A Semana Astrológica: Tempo de resoluções!

Semana de 21 a 27 de dezembro

Semana do Solstício de Verão (de Inverno no Hemisfério Norte), marcado pela ingressão do Sol em Capricórnio – leia sobre o Solstício e a Ingressão do Sol. A entrada do Sol em Capricórnio “coincide” com o fim do ano no calendário oficial, quando fechamos um ciclo anual e fazemos um balanço geral do que foi a vida neste período. Aqui fazemos mea-culpas, avaliamos ações e atitudes e tomamos as famosas “resoluções de fim de ano”. Você é adepto delas? Tem gente faz só no papel e as esquece em alguma gaveta; tem gente que tem verdadeira ojeriza; tem gente que leva a sério… De um jeito ou de outro, o importante é nos alinharmos com nosso tempo e relógio internos e se é para fazer resoluções, façamo-las, mas comprometamo-nos com elas ou o respeito próprio fica prejudicado.

Além do Solstício, essa é também semana de Lua Cheia, que cai justo no dia de … Natal! No mesmo dia Urano estaciona para voltar ao movimento direto e fica super enfatizado por 48 horas. É, o almoço natalino está meio tenso! Mas ainda podemos nos sintoniza com o espírito de pertencimento da Lua Canceriana neste dia e buscar a harmonia familiar.

the fool
O Louco – Arcano do Tarot Reprodução

Mercúrio é a vedete da semana, estando super articulado, aliando-se a uns, indispondo-se com outros, brigando abertamente com outros ainda, sem falar que está atualmente Fora dos Limites do Sol, o que lhe dá uma qualidade meio selvagem e extremista. É como se o porta-voz do Rei tivesse resolvido mandar tudo às favas e pulasse o muro para ir cuidar das suas próprias coisas. O rei que se vire sozinho, ele vai mais é bater perna por aí, fazendo o que lhe der na telha! Isso tudo sugere uma semana de muita atividade mental, muito movimentada nas comunicações e na mídia e no plano pessoal indica comunicações tensas, debates acalorados, opiniões meio obtusas nas reuniões sociais, sejam elas íntimas ou mais formais. Além de ainda estar em conjunção a Plutão, Mercúrio nesta semana faz quadratura a Urano em Áries (na primeira hora da madrugada de segunda) e fica muito próximo da quadratura a marte em Libra, sextil a Vênus em Escorpião e a Quíron em Peixes e ainda trígono a Júpiter em Virgem, fora os aspectos que recebe da Lua no correr dos dias.

Vênus continua reservada e passional em Escorpião e nesta semana conversa com o também restrito Júpiter em Virgem. As compras de Natal ficam mais tímidas e talvez muita gente opte por coisas mais artesanais ou do tipo “faça você mesmo”, já visando economia e contenção.

A Lua do Primeiro Quarto abriu a semana e tornou-se Corcunda em Touro, indicando uma semana de crescimento e com bom potencial de desenvolvimento. A Lua segue por Gêmeos, inspirando comunicação e criatividade e é Cheia em Câncer na manhã de Natal, estimulando o eixo da família (Câncer) e da sociedade (Capricórnio). Fecha a semana em Leão. Na sua jornada a Lua conversa com todos os demais corpos celestes, marcando a mudança de humores e interesses ao longo da semana.

Dia a Dia

John William Godward
John William Godward – Domínio Público – Reprodução de Wikimedia Commons

