A Semana Astrológica: Conflitos mentais e verbais à frente

Semana de 19 a 25 de outubro

Semana de grande dinamismo começando, em que temos a força da Lua do Primeiro Quarto, também chamado Quarto Crescente. Esta fase ocorre em Capricórnio, sugerindo a necessidade de mantermos os pés firmes no chão. De buscarmos nos estruturar e tocar nossos projetos e atividades com sobriedade, realismo, planejamento estratégico e muito trabalho. Expansão realista é melhor do que nenhuma expansão. Concordamos nisso?

Nesta semana o Sol ingressa em Escorpião, indicando um período do ano em que somos chamados a trabalhar nosso poder pessoal. O que é o poder? Temos medo ou temos ânsia por ele? Sabemos usá-lo com responsabilidade ou receamos ser corrompidos por ele? Da mesma forma, Escorpião nos aponta o momento adequado de refletir sobre a nossa enorme sombra, sobre nossa toxicidade e necessidade de transformação. Onde precisamos morrer para renascer e nos renovar como a Fênix. É momento de regeneração, de corpo, alma e espírito! O Sol ingressa em Escorpião na sexta-feira, dia 23, às 15h48min de Brasília e às 17h48min de Lisboa.

Quem dinamiza mesmo os dias neste período é Mercúrio em Libra, o pequeno “saliente”, que salienta-se ainda mais ao fazer quadratura a Plutão em Capricórnio e oposição a Urano em Áries, além de um também desconfortável quincunce a Quíron em Peixes. Essa T-Square Cardinal formada por Mercúrio-Plutão-Urano sugere muita tensão mental e dificuldades na comunicação e nas viagens. Dias de prestar muita atenção à nossa comunicação, às conexões de ideias, às associações diversas que fazemos no nosso dia a dia. Qualquer pensamento não expresso por receio de desagradar e que cheire a falta de integridade consigo e com outros poderá resultar em embaraçosos lapsos freudianos, a  nos deixar de cara no chão em horas bem impróprias. Portanto, é hora de verificar se nossa excessiva gentileza não está mascarando questões sérias que deveriam ser claramente ventiladas, com gentileza sim, mas também com honestidade. Paradoxal quanto pareça, o equilíbrio Libriano às vezes pode significar chutar o pau da barraca diante de situações esterilizadas pelo excesso de verniz social, pela cortesia falsa que tolhe a troca verdadeira entre as pessoas e que acaba por comprometer nossas parcerias, sejam elas afetivas ou sociais. Sejamos verdadeiros conosco mesmo e com os outros. Busquemos comunicar com equilíbrio e sutileza, mas também com integridade.

Integridade é palavra-chave para Vênus, a Pequena Notável, quando está em Virgem, o que certamente influencia Mercúrio, já que ambos estão em recepção mútua – Mercúrio está no signo regido por Vênus e Vênus em signo regido por Mercúrio. Vênus diz a Mercúrio para ser delicado, mas não faltar com a verdade ou a integridade e Mercúrio responde dizendo a Vênus que ser seletiva, escrupulosa e criteriosa não exclui a necessidade de se ser gentil. Em Virgem, Vênus é geralmente reservada e autosuficiente, mas nesta semana ganha novo ânimo e ousa sair um pouco da casca ao fazer trígono a Plutão e conjunção a Júpiter. Vênus também está em destaque extra porque por toda a semana comanda o espetáculo, sendo o motor que puxa a grande locomotiva astrológica. Locomotiva é o desenho básico que a distribuição dos planetas faz no mapa e Vênus, por ser o primeiro planeta no sentido anti-horário, é quem puxa todo mundo, sendo a alavanca ou motor que aciona e movimenta todos os demais planetas. Temos então uma semana marcadamente Venusiana, em que todos os assuntos regidos por Vênus ganham ênfase especial e em que nossos valores precisam ser considerados em tudo o que fizermos. Tudo isso indica um período muito favorável para novos investimentos, claro, de forma muito organizada, realista e tendo feito as devidas análises e estudos prévios, como requer o detalhismo e a acuracidade Virginianos. Mais do que focar em dinheiro, propriamente, é aconselhável focar em prosperidade, em termos abundância e plenitude de vida, assim teremos tudo o que precisarmos.

