Solstício de Verão – Sol em Capricórnio

O Sol ingressou em Capricórnio às 02h47min de ontem, 22 de dezembro, marcando o Solstício de Verão no Hemisfério Sul e de Inverno no Hemisfério Norte. Último signo Cardinal da Roda Zodiacal, quando chegamos a Capricórnio, atingimos o ápice da escalada social, com seus símbolos de poder, status e prestígio, conquistados a duras penas com trabalho árduo, comprometimento, sacrifícios, renúncias, disciplina, estratégia, foco e muita paciência, além de uma severa observação dos códigos e limites sociais. A autoridade conquistada no discipulado, na feitura do processo sem pular etapas.

O Solstício de Verão marca o dia mais longo e a noite mais curta aqui do lado Sul e a Noite mais longa e o dia mais curto lá em cima, no Norte. É quando o Sol atinge a declinação mais meridional, ou seja a maior distância ao Sul em relação ao equador celeste, o Trópico de Capricórnio. A partir deste ponto ele começa a voltar em direção ao Equador. Assim, o Solstício representa um limiar, uma passagem entre mundos e estágios nos ciclos da vida. As energias são potentes, de transição. Sendo o signo Capricórnio um signo Cardinal, representa um tempo de ação, de tomada de atitudes e resoluções.

Em Capricórnio voltamo-nos para a vida no que ela tem de mais mundano: trabalho, regras e aceitação sociais, normas e costumes, poder estabelecido, tradição. É o tempo de assumir responsabilidades, de enfrentar a vida com realismo e pragmatismo, visando a construção de algo sólido e a manutenção das estruturas sociais que sustentam a vida em sociedade. Em Capricórnio também enfrentamos a mortalidade, o envelhecimento do corpo, a decadência das coisas, o tempo com suas regras imutáveis, implacáveis para ricos e pobres, poderosos e humildes. “A maior recompensa para o trabalho de um homem não é o que ele ganha com isso, mas o que ele se torna com isso” (John Ruskin) e é no trabalho que a cabra do Zodíaco se faz e se descobre indivíduo, além de ser sua escada para galgar a montanha do status e prestígio sociais que lhe são tão caros.

O mapa da Ingressão do Sol nos signos Cardinais marcam o tom dos acontecimentos para os três meses seguintes em termos mundanos e é utilizado em Astrologia Mundial para apontar as tendências políticas, econômicas e sociais do período. Eu não trabalho com Astrologia Mundial, nunca a estudei a fundo e definitivamente não a domino, mas vou dar o meu pitaco, porque este mapa me instigou.

Solsticio
Ingressão do Sol em Capricórnio, Brasília, 22 de dezembro de 2015, 02h47min

No mapa levantado para Brasília, temos os últimos minutos do signo de Libra Ascendendo no horizonte, sugerindo um período de negociações periclitantes, extremadas e intensas no cenário político-econômico. Vênus, a regente do Ascendente, está na casa 1, interceptada em Escorpião, como ponto focal de uma Pipa originada de um Grande Trígono de Terra, formado por Júpiter em Virgem, Plutão e Mercúrio em Capricórnio e Lua em Touro, que se opõe a Vênus. As negociações ficam mesmo muito difíceis e ocorrem em segredo, à boca pequena, e são baseados na manutenção do poder e do status quo – na verdade, há um tipo de “queda de braço”, um lado defende a manutenção e estabilização do quadro (Lua em Touro) e outro quer chutar o balde geral (Vênus em Escorpião), enquanto os outros assistem passivos para se definirem depois e se aliarem a quem ganhar a tal queda de braço. Embora a Lua, que representa as massas, esteja na 7, uma casa pública, ela se opõe a uma Vênus cheia de segredos em Escorpião e conversa com Júpiter em Virgem, que está cruzando os portais da casa 12 – realmente, tem muitos interesses e motivações obscuros e invisíveis em tudo isso e o povo (Lua em Touro) quer ver para crer. Mas Vênus em Escorpião não está interessada na manutenção de nada, ela quer mais é causar uma crise que precipite a resolução e o enfrentamento dos problemas, nem que seja à custa de sangue. Busca a eliminação e regozija-se sem culpa com a destruição e eliminação de seus desafetos. Embora esteja em queda e interceptada em Escorpião, Vênus é o Almuten deste mapa e nada aqui acontece sem a sua anuência. Além disso, está em recepção mútua com Marte, que está conjunto ao Ascendente em Libra, afastando-se da oposição a Urano e recebendo quadratura de Mercúrio em Capricórnio, ou seja, Marte está muito instável, uma bomba-relógio, mas os dois, Vênus e Marte, parecem ter uma conversa muda de apoio mútuo do tipo “tamo junto”, o que um resolver, o outro abraça, então Vênus conta com Marte no Ascendente para ser seu porta-voz e Marte em oposição a Urano não é exatamente um porta-voz diplomático, mesmo em Libra, até porque, está em quadratura a Mercúrio e torna-se um desastrado, portanto, há chances de mais episódios violentos e muitos tumultos e rebeliões à frente. Resumindo, há grande pressão das massas (Lua), que pode se expressar de forma violenta (Marte), mas também do poder monetário (Touro) – leia-se, banqueiros e grandes corporações – sobre essas negociações (Vênus) super tensas (Escorpião).

