A Semana Astrológica – Entre tempos, entre mundos

Semana de 14 a 20 de setembro

Começamos a primeira de duas semanas “ensanduichadas” entre dois eclipses, ou a primeira semana da segunda temporada de eclipses do ano, marcada pela Lua Nova e Eclipse Parcial do Sol, ocorridos na madrugada do domingo, 13. As semanas entre eclipses são estranhas e particularmente sensíveis. É como se estivéssemos entre dois planos ou dimensões diferentes, porque percebemos a atmosfera diferente, o tempo fica misterioso, embora não saibamos dizer porquê. É como estar suspenso no tempo, entre épocas e mundos distintos e é um período poderoso, durante o qual precisamos ter cuidado com nossas intenções. Uma semana em que muita coisa é mudada, dentro e fora de nós.

Mas outros fatos fazem desta semana ainda mais especial. Temos Saturno ingressando em Sagitário definitivamente, Júpiter em oposição a Netuno e Mercúrio ficando retrógrado, tudo no mesmo dia! Quer mais? Mercúrio fica retrógrado numa T-Square com Urano e Plutão, sinalizando que precisamos voltar atrás, revisar, rever nossas posturas e atitudes mentais com olhar arguto para transformá-las de forma profunda e drástica. Mercúrio fica retrógrado em Libra e parece querer continuar o trabalho iniciado pela retrogradação de Vênus: sugere um tempo de revermos nosso conceitos e pre-conceitos a respeito dos relacionamentos em geral; que ideias carregamos sobre o outro que pode estar nos impedindo de nos relacionar verdadeiramente, enxergando o outro como ele é e não como queremos que seja; que ideias nos afastam, funcionando como muros, ao invés de nos ajudar a construir pontes; quanto de nossa comunicação é genuinamente gentil e quanto é falsa e enrijecida pelo verniz social... Talvez precisemos regurgitar todos esses conceitos e paradigmas para RE-apreciá-los, percebendo o impacto que têm nas nossas relações. Aviso: Mercúrio retrógrado não é sinônimo de catástrofes ou eventos terríveis. É, sim, período de desacelerarmos, especialmente no plano mental. É um período excelente para fazermos REVISÕES de todos os tipos: de escritos, de documentos, decisões… Qualquer coisa que já tenhamos feito, mas que precisa de burilamento e retoques. Se insistimos em continuar no ritmo normal, aí sim, podemos ter dificuldades… É um período que requer paciência e jogo de cintura para lidar com possíveis imprevistos e atrasos, mas NÃO É O FIM DO MUNDO!

Saturno ingressa em Sagitário, onde ficará até 20 de dezembro de 2017, quando ingressará em Capricórnio de uma vez só, sem retornar mais a Sagitário – acho que os Sagitarianos vão gostar dessa! Nestes dois anos, nossa fé será testada, nossas crenças e filosofias serão postas à prova, talvez de forma bem dolorosa. Tudo o que for “fake” nesta área, tudo o que for apenas “muleta”, cairá por terra, deixando-nos a lidar com as consequências de cara limpa, sem onde nos agarrar, a não ser nossa própria força interior. É hora de ver se essas crenças refletem o que realmente somos e se nossa espiritualidade é genuína ou é apenas  parte da máscara social de “pessoas do bem” como tanto gostamos de apregoar… Somos espiritualizados? Até que ponto? Essa espiritualidade é o Norte para nossas ações diárias e nos aproxima do irmão ou apenas preenche o requisito do nosso status social? Nascidos entre 17 de novembro de 1985 e 13 de fevereiro de 1988 e 10 de junho a 12 de novembro de 1988 estarão vivendo seu primeiro Retorno de Saturno nos próximos dois anos.

E como se não bastasse, temos Júpiter em oposição a Netuno, para confundir tudo isso por algum tempo. Falsos profetas e falso gurus podem surgir feito erva daninha, assim como a fraude que eles são pode vir finalmente à tona, já que Saturno estará na ponta dessa T-Square com os dois. Urge ficar atentos ao ouro de tolo que nos será oferecido aos borbotões, seja no sentido prático, com propostas in-críveis (difíceis mesmo de acreditar) de ganhos financeiros fabulosos, prejuízos na bolsa, possibilidades de expansão profissional meteórica que talvez funcionem ao contrário, enganadores da fé alheia em áreas diversas da vida… Ah! A má fé das pessoas… Será mesmo que o problema é a má fé dos outros? E a nossa própria urgência em ter ganhos, sejam lá de qual natureza, a qualquer custo, que nos faz ignorar a ética e o bom senso, isso não é má fé também? Júpiter-Netuno me lembra aquele golpe do bilhete de loteria premiado, em que uma pessoa, fingindo-se de “humilde” e ignorante, traz até você um bilhete premiado, pedindo ajuda ou oferecendo para dividir a bufunfa (este golpe tem muitas variáveis), e a pessoa, louca para colocar a mão na grana, fecha os olhos para tudo até perceber que foi lesada e que caiu num golpe… Por quem fomos lesados, pelo outro ou por nós mesmos? Abramos os olhos e reconheçamos nossa própria capacidade para a fraude, o engodo e a má fé – todos somos passíveis de ter esses traços de caráter – são universais, é da natureza humana. Ignorar isso é pedir para ser dominado por tais traços. Cuidado para não cairmos no golpe, seja no dos outros, ou naqueles que nós mesmos engendramos.

