As 12 Noites Sagradas – ÁRIES, o Cavaleiro na Armadura Brilhante

ariesss
Reprodução

Hoje dedicamos o dia e a noite a ÁRIES

(Aproveito, já que estamos falando do signo da impaciência, para alertar aos leitores do blog, acostumados a uma ou duas publicações semanais, que as publicações diárias seguirão somente até o dia 06/01, período em que acaba a jornada das 12 Noites Sagradas. Agradeço a compreensão).

“Por que o Ariano atravessou a rua? Para bater boca com alguém lá do outro lado” – Acho que todo mundo já ouviu essa piada, não? Mas será que é justa à personalidade de Áries? Digam vocês, Arianos!

Brincadeiras à parte, hoje é o dia de ÁRIES e eu já comecei com uma provocação. O dia foi corrido, cheio de atividades, e eu chego aqui meio “esbaforida” para publicar este texto com atraso. Esbaforido geralmente é o Ariano, tentando fazer tudo com pressa, tentando acabar antes de todo mundo, tanto que muitas deixa as coisas pela metade, ou faz tudo de qualquer jeito, porque para ele, o importante é ser o primeiro. Então Ariano, uma das tarefas é também aprender as coisas até o fim e cuidar para que fiquem bem feitas, Ok? E no seu dia, algo especial aconteceu?

Para Áries, Rudolf Steiner visualiza: “Este é o portal por onde o filho de Deus, o Eu cósmico adentrou da esfera macrocósmica, da esfera do Brama, Javé, de Alá, da esfera do divino para a nossa existência. Através deste portal ressoa no nosso cosmos vindo das regiões macrocósmicas além do zodíaco a voz do Pai”

“Este é o meu filho muito amado, hoje eu o engendrei.”

Aries or al-ħamal. Page from a manuscript known as Kitab al-bulhan or Book of Wonders held at the Bodelian Library. Shelfmark MS. Bodl. Or. 133
Manuscrito conhecido como Kitab al-bulhan ou Livro das Maravilhas, mantido na Livraria Bodelian – Wikimedia Commons

Áries é o arquétipo da INICIAÇÃO, porque representa o arquétipo do parto, uma luta de vida e morte. O bebê está em êxtase na simbiose perfeita com a mãe no útero (PEIXES) e lá ele seria feliz para sempre, mas o tempo acabou e é hora de nascer, se não nascer morre. E ainda mata a mãe. É hora de deixar o paraíso e encarnar na experiência terrena da vida. Áries é esse bebê e a hora do parto. Da mesma forma, regido por Marte, o mais masculino dos planetas, ele é o poder fálico e inseminador por excelência, estejamos nós falando de homem ou mulher. Onde temos Áries no mapa natal é onde devemos ousar ser nós mesmos, ser pioneiros e nos colocar em primeiro lugar, sem pedir desculpas a ninguém. Aliás, aproveito para esclarecer uma coisa. algumas pessoas me reportam que quando leem sobre seu signo solar elas não se reconhecem, não conseguem perceber as qualidades do signo em si mesmas. Esse é um equívoco comum na Astrologia, gerado, em parte, pelas colunas de horóscopo. Acontece que o signo do Sol, o signo solar representa as qualidades que a pessoa veio desenvolver nesta vida, através do esforço consciente e empenhado. Então essas qualidades NÃO lhe foram dadas de graça. O que lhe é dado de graça é o signo da Lua, que representa as suas reações instintivas, automáticas. A Lua é fácil de reconhecer, mas o Sol… Isso é trabalho consistente, comprometido permanente. A Lua é o passado, o que você já trouxe na bagagem. O Sol é o futuro, aquilo que você veio se tornar e está se tornando. Então, quando a pessoa tem vários planetas nos signo solar, além do Sol, essa tarefa é, digamos, facilitada, mas quando só tem o Sol e tem um monte de outros pontos em outros signos, realmente vai demandar mais esforço. Tendo esclarecido isso, quero lembrar aos Arianos que ter o Sol em Áries significa que vocês vieram SE TORNAR Arianos, vieram trabalhar com afinco para desenvolver as qualidades da CORAGEM, PIONEIRISMO, AUDÁCIA!

