A Semana Astrológica – De olho no futuro…

Semana de 16 a 22 de novembro 

“O tempo passa e engraxa a gastura dos sapatos, na pressa a gente não nota que a Lua muda de formato…” Por aqui a gente nota sim, e nesta semana a Lua vai mudando seu formato para o Crescente, enchendo até oficializar o Primeiro Quarto, depois a fase Corcunda – nesta fase temos revigorada a vontade e nos empenhamos na obtenção de nossos objetivos, por isso essa fase lunar sugere uma semana dinâmica e produtiva, apesar dos muitos desafios. Mas o tempo passa vertiginosamente mesmo. Espiritualistas ligados à Grande Fraternidade Branca dizem que, quanticamente, o dia atualmente tem apenas 16 horas e não 24, confirmando que nossa impressão sobre o tempo passar mais rápido está correta. Os dias correm, as horas voam e quando vemos estamos cheios de cabelos brancos, vincos na pele e lembranças esmaecidas na memória. Tudo isso é representado/simbolizado também pelo arco que os planetas vão traçando nos céus…

Nesta semana Mercúrio entra em Sagitário, signo de seu detrimento – detrimento porque Mercúrio gosta de detalhes, do aqui e agora, mas Sagitário é dado a amplitudes e a visões de futuro. Contudo, Mercúrio é o mais versátil dos planetas, adaptando-se com facilidade aonde quer que chegue, assim, em Sagitário ele torna-se ainda mais falante e tenta converter a todos ao seu modo de ver o mundo e a vida. Um catequizador que busca evangelizar, apaixonado que está por sua própria visão da verdade. Tanto que, se não se toma cuidado, ele se torna um fanático fundamentalista, ou, no mínimo, um chato – tudo depende dos contatos que vai fazendo ao longo do seu percurso. Esse tom evangelizador talvez seja especialmente sentido neste trânsito, uma vez que Mercúrio entra na fase “Epimeteus” a partir da conjunção superior que Mercúrio faz ao Sol, na terça-feira, dia 17, a fase em que colhemos os resultados de toda a introspecção simbolizada pela retrogradação. Se na fase Prometeica (da conjunção inferior em 30/09 até a conjunção superior em 17/11) estamos mais aventureiros e dispostos a correr riscos diversos, ousando na busca de novos paradigmas, a fase seguinte, da conjunção superior à inferior (17/11/2015 – 14/01/2016) é o tempo de aplicar esses novos paradigmas e  colher os resultados. Assim, Mercúrio fica mais reflexivo porque a reflexão é necessário na percepção de resultados. No fim deste ciclo, com Mercúrio já retrógrado (05 – 14/01/2016), o tom é particularmente introspectivo. Por outro lado, a conjunção Mercúrio-Sol indica um período de uma comunicação mais fluida, grande atividade mental e muitas ideias inovadoras surgindo a respeito de curas, medicina, pesquisas, e outras áreas Escorpiônicas. O primeiro contato que ele faz em Sagitário é exatamente com Saturno, sugerindo um enrijecimento de ideias e visões. Mas isso fica para a semana que vem.

Saindo das águas escuras de Escorpião e da esfera da Grande Mãe, representada pelas Moiras e pelo Destino, o Sol também ingressa em Sagitário, o signo do Espírito, do Pai Celestial, no domingo, dia 22. Sagitário simboliza a capacidade humana de se elevar acima do destino ditado pelas Moiras e elevar-se em direção à esfera espiritual, acima da carne e da matéria. A capacidade de simbolizar e atribuir significado e olhar para o futuro e suas inúmeras possibilidades. O trânsito do Sol por Sagitário ganha portento já que Saturno, o de Chumbo, trafega por este signo atualmente. O Signo do Espírito e do Pai Celestial tem que lidar de forma bem realista com o reino da matéria tal qual ele é.

