A Semana Astrológica – Com que influências nos sintonizamos?

Semana de 05 a 11 de outubro

Começamos uma semana de Lua Minguante, em que encerramos mais um ciclo lunar, o ciclo iniciado em Virgem, em 13 de setembro. Período favorável a análises e avaliações, a estudarmos cuidadosamente o que funcionou neste ciclo e que o que deve ser deixado para trás; o que manter, o que reciclar e o que eliminar definitivamente. A Lua ficando mingante em Câncer (no domingo, 4), em oposição a Plutão, enfatiza a necessidade de fazermos uma limpeza literal e metafórica em nossa vida, afetiva, pessoal, profissional. Precisamos abrir mão de comportamentos de dependência, manipulativos, infantis e transformarmo-nos, adotando posturas mais limpas, honestas e claras nas nossas interações em todas essas áreas de vida, especial e principalmente, conosco mesmos, para olharmos de volta aquele que nos olha no espelho, com coragem, sem desculpas ou disfarces, sem mascarar nossos motivos e razões. Alguns movimentos interessantes marcam este período, trazendo ao mesmo tempo uma tensão e uma resolução, uma sensação de liberação e de alívio. De toda forma, precisamos combater a sensação generalizada de apatia e marasmo, a falta de sentido, que pode nos derrotar mais do que os obstáculos e dificuldades em si! Às vezes, é uma questão de escolha. Temos Marte apático e embaraçado com Netuno, mas também temos Júpiter vitaminado pelo poder de Plutão… Com quem iremos nos sintonizar? Vigiemos e oremos!

Um destes movimentos é o Sol emaranhado numa T-Square Cardinal, fazendo quadratura a Plutão (aspecto exato na terça, 6) e oposição a Urano (aspecto exato no domingo, 11). Ao fazer tais movimentos nossa consciência solar é novamente sacudida e convidada a despertar para a necessidade de transformação, de nos reinventarmos, adequando nossos propósitos conscientes a este novo “eu”, a este novo ser que se percebe num novo mundo. “E sem ser mais o mesmo, ainda sou quem eu era”, é a frase que traduz fielmente essa sensação de revolução interior. Contudo, não devemos temer essas mudanças, nem nos lamentar caso tenhamos dificuldades de encará-las. A vida é  processo e precisamos perceber e nos felicitar pelo longo caminho já percorrido, pelo trabalho que já realizamos, que com certeza, não foi pouco. Quem está atento sabe o quanto já andou.

Mercúrio estaciona na quinta-feira, dia 8, retornando ao movimento direto na sexta, a 00°53 de Libra. Ainda fica na zona de retrogradação até o dia 24 de outubro, um tempo extra que temos para “assentar” a cabeça e re-aprumar nossa direção. Durante o período em que Mercúrio ficou retrógrado, pipocaram várias greves, inclusive a dos trabalhadores dos Correios e dos bancários. Resta saber se tudo se regulariza com a mudança de direção de Mercúrio. Talvez leve um tempo para nos darmos conta dos novos paradigmas e modelos que se desenham dentro de nós, mas gradativamente ganharemos acesso a eles, e se aprendemos nossas lições, perceberemos que estamos mais refinados e sofisticados em nossas interações. Do contrário, continuaremos “batendo cabeça” por aí, alheios às demandas relacionais, sem entender ninguém e sem também nos fazer entender em nossa comunicação. Ao mudar de direção, Mercúrio faz, pela terceira vez, um sextil a Saturno em Sagitário, tendo o primeiro acontecido quando Mercúrio ainda estava em Virgem e Saturno em Escorpião no final de agosto. Oportunidades de concentrar nossos esforços que foram sinalizadas lá atrás, voltam a bater na nossa porta – resta a nós decidir se queremos fazer o esforço necessário para concretizá-las.

Carl Friedrich Deckler - vestal virgin with wreath of ivy
Carl Friedrich Deckler – Virgem Vestal com Coroa de Hera Reprodução de Wikimedia Commons

Vênus, por outro lado, despede-se do modo leonino e esfuziante de demonstrar afeto, saindo de vez da zona de retrogradação na terça, dia 6 e ingressando em Virgem na quinta, dia 08. De dramática e apaixonada ela se torna mais contida e auto-suficiente, até mesmo tímida e modesta na maneira de falar de amor, de buscar parcerias e de administrar e agregar valor.  Em Virgem, Vênus se mostra como a cortesã sofisticada e extremamente preparada, que detém conhecimentos sexuais, mas também versada em política, filosofia e todas as demais artes civilizadas. O feminino em sua versão mais auto-suficiente, dona e senhora de si mesma. Nos relacionamentos esse período é marcado por maior contenção e mais sobriedade nas interações românticas. Em termos da gestão financeira e dos valores em geral, temos um gerenciamento mais crítico e habilidoso dessa área de vida, o que favorece uma melhor organização e planejamento dos recursos, talentos e bens.