Áries é o FOGO CARDINAL, ATIVO, POSITIVO e MASCULINO, o fogo mais primitivo e mais puro. Tem energia de impulso, de AÇÃO, de ir para a frente. Vai “com a cabeça”, assim como o bebê tem que forçar a cabeça pelo canal do parto para nascer. O CARNEIRO é seu animal e símbolo, um animal que dá “cabeçadas” competindo com outros machos pela fêmea na época do acasalamento. Obviamente Áries rege a cabeça. O símbolo do signo lembra exatamente os chifres do carneiro, ou ainda as sobrancelhas carregadas do Ariano.

IMG_0492
Marte, regente de Áries – Maria Eunice Sousa

Para irmos direto ao ponto, já que ninguém aqui tem paciência para muita conversa nem para perder tempo, relaciono algumas palavras chaves que traduzem a alma do carneiro: enérgico, direto, honesto, imediato, rápido, ágil, impulsivo, instintivo, imaturo, ativo, decidido, heroico, corajoso, impaciente, ansioso, irritado, precipitado, imprudente, brusco, rude, agressivo… Sim, senhoras e senhores, ele é SELVAGEM! A lista é enorme e você pode acrescentar aqui os predicados que já lhe ocorreram nas interações com o Carneiro – muitas vezes almas mais delicadas saem com sérios arranhões das interações com este moço ou moça esquentado. “Parece que ele patrola os sentimentos alheios sem nem mesmo notar, mas não há nada de desonesto ou malicioso neste signo, que é primal e espontâneo demais para isso”, diz Clare Martin (2). Tanto que se lhe contarem que machucou alguém ele ficará mortificado, sem nem saber quando se deu isso e explode zangado muitas vezes, mas é mesmo o “arroto” de um dragão, explode e logo passa, sem ficar nem mágoa nem rancor. O que sobra de honestidade e franqueza, falta em sutileza e tato, mas seu coração é bom, inocente e altaneiro. Ocorre que Áries, como impulso primitivo de vida, nasce para ser o primeiro, para buscar o que quer sem se desculpar por isso.

aries-constellation
Constelação de Áries – Reprodução de Wikimedia Commons

Aliás, ele tem o coração dos grandes heróis e HEROICA é sua jornada. Áries tem necessidade de defender e lutar por uma causa, se for uma donzela em perigo que precisa ser salva de um dragão mau, melhor ainda. Há a necessidade, como todos os signos de fogo, de se sentir vivendo um mito, uma estória épica e grandiosa, porque o fogo é dramático, precisa estar no centro do palco, precisa ser o grande protagonista do seu mito pessoal. E sim, como signo de FOGO, ele é um grande romântico, um inocente que acredita na boa fé das pessoas, que vive boa parte da sua vida nesse mito pessoal que se descortina dentro da sua cabeça, como num cenário medieval, de cortes, reis, princesas e cavaleiros. Áries também precisa dessa perspectiva de ter uma donzela em perigo para ser salva, uma causa para defender. Pois ele tem um grande senso de justiça e sempre se coloca ao lados do mais fraco.

Deutsche Fotothek Astrologie & Sternzeichen & Kalender (2)
Deutsche Fotothek Astrologie & Sternzeichen & Kalender – Wikimedia Commons

