A Semana Astrológica – Adeus Ano Velho! Bem Vindo, Ano Novo!

Semana de 27 de dezembro a 03 de janeiro – E viva o ano Novo!

E… Acabou-se o ano! A maioria de nós se volta para o futuro, perscrutando-o e inquirindo o que o novo ano nos trará… Queremos um ano melhor, claro! Mas eu lembro da tirinha da Mafalda: o ano também espera que as pessoas sejam melhores. Para combinar com esse clima de despedida e encerramentos esta última semana do ano traz a Lua Minguante, ocorrendo em Libra e colocando grande ênfase na limpeza dos relacionamentos. Chega de repetir padrões e de continuar reclamando de ter “o dedo podre” – Urano está aí para nos ajudar a dar uma guinada nesta história!

Mas a semana traz muitas novidades! Os três planetas pessoais mudam de signo, indicando uma mudança sutil nas nossas interações, na comunicação e na nossa ação executiva: Mercúrio ingressa em Aquário no sábado, 2, já desacelerado, se preparando para ficar retrógrado no dia cinco de janeiro – Mercúrio entrou na zona sombria de retrogradação no dia 19 de dezembro. Volta a Capricórnio no dia 08/01. Vênus torna-se mais livre e aventureira ao entrar nos campos abertos de Sagitário na quarta-feira, 30, onde fica até o dia 23/01, quando ingressa em Capricórnio. Marte se despede do bom-mocismo de Libra para se tornar empoderado em Escorpião no domingo, 3, ingressando em Sagitário somente no dia 06/03. Com certeza são mudanças bastante perceptíveis no dia a dia, especialmente a de Marte, que afeta tanto a expressão da nossa autonomia e assertividade. O trânsito de Marte por Escorpião é bastante significativo, porque além de exaltado na própria casa, Marte vai ficar retrógrado em Sagitário em abril e neste retrocesso ele chega a retornar a Escorpião, portanto a zona sombria de retrogradação já é ativada em 18 de fevereiro.

O Sol Capricorniano vai gradativamente deixando seu isolamento e nesta semana se sensibiliza pelo contato a Netuno em Peixes, imbuindo-se de maior compaixão pelos outros, conscientizando-se da necessidade de estar a serviço e tornando-se também, mais imaginativo e criativo! O pragmatismo e realismo de Capricórnio é temperado pela sensibilidade de Netuno tornando a Velha Cabra mais suave e mais humana. Grandes oportunidades de colocar magia e mais charme nas nossas realizações! 

Antes de Pular para Aquário Mercúrio, no fim de Capricórnio, se desentende com Marte, no fim de Libra. “Quando a cabeça não pensa o corpo padece”, diz o ditado e é bom termos cuidado porque esse aspecto fala de precipitação, desatenção e propensão a acidentes, além de mau humor e grande irritação! Ocorre que estamos desalinhados internamente, o planejamento e as ideias não estão em concordância com a execução, daí para as coisas saírem erradas ou muito diferentes das expectativas é só um pulo! Este aspecto ainda sugere que a frustração não expressa pela diplomacia do Marte Libriano pode sair pela culatra e “vazar” em explosões inesperadas e escaldantes, já que Mercúrio em Capricórnio não está interessado em botar panos quentes em nada. Há muita irritação e beligerância no ar e nesse clima a comunicação fica sujeita a muitos altos e baixos!

A Lua viaja muito lenta e começa a semana em Leão na fase CHEIA e de lá se torna DISSEMINADORA na segunda-feira. De Virgem ela leva ao mundo uma mensagem enxuta e criteriosa, cheia de detalhes técnicos de tudo o que aprendeu nesta jornada. Torna-se MINGUANTE em Libra no sábado e finda a semana já em Escorpião. Ela conversa com todos os demais corpos celestes, de mamando a caducando, e seus contatos e alterações simbolizam as mudanças diárias aqui na Terra.

