A Semana Astrológica – Eu tenho a força!!

Semana de 12 a 18 de outubro

Semana novinha em folha começando, e como é Dia das Crianças, por que não fazer uma homenagem a elas? Quem não lembra do desenho animado do He-Man? Pois é, os tempos continuam muito desafiadores, mas a semana traz grande potencial de nos fortalecermos e regenerarmos. Semana que começa devidamente inaugurada por uma Lua Nova, a Lua Nova de Libra, acontecendo já na segunda-feira, às 21h05min para Brasília, e à 00h05min da terça, 13, no horário de Lisboa. Esta lunação fecha de vez a temporada de eclipses, visto que começamos um novo ciclo – isso não quer dizer que as influências dos eclipses tenham acabado. A Lua Nova de Libra vem jogar luz sobre a área de relacionamentos e parcerias e vem também nos convidar a harmonizar a vida, a trabalhar pelo equilíbrio, mesmo em meio a tempos extremos, caóticos, insanos e de transformações profundas como estes que vivemos. A semana começa também na esteira do trígono Júpiter-Plutão e da oposição Sol-Urano, ocorridos na noite de domingo, mas cujos efeitos ainda sentimos por alguns dias.

Mercúrio voltou ao movimento direto e sugere muita atenção porque nas próximas semanas talvez nos deparemos com possibilidades de recuperar oportunidades que julgávamos perdidas, como se o universos nos desse uma segunda chance, especialmente no âmbito das relações afetivas, das parcerias e da equilibrada comunicação nessas áreas. Então, estamos propensos a achar coisas perdidas, a consertar alguns desacertos na comunicação e equilibrar situações que se tornaram desarmônicas nas últimas semanas… Como eu mencionava algumas semanas atrás, talvez encontremos pedaços de nós e de nossas ideias espalhadas por aí, levadas pelo vento… Conseguiremos recuperá-los? Conseguiremos nos reencontrar? É preciso manter os olhos bem abertos… Porque se perdermos agora, talvez a chance não volte mais. Depois de direto Mercúrio se fortalece no sextil a Saturno e precisamos aproveitar este aspecto para nos afinar com a realidade, centrando a mente e focando no próximo passo, porque logo depois Mercúrio está às voltas com Netuno, num aspecto pra lá de capcioso e difícil de lidar. É preciso ter clareza de que estamos agarrando a oportunidade certa, e não algum esquema duvidoso criado para nos despistar das oportunidades certas. Quando se estiver certo do que se quer e algo elusivo aparece do nada e nos confunde, fiquemos atentos, talvez o intento seja apenas este: confundir.

Vênus ingressou em Virgem e com toda a sua inteireza e controle, já enfrentou a dureza e a rejeição de Saturno no sábado. Nesta semana enfrenta outro desafio, diferente, mas não menos difícil, a ilusão doce e suave de Netuno, que pode ser letal, mas também rica e profundamente poética, se soubermos nos sintonizar adequadamente com ela. Vênus forma, na verdade, uma T-Square Mutável com esses dois arqui-inimigos, envolvendo-se em dilemas difíceis de resolver, misturando realidade e fantasia, perdendo-se num mar de incertezas e nostalgia. Se por um lado essa influência requer cuidados para não cairmos em cantos de sereias, por outro, pode ser extremamente fecunda para as artes criativas em geral… Nas relações é recomendável se ter cautela dobrada porque temos dificuldade de ver a realidade como ela de fato é, da mesma forma que muitas vezes o outro à nossa frente também não é visto em suas verdadeiras cores, mas sim naquelas que desejamos enxergar. Há ainda grande anseio de se perder no outro, de fusão absoluta, de eliminar o senso de separação… E isso, por mais fascinante que seja, também é perigoso porque ficamos à mercê de sentimentos que podem ser, no mínimo, ilusórios e se este outro nos for tirado, por qualquer motivo, leva com ele nosso senso de eu, de indivíduo – e neste caso, o que restará de nós? Para dificultar um pouco as coisas, Vênus ainda faz um aspecto super  inconsciente a Urano, sugerindo que no meio disso tudo, talvez tenhamos algum insight no nevoeiro, nos alertando para a necessidade de acordar e encarar de vez esses impulsos regressivos.