No plano afetivo, é hora de receber uma nova injeção de auto-estima, de sermos mais auto-confiantes e de nos abrirmos a novas possibilidades de encontrar boas parcerias. Para quem já é parte de um casal, o período é mais que bem vindo para se espanar os efeitos das recentes quadratura a Saturno e oposição a Netuno. Com Vênus conjunta a Júpiter e Marte e em trígono a Plutão, poderíamos esperar um período quente e intenso sob os lençóis – Você duvida por se tratar de Virgem, um signo tido tradicionalmente como tímido? Não esqueça que Virgem também é o signo da Hetaira, a cortesã versada em filosofia e em todas as artes clássicas, além das artes sexuais. Entretanto, Marte está em oposição a Quíron (ao qual Vênus irá se opor na semana que vem) neste mesmo período, como menciono abaixo, sugerindo que o masculino pode estar inseguro e se sentindo impotente, o que pode comprometer o desejo e a resposta sexual. No fim, Plutão e Quíron juntos podem significar frustração desse desejo, que por um motivo ou outro, talvez não chegue a se concretizar, caso estejamos muito inconscientes de nossos próprios dilemas. Mudando de área, esses aspectos de Vênus também podem indicar uma ótima fase no escritório e no mundo do trabalho em geral, sugerindo harmonia entre colegas de trabalho, e quem sabe até, um aumento de salário, se tivermos mérito e principalmente se Nos sentirmos merecedores de fato!

De fato, é preciso vigiar este senso de merecimento. Marte enfrenta algumas dificuldades nos próximos dias. Felizmente o encontro com Júpiter ainda se fará sentir por algum tempo, o que também ajuda a melhorar a autoconfiança, porque ele faz quincunce a seu inquilino, Urano em Áries e oposição a Quíron em Peixes. Isso demanda que vigiemos bem nosso estopim, que pode ficar um pouco mais curto. Sensação de menos-valia e dúvidas sobre as próprias capacidades podem nos deixar facilmente abespinhados. Porém, o que nos deixa, de fato, suscetíveis é a sensação de impotência aguda, a dificuldade de controlar os resultados, a inconstância da nossa motivação e energia e até mesmo a dificuldade de controlar nosso próprio temperamento e insegurança. Tentamos e tentamos ser eficientes e corretos, colocamos uma energia massiva naquilo que realizamos, e, do nada, algo simplesmente dá errado, algo sai de controle de repente e nos deixa furiosos ou pelo menos muito frustrados diante dos imprevistos, com o que parecem ser “injustiças” da vida. Paciência, paciência, paciência. Às vezes, as coisas não saem como planejamos e só muito lá na frente é que percebemos que foi melhor assim. O aspecto Marte-Quíron aponta também para um momento doloroso de encarar as próprias fraquezas, inclusive físicas, que podem se traduzir no recrudescimento de dores e feridas, corporais ou não, que julgávamos sanadas. Contudo, se nos debruçamos com suficiente sinceridade e abertura sobre tais feridas, sejam físicas ou emocionais, podemos vislumbrar também boas oportunidades de cura e liberação do senso de impotência, apenas por aceitar as coisas como são. Quando aceitamos podemos finalmente deixá-las para trás e mover-nos para a frente.

