A Semana Astrológica – Colhendo o que plantamos

Semana de 26 de outubro a 1° de novembro

Semana de Lua Cheia começando, a Lua Cheia de Touro, que vem culminar o ciclo iniciado com a Lua Nova de Libra. A Lua é Cheia na na terça-feira, dia 27, às 10h05min no horário de Brasília e às 12h05min do horário de Lisboa. Uma Lua Cheia que vem jogar luz sobre nossa necessidade de segurança, especialmente financeira, que vem nos chamar a colher o que plantamos… E o que foi que plantamos? Contudo, essa lunação também faz eclodir muitas de nossas inseguranças e inadequações, algumas delas de forma bem indireta e difícil de lidar e que por isso mesmo requer tranquilidade e resiliência para que tais inseguranças nãos nos arrastem para um vale de lágrimas ou uma via-dolorosa-melindrosa. As inseguranças precisam ser confrontadas e pesadas contra nossas fortalezas – que são muitas – e força emocional, para que percebamos que nada é tão ruim quanto parece e que há sim, muito a se celebrar.  

Além da Lua Cheia, temos o Sol se alinhando lindamente com Netuno em Peixes, enchendo-se de compaixão e de sensibilidade, algo que pode suavizar o usual sarcasmo e ceticismo de Escorpião. Por outro lado, Vênus em Virgem, que estava em ótima forma na semana passada, tem que confrontar as dificuldades simbolizadas por Quíron em Peixes e a impaciência e inconstância de Urano em Áries. Vênus fica então bastante melindrosa, indicando uma semana em que nossa auto estima está bastante balançada – sim, sendo Vênus a regente da Lua Cheia, ela é a responsável pelas inseguranças das quais eu falava acima. Por um lado ela ainda está conjunta separativa a Júpiter e em conjunção aplicativa a Marte, conjunção exata na semana que vem, o que pode tanto ajudar a contrabalançar o peso, como também aumentar a sensação de desamor e as suscetibilidades, já que Júpiter amplifica, para o melhor e para o pior, tudo aquilo que toca e Marte tende a levar tudo para o pessoal – o ego fica ferido/ofendido – mesmo o que não é. Portanto, é preciso cuidarmos porque temos chances de jogar uma luz mais positiva sobre feridas antigas e percebê-las sob um olhar mais filosófico, tendo mais compreensão conosco mesmos, perdoando erros do passado, perdoando a nós mesmos e a terceiros… Ou podemos nos perder em autocomiseração e reviver tudo de novo, de forma excruciante… Temos escolhas. Assim como a semana que passou, esta traz muitos desafios e crises, mas traz junto ótimas ferramentas e recursos que nos ajudam a lidar com as adversidades de forma madura e resiliente, sem precisar sair do próprio eixo e entrar numa espiral enlouquecedora e caótica. Mas é preciso que nos ajudemos a nós mesmos – às vezes, se formos honestos, teremos que admitir que muitas crises se tornam piores porque não só não nos ajudamos como até contribuímos para que um pequeno apuro vire um dramão de final imprevisível. Então, ajude-se a si mesmo! Como? Primeiro respirando para clarear a mente diante do primeiro impacto; segundo, percebendo que pouquíssimas crises são realmente críticas e tão devastadoras quanto achamos e fazemos parecer à primeira vista; tem risco de morte? Não? Então é contornável – sim, eu sei que nem tudo é TÃO simples assim, mas a grande maioria das coisas é. Então, vamos pedir a ajuda e proteção de Júpiter para lidar com os problemas de forma otimista, ou seja, vamos “ajudá-lo a nos ajudar”, ao invés de contaminá-lo com nosso medo e insegurança – porque ele irá multiplicar o que quer que sintonizemos.

Parte dessa ajuda e dos recursos de que falo vem de dois Grandes Trígonos que se formam nesta semana com a passagem da Lua por Touro e Câncer: um Grande Trígono de Terra, sugerindo firmeza, resiliência e pragmatismo no enfrentamento das vicissitudes; e um outro de Água, que indica a capacidade de acolher os sentimentos e dar-lhes lugar, de nos permitirmos ser sensíveis e compassivos na nossa ação, por mais decisiva que ela também precise ser.

