As 12 Noites Sagradas

As doze noites Sagradas compreendem as noites que vão do Natal até o dia da Epifania do Senhor, o Dia de Reis. O Natal marca o nascimento do Filho do Homem, já a Epifania marca o nascimento do Filho de Deus. Remonta aos mistérios do cristianismo antigo e sua ligação com os 12 signos do Zodíaco e ainda à jornada santa que os Reis magos fizeram para ir encontrar o Menino Deus, guiados por uma estrela, astrólogos que eram. Neste período sagrado muitas bênçãos são derramadas, de acordo com a antiga tradição cristã, para aqueles que estão vigilantes. E de fato, é um período que tradicionalmente estamos mais meditativos e reflexivos, seja pelo tempo do Natal Cristão, seja pelo fim de um ano e início de outro. Em 1911 Rudolf Steiner, criador da Antroposofia, idealizou uma jornada meditativa para este período baseada nos 12 signos do Zodíaco. Não tive acesso aos escritos de Steiner ainda, então pesquisei em fontes diversas na internet, os sites e blogs estão relacionados ao fim do post (recomendo particularmente os áudios do site http://mirnagrzich.com.br/12-noites-santas/).

Steiner relaciona os signos com as três hierarquias espirituais, que se dividem em nove grupos de seres celestiais e que podem, inclusive, ser visualizadas nos portões sul da Catedral de Chartes, na França, uma catedral gótica do século XIII. Estas hierarquias são mencionadas em um manuscrito antigo atribuído a Dionísio, o Aeropagita, que teria fundado a primeira escola cristã esotérica na antiguidade. Primeira hierarquia: Serafins, Querbins e Tronos. Segunda hierarquia: Kyriotetes, Dynamis, Exusiai. Terceira hierarquia: Arqueus, Arcanjos, Anjos.

Eu não li o material de Rudolf Steiner. Conheci a proposta das 12 Noites através de mentores astrológicos e vou seguir essa proposta. Sempre quis fazer a jornada das 12 noites, desde a primeira vez em que ouvi falar dela, ainda na Inglaterra, em 2010. Fiz a Jornada pela primeira vez no ano passado e foi maravilhoso. Como a minha orientação é astrológica, vou focar nos signos, e a cada dia/noite trabalharemos um deles, refletindo sobre seus temas básicos, seus arquétipos e mitos e ainda uma meditação.

A proposta é vivenciar este período de forma profunda, aproveitando para meditar sobre os símbolos do Zodíaco e seus significados. A cada dia ou noite, escolha um horário em que possa se aquietar e meditar sobre isso, utilizando imagens, música, textos. Na sua meditação e vivência você pode expressar-se conforme sentir necessidade, através do desenho, pintura, escritos, dança, colagens, etc. O importante é entrar em contato com a energia do signo e vivenciá-la intensamente. A cada dia observe o que acontece e perceba que a energia do signo estudado se manifestará de formas diversas, é só estar atento. É importante observar os sonhos que ocorrerem durantes este período também, porque eles podem trazer mensagens preciosas.

A primeira vez que entrei em contato com a idéia das 12 Noites Sagradas foi através de Melanie Reinhart, ainda em Londres. Reinhart conduz um retiro anual em Bali cuja proposta é exatamente uma imersão nas 12 Noites e nos arquétipos zodiacais. Nunca tive o privilégio de ir, mas achei a idéia formidável!

No ano passado eu me atrapalhei um pouco com o processo. A jornada das 12 Noites Sagradas deveria começar na noite do dia 25 de dezembro e terminar na noite do dia cinco pra seis de janeiro. Meu Mercúrio retrogrado às vezes me prega peças e me pego perdendo o tempo das coisas, ou tendo um insight depois que a hora já passou. De qualquer forma, resolvi fazer mesmo assim e iniciei no dia 26 de dezembro, terminando no dia seis de janeiro, o Dia da Epifania do Senhor. E não é que este ano aconteceu exatamente a mesma coisa??? Precisei ficar fora de casa ontem o dia todo e quando voltei fui produzir o artigo da Lua Cheia e agora estou finalmente me concentrando sobre a Jornada das 12 Noites. Como não tive acesso aos textos originais, (ainda) isso é um aprendizado para mim, algo como “aprender a fazer fazendo”, o que na verdade funciona no meu caso, já que sou extremamente cinestésica. No ano passado foi maravilhoso, um trabalho insano de escrever um “textão” todos os dias, mais todas as pesquisas envolvidas e ainda escrever os textos normais semanais. Mas foi profundamente recompensador. Este ano, os textos estão prontos e vou acrescentar apenas a vivência de cada dia.

Então, neste ano convido você, mais uma vez, a me acompanhar nesta jornada Zodiacal Sagrada por 12 dias e noites. A cada dia publicarei no blog um texto sobre o signo do dia, com uma meditação. O leitor é convidado a fazer a meditação na hora que lhe for mais conveniente. O ideal é que seja pela manhã, para que você entre em contato com o arquétipo no início do dia e possa observá-lo conforme as horas passam. Você pode formular um ritual que o ajude a se centrar, utilizando velas, incenso, música suave (ou mesmo as músicas mundanas propostas ao fim do testo de cada signo) ou o que você considerar que favoreça sua meditação. Não há regras rígidas de como seguir. Ficarei muito grata se trouxerem feedbacks a respeito de suas vivências e eventuais manifestações concretas das meditações (desenhos, textos, etc).

battista agnese
O Zodíaco – Battista Agnese – Reprodução de Wikimedia Commons

Rudolf Steiner idealizou o processo começando por Peixes e indo em sentido anti-horário, ou seja, terminando em Áries. Grupos diversos que já trabalharam com o processo das 12 Noites Sagradas o iniciam de formas diferentes. Outros grupos preferem iniciar com Áries, o arquétipo primeiro da Iniciação. Ao contrário de Steiner, decidi começar com um signo Cardinal, o modo da iniciativa. E já que é dezembro, o signo de nascimento do Cristo conforme a tradição, achei por bem começar com Capricórnio, o signo da Cabra e que traz como um dos seus temas a redenção e a crucificação na matéria.

A programação das 12 Noites Sagradas é esta: 

25/12 – Capricórnio

26/12 – Aquário

27/12 – Peixes

28/12 – Áries

29/12 – Touro

30/12 – Gêmeos

31/12 – Câncer

01/01 – Leão

02/01 – Virgem

03/01 – Libra

04/01 – Escorpião

05/01 – Sagitário

Aguardo você aqui, dia a dia!

Sites e blogs pesquisados:

Melanie Reinhart

Prof. Edna Andrade em Festas Cristãs

Mirna Grzich – As 12 Noites Santas – Textos e áudios

Festivals and their meanings – Christian Lectures

The Twelve Holy Days

As 12 Noites Santas – Sabedoria Universal

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

error: Content is protected !!