As 12 Noites Sagradas – TOURO e o mundo dos sentidos

tourooBom. Hoje é o dia de Touro. Certo.

Vamos devagar, porque não precisamos ter pressa.

Edna Andrade (1), na sua programação das 12 Noites, inspirada por Steiner diz sobre esta noite: “Foram as forças do Touro que configuraram a laringe, o órgão da fala que, segundo o Steiner, está em transformação e que nos estágios evolutivos futuros do ser humano a palavra terá de novo a força plasmadora referida nas Gênesis de todas as religiões. No princípio era o verbo e o verbo estava em Deus.

A palavra será como uma lança sagrada de expressão do amor divino.

Nesta Noite Santa através do portal do Touro o Espírito Santo emana a plenitude do amor divino inspirada como persistência em relação ao que se pretende alcançar.”

Nascemos em Áries e em Touro descobrimos que temos um corpo, descobrimos a textura das coisas. Touro é o bebê brincando com a comida, descobrindo novos sabores, novas texturas. É o bebê brincando com os pés, chupando as mãozinhas, perdido nesse mundo de prazeres sensoriais. Descobrindo que o seio da mamãe não alimenta somente sua barriguinha, mas também lhe dá sensação de conforto, segurança, prazer.

Sidney_Hall_-_Urania's_Mirror_-_Taurus
A constelação de Touro – Do Espelho de Urania, um conjunto de cartões celestiais by Jehoshaphat Aspin – Wikimedia Commons

Touro é o primeiro signo de TERRA. É Terra Fixa, Feminina, Passiva, Negativa. Ao contrário de Áries que age de forma rápida, impaciente e decidida, TOURO age de modo totalmente deliberado. Leva muito tempo analisando uma situação antes de tomar decisões. Ele nunca se precipita.  E nem adianta tentar apressá-lo, isso só vai fazer com que ele demore mais ainda. De propósito. Touro é prático, cauteloso, paciente. Aliás, ele não está interessado em “fazer” nada, a ele interessa apenas SER. E TER, claro! Quase nada o tira do sério. Quase nada. Mas quando algo de fato o tira do sério, saia da frente porque é o próprio estouro da boiada. Lembra de Ferdinando, o Touro? Pois é.

O Estupro de Europa – By Guido Reni – https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=79913121

Regido por Vênus-Afrodite, a deusa do Amor, da Beleza e do Sexo,  ele é extremamente charmoso e envolvente. Sensual, sensorial e táctil, vive e interpreta o mundo através dos sentidos, aliás, os sete Pecados Capitais são um problema. Amante da BOA VIDA, dos prazeres e da segurança material, um Taurino de bolso vazio, sem mesa farta e sem SEXO torna-se frustrado e terrivelmente mal humorado. Mas não se preocupe, ambicioso como ele é, esse estado de coisas não dura para sempre e ele logo dá um jeito de reverter a situação. Conservador, não é muito afeito a mudanças bruscas. Gosta da TRADIÇÃO e daquilo que já foi exaustivamente testado. Ser original não é uma de suas preocupações – isso é para Aquário, signo com o qual está em desarmonia. Tudo com ele tem que ser mastigado e digerido lentamente, e principalmente, absorvido, tranquilamente. Seu lema é “devagar e sempre”.

O mundo de Touro é o mundo tangível, PALPÁVEL, a realidade do aqui e agora. Por isso é o grande CONSTRUTOR. Seu objetivo é construir algo sólido, de preferência que dure pra sempre e que resista aos mais terríveis terremotos. É PERSEVERANTE, determinado e REALISTA, às vezes vendo o mundo com um excesso de literalismo, exigindo “ver para crer”, o que o faz parecer de pouca poesia e, às vezes, de visão estreita. Ele diria que não é visão estreita, apenas questão de BOM SENSO, afinal, quem é louco de querer correr riscos desnecessários? Sim, ele é TEIMOSO e INFLEXÍVEL, Mas tudo bem, isso é adequado para o Touro, que é completamente orientado para a SEGURANÇA e a ESTABILIDADE. Mas o problema é que tanta estabilidade muitas vezes leva à ESTAGNAÇÃO e ao APEGO, um dos grandes problemas do boi, especialmente o apego a coisas materiais, e às vezes também a pessoas – sim, ele acha que você já é parte do PATRIMÔNIO dele. Essa ROCHA que tanto oferece segurança e que é símbolo de CONFIABILIDADE pode, quando negativo, na verdade bloquear mudanças e avanços necessários. Tem uma pedra no meio do caminho…