A Lua viaja muito lentamente na fase Nova por Libra, torna-se Crescente em Escorpião na quinta-feira e fecha a semana em Sagitário, quase oficializando o Primeiro Quarto. Faz contato com todos os demais corpos celestes nessa jornada.

Na SEGUNDA-FEIRA ainda acordamos sob efeito do Eclipse Solar, tateando por aí e tentando achar e juntar as várias partes de nós. A Lua Libriana traz algum dinamismo, mas conversa pouco com os demais astros, apenas se separa do sextil a Saturno e faz quincunce a Netuno, achegando-se a Mercúrio já tarde da noite, os dois brigando com Plutão. Algo que pode se traduzir numa sensação de isolamento esquisito para Libra, que precisa tanto de um “outro” para se reconhecer e se sentir bem. Como Libra busca sempre equilibrar, talvez hoje nos peguemos num frenesi de socialização, conversando com um e com todos, indo a vários lugares, para compensar os muitos dias de economia de movimento e socialização a que nos submetemos recentemente, um movimento potencializado pelo frescor e impulsividade da Lua Nova. Mas tanta atividade pode nos esvaziar logo no começo da semana.

A TERÇA-FEIRA traz todo o gás que parece que andou faltando nos últimos dias, tanto gás que o tempo pode ficar explosivo. A Lua Nova Libriana faz conjunção a Mercúrio, e ambos fazem quadratura a Plutão e oposição a Urano em Áries. A Lua ainda se alinha a Vênus e Marte à noite. Dia dinâmico, que nos convida a sacudir a poeira dos móveis e da alma… Depois de tantos dias em hibernação, economizando energia, hoje parece que finalmente “acordamos” de novo, olhando o mundo lá fora com mais disposição em sair da casca, ou em mudar tudo de lugar. Mente e sentimentos estão afinados, mas enfrentam desafios exteriores que são bastante duros e que demandam sairmos do lugar comum e das reações fáceis e obvias. Junto com a poeira dos móveis, precisamos sacudir a poeira e o bolor dos pensamentos e comportamentos automáticos, abrindo espaço uma reflexão que nos faça saber onde realmente estamos, o que realmente estamos sentindo, o que realmente queremos, antes de dizer, comodamente “decida você” ou “você que sabe”… Sim? Não? Talvez? Quantos existem dentro de nós? Muitos, mas em algum momento precisamos saber quem é cada uma dessas facetas e o que cada uma quer, para podermos chegar a um equilíbrio. Ousemos escolher, realmente, para além da mesmice e da resposta meramente conveniente, que foge do que realmente somos e mascara o que realmente queremos.

A Lua conversa animada com Marte na madrugada da QUARTA-FEIRA, e fica vazia logo depois, à 01h24min, entrando em Escorpião somente às 12h42min (Brasília). De Escorpião ela ela conversa, profunda, com Netuno em Peixes. Mercúrio estaciona a 15°52 de Libra, às 15h09min (18h09min para Lisboa). A manhã sugere que não inventemos muito e toquemos a vida como de costume, com a agenda usual, sem nos aventurar ainda a começar nada do zero. À tarde o clima fica mais denso e propício a nos aprofundarmos no que quer que estejamos fazendo, para pescarmos tesouros escondidos pela ferrugem e pela nossa falta de atenção. Mercúrio fica estacionário por cerca de 48 horas, sugerindo muito cuidado com o rumos dos pensamentos e com as interações. Tudo o que dizemos neste período pode adquirir peso maior do que o normal e talvez torne-se indelével na memória dos outros, portanto, é bom termos certeza de que temos algo realmente de valor para dizer ou comunicar.

A QUINTA-FEIRA é um dos dias mais portentosos do ano, com Júpiter se opondo a Netuno (aspecto exato das 03h39min até as 06h00min), Mercúrio ficando retrógrado às 15h09min, e Saturno ingressando em Sagitário às 23h49min (02h49min do dia 18/09 para Lisboa). A Lua se torna Crescente em Escorpião, ganhando impulso e dinamismo, além de ganhar também mais entusiasmo e vigor ao dialogar harmoniosamente com Júpiter em Virgem  e depois com Plutão em Capricórnio. O dia é comum, mas por que nos sentimos diferentes? Ou seria o contrário, o dia tem uma atmosfera diferente e nós nos sentimos deslocados, sem saber o que mudou? De um jeito ou de outro, nos damos conta de que a vida muda inexoravelmente, do dia para a noite, num piscar de olhos e, de repente, podemos acordar e estranhar o lugar em que nos encontramos, como se tivéramos dormido por muitos quilômetros ou horas da viagem… Ou talvez o tempo seja somente uma ilusão, como tantas outras que nos impedem de ver claramente. O certo é que entramos em outro ciclo, cruzamos portais que nos levam agora a outro momento da vida, com outros desafios e oportunidades. Ao fazer contato com Júpiter e Plutão, a Lua Escorpiana parece chamar mais a nossa atenção para isso, para a necessidade de reflexão interior, de buscar o significado das coisas – significado que será duramente questionado por Saturno – e de ousarmos ir além da superfície e da aparência das coisas. Um dia profundo, com uma carga mítica que nos faz olhar tudo com olhos muito arregalados, embora talvez não consigamos, de fato, ver.