A Lua abre a SEGUNDA-FEIRA no início de Touro, exaltada e muito segura. Ao longo do dia conversa afavelmente com Netuno através de um sextil e faz sesqui-quadratura a Júpiter em Virgem e quincunce a Saturno em Sagitário. À noite faz trígono a Plutão em Capricórnio. Mercúrio segue em conjunção a Plutão e quadratura a Urano, simbolizando novas luzes jogadas sobre os processos mentais e as formas de ver as coisas. A semana começa preguiçosa, demoramos para realmente “acordar” para a vida. Mas então pomos os dois pés no chão e olhamos para a vida de forma resiliente, cautelosos e deliberativos. Calma e placidamente começamos o dia e quando finalmente decidimos, pomo-nos no caminho de maneira determinada, firme e prática. Espantada a preguiça e o langor inicial, estamos prontos para as tarefas básicas, temperando o bom senso com uma boa dose de sensibilidade e criatividade. Essa “pegada” decidida e realista é desafiada pelo meio da manhã até o início da tarde, quando pontadas de incerteza surgem de profundezas que preferimos ignorar e que colocam em cheque nossa visão realista das coisas. Contudo, ignorar não é uma boa ideia, visto que tais questionamentos podem ser inestimáveis e adiantam possíveis problemas que teríamos no futuro, então, por mais incômodos e inconvenientes que sejam, vale a pena parar um pouco e investigar de onde vem essa sensação de “algo estranho no ar”. A Lua se torna Corcunda à tarde e então talvez os questionamentos incômodos da manhã fiquem mais claros: queremos contribuir com algo sólido ao legado humano; além daquilo que nós mesmos nos tornamos, queremos construir algo exterior a nós que seja digno de admiração, que reflita nossos valores mais profundos. Com tal propósito definido, ficamos mais dispostos e pomo-nos a caminho com determinação ainda maior. Não desperdicemos essa força!

Solsticio
Ingressão do Sol em Caprcórnio, Brasília, 22 de dezembro de 2015, 02h47min.

O Sol ingressa em Capricórnio às 02h47min da TERÇA-FEIRA no horário de Brasília e à 00h47min no horário de Lisboa. A Lua Taurina segue inflando, gravidíssima e hoje se conversa fluidamente com Plutão-Mercúrio e em Capricórnio, e com Júpiter em Virgem, formando um Grande Trígono em Terra, que vira uma Pipa porque a Lua também se opõe a Vênus em Escorpião. A Lua ainda se harmoniza com Quíron em Peixes e fica vazia depois do trígono a Júpiter, às 11h27min. Ingressa em Gêmeos à 00h32min da quarta. O Solstício de Verão marca o dia mais longo e a noite mais curta aqui do lado Sul e a Noite mais longa e o dia mais curto lá em cima, no Norte. É quando o Sol atinge a declinação mais meridional, ou seja a maior distância ao Sul em relação ao equador celeste , o Trópico de Capricórnio. A partir deste ponto ele começa a voltar em direção ao Equador. Assim, o Solstício  representa um limiar, uma passagem entre mundos e estágios nos ciclos da vida. As energias são potentes, de transição. Sendo signo Capricórnio um signo Cardinal, representa um tempo de ação, de tomada de atitudes e resoluções. Além das implicações políticas analisadas no texto sobre o Solstício, o Grande Trígono em Terra formado no mapa da Ingressão sugere que essas resoluções precisam ser muito práticas e realistas e o dia fica colorido por estas influências de cuidar da vida na sua abordagem mais mundana e objetiva. A oposição Lua-Vênus sugere uma cisão nos interesses e talvez uma indisposição e indolência que podem atrapalhar esses objetvios mais práticos. Queremos sombra e água fresca, só isso! Para quem já está de férias isso é ótimo, mas para quem está no batente… Respire fundo e traga à tona o restinho de disposição, porque você será muito bem recompensado depois.

A Lua ingressa em Gêmeos à 00h27min da QUARTA-FEIRA e logo se indispõe com o Sol Capricorniano por quincunce. A Lua se opõe a Saturno em Sagitário e quadra Netuno em Peixes, tornando-o foco de uma T-Square Mutável. Dona Lua ainda incomoda Marte em Libra de forma muito indireta, por sesqui-quadratura. Dia de muita atividade mental, em que estamos acelerados e super criativos, embora também assoberbados com o vozerio, seja dentro ou fora de nós. Queremos falar, queremos escrever, conversar, fazer contatos, telefonar para um, chamar outro no zap-zap… Assim, podemos nos dispersar e ter dificuldade de finalizar as coisas que nos propomos. É bom nos atentarmos e conseguirmos algum foco ou então a cobrança virá, severa, ao fim do dia. Talvez possamos recorrer a alguma autoridade ou pessoa mais velha para nos dar uma visão mais ampla das coisas, já que só conseguimos perceber os detalhes. Para conquistar a forte insegurança, só admitindo nossas dificuldades com honestidade, ao invés de escamoteá-las e sintonizarmo-nos com a grande imaginação e criatividade à nossa disposição.

