Lua Cheia em Peixes – Seja fiel a você mesmo!

A Lua é cheia hoje, 29 de Agosto, às 15h35min no horário de Brasília e às 18h35min no horário de Lisboa. Uma Super Lua, porque ocorre durante o perigeu da Lua, período em que ela está mais próxima da Terra. Quando isso acontece, a Lua pode parecer até 14% maior e até 30% mais brilhante no céu – o que, obviamente, aumenta sua magia e fascínio.

Caro leitor: este blog migrou para uma nova plataforma e servidor,  e nesta migração perderam-se os assinantes. Assim, se você já era assinante do blog, por gentileza, ASSINE NOVAMENTE para que volte a receber todas as publicações e atualizações. Se você não era assinante, pode se tornar agora! Desculpe o transtorno e obrigada!

A Lua Cheia se dá no grau 06°06’ de Peixes, em conjunção a Netuno, oposição a Júpiter – e claro, ao Sol – e todos eles numa ampla quadratura fora de signo a Saturno em Escorpião, formando uma T-Square ou Cruz T, que funciona como um prelúdio que antecipa os temas da Cruz T Mutável que se forma entre Júpiter, Saturno e Netuno e que permanecerá ativa por muitos meses em 2016. Além destes aspectos lunares, Marte em Leão está hoje em quincunce exato a Plutão em Capricórnio e já muito próximo da conjunção plena a Vênus retrógrada, que também faz quincunce a Plutão, embora não chegue mais a ficar perfeito, pois Vênus voltará ao movimento direto no dia seis de setembro, antes que isso aconteça. Outra coisa que chama atenção neste mapa é Quíron, que está bastante isolado em Peixes, apenas recebendo um trígono separativo muito amplo, de mais de nove graus, de Saturno – ou seja, virtualmente inaspectado.

lua cheia peixes
Lua Cheia em Peixes – Brasília, 29 de agosto de 2015, 15h35min

A Lua Cheia é um momento de culminação, de emoções e sentimentos intensos, em que os assuntos e tensões que vinham se acumulando num crescendo, finalmente chegam a um desfecho, a uma crise e uma confrontação, com decisões conscientes sendo requeridas. Então ficamos naturalmente mais sensíveis e suscetíveis às descargas emocionais. Quando essa Lua se dá em Peixes, isso é potencializado, porque Peixes é um signo cujos limites e barreiras são muito tênues, às vezes, quase inexistentes. Todas essa sensibilidade fica mais aumentada porque a Lua está em conjunção a Netuno, que dissolve os poucos limites que restavam, e em oposição a Júpiter em Virgem – de cuja conjunção o Sol se separa – que amplifica, multiplica e exagera tudo o que toca.

Temos então um dia – e as semanas à frente – de sensibilidades exacerbadas, desmesuradas, em que nos derramamos em muitas direções, como rio caudaloso que de repente vira torrente banhando tudo ao redor. E ainda precisamos lembrar que Mercúrio é o único ponto em Ar, ou seja, é uma Lua Cheia realmente embebida de muita sentimentalidade, sentimentos fortes e ancestrais que acionam nossa mais profunda compaixão e generosidade e também traz à linha de frente o arquétipo do excluído. Felizmente também temos Saturno em Escorpião envolvido nesta dança. Saturno, embora traga tensão e pressão extras, também ajuda a conter e a colocar um pouco de limites em todo esse derramamento, ao mesmo tempo em que convida para mergulharmos realmente fundo em todos os seus temas, mas com foco e inteireza.