Mercúrio, por sua vez, está super articulado e conversa praticamente com todo o mapa. Faz trígono à Lua e a Júpiter, faz sextil a Vênus e a Quíron e ainda está conjunto a Plutão e foco da T-Square nascida da oposição Marte-Urano e também está Fora dos Limites do Sol, selvagem e imprevisível, atendendo apenas aos próprios interesses – é outro que quer “causar”, mas pode prestar um grande serviço ao trazer fatos obscuros à tona. Mercúrio-Plutão estão na 3, ambos conjuntos ao Fundo do Céu. Com toda esta ênfase, Mercúrio também é peça chave nos próximos meses, sugerindo que mais revelações bombásticas estão por vir, revelações que desestabilizam poderes e poderosos insuspeitos até então (Capricórnio) e que desestabilizam, por consequência, grandes corporações e a própria nação, já que o fundo do Céu é a base de tudo.

O Sol, o ponto mais importante deste mapa, também está na casa 3, das comunicações, mas está bastante isolado, fazendo apenas uma quadratura super ampla e fora de signo a Júpiter. Como autoridade máxima, não consegue se comunicar com ninguém, não consegue se fazer entender, não consegue ser ouvido, portanto, tudo parece acontecer à sua revelia, especialmente as negociações mais importantes. Saturno, o regente do Sol, está às voltas com Netuno em Peixes encarando um cenário de desintegração de suas caras certezas. E Mercúrio, seu porta-voz, está totalmente fora de alcance, pulou os muros do reino e debandou geral. Articula-se por conta própria e está se lixando para o Sol ou para o Reino – a imprensa e a mídia não estão interessadas na ordem ou na resolução de nada, querem defender seus próprios interesses e investem no caos, porque o caos lhes favorece. O Rei está só. E está enquadrado por Saturno e Plutão, ou seja, tem pouca mobilidade e lida com forças muito potentes, manipulação, controle e a ameça de demolição do reino e daquilo que o sustenta. Mas… Um planeta sem aspectos também é completamente imprevisível e pode se expressar de maneira extremada num piscar de olhos. A pressão de Saturno e Plutão pode despertar o instinto de sobrevivência mais primal da cabra, que então recorrerá a medidas drásticas e dramáticas para sobreviver. Portanto, o Rei está só, mas não está morto e em Capricórnio ainda tem poder, e muito. Pode parecer invisível, pode estar no ostracismo, mas tem. Com o Sol sem aspectos, Mercúrio Fora de Limites nessa T-Square, Marte no Ascendente em oposição a um Urano super ativado e ainda Vênus em Escorpião, qualquer coisa pode acontecer nos próximos três meses! Os dados continuam rolando.

Isso são apenas “pitacos” do que percebo como potenciais latentes. Não tenho pretensão de apontar o que vai realmente acontecer.

O Sol fica em Capricórnio de 02h47min do dia 22 de dezembro até 13h27min do dia 20 de janeiro de 2016.

Parabéns a todos os Capricornianos!!!

PS: A Semana Astrológica sai ainda hoje!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

One thought on “Solstício de Verão – Sol em Capricórnio

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!