A Semana Astrológica-Limpezas necessárias

Semana de 02 a 08 de novembro 

A Lua fica Minguante nesta semana, colorindo este período de um tom avaliativo e analítico. É hora de rever o que fizemos ou deixamos de fazer no ciclo que finaliza. Hora da limpeza providencial e necessária: física, mental, emocional e em tantos outros níveis – limpar a casa e o coração do entulho para dar lugar ao novo. Ao invés de Vênus, nesta semana temos Júpiter como motor da locomotiva astrológica, sugerindo que nossas análises e avaliações devem estar a serviço de uma maior expansão pessoal e coletiva e considerando os contextos sociais em que estamos inseridos, a expansão de consciência e espiritual precisam vir primeiro, para propiciar lastro e estofo à expansão material que almejamos, pois assim teremos mais responsabilidade na gestão dos recursos de que dispomos, que aliás, estão cada dia mais limitados, exigindo que sua administração seja cada vez mais criteriosa e rigorosa.

Nesta semana temos duas ingressões importantes: Mercúrio e Vênus deixam definitivamente os signos de suas últimas retrogradações, sugerindo que recuperam sua forma plena, especialmente Vênus, que volta para casa, onde pode se refazer da longa descida ao Mundo Inferior (Vênus ficou retrógrada de 25 de julho a 6 de setembro, entre os signos de Leão e Virgem). Antes porém, Vênus tem um encontro amoroso tórrido com seu grande par, Marte, na discrição da alcova Virginiana. Vênus está em conjunção a Marte já há alguns dias e fica ainda por quase toda a semana, conjunção exata já na segunda-feira. A paixão sôfrega destes dois se expressa com certa contenção em Virgem, o que não é necessariamente ruim. Vênus tende a suavizar um Marte abrasivo e Marte estimula Vênus, arrancando-a de sua comodidade excessiva. Juntos, em boas condições, um equilibra o outro, mas pode haver uma certa competitividade nas relações amorosas, que se manifesta, neste caso, como um desejo de controle ou como virtuosismo e criticismo. Se estamos atentos para a tendência ao criticismo e a certos comportamentos fastidiosos e obsessivos – só faço amor sob as condições certas, se ele estiver com as unhas devidamente aparadas, se ela tiver acabado de tomar banho, se os lençóis estiverem imaculados, etc – podemos tirar grande proveito desta união, que beneficia especialmente aos namorados e casais em geral.

Já em Libra, Vênus é a própria diplomata em missão de paz. É sofisticada e ultra-civilizada, dominando com maestria toda a sorte de traquejos sociais, que lhe abrem portas e a ajudam a costurar alianças. Mas em Libra, Vênus não está exatamente interessada em “amor”, primeiro ela busca parcerias, parcerias entre iguais, porque o senso de equilíbrio e justiça é de suma importância – não é que o amor esteja excluído da equação, apenas não é a motivação primeira. A busca pela equidade nas relações faz com que ela trabalhe no sentido da harmonia, de buscar a justa medida das coisas. Mas é uma jornada longa até se chegar a isso. Vindo do seu oposto, Áries, que foca apenas em si mesmo ao ser muito individualista, primeiro, ela talvez se perca no impulso de ceder e acomodar o outro em nome dessa harmonia, na tentativa de compensar o egoísmo ariano; talvez deixe de ser ela mesma para favorecer e agradar ao outro. Até se dar conta de que isso também não é equidade – a balança continua pendendo para um lado. É, pois, um árduo aprendizado encontrar esse ponto de equilíbrio, visto que a maior parte do tempo a pessoa sente que anda sobre bases nada sólidas, até mesmo, periclitantes – mas devagar se chega lá. Vênus em Libra também é amante da beleza e patrona das artes. Com grande senso de estética e de simetria, seu gosto é apurado e refinado, tendo olhar clínico para identificar coisas de valor e qualidade. O posicionamento de Vênus no mapa e nos trânsitos conta como se ganha dinheiro (junto com outros pontos natais) como manifestação palpável do nosso senso de valor próprio e dos talentos e habilidades que temos, assim, em Libra Vênus favorece a arquitetos, decoradores, trabalhos com arte, advogados, conselheiros, casamenteiros, vendedores, etc. Todas as profissões que lidam com negociação de algum tipo, com a beleza em todas as suas esferas e também com a arte.