O eixo Virgem-Peixes vem nos falar de serviço, de colocar-se a serviço; do desejo de transcendência da dimensão mundana, em contrapartida à vida em seu lado mais prosaico e mundano, o dos rituais diários; vem falar da criatividade que masterizou a técnica e agora está livre para criar a partir da imaginação pura; e fala ainda de controle, delimitação e limites entre o eu e o não-eu (Virgem) e a dissolvição desses mesmos limites entre o eu e a Unidade, de abrir mão do controle e deixar ir (Peixes). A Lua Cheia nos fala então de uma fé muito pé no chão, mas cujos rituais não podem e não devem impedir o exercício da verdadeira espiritualidade nem devem nos distanciar dos excluídos e dos necessitados da nossa compaixão; que regras e detalhes ortodoxos não engessem a prática do altruísmo genuíno e do amor pela humanidade; que nossa necessidade de ordem e controle não enrijeçam a ajuda ao outro; que precisamos lembrar que as regras e rituais estão a serviço do Divino e não o contrário – como queriam os fariseus; e também, que não permitamos que nossas obrigações mundanas e diárias nos afastem da busca da unidade e da transcendência.

240px-Pisces2
Peixes – Ficheiros do Google – Reprodução

Mas ao envolver Júpiter e Netuno também estamos falando de crenças, credos, fé, idolatria, fanatismo, justiça, leis, códigos morais, ética ou falta de, escândalos, corrupção, infâmia. E não apenas isso. Ao envolver Júpiter, Netuno e Saturno, esses temas são expandidos para além da esfera pessoal, com implicações sociais e coletivas. Precisamos sair da nossa “zona de conforto” individual – termo que está tão na moda que já ficou banal – e atentar para o efeito que nossas crenças têm sobre o mundo, um mundo que criamos a partir delas; qual o impacto das nossas escolhas diárias sobre a sociedade e o coletivo em que estamos inseridos; qual o peso da nossa descrença e desesperança para os sistemas que aí estão; como nossa ética pessoal reverbera no todo e volta para nós amplificada, negativa ou positivamente.

E claro, todos estes temas e questões estão hiper agudos hoje, por conta dessa sensibilidade. E o que fazer com toda essa sensibilidade? É o que Saturno vem nos perguntar. Sentir de forma desmesurada e não agir de alguma forma só nos leva ao sofrimento inútil. Perceber a esparrela em que nos encontramos, social e coletivamente, tanto em nível de país como na esfera mundial e apenas lamentar, também é desperdício de energia. Saturno vem então nos convocar a ser, sim, agudamente sensíveis, a sentir de forma desmesurada e exacerbada, a sentir profundamente essa vulnerabilidade latente que está permeando tudo, até o momento de usar isso como mola propulsora de limpeza e transformação. Saturno e Quíron nos apontam ainda a necessidade de olharmos para os excluídos e dar-lhes um lugar no nosso coração, além de trabalharmos de forma concreta e ética por um mundo mais justo para todos.

Saturno também nos obriga a nos manter sobre nossos próprios pés e mantê-los firmes no chão, a não perder a cabeça e enlouquecer de fanatismo ou a não ir para o extremo oposto do ceticismo (um mecanismo de defesa contra a sensibilidade e a fé). Saturno em Escorpião nos convoca a ser leais à nossa própria verdade e valores e a filtrar os valores e influências do mundo. Uma Lua em Peixes conjunta a Netuno, pode ser muito confusa e suscetível, carece de critérios e seus limites são frouxos, assim, fica sujeita a perder-se no outro e ser levada na enxurrada das emoções coletivas. Saturno ajuda a conter um pouco da enxurrada e a achar um prumo e uma direção. Isso está em sintonia com o Símbolo Sabiano para o grau 7 de Peixes (06°06’), que diz: “Iluminada por um raio de luz, uma grande cruz descansa sobre rochas cercadas pela neblina marítima”. Dane Rudhyar, ao interpretar este símbolo diz que trata-se de “uma bênção espiritual que fortalece indivíduos, que, aconteça o que acontecer, defendem sua verdade de forma inflexível”. Ele lembra que pessoas que não seguem os valores coletivos e seguem seu destino individual a qualquer custo, estão sujeitos a algum tipo de crucificação. Elas são sustentados apenas pelo próprio poder interior, ao qual responde uma luz superior. Rudhyar afirma sobre este símbolo: “Seja fiel a você mesmo e no meio da confusão exterior demonstrada por aqueles que lhe cercam, você perceberá o que você realmente é como indivíduo – um filho de Deus (…) Esta segunda fase indica o poder supremo de uma vida guiada pela voz interior que manifesta um alto grau de auto-afirmação”, finaliza ele.