By Jastrow – Self-photographed, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1093835

Como ele lida com o mundo dos sentidos, também adora uma MASSAGEM, porque, como já disse, ele é extremamente TÁCTIL e  sensual – dizem que tem o beijo mais quente e mais inesquecível de todo o Zodíaco!!! Adora ser tocado – pelas mãos certas, é claro – assim como sentir sob as mãos texturas diferentes, como a textura da seda, do cetim ou de um simples algodão puro, só não lhe traga essas coisas sintéticas, muito menos imitações baratas, por favor! Perfume é outro de seus prazeres, assim como a boa música, tendo talento para apreciação da beleza na sua expressão mais simples e NATURAL.

SONY DSC
Touro – Vitrais da Catedral de Chartres – Chartre, França

No corpo rege a garganta, a laringe, o pescoço. Geralmente o pescoço se destaca por ser forte e transmitir a impressão de estabilidade e força. Taurinos também costumam ter olhos inconfundíveis, são hipnotizantes, com longos e belos cílios, seja homem ou mulher. Quando você vir um par de olhos fascinantes, dos quais não consegue desviar, está diante de um Taurino/a! Isso, claro, é influência de Vênus-Afrodite, que era chamado “a de olhos de vaca”. Você já olhou dentro dos olhos de um boi ou vaca? São estranhamente belos e tristes, profundos e hipnotizantes… Assim são os olhos do Taurino! Não olhe demais! Você pode ficar enfeitiçado/a!

By National Bank of Belarus – https://www.nbrb.by/, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=54638214

Tudo para ele é descomplicado e gosta da VIDA SIMPLES, especialmente da vida no CAMPO, por isso também é associado à imagem do FAZENDEIRO e do JARDINEIRO. Não que Taurinos não saibam apreciar o luxo. É que eles gostam de qualidade mas não gostam de ostentar. Também não quer dizer que não gostem das cidades, mas é que seu amor pela natureza e seus ciclos é tão grande que ele prefere a placidez das paisagens mais bucólicas – idealmente ele vai manter uma mansão na cidade e uma casa de campo. Touro não  gosta de drama. Como já disse, tudo para ele é muito SIMPLES e CLARO, como as águas do riacho daquela fazenda maravilhosa (ou sítio) que ele trabalhou tanto para conseguir. Sim, seu reino é o MATERIAL, o reino dos sentidos, que também pode ser sua principal armadilha quando se deixa levar somente pelo lado instintivo e indulge excessivamente nos PRAZERES da CARNE, seja a da mesa ou a da cama, quando torna-se indolente e preguiçoso, ou ainda quando tudo é medido apenas pelo valor material e sua preocupação primeira é apenas adquirir mais e mais.

Mencionamos a bucólica estória de Ferdinando acima, mas o mito mais conhecido e associado a Touro é o mito do Minotauro. A estória começa quando o Rei Minos, de Creta, numa contenda com seus irmãos pelo trono de Creta, argumentava que o trono era seu por direito divino. Para comprovar isso, orou ao deus Poseidon que fizesse sair do mar um belo touro branco, que seria prontamente sacrificado como agradecimento e oferenda ao deus, após sua conquista do trono. Poseidon concordou e logo fez aparecer o touro mais belo que já se tinha visto e toda a população aquiesceu, assim como os irmãos de Minos, a que ele tomasse posse do trono. Acontece que ao ver tão belo animal, o rei Minos mudou de ideia e resolveu juntá-lo ao seu rebanho ao invés de sacrificá-lo ao deus conforme havia prometido. Ele achou que seria um desperdício sacrificar uma tão admirável e majestosa besta e que beleza que seria conservá-la para si. Assim, ele a substituiu pelo melhor touro de seu rebanho, achando que Poseidon não se importaria e nem mesmo notaria a troca. Porém Poseidon não só não gostou da troca como resolveu retaliar. Convocou Afrodite, a Vênus grega, deusa do amor e da luxúria, (não por acaso, regente de Touro) a infligir em Parsifae, a mulher do rei Minos, uma paixão compulsiva e ingovernável pelo touro saído do mar. Em sua paixão tresloucada, Parsifae recorreu a Dédalus, o melhor artesão do reino, para que construísse uma vaca de madeira, oca, que permitisse que ela se escondesse em seu interior recebesse o tão desejado touro em intercurso sexual. E assim se deu. Dessa união nasceu então o Minotauro, uma besta horrenda que tinha corpo de homem e cabeça de touro e que se alimentava de carne humana. A população de Creta obviamente condenou a rainha, mas o rei Minos sabia que não podia julgá-la pois tinha sido ele quem havia causado todo aquele imbróglio. Em seu medo e vergonha profunda Minos convocou Dédalos, o mesmo artesão, para que construísse um labirinto no qual a odiosa criatura pudesse ser escondida. Nesse labirinto eram deixados grupos de jovens, rapazes e moças, que tornavam-se alimento para o monstro. A culminação do mito se dá quando Theseu, herói ateniense, se oferece para entrar no labirinto e matar o minotauro. Theseu efetivamente mata a besta e consegue sair do labirinto com ajuda de Ariadne, também filha do rei Minos, que tinha lhe dado um novelo, cuja ponta do fio ele amarrou na entrada do labirinto, para que não se perdesse dentro dele.