Marte se recupera da apatia Netuniana e nesta semana tem um reforço energético de peso: primeiro faz trígono ao poderoso Plutão em Capricórnio. Como se não bastasse, ele fica a semana toda em conjunção a Júpiter, conjunção que fica exata no sábado. Em boa forma Marte sugere que temos uma trégua para nos refazer e nos recuperar da desesperança e desmotivação; Júpiter e Plutão podem adicionar sabedoria e força interior ao Marte Virginiano que se perde nos detalhes devido à influência de Netuno. Podemos vislumbrar excelentes oportunidades de regeneração física, emocional e, especialmente da nossa vontade e potência, algo que irá nos permitir uma revitalização de nossos objetivos e quem sabe possamos até dizer, para variar: “eu tenho a força” para modificar aquilo que precisa ser modificado de forma planejada e ordenada. Exatamente o que precisávamos para estar à altura do embate seguinte de Marte: Quíron, que acontece na semana que vem a para compensar pelo pouco Fogo atualmente ativado nos céus – temos apenas Saturno em Sagitário e Urano em Áries.

A Lua começa a segunda-feira ainda Balsâmica em Libra. Torna-se Nova na noite de segunda. Ganha impulso em Escorpião e torna-se Crescente em Sagitário, na sexta-feira e fecha a semana assumindo responsabilidades em Capricórnio, no domingo, dia 18. Nesse trajeto renovado ela faz aspectos diversos com os demais corpos celestes, sinalizando nossas mudança de humores e disposição.

Dia a Dia

A SEGUNDA-FEIRA começa com todo o gás, apesar de ser feriado. A Lua, nos últimos graus da fase Balsâmica em Libra, abre o dia já em quadratura a Plutão em Capricórnio e com o passar das horas faz também oposição a Urano em Áries, oposição que está ainda bem próxima no mapa da Lua Nova, assim como o quincunce a Quíron em Peixes. Vênus em Virgem está hoje em sesqui-quadratura a Urano em Áries. Um dia dinâmico e tenso. As últimas horas da Lua Balsâmica oferecem oportunidades finais de limpeza visceral e radical nas nossas relações. Se não das relações em si, pelo menos de comportamentos relacionais que já não servem mais e que atrapalham o livre fluir dos sentimentos e do equilíbrio entre os parceiros. Mas é possível que alguns relacionamentos sejam eliminados também, especialmente aqueles tóxicos, no qual nos anulamos e viramos capacho para agradar ao outro, por medo de perder sua validação. A Lua Nova sugere que o novo ciclo seja iniciado sobre um terreno limpo e virginal, em que o lixo e os escombros de todos os processos que já vivemos sejam utilizados como adubo que fertiliza o futuro. Nós somos resultado de todas as nossas escolhas e vivências, inclusive as ruins, que nos tornaram mais sábios e mais humanos. Não desperdicemos nem lastimemos esse material precioso. A Lua fica vazia logo depois de Nova, depois da conjunção com o Sol, às 21h05min.

O dia tem um tom de espera na TERÇA-FEIRA. A Lua foi germinada, mas ainda não estamos prontos para vir à luz. É como se o calendário estivesse trocado: a segunda, feriado oficial, foi um dia dinâmico;  já a terça, dia “útil” pede que desaceleremos e aguardemos… A Lua Nova tira o fone do gancho e se retira para seus refinados aposentos, fazendo apenas uma sesqui-quadratura a Netuno em Peixes, ingressando em Escorpião às 18h38min. Mercúrio Direto está em sextil pleno a Saturno em Sagitário. Um dia propício a meditarmos calmamente sobre as sementes que selecionamos para a nova fase. Sementes de relações mais maduras e equilibradas, sementes de harmonia e de um melhor senso de proporção e justiça em nossos vínculos e ligações em geral. É preciso se estar atento para que alguns impulsos escapistas completamente inconscientes não toldem nossa visão de futuro e nos façam apostar nas fichas erradas, ou nos façam duvidar do potencial e da possibilidade de um novo começo genuíno. Para isso é preciso usar de toda a concentração e foco que temos a nosso dispor e planejar cuidadosamente a harmonia de nossos passos e as estratégias que serão necessárias para a implementação e concretização destes potenciais.

