As 12 Noites Sagradas: CAPRICÓRNIO e a Encarnação na Matéria

capricComeçamos nossa jornada com o signo de Capricórnio, porque seus temas são os temas do Cristo, a encarnação na matéria, numa experiência terrena e a posterior crucificação, obedecendo à vontade do Pai. Também porque é o signo vigente nos meses de dezembro e janeiro e um signo cardinal, que tem a energia do início. (Para entender o que são as 12 Noites Sagradas, clique aqui).

A Professora Edna Andrade diz sobre esta noite: “cai a noite e uma nova luz brilha no céu irradiando do signo de Capricórnio o degrau nesta escada espiritual e deste portal emanam para nós as forças espirituais dos Arcanjos. Os Arcanjos são denominados seres da luz. Rudolf Steiner os descreve na Ciência Oculta como aqueles seres que durante a evolução acordaram ao enxergar o seu próprio reflexo no exterior. Quando eles doaram sua própria essência esta sua essência era a própria luz que irradiou para os quatro cantos do universo. A luz dos arcanjos é representada hoje em nós pela nossa inteligência que irradia para o meio ambiente e torna consciente para nós mesmos e para o mundo a nossa própria existência.”

“Os arcanjos se tornaram na evolução guardiões da inteligência cósmica com a missão de proteger o amor divino contido nesta inteligência que criou e transformou tudo em sabedoria para o bem de todos “.

“Nesta Noite Santa recebemos através do Portal da Constelação de Capricórnio os impulsos dos Arcanjos para o fortalecimento da nossa personalidade através da expansão da luz e autonomia da nossa inteligência”. (1)

Para começar nossa reflexão sobre Capricórnio, exploramos um pouco a psicologia, os mitos e associações deste signo, além das imagens, e depois fazemos uma meditação. Conforme disse no primeiro post, não montei um roteiro fixo e a experiência vai se fazendo conforme formos caminhando juntos.

Capricórnio é signo de TERRA CARDINAL. É FEMININO, NEGATIVO, PASSIVO, YIN. É o signo da Cabra ou Cabrito, o animal que sobrevive em regiões inóspitas, pedregosas, montanhosas – é a Terra mais densa, na forma cristalizada da rocha e da pedra. A montanha, aliás, é um de seus símbolos, pois representa exatamente o topo do mundo, o lugar aonde a cabra deve chegar, devagar e sempre. A montanha é também uma analogia que usamos para falar da Casa 10, a casa natural de Capricórnio no mapa astrológico e representa o ponto mais alto deste mapa, a culminação da experiência mundana, daí suas associações com a carreira, status, papel social e imagem no mundo.

Orientado para a hierarquia, a missão principal de Capricórnio é desenvolver autoridade, até que se torne uma ele próprio. Nesse processo do desenvolvimento da autoridade ele vai se definindo e descobrindo seu papel na sociedade, estabelecendo fundações e estruturas que durem e resistam ao tempo. Regido por Saturno, tem temperamento estoico e tem poucas ilusões a respeito da vida, sabendo desde cedo que o trabalho é sua jornada básica. “Não existe almoço grátis”, diz a cabra, sem ilusões, já preparada para enfrentar a vida como ela é, sem fantasias do que poderia ser, sem ficar devaneando “e se…”. “E se” for possível, a cabra vai atrás, simplesmente, não vai ficar matutando. Ou vai ou não vai, não perde tempo com “inutilidades”, até porque, para a Cabra, mais do que para qualquer outro signo, Tempo é dinheiro, e mais do que isso, é moeda preciosa e rara que não deve ser desperdiçada com tolices e sonhos vãos e inalcançáveis. Se é possível escalar a montanha, então ela o fará, decidida e determinadamente, com um planejamento estratégico de longo prazo, com calma e perseverança, sem jamais desistir. Que montanha e essa que ela tanto quer escalar? Ora, a Montanha do Sucesso, da autoridade, da hierarquia, do poder, da presidência da empresa, da presidência de qualquer entidade que seja símbolo de poder temporal ou mundano.

