Vênus-Saturno – Confiar para desabrochar

cacto 3VÊNUS em Virgem em quadratura a SATURNO em Sagitário
‪#‎Astrologia‬

Vênus em Virgem está em quadratura plena a Saturno em Sagitário e uma imagem me vem à mente: a flor de cacto.

O cacto é um dos vegetais mais autossuficientes que existem na natureza. É capaz de ficar longos períodos sem água, sobrevivendo da pouca umidade do ar. É uma planta da aridez dos desertos e caatingas do mundo. Suporta secas e escassez extrema de nutrientes, porque seu organismo é adaptado para lidar com a escassez. Tão adaptado que desenvolveu formas muito sofisticadas de sobrevivência e defesa. Seus espinhos, além de prover a defesa contra animais, também ajudam a armazenar água quando chove, tendo um aproveitamento máximo da umidade mínima. Enquanto outras plantas armazenam umidade na folhagem, o cacto não tem folhas e armazena a umidade e os nutrientes no próprio centro do caule, uma polpa super nutritiva a que muitos sertanejos já recorreram na caatinga para matar a própria sede.
Com seus espinhos e aparência rústica, o cacto tinha tudo para ser uma planta feia, mas isso não é verdade. É, na verdade, uma planta graciosa em sua rusticidade, suas inúmeras espécies apresentando formas variadas, desde famílias minúsculas àqueles mandacarus gigantescos. E florescem! Linda e exuberantemente! Dão flores belíssimas, algumas, inclusive exalam um cheiro de podre pavoroso – outro mecanismo de defesa contra predadores potenciais que queiram extinguir suas sementes…

Vênus em Virgem é como um cacto: autossuficiente, adaptada para sobreviver na aridez do deserto, com poucos recursos e pouca atenção – ela se basta a si mesma, é dona de si. Quando colocamos Saturno na equação, estamos falando dos espinhos, um formidável sistema de defesas, que a protege contra os perigos. Mas aqui, esse sofisticado mecanismo de defesa é usado não só para defender sua integridade e autonomia, mas também os parcos recursos, conseguidos a duras penas. O indivíduo racionaliza que foi muito difícil chegar a esse ponto sozinho, sem contar com ninguém, além de si mesmo… Então, como vou abrir mão, não só de minha própria segurança e autossuficiência, como também disso que foi construído? O que o indivíduo falha em perceber, é que no caso, não se trata de divisão, mas de soma. Que se optar por manter-se completamente autossuficiente e defendido, será ótimo e se estará seguro, com certeza, mas se permanecerá na aridez do deserto e mesmo que a florada seja de grande beleza, os espinhos farão com que se permaneça intocável.

Assim, Vênus-Saturno precisa entender que cria as próprias condições de solidão e “infelicidade” afetiva, por se manter fechada, defensiva, às vezes, inabordável. A rejeição intuída e tão temida, torna-se, portanto uma realidade. É preciso admitir que por mais eficientes que sejamos, não podemos prover tudo por nós mesmos e que, se ousarmos confiar o bastante que, assim como o cacto que tem espinhos mas também flores, a vida também se apresenta multifacetada: bela, sofrida, doce, amarga… Há prazer e há dor, há acolhida e há rejeição, há amor e há desamor… Teremos uma chance de romper o círculo vicioso de desconfiança que acaba por criar as condições que tememos. E assim é. A crença e vibração que alimentarmos, é a que se concretizará lá na frente. Então, não seria melhor abrir-se e confiar um pouco que somos também capazes de despertar amor, cuidado, devoção e instinto de proteção nos outros? Trata-se também de confiar em si, de perceber-se belo, amável, valoroso e perfeitamente merecer de admiração, afeto e amor. Somente a confiança em si mesmo e no outro pode nos fazer desabrochar plenamente. Sim, é preciso baixar a guarda para poder ser feliz, para variar.

7745f71a9a224ef74c0c8db608773937

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

4 thoughts on “Vênus-Saturno – Confiar para desabrochar

  • 12 de outubro de 2015 em 11:33
    Permalink

    Olá Maria Eunice! Gostaria de verificar o valor para Revolução Solar. Obrigada!

    Resposta
  • 16 de outubro de 2015 em 10:55
    Permalink

    Oi!! queria saber o valor da leitura de mapa natal…

    Resposta
    • 17 de outubro de 2015 em 19:53
      Permalink

      Enviei um email para você, Rafaella. Você recebeu?

      Muito obrigada pela visita e pelo comentário!
      Volte sempre!
      Abraços
      🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!