A Lua Escorpiana faz quadratura a Vênus e a seu regente, Marte, em Leão na SEXTA-FEIRA. Ela ainda se desentende com Urano em Áries, mas se harmoniza com Quíron em Peixes. Fica vazia depois da quadratura a Marte, às 16h49min (19h49min Lisboa), ingressando em Sagitário somente na madrugada do sábado. Hoje estamos mais contidos e avessos ao barulho, preferindo nos concentrar nas tarefas que precisam ser entregues. Uma certa insegurança e descompasso interior podem ser os responsáveis por tal contenção, que é, na verdade um mecanismo de defesa. Esse desencontro entre o que sentimos e o que queremos nos torna espinhosos e meio paranoicos, de comunicação econômica e suspeitosa, fechando-nos em copas na melhor das hipóteses, ou reagindo mal a qualquer tentativa de aproximação dos outros na pior delas, atacando como melhor forma de nos defendermos. O problema é que talvez não haja nada nos ameaçando realmente, mas sensíveis e irritáveis como estamos, reagimos instantaneamente, precipitadamente, sem nem pensar duas vezes. Desnecessário dizer, com tal clima, a tendência é criarmos uma atmosfera carregada à nossa volta, que talvez não venha ao encontro de nossos melhores interesses. Melhor jogar toda essa energia de suspeita e irritação no trabalho, do que arrumar desafetos desnecessários – mesmo que a gente diga que não tem importância.

A Lua ingressa em Sagitário à 00h31min da madrugada de SÁBADO, já fazendo conjunção ao novo inquilino de Júpiter, Saturno. Pelo meio do dia um grande imbróglio estará formado, com a Lua de foco de uma T-Square Mutável, fazendo quadratura a Júpiter de um lado e Netuno de outro, ambos também em oposição. A Lua puxa Saturno para a briga. Mercúrio, regente de Virgem, está retrógrado, também envolvido numa T-Square, esta Cardinal, com Urano e Plutão. O sábado fica carregado de uma ansiedade que antevê muito da tensão que tomará o palco de 2016 com essa T-Square abarrotando nossa cabeça e coração de pensamentos, sentimentos e crenças, completamente antagônicos uns aos outros. Há excesso de ideias, de emoções, de falas, de movimentos, que torna este um dia muito confuso que pode descambar em alaridos pois na tentativa de entender e dissecar nossa confusão, espalhamo-nos para todos os lados, tentando catequizar a outros no processo, bradando em alto e bom som nossas ideias espalhafatosas e grandiloquentes, talvez até meio fanáticas. Tentamos a todo custo fugir de nós mesmos e de nossas próprias dúvidas, colocando um sorriso histriônico no rosto e tentando abraçar o mundo com as pernas. Se tivermos sorte, em algum momento a ficha cairá e perceberemos que nossa máscara de palhaço só engana a nós mesmos, do contrário, quando as luzes se apagarem é que nos daremos conta da hipocrisia do nosso riso e então, teremos que lidar com as dores e inseguranças, de um jeito ou de outro… A não ser que resolvamos continuar anestesiados, não com o riso hipócrita, mas com drogas diversas que usamos pretensamente para nos divertir e relaxar – será mesmo que é só para isso?

O Clima do DOMINGO é mais ameno e leve. A Lua Sagitariana forma um Grande Trígono em Fogo com Urano em Áries e Vênus em Leão. Ela ainda conversa animada com Mercúrio em Libra, que está retrógrado e meio calado. Pelo meio do dia a Lua faz quadratura a Quíron em peixes e à noite fica próxima do trígono a Marte em Leão. Dia de sair com os amigos e passear por aí, ver gente nova e aventurar-se… Depois da semana estressante, embrenhar-se no mato, tomar um banho de mar ou de cachoeira, fazer algo diferente e inusitado pode fazer maravilhas pelos músculos tensos, tanto quanto pelo coração apertado e a cabeça ansiosa e pode nos ajudar a ver tudo de outro ângulo. Só precisamos ter cuidado com um possível excesso de entusiasmo que pode nos tornar cegos para as dificuldades alheias, ou para não pisar nos calos dos outros. Cada um tem seu ritmo e gosto e forçar o outro a rir ou a se divertir só para nos fazer mais confortáveis é, talvez, tão absurdo e desrespeitoso quando lhe dar um tapa na cara. Sensibilidade e respeito com a dor alheia nunca são demais e talvez, o que mais no incomoda na dor do outro, é que ela nos lembra da nossa própria. Tendo isso em mente, podemos tentar aproveitar um domingo relaxante ou aventureiro, com amigos e companhias afins, para conseguirmos olhar para a semana com alegria, esperança e disposição.

Uma semana linda e abençoada para você! Que seja de luz e serenidade!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!