800px-Theseus_victor_of_the_Minotaur_mg_0114
Teseus vence o Minotauro – Charles-Édouard Chaise, óleo sobre tela, cerca de 1791 – Wikimedia Commons

De quem é a falta principal dessa estória tão fabulosa? Da rainha Parsifae que atua seu desejo bestial de forma tão crua? Claro que não. Parsifae apenas sofre as consequências da ambição cega de seu marido Minos. Liz Greene (2), ao analisar esse mito, cita o mitólogo Joseph Campbell para explicar porque o pecado de Minos foi tão grave: “a falha primária não foi a da rainha Parsifae, mas a do rei; e ele realmente não a poderia condenar, pois sabia o que ele próprio havia feito: convertera um evento público em proveito próprio quando todo o sentido de sua investidura como rei implicava que ele deixasse de ser pessoa privada. O retorno do touro deveria ter simbolizado sua submissão absoluta e impessoal às funções do cargo. O fato de ele ter mantido o touro em seu poder representava então um impulso de auto engrandecimento egocêntrico. E assim o rei, ‘pela graça de Deus’ tornou-se o perigoso tirano Gancho, aquele que reivindica tudo para si. Assim como os rituais de passagem tradicionais costumavam ensinar ao indivíduo que morresse para o passado e renascesse para o futuro, as grandes cerimônias de posse o privavam de seu caráter de pessoa comum e o vestiam com o manto da sua vocação. Esse era o ideal, fosse o homem um artesão ou um rei. Cometendo o sacrilégio de recusar o ritual, todavia, o indivíduo deixava de fazer parte, como unidade, da unidade mais amplas formada pela comunidade como um todo; e, assim, o Uno tornou-se muitos, passando esses últimos a lutar entre si – cada um por si – tornando-se governáveis, tão somente, pela força.” (2)

mino
Theseu lutando com o Minotauro – Escultura em mármore de Étienne-Jules Ramey (1796–1852). 1826. Nos Jardins Tuileries Paris. Wikimedia Commons

A figura desse monstro-tirano aparece em muitas fábulas, mitos e contos de fadas, simbolizando aquele que se apossa de algo que deveria ser usado para o bem comum. O monstro que só consegue pensar em “meu e para mim”. Esse geralmente é o grande dilema do Touro, a posse, seja de riqueza material, de propriedades, de poder, ou mesmo de pessoas. O esquecer que o Poder e a riqueza, em última instância, têm que estar a serviço de um Bem Maior, e não apenas de seu usufruto pessoal.

Mosaico de Conímbriga, com labirinto e Minotauro Source: Photo by Manuel Anastácio – wikimedia Commons

Liz Greene analisa que o dilema mais pertinente colocado por essa estória, e com o qual os Taurinos têm que lidar, vida afora, é A QUE DEUS VOCÊ SERVE, aos seus instintos ou a um Bem Maior? Você é um escravo dos seus instintos ou coloca-os a serviço de uma vida íntegra e abundante?
E ela conclui dizendo que o touro, como símbolo dos instintos primitivos humanos, em si mesmo não é mau, mas se nos permitirmos ser regidos por ele, seremos levados à destruição, pois estaremos à mercê unicamente de nossos desejos. O ego, como parte consciente da psique, deve então aprender a dançar com esse touro, cada um respeitando o outro, pois simplesmente reprimir esses instintos, como fez o rei Minos ao trancafiar o Minotauro no labirinto também não é uma boa solução, pois ele se alimentará de nossa energia vital, tornando-se cada vez mais poderoso e ameaçador, até o ponto em que poderá irromper de forma descontrolada e destrutiva.