Dia a Dia

A última semana do ano começa com a Lua em Leão na SEGUNDA-FEIRA, formando um Grande Trígono em Fogo com Saturno em Sagitário e Urano em Áries, um sinal auspicioso apontando um dia em que temos facilidade de conciliar o velho e o novo e em que conseguimos mudar as coisas de maneira ordenada e estruturada. Essa influência está mais forte pela manhã e favorece planejamentos que visam a implementação de mudanças. Mas do fim da manhã até o meio da tarde a Lua vira foco de um Yod ao fazer quincunces a Plutão em Capricórnio e a Netuno em Peixes e essa configuração muda a atmosfera, tornando-a mais densa e instável – já não estamos mais tão certos do que queremos e sentimo-nos pressionados por forças alheias à nossa vontade – uma sensação desconfortável de se ser observado sem conseguir identificar por quem, ou ainda um mau presságio, como se algo fosse nos tirar do nosso caminho e não pudéssemos fazer nada a respeito, o que agrega uma sensação de desalento… Contudo, nada precisa ser trágico ou tão dramático, se soubermos administrar nossas emoções. Mesmo que nos sintamos à mercê de forças maiores que nós, ainda podemos nos alinhar com o nosso próprio centro e encontrar nossa serenidade, sintonizando-nos com nossa criança mais pura e com a alegria mais genuína que mora em nós, e assim, abrirmo-nos ao novo e a tudo o que ele traz de bom! A Lua se torna Disseminadora e pede que levemos essa mensagem de alegria e esperança aonde formos!

Ainda em Leão, a Lua fax sextil a Marte em Libra na TERÇA-FEIRA. Depois disso ela briga com Vênus e as duas se engalfinham pelos cabelos, num dramalhão digno de spaghetti italiano, com direito a muitas ofensas indiretas e alfinetadas, já que a Lua também faz quincunce a Mercúrio em Capricórnio. A Lua fica vazia às 15h39min, depois da quadratura a Vênus e ingressa em Virgem às 16h59min. Mercúrio está em quadratura a Marte. Vênus está em sesqui-quadratura a Urano em Áries. O dia traz conflitos mais abertos e francos. Há propensão a trocas e discussões inflamadas, além de movimentos precipitados. Estamos irritadiços e ásperos, tendendo a espinafrar qualquer um que cruzar nosso caminho e nos olhar enviesado. Ocorre que estamos muito defensivos e espinhosos, com os nervos à flor da pele e sentimo-nos ameaçados por palavras ou atitudes que lemos como desafiadoras. Se por um lado pode, de fato, ocorrer de nos depararmos com pessoas que estão tão irritadas quanto nós, por outro, precisamos lembrar que o torvelinho começa dentro e o outro não necessariamente está caçando briga – tendo dito isto, vale lembrar que isso pode se manifestar da forma contrária: estamos numa boa e o outro está defensivo e predisposto a confusão.  Como sempre, o melhor é olhar para si mesmo e investigar as causas da irritação, tentando resolvê-las na raiz. No plano mais prático esse trânsito requer muito cuidado porque nos deixa predispostos a acidentes, inclusive com fogo, envolvendo especialmente braços, mãos e pernas – portanto, cuidemos das energias que precisam ser liberadas, para que as expressemos de forma construtiva e adequada.