Capricorn2
Iconografia medieval – Wikimedia Commons Reprodução

Sue Tompkins (2), astróloga inglesa, nos lembra que Capricórnio provê e simboliza o tecido, a estrutura e a espinha dorsal da sociedade, por isso fica muito à vontade com o Poder Estabelecido e defende o STATUS QUO com unhas e dentes porque os valores da tradição, da moral e dos bons costumes são os valores que norteiam e dão sentido à vida. Sim, a Cabra é extremamente conservadora e vai sempre defender a manutenção das coisas como elas são, optando por aquilo que já foi testado e que resistiu ao tempo. Assim, Capricórnio aprecia coisas de grande valor monetário e de indiscutível aceitação e aprovação social. Coisas em que se pode investir sem medo, como terra e propriedades, ouro, empresas sólidas que ofereçam garantia do investimento feito.

SONY DSC
Capricórnio – Vitral da Catedral de Chartres, Chartres, França – Reprodução de Wikimedia Commons

Como signo de Terra, é prático, objetivo, extremamente cauteloso e está profundamente sintonizado com o princípio da REALIDADE. Vibra afinado com a Lei, a ordem, as regras e convenções sociais. Tem respeito e admiração pelos mais velhos e pela EXPERIÊNCIA. Não teme a velhice, mas se prepara para ela com cuidadoso planejamento e, aliás, se a juventude foi dura e difícil devido à escassez e às longas horas de trabalho árduo, na velhice a Velha Cabra aprende, finalmente a relaxar e a gozar a vida, com tudo o que ela tem de bom.

Deutsche Fotothek Astrologie & Sternzeichen & Kalender
Deutsche Fotothek Astrologie & Sternzeichen & Kalender – Reprodução de Wikimedia Commons

DISCIPLINA, paciência, organização, planejamento, eficiência, ORDEM são conceitos muito caros para Capricórnio, qualidades que este signo vem desenvolver com maestria, até se tornar uma autoridade e uma referência destes valores que tanto defende. Almeja o respeito e o prestígio social tanto quanto uma conta bancária recheada, portanto, reconhecimento têm que vir junto com promoção e aumento no contra-cheque, manifestações concretas de que ele está no caminho certo. Não me venha com tapinhas nas costas porque isso não enche a barriga nem a conta-corrente de ninguém! Até porque é um signo que trabalha feito burro de carga, renunciando a horas de lazer, sacrificando o convívio com a família para atingir seus objetivos. Provavelmente o mais ambicioso signo do Zodíaco, não mede esforços para chegar ao topo da hierarquia que ele resolveu escalar, seja comercial, militar, eclesiástica, política, mundana… Qualquer que seja a área, ele irá se destacar, e o TRABALHO é a sua forma de chegar lá! Para isso ele é tão abnegado, submetendo-se a um estilo espartano de vida, renunciando a um prazer imediato, em nome de algo que seja mais duradouro e compensador no futuro.

Leiden University Library Website
Autor Desconhecido – Leiden University Library Website – Wikimedia Commons

Nesta escalada rumo ao topo, um dos grandes pecados da Cabra, quando negativa, é usar as pessoas como degraus para atingir seus objetivos, assim, pode se tornar inescrupulosa, interesseira, fria e implacável. Se dividida afetivamente entre o amor de alguém comum e a possibilidade de subir na vida representada por outro partido mais, digamos, promissor, a cabra provavelmente negará os apelos do próprio coração e optará por aquilo que lhe oferecer maior segurança, poder, prestígio e a inserção nos altos círculos sociais. Claro, estamos falando de estereótipos e nenhum indivíduo é um estereótipo!

SEGURANÇA é palavra-chave para Capricórnio e ela a persegue sem descanso, e segurança aqui é assumidamente material. Esse anseio por segurança nasceu nos anos de grande dificuldade, enquanto estava crescendo em meio à escassez de recursos, por isso ela prometeu a si mesma que jamais passaria necessidades de novo. Às vezes a escassez não era material. Às vezes a Cabra nasceu num lar rico e abastado e a escassez aqui é de calor e afeto e ao buscar a aprovação e atenção dos genitores, deparou-se com sua ausência ou mesmo com o que percebeu como frieza. Assim, muito cedo decidiu que jamais dependeria de ninguém para nada, nem no plano material nem no emocional, buscando com imensa persistência ter AUTONOMIA, AUTOSSUFICIÊNCIA, independência emocional e financeira.