Mercúrio deixa Libra para mergulhar no lago escuro de Escorpião. Sendo signo de água, a princípio, Escorpião não é muito confortável para ele, um planeta fugidio e malandro – a água é mais densa que o ar, não dá para sair batendo aquelas sandálias aladas logo de cara! Por outro lado, Escorpião agrega profundidade e concentração a Mercúrio, que em algumas situações pode se tornar superficial. Mercúrio em Escorpião fala, então, de uma mente arguta e muito sagaz, com grande capacidade de penetração nos assuntos mais densos e misteriosos da vida; favorece a pesquisas, investigação, estudo concentrado e a qualquer área que requeira um olhar perscrutador, profundo e honesto. As interações e a comunicação em geral tendem a ficar mais econômicas e mais verdadeiras, talvez um pouco ácidas, já que Escorpião não está interessado em “alisar” ninguém. Em Escorpião, Mercúrio também vai ao fundo das coisas, ao fundo de rios, lagos e mares, trazendo à tona materiais que estavam escondidos por muito tempo, assim, favorece a revelação de informações e questões que haviam sido suprimidas do conhecimento público. De Escorpião Mercúrio faz trígono a Netuno em Peixes, um aspecto que agrega sensibilidade a essa mente letal e, por vezes, destrutiva e paranoica. Dessa forma, temos aumentadas não só nossa capacidade de olhar para dentro de nós, mas também a habilidade de intuir o que se passa com outros, com a natureza e com a própria vida, pois nos sentimos conectados a ela, podendo colocar a seu serviço nossa grande capacidade de cura e regeneração, seja através da vibração e atitude mentais, seja através da fala e do foco que escolhemos trabalhar.

O Sol Escorpiano faz sextil a seu dispositor Plutão, que está em Capricórnio. Oportunidade de olhar para nós mesmos e nossas motivações, se estão de acordo com nossa auto-expressão. Podemos também fazer alterações positivas em nós mesmos e em nossas atitudes, para estarmos mais alinhados com nosso Dharma, com aquilo que viemos ser nesta vida e ainda equilibrarmos  nossa vontade e desejo pessoal com aquilo que a vida espera de nós. Mas a oportunidade está aí, podemos agarrá-la ou não, como um ônibus que passa por nós e escolhemos simplesmente não entrar nele.

E Júpiter também está em quincunce a Urano, aspecto que fica exato por três vezes, devido à retrogradação de Júpiter, que ocorre a partir de 08 de janeiro de 2016. Este aspecto sugere grande exagero na necessidade de liberdade e dificuldade de administrar isso na vida, queremos nos expandir, mas ao mesmo tempo hesitamos em nos comprometer com os esforços necessários para isso; podemos nos tornar revolucionários só em palavras, inflamados e apaixonados pelas ideias, mas incapazes de entrar em ação de fato, potenciais agitadores, pregando filosofias anarquistas, mas permanecendo atados ao status quo, talvez por conveniência. Assim, boas oportunidades de crescimento surgem, mas deixamos passar porque queremos permanecer livres e desimpedidos, correndo o risco de virarmos uma expressão negativa do Peter Pan, que nunca cresce, nem realiza nada, porque estamos sempre alegando que elas nos impediriam vôos mais altos. É preciso ficarmos atentos às nossas próprias ambiguidades, às discrepâncias entre a formulação de ideias, o discurso e a prática. Mesmo o mais indômito dos pioneiros e exploradores precisa de um mínimo de ordem e planejamento nas suas empreitadas, sem isso, não chega a lugar nenhum e se contenta em trilhar os caminhos já percorridos, por mera comodidade. Numa expressão mais positiva, a imensa inquietação gerado pelo aspecto pode nos colocar numa busca por fórmulas que unam o desejo de liberdade com reformas reais, mas para isso, é preciso primeiro se lidar com a enorme tensão interna e os inúmeros conflitos interiores. Júpiter faz quincunce a Urano em 05 de novembro de 2015, 06 de março e 13 de agosto de 2016.

A Lua viaja na fase Disseminadora por Câncer, torna-se Minguante em Leão na terça-feira e Balsâmica no último grau de Virgem, no sábado, fechando a semana em Libra. Dialoga com todos os demais planetas e vai perdendo luz e aprontando-se para um novo ciclo, que é inaugurado na semana que vem, dia 11, com a Lua Nova de Escorpião. Esses movimentos lunares simbolizam as mudanças em nosso humor e disposição no desdobrar e construção dos dias.

