Lua Nova e Eclipse Solar em Virgem – Plantemos sementes de lucidez, porque vamos precisar!

Tivemos nesta madrugada a inauguração de um novo ciclo lunar, uma Lua Nova, que também foi um Eclipse Parcial do Sol. A Lua foi Nova às 03h41min no horário de Brasília e às 06h41min no horário de Lisboa. Já o eclipse aconteceu às 03h55min ou 06h55min, respectivamente para Brasília e Lisboa. Esta lunação e eclipse acontecem a 20°10’ de Virgem e abre a segunda temporada de eclipses do ano. Este eclipse é seguido do Eclipse Total da Lua acontecendo a 04° de Áries, no dia 28 de setembro para a Europa (GMT) e 27 de setembro para o Brasil.

Em linhas gerais, uma Lua Nova em Virgem simboliza a oportunidade de iniciar novos projetos de maneira mais eficiente e organizada, naquela área de vida representada pela casa em que acontece no mapa natal; chama-nos a sermos mais autossuficientes e mais donos de nossas próprias emoções, sentimentos, e decisões; a prestarmos mais atenção aos detalhes e à coesão de nossas ações; sendo um signo relacionado ao corpo e à saúde, também representa um momento de dispensarmos mais atenção a isso; e, claro, Virgem também é um signo associado ao trabalho e ao cotidiano e uma Lua Nova aqui nos lembra de renovar nossas intenções quanto às nossas ambições profissionais, mas principalmente a renovar nosso modus operandi, abrindo mão de práticas que já não sejam tão eficazes ou produtivas.

Mas como já disse, esta Lua Nova é um eclipse e este eclipse traz uma tensão desagregadora, tanto pelas configurações do eclipse em si, quanto pela família a que ele pertence. Quando olhamos o mapa da Lua Nova, vemos que os únicos aspectos que a Lua Nova faz são tensos e a planetas pesados. Mesmo um aspecto mais fluido, um trígono, é feito a Plutão, um planeta que não é fácil de se dialogar, ainda que se trate de aspectos harmoniosos.

Num eclipse solar, o Sol é eclipsado pela Lua, ou seja, a consciência solar é obscurecida por sentimentos, emoções, instintos e irracionalidade – para entender melhor a dinâmica, significados e efeitos dos eclipses leia este artigo. No caso de Virgem, uma possível manifestação pode ser comportamentos obsessivo-compulsivos, excesso de preocupações, hipocondria e comportamento workaholic. Considerando-se que atualmente só temos um planeta em Ar, Mercúrio, que está extremamente desacelerado, entrando em retrogradação daqui a quatro dias, podemos inferir que a irracionalidade e instintividade ficam mais acentuadas. Mercúrio torna-se mais importante porque é o regente da Lua Nova e do eclipse e seu posicionamento ganha peso. Mercúrio está em oposição a Urano e quadratura a Plutão, indicando, novamente, grande inquietude mental, mas também a necessidade de transformar nossos padrões mentais e a forma como organizamos nosso pensamento e os processos lógicos, nosso raciocínio e estruturação geral das ideias. Mas o fato de estar tão lento e preparando-se para dar meia volta sobre os próprios passos, alerta-nos para o fato de que esse é um ciclo de uma parada estratégica, uma parada em que analisamos cuidadosamente nossa caminhada até aqui. Sendo Virgem o sexto signo, estamos no meio do ciclo anual astrológico e podemos realmente nos beneficiar em desacelerar e reavaliar projetos, ações e atitudes. O fato de estar em movimento lento pode significar ainda que as manifestações do eclipse talvez demorem um pouco mais para serem percebidas e que o ciclo como um todo poderá ter uma qualidade de lentidão e morosidade que vai contra a presteza normal de Virgem.