A Lua segue por Gêmeos na QUINTA-FEIRA e faz quincunce a Plutão em Capricórnio, além de virar foco de outra T-Square Mutável ao fazer quadraturas a Quíron em Peixes e Júpiter em Virgem. A Lua também faz sextil a Urano em Áries e trígono a Marte em Libra, mas vira foco de um Yod-Dedo de Deus ao fazer quincunces a Mercúrio em Capricórnio e a Vênus em Escorpião que está em sextil pleno a Júpiter. A Lua fica vazia às 18h05min, depois do trígono a Marte. A véspera de Natal está muito complicada, cheia de afazeres, conversas, atividades, movimentações – algumas inúteis – de modo que estamos inquietos, estressados e um tanto estafados. O corre-corre de última hora nos shopping-centers fica favorecido, com grande propensão a comprarmos os presentes errados ou gastarmos mais do que deveríamos em função da pressa e talvez da falta de planejamento. Ou talvez, preocupados com a grana curta, tenhamos dificuldade em achar presentes de qualidade que se encaixem no nosso orçamento restrito. Precisamos achar um meio termo entre o desejo de presentear àqueles a quem amamos e nossos recursos limitados e para conseguir isso, o melhor que fazemos é planejar cuidadosamente, pesquisar, e,  sobretudo, abusar da criatividade, antes de sairmos às cegas pelas ruas ou shoppings da cidade. Se tivermos paciência e nos alinharmos com nossa generosidade mais genuína, Júpiter-Vênus-Mercúrio nos ajudarão nesta empreitada. Fundamental mesmo é lembrar que o presente mais importante não está à venda e nem se compra: amor, afeto, amizade e a alegria de se estar junto!

A SEXTA-FEIRA é marcada pelo Natal e  pela Lua Cheia de Câncer, que realça os temas da família na sociedade. Além da oposição ao Sol a Lua ainda faz trígono a Netuno – muito apropriado para o espírito religioso – quincunce a Saturno em Sagitário e sesqui-quadratura a Vênus em Escorpião. Mercúrio está em trígono pleno a Júpiter. É Dia de Natal e o Espírito Natalino fica fortalecido pela Lua Canceriana, que agrega todo mundo em volta de uma mesa farta para compartilhar não só o alimento, mas também o afeto e o cuidado. Contudo, a Lua está Cheia e sugere um momento de crise e de cisão. O pai e a mãe não se entendem e os filhos, consequentemente, podem ficar confusos e divididos em sua lealdade. A Lua Cheia em Câncer vem nos lembrar da importância de se buscar o equilíbrio entre nossas obrigações mundanas, profissionais e sociais e o cuidado com os laços afetivos e a nutrição subjetiva, empreendida na intimidade da nossa vida privada. O Sol Capricorniano sugere um tempo de maior maturidade emocional, de independência e autossuficiência, mas a Lua Canceriana faz um contraponto, indicando que as conquistas materiais, profissionais e temporais devem estar balanceadas com as necessidades emocionais de vinculação e trocas afetivas, ou então tais conquistas e realizações perderão o sentido pois não se terá com quem celebrá-las e compartilhá-las. Lua e Sol fazem contatos harmônicos a Netuno em Peixes, sugerindo um dia de grande sensibilidade.