Edward_Burne-Jones_-_Tile_Design_-_Theseus_and_the_Minotaur_in_the_Labyrinth_-_Google_Art_Project
Edward Burne-Jones – Design em Cerâmica- Teseus e o Minotauro no Labirinto – Wikimedia Commons

Nesse mito, cada uma das personagens é uma faceta diferente do signo de Touro: o deus Poseidon, em sua face magnânima e também vingativa; o ganancioso Rei Minos; a Rainha Parsifae cheia de luxúria; o brilhante artesão Dédalus; o próprio Minotauro como face mais sombria do nosso lado instintivo; o herói Theseu, que vem redimir o reino; e até mesmo Ariadne, que nos dá o fio providencial para sairmos do labirinto.

E você, quem é você nessa estória? O Rei Minos? a Rainha Parsifae? O Herói Theseu? E como você vem lidando com o seu Minotauro interior?

As figuras arquetípicas de Touro são:

O Construtor; O Fazendeiro; O jardineiro; O Banqueiro; O Massagista; O Cozinheiro

240px-Taurus2
Touro – De um livro Medieval de Astrologia – Wikimedia Commons

A Sombra de Touro está ligada ao signo oposto, Escorpião. Enquanto Touro quer construir, quer estabilidade, Escorpião destrói e busca uma crise após a outra, até ter se transformando completamente. Touro precisa aprender com Escorpião a se desapegar e a eliminar aquilo que não serve mais. Mas ambos têm em comum a possessividade, enquanto Touro se dedica a possuir e se apega a coisas, Escorpião possui de forma emocional. Outra parte da Sombra tem a ver com o elemento Terra e o seu oposto, Fogo: o excessivo realismo e pragmatismo do Touro pode jogar a questão espiritual e a imaginação no ponto cego, e, sem perceber, ele pode se tornar um verdadeiro fanático e se dedicar com fervor religioso a causas não religiosas, como por exemplo, o próprio ateísmo. Irônico, não? É A gente faz dessas coisas quando nosso consciente não está olhando… Karl Marx é um caso exemplar. Richard Dawkins é outro – ele não tem o Sol em Touro, mas tem uma conjunção Saturno-Urano em Touro e vejam só o fervor com que o cara ataca a religiosidade dos outros… Outra característica que frequentemente cai no ponto cego do Boi é a intolerância. Em seu grande bom senso, ele tem grande dificuldade de se colocar no lugar dos outros e perceber a validade de pontos de vista diferentes dos seus. E  da intolerância para o preconceito é só um pulinho o o preconceito, nós sabemos, nasce do medo de que a tão amada segurança esteja sendo ameaçada pelo “diferente”, pelo “novo”.  E ainda um outro problema desta sombra também é compartilhado com os outros signos de Terra: a tendência a usar as pessoas. Liz Greene (3) diz ainda que o oportunismo e o fanatismo são distorções do Fogo reprimido em Touro. Como sempre, características relacionadas à sombra são inconscientes e certamente o Touro não se dá conta de que tem esses, hum, “predicados”. mas eles estão lá. E ajuda, se ele apenas se der ao trabalho de se observar um pouco mais…

Touro é o signo da simplicidade, como disse acima. Tem a missão de descobrir como ser feliz com pouco e de descobrir o que é essencial, o que é de valor vital. Assim, tirada do oráculo do Osho, nossa meditação de hoje vai buscar exatamente isso. Para esta meditação você deverá estar sentado/a, pés firmemente apoiados no chão, mãos sobre as pernas com as palmas viradas para dentro e com os olhos fechados.Respire calmamente três vezes, lembrando-se que a intenção deste exercício é devolver a agradável sensação da Simplicidade.