Em concordância com este símbolo – como nada é por acaso – Saturno em Escorpião vem afirmar algo parecido, pra sermos leais à nossa própria verdade e nos mantermos fiéis a nós mesmos, mesmo quando tudo parecer muito confuso e vago, mesmo quando nossa sensibilidade estiver super aflorada. Tal sensibilidade precisa ter uma desembocadura estruturada e correta, ou nos perderemos de nós mesmos. Especialmente porque, com Quíron sem aspectos, nossa suscetibilidade pode vir à tona de forma bastante compulsiva e incontrolável e podemos nos tornar vítimas de nós mesmos, de nossas próprias mazelas e feridas, ou ainda cobrar de outros qualquer ajuda que tenhamos dado anteriormente. Aliás, essa Lua Cheia  pede que reavaliemos o equilíbrio entre o dar e o receber nas nossas relações em geral, que avaliemos a ajuda e suporte que damos e que recebemos dos outros.

Por último, A Lua Cheia ainda fala do grande manancial de criatividade e imaginação que está ao nosso dispor. Além da conjunção a Netuno, o eixo Virgem-Peixes já é extremamente criativo por si só. Mas mais do que isso, temos também Vênus retrógrada e como se não bastasse, o asteroide Vulcano está também em Virgem, conjunto ao Sol e recebendo oposição da Lua. Percebi isso por acaso, já que normalmente não trabalho com asteroides. Vulcano na Astrologia Esotérica é ligado ao Primeiro Raio, o da Força de Vontade e mostra onde há grande poder e força controlada – olha só, novamente esse tema! Mas Vulcano também era um ourives, um grande e habilidoso artesão que fabricava jóias belíssimas para todos os deuses. Era tido como muito feio e tinha uma deficiência originada de sua expulsão do Olimpo – Júpiter-Zeus o teria atirado montanha abaixo, sem dó nem piedade e a queda o deformou terrivelmente. Era um excluído e na sua exclusão e solidão desenvolveu a rara habilidade do design de jóias. A mitologia de Vulcano (ou Hefesto, para os gregos) é muito rica em si mesma e vale a pena ser pesquisada, mas aqui quero trazer apenas esse gancho da grande criatividade e capacidade de criar beleza, mesmo em situações difíceis e de exclusão. A Lua Cheia de Peixes, nos convida, pois, a também canalizar a sensibilidade potencializada na expressão criativa, seja nas artes, artesanato, música, ou num jeito todo nosso de ser criativo. Também nos pergunta como nossa criatividade e inspiração podem enriquecer ou melhorar nossa espiritualidade, nossa relação com o divino. Mais, nossa vida é nossa obra prima, que vamos criando dia a dia, baseados no profundo entendimento que nossa alma tem da nossa jornada e tarefas nesta vida. Será que esta obra realmente está refletindo os ditames de nossa alma?

Feliz Lua Cheia, Feliz Super Lua para Você! Que seja carregada de sensibilidade e grande inspiração para nos transformar e transformar nossa obra individual no que ela realmente deve ser: uma obra-prima que nos ajude a enriquecer também o grande tecido, a grande teia que é a Unidade, da qual todos somos parte!

Nota: Pessoas com planetas entre os graus 0 e 12 de Peixes, Virgem, Gêmeos e Sagitário sentem mais intensamente esta lunação.

Caro leitor: este blog migrou para uma nova plataforma e servidor,  e nesta migração perderam-se os assinantes. Assim, se você já era assinante do blog, por gentileza, assine novamente para que volte a receber todas as publicações e atualizações. Desculpe o transtorno e obrigada!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “Lua Cheia em Peixes – Seja fiel a você mesmo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!