RR5110-0045R
Reprodução de Wikimedia Commons

Capricórnio tem um ar de dignidade e classe e mesmo quando sem muitos recursos – Capricórnio é geralmente muito enfatizado em mapas de pessoas que começam do zero, muito pobres e que constroem verdadeiros impérios – tem um feeling para as coisas boas e de valor, assim, você jamais a verá em liquidações  – a não ser que seja da Harrod’s ou de qualquer grife famosa, claro, porque ela também tem um senso de economia muito acurado e odeia desperdiçar dinheiro! – porque este signo prefere comprar uma única peça de qualidade, classuda e que dure bastante a comprar vários itens da moda, que ele só usará uma vez. Ele odeia coisas “datadas”!

Angera castle ( Varese ). Hall of Justice - Fresco showing Saturn, flanked by Aquarius and Capricorn.
Castelo Angera (Varese). Sala da Justiça – Afresco mostrando Saturno, flanqueado por Aquário e Capricórnio – Reprodução de Wikimedia Commons

CONTROLE é outra de suas palavras-chave e ela fica realmente enlouquecida quando sente que algo foge do seu comando. O controle vem, de novo, da necessidade de segurança e ordem e é uma maneira de se defender do caos do mundo, por isso também a hierarquia é tão importante porque lhe diz quem é quem e qual é o lugar de cada um na ordem das coisas. Quando isso está em grande desequilíbrio, ela pode se tornar uma obcecada por controle, mandando na vida de todos ao redor de forma ditatorial e tirânica, como se só ela soubesse das coisas. No fundo, ela morre de medo de ser ineficaz, de não ser obedecida, de ter que lidar com o caos do mundo. Mas essa necessidade absurda de controle pode comprometer, e muito, as relações, não só as afetivas, mas as relações em geral, porque ninguém gosta de se sentir comandado e tratado como criança o tempo todo, e, em última instância, controlar os outros denota uma profunda falta de respeito pelas suas capacidades e vontades, assim como um medo colossal de ser abandonada e deixada só.

Eremita_thumb3
O Eremita, Arcano IX do Tarô – Reprodução

Capricórnio é o signo do VELHO e Liz Greene (3) o associa  com o tema do Sacrifício do Rei, que deve ser morto para que a terra volte a ser fértil. Ele aparece em várias mitologias, como o deus Sabazius, uma variante de Saturno, como Osíris no Egito e como o próprio Cristo, Filho de Deus, que deve encarnar como homem e ser crucificado para redimir a humanidade. O Cristo, como outros redentores, nasce por volta do Solstício de inverno (Hemisfério Norte), assim como Mitras, Tamuz, Adônis e até mesmo o Rei Artur. No inverno a terra descansa, pois está devastada. Capricórnio é o Rei doente da lenda do Graal. É pregado numa cruz, a árvore da matéria, a cruz que representa a experiência humana da encarnação e da vida material. Assim, Capricórnio cresce estranhamente consciente de que sua liberdade é restrita, mas internamente dividido entre as imagens do Puer (o arquétipo da Criança Divina que nunca cresce) e do Senex (o arquétipo do Velho). Abraça a responsabilidade cedo, numa vida que parece não lhe permitir ser criança plenamente. “Freqüentemente Capricórnio caminha disposto para esse cativeiro, embora outras alternativas possam estar abertas para ele. É como se ele buscasse e acolhesse esse destino, por motivos obscuros e geralmente inconscientes”, diz Liz Greene.

saturno devorando seu filho 1
Saturno devorando seus filhos – Peter Paul Rubens – Domínio Público – wikimedia Commons

O Pai é o ogro, é o Pai Terrível, representado por Saturno, cujo abraço só será dado se o filho tiver cumprido seus difíceis deveres. Mas o filho, embora magoado, parece ter uma estranha sintonia com este pai impiedoso. E ela cita Joseph Campbell em o Herói de Mil Faces (4): “o ogro aspecto do pai é um reflexo do próprio ego da vítima, derivado da cena de berçário que foi deixada para trás, mas projetada depois; e a idolatria fixa dessa coisa não pedagógica é em si mesma a falha que mantém a pessoa imersa no senso de pecado, prevenindo o espírito adulto de uma visão mais realista e equilibrada do pai, e conseqüentemente, do mundo. Expiação consiste em não mais do que o abandono desse auto gerado monstro duplo – o dragão que se imagina ser Deus (o superego) e o dragão que se imagina ser o Pecado (o Id reprimido)… Deve-se ter fé de que o Pai é misericordioso e confiança nessa misericórdia”.

