A Semana Astrológica: Renovação

Semana de 09 a 15 de novembro 

Semana de Lua Nova, a Lua Nova de Escorpião, Lua de transformação, morte e renascimento. Transmutação da matéria inferior em ouro alquímico espiritual.

Além da Lua Nova há outros movimentos muito importantes ocorrendo esta semana. O principal deles é a ingressão dos Nodos Lunares no eixo Virgem-Peixes, depois de terem ficado mais de 20 meses no eixo Libra-Áries. Agora a ênfase recai sobre a área do trabalho, do serviço, altruísmo, sacrifícios. Somos convidados a canalizar o forte potencial imaginativo e espiritual de Peixes em práticas diárias e concretas, de forma organizada, ordenando o caos primordial Pisciano de onde viemos. Nada de se isolar na montanha e meditar para obter a iluminação. Não. A iluminação é obtida no serviço, no dia a dia, do trabalho feito sagrado, nos rituais cotidianos, no cuidado consigo mesmo, o próprio corpo. Quem tem os nodos neste eixo no mapa natal estará vivenciando um retorno nodal (Nodo Norte em Virgem e Nodo Sul em Peixes) ou um retorno nodal reverso (Nodo Norte em Peixes e Nodo Sul em Virgem). Tempo de se realinhar com o próprio destino e caminho; tempo de escolher de novo para onde queremos ir; tempo de ser confrontado com o passado e com o futuro e fazer uma escolha consciente em direção à própria evolução. Os nodos fazem esta migração na quarta-feira, dia 11.

Marte entra em Libra na quinta-feira, um signo esquisito para ele, que tem que aprender a socializar, a ser mais civilizado, a pensar no outro antes de entrar de cabeça nas coisas, antes de ir lá e pegar o que quer. Posição de detrimento, não necessariamente precisa ser ruim, dependendo do mapa como um todo. Marte em Libra aprende a ser diplomático e a negociar, em vez de ir à guerra de cara. Se por um lado isso pode acarretar muita frustração ao Deus da Guerra que costuma ser muito direto, por outro, pode discipliná-lo e agregar verniz e sofisticação ao brutamontes selvagem de sangue quente. Em Libra ele é um guerreiro civilizado, que aprende a arte da estratégia e aprende que às vezes se ganha mais numa batalha de palavras e negociação do que no embate físico e impulsivo. Em Libra marte é associado à deusa Athena, sua irmã, a Deusa da Estratégia e uma de suas piores inimigas. Athena era fria e calculista, ganhava suas batalhas porque as planejava cuidadosamente, enquanto Marte saía descabeceado com fúria cega. Assim, pode ser um posicionamento desconfortável, mas uma vez que se aprenda a tirar o melhor dele, pode-se sim, ser afirmativo e assertivo. Com muita elegância e finesse. Marte fica em Libra de 12 de novembro até 03 de janeiro de 2016.

O Sol nesta semana se envolve numa armação delicada. Faz sextil a Júpiter e os dois juntos fazem quincunces a Urano em Áries, formando um Yod-Dedo de Deus. Muito da nossa sede de liberdade e independência que porventura tenha ficado reprimida em função de questões de trabalho, responsabilidades ou ainda por causa de do cinismo e falta de entusiasmo, pode vir à tona de forma abrupta e explosiva, portanto, é bom ficarmos atentos às frustrações engarrafadas que temos vindo carregando.

Mercúrio também está super ativo nesta semana em Escorpião. Faz sextil ao seu dispositor, Plutão e a Júpiter, além de juntar forças ao Sol e a Júpiter no Yod contra Urano. As tais explosões podem se manifestar de forma verbal e letal – e com este aspecto é bom ficar atentos ao trânsito, locomoções em geral e ainda à relação com irmãos e vizinhos.