Vênus, esplendorosa em seus domínios Librianos, faz quadratura a Plutão nesta semana e fica bem próxima da oposição a Urano em Libra e do quincunce a Quíron em Peixes. Momento de reavivar e revitalizar as relações ou eliminá-las de vez. Um chacoalhão nos nossos valores e um confronto sobre a importância que damos às coisas – continuam válidas? Ou será que apenas cumprem a função social das aparências aceitáveis? Pelo quê queremos ser amados e admirados? Só porque somos “aceitáveis”, adequados, esteticamente agradáveis, socialmente apropriados? E a nossa essência verdadeira, não entra na equação? Questionamentos antigos, mas sempre atuais que não podemos deixar de nos fazer nestes tempos de amores e relações líquidas, como diz aquele filósofo famoso. Em termos de finanças e investimentos este trânsito requer cuidados e muita cautela para que não haja perdas irreparáveis nessa área.

Netuno retorna ao movimento direto na quarta-feira, dia 18, sinalizando que muitas coisas que estavam paradas e estagnadas voltam a ser movimentadas, especialmente na área das artes, do cinema, da indústria de combustíveis e drogas em geral, lícitas ou ilícitas. Saturno nesta semana já fica a menos de um grau da primeira quadratura exata a Netuno, que se dá já na semana que vem. Talvez tenhamos maior habilidade de manifestar essa quadratura Saturno-Netuno de forma mais criativa e menos desesperada – sim, porque o tom que vemos no mundo como pano de fundo dessa quadratura é de desesperança e  desânimo, uma sensação de desencanto profundo com o mundo que vemos diante de nós, como se tivéssemos saído do escuro do cinema, do idílio de uma comédia romântica, direto para a realidade enlameada de um pós-tsunami. Desolador. Mas precisamos sobreviver, sem nos endurecer em demasia. Particularmente, estou muito triste e desolada com todos os acontecimentos dos últimos 10 dias. “O mundo está ao contrário e ninguém reparou?”. É mais desolador ainda ver as pessoas se perderem discutindo qual tragédia é mais importante, se ataques terroristas na França, se uma barragem arrebentada em Minas… Não importa. A origem destes problemas é o mesmo: a vontade de poder, seja de grupos fundamentalistas, seja de multinacionais mineradoras. Não se pode medir quais lágrimas são mais dolorosas e quais olhos vertem mais, se mineiros ou franceses. Chora a alma humana, chora a natureza, chora a vida diante deste caos em que chegamos e de onde não podemos voltar, infelizmente – mas não esqueçamos que no caos está o mais rico dos potenciais! Não tenho conclusões sobre isto, só estou profundamente desolada. Mas sei que o mundo não se resume à violência e ao abuso e que a grande maioria das pessoas é boa – essa grande maioria só precisa sair da inércia, porque não basta ser bom por si mesmo e se omitir nas demais questões. Se nos omitimos, o mal ganha soberania – tema longo que estou colocando aqui de forma muito simplista.

A Lua abre a semana na fase Crescente em Capricórnio. Oficializa o Primeiro Quarto em Aquário, flui e infla mais em Peixes e se torna Corcunda em Áries, já no domingo. Vai inflando lentamente captando e distribuindo conteúdos ao longo de sua jornada ao fazer contato com todos os demais corpos celestes.

Dia a dia

Breton-la-cosecha-de-papas
Breton-la-cosecha-de-papas – Reprodução do Wikimedia Commons

A SEGUNDA-FEIRA abre a semana com força total, com a Lua em Capricórnio em conjunção a Plutão e quadratura a Urano em Áries, formando uma T-Square Cardinal, já que ela ainda está em quadratura a Vênus em Libra. A Lua ainda faz sextil a Quíron em Peixes e trígono a Júpiter em Virgem e também sextil ao Sol Escorpiano, ficando vazia depois deste contato, às 18h54min. Um dia que pode ser sentido como pesado ou muito produtivo, dependendo da perspectiva que se olhe. É deveras intenso, especialmente do ponto de vista emocional, o que favorece a auto-análise ou mesmo uma conversa séria para além do trivial com algum amigo ou companhia que esteja disposta a cavar fundo conosco esse buraco chamado compreensão da vida. Para os mais práticos o dia sugere energia extra que deve ser usada em trabalhos pesados ou tarefas que requeiram concentração. De qualquer forma, ainda precisamos balancear as disparidades internas, a necessidade de olhar para dentro versus as demandas do mundo lá fora. Talvez fiquemos momentaneamente paralisados, mas é preciso achar o prumo para que a parede tenha o alinhamento certo dentro de nós, ou o edifício poderá ruir mais à frente. A energia extra ajuda a começar bem a semana, com boa produtividade, organização e estímulo. Relembramos também do senso de propósito do nosso trabalho, que ajuda a nos empenhar um pouco mais.