Ele tem PAIXÃO e impulso e seu caráter é forjado na BATALHA, sejam elas verbais ou físicas, assim, o pequeno carneiro desde cedo pode se envolver em brigas na escola, porque não gosta de levar desaforo para casa. COMPETITIVO,  ele geralmente se sai bem em atividades físicas e esportes em geral porque Marte, o regente de Áries é um planeta que se expressa essencialmente no corpo, sendo o planeta que rege os glóbulos vermelhos e o próprio sangue, então a energia e a estamina físicas são uma característica marcantes do Ariano que costuma ter corpo de musculatura definida e rija e com tanta energia para gastar, ele precisa mesmo se engajar em algum tipo de esporte afinal, é melhor isso do que se engalfinhar por aí e sair trocando sopapos pelas ruas, certo? E não se engane, além de estamina física, ele também tem grande poder intelectual e grande visão espiritual e parte da sua jornada é buscar a iluminação, porque a luta mais importante de todas, é consigo mesmo. O guerreiro mais forte e mais valente é aquele que venceu os próprios medos, aquele que venceu a si mesmo! O guerreiro, o herói não nasce pronto, ele deve se lançar numa jornada que de autoconhecimento e provações que o transformarão, que o obrigarão ao auto-confronto, que o levarão a descobrir quem ele sempre foi, mas não sabia.

aries alc
Iconografia Medieval – Reprodução – Wikimedia Commons

Mas por que ele se envolve em tantas brigas? Por que tantas bravatas? No fundo, é porque ele precisa se provar. No fundo, o Ariano é um medroso, mas é um medo que precisa ser masterizado, então, por isso ele se coloca à prova, para vencer este medo e a covardia. O fato de se jogar de cabeça não quer dizer que não tenha inseguranças – embora ele jamais vá confessar isso para você! – quer dizer apenas que ele não vai se deixar dominar por ela. Ele também se joga de cabeça nessas situações de perigo e de lutas absurdas porque precisa provar sua masculinidade, um tema que lhe é muito caro. E é claro, ele detesta dor e detesta mais ainda ficar doente – vira uma manteiga derretida se tiver que ficar de cama. E sim, tudo isso se aplica tanto ao homem quanto à mulher de Áries!

Aries_zodiac_sign,_Jantar_Mantar,_Jaipur,_India
Aries – Jantar Mantar, Jaipur, India. Século XVIII DC – wikimedia Commons

Quando negativo ou exagerado, pode ser um déspota que sai pisando nos calos de todo mundo. Grosseiro, alienado, de mente estreita, visão curta, desastrado, inconsequente, ineficiente e ineficaz, ele pode se tornar persona non grata num raio de muitos quilômetros de distancia, se não aprende a dominar o próprio gênio. Por outro lado, outra expressão negativa é quando vira um capacho incapaz de se afirmar ou de bancar a própria vontade, se desculpando a todo mundo só pelo fato de existir – aqui é necessário olhar o posicionamento e os aspectos de Marte.

Aries the Ram, from Guido Bonatti Liber Astronomiae
Áries, o Carneiro – Guido Bonatti Liber Astronomiae – Wikimedia Commons

Os mitos e heróis relacionados a Áries são muitos, podemos citar, só para começar, Aquiles, o herói grego, Joana D’Arc, Robin Hood ou qualquer outro herói intrépido que se coloca em defesa dos oprimidos. Áries também está associado ao Deus Javé da Bíblia, o Deus criador de todas as coisas, um Deus enérgico e por vezes cruel quando desobedecido. Eu também o associo à estória da Rapunzel, porque essa estória tem todos os elementos de Áries: a princesa presa numa torre que precisa ser salva de uma bruxa malvada; os cabelos longos e todos os demais detalhes. Podemos relacioná-lo ainda a Hércules, Heracles para os Gregos, outro herói grego, embora Hércules tenha desempenhado 12 tarefas, cada uma delas associada a um signo. A tarefa relacionada a Áries foi capturar os cavalos de Diomedes, animais que se alimentavam de carne humana e que semeavam o terror na região. O próprio Diomedes, rei da raça guerreira chamada Bistones, os alimentava assim. Hércules foi encarregado de capturar os quatro cavalos e levá-los para Micenas. E mais uma vez Hércules provou sua força, coragem e valentia.