O Marte Virginiano anda lidando com situações difíceis e complicadas. Primeiro teve que enfrentar Saturno em Sagitário na semana passada, um aspecto que se manifesta para nós como grande irritação e frustração, bloqueios e entraves na realização de nossos objetivos e problemas com chefias e figuras de poder, além da forte sensação de inadequação naquilo que fazemos. Nesta semana ele enfrenta, em campo aberto, a Netuno em Peixes. Quer dizer, o campo não está tão aberto e limpo assim, porque Netuno joga uma neblina densa que perturba a visão e o senso de direção e chegamos a um ponto em que não temos certeza de mais nada, duvidamos do que fazemos, de para onde estamos indo e até de nós mesmos e do que queremos. Colocando os três juntos, temos uma T-Square Mutável, que traz uma sensação generalizada de incerteza e desmotivação, baixa vitalidade e energia, desorientação, insegurança, o que nos leva a nos sentir derrotados, antes da hora, antes mesmo de o jogo acabar. É essencial termos em perspectiva que isso vai passar, para que não desistamos de forma precipitada de coisas nas quais vínhamos trabalhando com grande esforço. Outro ponto importante é que muito dessa influência vem exatamente testar nossa motivação e entusiasmo, a razão de fazermos o que fazemos, além de testar também nossa eficiência e eficácia. Portanto, ao invés de nos desmotivarmos, isso deve funcionar como uma maneira de burilar nossa vontade e nossa capacidade de execução, além de nos apontar as áreas que precisam de ajustes e refinamentos.  Marte faz oposição plena a Netuno na terça, dia 06.

Outro aspecto ruidoso ocorrendo por estes dias é o trígono Júpiter-Plutão. Justamente o que precisávamos para equilibrar a sensação de derrota proveniente da T-Square Marte-Saturno-Netuno. Esse aspecto favorece uma melhor gestão das mudanças que precisamos empreender para poder nos expandir, os recursos são usados de forma concentrada e otimizada, de forma que podemos ousar e administrar melhor eventuais riscos. Temos chances de fazer mudanças positivas não só na nossa vida pessoal, mas especialmente na vida social e profissional. Podemos nos expandir e ir em busca de nossas ambições de forma constante e focada, percebendo que felicidade boa é felicidade compartilhada, que só somos realmente “ricos” e plenos, quando a comunidade da qual fazemos parte também tem oportunidades de melhoria e de expansão. Temos grande desejo de reformar e transformar o mundo ao nosso redor, não só para nosso próprio benefício, mas em favor de todos que respiram o mesmo ar que nós. E, se quisermos e focarmos, temos as ferramentas e oportunidades que precisamos para empreender tais mudanças. Mas é preciso reconhecer a oportunidade quando ela bater na nossa porta e agarrá-la sem hesitação. Estamos prontos? Ou temos medo da nossa própria capacidade de realização, do nosso próprio poder?

A Lua viaja na fase Minguante por Câncer e Leão. Torna-se Balsâmica em Virgem na quinta-feira e fecha a semana já em Libra, sendo Nova somente na segunda, dia 12 de outubro. Neste percurso ela faz contatos com todos os demais corpos celestes, enquanto vai se despedindo dos entulhos acumulados durante o ciclo e daquilo que não serve mais.

