A Semana Astrológica – Cautela, tenhamos cautela!

Semana de 07 a 13 de setembro

Vênus voltou ao movimento direto nesta segunda, às 05h29min de Brasília e às 08h29min de Lisboa. Já podemos sentir, sutil ou intensamente os efeitos deste movimento. Mas é interessante que ela fique direta numa semana de Lua Minguante/Balsâmica e eclipse, sinalizando que talvez ainda precisemos aguardar um pouco mais até colocarmos a “cara na porta” e nos mostrarmos ao mundo. Além de Vênus direta, temos outros eventos astrológicos muito potentes que prometem movimentar a semana e até os próximos meses, já que estamos falando de eclipses, o que já sinaliza uma semana bastante tensa pela frente. Sim, esta semana tem eclipse do Sol e também precede o retorno de  Saturno a Sagitário e o início do novo ciclo de retrogradação de Mercúrio, além da oposição de Júpiter a Netuno – uma semana em que um senso de expectativa se instala e segue num crescendo de tensão e inquietação. O tempo interior é de resguardo e introspecção, sinalizado pela fase Minguante e Balsâmica.

Vênus ficou retrógrada em Leão por 44 dias, de 25 de julho a 05 de setembro. Programei-me para escrever um artigo sobre esta retrogradação por várias vezes e nas várias vezes tive que adiar por motivos diversos, fossem práticos, técnicos, domésticos. Por fim, joguei a toalha neste fim de semana depois de tentar começar o texto e não conseguir ir além do primeiro parágrafo. Esse ciclo me “baqueou” sobremaneira, provavelmente por acontecer em Leão, signo em que tenho três planetas –não consegui colocar em palavras a intensidade desta retrogradação. Não senti dessa forma no último ciclo, quando Vênus esteve retrógrada em Capricórnio, entre janeiro de 2014 e dezembro de 2013. E para vocês, como foi? De qualquer forma, algo que me chamou muito a atenção, além dos temas normais realçados por Vênus (relacionamentos, auto-estima, beleza, valores, finanças, etc.) foi o fato de Vênus e Marte ficarem conjuntos durante esta retrogradação, depois da Conjunção Inferior de Vênus com o Sol, quando ela já começava a aparecer como Phosphoros, a  Estrela da Manhã. Ambos em trígono a Urano. Quando retorna de sua jornada no Mundo Inferior, depois da Conjunção com o Sol, retrógrada, Vênus-Phosphoros é a Deusa da Guerra, e as culturas mesoamericanas, Asteca e Maia, observavam estes ciclos cuidadosamente, preparando seus exércitos para a batalha e sacrifícios sangrentos aos deuses. Este ciclo, e o surgimento de Vênus na aurora, à frente do Sol, era o sinal de tempos violentos. Agora consideremos tudo isto, mais o fato de Vênus, já na fase Phosphoros-Deusa da Guerra, fazer conjunção a Marte, o Deus da Guerra, num signo de Fogo Fixo, imperialista e inflexível, num ano regido pelo próprio Marte, um ano que já se mostrou bastante belicoso até aqui… A meu ver, isso sinaliza tempos complicados e com grande potencial de um recrudescimento dos conflitos bélicos à frente – que podem se tornar mundiais –  uma intensificação do clima que já temos presenciado nos últimos meses. Especialmente porque Vênus retorna do Mundo Inferior e se torna direta na mesma semana em que temos um eclipse do Sol bastante estressante. O contato com Urano aponta para desfechos imprevisíveis. Infelizmente. Espero decididamente estar errada. (Vou tentar aprofundar este tema em outro texto).

Voltando ao momento presente, Mercúrio é outro que protagoniza parte da grande inquietação e tumulto da semana, ao fazer quadratura a Plutão, aspecto que se dará por três vezes, nos dias 09 (direto) e 24 de setembro (retrógrado) e depois em 22 de outubro (direto novamente). Mercúrio também se opõe a Urano, embora esta oposição não se concretize antes de 25 de outubro, devido à sua retrogradação. Outro aspecto que também não se consuma, pelo menos por enquanto, é o sextil Mercúrio-Vênus. Assim, temos uma sensação incomum de prelúdio de algo que acaba por não acontecer, mas é, na verdade,  adiado, quando já estávamos prestes a conseguir… Alguns contatos talvez não se confirmem e talvez tenhamos que esperar muitas semanas para que as coisas sejam suficientemente maturadas. Lá na frente, possivelmente perceberemos que o adiamento, apesar de causar algum transtorno, se revelará benfazejo – só precisamos mesmo lidar com um pouquinho de frustração, que não vai matar ninguém!