Para Capricórnio, aceitar os limites da realidade e as responsabilidades de uma vida mundana é como um rito de passagem. E por incrível que possa parecer, essa aceitação do próprio “destino” pode ser também profundamente libertadora, porque se para de brigar com a vida, e os ideais, como representados pelo espírito do Puer, podem ser manifestados, mesmo que de forma imperfeita. Sintomaticamente, Capricórnio rege os joelhos, que simbolizam nossa capacidade de nos humilharmos, de ceder e de nos render diante de algo maior que nós. Ajoelhar-nos é o que fazemos nos templos, ou nas nossas orações, como sinal de humildade diante da divindade. E a cabra resiste o quanto pode a finalmente cair de joelhos e se render diante do Pai. Junto com Saturno, Capricórnio também rege, no corpo, os ossos e todas as articulações, os dentes, as cartilagens e a pele, que é o órgão  que delimita e separa o indivíduo do resto do mundo. AS doenças de Capricórnio estão ligadas a todos esses órgãos, como calcificações, artrites, reumatismos, endurecimento e rigidez de ossos e tecidos; fraturas, quedas, erupções, espinhas e doenças de pele em geral; cárie e perdas dentárias.

O tema da Crucificação é, pois, extremamente relevante para Capricórnio, seja homem ou mulher. A cruz é o símbolo da encarnação na matéria com todos os seus limites. A crucificação é basicamente aceitar a vontade do Pai, encarnar e viver a experiência da carne, do homem, e depois ser sacrificado para redimir este mesmo homem. Não é isso que se ouve com freqüência de muitos Capricórnios? O sacrifício, o martírio?

O conflito Puer-Senex é básico e comum também aos signos de Sagitário e Gêmeos, que neste caso vivenciarão o lado do Puer, enquanto o Capricórnio experimenta o Senex.

James Hillman, no seu livro sobre o Puer (5) cita esta oração extremamente contraditória a Saturno, que data do século dez:

“Ó Mestre de sublime nome e grande poder, supremo Mestre; Ó Mestre Saturno: Tu, o Frio, o Estéril, o Enlutado; Tu, cuja vida é sincera e cuja palavra é certeira; Tu, o Sábio e o Solitário, o Impenetrável; Tu, cujas promessas são mantidas; Tu, cujo oficio te fragiliza e extenua; Tu, que tens as maiores responsabilidades, que não conheces nem alegria nem prazer; Tu, o velho e astuto, Mestre de todo artifício, enganador, sábio e prudente; Tu, que trazes prosperidade ou ruína e fazes os homens felizes ou infelizes! Eu te suplico, ó! Pai Supremo, pela Tua grande benevolência e Tua generosidade, a fazer-me o que peço…” (5)

saturnalia
Saturnália – Reprodução de Wikimedia Commons

E então o pedinte apresentava seus pedidos. Nesta oração está contida a grande contradição que é o próprio Saturno, o Grande Mestre, que presidiu a Era de Ouro, uma era de grande abundância e a Saturnália, um festival de grande licenciosidade que durava cerca de três dias, onde todos os limites eram deixados de lado e se podia dar vazão a instintos e vontades. Um festival que coincide com o período do Natal Cristão.

IMG_0034
Saturno – Maria Eunice Sousa

A cornucópia é um dos símbolos associados a Saturno, exatamente por causa desse período. A idéia da cornucópia, que era, na verdade, um chifre, vem de outro símbolo associado a Capricórnio, a cabra-peixe, um das imagens mais antigas associadas a este signo. A Cabra-Peixe é associada com Almatéia, uma ninfa-cabra que amamentou o infante Zeus no Monte Dicte, quando sua mãe Rhea o escondeu de seu pai Cronos-Saturno, para que ele não o devorasse. O próprio Cronos era chamado a Cabra Velha, e um deus da fertilidade. Por sua grande generosidade e cuidados, Zeus colocou a imagem de Almateia entre as estrelas e pegou um de seus chifres e transformou na Cornucópia da Abundancia, que está sempre cheia do alimento ou bebida que o dono desejar. A Cabra-peixe também aparece nos mitos sumérios, onde era chamada de Deus Ea, que depois se tornou Oannes em grego e, finalmente, João.

Essa contradição da figura do Mestre Saturno permeia a vida de Capricórnio, e o pai que é terrível, que escraviza e destrói o filho, é o mesmo pai que oferece a salvação. Não é essa a história de Jesus? Ele nasce e morre para atender à vontade do Pai e em dado momento chega mesmo a pedir, “Pai, afasta de mim esse cálice!”