Lua Nova em Virgem
Lua Nova e Eclipse Solar em Virgem – Brasília, 13 de setembro de 2015, 03h40min

Sol e Lua fazem oposição de um grau de orbe a Quíron e quincunce a Urano em Áries de menos de um grau, o que torna estes aspectos quase exatos. Quíron vem nos apontar nossas dificuldades e mazelas, aquelas que mesmo nosso controle mais obsessivo falha em encobrir, aliás, a própria necessidade de controle pode ser uma das mazelas que nos fragilizam aqui.  Quíron adiciona também uma sensibilidade e vulnerabilidade extremas ao usualmente composto e ultra eficiente signo de Virgem, lembrando que mesmo a eficiência e ordem Virginianas costumeiras não são suficientes para nos livrarmos de certas dores e de certos momentos de caos e pânico que a vida às vezes nos traz. Essa fragilidade pode ser tanto emocional quanto física, e neste ciclo podemos ser confrontados com as duas. Mas se com uma mão Quíron nos esfrega na cara essas vulnerabilidades e fraquezas, com a outra mão ele oferece grande potencial de cura e uma vez que tenhamos encarado nossas dores e feridas como elas são, sem engôdos ou sem fingir que não nos afetam, podemos acessar esse potencial curativo dentro de nós.

O quincunce a Urano nos alerta para a imprevisibilidade que colore o ciclo. Urano sempre sugere surpresas mas Virgem detesta surpresas e qualquer coisa que fuja do seu controle. Isso sinaliza ainda que há grande inquietude e ansiedade, que podem nos levar a um círculo vicioso e a atuar essa ansiedade de forma inconsciente, expondo-nos a acidentes e a acontecimentos abruptos de repercussões imprevisíveis. Essa inquietude é aumentada e pode se tornar em exasperação com o que percebemos ser uma “lerdeza” generalizada no ciclo. Na tentativa de superar a pasmaceira, podemos agir de forma caótica e desgovernada, portanto, neste ciclo, é bom ficarmos atentos com atitudes impulsivas nascidas da inquietude extrema. O trígono a Plutão em Capricórnio talvez ofereça força interior e potencial de regeneração e foco, mas está muito amplo para ser sentido de forma efetiva e decisiva.

Outro aspecto que não podemos deixar de mencionar é Júpiter em oposição a Netuno e ambos em quadratura a Saturno, que ingressa definitivamente em Sagitário daqui a quatro dias. Na nossa tentativa de entender o que se passa e de ter mais clareza, podemos nos voltar para falsos gurus, nos deixar levar por fantasias e mentiras douradas a respeito de fatos diversos ao nosso redor, seja em âmbito privado ou mesmo coletivo, envolvendo a economia, a política e grupos sociais e religiosos. É preciso olhar para dentro de si mesmo e encarar o próprio potencial de engodo e fraude, nossa capacidade de mentir e lesar, mesmo que não o façamos de fato, para que possamos perceber isso em outros e no mundo lá fora. Se nos damos conta da escuridão dentro de nós, ela não nos surpreenderá, nem assustará quando a virmos nos outros, e estaremos aptos a reconhecê-la e nos precaver.

Serie Saros 125Este eclipse pertence à Série Saros 125, de acordo com o site da Nasa e à Série Saros Norte 18, de acordo com Bernadette Brady. Esta série começou em 04 de fevereiro de 1.060. O mapa natal desta série traz uma conjunção entre Lua, Sol, Mercúrio e Plutão e Urano está no Ponto Médio entre Marte e Saturno. Outra coisa interessante é que Mercúrio está retrógrado, o que nos remete ao mapa do eclipse atual, que também Mercúrio em aspecto a Plutão. A conjunção Mercúrio-Plutão é o ponto focal de uma T-Square fora de signo, ambos recebendo quadraturas de Urano em Sagitário e de Marte e Saturno, que estão em oposição a Urano. Brady diz sobre este eclipse inicial: “um alto nível de estresse acompanha a energia desta série de eclipses e as pessoas poderão experimentar uma limitação em suas forças. Eventos podem ocorrer exigindo empreendimento de esforços; isso pode se manifestar também como doenças ou acidentes. Toda atmosfera deste eclipse é de inquietação física, assim como preocupações e pensamentos obsessivos”. Quando consideramos a posição delicada do próprio Mercúrio no mapa atual, percebemos que esse tema é salientado, uma vez que Mercúrio rege movimento e pensamento, e consequentemente, as obsessões, um assunto que está – olha só! – sob a alçada de Virgem! Colocando tudo isso junto, percebemos que este é um ciclo em que precisaremos recorrer ao máximo da nossa lucidez para que não nos percamos ou sejamos vítimas de nossa própria compulsão e hiperatividade.