Se Mercúrio desliga o telefone antes de a ligação para Urano se completar, o mesmo não ocorre com Marte, que tem uma conversa super inspirada e motivadora com este Urano libertário! O já corajoso Marte Leonino em contato com Urano simboliza um tempo de nos tornamo-nos intrépidos e mais audazes, insuflando-nos de ideais ainda mais nobres, mas também pouco ortodoxos, e de novo vigor e energia. No mesmo dia, porém, Marte faz quincunce a Quíron em Peixes, um lembrete de que é preciso alguma cautela antes de nos lançarmos de cabeça nessas empreitadas – podemos descobrir, tarde demais, que a piscina está vazia! Quíron sinaliza que parte dessas aspirações e desejos não têm lastro nenhum para serem realizados e que é melhor sermos mais comedidos e não festejarmos antes do tempo. Humildade, algo difícil para o Marte Leonino conceber, é essencial para que se teçam planos minimamente sensatos e factíveis. Esses ideais, coragem e vigor serão testados novamente à frente, pelo pragmatismo e conservadorismo de Saturno, com quem Marte se defrontará em seguida.

O contato de Marte com Urano e Quíron no mesmo dia talvez sirva de preparação para o Sol, regente de Marte, que fará os mesmos contatos quatro dias depois, só que nada harmônicos: o Sol faz quincunce a Urano, no mesmo dia em que se opõe a Quíron, e a costumeira ordem e controle Virginianos podem simplesmente ir pelos ares, porque topar com essa dupla no mesmo dia sugere de fato um dia caótica e sujeito a muitos contratempos, o que enlouquece qualquer Virginiano típico. Isso talvez seja a Natureza nos lembrando de que há imprevistos e de que é bom termos um plano B à mão, porque o trem às vezes sai dos trilhos… O  Sol nesta semana ainda está em trígono a Plutão em Capricórnio (exato no domingo, 06/09), indicando firmeza de objetivos e força interior, das quais vamos precisar bastante.

Júpiter está cada vez mais próximo de sua oposição a Netuno, que embora só fique exata uma vez, se fará sentir ainda por muitos meses em 2016. Em tempos assim, é bom desconfiar de tudo o que pareça “bom demais para ser verdade”. Podemos ser seduzidos por ouro de tolo e receber propostas maravilhosas de crescimento, tanto que não conseguirmos acreditar na nossa boa sorte – talvez seja mesmo bom duvidar dela. Pode ser que não haja má fé envolvida nos “esquemas”, mas de qualquer forma, há chances de ficarmos, no mínimo, desapontados.

A Lua dá o tom introspectivo da semana ao viajar na fase Minguante por Câncer. Torna-se Balsâmica em Leão, na quarta-feira e será Nova em Virgem, na madrugada de domingo, uma lunação que é também um eclipse parcial do Sol, que ocorre a 20°10’ de Virgem – um eclipse que pertence à Série Saros 125 de acordo com a Nasa, ou à Série Saros 18 Norte, de acordo com Bernadette Brady. Este eclipse será visível no Sul da África e na Antártica, pois pertence a  uma família que está próxima de chegar ao fim, em 2.358 – os eclipses normalmente começam num pólo e “viajam” centenas de anos, acontecendo a cada 18 anos aproximadamente, ao longo do globo, até atingir o outro pólo, quando então a série é finalizada. Este começou no Pólo Norte no ano de 1.060 DC e terminará no Pólo Sul em 2.358. Este eclipse acontece no mesmo dia do Feriado Judaico de Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico, um dado que acrescenta peso e simbolismo a esta lunação, conforme tínhamos falado no texto da semana passada. A Lua fecha a semana ingressando em Libra no domingo à noite.

A SEGUNDA-FEIRA, feriado da independência, vê Vênus tornar-se direta depois de 44 dias retrógrada e as 48 horas anteriores estacionária. Como nada acontece sozinho, essa mudança de direção de Vênus é saudada com temporais na alma, protagonizados por Dona Lua, que está poderosa em seus domínios Cancerianos, mas aflita por oposição a Plutão em Capricórnio, e quadratura a Urano em Áries e Mercúrio em Libra, que estão em oposição e também em quadratura a Plutão – assim, todos eles formando uma ampla Grande Cruz Cardinal. Temporais da alma é uma figura bem pertinente para o dia de hoje, com toda essa turbulência e tensão que nos acomete. Uma sensação de estarmos presos num circuito fechado em que não há solução que não implique em perdas – alguém tem que ceder em algum momento ou o sistema explode ou implode! Muitas das tensões acumuladas nos últimos dias finalmente vêem à tona, talvez para que possamos proceder com as providenciais limpezas de forma ainda mais decidida e definitiva.