Assim, Capricórnio reclama, reclama, mas abraça seu destino com disposição e compromisso. Assim como o Cristo, em Capricórnio encarnamos para a experiência da vivência na carne, na realidade terrena. Meditemos sobre isso, sobre a experiência do espírito encarnado na matéria limitada. A casa no mapa natal em que temos Capricórnio é onde vivemos com essa disposição.

A Sombra de Capricórnio está relacionada, entre outras coisas, com o signo oposto, Câncer. Enquanto Câncer representa a Mãe em seu carinho, nutrição e proteção, Capricórnio representa o Pai severo, que empurra o filho para o mundo e o obriga a cortar o cordão umbilical, a crescer e amadurecer. Câncer gostaria de se manter eternamente bebê, dependente e agarrado às saias da mãe. Câncer precisa dos outros e Capricórnio diz que não precisa de ninguém, negando a si mesmo a admissão dos próprios sentimentos. Assim, ao negar os vínculos e os sentimentos, Capricórnio se torna fria e projeta em Câncer todas as suas dependências e necessidades emocionais não admitidas, porque são vistas por ela como sinal de fraqueza, porque ela acha que sentir a tornará vulnerável, uma molenga sentimental. Capricórnio acha que os sentimentos a tornarão suscetível e a afastarão de seus objetivos mundanos de chegar ao topo da montanha do poder, por isso ela tem no lugar do coração uma pedra, para se proteger não só dos outros, mas principalmente, dos próprios sentimentos, essas coisas primitivas e incontroláveis. Ela também se endureceu porque provavelmente amou muito alguém quando jovem e foi desapontada e então resolveu que sentir não era bom. Assim, muitas vezes a Cabra se casa com alguém que, mais do que amor e afeto, ofereça segurança e projeção social. Amor? Isso é para os sentimentais!

Mas a Sombra da Cabra, essa criatura tão realista e estoica, também está relacionada a todas as fantasias e sonhos que ela jamais ousou sonhar, a todas aquelas emoções e sentimentos primitivos e reprimidos que ela resolveu negar por questões práticas e de segurança. A todos os “e se…” da vida. Assim, a Cabra tem grande dificuldade em lidar com os chamados “sonhadores” e visionários, aquele povo pouco realista que não realiza nada, aqueles crédulos que acreditam em todo mundo e acabam sendo enganados. Aqueles artistas loucos, que se alimentam de fantasias e nunca pagam as contas em dia e que provavelmente acabarão abandonados num asilo quando estiverem velhos, porque não planejaram o futuro. Como ela é cética e não acredita em nada nem ninguém, a sombra também pode esconder um fanatismo absurdo, um moralismo militante, que busca enquadrar a tudo e a todos dentro de seus critérios de Lei e Ordem e ao fazer isso, no fundo, ela está tentando enquadrar os próprios instintos menos civilizados e selvagens, que ela tenta, a todo custo, extinguir. Quando se torna religiosa, é do tipo que venera um Deus Javé, um legislador severo que pune a todos os pecadores. Entretanto, como já sabemos, a Sombra jamais será extinta, e quanto mais tentarmos reprimí-la, mais zangada e poderosa ela se tornará e é quando vemos aqueles casos escandalosos de grandes pregadores de “moral ilibada” pegos, literalmente, de calças curtas, transgredindo de forma vexatória todos os valores que defendem com tanto fanatismo. E haja culpa e auto-flagelação para se retratar diante de si mesmo e de toda a sociedade cuja aprovação tanto se preza… Mas Capricórnio precisa aprender a integrar essa Sombra, precisa olhar para si e reconhecer essas facetas de si mesmo, para finalmente se perceber como humano e capaz de ter sentimentos e instintos menos nobres, capaz de errar como todo mundo. Precisa admitir a própria vulnerabilidade e pedir ajuda. Abrir mão do controle. Só assim se sentirá realmente redimido e merecedor da misericórdia do Pai.

As figuras arquetípicas relacionadas a Capricórnio são:

A Autoridade, O Velho, O Trabalhador, O Magnata, O Empreendedor, O General, O Tirano, O Ditador, O Alpinista Social, O Eremita, A Polícia, A Prisão, A Cruz, A Montanha, O Deserto

Agora, gostaria que você me acompanhasse numa meditação que o fará entrar em contato com Capricórnio dentro de você, de acordo como aparece no seu mapa.