Vênus conversa com Saturno e torna-se mais sábia e sóbria em Libra. Procura relações duradouras, entre iguais, com quem ela possa admirar e respeitar e que também possa ser uma referência de segurança e solidez. Depois Vênus se desentende com Netuno em Peixes, trazendo à tona algumas discrepâncias entre os ideais civilizados que lhe são tão caros, as relações baseadas em respeito mútuo, mas muito desapegadas, versus o desejo e o impulso de se fundir e se perder no outro até perder a noção de si mesma. Sensação de empurra-e-puxa, porque oscilamos entre as duas coisas tendo grande dificuldade de conciliar isso dentro de nós. Isso pode trazer alguma tensão para os relacionamentos e podemos nos sentir sufocados pelo parceiro excessivamente “grudento” e dependente ou talvez nos ressintamos do outro que parece frio, distante e desapegado em demasia. O que queremos, afinal?

A Lua começa a semana ainda Balsâmica em Libra. Torna-se Nova em Escorpião, pega a estrada em Sagitário e finda o domingo já em Capricórnio. Simboliza nossas mudanças de humor ao longo da semana ao fazer contatos diversos com todos os demais corpos celestes.

Dia a dia

A Lua abre a semana ainda na fase Balsâmica em Libra, em oposição a Urano em Áries, na SEGUNDA-FEIRA. Fica vazia à 00h43min e passa todo o dia vazia. Ingressa em Escorpião somente na terça-feira, mas antes disso ela se irrita de forma bem inconsciente com Quíron em peixes. Vênus em Libra vai se aproximando de Saturno cautelosamente, enquanto o Sol hoje faz trígono a Quíron e quincunce exato a Urano. Modorra, modorra, que dia é esse? Devagar quase parando! Dia inteiro de Lua vazia para deixar a segundona ainda mais parada e ressaqueada. Se pudéssemos colocaríamos tudo em standby e inventaríamos mais um dia entre o domingo e a segunda. É mais do que preguiça, é enfado e ressentimento com tantas obrigações e tarefas para as quais temos pouca energia física. A segunda fica propícia a arrumarmos a escrivaninha e a papelada acumulada, buscando organizar e planejar a semana com bastante cuidado e estratégia. Saturno acabou de atingir o grau seis de Sagitário (05° – 05°59’). O Símbolo Sabiano deste grau traz a imagem “um jogo de críquete”. O críquete é um jogo que tem muitas regras complicadas. Este símbolo alerta para a necessidade de se jogar o jogo da vida conforme as regras, independente do nosso desejo de burlá-las inventar regras novas . Saturno aqui nos orienta a ser mais disciplinados e cientes destas regras, porque elas têm alguma razão de ser. Não se trata do jogo em si, mas de como estamos jogando. E como estamos jogando? Com integridade, ou de qualquer jeito, apensa interessados no resultado final? Estamos realmente aproveitando ou só estamos “matando o tempo”? O tempo não volta e uma jogada errada ou mal planejada pode nos deixar a lidar com as consequências por muito tempo… Melhor refletir como estamos jogando “o jogo da vida”.

A Lua abriu a TERÇA-FEIRA ainda Balsâmica e vazia em Libra. Ingressou em Escorpião às 02h02min e fica algumas horas bastante circunspecta, preparando-se para ser nova amanhã. Conversa com Netuno lá pelo meio da tarde. O Sol está em quincunce a Urano e junto com Júpiter continua a pressionar Urano no beco sem saída de um Yod. Mercúrio faz sextil pleno a Plutão. Dia denso, mas bastante produtivo. A introspecção nos ajuda a processar os restolhos do ciclo que se finda. Vamos limpando e finalizando coisas, deixando o terreno preparado para a próxima safra. A profundidade de Escorpião nos ajuda a confrontar nossos receios e inseguranças e nos faz tomar providências quanto a eles. Contudo, perdura um clima de instabilidade e inquietude proveniente do Yod Sol-Júpiter-Urano. A Lua Escorpiônica mais esse Yod trazem uma qualidade meio selvagem ao dia, algo muito rebelde, intransigente, por vezes explosivo e letal. Ainda precisamos estar cientes da fera tirânica dentro de nós, não para reprimí-la (isso seria ainda mais desastroso), mas para reconhecê-la e fazer as pazes com ela, perguntar o que ela quer e até onde podemos chegar a um consenso com ela e essa faceta anarquista interior. Ela se sente encurralada/nós nos sentimos encurralados pela falta de expressão de desejos individuais que talvez tenham ficados espremidos por tantas outras demandas. Cabe aqui achar uma conciliação possível que possibilite a liberação dessa tensão – mas ainda temos que lidar com essa qualidade fatalista, de algo que pode sair do controle a qualquer momento e ser liberado à revelia da nossa vontade, de forma intempestiva e catártica, possivelmente destrutiva, mas ainda assim, causando o alívio tão almejado. Urge ter cautela em nossas ações para que não precipitemos tais eventualidades desastrosas – inclusive contra nós mesmos, de forma inconsciente. Mercúrio em contato com Plutão pode nos ajudar a perscrutar a alma com olhar de lince e investigar isso de forma demorada e eficaz, de modo que possamos desatar os nós e descobrir saídas possíveis e não destrutivas. Lua-Netuno ajudam a ter sensibilidade para lidar com essas crises de forma amorosa, mas resolutiva, na medida certa.