Uma coisa que talvez venha a apaziguar esses efeitos estressantes e debilitantes é o fato de o eclipse ser parcial e não tão potente quanto seria caso fosse total. Felizmente. E outro dado também notável é que o Sol e a Lua estão conjuntos ao Nodo Norte, associado aos propósitos futuros e aos caminhos que devemos tomar, em contraponto ao Nodo Sul, que é associado ao passado e os caminhos já trilhados. Assim, essa conjunção ao Nodo Norte é bastante feliz e ajuda a ter mais lucidez.

eclipse 13 set 15 - SE2015Sep13P
Eclipse Parcial do Sol, visível no Sul da África, Oceano Índico e Antartida

O eclipse teve uma duração total de 4 horas e 25 minutos, o que significa que terá efeito por quatro anos e cinco meses, seu efeito mais agudo sendo sentido até 09 de março de 2016, quando acontece o próximo eclipse solar. Pessoas, países, empresas ou outras entidades que tenham planetas entre os graus 15 e 25 dos signos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes) são mais afetados e sentem mais intensamente as reverbarações deste eclipse. É o caso do Brasil, por exemplo, que tem Mercúrio a 23 de Virgem no mapa da Independência. Isso pode implicar um recrudescimento das greves na educação e ocultação de informações valiosas na mídia e na política. O Sol do Brasil está a 14 de Virgem, um pouco distante, mas talvez ainda sinta os efeitos do eclipse. O Sol na Astrologia Mundana representa o poder máximo, o presidente ou chefe de estado, ou seja, a Presidente Dilma talvez sinta algum efeito deste eclipse.

Para concluir, lembremos que eclipses solares marcam períodos de grande instintividade. Há uma intensificação da energia que pode ser bastante estressante. Christine Arens diz que qualquer ser com um campo bioenergético é afetado, isso inclui animais e plantas. Como ocorre num signo mutável, a tendência é que sua manifestação se dê de forma instável, cheia de altos e baixos.

A Lua Nova e Eclipse Solar acontecendo em Virgem vem, pois, propiciar um momento de purificação que pode ser física, mental, emocional e espiritual. Como a Lua está mais forte, assuntos e decisões do passado podem voltar à cena, demandando que os olhemos novamente. Decisões conscientes podem ser tomadas baseadas em questões inconscientes, sem que nos demos conta disso, portanto, é bom ter cautela e analisar com mais cuidado todas as decisões que se fizerem necessárias. O Sol sendo eclipsado também indica que a vitalidade física pode ficar comprometida, então, é bom cuidarmos melhor do sono, da alimentação e do bem estar em geral, atentando-nos para não desgastar energia desnecessariamente. E por último, Virgem rege temas como saúde, por isso, esse pode ser um bom momento para começarmos um plano de maior qualidade de vida que inclua hábitos mais saudáveis, alimentação mais equilibrada, e equilíbrio também na maneira como gerimos nossas atividades cotidianas – como esse também é o signo do artesão, podemos recorrer ao artesanato e trabalhos manuais diversos para acalmar a mente e o coração, quando a tensão ameaçar eclipsar de vez nossa lucidez. Esses podem ser ótimos propósitos para o ciclo, além do propósito geral de buscarmos mais lucidez e clareza. Plantemos, pois a lucidez de que tanto precisamos! Lembrando que os inícios são mais aconselháveis três dias após a Lua Nova, quando ela começar a aparecer no céu. Nos três dias em que é Nova, os instintos ainda estão governando, a Lua está combusta e totalmente escura, o que indica que não há clareza nem consciência suficientes à nossa disposição.

Uma ótima e feliz Lua Nova para você! Que seja cheia de saúde e que venha nos purificar de tudo o que precisamos deixar para trás. Que nos purifique dos pensamentos excessivamente desagregadores ou dos excessivamente conformados. Que purifique nosso corpo, mente, alma e espírito!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

4 thoughts on “Lua Nova e Eclipse Solar em Virgem – Plantemos sementes de lucidez, porque vamos precisar!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!