano em Áries e Vênus em Leão. A Lua ainda faz quadratura a Quíron em Peixes e Mercúrio em Virgem, ficando fora de curso depois deste contato com Mercúrio, às 19h04min – entra em Capricórnio somente à 01h23min da terça-feira. A semana começa de forma bastante entusiasmada, cheia de vigor e impulso, o que nos predispõe a ser mais otimistas e a encarar os desafios com coragem e ousadia. Acordos com o ímpeto de nos aventurar um pouco mais e de olhar para as dificuldades com mais humor, buscando descobrir um sentido maior e mais profundo “nisso tudo” que nos acontece ou que atraímos para nossa vida. Hoje nos recusamos a ser esmagados pela mediocridade da vida, pelas mesquinharias e problemas menores e realmente, se estivermos dispostos, temos às nossa disposição recursos que podem nos alavancar na direção de um maior entendimento das amarras que nos tolhem, percebendo que se existem, é porque nós também buscamos por elas de alguma forma – por mais que nos ressintamos, elas têm (ou tiveram) sua utilidade. Contudo, em algum momento há conflitos que demandam atenção. Essa visão maior e tão otimista é desafiada exatamente pelos detalhes que julgamos mesquinhos e prosaicos por demais – ou talvez os releguemos à categoria de “prosaicos” para não perceber o quanto, no fundo, são bem dolorosos, o quanto na verdade pesam a atmosfera. Sentimos de forma grandiosa, mas a mente insiste em trazer à tona seus muitos dilemas e detalhes técnicos que nos puxam para um mundo mais real e prático, especialmente o mundo real das limitações intransponíveis do mundo palpável. As interações ficam sujeitas a rompantes de grosseria ou inflexibilidade, em que tentamos impor nosso ponto de vista a qualquer custo, talvez porque tememos nossas próprias dúvidas. Precisamos, pois, buscar um sentido para “isso tudo”, mesmo que aparentemente nada faça sentido e tentar olhar tudo com leveza e quem sabe até, algum humor. Não se trata de bancar o palhaço mascarado que esconde o desespero a qualquer custo, mas exatamente de buscar no riso uma forma de ter perspectiva e de aceitar com graça essas coisas que não têm conserto ou das quais não podemos fugir.

Dona Lua já está bem redonda na TERÇA-FEIRA. De Capricórnio se alinha com o Sol e Júpiter em Virgem. Depois se irrita com Vênus, dialoga com Netuno em Peixes, se indispõe com Marte e finda a noite já em conjunção a Plutão. Mercúrio faz sextil a Saturno, exato amanhã e o Sol já se beneficia das benesses Jupiterianas, conjunção plena também amanhã. Dia para se empenhar no trabalho de forma concentrada , mas também animada. Há grande disposição e espírito empreendedor para resolver quaisquer tarefas que se apresentarem diante de nós. Conseguimos organizar as horas e o dia de forma a tirar o melhor proveito do tempo, de forma dinâmica, ágil e resoluta.  Mesmo a mais tediosa das tarefas tem sua razão de ser e hoje a fazemos com alegria e senso de dever. Isso porque estamos alinhados internamente com o que é essencial e o essencial, quando compreendido, não é pesado, mas flui naturalmente e com ele fluímos nós. No fim do dia as influências favorecem que nos engajemos em temas profundos e que exijam nossa atenção completa – os contatos são mais intensos e talvez até ásperos, se não nos damos conta da vibração mais densa do momento. Não é hora para conversas leves e artificiais, pelo contrário, é hora de nos lançarmos a encontros profundos, com grande seriedade e dispostos a sair deles transformados.