A Lua é Nova na QUARTA-FEIRA, a 19° de Escorpião, o signo da morte, renascimento e transformação. O novo ciclo é inaugurado com Lua e Sol em conjunção a Mercúrio, os três em sextil a Júpiter e quincunce a Urano, tornando este foco de um Yod-Dedo de Deus. Marte e Plutão, regentes da Lua Nova, estão em Terra, respectivamente em Virgem e Capricórnio. O eixo nodal migra de Libra-Áries para a polaridade Virgem-Peixes às 23h03min. Um novo tempo, de plantar novas sementes de regeneração. O período do ano em que precisamos olhar para o fundo de nossa alma e encarar nossa verdade mais obscura e perceber onde estamos estagnados, onde paramos de crescer e evoluir, onde precisamos morrer para poder renascer. TRANSFORMAÇÃO. Neste mapa de Lua Nova existe uma pressão fenomenal em cima de Urano em Áries. Há um Yod explosivo de manifestação duplamente imprevisível, por se tratar de um Yod e de Urano. Isto indica que temos pela frente um ciclo de muita instabilidade. Andamos como se o chão fosse ruir sob nossos pés em muitos momentos. Por outro lado, estamos mais que preparados para lidar com as crises e terremotos que porventura aconteçam. Em Escorpião reconhecemos que um ciclo se finda e precisamos finalizá-lo, por bem ou por mal. E o fazemos, doendo ou não. O Símbolo Sabiano para o grau 20 de Escorpião (19°-19°59’) traz uma imagem que aponta para novos caminhos: “Uma mulher descerra duas cortinas escuras que fechavam a entrada de um caminho sagrado”. Este símbolo fala de se ter coragem de abrir as janelas da alma, de descerrar as cortinas que impediam que víssemos as novas possibilidades à nossa frente; ter coragem de trilhar um caminho novo e deixar o passado e o luto cinza para trás. Se ousarmos olhar, veremos que há muitas possibilidades e que este caminho pode levar ao encontro sagrado conosco mesmos  e com nosso destino. Como faremos isso? Urano aponta para uma exasperação que chega ao ponto limite – seremos capazes de tomar este novo caminho e abrir essas cortinas com tranquilidade ou será necessário arrebentarmos as correntes invisíveis da inércia pessoal, ou romper com os ditames de pseudo verdades auto-impostas? Lynda Hill fala deste símbolo: “Você pode sentir a necessidade de se aventurar por novos ‘Caminhos’ ou para investigar novas possibilidades. Você vai ter que reunir a fé e a intuição e superar todos os medos, a fim de entrar realmente nestes novos domínios. Ter ou mostrar coragem, ser curioso e expressar desejos fortes também podem ser pré-requisitos para o sucesso nesta nova arena de experiência. Sua esfera de ação e operação são susceptíveis de se tornarem amplamente expandidas com as novas perspectivas que se abrem para você. Todos os tipos de novas possibilidades e oportunidades estão diante de você. Estas podem ser sentidas em nível físico,em planos mais místicas, ou de uma forma sexual. ‘Puxar as cortinas’ para revelar o que precisa ser mostrado levará a respostas a esta pergunta: Olhe para a sua situação, o que exatamente é esse ‘Sagrado Caminho’ e onde está levando você? É um lugar que foi sonhado por algum tempo, mas até agora não houve um guia ou um companheiro de viagem para mostrar o caminho ou para compartilhar a viagem? Seja qual for o caso, parece que a ajuda aparecerá em breve para o ajudar resolver o mistério que está diante de você. Seja receptivo, seja amoroso e dê o passo rumo ao desconhecido”. Urano em Áries, em foco neste mapa reafirma esta mensagem de se tomar este caminho novo, desconhecido. A ajuda virá, desde que estejamos no lugar certo, desde que nos ponhamos a caminho. Qual é a jornada que precisamos fazer? Pra fora? Para dentro? Qualquer que seja ela, é como entrar pelo buraco do coelho de Alice: seremos para sempre transformados, jamais seremos os mesmos. Ousamos ou queremos isso?