A semana é inaugurada com a Lua ainda em Câncer na SEGUNDA-FEIRA, afastando-se da T-Square cardinal com Urano-Plutão e indo ao encontro de Vênus e Marte, numa conversa harmoniosa que favorece o bom sono. A Lua fica vazia depois do contato com Marte, à 01h36min e ingressa em Leão às 13h48min, já se afinando com Saturno em Sagitário, mas fazendo quadratura a Mercúrio, que entrou em Escorpião às 05h07. Vênus está em conjunção partil a Marte exatamente das 23  às 23h22min. A segunda começa meio langorosa, bem adequada para um feriado prolongado. Podemos nos dar ao luxo de acordar mais tarde e permanecer sob os lençóis mais um pouco, quem sabe, namorando sem pressa. À tarde a atmosfera fica mais dinâmica e estamos mais dispostos a sair do casulo. Sendo Dia de Finados, o contato Lua-Saturno favorece a reflexão sobre os limites e finitude da vida, além da consciência de que é preciso fazer nosso melhor com o tempo que nos é dado. Também precisamos dirimir alguns conflitos mentais e pendengas internas. O racional está pesadamente colorido por emoções passionais e temos dificuldade em ter um distanciamento saudável dos posicionamentos, talvez levando a sério demais alguma opinião contrária à nossa. De toda forma, temos necessidade de fazer contatos intensos que propiciem uma apaixonada troca de ideias, e isso, com a adequada dose de respeito, pode ser bastante frutífero. Considerando que a Lua está na fase disseminadora, precisamos cuidar que a mensagem que transmitimos corresponda àquilo em que acreditemos de fato e para isso é preciso chegar a um acordo interno antes de nos pronunciarmos no mundo.

A Lua fica Minguante na TERÇA-FEIRA, ao fazer quadratura ao Sol em Escorpião, às 10h25min. A Lua Leonina também vira foco de um Yod-Dedo de Deus ao fazer quincunces simultâneos a Plutão em Capricórnio e a Quíron em Peixes. Como ajuda, ela busca o apoio de Urano em Áries, através de um trígono, ficando vazia depois deste aspecto, às 23h48min. Mercúrio faz sesqui-quadratura a Quíron e até que Vênus entre em Libra no domingo, estamos sem nenhum planeta no elemento AR. Um dia mais tenso e sujeito a conflitos internos e externos, especialmente entre as energias feminina e masculina, ou entre nossa expressão consciente e os impulsos inconscientes. Há falta de clareza e objetividade tanto nas nossas atitudes quando naquilo que queremos e tal confusão provoca tensão e irritação, talvez empesteando a atmosfera de um clima pesado, em que nos sentimos cobrados e vigiados, sem conseguir identificar exatamente por quem ou pelo quê. A sensação de premonições nefastas deixa-nos ainda mais arreliados e inquietos, agindo de forma imprevisível e abrupta, espantando a nós mesmos e àqueles no nosso convívio. Já que a razão não é confiável por estes dias, a opção é nos deixarmos guiar por nossos instintos e intuição, seguir o sentimento que vem das entranhas, para não correr o risco de errar. A Lua ficando minguante em Leão pede que nos desfaçamos do orgulho besta e da vaidade tola que nos impedem de contatos reais e profundos com os outros e até conosco mesmos. O poder verdadeiro dispensa demonstrações grandiloquentes, é tão natural que não precisa ser imposto, visto que é prontamente reconhecido como legítimo.

A QUARTA-FEIRA pede que façamos uma pausa estratégica nas atividades mais objetivas, para focarmos na subjetividade ou em atividades menos decisivas em termos mundanos. A Lua está vazia em Leão e fica muitas horas sem fazer contato com ninguém, relativamente isolada, apenas fazendo sesqui-quadratura a Plutão em Capricórnio. A Lua entra em Virgem somente na quinta-feira. Dia de desacelerar a vida, de olhar menos para fora e mais para dentro, de trazer à tona a criança interior e deixar que ela se expresse plenamente, de forma original e livre. No trabalho, é aconselhável apenas dar continuidade a tarefas já iniciadas, sem começar projetos completamente novos. Quando a Lua está vazia, ou fora de curso, diz-se que está vazia de propósitos, está em repouso, descansando. É como entrar num período sabático, tirar o fone do gancho, desligar o celular, trancar a porta e isolar-se para um merecido descanso. Se não há propósito definido na atividade, seus resultados são imprevisíveis, podendo mesmo dar em nada, daí a recomendação de não se começar nada nem fazer grandes investimentos em projetos novos. Portanto, a “pegada” do dia é apenas deixar fluir, seguir com a maré, sem muitas expectativas, se possível, deitando as ferramentas de trabalho para um repouso da objetividade.

QUINTA-FEIRA é dia de JÚPITER, que hoje faz quincunce pleno a Urano em Áries. A Lua ingressa em Virgem à 00h22min e logo se harmoniza com Mercúrio em Escorpião, mas também arma uma fastidiosa T-Square Mutável ao fazer quadratura a Saturno em Sagitário e oposição a Netuno em Peixes. Temos um poderoso stelium em Virgem, com Lua, Júpiter, Marte e Vênus neste signo. Dia de muita inquietação e talvez preocupações excessivas. Há grande incongruência e descompasso porque ao mesmo tempo em que temos perfeita noção de nossas responsabilidades e obrigações, sentimo-nos esmagados por elas, que ameaçam fugir de nossos precioso controle, deixando-nos numa corda bamba. Há ímpetos e impulsos de chutar o balde em vários momentos, deixando-nos exasperados com nossa própria incapacidade de chegar a um consenso conosco mesmos. Contudo, essas energias super voláteis e tensas, propiciam que confrontemos nosso idealismo e perfeccionismo com a realidade tal qual ela é, com limites e imperfeições. Propicia ainda que nos demos conta da nossa irresponsabilidade e inconsequência inconscientes diante dos objetivos conscientes de desenvolvimento. O que é mais importante, permanecer solto pulando de galho em galho de forma irrefletida ou ater-se a sonhos realistas que demandam algum sacrifício e grandes esforços? Ambas as opções oferecem vantagens e desvantagens e nossos valores é que nortearão o que é prioridade.