A Lua inaugura  QUARTA-FEIRA amalgamada a Plutão, num abraço intenso e magnético. Faz quincunce a Vênus e sextil a Quíron. Mas também faz quadratura a Urano e sesqui-quadraturas à conjunção Sol-Júpiter, que está exata hoje… Como o Sol e Júpiter também fazem sesqui-quadraturas a Urano, temos formado um Martelo de Thor*. Ao fazer este aspecto ao Sol a Lua se Corcunda, a fase pré-cheia, uma fase em que elencamos todos os nossos recursos e focamos nos objetivos de forma bastante determinada. Mercúrio está em sextil a pleno Saturno. A atmosfera fica bastante carregada e mais desconfortável hoje porque não conseguimos precisar com exatidão o que há de errado, estando apenas cientes da sensação incômoda lá num canto escuro da mente ou do coração. Sol-Júpiter, a princípio, vem revigorar nossas esperanças e estimular nossos otimismo. Mas para que isso seja efetivo precisamos antes lidar com o criticismo interior, com o algoz interno para quem nada está bom o bastante. Podemos florescer e se regozijar com o trabalho e as responsabilidades, mas há um ressentimento com a irresponsabilidade e liberdade alheias, secretamente invejadas por nós e nossa persona ultra-coerente. A tensão Lua-Urano torna-se fonte de grande estresse que pode se manifestar de maneira bastante compulsiva, ao assumirmos tarefas em excesso, abocanhando mais do que podemos mastigar ou engolir. Precisamos provar a todo custo – para quem, mesmo? – nossa capacidade extrema de resolver problemas e de dar conta de tudo, com todos os relatórios e análises devidamente encaminhados. Auto-suficiência é sem dúvida uma grande virtude, mas tudo em excesso torna-se problemático e destrutivo. Nossa grande teimosia, rigidez e obsessão com controle pode nos afastar de relações e trocas profundas e verdadeiras e pode nos afastar, inclusive, de nós mesmos.

Depois de lidarmos com a culpa e o auto criticismo feroz, talvez possamos, de fato abrir-nos à expansividade Jupiteriana e deixar um pouco de lado as defesas e o ceticismo Virginianos. Abrir mão também do excesso de detalhismo e estreiteza, para ousar perceber o mundo e as circunstâncias que nos cercam de maneira mais ampla, positiva e quem sabe até, mais relaxada, espontânea e leve. Virgem pode trazer uma saudável dose de moderação e senso comum a Júpiter, enquanto Júpiter pode ampliar o senso de perspectiva, normalmente estreito, de Virgem – temos como resultado uma “fé pé no chão”, por assim dizer. Se formos capazes de relaxar um pouco, a despeito de todas as dificuldades e incertezas que nos cercam, podemos nos permitir sentir bem, para variar, tanto em termos de nossas atividades externas e mundanas, quanto em termos mais intimistas e psíquicos. Podemos correr alguns riscos e nos aventurar por novas paragens, sejam elas físicas ou filosóficas; podemos flertar com o exótico e o diferente, sem necessidade de rotular imediatamente, como ditaria nossa defensividade viciada.  Mas, especialmente, podemos buscar a elevação espiritual a partir dos nossos rituais diários, das atividades prosaicas e menores, porque é nelas que manifestamos nossos aprendizado e evolução. Podemos buscar o Deus das pequenas coisas, que se manifesta também em nós, grãozinhos de areia perdidos nas praias cósmicas. E percebendo-nos pequenas manifestações do divino, colocar-nos a serviço do melhoramento de todos e do todo, não somente do meu próprio engrandecimento pessoal.

A Lua Capricorniana se afina medianamente com Saturno e mais abertamente com Mercúrio em Virgem na QUINTA-FEIRA. Ingressa em Aquário às 05h05min, de onde já se irrita com Júpiter e com o Sol Virginianos e confrontando de forma ainda mais beligerante a Marte em Leão no fim da noite. Mercúrio ingressa em Libra às 12h44min, onde ficará até o dia 02 de novembro, devido ao período de retrogradação. Dia que começa com muitas agulhadas desconfortáveis que podem nos tirar do sério e ser gatilho para nosso rebeldia mais extrema. Encontramos um criticismo enervante em nossos pares – ou talvez sejamos nós que manifestamos esse lado ranzinza em relação a outros – que só nos afeta, porque, no fundo, há grande desacordo interior entre nossas necessidades e as obrigações e desejos mais conscientes – aliás, consciente e inconsciente empreendem uma discussão irritante por si só, que pode atrapalhar bastante o andamento das atividades e toldar o que poderia ser um dia mais ameno e solto. Porque não conseguimos controlar nossa inquietude, tentamos controlar rigidamente o ambiente imediato, demandando que tudo saia do nosso jeito e nosso ritmo, o que pode levantar grande antagonismo aonde formos. A melhor política é mesmo olhar para si e perceber “o que é que está pegando” interiormente, tentando chegar a um acordo conosco mesmos. Mercúrio ingressando em Libra pode ajudar nessa mediação e conciliação dos vários elementos conflitantes, a construir uma ponte sobre abismos que pareçam intransponíveis, mas ainda teremos que lidar com uma boa dose de irritação e indocilidade, que pode sim, se manifestar como hostilidade e contendas no mundo exterior. Fiquemos atentos para não nos envolvermos em disputas de ego que só desgastarão energia preciosa.