Saturno em Sagitário faz uma sesqui-quadratura a Urano em Áries. A terceira e última, tendo as primeiras ocorrido em 03 de dezembro de 2014 com Saturno direto; a segunda em 04 de maio, com Saturno já retrógrado e a última agora no dia 22 de outubro. Em maio eu dizia: “Esse aspecto ativa grandes inquietações que não são prontamente reconhecidas. Sentimo-nos sobrecarregados com responsabilidades em excesso e ansiamos por nos desvencilhar de certas obrigações, mas como isso não é claro e consciente para nós, tendemos a nos envolver em conflitos relacionados à nossa persona social e a essas mesmas responsabilidades, que podem levar a rupturas inesperadas e abruptas no trabalho, na nossa condição atual, incluindo algumas questões em família. Ou talvez posturas meio irresponsáveis e impensadas adotadas no passado venham agora apresentar seu alto custo, que obviamente precisa ser pago; temos que lidar com as ingratas conseqüências, que precisam ser admitidas, independente do quanto tentemos nos justificar. Em termos mundanos, este aspecto indica manobras furtivas e embates sub-reptícios entre os setores mais conservadores e os mais progressistas de governos e economias”. Pois bem, tudo isto continua válido e é provável que o aspecto se manifeste em toda a sua força nesta última versão, até mais do que na primeira, de forma abrupta e disruptiva, tal como um raio. Isso porque trata-se de signos mutáveis, onde os aspectos tendem a se manifestar no final da sua vigência. Portanto, é bom que estejamos cientes de nossas frustrações no trabalho, do ressentimento quanto ao excesso de obrigações, do contrário ficamos completamente à mercê dessas forças imprevisíveis, que podem irromper de forma bastante destrutiva.

E, claro, não podemos esquecer que o pano de fundo de tudo isso são os atuais aspectos entre planetas geracionais, cujos ciclos simbolizam mudanças e transformações sociais e coletivas: a) Urano-Plutão, que já não mais fica exata, mas estes planetas ainda ficam muito próximos do aspecto pleno em dezembro, sinalizando que os significados deste ciclo continuam bastante intensos e atuais; b) a quadratura Saturno-Netuno, que fica ativa por todo o ano de 2016 e que terá três episódios exatos, em 26/12/2015, depois novamente em 18/06/2016 e a última em 10/09/2016; e ainda c) Júpiter em Virgem, que se envolve tanto com Saturno (por quadratura) quanto com Netuno (por oposição). Levando estes trânsitos lentos em consideração, percebemos que há movimentos maiores acontecendo e que há uma tensão latente e permanente que é sentida de forma bem concreta, como uma falta de esperança, um prenúncio de tempos sombrios. Muitos têm suas vidas revolucionadas, ativa ou passivamente, quando têm estes planetas em aspecto ao mapa natal; outros, sentem estas influências de forma mais indireta, por não terem planetas natais afetados – mas ainda assim essas pessoas sentem que o mundo já não é o mesmo e que o cenário se modifica dia a dia. Assim, semanas como esta são ilhas de otimismo e produtividade em meio a um mar de incerteza e apreensão de longo prazo. De toda forma, tais movimentos não devem nos desmotivar ou desesperar. Por mais que tudo pareça estar piorando, o mundo está, de fato melhorando. Ocorre que estamos despertando de um longo sono, em que não víamos muito diante de nós e agora há um grande choque com o que conseguimos, finalmente, enxergar. Sempre houve corrupção no mundo, sempre houve corrupção neste país; sempre houve violência e guerra; sempre houve ganância e lutas de poder – essas coisas são parte da natureza humana. Contudo, isso parece mais exacerbado hoje em dia, porque temos mais acesso à informação, em tempo real. Por isso, não é o caso de nos desesperarmos com os cenários diante de nós, mas sim vibrarmos na luz, buscarmos fazer nossa parte, por menor que seja, cuidar de nosso próprio nível de consciência. Se nos responsabilizamos por nós e pelo que emanamos, já fazemos muito, porque nossas ações e atitudes influenciam a outros, mesmo indiretamente! Se nos dispomos a influenciar o ambiente ao nosso redor, de forma consciente, estamos, certamente indo além – estou com um artigo sobre Saturno-Netuno iniciado, mas ainda não sei quando devo publicar. Provavelmente em algumas semanas.

Que saber onde estas configurações Urano-Plutão e Saturno-Netuno estão no seu mapa natal e o que isso significa na sua vida? Agende uma consulta de Mapa natal e Trânsitos comigo: psicologica.astrologia@gmail.com 

A Lua viaja por Capricórnio na fase do Primeiro Quarto. Torna-se ultra progressista em Aquário e Corcunda em Peixes, fechando a semana super beligerante em Áries. Será Cheia em Touro no dia 27 de outubro. Nesta jornada ela faz aspectos, fluidos ou tensos, a todos os demais corpos celestes.