A Lua, renovada e transformada, ainda em Escorpião, faz sextil a Marte no último grau de Virgem na QUINTA-FEIRA. A Lua ingressa em Sagitário às 13h13min e faz conjunção a Saturno e sextil a Vênus. Mercúrio está hoje em trígono a Quíron e quincunce a Urano, ambos aspectos exatos. Marte ingressa em Libra às 19h41min. A manhã continua bastante densa, com a Lua ainda em Escorpião, sugerindo um dia favorável para se concentrar naquilo que nos apaixona, para atacar os problemas com destreza e vigor. Introspectivo sim, mas também bastante produtivo. À tarde o clima se alumia um pouco com a Lua entrando em Sagitário. Contudo, a companhia de Saturno demanda que continuemos focados no trabalho de forma comprometida. Mercúrio sugere descompassos na comunicação, entre ser econômico e ser direto, talvez nos tornemos abrasivos por demais, causando consternação por onde passamos. Por outro lado, Se estamos conscientes, podemos, na verdade, usar o poder da palavra e o toque, para curar, para aliviar a dor e o sofrimento do outro. A profundidade da percepção e a grande sensibilidade podem trazer à tona um lado mais compreensivoque escuta ao invés de julgar e a escuta, à vezes, é tudo o que se tem ou se pode oferecer, mas às vezes também, é tudo o que o outro precisa.

A SEXTA-FEIRA traz aquele dilema já comum que coloca a Lua Sagitariana em quadratura a Netuno em Peixes, e já que a Lua ainda está em orbe de conjunção a Saturno, a tensão é maior. A Lua plenifica o sextil a Vênus, mas forma uma T-Square ao fazer quadraturas a seu regente Júpiter, em Virgem, e a Quíron, em Peixes. Um dia de ficarmos meio perdidos nas estradas da vida ou do nosso coração. Não sabemos direito se vamos ou se ficamos, se queremos asas, raízes ou nadadeiras. Uma saudade de outros mundos e outras realidades invade o peito e temos mesmo o desejo de pôr o pé na estrada e nos livrar das obrigações, aventurar-nos mundo afora, sem satisfações a dar, sem lenço e sem documento.Viver como andarilho-cigano é um grande apelo, mas será que damos conta? Do que queremos fugir? Pode-se fugir de tudo: do chefe, do trabalho, da família, de todos, menos de si mesmo. Evadir-nos para quê, só para nos deparar ali na frente com a dor e o peso que nos perseguiam? Talvez seja mais sábio parar um pouco e tentar buscar o sentido de tudo isso, porque fugir não vai adiantar pouco ou nada. Se descobrimos o significado e a origem desse anseio errático e meio irresponsável, talvez descubramos uma criança brincalhona que ainda tem ojeriza do mundo enfadonho dos adultos, sem diversão nem brincadeiras… Mas quem disse que precisa ser sem diversão? Perspectiva, tudo é uma questão de perspectiva. E tudo ainda pode ser sim, uma grande brincadeira, se olharmos o mundo com olhos de criança.