Dona Lua troca segredos com Vênus em Virgem na madrugada da QUARTA-FEIRA. As duas, super sigilosas e contidas, agregam um tom misterioso e introspectivo ao dia. A Lua faz trígono a Netuno em Peixes e sextil a Marte e a Júpiter em Virgem, ficando vazia depois da bênção de Júpiter, às 22 horas. Dia de sensações e sentimentos particularmente intensos, de energia concentrada, que usamos para compensar a inatividade dos dias anteriores e que nos ajuda a ter foco e acuracidade nas tarefas. Há grande impulso, novo e potente, que nos enche de vigor e de desejo de transformar nosso ambiente e nossa rotina, de modo a colocarmos nossa sensibilidade a serviço de causas imediatas e a expandir essa transformação benéfica para além de nós. Melhor ainda: temos o perfeito controle de nossas reações e do uso de nossa energia vital, o que faz com que o dia seja particularmente produtivo e nos deixe com a grata sensação de que as coisas estão em seus devidos lugares, por mais crises e dramas que tenhamos que enfrentar aqui e ali. Embora discretos, estamos animados e entusiasmados com nossos feitos e com as perspectivas que vislumbramos adiante e isso tempera o dia com um sabor especial, que deverá funcionar como incentivo nos dias em que estivermos menos focados e otimistas. Guardemos na memória essas sensações. Elas serão muito úteis mais adiante.

Outro dia inteirinho de Lua vazia, é o que temos na QUINTA-FEIRA. A Lua Escorpiônica está muito meditativa e tece elucubrações sobre os próximos passos, coisa que nós também deveríamos fazer. Contudo, Dona Lua faz trígono a Quíron em Peixes e quincunce a Urano em Áries (Apenas aspectos maiores são considerados no percurso da Lua para determinar os períodos Fora de Curso. Quíron também não é considerado nessa contagem). Marte está em trígono quase exato a Plutão. O Sol está em sesqui-quadratura a Netuno, trazendo à luz da consciência os sentimentos e dúvidas já vivenciados pela Lua na terça-feira, que colocam em cheque os propósitos de um idealismo desapegado e super civilizado. Senso de propósito, afinal de contas, não quer dizer ausência completa de dúvidas, mas a confiança em si mesmo e nas próprias habilidades para contornar eventuais imprevistos e contratempos que surgirem pelo caminho. Nosso olhar arguto e a profunda sensibilidade permitem que captemos a dor ao nosso redor, como se fosse nossa, uma dor que talvez reverbere de sofrimentos antigos, ancestrais. Mas essa sensibilidade compassiva também nos torna capazes de repartir experiências anteriores em que conseguimos superar traumas e nossa habilidade pode ser colocada a serviço para a cura dos outros, para a cura do mundo, e indiretamente, para a nossa própria cura.

A SEXTA-FEIRA se abre com a Lua Nova ainda vazia em Escorpião. Ingressa em Sagitário às 06h18min e já se une a Saturno, fazendo ainda sextil a Mercúrio e sesqui-quadratura a Urano. A Lua também briga com Vênus e armando uma T-Square com Netuno em Peixes, da qual ela própria é foco, junto com Saturno. A Lua faz semi-quadratura ao Sol e entra na fase Crescente. Marte está em trígono exato a Plutão em Capricórnio e Vênus em oposição plena a Netuno. Dia de emoções mutáveis e sujeitas a altos e baixos. É como querer cantar e não se sentir autorizado, porque parece que nossa voz não é boa ou melodiosa o bastante. Assim, nossa alegria fica embotada e míngua um pouco no terreno fértil para a insegurança. Há um cisão profunda na psique porque parte de nós está perdida em miragens longínquas e ilusórias, enquanto outro lado nos aponta a realidade dura diante de nós. Uma terceira faceta ainda deseja voar alto, acima de toda a miséria e limitação que cerceia nossa grandeza de alma.

Mas há também grande impulso realizador e uma formidável estamina e industriosidade perfeccionista que podem ser justamente o veículo exato para integrarmos as aparentes disparidades internas. Só precisamos achar a obra certa que nos estimule e apaixone a ponto de colocarmos todo nosso vigor, energia, sonho, nostalgia e o já citado perfeccionismo numa construção que una o sonho e o impulso criador-realizador. As miragens não devem ser sinônimo de desapontamento quando se desvanecem diante de nossos olhos, mas sim um sinal daquilo que nos acalenta a alma, a nossa busca mais profunda. E se pensarmos bem, toda essa insegurança pode ser o melhor combustível que podíamos ter para focarmos na excelência e no esmero das tarefas que temos a realizar. Ao invés de ficarmos nos reclamando e lamentando a dureza da vida, podemos aprender a vicejar e a florescer na escassez, o que fará a vitória ainda mais saborosa e as conquistas ainda mais cheias de sentido. O grande senso de disciplina pode ser também um ótimo aliado, se conseguirmos transmutar devaneios e fantasias num toque poético que agregamos à nossa obra. As dúvidas e incertezas não estão aí para nos fazer desistir, na verdade, é o contrário, elas vêem para testar nossa real motivação e para nos dizer que há muitos caminhos válidos para se chegar ao mesmo lugar, alguns deles nebulosos, outros bem áridos, outros ainda mais poéticos… Tudo dependem também da nossa perspectiva, da forma como escolhemos olhar para o mundo.