Dia a dia

A SEGUNDA-FEIRA começa de forma bem atípica: estamos cheios de gás e dispostos a pegar no pesado, até mesmo, literalmente. A Lua em Capricórnio faz sextil a Netuno de manhã cedinho, depois trígono a Vênus, Júpiter e Marte em Virgem além de conjunção a Plutão. Feito uma avó severa e rabugenta, também ralha de cara muito feia com Mercúrio em Libra e fecha a noite já em quadratura a Urano em Áries. Uma Lua Capricorniana super bem aspectada como estas, e ainda na fase Crescente e cheia de vigor é tudo o que precisamos para começar uma segundona com o pé direito! Sim, Aproveitemos bem toda essa disposição, toda o foco e desejo de avançar em nossos projetos – depois de muitos dias de pasmaceira, dias como este caem do céu!

Apesar do sono gerado pelo Horário de Verão, hoje trabalhamos com gosto e desenvoltura, com seriedade e ambição de ver resolvidos muitos entraves e questões burocráticas. Queremos resolução, queremos avançar com determinação e ai de quem se interpuser no nosso caminho, patrolamos com gosto, e, talvez com razão. Ops! Será mesmo? Bom ficarmos atentos porque há desacertos entre a cabeça e o coração, que aliás, está hoje bastante cético e realista, pouco afeito ao que considera perda de tempo com firulas e inutilidades. Talvez precisemos “enquadrar” alguém que não tenha entendido como o mundo de gente grande funciona, ou talvez sejamos nós que sejamos “ralhados” em nossa ingenuidade polida. Onde queremos chegar com toda essa hesitação, com tantas dúvidas e titubeios? Sigamos o instinto, sigamos o óbvio, sigamos a tradição, mas sigamos em alguma direção! O que não podemos é ficar empacados no cruzamento mais movimentado da cidade porque perdemos o endereço ou porque estamos indecisos sobre onde ir primeiro, atrapalhando a vida de todo mundo ao redor. Desta forma, estamos mesmo pedindo para ser patrolados. Decisões tomadas, dúvidas dirimidas, desentendimentos ventilados, podemos novamente arregaçar as mangas e fazer o que tem que ser feito. O sinal abriu! Podemos e devemos avançar, lembrando que “a maior recompensa para o trabalho não é o que ganhamos com ele, mas o que nos tornamos com ele” (John Ruskin). No trabalho, forjamos nossa vontade, nossa determinação, nosso caráter e às vezes, até mesmo nossa alma.

A Lua Capricorniana abre a TERÇA-FEIRA em quadratura a Urano em Áries e em sextil a Quíron em Peixes. Oficializa o Primeiro Quarto ao fazer quadratura ao Sol, às 17h30min, ficando vazia em seguida, às 17h32min. Ingressa em Aquário às 23h37min. Outro dia bastante produtivo e afeito ao trabalho árduo e comprometido. Há algumas crises que precisam ser resolvidas, talvez envolvendo figuras de autoridade, rebeldia e questionamentos sobre as regras instituídas, mas tais crises podem também trazer novos insights sobre como se fazer as mesmas coisas de formas inovadoras. As intenções, ideias e projetos iniciados com a Lua Nova enfrentam grandes desafios que requerem ajustes e uma parada estratégica para considerarmos se o que foi produzido e implementado até aqui está funcionando efetivamente. Talvez descubramos que nosso belo idealismo não resistiu ao teste do tempo e da factibilidade; talvez os custos sejam altos demais; talvez não estejamos suficientemente estruturados… Ou então, podemos ter a grata revelação de que os obstáculos são perfeitamente contornáveis se tivermos maturidade e pé no chão. Precisamos ser realistas, mas não pessimistas. Estamos ganhando impulso e luz e muita água ainda vai rolar antes que as coisas se definam, portanto, não é hora de desistir, mas de ajustar e voltar aos trilhos, com renovado vigor e determinação.