As interações ficam intempestivas e coléricas, porque não há objetividade, estamos visceralmente envolvidos e incapazes de nos distanciar dos enredos que se desenrolam ao nosso redor. Se estamos conscientes do que precisa ser ventilado e expurgado, para ser devidamente enterrado, podemos ter interações verdadeiras e profundas, contudo, é mais provável que percamos o controle e a razão e nesse estado, podemos vomitar sobre os outros a lava incandescente de nossa inquietude mental ou frustração e carência emocionais. É, talvez não tenhamos maturidade emocional suficiente para lidar com isso de forma produtiva, então, convém proceder com um saudável exame interior antes de partir para o embate aberto com o pretenso “inimigo” lá de fora, assim talvez percebamos que não há inimigos reais lá fora que não estejam devidamente “enganchados” nos nossos próprios vilões interiores. Nunca é demais lembrar, a briga, é sempre conosco mesmos. E hoje o dia favorece que vejamos e dissequemos estes momentos em que emoções e sentimentos desenfreados turvam nossa visão e raciocínio lógico, impedindo que vejamos coisas, pessoas, situações e a própria vida com um mínimo de lucidez. Esse mínimo de lucidez é crucial para que não caiamos no equívoco de atirar para todos os lados, só para descobrir depois que o mais ferido na batalha talvez sejamos nós mesmos. Freio na voz e na atitude pode evitar muitas situações desagradáveis. E no fim, talvez sim, tenhamos tido a chance de adquirir um pouco mais de habilidade no gerenciamento e equilíbrio das tais emoções e pensamentos tempestuosos, vulcânicos e venenosos e, ao invés de destrutivos, talvez consigamos extrair-lhes a toxicidade e transformá-la em remédio, saudando a bonança que vem depois da tempestade.

A quadratura Lua-Urano fica exata na madrugada da TERÇA-FEIRA e a Grande Cruz segue formada perturbando o sono de muitos. A Lua faz trígono a Quíron e depois a Saturno, ingressando em Leão às 23h35min. Marte está em trígono pleno a Urano e em quincunce, também exato, a Quíron em Peixes. Realmente o sono pode ficar tumultuado na madrugada da terça, com Lua e Mercúrio, dois planetas relacionados ao ritmo do sono, envolvidos com Urano dessa maneira. Urano sempre vai nos acordar e não nos deixará dormir até que tenhamos enxergado as verdades que ele veio nos mostrar, por bem ou por mal. Entretanto, o melhor que podemos fazer é espremer o limão e torná-lo uma limonada,  sermos criativos, inventivos e originais, porque Urano está super ativo e propiciando todas estas qualidades. Nossa força, atitude e ação executivas têm a oportunidade de ser remodeladas e, por que não dizer, reformuladas completamente, se apenas soubermos tirar proveito do momento. É um dia favorável para nos imbuirmos de franqueza e espírito de inovação, de temperarmos nossa iniciativa com imprevisibilidade e originalidade, o que deixará nossos competidores, ou mesmo nossos pares, admirados com a ousadia, fazendo-nos ganhar terreno e respeito em seus corações e mentes. Mas se isso ajuda a melhorar a auto-estima, por outro lado, precisamos vigiar para não inflar nosso orgulho e inflexibilidade, exigindo que tudo saia à nossa maneira, algo que fará com que o tiro saia pela culatra. O aspecto favorece sim a ousadia, mas com Mercúrio em aspecto tenso ao mesmo Urano, precisamos cuidar com ações precipitadas que podem nos expor a acidentes – Domemos essas excitação e o excesso de estímulo!