Vênus em Virgem abre a meia-noite de SÁBADO ainda em oposição perfeita a Netuno em Peixes, enquanto Marte está em conjunção plena a Júpiter, os dois seguidos bem de perto por Vênus, que aumenta o senso de alegria interior. A Lua segue pela venturosa via Sagitariana, fazendo hoje quadratura à conjunção Marte-Júpiter. A Lua faz ainda quadratura a Quíron, que também se prepara para receber as oposições de Marte e Júpiter em breve. E temos então formadas duas T-Squares multifacetadas e complicadas: uma envolvendo Vênus-Saturno-Netuno e outra formada por Lua, Marte, Júpiter, Netuno e Quíron. Para compensar a Lua faz trígono a Urano em Áries e sextil ao Sol Libriano; Marte e Júpiter seguem em trígono a Plutão – Como diferenciar o real do ilusório? O bálsamo que cura, do veneno que intoxica e mata? A hora de avançar ferozmente e a hora de demonstrar o cuidado do coração gentil? Quando o perfeccionismo burila e de fato aperfeiçoa, e quando é empecilho que impede que a obra seja finalmente acabada?

O dia traz o potencial de nos atolarmos num lamaçal de inúmeras tarefas na tentativa de provar a nós mesmos quão bons e eficientes podemos ser, levados pela falta de critério e pela ilusão de que podemos abraçar o mundo com as pernas, de que somos invencíveis na nossa diligência e habilidades múltiplas; ou, podemos nos enlevar e descobrir o verdadeiro valor do trabalho e do ritual como algo sagrado que agrega novo sentido e significado à nossa vida, um sentido inefável, mas que é paradoxalmente, perceptível nas pequenas coisas e gestos do cotidiano. Temos grande entusiasmo, alegria, capacidade de execução e esmero refinado naquilo a que nos lançamos, ao mesmo tempo com vigor, capricho e devoção e somando-se a isso, temos também grande compaixão que nos permite um olhar benevolente e compreensivo para aqueles que sofrem e que precisam de nosso conforto e disponibilidade. Contudo, ainda precisamos por os pés no chão para não nos deixar levar pela megalomania fazedora que tenta dar conta de tudo somente para se estafar e se exaurir, sem conseguir curtir o trabalho realizado. Para que a tarefa tenha valor, é preciso selecioná-la e ser realista a respeito das próprias capabilidades. Porque só assim seremos capazes de colocar naquilo que fazemos nossa devoção, nosso amor e nossa alma.

No DOMINGO a Lua Sagitariana efetiva o sextil ao Sol em Libra, ficando vazia depois, às 05h50min. Ingressa em Capricórnio às 15h52min e caminha para fazer sextis a Netuno em Peixes, trígono a Vênus e quadratura a Mercúrio em Libra, aspectos que serão plenos na segunda. Mercúrio em Libra ainda trilha a zona sombria de retrogradação e hoje está em quincunce a Netuno em Peixes. Domingo ideal para se relaxar sem expectativas grandiosas. Talvez até um bom libro seja uma grande aventura, que nos faz viajar para longe ou para dentro de nós mesmos, da nossa mais rica imaginação. Melhor ainda é se conseguirmos colocar as mãos na massa e em nossos hobbies, exercitando nossa criatividade, que poderá nos ajudar a ganhar um senso de satisfação e realização interior que talvez muitas aventuras exteriores não consigam superar. Nossas mãos estão aptas a concretizar em peças raras a completude e inteireza de nossa alma, e colocamos ali um pouco de nós, de nossos anseios, sonhos e até mesmo de nosso desejo de servir e de enfeitar o mundo da beleza simples e delicada que torna tudo mais aprazível. Um domingo tranquilo ou festivo, depende de sabermos o que nos fará mais íntegros e mais satisfeitos.

Uma linda semana para você! Bem vindo ao movimento direto da vida! Que a semana seja produtiva, cheia de luz, realização e esperança!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!