A Lua míngua em seus aposentos Cancerianos na SEGUNDA-FEIRA. Começa o dia se separando da oposição a Plutão e da quadratura ao Sol Libriano e em quadratura a Urano em Áries, ficando vazia depois deste aspecto, às 08h04min e ingressando em Leão somente na terça-feira – ou seja, temos outro dia inteiro de Lua Vazia. Entretanto, a Lua ainda se afina com Quíron em Peixes por trígono e se indispõe de forma muito indireta com Netuno. Enquanto isso, o Sol está a menos de um grau da quadratura a Plutão, um embate que é uma ampla Grande Cruz Cardinal, que envolve ainda a já mencionada Lua Canceriana e Urano em Áries. Uma segunda-feira mais preguiçosa e indisposta do que o usual, mas que traz grande inquietude interna. Nosso ânimo se arrasta e é difícil sair de casa para um dia de trabalho normal, quando gostaríamos de permanecer resguardados em nosso ninho. Especialmente porque intuímos que o dia guarda forças imprevisíveis, que ameaçam nossa segurança emocional e nossa tranquilidade interior, forças as quais teremos que enfrentar no mundo lá fora. Entretanto, não é nada com que não possamos lidar, se ousarmos olhar para estes desafios de forma limpa e madura, dispostos a aprender com eles um pouco mais sobre nós mesmos e sobre as dinâmicas do mundo que nos cerca. Portanto, é ancorar-se no senso de Si Mesmo, e saber que tudo é como devia ser, quando estamos conscientes de nós mesmos.

O Sol Libriano está em quadratura plena a Plutão em Capricórnio na TERÇA-FEIRA, numa configuração de T-Square, já que o Sol também se opõe a Urano em Áries. A Lua abre o dia vazia ainda em Câncer, ingressando em Leão somente às 05h32min, já afinando-se com Saturno em Sagitário por trígono e com Mercúrio em Libra por sextil. Marte está em oposição exata a Netuno. Dia de influências densas e perturbadoras. Sentimos na atmosfera que forças invisíveis e ameaçadoras estão a nos rondar. Contudo, é um engano achar que estas forças são apenas exteriores. Não. Elas também movimentam-se poderosamente dentro de nós. O dia – e certamente o mês e o ano – requer que façamos mudanças radicais no nosso comportamento e na nossa atitude no mundo. Que tenhamos coragem de encarar o que não está funcionando em nossa vida, abrindo mão de atitudes envernizadas e aparentemente “agradáveis” e dóceis e somente nós mesmos não percebemos que soam falsas e que já deveriam ter sido descartadas há tempos; ou que insistimos em manter para sustentar algo que, se formos honestos, admitiremos que está insustentável. Talvez tenhamos que encarar que muitos de nossos propósitos e objetivos, até mesmo uma parte significativa de nós mesmos entraram em colapso e precisam ser eliminados de forma decisiva e definitiva.

Embora tenhamos grande dificuldade em identificar o que nos amedronta e desmotiva, incertos sobre onde está o perigo, não podemos permitir que a paranoia tome conta de nós, nem podemos nos deixar enganar pela cortina de fumaça que está ali para despistar, para desviar nossa atenção do que realmente importa. Portanto, ao invés de nos sentirmos derrotados ou vitimizados pelo que quer que seja, ganhamos mais se usarmos todo o desconforto para olhar fundo dentro da névoa, buscando identificar nosso auto-engano, as ilusões em que resolvemos acreditar, mesmo contra nossos melhores instintos, talvez até para ter mais uma desculpa de porquê as coisas não deram certo, ou de porquê agimos como agimos, muitas vezes passando por cima da ética e comprometendo nossa integridade. Possivelmente nosso inconsciente desejo de poder nos levou a isso, mas convenientemente criamos um enredo fantástico para nos isentar de culpas ou responsabilidades, para nos isentar de ter que ver o que realmente somos e fazemos. A boa notícia é que sempre é tempo de tirar as escamas dos olhos e olhar a verdade de frente, deixando que a desilusão nos atinja em cheio, tanto em relação a nós mesmos, quanto em relação ao mundo lá fora. Assim, novamente, é o caso de entender que vencemos, a nós mesmos e ao impulso regressivo de permanecer na letargia e no auto-engano. Podemos também abrir mão das atitudes mesquinhas e viciadas, que esperam e medem o comportamento do outro, para traçar a própria estratégia de forma a enredá-lo nos jogos de poder e encenações de pretensa autonomia. Só assim poderemos de fato nos expandir e estar mais livres para ser nós mesmos, em todos os nossos potenciais individuais, deixando que o outro também o seja!