Primeiro, olhe as imagens associadas a Capricórnio: a cabra-peixe, o próprio símbolo que parece um “V” com um rabinho, a montanha, a imagem de Saturno…

Olhe e fixe essas imagens e deixe que elas conversem com você.

Contemple o sentido da frase: “Perdido estou na luz sobrenatural, ainda assim, eu viro as costas para essa luz. E a Palavra diz: deixe a ambição governar e deixe a porta abrir-se completamente” (7)

Quando estiver pronto, faça esta meditação, inspirada numa meditação orientada por Howard Sasportas (8)

OBS: A qualquer momento, se sentir qualquer desconforto, receio, mal estar, abra os olhos imediatamente e interrompa o processo!!! Respire fundo e sinta os pés firmes no chão e vá fazer qualquer outra coisa que o deixe confortável.

Saturn
Saturno – Maria Eunice Sousa

Feche os olhos e faça um exercício respiratório de relaxamento. Gradativamente, solte os pés, pernas, coxas, quadris, tronco, ombros, braços, pescoço, cabeça… Até que você esteja completamente relaxada/o. Então, visualize uma montanha à sua frente; perceba seus detalhes, o que ela lhe inspira, perceba se é grande ou pequena, se tem vegetação ou não, etc. Aos poucos comece a subir essa montanha. Não precisa ter pressa, nem forçar nada. Vá devagar e sempre, conforme seu ritmo. Observe o caminho, aspire e inspire o ar puro da montanha. Até que você finalmente chega lá no topo. Sinta a sensação de chegar ao topo em cheio, curta e se congratule por isso. Explore os arredores e veja, ao longe, uma construção. Aproxime-se. Observe como é a construção: é uma casa? Um prédio? Um castelo? Do que é feito? Qual o aspecto geral da construção? Bonita, feia, aconchegante, fria, sólida… Chegue mais perto e veja que há uma inscrição acima da porta que diz: “Casa de Capricórnio”. Bata palmas ou bata na porta e aguarde. Veja se sai alguém. Quem é? Qual a impressão lhe passa? Está feliz, triste, zangada… Não a julgue. Perceba a sensação geral que a figura lhe passa, se ela quiser falar, deixe que faça isso. Faça a ela três perguntas: “o que você quer? Do que você está precisando? O que você me oferece?” Escute o que ela tem a lhe dizer atentamente. Se sentir vontade de dizer algo mais a ela, faça-o, com respeito. Quando estiver pronto, agradeça, despeça-se e deixe que ela volte para dentro da casa. Diga adeus à casa, à montanha, e lentamente comece a descer a montanha, até chegar ao ponto inicial. Abra os olhos e se tiver vontade, escreva, desenhe, ou fale para alguém sobre a vivência. Se quiser, ouça estas músicas e se você lembrar de alguma que se encaixa nos temas Capricornianos, comente aqui.

O signo de Capricórnio também está associado às nossas metas mundanas de longo prazo. sejam elas relacionadas oa trabalho e à carreira ou a aquisições materiais e de segurança, ao planejamentos que visam ter uma velhice tranquila e confortável. Assim, tendo registrado a experiência e vivência da meditação de Capricórnio, você é convidado a traçar suas metas para o próximo ano, para 5 anos, 10 anos e assim, sucessivamente. Da região de Capricórnio os espíritos e Arcanjos lhe trarão a DETERMINAÇÃO e a PERSISTÊNCIA para alcançar suas metas!

Músicas para Capricórnio:

Osvaldo Montenegro – Aos Filhos de Capricórnio:

Alceu Valença – Solidão:

Simon & Garfunkel – I am a Rock:

Queen – Somebody to love:

Dolly Parton – 9 to 5

Madonna – Material Girl:

Janis Joplin – Mercedes Benz:

Cazuza: https://www.youtube.com/watch?v=OWvC87D8VHU

Bellatores – Capricórnio:

The Police – Spirits in a material world:

Kiss – C’amon and Love Me:

Capricorn – 30 Seconds to Mars:

Chitãozinho e Xororó – Evidências

Capital Inicial – Marte em Capricórnio:

Bruno e Marrone – Coração de Pedra (Essa daqui seria Câncer se lamentando do Capricórnio):

(1) Edna Andrade – Festas Cristãs

(2) Sue Tompkins – The Astrologer’s handbook

(3) Liz Greene – A Astrologia do Destino – Este texto é baseado principalmente neste livro, capítulo Mito e Zodíaco.