A Lua se torna Balsâmica em Leão na QUARTA-FEIRA, sinalizando o momento de nos desfazermos de nosso orgulho e vaidade, que só nos afastam daqueles que são caros ao nosso coração, ou mesmo de potenciais novas relações, para que possamos olhar para o futuro mais puros e iniciar o novo ciclo, Virginiano, com nossa integridade lustrosa e em dia e ainda com o devido senso de valor próprio calibrado com uma boa dose de humildade. Depois de se tornar Balsâmica, a Lua fica bastante isolada em Leão, fazendo apenas uma sesqui-quadratura a Quíron de manhã cedo e um quincunce a Netuno pelo meio da tarde, fechando a noite mais sociável, estabelecendo conversa animada com Mercúrio em Libra, que hoje está em quadratura plena a Plutão. Um dia que fica realmente introspectivo e ansioso. Apesar da energia efusiva e radiante de Leão, preferimos nos concentrar em nós mesmos e naquilo que precisamos liberar da nossa vida e coração. É mais que adequado tirar um tempo para cuidar das próprias coisas, para reavaliar sentimentos e emoções e até mesmo lidar com aquelas incertezas que volta e meia ficam nos espicaçando de forma impiedosa. A mente tenta esmiuçar investigando fundo a fonte da inquietação, não descansando até encontrá-la. Na limpeza dos baús, sejam físicos ou figurados, podemos descobrir algumas relíquias que julgávamos perdidas para sempre e decidir se ainda servem ou se apenas trazem lembranças nostálgicas, ou funcionam como muletas mentais nas quais nos apoiamos quando já deveríamos andar eretos e independentes em nossas próprias opiniões… No baú também podemos achar alguns rancores e mágoas que teimamos em guardar e podemos perceber que só ocupam espaço precioso na nossa alma. Como diz a escritora Jen Hatmaker, “mulheres sábias sabem o que devem manter e o que devem liberar e como caminhar confiantemente em suas escolhas, sem arrependimentos, sem desculpas, sem culpa”. Eu trocaria “mulheres sábias” por “pessoas sábias”, porque isso não é questão de gênero, mas de autoconhecimento. Então digamos adeus e abramo-nos a novos diálogos e à conciliação acenados pelo Mercúrio Libriano, que também favorece uma limpeza verdadeira e honesta nas nossas interações.

O contato Lua-Mercúrio se consolida na QUINTA-FEIRA, numa sequencia de encontros auspiciosos empreendidos pela Rainha Lua Leonina, que faz conjunção com Vênus e depois com Marte e ainda se alinha com Urano por um trígono. A Lua ainda se indispõe com Plutão em Capricórnio e Quíron em Peixes, mas isso não é páreo para sua alegria interior, que embora seja um tanto comedida, é definitivamente genuína. A Lua fecha a noite já em quadratura a Saturno. Um dia em que fazemos o que precisa ser feito, de forma determinada, para limpar o caminho que conduz à nossa criatividade. Talvez nos assome um vigor repentino e uma grande audácia que nos faz olhar para o futuro com mais esperança e menos temor, a despeito de sabermos dos desafios que nos aguardam adiante. Um dia para olhar lá dentro do futuro e voltar e se regozijar no aqui e agora, com o que ele tem de melhor, mesmo na companhia de uns poucos eleitos. Atividades artísticas e criativas estão mais que beneficiadas, assim como atividades com crianças, mesmo que seja a nossa criança interior. Para quem é madrugador, vale a pena tentar ver a tripla conjunção Vênus-Lua-Marte em Leão, no amanhecer da quinta-feira. Para saber o horário certo, verifique no Google a hora em que o Sol vai nascer neste dia na sua cidade – Vênus-Lua-Marte aparecerão a partir de aproximadamente uma hora antes de o Sol nascer – a Lua sendo somente um anel finíssimo no céu. Quem conseguir tirar foto, manda para mim, por favor! Agradeço de antemão!

A SEXTA-FEIRA começa bem soturna com a Lua em quadratura a Saturno em Escorpião e em sesqui-quadratura a Plutão. Ingressa em Virgem às 10h55min e fica mais afável à noite, ao fazer conjunção a Júpiter – não, não estarão visíveis para nós, porque estão atrás do Sol, os dois se pondo antes dele, o que impossibilita que os vejamos à noite. Júpiter só é visível neste período antes do amanhecer e começará a aparecer no céu noturno novamente a partir de dezembro, já tarde, entrando pela madrugada. Sexta-feira mal humorada, em que despertamos de maus bofes, sem querer dar bom dia a ninguém. Queremos dormir mais, mas o trabalho, esse algoz terrível, nos chama, inclemente. Porque sentimos a vida como uma mãe intransigente e terrível, tornamo-nos nós também intransigentes e inflexíveis em nossas demandas com outros, que talvez respondam também de forma monossilábica ou azeda. Olho por olho… Já sabemos o resto… Somada ao mau humor há a insegurança básica de termos algum “mal-feito” descoberto ou talvez nem seja mal-feito, mas sentimo-nos julgados de qualquer forma. Além da insegurança reconhecida, há outras, tão inconscientes, que nem nos damos conta de quem existem, embora elas colaborem para a sensação geral de mal-estar generalizado e a sensação de fracasso ou cobrança. O dia segue e tentamos nos animar, mas é vã nossa tentativa porque com as horas aumenta nossa sensibilidade e suscetibilidade àquelas coisas ou falhas que não conseguimos controlar, seja lá fora ou em nós mesmos. O mundo inteiro parece implodir dentro de nós e a despeito de ser sexta-feira, só queremos nos enfiar num buraco e fechar a porta atrás de nós. Outros poderão tentar fugir dos sentimentos incômodos exagerando na diversão, na bebida, no trabalho, nos remédios ou outras drogas… O recolhimento ainda é a melhor pedida, aliado a um senso de perspectiva de que a vida, assim como nossos humores, é mutável como a Lua e amanhã é um outro dia! Não menosprezemos as maravilhas que um bom descanso, uma caneca de chá e um bom livro podem fazer por nós. Redes sociais? Melhor esquecer que existem, pelo menos por hoje, ou  perderemos uma ótima chance de um encontro conosco mesmos, embrenhando-nos na informação vazia e inútil, que só exaurirá o resto das nossas parcas energias.