A TERÇA-FEIRA encontra a Lua vazia em Capricórnio, ingressando em Aquário às 05h25min. Faz trígno a Marte e depois a Vênus em Libra e ainda sextil a Saturno em Sagitário. Mercúrio está em conjunção Cazimi ao Sol, uma Conjunção Superior que sinaliza a fase Epimeteus, uma fase mais reflexiva de Mercúrio. Netuno estaciona a 07°01’ de Peixes. Como é bom quando as horas de Lua vazia combinam com as horas de sono, domingo, feriado… perfeito! A terça está muito sociável e mentalmente vibrante. A Lua Aquariana, cheia de entusiasmo juvenil, simboliza um dia em que também estamos mais sociáveis e abertos a experimentações. Há uma capacidade de elucidar com clareza aquilo que queremos e de enunciar isso também de forma objetiva e clara. As coisas fluem e tendem a dar certo, embora no plano geral ainda enfrentemos as questões maiores que carecem de resolução. A conjunção Mercúrio-Sol marca uma nova fase no ciclo Mercurial e mental. A partir de agora começamos a observar os resultados gerados pelas novas ideias, experimentações e ousadias empreendidas desde que Mercúrio fez a conjunção inferior, em 30 de setembro. Como percebemos nossa atividade mental nas últimas semanas? Conseguimos implantar alguns dos novos métodos ou paradigmas que descobrimos? Tivemos muitas ideias mas deixamo-las passar em brancas nuvens? Netuno fica estacionário por 48 horas (de 14h30min do dia 17 até 14h30min do dia 19) e ativa nossa imaginação sobremaneira, de formas que podem ser extremamente positivas ou negativas, dependendo dos contatos que ele faz no mapa natal de cada um. De toda forma, é útil observar em nós mesmos movimentos escapistas, anseios inexplicáveis, fantasias urubóricas que vêm do nada ou mesmo rompantes de criatividade, que podem ser muito úteis! O dia traz novos insights e talvez seja bom tomar nota desta vez!

Dona Lua, toda sociável em Aquário, pode se ver em alguma situação embaraçosa na QUARTA-FEIRA. Isso porque ela faz sesqui-quadratura a Marte em Libra e quincunce a Júpiter em Virgem. Mas a Lua também se alinha a Urano em Áries, o que lhe fornece algum apoio. Vênus está muito próxima do embate aberto a Plutão e Saturno, regente da Lua, está cada vez mais próximo da quadratura a Netuno, que fica direto às 13h31min. Um dia bastante cerebral em que tentamos nos mover de forma leve, fazendo contatos, procurando novidades e estímulos que nos conduzam a outras experimentações e outras formas de como renovar a vida. Mas ignoramos sentimentos esparsos de alguma insatisfação escondida lá nas profundezas da alma. Dizemos que está tudo bem, mas algo nos incomoda, a confrontação onipresente dos nossos ideais e sonhos acalentados por tanto tempo e que agora se despedaçam diante de nós; a constatação de que não conseguimos realizar tudo o que almejávamos. Contudo, Urano, outro visionário, nos acena no dia de hoje sugerindo que sempre se pode recomeçar, nem que seja do zero – aliás, com Urano geralmente se recomeça do zero! Essa inquietação ainda vai nos acompanhar por algum tempo, até que tenhamos aceitado nossas desilusões e partido para encarar a realidade de cara limpa, sem subterfúgios.