(4) Joseph Campbell – O Herói de Mil Faces

(5) O Livro do Puer – James Hillman – Ed. Paulus

(6) Liz Greene, Astrology for Lovers

(7) Alice Bailey ‘Esoteric Astrology’, Lucis Press 1951, p. 653

(8) Howard Sasportas – As subpersonalidades e os conflitos psicológicos

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

11 thoughts on “As 12 Noites Sagradas: CAPRICÓRNIO e a Encarnação na Matéria

  • 26 de dezembro de 2015 em 17:41
    Permalink

    Tive muita dificuldade em subir a montanha, não saia do lugar, era muito ingreme e seca. Apaguei. Alguem tentava me fazer olhar um objeto, acho que era uma carta. E eu recusava. Acordei aqui no chão com o som do meu gemido, quase um choro. Tentei me concentrar de novo e já estava no alto, a casa era pequena de madeira escura. Um comodo só e parecia uma chaminé no alto. Bati palma e desci correndo a montanha sem esperar nada, nem me despedir. Aguardarei o sonho.

    Resposta
    • 26 de dezembro de 2015 em 21:38
      Permalink

      É assim mesmo, Evelise, alguns signos são mais difíceis. Guarde o que apareceu. Essa carta parece conter alguma mensagem importante, mas talvez você não esteja pronta para assimilá-la. Lá dentro existe calor humano, um espaço aconchegante e convidativo. Confie nisso! Fique atenta!
      Muito obrigada por compartilhar!
      😀

      Resposta
      • 27 de dezembro de 2015 em 15:01
        Permalink

        Hoje me vi em uma reunião familiar que há muito não me dispunha a ter. Foi em uma casa simples mas com conforto e amor que não consigo descrever. Meu coração transborda!

    • 27 de dezembro de 2015 em 02:51
      Permalink

      Minha montanha está num lugar com uma vegetação admirável, mas ela é branca, lisa e de gelo, me lembrando as pirâmides do Egito. Apesar da subida ser dificultada por ser muito lisa, empurro o pé e termino fazendo degraus. Não dei muita importância ao topo, gostei de ver a vegetação majestosa rodeando a montanha. Olhei e vi uma casinha de troncos e tijolos, aconchegante, com chaminé e fumaça branca, indicando que estava habitada. Me atendeu uma senhora gorducha, cabelos totalmente brancos e bochechas rosadas e simpáticas. Me ofereceu café com bolo e observei que no fogão uma panela cozinhava algo. Nas três perguntas as respostas foram as mesmas: amor, amor e amor. Não lembro da conversa nem de como voltei. Só lembro que chorei muito desde que ví a montanha branca, alta e gelada,achei horrível e triste. Foi tudo muito forte e ainda choro, mas vou ver o que ainda
      acontece.Bjs

      Resposta
      • 27 de dezembro de 2015 em 11:29
        Permalink

        Que visão linda, Elcy! Talvez isso queira mostrar que o exterior é uma montanha gelada e solitária (aquilo que você mostra aos outros à sua volta?) Alguém imponente, autossuficiente. Mas lá no fundo, no interior, tem uma pessoa afável, meiga, nutridora e muito humana. Uma alquimia está acontecendo, representada pela panela cozinhando algo no fogão. Uma transmutação está acontecendo para derreter todo esse gelo aparente e mostrar a verdadeira “cozinheira” que nutre a alma. Linda vivência. Leve essa cozinheira gorducha com você! Acho que ela tem muito a lhe ensinar. Profunda gratidão por compartilhar sua vivência aqui! 😀

  • 27 de dezembro de 2015 em 13:25
    Permalink

    Meditações e visualizações são sempre um desafio pra mim, que sou disperso por natureza. Mas fiz. Relaxei. visualizei a montanha, com muitas pedras e muito verde, uma estrada de chão marrom que daria bem para passar um carro sobe em espiral até o topo. Verifico que não há marcas de carro no chão. A paisagem em volta são montanhas e morros verdes de vários tons, alguns lagos perdidos pelo meio. Chego num topo que me parece familiar, embora não lembre. Faço um esforço sobrenatural para visualizar alguma casa ou construção… nada.. vejo uma única grande árvore, e sob ela uma cabana de três paredes, feita de bambu, talvez.. forro de palha.. dentro.. um bode.. que só me olha.. não identifico nenhuma emoção, ele apensa me olha.. faço as perguntas mentalmente.. apenas me olha.. Desisto da meditação e recomeço mais tarde… Tudo de novo, igual.. mas ao me aproximar da cabana, já fazendo as perguntas, me vejo lá plantando flores em volta da casa, por dentro, como se algo me dissesse para arrumar e enfeitar essa casa. Só. E bode só me olha. Mais nada. Gratidão tbm por compartilhar essa experiência. Obrigado!