No SÁBADO a Lua Balsâmica se alia a Júpiter numa conjunção contra Netuno lá do outro lado, nos Mares Piscianos. Essa oposição é na verdade uma T-Square fora de signo, que ainda envolve a ampla quadratura a Saturno no último grau de Escorpião, que é foco da configuração. O Sol está em oposição a Quíron e em quincunce a Urano. Sábado meio borrado, tumultuado de sentimentos e sensações, que não conseguimos definir se são agradáveis ou não, mas a confusão por si só, já nos deixa irritados com o excesso e a invasão generalizada de pensamentos, sentimentos, afazeres, atividades, quando gostaríamos, de novo, de permanecer quietos e em repouso. Há muita inquietação e uma sensação de vulnerabilidade extrema, de nos sentirmos expostos em nossas piores fraquezas, que tentamos esconder em vão. Tentamos também ter controle de tudo, sem perceber o quão caótico e destrambelhado isso talvez nos torne ainda mais. Ou talvez nos ocupemos em demasia, para fugir da ansiedade. Porém, se queremos nos atarefar, é melhor que providenciemos então a limpeza e purificação da casa, dos espaços, do corpo, da alma, do espírito. Desentulhemo-nos, desobriguemo-nos do que não nos serve, mas que mantemos porque nos dá a agradável sensação de controle; desentulhemos espaços, desentulhemos a vida. Purifiquemo-nos para estarmos puros de coração e intenções, terreno novo e recém arado, para o novo plantio.

O DOMINGO é brindado com a Lua Nova e Eclipse Parcial do Sol a 20° de Virgem, a Lua Nova acontecendo às 03h41min e o eclipse às 03h55min para Brasília e às 06h41min e 06h55min respectivamente para Lisboa. A Lua Nova e eclipse ocorrem em quincunce a Urano em Áries, em oposição a Quíron , além de um trígono distante e separativo a Plutão em Capricórnio. A Dra. Bernadette Brady, astróloga inglesa, diz que “um alto nível de estresse acompanha a energia desta série de eclipses e as pessoas poderão experimentar uma limitação em suas forças. Eventos podem ocorrer exigindo empreendimento de esforços; isso pode se manifestar também como doenças ou acidentes. Toda atmosfera deste eclipse é de inquietação física, assim como preocupações e pensamentos obsessivos”. Quando adicionamos Urano e Quíron à receita, vemos que realmente é melhor não brincar com estas energias e botar nossas barbas de molho. O quincunce a Urano fala de inquietação intensa que vai e vem nas horas mais improváveis e da propensão a acidentes e imprevistos, além de energias incontroláveis. Quíron, pode sim, falar de problemas que afetam a saúde física, assim como de um senso agudo de nossas limitações mais cruéis. Juntando tudo, o domingo adquire um colorido  sombrio, turvo, receoso e o melhor que fazemos é realmente não nos expor a situações que favoreçam os problemas acima mencionados. Por outro lado, tentativas de controlar os fatos ou os resultados, poderão na verdade, precipitar o pior das energias. Deixemos fluir e deixemos ser, buscando uma conscientização de nossos sentimentos como propulsores de manias, obsessões e compulsões. Entremos em contato com eles, sem no entanto atuá-los, apenas observando e assimilando. Não nos esqueçamos, no eclipse solar, os sentimentos e os instintos predominam de forma selvagem, e a consciência é eclipsada temporariamente. Meditação e recolhimento são recomendáveis.

Pessoas com planetas entre os graus 15 e 25 dos signos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes) sentem mais intensamente e são mais afetados por este eclipse.

Que sua semana seja linda e agradável, com força renovada para encarar os desafios! E que saibamos respeitar o tempo interno e o tempo das coisas.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!