Lua Nova em Libra – Bem me quero!

A Lua inaugurou um novo ciclo nesta segunda, 12 de outubro, às 21h05min no horário de Brasília e à 00h05min do dia 13 no horário de Lisboa. Essa lunação vem fechar a segunda temporada de eclipses do ano, o que não quer dizer que os eclipses não tenham mais efeito. Não. Os eclipses continuam a reverberar, conforme os prazos que falamos nos artigos referentes a eles. Vale lembrar também que a Lua Cheia deste eixo Áries-Libra já aconteceu e foi exatamente o Eclipse Total da Lua ocorrido no dia 27 de setembro, portanto, os temas desta lunação já estão reverberando há alguns dias.

A Lua é Nova a 19°20’ de Libra, a menos de um grau de uma oposição exata a Urano, em quincunce a Quíron em Peixes e ainda em quadratura a Plutão em Capricórnio, ou seja formando uma ampla T-Square Cardinal. Em Libra o indivíduo encontra seu espelho, encontra o “outro”, que o obriga a perceber que não está só no mundo e este outro precisa ser acomodado de alguma forma nos seus planos, assim, Libra nos convida a trabalhar em direção a um maior equilíbrio em nossa vida; a buscar beleza e harmonia, a desenvolver relações mais civilizadas, em contraponto à energia Ariana que só foca em si mesmo; relações onde haja equilíbrio no dar e no receber; parcerias pautadas na equidade e no perfeito balanceamento dos interesses individuais de cada um dos parceiros. Em Libra também somos chamados a fazer escolhas, a decidir por nós mesmos, independente das possíveis conseqüências. Mas Libra é um signo que costuma ceder com freqüência. Tem dificuldade de decidir e de se auto-afirmar e simplesmente cede. Precisa tanto do relacionamento para se sentir bem e validado, que às vezes se anula completamente para acomodar o outro em sua vida – sim, precisamos achar formas de “acomodar” este outro na nossa vida, mas não às custas de nossa própria individualidade, é a grande lição que Libra precisa aprender. E esta lição está na cartilha dessa Lua Nova de hoje.

A Lua Nova ocorre poucos dias depois de o Sol Libriano ter confrontado Plutão e apenas um dia depois do embate com Urano, confrontos que a própria Lua também empreendeu para poder chegar ao Sol. Portanto, é uma Lua Nova que tem um tom desagregador, que vem dar um chacoalhão no nosso lado Libriano super envernizado, para nos dizer que precisamos dar um basta nas relações tóxicas às quais viemos tolerando, passando por cima de nossos próprios brios e amor próprio, talvez por receio de encarar a vida de novo sozinho, talvez por medo de julgamentos sociais, por temor da sensação de incompletude. Sobretudo, essa T-Square tem uma mensagem fundamental: só conseguiremos ser realmente livres e ter relações mais saudáveis,  se cessarmos nossas expectativas acerca dos outros e dos relacionamentos em si.

Não somos livres de fato. Todos nós temos assuntos mal resolvidos, esqueletos que carregamos de histórias passadas, tabus, preconceitos, e até mesmo frustrações e carências que herdamos da relação com nossos pais e que normalmente projetamos no parceiro, inconscientemente, sem falar no inconsciente familiar, com todos os seus emaranhados que carregamos vida afora. Então, muitas vezes, quando estamos fazendo uma escolha que achamos que é completamente consciente, na verdade, tal escolha pode estar muito condicionada por nossa herança psicológica ou mesmo pelos traumas e histórias passadas. Carregamos expectativas, positivas e negativas, a respeito da próxima pessoa que iremos encontrar, ou mesmo das pessoas com quem convivemos. Então, quando algo dá errado, aquela voz nefasta na nossa cabeça geralmente diz: “não falei?”. Não importa se a expectativa é boa ou ruim, de uma forma ou de outra, ela ajuda a sabotar uma relação que poderia ser, no mínimo, tranquila e comum, ou, na melhor das hipóteses, uma ótima e bem sucedida parceria.

john william waterhouse
John William Waterhouse – Narciso – Reprodução Wikimedia Commons

Do que estou falando? De Vênus em Virgem em oposição a Netuno em Peixes. O que Vênus tem a ver com tudo isso? Por que ela é importante? Porque, além de reger relações em geral, Vênus é a regente da Lua Nova. Vênus se separa de uma quadratura a Saturno e se aproxima da oposição a Netuno –  está enrolada numa T-Square Mutável, super contraditória, com eles dois. A oposição a Netuno nos diz que o nível de expectativas que temos em relação às pessoas é muito alto. Vênus-Netuno, mais do que se apaixonar pela pessoa, se paixona por um espectro, por uma projeção perfeita, uma imagem irreal, em última instância a projeção de seus sonhos e fantasias mágicas colocados sobre a pessoa – ou seja, igual a Narciso, muitas vezes nos apaixonamos pelo reflexo de nós mesmos que vemos no olhar do outro. Então, não se vê a pessoa real, mas aquilo que queremos que ela seja – e é por isso que nos desapontamos tanto, porque quando começamos, de fato, a enxergar a pessoa real, ela não corresponde àquilo que achávamos que ela era e daí nos decepcionamos profundamente e nos sentimos lesados, mas quem foi que nos enganou realmente?