Mas o mito mais conhecido é o de Jasão e o Velocino de Ouro, que, em suma, é o encontro com o Pai Terrível, um dos temas mais importantes da vida de Áries. Havia um carneiro sobrenatural que foi enviado por Zeus para salvar Prixus e Helle de sua madrasta malvada e que os carregou nas costas até Colchis. Helle caiu e se afogou no mar, mas Phrixus chegou são e salvo e tornou-se protegido do Rei Aetes, um mago que era filho do Deus. Helio Phrixus sacrificou o carneiro e pendurou sua pele numa caverna sagrada guardada por um dragão, onde virou ouro. Foi a mesma pele, chamada de velocino, que Jasão foi atrás sob grandes perigos. Jasão era o herdeiro do trono de Iolkos, na Tessália, mas seu tio Pelias usurpou o poder colocando a criança em risco. Ele foi enviado então para ser criado e educado por Quíron, o Centauro sábio. Quando Jasão cresceu e chegou à idade de lutar, ele voltou à terra natal disposto a retomar seu lugar de direito. Na viagem ele perdeu uma sandália enquanto ajudava uma velha senhora (Hera disfarçada). Seu tio malvado havia sido avisado para tomar cuidado com um estranho que aparecesse calçado com uma única sandália. Quando confrontado pelo sobrinho, Pelias se fez de desentendido e reconheceu o sobrinho como herdeiro legítimo, mas o enviou numa missão para recuperar o velocino de ouro, para que o espírito de Phrixus pudesse descansar em paz. Claro que ele sabia dos perigos e enviava o sobrinho de propósito. Jasão arregimentou famosa tripulação de Argonautas e seguiu viagem, ajudados por Atena, Poseidon e Hera ruma para a corte do Rei Aetes. Lá, ajudado por sua filha Medeia, uma sacerdotisa e feiticeira,  ele matou o dragão, roubou o velocino e voltou para casa, livrou-se de seu tio Pelias e finalmente tornou-se rei.

Girolamo_Macchietti_002
Jasão e Medeia – Girolamo Macchietti – Reprodução de Wikimedia Commons – Domínio Público

A estória de Jasão é emblemática do herói, pois há todos os elementos: a criança em perigo que é criada em segredo e se torna um guerreiro e luta para reaver seu trono e poder, no processo superando a si mesmo e suas limitações; e o tio maldoso, que encarna o arquétipo do Pai Terrível. O tio o envia na jornada perigosa certo de que o herói não volta. Esse tio/pai terrível representa o velho sistema que precisa morrer para que o novo surja, o novo sendo representado por Jasão. Liz Greene fala desse mito (3): “O impulso de se lançar contra perigos terríveis para provar a própria potência e coragem é outro tema de Áries, tanto do homem quanto da mulher. O velocino é um emblema desse conjunto interior de valores espirituais, que em ultima instancia é o deus ‘escondido’ em si mesmo”. E parece “destino” de Áries lutar contra esse Pai Terrível vida afora, seja na figura do pai biológico, tios, de professores, de chefes ou outras figuras de autoridade – no caso das mulheres, também contra o marido. Esse padrão de desenvolvimento implica a luta, a competição, e não é necessariamente patológico, é apenas o padrão de Áries.

Tudo acabaria bem, não fosse Jasão ter sido ingrato com Medeia, que foi instrumental na sua conquista, utilizando seus poderes de feiticeira pra ajudá-lo. Ele tinha se casado com ela e tiveram dois filhos. Mas quando voltou pra Iolkos, anos depois, ele tinha se entediado com ela, o casamento tinha perdido a graça e ele cortejou a filha do Rei de Corinto, Glaucia. E ele desiste de Medeia, que personificava, na verdade a relação com sua anima, com o feminino interior – que aliás o ajuda a estória inteira, na forma de muitas mulheres. Agora, além de uma boa mulher, ele queria poder e fama. Problema básico de Áries, que quer sempre MAIS, a hubris, o desejo de poder. Assim, Medeia ficou muito zangada e ela não era uma mulher qualquer. Para se vingar, Medeia matou Glaucia e os próprios filhos que tinha tido com Jasão, fugindo numa carruagem puxada por dragões alados e amaldiçoando Jasão. Jasão desceu ladeira abaixo depois disso, envelheceu e ficou impotente e morreu com uma paulada na cabeça causada por um pedaço de seu navio podre. No fim, Jasão se tornou, ele mesmo, uma versão do Pai Terrível – e é assim que normalmente se dá, depois que chega ao poder, o herói não quer mais abrir mão dele, nem mesmo quando é evidente que seu tempo já passou e que ele deveria ceder lugar ao novo.