Depois do confronto com Urano e das indiretas de Quíron, Mercúrio se separa desses aspectos e fica bem isolado por boa parte da semana, apontando um período em que talvez seja aconselhável refletir mais antes de abrir a boca, porque há tendência a conversar em demasia, pelos cotovelos… Conhecem aquele ditado, “quem fala demais dá bom dia a cavalo”? Nada contra falar com os cavalos per si – eu falo até com árvores! –  mas vocês sabem o sentido da frase… Isso ocorre devido à supercompensação: Mercúrio fica sem aspectos e é muito provável que a função representada por ele se torne bastante inconsciente, levando-nos a nunca fechar a matraca, de forma compulsiva,  porque talvez tenhamos a impressão de que não nos comunicamos o suficiente e haja bater o badalo. Esse posicionamento também indicando uma tendência a nos encastelarmos na mente, a analisarmos excessivamente a tudo, e ainda a ter insights criativos e lógicos e bastante especiais. Contudo, ao mesmo tempo encontramos dificuldade de levar essa mensagem para o mundo, ou talvez até levemos, mas é complicado nos fazer entender, porque nossas idéias parecem ser um tanto ininteligíveis para outros. É preciso pois, parar e organizar a mente e as ideias, respirar e se perguntar se nossa fala não está atropelando a outros e se não estamos nos tornando inconvenientes, mesmo sem nos dar conta – pecado no qual até mesmo um Mercúrio Libriano pode incorrer. Em termos práticos e mundanos, esse “isolamento” de Mercúrio pode se manifestar como problemas nas comunicações e telecomunicações em geral, como quedas nas conexões de redes, problemas técnicos, etc., também problemas de trânsito ou com veículos.

Marte se recupera dos últimos embates e se prepara para receber em seus braços fortes sua querida Vênus, movimento que sinaliza paixão e afetividade no ar – sim, mesmo em Virgem! Expressa-se de forma mais contida, talvez, mas longe dos olhares indiscretos… Hummmm!

A Lua viaja veloz na fase Corcunda por Áries, torna-se Cheia em Touro, Disseminadora em Gêmeos – muito adequado, aliás – e fecha a semana em sua Casa e Domicílio Canceriano. Conversa faceira com uns planetas, briga raivosa com outros, depois faz charme e  busca se harmonizar… A jornada é cíclica, mas é também espiral, nunca se repete da mesma forma, como a vida!

Dia a dia

A SEGUNDA-FEIRA até que tenta começar de forma mais ativa e dinâmica, com a Lua Ariana em conjunção a Urano e quadratura a Plutão na madrugada, fazendo quincunces a Júpiter, Vênus e Marte em Virgem – possivelmente outra noite de sono conturbado – e ainda, oposição a Mercúrio pela manhã, mas ela fica Fora de Curso depois deste contato com Mercúrio, às 10h26min, e a segundona fica então vazia o resto do dia. Marte, regente da Lua e do Sol, segue ainda em oposição a Quíron e quincunce a Urano. Dá para cantar junto com o Almir Sater “Ando devagar porque já tive pressa…” Balada para a Lua Vazia em Áries. Brincadeiras à parte, é dia de tentar NÃO esquentar a cabeça porque só nos levará a fundir os miolos e terá sido em vão. A manhã começa de forma bastante intempestiva e sujeita a bate-bocas diversos. Estamos acelerados e tentando recuperar o que ficou por fazer devido às confusões da sexta-feira, mas encontramos empecilhos e ideias contrárias às nossas. O que tais bloqueios aparentes querem nos mostrar é que, se não pararmos antes para coordenar corpo e mente, cabeça e coração, podemos sair mundo afora feito um tufão sem realizar nada, causando apenas estragos e quebradeira, com nosso estilo afobado de “elefante-na-loja-de-cristais”. A Lua ficando vazia sugere que reflitamos um pouco, ou melhor, muito, para conter a ansiedade enorme de iniciar o que quer que seja ou mesmo antes de agir de forma precipitada e atabalhoada. Já há bastante irritação no ar, porque há energia, mas não conseguimos aplicá-la de forma eficiente e eficaz, então, tendemos a agir feito tigre enjaulado e sem reflexão mínima, podemos inverter prioridades e investir em coisas que não estão prontas para serem trazidas à luz, deixando de lado outras que demandariam mais atenção. Senso de timing é tudo no dia de hoje para que consigamos ter produtividade. Otimismo também – você acha que o copo está meio cheio ou meio vazio? E flexibilidade para lidar com imprevistos, algo que é sempre necessário em dias de Lua Vazia. De resto, é conter a impaciência e o gênio difícil, estando abertos àquela ideia da serendipidade, de que coisas improváveis, mas agradáveis, também podem acontecer, assim, do nada! Mercúrio, último planeta aspectado pela Lua, é o Senhor das Trapaças e Traquinagens, mas se ele se diverte aprontando peraltices, também se regozija em ver alguém feliz e serelepe de vez em quando… Estejamos abertos, que o copo pode até transbordar!