A Lua fecha a quadratura a Júpiter na primeira hora da madrugada de SÁBADO e os efeitos da T-Square Lua-Júpiter-Quíron ainda podem ser sentidos por muitas horas madrugada adentro – cuidado com os exageros na balada de sexta para sábado! A Lua fica vazia depois do contato a Júpiter, à 01h19min. Fica o dia todo fora de curso e só entra em Capricórnio às 22h20min. Vênus está em quincunce pleno a Netuno. O desejo de evasão e fuga continua no sábado e talvez seja útil achar atividades esportivas, trilhas na natureza, papos filosóficos que nos ajudem a suprir, pelo menos em parte e de forma saudável, esse desejo escapista. O dia fica favorável a passeios ao ar livre, a encontros e festas espontâneos,  e a se refletir sobre o sentido da vida. Uma nostalgia cega e surda ainda nos acomete e enche o peito de uma saudade longínqua. Talvez, em função de estarmos t]ao sensíveis e suscetíveis, resvalemos numa sessão flash-back com alguém do passado, na ânsia de agarrar esse momento mágico que se esvaiu. Talvez nem precise ser ninguém do passado, mas o efeito pode ser o mesmo: desapontamento. Ninguém será capaz de corresponder a esse anseio/expectativa que carregamos em nós e, ou escolhemos nos relacionar com a pessoa de carne e osso, ou não podemos reclamar depois quando nos sentirmos lesados e ludibriados.

A Lua Capricorniana faz quadratura a Marte em Libra na madrugada de DOMINGO e pela manhã também quadra Vênus. Fica Crescente ao fazer semi-quadratura ao Sol e fecha a noite já em conjunção a Plutão. O domingo começa tenso, a começar pelo sono, que pode ser cheio de pesadelos. Durante o dia, apesar de estarmos meio austeros e já preocupados com o trabalho da semana que vai iniciar, o clima fica mais ameno e talvez até sejamos capazes de nos abrir para alguma socialização. Contudo, a noite pede programas mais sérios e compenetrados, talvez algo que nos propicie uma catarse das emoções represadas durante todo o dia, como uma peça de teatro ou um filme trágico, dramático. Algo que nos coloque em contato com nossa frustração e raiva de forma a podermos senti-las verdadeiramente e finalmente liberá-las. Os encontros são, pois, intensos e profundos e potencialmente transformadores. Neste sentido, também é possível cenários de manipulação e brigas de poder nos relacionamentos.

Que sua semana seja linda e produtiva.

OBS: Pessoal, desculpe, não vou conseguir publicar um texto em separado sobre a Lua Nova de Escorpião.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

5 thoughts on “A Semana Astrológica: Renovação

  • 11 de novembro de 2015 em 20:10
    Permalink

    Sentida, estava esperando ansiosa pela analise da lua nova em escorpião, adoro suas análises. De qualquer forma, agradecida por se doar a esse trabalho!

    Resposta
    • 17 de novembro de 2015 em 21:56
      Permalink

      Obrigada, Renata, pelo feedback positivo. Essa Lua Nova ciu num ponto nevrálgico do meu mapa, fiquei praticamente de cama. Foi uma lunação bem pesada para mim, não deu para siar nada mesmo. Desculpe. 🙂

      Resposta
  • 12 de novembro de 2015 em 13:51
    Permalink

    Olá!!!! Acompanho o seu trabalho e admiro muito o seu modo de nos fazer entender de forma clara como a dança no céu pode influenciar as nossas vidas. Gostaria de tirar uma dúvida: tenho nodo norte em virgem, estou vivenciando o 2° retorno nodal e gostaria de saber que importância isso terá para mim? Muito obrigada, Hayanna.

    Resposta
  • 13 de novembro de 2015 em 07:55
    Permalink

    Muito obrigada 🙂

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!