aries
Vitrais da Catedral de Chartes – Reprodução de Wikimedia Commons

Outro mito concernente a Áries é o mito de Édipo. Neste mito, o Reio Laios assumiu o reino depois da morte do Rei Amphiom e se casou com a filha de Menoceu, Jocasta. Laios foi alertado por um oráculo para não ter filhos, pois se o fizesse, seu filho seu o mataria e se casaria depois com a própria mãe. mas um dia ele estava muito bêbado e teve relações com Jocasta, que acabou ficando grávida e dando à luz depois a um menino. Laios abandonou o filho no Monte Citara, mas ele foi encontrado por um pastor que levou a criança à Rainha Periboia, de Corinto e por ela ele foi criado. O menino cresceu e se tornou mais forte do que aqueles da sua idade, sendo vítima de ciúmes e inveja e sendo chamado de “falso” filho. Isso o levou a procurar o Oráculo de Delfos onde perguntou quem eram seus verdadeiros pais e o deus lhe disse para não retornar à sua terra natal, pois se o fizesse ele mataria seu próprio pai. Acreditando que o Rei Polibos, de Corinto era seu pai, ele para lá não voltou. Mas, viajando pela região de Phocis em sua carruagem, ele se deparou com o Rei Laios, que também dirigia uma carruagem, num caminho muito estreito. O criado de Laios ordenou a Édipo que desse passagem e quando ele demorou a obedecer, o criado matou um de seus cavalos. Édipo se enfureceu e matou a ambos, o criado e ao Rei Laios. Laios foi enterrado pelo Rei da Plataea e o Creonte o sucedeu.

Gustave_Moreau_005
Gustave Moreau – Édipo e a Esfinge – Reprodução de Wikimedia Commons

WDurante este reinado Tebas foi acometida de grande desastre porque Hera enviou a Esfinge, que tinha a face de uma mulher, o peito, os pés e a cauda de um leão e asas de pássaro. A esfinge tinha um enigma que desafia o povo de Tebas: “o que é que tem uma única voz e que tem quatro pés, depois dois e depois três pés?”. O povo só livraria da Esfinge quando o enigma fosse resolvido e a Esfinge seguia devorando os homens. Até que Creonte anunciou que daria tanto o reino quanto a viúva de Laios ao homem que resolvesse o enigma, tal a destruição causada pela Esfinge. Édipo ouviu isso e se interessou e de fato, resolveu o enigma, dizendo que a resposta era o homem, que ao nascer engatinha e tinha como que quatro pés; firmava-se em dois pés quando adulto e na velhice adquiria um terceiro pé na forma de uma bengala. Assim, ele ganhou o trono, e, sem perceberu, casou-se com sua mãe, com quem teve dois filhos e duas filhas. Quando a verdade foi descoberta, Jocasta se enforcou e Édipo furou os próprios olhos e foi escorraçado de Tebas amaldiçoando os próprios filhos, que o viram ir embora sem poder ajudá-lo. Édipo levou consigo apenas sua filha, Antígona e morreu no Santuário de Eumenides, não muito tempo depois de lá chegar (4). Liz Greene diz que, ao contrário da análise de Freud sobre este mito, o pecado de Édipo não foi o desejo pela própria mãe que teria gerado o famoso complexo de Édipo – afinal, ele matou o pai muito antes de conhecer a mãe. Seu grande pecado é na verdade, o pecado da ira, da fúria que o dominou. Ele ficou enfurecido porque o Rei quis passar primeiro no estreito caminho. Aqui também nos defrontamos com o Rei que se recusa a ouvir o Oráculo de Apolo e acredita que pode contorná-lo apenas com a própria vontade. A estória trata, na verdade, não de uma competição para ver quem fica com o prêmio, ou a mulher, no caso Jocasta. ocorre que Laios havia cometido um pecado, que deu origem à maldição que caiu sobre sua casa: Laios havia estuprado o filho do Rei Pelops, enquanto os dois eram hóspedes em sua casa, assim, ele violou duas leis sagradas para os gregos: a lei do anfitrião e do hóspede e  também a lei do próprio sexo, uma lei masculina, ao estuprar o filho de seu amigo. Por causa disso Laios foi amaldiçoado e também sua descendência, então, antes de ser um pecado de Édipo, este é novamente, um pecado do pai, e essa é não uma estória a respeito de incesto ou de desejo pela própria mãe, mas uma estória de Pai e Filho.