the-rape-of-europa
Wkimedia Commons

A Lua é Cheia em Touro na TERÇA-FEIRA. Uma Lua que vem falar da necessidade de segurança material, de reafirmar e revitalizar nossos valores mais fundamentais e também nossos talentos, aquilo que nos faz sentir valorados. Esta lunação favorece que foquemos nas questões financeiras e materiais em geral e que joguemos luz sobre o edifício destes valores – será que está sólido o bastante? A Lua é cheia em quincunce quase exato a Saturno em Sagitário, em sextil a Netuno e em sesqui-quadratura a Júpiter e à regente, Vênus, em Virgem, indicando que este senso de segurança e de valor está balançado por muitas inseguranças, algumas até perceptíveis, embora difíceis de resolver, e outras bem inconscientes. Onde está nosso tesouro, aí está teu coração nos lembra o Cristo. A Lua em Touro em oposição ao Sol Escorpiano, regida por Vênus conjunta a Júpiter em Virgem nos lembra que os tesouros terrenos são importantes, segurança é importante, mas não pode ser o único foco. É preciso ter a dimensão clara do que é mais precioso para nós, do que é essencial, aquilo que jamais será tirado de nós. Se não nos damos conta disso, a ganância pelos bens terrenos turvarão nossa visão e fará nossos valores deturpados. Para que serve o dinheiro, afinal? Para nos dar liberdade e não nos aprisionar, é uma lição que Touro não pode perder de vista, porque mais importante do que aquilo que temos, é o que fazemos com aquilo que temos, sem permitir que a coisa se torne mais importante do que a vida. Tendo isso em mente, Touro nos convida a celebrar a vida e buscar estabilidade, sendo pragmáticos e realistas diante de nossas possibilidades e perspectivas, trabalhando com foco e empenho para concretizar no mundo manifesto o senso de valor interno que construímos a duras penas.

Vênus em Virgem está ainda em quincunce pleno a Urano em Áries na QUARTA-FEIRA, enquanto se afasta da oposição a Quíron. A Lua, Cheia e Taurina, está em trígono a Plutão em Capricórnio e a Júpiter, Vênus e Marte em Virgem, formando um Grande Trígono em Terra. A Lua ainda faz quincunce a Mercúrio e fica vazia depois do trígono a Marte, às 13h21min. Este é um dia para assentar a cabeça e pisar firme no chão. O Grande Trígono em Terra propicia uma janela de tempo favorável a ponderarmos de forma muito pragmática e realista sobre nossas dificuldades e as alternativas e saídas que temos para elas. Mais do que isso, a Terra nos traz de volta ao que é básico e essencial: nossas necessidades de segurança e nossas habilidades para providenciar que tais necessidades sejam satisfeitas da forma mais eficiente possível. Indo um pouco além, este Grande Trígono Lua-Júpiter-Vênus-Marte-Plutão sugere um momento raro em que vemos a realidade sem que ela nos abata porque junto com ela percebemos nossa capacidade de transformar o que é passível de transformação, masterizando nossa vontade e resiliência, recorrendo a um otimismo bem pragmático e pé no chão, ao mesmo tempo em que descobrimo-nos maduros e serenos para aceitar aquilo que está fora da nossa alçada ou esfera de atuação. O aspecto Vênus-Urano, bastante desconfortável, hoje tem papel fundamental: faz com que toda essa Terra não tenha um efeito demasiado acomodante e conservador, trazendo uma dose necessária de desconforto que questiona e desestabiliza na medida certa, na medida exata para que continuemos saudavelmente inquietos.