A QUARTA-FEIRA também está propensa a conflitos, porém de outra ordem. A Lua Virginiana se opõe a Netuno e quadra Saturno, tornando este foco de uma T-Square mutável. Como ajuda a Lua recorre à iluminação do Sol em Capricórnio e faz um trígono a ele e também a Plutão. A Lua ainda faz sesqui-quadratura a Mercúrio no fim de Capricórnio. Vênus ingressa em Sagitário às 05h17min. O dia está super industrioso, Para nos defender do caos que parece ter invadido nossa vida, ou pelo menos nosso dia, buscamos formas de controlar coisas e situações, sem perceber que talvez estejamos invadindo o espaço alheio ao tentar controlar também aos outros, que obviamente, não ficarão satisfeitos com tais manobras. Na verdade, aquilo que chamamos de “caos” nada mais é do que uma mistura de emoções e sentimentos estranhos e confusos, alguns deles nem nossos são, já que os “pescamos” de outros por estarmos ultra-sensíveis e com nossos canais muito abertos. Suscetíveis como estamos, sentimo-nos injustamente criticados e julgados, o que só piora tudo, deixando-nos ainda mais inseguros e instáveis. Entretanto, há maneiras de lidar com toda essa confusão e é alinhando as emoções e iluminando-as com a luz da nossa consciência, buscando perscrutá-las, como alguém que investiga um objeto raro e precioso, para ver que histórias elas têm a nos contar sobre nós mesmos. Plutão oferece a perspicácia e a profundidade necessária para que essa investigação seja bem sucedida e, principalmente, para que seja honesta.
E ainda podemos usar esse olhar mais severo, porém amoroso sobre nós mesmos para nos comprometer com modificações reais que possam ser efetivamente realizadas, melhorando nossa auto-estima e auto-respeito. Alcool e outras substâncias não são recomendados neste dia.

Esse clima de “dia abarrotado” permeia também a QUINTA-FEIRA, véspera de Ano Novo, com a Lua Virginiana em oposição a Quíron e ainda se afastando da quadratura a Saturno, que segue como foco de outra T-Square, esta, bastante ampla. A Lua se indispõe com Urano, mas fica conjunta por todo o dia com Júpiter e vira a noite e o ano em trígono a Mercúrio em Capricórnio. O sono fica instável e muito leve, perturbando o descanso. A manhã está caótica, tentamos nos desdobrar em inúmeras tarefas e como se não bastasse, ainda nos pre-ocupamos demasiadamente, inseguros e assoberbados com um turbilhão de sentimentos e emoções que tentamos racionalizar, sem sucesso. Começamos o dia meio meio depressivos, cansados e inquietos, com uma sensação de peso na alma. Mas não ganhamos nada em nos engajar nesses jogos de culpa e pensamentos auto-depreciativos. Podemos e devemos considerar e reconhecer nossas fragilidades, mas não precisamos nem devemos nos paralisar por causa delas. Pelo contrário, o melhor que fazemos é achar alguma tarefa que demande de nós criatividade, sensibilidade, aplicadas de forma prática e concreta. Conforme o dia passa vamos nos animando e nos enchendo de um novo entusiasmo, de modo que esquecemos os dissabores da manhã e nos afinamos com as perspectivas da noite, do encontro com os amigos, das celebrações de Ano Novo, com as expectativas de um novo dia e um novo ano. Mas vale lembrar, o calendário muda, mas se queremos mudanças reais, precisamos fazê-las acontecer! A conjunção Lua-Júpiter sugere um réveillon bastante animado e festivo, mas requer cautela, pois também sugere excessos na comida e na bebida e começar o ano já com ressaca moral não é lá muito animador, certo? Festejemos e celebremos, mas tenhamos cautela também no trânsito e nas interações – Mercúrio ainda está em quadratura a Marte!

A SEXTA-FEIRA, primeiro dia do ano, Dia Mundial da Paz, traz a Lua Virginiana em trígono a Mercúrio. Ingressa em Libra às 04h41min, de onde se afina toda harmoniosa com sua dispositora Vênus, que está em Sagitário. A Lua se desafina com Netuno por quincunce. O dia está agradável e com um tom realmente pacífico e harmonioso, exceto por uma ou outra altercação que possam ocorrer aqui e ali. Uma preguiça gostosa faz a vida seguir lenta e o conflito que precisamos dirimir é escolher qual programa é mais bacana para hoje: parte de nós quer ficar no sossego da sombra e água fresca, de preferência num programa urbano, como um cinema ou papo com amigos, mas também nos sentimos tentados a fazer algo mais aventureiro, ao ar livre, no meio do mata, na natureza… Na verdade, não há conflito, só mesmo nossa indecisão sobre o que realmente queremos. No meio disso tudo, somos tomados por uma nostalgia que nubla um pouco a atmosfera animada do dia, que nos deixa ansiando por algo indefinível e que aumenta nossa indecisão. Mas aqui é fácil escolher: é só buscar no coração para ver o que ele realmente quer e seguir nessa direção!