A Lua Leonina míngua e se harmoniza com seu regente, o Sol, na QUARTA-FEIRA. A Lua ainda conversa animada com Urano em Áries, mas se desentende com Plutão em Capricórnio e Quíron em Peixes. O Sol segue em quadratura a Plutão e mais próximo da oposição a Urano, enquanto Marte se separa da oposição a Netuno. A Lua fica vazia às 18h11min, depois do trígono a Urano. Os dias seguem densos, de energias desafiadoras, mas hoje temos um vislumbre de  progresso e de como o futuro se desenhará à frente, um vislumbre bem vindo e que nos estimula a abraçar as reformas com esperança e vigor. Mais uma vez a Lua intermedia o confronto Sol-Urano, afinando-se de formas diferentes com os dois, tentando estabelecer um diálogo mais compreensível, levando ao Sol a mensagem que capta da necessidade de abrir-se ao novo. Somos capazes de sentir de forma intensa e vibrante que o novo nem sempre precisa ser ameaçador ou aterrorizante, muito pelo contrário. E esse sentimento pode se traduzir numa maior confiança por parte da consciência em fazer o que precisa ser feito, despertar para novas maneiras de ser.  

QUINTA-FEIRA é mais um dia de Lua Vazia, praticamente o dia todo. A Lua míngua em Leão e de lá apenas atira farpas contra Plutão, mas quem sai chamuscada é ela própria. Ingressa em Virgem às 16h52min e logo faz conjunção a Vênus, que também entrou em Virgem um pouco antes, às 14h30min. Mercúrio estaciona a 0°59 de Libra e retorna ao movimento direto amanhã. Lua e Vênus estão em quadratura a Saturno em Sagitário e oposição a Netuno em Peixes. A Lua fica Balsâmica hoje, ao entrar em Virgem. Um dia para investirmos em nossa criatividade, para gastarmos, ou melhor, investirmos tempo na busca de fazermos as coisas com prazer genuíno, em fazer apenas aquilo que realmente nos inspira e dá “tesão”, fazer da vida e das atividades uma grande diversão, como as crianças fazem. Para recuperarmos e lembrarmos o porquê de fazermos nosso trabalho e o prazer que ele nos traz. A tarde e a noite ficam suscetíveis a uma sensação de grande solidão e isolamento, sem perceber nos fechamos em nós mesmos e demonstramos uma frieza peculiar, como proteção e armadura contra o ar glacial lá de fora. Usamos nossa grande autossuficiência para evitar sentimentos de rejeição ou talvez resolvamos esticar as horas no trabalho para fugir do confronto. De fato, é um período em que podemos aproveitar para usufruir de nossa própria companhia e fazer aquelas coisas que nem sempre conseguimos quando estamos em grupo, com amigos ou com a família. Pode ser um bom momento também para buscar um equilíbrio entre as demandas profissionais e a necessidade de nutrição emocional e até mesmo física, assim, não desperdicemos essa oportunidade. Se insistimos em buscar companhia a qualquer custo, podemos não ser bem sucedidos ou não encontrar a reciprocidade que esperávamos.

Temos um grande Stelium em Virgem na SEXTA-FEIRA, formado por Vênus, Lua, Marte e Júpiter. Vênus, Lua e Marte estão em quadratura a Saturno e junto com Júpiter, todos fazem oposição a Netuno, formando uma T-Square Mutável multifacetada. A Lua faz, pois, conjunção a Marte e a Júpiter e trígono a Plutão, ficando vazia depois deste contato, às 19h13min. Mercúrio, regente de Virgem, fica estacionário direto e Júpiter está a menos de um grau do trígono exato a Plutão. O trabalho hoje tem um apelo misterioso para uma sexta-feira. Estamos incomumente empenhados em atividades várias e nos ocupamos arduamente. Talvez seja só o acúmulo de tarefas mesmo, mas é possível que também estejamos utilizando a desculpa nobre do trabalho para fugir da sensação de falta de sentido ou da apatia que nos espreita, que nos perseguiu por toda a semana e que hoje nos confronta mais uma vez. Buscando fugir da desordem exterior, tentamos controlar nossa expressão e nossos sentimentos, enrijecendo nossas interações e atribuindo a outros e ao mundo externo, o caos emocional e a extrema sensibilidade que não queremos confrontar, assumindo o papel do forte e controlado resolvedor de problemas, oferecendo socorro a todo mundo, aos fragilizados e precisados de nossa ajuda. É nobre, é altruísta, mas é também uma maneira de não admitir a própria vulnerabilidade é vivenciá-la através dos outros, buscando relações que são “ganchos” perfeitos para isso. De toda forma, o trígono a Plutão da Lua, Marte e Júpiter propiciam ancoragem certa e oferecem espaço e terreno para adensarmos uma auto-investigação que jogue luz sobre tudo isso, além de trazer um vigor e uma potência renovadas às nossas ambições e objetivos de crescimento.