Inquietude é o que a Lua Taurina sente na QUINTA-FEIRA ao fazer sesqui-quadratura a Plutão em Capricórnio. Inaugurou o dia vazia, mas ingressa em Gêmeos às 04h25min e já se opõe a Saturno em Sagitário, fazendo ainda quincunce ao Sol. À noite a Lua fica um tanto desmilinguida pela quadratura a Netuno em Peixes, formando uma T-Square Mutável com Saturno. Dia bastante mental que pode se desenrolar de pelo menos duas formas diferentes: podemos nos sentir incompreensivelmente isolados e buscar companhia de modo compulsivo, visto que estamos duvidosos de nossa capacidade de entreter nossos ouvintes; ou podemos utilizar esse aparente isolamento para nos concentrar no trabalho à nossa frente de forma séria, concentrada e comprometida, sem ficar indo de cá para lá a cada cinco minutos – coisa que certamente prejudica o rendimento e diminui nosso respeito próprio pela baixa produtividade verificada ao final do dia. Uma atmosfera meio depressiva pode se instalar no fim da tarde e tornar o clima mais pesado e sufocante, talvez até claustrofóbico para a alma móvel e irrequieta de muitos. Mesmo a intensa curiosidade Geminiana pode se entendiar em algum momento em fazer as mesmas perguntas e chegar sempre ao mesmo beco sem saída: “por que meu coração está tão pesado”? Porque a mente às vezes falha em perceber as dimensões maiores; a intuição até pode nos ajudar, mas nem sempre lhe damos o devido crédito… O coração ou a alma por vezes apontam o melhor caminho, mas nem sempre estamos dispostos a seguir ou fluir com ele… E hoje o coração está cerebral, racionalizando situações para se proteger da mixórdia das emoções que ameaçam engolfá-lo.  O melhor que fazemos é achar um veículo onde manifestar/conciliar essas três funções ou esferas, sem julgar ou excluir nenhuma delas, permitindo-se existir na dualidade sem, entretanto nos identificar com ela… A dualidade é uma característica da experiência terrena e como tal, tem muito a nos ensinar sobre nós mesmos, mas nem por isso precisamos nos perder em seus labirintos enganosos.

A Lua segue por Gêmeos, fazendo quadratura a Júpiter, Vênus e Marte em Virgem na SEXTA-FEIRA, virando foco de outra T-Square Mutável ao fazer também quadratura a Quíron em Peixes. Em compensação, a Lua faz sextil a Urano em Áries e se alinha lindamente com seu dispositor, Mercúrio em Libra no fim da noite. Mercúrio, por sinal, dá as boas vindas à Lua, já que tem estado relativamente isolado no fim de Libra, apenas fazendo a quadratura separativa a Urano, já bastante ampla a este ponto. Dia em que fica bastante difícil manter o foco, principalmente porque falta motivação consistente que nos faça dar continuidade às coisas. Buscamos um estímulo após o outro, como macaco que pula de galho em galho, em busca de algo que não se sabe bem o que é, talvez só pelo gosto de fazê-lo. As quadraturas a Vênus e Júpiter aumentam a insatisfação e o tédio, impulsionando-nos a buscar ainda mais intensamente novas informações e dados que alterem esse marasmo mental. Se não cuidarmos de frear toda essa busca frenética, podemos acabar nos exaurindo mentalmente, entrando em colapso pelo excesso de informação ou de movimento – aliás, o trânsito tende a ficar bastante caótico nas cidades por estes dias. Tanta volatilidade, pode nos deixar irritados, estressados e confusos e como não identificamos prontamente as causas, tampouco percebemos facilmente que é um estado que nasce dentro e não fora, a tendência é nos indispormos com o ambiente imediato: parentes, colegas de trabalho, pessoas da nossa convivência diária. A irritação nasce, provavelmente, do confronto entre uma exigência interior por excelência e ordem e a insegurança tenebrosa de não nos sentirmos capazes de entregar o que nos é pedido, de não sermos capazes de toda a eficiência e ajuste que são esperados de nós. Como resultado, podemos simplesmente nos dissociar das questões difíceis, como se não fossem nossas, ou seja, usamos a mente para escapar das questões emocionais delicadas e dolorosas; ou, podemos nos comprometer levianamente com pessoas e grupos diferentes, sem nos dar conta de que é humanamente impossível se desdobrar concretamente em cinco ou repartir o dia para ter 30 horas; no extremo, podemos simplesmente nos evadir completamente das situações, deixando outros que dependem de nós a ver navios. Para que não cheguemos a esses cenários extremos, precisamos acionar nosso senso de limites, recorrer a Virgem para delimitar nosso escopo de ação, sendo bem realistas sobre nossas possibilidades e limitações e ater-nos a elas. É isso, ou a gente pira!