A Lua Aquariana formaliza o Primeiro Quarto ao fazer quadratura ao Sol na QUINTA-FEIRA. Faz quadratura ainda a Mercúrio e sesqui-quadratura a Vênus, ficando vazia depois do contato com Mercúrio, às 06h20min. Ingressa em Peixes às 10h21min e faz, à noite, quadratura a Saturno e conjunção a Netuno, além de quincunce a Marte em Libra. O Primeiro Quarto ocorrendo em Aquário sugere que sejamos inovadores e inventivos neste ciclo e nos esforços para concretizar nossos planos. Aquário indica ainda a necessidade de uma perspectiva desapegada e impessoal, em contraponto à visão intimista e apaixonada de Escorpião. O dia começa bastante reflexivo e temos mesmo uma abordagem distanciada dos assuntos que se apresentam diante de nós. Mas conforme as horas passam, uma sensibilidade hiper-porosa toma conta de nós e misturamo-nos a outras sensibilidades ao nosso redor. De quem é a dor que estou sentindo, é minha mesmo ou peguei emprestada de você? De onde vem esse desamparo debilitante, que me deixa tão suscetível e com vontade de chorar rios de lágrimas lamacentas? Insegurança, suscetibilidade e sensação de se estar perdido colorem o resto do dia e a noite e nos faz melindrosos a críticas, julgamentos ou até mesmo ao olhar que julgamos indiferente e que esperávamos, fosse mais compreensivo. Sobretudo, sentimos o peso da desolação que esteve sobre nós como uma nuvem escura e que agora se abre e deságua pesadamente para fora de nós. É bom pegar leve consigo e com os outros porque se estamos assim “desmilinguidos”, é provável que os outros estejam também. Cair no vitimismo não vai ajudar em nada, porque este cenário vale para todos e, se por um lado precisamos aceitar que algumas coisas não podem ser mudadas, por outro, podemos e devemos identificar aquelas que são passíveis de transformação e aqui entra nossa compaixão, a forma mais positiva de toda essa sensibilidade – o que podemos fazer para mudar o cenário desolador à nossa frente?

A SEXTA-FEIRA está ultra-sensível, como tem sido nas últimas semanas. A Lua está em Peixes ainda conjunta a Netuno e em quincunce a Vênus em Libra. Faz também sextil a Plutão em Capricórnio, oposição a Júpiter e conjunção a Quíron. Sexta também é dia de Vênus, que está hoje desafiando Plutão por uma quadratura, numa T-Square super dinâmica e tensa, que envolve também a oposição Vênus-Urano. Mercúrio ingressa em Sagitário às 17h44min. “Quando a relação amorosa  se torna eminentemente destrutiva e não há mais espaço para crescimento, perdão e liberdade, é preciso ter coragem de parar e tirar umas férias. É preciso ter coragem para olhar de frente para a situação e assumir que, desse jeito, você está cavando a sua própria cova. Só você pode fazer algo por você. Tenha coragem de ir além do medo da solidão. Você tem pavor de ficar consigo mesmo. Você não se suporta, mas acha que o outro tem obrigação de suportar você. Você não se ama de forma alguma, mas acha que o outro tem obrigação de te amar. Isso não é amor, é carência.”

Essas são palavras de Sri Prem Baba, que vêm bem a calhar para trânsitos difíceis a Vênus, especialmente de Saturno e de Plutão. Vênus está hoje encalacrada nesse imbróglio com Plutão e somos obrigados a olhar esse nosso lado pegajoso e hiper-carente da aprovação e do olhar do outro, talvez porque não consigamos prover, por nós mesmos, o olhar aprovador, porque no fundo, nem mesmo nós nos aceitamos e conseguimos conviver com nossos dilemas asfixiantes. Asfixiar o outro não vai trazer resultados, só vai afastá-los de nós mais rápido. Assim, neste dia de exageros emocionais e sentimentais, vale a pena parar e confrontar o espelho antes de confrontar o outro na relação. As queixas que temos do outro, será que não as temos de nós mesmos? E as queixas que o outro tem em relação a nós, conseguimos ouví-las verdadeiramente? Essa relação está vivendo uma fase Fênix para renascer mais vigorosa e renovada, ou é hora de cavar a cova e enterrá-la de vez ao invés de nos enterrarmos nela?