Mercúrio ingressa em Aquário à 00h20 do SÁBADO, onde vai entrar em retrogradação no dia cinco de janeiro. A Lua Libriana torna-se Minguante ao fazer quadratura ao Sol em Capricórnio e fica Minguante em Libra, em oposição a Urano e quadratura a Plutão, que recebe a conjunção do Sol – exata na semana que vem – sugerindo que façamos limpezas e que encerremos histórias mal-acabadas na área das relações. É hora de olhar para si mesmo e encarar a dificuldade de ser só; perceber que é preciso maior maturidade e bancar a própria solidão, para se ser realmente inteiro dentro de uma relação que se quer saudável, feliz e duradoura. É preciso nos confrontar e questionar se não estamos nos relacionando com o outro para fugir de nós mesmos e do medo de ficar só; se não estamos com o outro por pura convenção social, porque é conveniente, porque é cômodo, porque nos habituamos a isso… Se a relação está morna, é melhor encarar a realidade: ou a reinventamos completamente ou dizemos adeus! A Lua fica vazia às 14h24min e ingressa em Escorpião somente no domingo, indicando mais um dia preguiçoso, pedindo que não façamos muitos investimentos ou esforços desnecessários. Quem puder, pode continuar as providencias faxinas e liberações do período. A Lua está mais que favorável a isso!

Marte ingressa em Escorpião às 12h33min do DOMINGO, onde fica até o dia 06/03. A Lua abre o dia fora de curso em Libra e só entra em Escorpião às 17h36min, já fazendo conjunção a Marte. De lá ela faz quadratura a Mercúrio, recém ingresso em Aquário. A Lua ainda faz sesqui-quadratura a Quíron em Peixes, fechando a noite de domingo com um tom melindroso e ultra-introspectivo, embora não fique claro para nós de onde vêm tais melindres. O domingo segue pacífico pela manhã, indicando boas vibrações para reuniões familiares ou sociais. Programas leves e tranquilos estão favorecidos ou mesmo programas naturais e campestres. A partir do meio dia a atmosfera muda e fica mais densa e se adensa mais ainda ao fim da tarde, quando o tempo pode fechar geral. De repente ficamos circunspectos e arredios, arrumamos nossas “trouxas” e rumamos para casa, seja porque nos indispomos com alguém, seja por um mau humor inexplicável ou simplesmente porque queremos ficar a sós. O certo é que o clima fica mais pesado e antes que nos demos conta podemos nos envolver em discussões apaixonadas em que ninguém quer ceder. Há duas facções inimigas dentro de nós: a cabeça e o coração e assim, podemos vivenciar essa divisão externamente, percebendo antagonismos no outro, que não vai arredar na sua opinião. Provavelmente ninguém vai ganhar essa briga porque é do tipo perde-perde e ninguém está interessado em conciliação. Há grande propensão de dizermos coisas duras uns aos outros, portanto, o melhor que fazemos é nos retirar e deixar o assunto em standby para ser resolvido depois, quando todo mundo estiver mais cordato porque hoje a tendência é apenas aprofundarmos o abismo. Uma meditação talvez nos ajude a colocar os sentimentos e as emoções em ordem e talvez nos prepare para um novo dia com uma melhor disposição.

Desejo a você um Feliz Ano Novo, de paz, amor e prosperidade! 2016 será regido pelo Sol, que tenhamos, pois, maior consciência e mais responsabilidade com a cura deste nosso mundo!

ano novo002

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!