E veja, sinta, perceba-se sentado num banco que está sobre uma relva macia e verdejante. Respire profundamente e quando soltar o ar imagine que sai pelo topo de sua cabeça uma camada fina de toda a sua pele. Ela se esvai e desaparece no ar. É a sua pele do orgulho que se foi. Respire mais uma vez e ao expirar sinta que uma outra pele fininha sai pelo topo da sua cabeça e se dilui no Universo: é a sua pele da vaidade. Respire mais uma vez e ao expirar imagine saindo pelo topo de sua cabeça uma outra pele fininha de todo o seu corpo. É a pele da prepotência que se desmancha ao vento.

Agora que está livre daquilo que embaça seu verdadeiro ser, entre em contato com o que há de mais verdadeiro e simples dentro de você. E sentindo que ao fazer este exercício lava sua alma e traz de volta sua verdadeira essência, respire e abra os olhos.

Música para Touro

E Amanhã é o dia de Gêmeos!

Programação das 12 Noites Sagradas:

26/12 – Capricórnio

27/12 – Aquário

28/12 – Peixes

29/12 – Áries

30/12 – Touro

31/12 – Gêmeos

01/01 – Câncer

02/01 – Leão

03/01 – Virgem

04/01 – Libra

05/01 – Escorpião

06/01 – Sagitário

(1) Edna Andrade – Festas Cristãs

(2) Liz Greene – A Astrologia do Destino
(3) Joseph Campbell – O Heróri de Mil Faces

(4) Liz Greende – Astrology for Lovers

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

One thought on “As 12 Noites Sagradas – TOURO e o mundo dos sentidos

  • 6 de janeiro de 2018 em 00:01
    Permalink

    Esta foi a meditação do meu signo solar, há um teor diferencial.
    Eu pensei que neste dia todas minhas “características natas” (agora chamo de instinto), seriam realçadas.
    Para minha surpresa, se deu justamente ao contrário.
    O egoísmo que tanto vejo em mim, deu lugar a cooperação e a bondade. Quando pude ser vaidosa e atraída pela luxúria, eu fui simples e preferi ficar com o leve. Quando me vi em uma situação podendo ser naturalmente prepotente (no almoço com minha mãe e minha irmã), eu fui compreensiva e as ouvi com bons ouvidos. Até mesmo a gula, que geralmente anda comigo, consegui pedir licença, deixei chegar apenas a necessidade alimentar, e nada mais que isso, comi educadamente hoje. A preguiça também não teve vez (em geral não sou preguiçosa), hoje trabalhei muito meu corpo, muitos alongamentos, ioga, capoeira e dança.
    Tudo isto aconteceu antes de eu ler sobre a meditação do dia, pois fiz isso hoje já no início da noite.
    Quando li, interpretei o meu dia baseando na pergunta central deste texto: a quem eu sirvo? Aos meus instintos ou ao Deus bondoso de amor maior? Olha… não sou o exemplo de dominação instintiva, mas sinto que estou caminhando em direção ao bem maior. Me domar sempre foi um objetivo, pois já fui muito destrutiva. Hoje me conheço muito mais e consigo trabalhar meus impulsos naturais. É claro, que, em determinadas situações, meu minotauro sai do labirinto e devora quem estiver na frente. Isso na maioria das vezes é desastroso e me gera trabalho mental para eu própria me perdoar.
    Mas cada vez menos isso acontece. Me vejo como boa gestora desse animal que tenho dentro de mim, e logo hoje ele esteve tão bem cuidado que não se rebelou. Fico feliz, muito feliz.
    As vezes sinto saudades de ficar muito brava, pq consigo muito respeito ao meu redor quando mostro o minotauro que há em mim. Mas sei que a calmaria é elegante e conquista permanentemente a paz, que vale muito mais do que qualquer discórdia. Ser respeitada por causar medo não é digno.
    Tive apenar uma questão pessoal que gostaria de resposta.
    Você diz no início – de maneira bem pontual – que touro e aquário se tensionam, há entre eles “desarmonia”. Sou taurus com ascendente em aquarius. Não soube interpretar muito bem, me instrua melhor por favor?! Fundamentalmente, esta combinação poderá me causar contradição?
    Agradeço muito por você disponibilizar este ritual as doze noites.
    Escrevo muito, gostaria que lesse tudo, se não for muito trabalhoso.
    Aguardo seu feedback do meu feedback rs.
    De Letícia
    Para Maria.
    Abraço!

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!