Para finalizar, falemos da Sombra de Áries, que, como você já imaginou, está ligada ao signo oposto, Libra. Quando muito negativo, Áries pode se revelar um verdadeiro capacho, incapaz de tomar as próprias decisões, vivendo emburrando, com inveja de todos os outros que conseguem se expressar como ele não o faz.  Outra faceta desta sombra tem a ver com a dificuldade de lidar com o lado material da vida e isso ele compartilha com os outros signos de fogo. Como é um idealista, ele espera que as coisas tomem conta de si mesmas sozinhas, então, não me venha falar de contas a pagar, do uniforme das crianças quando eu tenho tantas coisas “mais importantes” para resolver… então, ele pode se tornar um grande de um folgado, que espera que os outros paguem as contas, afinal, ele é o Grande Cavaleiro na armadura reluzente e do cavalo branco, certo? Sim, ele tem um sonho secreto de achar alguém que patrocine seus sonhos de grandeza, com todas as honras… Ele está tão encantado com sua própria visão e sonho que espera, candidamente, que outras almas menos criativas ou luminosas deveriam lhe dar o suporte necessário, financeiro, claro! Enquanto ele espera esse patrocinador fabuloso, ele senta no sofá em frente à TV e faz nada e os outros estão na corrida, bem à frente dele. Sim, ele pode ser um grande trabalhador, ele gosta de trabalhar! mas uma criatura valente e talentosa como ele não pode trabalhar em qualquer coisa, entende? Isso seria um desperdício indesculpável! A sombra dele também pode ser melindrosa e mesquinha. Ele pode se perder em ninharias, se desgastar em coisas pequenas, usando essas coisas menores como verdadeiras bandeiras de mudanças no mundo, tudo para ter um senso de importância, para se sentir numa grande cruzada contra o mal, ou contra o dragão da maldade. Segundo Liz, Dom Quixote é uma figura emblemática da Sombra de Áries, combatendo seus moinhos de vento: Essa característica peculiar do Cavaleiro na Armadura Brilhante é muito desconcertante, uma vez que Áries normalmente é grande em tudo: no coração, na carteira, na visão. Contudo, ele pode explodir por causa de ninharias. As ninharias são geralmente coisas mundanas, detalhes pequenos e triviais que faria os signos de Terra rirem simplesmente e seguir em frente”, diz Liz. É, Ariano, nada é perfeito neste mundo, nem mesmo o Herói do Cavalo Branco na Armadura Brilhante…

Figuras e temas arquetípicos de Áries:

O Pioneiro, O Guerreiro, O Caçador, O Empreendedor, O bebê, O Parto, A Iniciação, Novos Começos, O Bombeiro, O Soldado, O Militar, O Lutador, O Esportista

By Blanche Mary Channing – https://en.wikisource.org/wiki/Page:Zodiac_stories_by_Blanche_Mary_Channing.pdf/79, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=72418592

Meditação para Áries:

Áries não tem muita paciência para ficar meditando da forma tradicional. precisa de ação e dinamismo. Então pensei em uma meditação diferente, ativa. Marte, regente de Áries era o deus da dança. “Dançar é lutar com seu anjo”, alguém já disse. Então sugiro que você coloque uma música de sua preferência, se for dinâmica, melhor. Afaste as cadeiras da sala, feche os olhos e comece a se balançar, sem sair do lugar. Sinta que alguém entrou na sala, sinta a presença forte. Visualize uma figura alta e forte, decidida e vigorosa. Este é o seu anjo. Olhe direto nos olhos dele, perceba, sinta o que eles transmitem. Ele lhe convida para dançar. Aceite, sem desviar o olhos dos olhos dele. Engaje-se nessa dança e esqueça o mundo ao redor. Concentre-se na vivência e dance apaixonadamente, vigorosamente. Escute se ele lhe diz alguma coisa enquanto vocês dançam. Que rítmo é a música? Que sentimentos ela lhe passa? Dance, dance, dance. Seu anjo tem uma lição a lhe ensinar através destes movimentos. Qual é a lição? Aos poucos sinta a música ir diminuindo o ritmo e o volume. Olhe nos olhos do seu anjo. Perceba se ele quer lhe dizer algo, agradeça e deixe-o ir. Abra os olhos e escreva sobre sua experiência.

MÚSICA PARA ÁRIES

Amanhã é o dia de Touro, energia completamente diferente. Observe como seu dia se desenrola.

26/12 – Capricórnio

27/12 – Aquário

28/12 – Peixes

29/12 – Áries

30/12 – Touro

31/12 – Gêmeos

01/01 – Câncer

02/01 – Leão

03/01 – Virgem

04/01 – Libra

05/01 – Escorpião

06/01 – Sagitário

Fontes:

(1) Edna Andrade, em Festas Cristãs 

(2) Clare Martin – Mapping the Psyche

(3) Liz Greene – A AStrologia do Destino

(4) APOLLODORUS – The Library of Greek Mithology

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

6 thoughts on “As 12 Noites Sagradas – ÁRIES, o Cavaleiro na Armadura Brilhante

  • 28 de junho de 2016 em 08:12
    Permalink

    Nossa quanta história interessante…. amei…sou ariana com descendente em libra… Obrigada !!

    Resposta
  • 29 de dezembro de 2017 em 07:49
    Permalink

    Parabéns!!! Está sendo uma viagem maravilhosa!!! Sou libra com ascendente em áries, e a sombra de áries está bem clara… vc disse que o signo solar é o que na tornaremos e o ascendente qual é a função? Muito obrigada!!!

    Resposta
    • 29 de dezembro de 2017 em 16:13
      Permalink

      O ASC é a personalidade exterior, nossa “máscara”, nosso estilo pessoal, cartão de visitas, a forma como encaramos a vida e também como nos apresentamos diante dela. é um tipo de casca, uma parte muito importante, mas não é o todo.

      Resposta
  • 4 de janeiro de 2018 em 21:29
    Permalink

    Desde que comecei na meditação das 12 noites sagradas, esta foi a que menos alcancei para mim. Não tenho áries em meu mapa. Sou filha de pai e mãe arianos, por isso, a todo tempo, pensava nos meu pais. Minha irmã é sagitariana. Minha casa é um vulcão! Hoje tive uma conversa com minha irmã sobre ela ser brasa, filha de fogo. Foi uma conversa marcante na vida dela, tenho certeza. Instruí sobre muitos princípios e valores da vida. Meus pais, apesar de serem ambos arianos, são pessoas muito distintas. Em seu texto consegui ver muito dos dois, mas mais sobre minha mae (pq o ascendente dela é leão, tbm sigo de fogo). Enfim…me senti um pouco perdida, mas consegui ver bem de minha familia e entender melhor sobre eles. Isso é muito válido! Muito obrigada por seu texto e pelo espaço pra eu expor meu pensamento.
    Abraço,
    Letícia.

    Resposta
    • 4 de janeiro de 2018 em 21:36
      Permalink

      Um detalhe! Senti falta daquela frase para mentalizarmos (que você colocou antes da meditação nas últimas noites da jornada).

      Resposta
  • 13 de maio de 2022 em 10:11
    Permalink

    Uau! Quanta riqueza de informação! Puxa, gratidão! Precisava entender mais a fundo esse signo, pois é um das minhas pedras no sapato nesta encarnação, e seu texto me ajudou muito a entender esse signo… só tenho a agradecer!

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!