Entretanto, saindo da influência de Saturno, Vênus está também escaldada e começa a misturar as frequências: fantasias positivas de um doce amor eterno  são misturadas com fantasias mórbidas de rejeição, em que tudo dá errado de novo, criando-se um verdadeiro filme trágico em nossa cabeça. De um jeito ou de outro, nós perdemos. Sabotamos uma relação que tinha tudo para ser promissora e feliz. Portanto, é mandatório que superemos essas expectativas absurdas, sejam elas de uma fusão mágica absoluta com alguém terrivelmente maravilhoso e perfeito ou de rejeições dolorosas e relacionamentos fracassados,  fadados a se repetir infinitamente. Para isso, um primeiro passo é fortalecer nossa própria auto-estima, porque todas essas expectativas, no fundo, nascem do desejo de um amor incondicional que vá nos redimir de todas as mágoas passadas, e até de nós mesmos – mas isso, nenhum parceiro poderá jamais nos dar e é no mínimo injusto cobrar isso do outro, porque só quem pode dar amor incondicional são nossos pais. Então, para estarmos livres das tais expectativas, precisamos nos acertar primeiro com eles, os primeiros amores de nossas vidas: papai e mamãe. Assim, teremos uma auto-estima sólida e madura e não dependeremos mais do outro para nos validar e nos dizer que somos merecedores de amor, porque já sabemos que o somos. E aí, não mais desfolharemos pobres margaridas, em jogos ansiosos de bem-me-quer, mal-me-quer, diremos apenas: bem-me-quero!

É isso que Urano-Plutão demandam de nós neste ciclo, mais uma vez: que tenhamos coragem de encarar a realidade, a nossa realidade; que acordemos para nossas trapaças, nossos próprios engôdos e historinhas bonitinhas, rendadas e envernizadas, mas que só enganam a nós mesmos.

Lua nova libra
Lua Nova em Libra – 12 de Outubro, 21h05min, Brasília-DF

O que queremos realmente, um falso conto de fadas, digno de um Castelo de Caras (que por sinal, é alugado, falso em si mesmo), com prazo de validade super limitado, ou um relacionamento real, com uma pessoal real com quem possamos interagir verdadeiramente, sem joguinhos ou manipulações, com todas as nossas fortalezas e vulnerabilidades? Sejamos honestos, primeiro conosco mesmos, depois com o outro. Superemos a necessidade de ter expectativas e sejamos verdadeiramente livres. Liberemos também o outro, para ser quem é, livre do peso do nosso desejo eterno de agradar incessantemente e de nos dar uma resposta, liberemos o outro do peso da nossa expectativa asfixiante. Só assim teremos uma chance de viver relações saudáveis, autênticas e também verdadeiras.

Nesta Lua Nova, renovemos nossas intenções de uma vida mais equilibrada e harmoniosa; reavivemos nossos propósitos de semear e cultivar relações mais genuínas, saudáveis e satisfatórias, não só no plano romântico-afetivo, mas de um modo geral, afinal, a vida é a arte de se relacionar, é isso o que os signos de Ar e, particularmente Libra, vêm nos ensinar. E se não aprendemos essa arte, talvez uma parte de nós fique sempre emocionalmente imatura e então, seremos incompletos, não porque falta um outro na nossa vida, mas porque nem mesmo chegamos a ser inteiros para nós mesmos. Plantemos, portanto, relações mais genuínas e mais saudáveis e cuidemos para que se tornem árvores frondosas, de raízes fortes e floradas e frutos que venham a alimentar nossa alma de alegria e plenitude.

Feliz Lua Nova para você! Que seja Nova de auto-estima, de intenções, propósitos e transformações!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

4 thoughts on “Lua Nova em Libra – Bem me quero!

  • 13 de outubro de 2015 em 12:48
    Permalink

    Maria Eunice quão perfeito é o trecho sobre as expectativas que projetamos em nossos parceiros. Vc resumiu tudo o que venho pensando nos ultimos tempos, especialmente o que carrego da relação com o meu pai. obrigada pelas palavras!

    Resposta
    • 13 de outubro de 2015 em 22:35
      Permalink

      Olá Adriana,

      Muito obrigada pela visita ao blogue e pelo comentário!
      Fico sempre feliz em ter retornos e perceber que os textos de fato reverberam com o público!
      Volte mais vezes, será sempre um prazer ter sua companhia por aqui.
      😀

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!