O Sol está em trígono pleno a Netuno em Peixes no SÁBADO, que começa com a Lua Geminiana em trígono a Mercúrio em Libra. A Lua fica vazia por algumas horas e ingressa em Câncer, seu domicílio, às 07h10min. Em Câncer a Lua se afina com o Sol em Escorpião e Netuno em Peixes, formando um belíssimo Grande Trígono em Água. Mercúrio está virtualmente sem aspectos. Se os dias anteriores trouxeram excessos mentais e verbais, o de hoje vai para o extremos oposto e nos convida a mergulhar nos nossos sentimentos de forma profunda e decidida. E tudo o que tentamos evitar ou racionalizar nos últimos dias agora emerge das profundezas do coração, abrindo as comportas do sentir, visceral e intensamente. As barreiras da razão são temporariamente suprimidas e ganhamos acesso a recônditos escondidos da alma, sentindo-nos finalmente, autorizados a deixar que esses materiais sejam reconhecidos e, quem sabe até, chorados, lavados e redimidos. Num tom mais prático, o dia favorece encontros profundos em que nos dispomos a cuidar dos outros, a oferecer proteção e nutrição emocional, seja através de um abraço carinhoso, de uma comida que leva nosso mais verdadeiro afeto ou mesmo ao oferecer um ombro amigo onde o outro pode chorar… Talvez pode ser o inverso e nós nos sentimos cuidados e maternados por alguém que se importa conosco. De um jeito ou de outro, há grande potencial de cura e de purgação das dores da alma, que em última instância, pode ter também efeito de redenção.

O DOMINGO encontra Dona Lua, matrona e tradicional em Câncer, em oposição a Plutão em Capricórnio e quadratura a Urano em Áries. A Lua dialoga sensivelmente com Quíron em Peixes e mais tranquilamente com Júpiter em Virgem. Todos eles Lua-Plutão-Júpiter-Quíron formam um Retângulo Místico. Considerando que a Lua ainda está em trígono ao Sol Escorpiano, temos outro Grande Trígono em Água, que dá origem a uma Pipa devido à oposição Lua-Plutão. Um dia de influências tensas e críticas, mas que podem ser canalizadas para a liberação de nódulos e mágoas antigos, se nos dispusermos a olhar as coisas e as crises com maturidade e sem tantos melindres. Temos a escolha de nos permitir sentir de forma intensa tudo o que for para sentir e, a partir de tal vivência, descobrir uma renovada força interior, uma purgação dos sentimentos mais densos e tóxicos, que podem ser reconhecidos e nomeados, levando-nos a uma consequente sensação de purificação, de estar com a alma lavada e nova. Claro, podemos optar também por ficar emburrados e fazer becinho quando algo não sai conforme queríamos, tentando manipular a todos com nosso choro copioso e sentido, mas isso não vai nos levar a lugar nenhum, pelo contrário, só nos fazer perder o respeito próprio e o dos outros também. Assim, é mais aconselhável que nos responsabilizemos pelo que sentimos de forma madura e honesta, consequentemente, se houver crises, estaremos mais habilitados a lidar e a aprender com elas, saindo mais fortalecidos do processo.

Linda semana para você! Que seja de uma colheita farta e próspera!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!