Este clima belicoso abre a SEXTA-FEIRA colorindo o dia, novamente, de antagonismo. A Lua se opõe a Marte e a Vênus Rx, que já estão muito próximos de uma conjunção. A Lua ainda intui algum descompasso vindo de Mercúrio e mais tarde se afina com seu regente Urano em Áries. Dia propenso a triangulações e discussões acaloradas e ideológicas. Mas está propenso também a triângulos amorosos e a disputas e competições afetivas, na base do “quem vale mais aqui”. Emocionalmente, temos dificuldade em harmonizar o que sentimos com a aforma como expressamos e podemos emitir mensagens contraditórias e inconstantes, ora sendo efusivos, ora sendo glaciais e indiferentes. O conflito pode ficar entre adotar uma postura mais racional e desapegada, ou assumir nossa paixão e entusiasmo sem receios. Dirimindo a dúvida interna, podemos nos permitir mostrar nosso lado mais generoso e calorosa com aqueles que nos cercam. O dia pode então adquirir tons mais leves e espontâneos, mais alegres e sociáveis. À noite porém, o clima volta a ficar tenso com a quadratura que dona Lua faz a Saturno, seu regente. Sentimentos de inadequação nos deixam defensivos e super sensíveis, vendo rejeição onde talvez nem exista… Erguemos muros altos à nossa volta e sinalizamos que não precisamos de nada, quando na verdade, estamos famintos de amor e atenção. Admitir isso para nós mesmos e lidar com o imbróglio pode ajudar a dissipar o mal-estar.

A madrugada de SÁBADO ainda traz muito dessa angústia e ansiedade, mas o dia vê a Lua ingressar em Peixes e ser Cheia às 15h35min (18h35min no horário de Lisboa). A Lua Cheia faz desembocar um grande aguaceiro de sensibilidade, potencializado e ampliado pela oposição a Júpiter. As emoções e sentimentos são intensos, sentimos de maneira grandiloquente, tendo dificuldades de colocar limites psíquicos, ficando expostos às correntes exteriores, que podem nos invadir e tomar de roldão. A Lua Cheia intensifica as emoções, trazendo os assuntos ao seu apogeu; Júpiter expande e exacerba; e Netuno torna tudo mais difuso e espalhado… Precisamos achar canais positivos e criativos onde derramar tanta sensibilidade, do contrário, o dia vira um grande vale de lágrimas e de sensações confusas e ansiosas. A Lua Cheia nos pergunta como nossa criatividade pode melhorar nossa busca espiritual e como não deixar que as ocupações diárias e mundanas nos afaste do nosso centro e da busca por transcendência. Nossa vida é um trabalho artesanal, ditado pela verdade da nossa alma e pelo entendimento profundo que a alma tem da nossa jornada e das tarefas e incumbências que temos nesta vida. Nossa vida reflete os ditames de nossa alma?

No DOMINGO a Lua Cheia, ainda em Peixes, chorosa, cutuca Marte e Vênus em Leão e ao se afinar com Plutão por sextil, forma Yods com Vênus-Marte, já que os dois também estão em quincunce com Plutão. No fim do dia a Lua faz conjunção a Quiron e fecha a noite em trígono a Saturno. O Domingo fica bem melindroso e aguado. Sentimo-nos vitimados pelo egoísmo alheio ou apontamos, com cara de mártir, o que julgamos ser o egocentrismo dos outros. Sim, nosso lado egoísta precisa ficar atento para os outros à nossa volta e para a repercussão que nossos desejos e atitudes pessoais possam ter no todo. Mas quem somos nós para julgar? Orgulho bobo também pode nos impedir de reconhecer o erro e oferecer nossa contribuição única na resolução dos problemas, de maneira que, quando percebemos, estamos magoados, defensivos e nos sentindo rejeitados ou abandonados, e se não cuidamos, resvalamos no complexo da vítima – pobre de mim! Talvez seja a hora de perceber que nossas dificuldades e mazelas podem nos unir porque reconhecemos no outro a imperfeição e miséria que também enxergo em mim e ao invés de nos separar pelos julgamentos, pode nos aproximar, se apenas conseguirmos olhar as coisas pelo viés da solidariedade.

Uma linda semana para você!Que a despeito dos desafios, encontremos paz no coração e coragem de continuar nossa jornada com alegria e destemor!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!