    Resposta
    • 27 de dezembro de 2015 em 15:13
      Permalink

      Muito obrigada pela sua partilha, Severino! O bode é o próprio arquétipo de Capricórnio se manifestando para você. Não é essencial que exista uma casa. Aparece uma cabana simples, talvez indicando que você seja uma pessoa de alma simples e descomplicada. Não há marcas de pneus ou outras pegadas, porque este é um lugar íntimo, onde somente você pode chegar. Mesmo que não tenha estado lá antes, o lugar vai ser familiar, afinal, é o seu recanto sagrado, então, você já o conhece. Você planta flores, isso é um bom sinal, quer dizer que está cuidando da sua alma, de si mesmo. Está nutrindo e enfeitando a própria vida interior! Realmente, uma linda jornada! Cuide desse bode, ele sabe das coisas! Toda gratidão, Severino! 😀

      Resposta
  • 27 de dezembro de 2015 em 21:24
    Permalink

    Na minha meditação eu subi a montanha na forma de uma cabra. Só me tornei humana qdo cheguei ao topo da montanha. A vista era maravilhosa. Senti muita paz. Eu enxergava o mar e as ondas batiam num rochedos enormes. Era um dia de sol e a casa que avistei era de madeira bem simples. Uma senhora simpática me recebeu e me ofereceu chá. Ela abriu um baú antigo e retirou um saco cheio de moedas de ouro e me entregou dizendo: “vá e não cometa o mesmo erro que eu. Esse é meu presente pra você. Procure a sua montanha mas não esqueça do principal: compartilhe sua vida. Tenha companhia. De que adianta essa vista linda se não tenho com quem dividir? ”
    Dessa forma, agradeci emocionada e me despedi daquela senhora. Quando “acordei” me sentia aliviada e feliz. Lembrei da sombra de Capricórnio. Da obstinação pela aquisição dos bens materiais e de status. Era esse o desafio. Aquela senhora sentia-se no fundo muito infeliz. …meu coração se encheu de amor e logo eu adormeci.

    Resposta
  • 15 de dezembro de 2017 em 19:27
    Permalink

    Eu estou em êxtase com tudo que tenho lido aqui Maria Eunice…eu que sou uma virginiana que domina o poder e a eloquência das palavras, não encontro nada que faça jus à tanta iluminação. Gratidão por sua existência. Apenas gratidão por todo o entendimento que obtive acerca da perda de um grande amor regido por Capricórnio. Paz e luz a todos!

    Resposta
  • 1 de janeiro de 2018 em 14:01
    Permalink

    Eu li as instruções de meditação e fui para meu quintal tomar banho de chuva realizar o ritual. Minha montanha era densa e verde, apenas os flamboyans vermelhos estavam florescendo. Apesar do céu está aberto e a temperatura amena, o solo era muito irregular e me pedia muita atenção ao caminhar. Quando voltei para minha mesa de estudos, escrevi uma poesia. Sou taurina com ascendente em aquário e lua em capricórnio. Tenho muitas dificuldades com minha mãe, ela é a montanha que preciso escalar. A poesia que fiz é essa:

    Tudo o que me toca eu também quero tocar.
    Seja pelo tato ou pela sensação que posso causar.
    Poeira é o encontro da terra com o ar.

    Ao tocar eu transformo.
    Como me chega não é como eu retorno.
    Se não transmuto, contorno.

    Há algo que não pode ser tocado nem tampouco desvendado.
    Estes são os sentimentos e as emoções
    Guardadas e camufladas em minhas canções

    O lado escuro da lua é o que mais me ilumina
    Pois eu não sou filha dela e nem sou sua cria
    A casa dela não é meu domicílio
    Quando eu nasci ela estava em exílio

    Hoje a noite ela vem cheia e em sua residência
    Vou cuidar de minhas emoções e evitar a decadência
    Meu corpo está fechado
    Meus sentimentos em resiliência

    Sou Letícia, hoje é noite de lua cheia em câncer.

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!