A Lua Canceriana forma uma Grande Cruz Cardinal no SÁBADO ao se opor a Plutão e Mercúrio em Capricórnio e quadrar Urano em Áries e Marte em Libra. Dona Lua ainda faz sextil a Júpiter e trígono a Quíron e a Vênus (fim da noite), formando um amplo Grande Trígono em Água. Dia intempestivo, cheio de instabilidade emocional e mental. Urano fica Direto à 01h52min. Difícil se chegar a qualquer consenso, quando cada lado tem interesses diametralmente opostos aos do outro. Ou se negocia e se faz ajustes, ou todos perdem e se quebram na batalha. É como um cruzamento super movimentado em que se precisa negociar ou o resultado é um desastre onde todos perdem. Em lugar de nos enrijecermos e recorremos a manipulações e jogos de poder, melhor seria nos colocarmos no lugar do outro, usarmos de empatia para cogitar como o outro se sente, pois só assim conseguiremos negociar de forma genuína, buscando soluções que sejam, de fato, pensadas para o todo e não apenas para favorecer a uns e outros. Por outro lado, é preciso que tenhamos clareza de nossas táticas porque negociar não quer dizer ceder para ser aceito ou para ganhar vantagens que serão cobradas depois. Tudo depende dos princípios de onde partimos: queremos mesmo uma solução honesta e justa para todos? Ou queremos apenas controlar e manipular? Queremos apenas levar vantagem e fazer prevalecer nossa vontade a qualquer custo? Ou concordamos com qualquer coisa só para nos livrar da pressão? Em termos mais práticos o dia fica cheio de dinamismo e favorável a atividades vigorosas que requeiram atitude e movimento.

A quadratura Lua-Marte fica completa na primeira hora do DOMINGO, com a Lua Canceriana ficando fora de curso depois de trígono a Vênus em Escorpião, à 01h38min e entrando em Leão às 8h31min. De Leão a Lua faz quincunces ao Sol e a Netuno e vira foco de um Yod, além de fazer também trígono a Saturno em Sagitário. Se o sábado tinha uma tensão aberta e deflagrada, o domingo traz uma tensão diferente, menos óbvia e, por isso mesmo, mais desconfortável e complicada de se lidar. Sentimo-nos encurralados e espremidos, sem saber direito pelo quê. Consciente e inconsciente estão desalinhados e pensamos em fazer algo para logo depois desisitr, desanimados e inseguros. Nossa alegria parece fora de lugar, parece ofender aos outros, que nos olham de soslaio ou criticam de forma velada. Assim, meio incertos de nós mesmos, ficamos inquietos e apagados, quando gostaríamos de brilhar e reluzir em todas as nossas cores. Consequentemente, talvez o próprio corpo seja contaminado com essa indisposição emocional, deixando o domingo sujeito ao imponderável, a impossibilidades inexplicáveis, porque aparentemente o caminho está aberto diante de nós, embora tenhamos receio de tomá-lo. O melhor que fazemos é mesmo tentar chegar à raiz destes sentimentos obtusos, procurando trazê-los à luz. Talvez não consigamos confrontá-los diretamente, visto que estão em nosso ponto cego, mas a disposição para tanto já nos fará um grande bem porque fortalecerá nossa integridade interior, assim, não temos que nos esconder nem desculpar por ser quem somos ou como somos e podemos nos dar ao luxo de nos aceitar, exatamente assim, com todas essas disparidades e idiossincrasias. E ainda ir para o mundo, cientes dos problemas e dificuldades, mas um pouco mais leves.

Desejo a todos uma ótima semana e um natal feliz, de paz, luz e muitas bênçãos!

Quem desejar fazer a Jornada das 12 Noites Sagradas, começarei na manhã do dia 25, na página no Facebook. A proposta das 12 Noites Sagradas é refletir sobre um dos signos a cada dia, do dia de Natal até a véspera do Dia de Reis. Entenda melhor aqui.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “A Semana Astrológica: Tempo de resoluções!

  • 24 de dezembro de 2015 em 13:33
    Permalink

    Oi, querida! Adorei o post. Ansiosa pelo ritual das 12 noites. …aguardo orientações. Li os sites recomendados e achei maravilhosa a proosta! As recomendações serão pelo Facebook mesmo? Um abraço!

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!