A SEXTA-FEIRA chega trazendo alguma trégua, com a Lua Virginiana em trígono a Plutão, que por sua vez, recebe sextil do Sol, exato hoje. A Lua faz conjunção a Júpiter, oposição a Quíron e quincunce a Urano. Mercúrio está em trígono exato a Netuno. O dia ainda traz energias desafiadoras e a sensação de gangorra emocional é bem nítida, mas temos uma resiliência melhorada, de forma que damos conta de muitas tarefas ao mesmo tempo e ainda conseguimos assoviar e chupar cana. Contudo, é preciso atenção para não afundar demasiadamente no trabalho como fuga de possíveis dificuldades relacionais. Lua-Sol-Plutão formam um trio super alinhado que ajudam a ter clareza sobre nossos propósitos mais essenciais e do quanto eles nos alimentam emocionalmente, propiciando contenção e centramento para lidar com quaisquer adversidades que surjam pelo caminho e especialmente propiciando a construção de pontes e conciliação entre as facetas díspares da personalidade. Além de tudo, temos realçada a sensibilidade na forma como interagimos com o mundo, acessando e percebendo de forma intuitiva o que precisamos dissolver em nossas atitudes para permitir um contato mais genuíno e uma assimilação mais completa das informações do mundo que nos cerca –  como aprender por osmose.

Marte e Vênus, que andam bem isolados no fim de Virgem, recebem a visita da Lua no SÁBADO. A Lua fica vazia, às 10h50min, depois da conjunção a Vênus e torna-se Balsâmica ao fazer semi-quadratura ao Sol. Ingressa em Libra às 13h14min, de onde conversa sobriamente com Saturno em Sagitário. O Sol está em orbe de sextil a Júpiter e de quincunce a Urano, tornando este foco de um Yod que dura alguns dias. Sábado industrioso, em que nos ocupamos com muitas tarefas pela casa, pelo quintal ou mesmo pelo comércio, visto que este pode ser um clássico sábado de resolver problemas domésticos, de levar o carro na oficina ou se envolver com tarefas do tipo “faça você mesmo”. Faxinas literais ou figurativas estão mais que favorecidas, assim como a purificação do corpo, da alma e da casa. É tempo de voltar-se mais para dentro do que para o exterior. Aliás, até temos dificuldade em expressar adequadamente sentimentos e afetos, então, talvez seja o caso de calar temporariamente, até que tenhamos uma compreensão mais acurada e fidedigna de nós mesmos.

O DOMINGO encontra a Lua às voltas com o imbróglio Urano-Plutão, indicando um domingo sujeito a conflitos que nos obrigam a um confronto honesto conosco mesmos e com o outro à nossa frente. Estamos divididos entre favorecer a nós mesmos ou ceder à pressão externa. O que escolhemos? Vênus ingressa em Libra às 13h30min, sugerindo um olhar ainda mais desapegado e conciliador das diferenças, sejam elas de que natureza forem – somos obrigados a achar o equilíbrio justo. A Lua ainda faz quincunce a Netuno em Peixes enquanto Urano segue espremido por Sol-Júpiter. Precisamos nos entender com nossos ideais excessivamente elevados para não terminarmos frustrados de forma irreparável. Sol em Escorpião e Júpiter em Virgem chegam ao consenso de que precisam crescer de forma continuada, planejada, controlada, um passo de cada vez, de forma obstinada, precisa e determinadamente – a pressão recai sobre Urano, indicando que precisamos conter os impulsos destrutivos por liberdade e revolução a qualquer preço; precisamos educar amorosamente esse menino interno imaturo e turrão que tem muito vigor  e idealismo, mas cujo fanatismo iconoclasta pode pôr tudo a perder. Será que damos conta de domar essa fera selvagem e tirânica? Está por nossa conta e risco se o domamos amorosamente ou se o deixamos correr solto a seu bel prazer – de um jeito ou de outro, somos nós que arcaremos com as consequências benéficas ou nefastas. O que vai ser?

Feliz semana para você! Que seja cheia de equilíbrio, luz e de bênçãos!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!