A Lua, já em Aquário, inaugura a QUARTA-FEIRA em conversa amigável com Saturno em Sagitário. Falam de liberdade com muita responsabilidade. A Lua conversa mais animada ainda com Mercúrio em Libra, mas se desentende com Vênus em Virgem. Mercúrio, aliás, está muito próximo da quadratura a Plutão. Liberdade com responsabilidade, é um tema para o dia. Há uma influência de grande sociabilidade no ar, de desejo de novidades e mudanças, de sair da rotina e inovar, para variar. Esse desejo engloba uma percepção de que as melhorias devem estar disponíveis para todos, não somente para uns e outros. Hoje nos afinamos com ideais de justiça social, de equilíbrio, igualdade, fraternidade, liberdade. Temos sim, visões progressistas, mas inconscientemente talvez nos movamos na direção oposta, aferrando-nos a posicionamentos antiquados e convencionais. Os regentes da Lua Aquariana, Saturno e Urano, estão antagônicos, mas é um antagonismo latente, não reconhecido, que advém de energias suprimidas. Se tivermos sorte e estivermos dispostos, a Lua Aquariana talvez possa favorecer que os dilemas representados por Saturno/Urano venham à tona com limpidez para que possamos endereçá-los adequadamente. No fim do dia mais incompatibilidade se manifesta, entre nossas necessidades emocionais e a expressão de nossos desejos. Um lado quer ser libertário, despojado e solto. O outro quer controle e ordem. Incongruências realmente difíceis de conciliar e é preciso carinho consigo mesmo para evitar o jogo da auto-obsessão traduzido pela culpa e ainda, compreensão com o outro que manifestar essa incongruência para nós. Há dilemas que não têm solução e o melhor que fazemos é aceitá-los e deixá-los ser. Talvez se acomodem por si mesmos. Isso não nos isenta de percebê-los com honestidade e buscar integrá-los dentro de nós.

Na QUINTA-FEIRA eclodem algumas tensões que vinham se acumulando há dias. Mercúrio está em quadratura exata a Plutão, a terceira devido à retrogradação de Mercúrio. Saturno está em sesqui-quadratura a Urano, aspecto também partil. A Lua, por seu turno, também contribui para essa tensão, que é liberada de forma muito inconstante e talvez até explosiva. A Lua está em quincunce a Marte e Júpiter em Virgem e ao fazer sextil a seu regente Urano, os dois tornam Marte foco de um Yod-Dedo de Deus, já que Marte também está em quincunce a Urano. Um dia que requer cuidados nos deslocamentos e na comunicação e interações de todo tipo. Não é um dia favorável para negociações e acordos, porque as partes tendem a um enrijecimento de opiniões e a agir a partir de posturas bastante egoicas e pouco abertas ao diálogo. Estamos tensos feito cordas de violino e isso nos expõe a situações imprevisíveis, que trazem uma qualidade fatalista.