A Lua abre o SÁBADO vazia em Virgem, fazendo apenas quincunce a Urano em Áries e oposição Quíron em Peixes. Vênus em Virgem está em quadratura exata a Saturno em Sagitário. Mercúrio engata a primeira e muda de direção definitivamente. Sábado favorável às tarefas pequenas e à resolução de problemas domésticos, desde que não demandem grandes investimentos e já estejam em andamento. Especialmente projetos do tipo “faça você mesmo”, que nos façam descobrir o prazer do trabalho feito pelas próprias mãos, de uma obra bem acabada. De todo modo, temos que lidar com algumas fragilidades, visto que a sensibilidade continua bastante aflorada. Temos desejo por solitude, mas ficamos divididos porque nossa insegurança nos faz desejar a companhia ou a sábia orientação de um mestre ou mentor – mas será que ele está disponível? Se o dilema nosso não estiver claro, talvez nos sintamos invadidos por aqueles que buscam nossa companhia, que não sejam as pessoas que julgamos “certas” e criamos uma redoma ao nosso redor. Mais tarde talvez questionemos porque nos sentimos tão abandonados e solitários. Vênus-Saturno alerta para os sinais que emitimos na nossa comunicação e que podem inviabilizar a aproximação de outras pessoas; a expressão afetiva fica meio que congelada e perde completamente a espontaneidade, deixando-nos, na melhor das hipóteses, tímidos, na pior, sentindo-nos alienados e rejeitados, num cenário que foi provavelmente criado por nós mesmos. Antes de elevarmos as muralhas e armaduras, vale a pena tentar separar os enredos e os protagonistas das histórias, identificando o que são questões e problemas atuais e o que são remanescentes de histórias antigas, inclusive, questões enraizadas na relação parental. Com coragem e honestidade, podemos admitir nossa vulnerabilidade e permitir que os outros se aproximem e assim permitirmo-nos abrir um pouco mais.

O fim de semana termina com a Lua ingressando em Libra às 05h44min do DOMINGO. Em Libra ela se prepara para ser Nova e logo faz conjunção a Mercúrio, que recém voltou ao movimento direto. A Lua também conversa de forma bem econômica com Saturno em Sagitário, mas está irritada com Netuno em Peixes. Júpiter em Virgem está em trígono pleno a Plutão em Capricórnio e o Sol Libriano termina a noite e a semana em oposição exata a Urano em Áries e em quincunce, também perfeito, a Quíron em Peixes. O domingo tem uma energia de tensão e rebeldia, de desejo de virar a mesa das sutilezas e mandar tudo às favas. Diplomacias são despensadas, ou pelo menos, ficam de escanteio. Estamos cansados de ser sutis e agradáveis e desejamos nos posicionar de maneira clara e direta, independentemente de quem vá gostar. Os relacionametnos afetivos são especialmente afetados, visto que somando-se à oposição Sol-Urano, ainda temos a regente de Libra, Vênus, em quadratura a Saturno. É a hora da verdade: jogamo a toalha e rompemos com tudo de forma definitiva ou percebemos que ainda há algo pelo quê lutar, que vale pena reinventar e transformar a coisa toda? Qual é o desejo maior de nossa alma? A Lua nos últimos graus da fase Balsâmica propicia esse olhar arguto e perscrutador para dentro da alma, assim como dentro do futuro e se calarmos por tempo suficiente o vozerio mental, seremos capazes de ouvir a verdadeira voz da alma, que bradará o que precisamos saber. Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça!

Linda semana para você! Que tenhamos ânimo e fé para superar o marasmo e a apatia!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

4 thoughts on “A Semana Astrológica – Com que influências nos sintonizamos?

  • 7 de outubro de 2015 em 09:05
    Permalink

    Obrigada!! Sem dúvida é muito bom saber como estão os astros para o nosso lado para assim evitarmos um mal maior. É de grande utilidade. Beijinhos e muito obrigada.

    Resposta
    • 7 de outubro de 2015 em 12:16
      Permalink

      Gratidão pelo feedback, Maria Adelaide!

      É essencial ouvirmos a voz interior para sabermos navegar estes tempos densos.
      Gratidão e volte sempre!
      😀

      Resposta
  • 8 de outubro de 2015 em 23:37
    Permalink

    Belo trabalho,colocações certeiras e inteligentes.Parabéns!!

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!