De Peixes a Lua faz um trígono ao Sol Escorpiano no SÁBADO. Fica vazia por um curto espaço de tempo e entra em Áries às 13h13min, já se opondo a Marte em Libra e se alinhando a Mercúrio e Saturno em Sagitário. Ao contrário da sexta-feira, o sábado fica super dinâmico e mais animado, talvez animado até demais. A Lua Ariana exige que nos engajemos com atividades físicas que requeiram grande gasto calórico e grande dispêndio de energia, especialmente quando a Lua se opõe a Marte. É isso ou ficamos propensos a bate-bocas acalorados e intempestivos. Podemos virar os “donos da verdade” e querer que nos escutem de qualquer jeito, de forma muito arrogante, levando para o lado pessoal qualquer recusa alheia. Por outro lado, se encontramos o canal certo para essa influência, podemos ter um sábado cheio de vitalidade, em que conseguimos expressar nossos sentimentos, pensamentos e opiniões de forma bastante direta e honesta, ventilando antigas rusgas que precisavam ser postas em pratos limpos. Mas aqui é necessário uma sutileza que talvez a Lua Ariana tenha dificuldade de manifestar, porque a linha entre honestidade e grosseria às vezes pode ser muito tênue e uma conversa que tinha tudo para ser uma clarificação de mal entendidos pode descambar para conflitos abertos. É preciso cautela, muita cautela. A Lua em Áries também tende a ser estabanada e desastrada, especialmente em oposição a Marte, portanto, cautela redobrada!

O Sol ingressa em Sagitário às 13h26min do DOMINGO. A Lua fecha a semana super belicosa: faz quadratura a Plutão em Capricórnio, opõe-se a Vênus em Libra e une forças a Urano. A Lua fica vazia depois da conjunção a Urano, mas ainda se irrita com Júpiter em Virgem. Domingo conflituoso no plano emocional, especialmente nas relações afetivas. Há uma atmosfera de “ou tudo ou nada”, “ou vai ou racha”. Ciúme, competitividade, rivalidade deixam o dia bastante incendiário e beligerante. O impulso gregário de Vênus está desafiado por Urano-Plutão, indicando que temos grande dificuldade em conciliar nossas disparidades internas; a Lua, normalmente gregária também, está hoje super independente e avessa a conciliações, mais disposta a focar em si mesma – a oposição pode se constelar em oposições reais no mundo exterior e podemos nos ver disputando algo ou alguém ardorosamente, ou, talvez fiquemos roendo as unhas pelos cantos, caso não tenhamos coragem de ir para o confronto. O Sol entra em Sagitário e tenta desanuviar o ambiente com sua perspectiva festiva e alto astral – mas a Lua faz ainda sesqui-quadratura a ele e a Mercúrio – torna-se Corcunda! – indicando que as falas podem ficar ainda mais exaltadas e fora de limites.

Antes de nos atirarmos com paixão em tais discussões é bom nos perguntar pelo quê estamos brigando, o quê estamos defendendo e se vale mesmo a pena tal empenho – qual é a donzela em perigo que precisa ser salva? Será que há mesmo uma donzela em perigo ou apenas nosso orgulho e ego que correm o risco de sair meio arranhados? Este é um momento crucial de se achar um equilíbrio verdadeiro nas relações, entre o dar e o receber, entre a liberdade e a vinculação, entre a intimidade e a privacidade. É isso que está em jogo, mas podemos perder o fio da meada e ficar brigando por muitas horas para saber quem manda em quem, quem controla quem, quem traiu quem, etc, etc, etc… Conversa de adulto ou birra de crianças grandes? Temos uma escolha. Sempre temos. Quando achamos que não temos escolha, ainda somos crianças emocionalmente, porque somente crianças não podem escolher.

Linda semana para você!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

3 thoughts on “A Semana Astrológica – De olho no futuro…

  • 18 de novembro de 2015 em 10:39
    Permalink

    A questão de Paris e de Mariana não é o tamanho da dor o o volume de lágrimas e sim a importância dos eventos igualmente trágicos frutos da mesma origem terrorista. De um lado as armas e as bombas. Do outro lado, o pouco caso sempre crescente em nosso país. A dor é a mesma – a falência da humanidade.

    Resposta
    • 18 de novembro de 2015 em 10:52
      Permalink

      Sim, Ana, concordo com você. Foi o que eu quis dizer, mas parece que não consegui traduzir adequadamente. A falência da humanidade é a causa comum destes dois eventos trágicos e de tantos outros menos notórios, mas igualmente importantes que ocorrem mundo afora. Concordo com você. Obrigada pelo comentário. 🙂

      Resposta
  • 18 de novembro de 2015 em 18:09
    Permalink

    Não entendi sera que eu estou cavando minha probria cova è isto sou de capricórnio

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!