Precisamos estar muito atentos ao aqui e agora, muito focados no que quer que estejamos fazendo ou podemos nos expor a acidentes e fatalidades, que seriam evitáveis, se estivéssemos presentes em corpo, mente e espírito. Com Mercúrio envolvido com Urano-Plutão e Marte misturado com Urano por quincunce e ainda foco de um Yod, é preciso muito cuidado no trânsito, estejamos nós dirigindo um veículo, ou andando pelas ruas. Fiquemos atentos: dirigir olhando o Whatsapp é uma péssima ideia sempre, nesse contexto, pode ser fatal! Aliás, é preciso cautela dobrada porque acidentes de trabalho também ficam propícios e até mesmo as atividades domésticas oferecem riscos, uma vez que apresentam alto índice de acidentes por descuido e falta de atenção. Os acidentes acontecem quando não estamos atentos às nossas frustrações e insatisfações;  quando não escutamos o corpo enviando sinais de cansaço e dispersão; quando estamos zangados e fazemos tudo de cabeça quente, sem querer estar realmente ali… E por aí afora. Acidentes, na verdade, não existem, apenas manifestam de forma destrutiva algo que não conseguimos assimilar de outra forma. Nos relacionamentos e no trabalho estas influências podem se manifestar como discussões acaloradas, lutas de poder, tentativas de manipulação (manipulação midiática também está incluída) ou explosões em que a verdade brutal que tinha sido varrida para debaixo do tapete é jogada no ventilador de forma estrepitosa. Se não queremos chegar a estes cenários drásticos, precisamos cuidar dessas questões de forma direta e honesta o quanto antes. Flexibilidade e jogo de cintura diante dos imprevistos e do insólito ajudam a evitar muitos problemas.
A Lua Aquariana faz sextil ao Sol Libriano e ingressa em Peixes às 03h18min da SEXTA-FEIRA. De Peixes a Lua faz quadratura a Saturno em Sagitário e depois se funde a Netuno. Ela ainda faz sextil a Plutão, mas com o passar das horas temos uma gangorra constelada, com Netuno, Lua e Quíron em Peixes, todos opostos a Vênus, Marte e Júpiter em Virgem, configuração que fica exata no Sábado. Vênus está hoje em trígono pleno a Plutão e Marte em oposição exata a Quíron e em quincunce a Urano. O Sol ingressa em Escorpião às 15h48min no horário de Brasília (17h48min para Lisboa). Outra sexta-feira super agitada e frenética. A necessidade de controle permanece hoje, controle que utilizamos para tentar nos defender do caos aparente ao nosso redor. A sensação é de uma gangorra desgovernada e super instável ou de o mundo estar de ponta-cabeça. Da mesma forma, oscilamos entre o excesso de controle e a desordem demasiada ou entre os sentimentos versus uma abordagem mais objetiva e crítica das coisas. Se não cuidamos, podemos nos perder e dispersar e ficar atolados num mar de preocupações e tarefas pequenas e insignificantes, ignorando a beleza e a inspiração que estão ao nosso dispor. Duvidar de estarmos no caminho certo,  de estarmos fazendo a coisa certa ou ainda de sermos capazes de ir até o fim, e, em última instância, duvidarmos de nós mesmos é o que está por trás deste caos aparente, portanto, a primeira coisa para sair desse redemoinho enlouquecedor é fazer um exame realista de nossas capacidades e confrontá-las com nossas inseguranças. Depois, utilizar de forma bem coesa as melhores qualidades virginianas da discriminação, seleção e capacidade de priorizar, no quê Plutão pode ajudar bastante. Tendo resolvido onde vale e onde não vale a pena investir nosso tempo, recursos e energia, podemos recorrer e “utilizar” – como Virgem também faz com maestria – as energias Piscianas como entrada e ponto de absorção de inspiração, compaixão e idealismo que abastecem nossa ação de gentileza e altruísmo. Temos ajuda, se nos mexermos para ir atrás. Como disse, Plutão estende a mão à Lua e a Vênus, e o Sol em Escorpião confirma que podemos sim, ter foco e concentração, mas é preciso acalmar o coração primeiro e definir, de tudo o que sentimos, o que é realmente é nosso e o que “pescamos” dos outros e do mundo ao redor. Precisamos também fechar nosso campo energético em alguns momentos para que não sejamos bombardeados por tudo o que bóia na atmosfera. Como sempre, se o coração está em tsunami, precisamos de canais que desemboquem adequadamente as sensações e sentimento. Respiração ajuda, meditação também. Visualizar um círculo energético ao nosso redor ajuda a fechar os campos e dar proteção; aterrar a energia pelos pés, com exercícios de enraizamento, podem nos deixar mais centrados e focados. Feito isso, o dia pode sim, ser bastante proveitoso e criativo.

Essa dinâmica de gangorra se repete e se cristaliza no SÁBADO. A Lua Pisciana faz quincunce a Mercúrio, separa-se da conjunção a Netuno e vai ao encontro de Quíron, opondo-se, durante esse percurso, a Vênus, Júpiter e Marte em Virgem, ficando vazia depois da oposição a Marte, às 09h19min – todas essas oposições podem perturbar a tranquilidade do sono durante a noite, enchendo-o de sonhos confusos e talvez até pesadelos. Como se não bastasse, temos dois pares de quincunces, pois Mercúrio também está em orbe de quincunce a Quíron e Marte e Júpiter, por seu turno, repetem o aspecto em relação a Urano em Áries. Tantos quincunces ativos indicam uma liberação inconstante da  energia, propensão a imprevistos e acidentes, dificuldade de conciliação nos conflitos porque realmente não se consegue perceber nenhum ponto em comum. Muita energia é desperdiçada antes que se encontra a forma adequada de manejá-la. Somando-se a isso o fato de termos o dia inteiro de Lua vazia, vemos que é melhor não criar expectativas sobre o sábado e simplesmente fluir com o que o dia trouxer, cuidando, contudo, para não dispersar energia desnecessariamente em atividades por demais inúteis. O dia não é útil, as horas vazias não são “úteis”, mas nem por isso temos que resvalar na tolice, coisa que o Sol Escorpiano e os planetas em Virgem detestariam. Portanto, selecionemos com cuidado as companhias, as atividades e nos permitamos relaxar, sem expectativas, mas também sem atitudes temerárias que possam nos expor a embaraços, a ser usados e abusados em nossa boa fé, fraudes, acidentes ou, no mínimo, a desgastes físicos e emocionais.

A Lua ingressa em Áries às 04h21min de DOMINGO, fazendo, em seguida, trígono a Saturno em Sagitário. Mercúrio em Libra faz quincunce exato a Quíron em Peixes e oposição, também plena, a Urano em Áries. A Lua fecha a noite e a semana (sim, eu sei que oficialmente a semana começa no domingo, mas eu escolhi trabalhar com o calendário como é percebido por nós no dia a dia, o fim de semana sendo uma unidade que encerra a semana) já em quadratura a Plutão em Capricórnio. O domingo fica bastante ativo e enérgico e seria bom encontrarmos atividades para canalizar toda essa energia. Contudo, é recomendável evitar os esportes radicais ou atividades muito temerárias, inclusive o excesso de velocidade, pois Marte, regente de Áries, segue em desarmonia a Urano e Quíron, e, principalmente, Mercúrio, regente de locomoções e movimentos em geral, está hoje numa situação periclitante e defensiva. Podemos estar estabanados e por demais inquietos e desatentos, precipitados e ansiosos e em tal estado de espírito, é preciso ter cautela com o que dizemos e para quem, onde vamos e o que fazemos porque desastres, concretos ou figurativos, são mais que prováveis. O dia pode ser um tanto explosivo, com notícias bombásticas na mídia, notícias que podem ter ficado suprimidas por muitas semanas, desde que Mercúrio se aproximou da oposição pela primeira vez, sem no entanto concluí-la. Notícias sobre situações e acontecimentos extremos ou excêntricos também são possíveis.

No plano das relações pessoais, podemos nos pegar sendo boquirrotos e falando e agindo de forma que contradiz toda a diplomacia e gentileza, talvez forçada, das últimas semanas. Fixidez de opinião ou mesmo fanatismo também podem interferir no bom convívio e nem nos damos conta de que nossas ideias, que parecem geniais para nós, podem soar, no mínimo esquisitas ou até mesmo estapafúrdias para nossa audiência, fazendo-nos sentir alienados e um tanto deslocados com a sensação de estarmos a falar sozinhos. Toda a atividade mental excessiva gera ansiedade, porém, de forma mais positiva, podemos aproveitar essa inquietude para pesquisar sobre ciências e assuntos afins, estudar e ler sobre Astrologia, tecnologia e outras áreas similares. Podemos escrever os insights e ideias que tivermos hoje e guardá-los por enquanto, relendo-os daqui a alguns dias, para ver se valem a pena de fato ou se foram só empolgação de momento. Sobretudo, esse aspecto Mercúrio-Urano sugere um despertamento para as inverdades que dizemos sem perceber, levados pela necessidade de agradar a qualquer custo. Ser polido é uma coisa, ser falso é outra bem diferente. O aspecto ainda nos chama a atenção para a possível necessidade, compulsiva, de termos nossas ideias aprovadas e corroboradas pelo meio em que estamos, de nos encaixar a qualquer custo, perdendo nossa independência e liberdade de pensamento e de expressão. Urano-Mercúrio nos incita a romper com as correntes ortodoxas e ousar pensar por nós mesmos, de forma original e livre.

Que a sua semana seja cheia de beleza, alegria e equilíbrio!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!