As 12 Noites Sagradas:SAGITÁRIO e a busca por significado

1SAGTChegamos ao fim da nossa Jornada das 12 Noites Sagradas! E Sagitário é o signo perfeito para terminarmos, porque nos deixa com um olhar no futuro e no que está por vir. Aproveito para agradecer profundamente a você que nos acompanhou nesta jornada, assim como a todos os autores consultados que dividiram seu conhecimento conosco.

Do site de Antroposofia Edna Andrade (1) nos diz: “Nesta última Noite Santa recebemos através do Portal do Sagitário os impulsos espirituais dos Arqueus, também chamados de Principados, para o fortalecimento da personalidade, de forma que tenhamos forças de estabelecer e sustentar impulsos mais abrangentes na nossa vida que nos orientem para o futuro e que contenham metas espirituais para a nossa existência.”

zodiaco tibetano gzhu 1685
Sagitário “Gzhu”, no Zodíaco Tibetano – Wikimedia Commons

“Atravessamos mais um dia, cai a noite e uma nova luz brilha no céu irradiando da Constelação de Sagitário, de onde emanam as forças espirituais dos Arqueus, os Seres da Personalidade, também chamados de Principados. Isto significa que eles não só possuem um Eu como sabem que o possuem e através dessa consciência intensificada eles criam uma imagem de si no exterior. Eles projetam no exterior a força de sua luta interna que é a própria luta do centauro, do ser humano emancipado por um lado na sua inteligência mas por outro lado, em luta constante para superar suas forças animalescas, seus instintos selvagens, suas forças egoísticas.”

Os Arqueus são considerados os Espíritos do Tempo porque essa luta é a própria luta do desenvolvimento humano no nosso tempo, abrangendo algo que ultrapassa todas as etnias e se torna uma influência cultural na nossa civilização. Aqui a tarefa anterior dos Arcanjos, que era proteger a sabedoria cósmica das intenções egoístas é ampliada pelos Arqueus, estando expressa no desafio da nossa civilização moderna na luta entre o materialismo exacerbado e a preservação dos recursos naturais.”

“No portal sul da Catedral de Chartres, a escultura de Micael preside as 3 hierarquias. Rudolf Steiner constantemente se refere a ele como o Regente desta nossa Época, com a missão de dominar o Dragão, o ser mítico representado pelo nosso intelecto, quando a sabedoria cósmica é apropriada através da compreensão das leis, através da ciência natural e precisa ser colocada no mundo de forma mais ampla para o bem de todos. Tanto no aspecto pessoal de construção da personalidade como neste aspecto temporal, esta luta representa um cair e levantar constantes.”

sag
Sagitário – Ilustração Medieval – Reprodução Wikimedia Commons

“Nesta décima segunda Noite Santa recebemos através do Portal do Sagitário os impulsos espirituais dos Arqueus, também chamados de Principados, para o fortalecimento da personalidade, de forma que tenhamos forças de estabelecer e sustentar impulsos mais abrangentes na nossa vida que nos orientem para o futuro e que contenham metas espirituais para a nossa existência.”

“Nesta noite reavalie as suas qualidades pessoais. Da região de Sagitário, os Arqueus, Espíritos da Personalidade, lhe trarão as forças da inteligência que erguem você, que sustentam você, e apontam a direção do futuro. Eles injetam clareza no seu pensar para que você perceba e assuma o compromisso com o que há de melhor em você.”

SONY DSC
Sagitário – Vitrais da Catedral de Chartres, Chartres, França – Wikimedia Commons

Depois do mergulho profundo nas águas sombrias de Escorpião voltamos à superfície para virarmos NÔMADES e EXPLORAR o mundo, indo cada vez MAIS longe, em busca do SIGNIFICADO e do SENTIDO da Vida. SAGITÁRIO é FOGO Mutável, Masculino, Ativo, Positivo. Traz em si toda a FÉ, o OTIMISMO e a CONFIANÇA na vida que são tão elusivos para Escorpião. AVENTUREIRO, EMPREENDEDOR, ENERGÉTICO e GENEROSO, sua fé na vida é tão grande que nada costuma derrubá-lo por muito tempo. Depois dos piores problemas, ele levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima com o mesmo sorriso confiante no rosto. As pessoas costumam invejar a sua BOA SORTE, mas não é que ele não tenha problemas como todo mundo, é simplesmente que seu grande otimismo o leva a acreditar que não importa o tamanho da confusão, no fim tudo dará certo, e por ser tão otimista, os deuses parecem de fato favorecê-lo com muitas benesses e dádivas.

Claro, seu regente é nada menos que JÚPITER, Zeus para os Gregos, o poderoso Deus do Olimpo, regente de todos os outros deuses. Júpiter é chamado o Grande Benéfico. Com um regente assim, não se podia esperar nada diferente do que muita boa sorte, certo?

Sim, mas há alguns poréns: exatamente por confiar demais na boa sorte, Sagitário às vezes não se dá conta de a vida tem sim, limites, e de que algumas regras precisam ser respeitadas. Alguns de seus defeitos são a INDISCIPLINA e a FALTA DE CUIDADO, o EXAGERO, o que o leva a se meter em confusões que seriam dispensáveis.

IMG_0499
Símbolo de Júpiter, regente de Sagitário – Maria Eunice Sousa

A ABUNDÂNCIA parece seguí-lo e ele é abundante e generoso em sorrisos, em alegria, sendo sempre a ALMA DA FESTA com sua alegria e espírito festeiro. Da mesma forma, é extremamente popular, tendo legiões de amigos que o seguem como mariposas são atraídas para a luz.

HONESTO, SINCERO, CÂNDIDO, ele chega a ser grosseiro tal a sua “sinceridade”, que muitas vezes é mesmo FALTA DE TATO. Também costuma ser EXAGERADO e um tanto DESASTRADO. Fisicamente costuma ter dentes grandes, para enfatizar o largo sorriso que tem permanentemente no rosto. Mas a parte do corpo que ele rege são os quadris e as coxas, e os nativos costumam tê-los bem avantajados. Corpo, aliás, que é vivenciado com desconforto, porque o corpo representa limites terrenos com os quais ele não quer lidar: o corpo precisa ser alimentado, o corpo precisa ser cuidado, asseado… O corpo precisa dormir, quando há tanta coisa para se explorar, se descobrir, se viver… mas o corpo precisa DORMIR!!! Assim, ele tenta esticar as horas do dia, tentando fazer com ele tenha 30 ou 50 horas, para viver tudo o que quer viver. Ironicamente, sem dormir adequadamente o Arqueiro vira um bicho enjaulado. É o corpo cobrando seu preço pelo maus tratos.

signo-sagitario
Sagitário na iconografia antiga – De um livro Medieval de Astrologia – Wkimedia Commons

Ele está mesmo interessado é na visão MAIOR das coisas, na EXPANSÃO da vida. LIBERDADE, ESPAÇO, LUGARES ABERTOS e VIAGENS são essenciais para que ele se sinta confortável. Nada de rédeas ou amarras, ou ele sai antes que você se dê conta!  Ele precisa saber que todas as portas e janelas estão sempre escancaradas, mesmo que jamais vá usá-las, porque se puser tranca, ele terá um ataque de claustrofobia e jamais voltará!

INTUITIVO, está sempre antenado com as possibilidades que o futuro traz, e é isso que seu símbolo, a flecha, vem nos lembrar: uma seta sempre aponta para o alto, para onde seu olhar está voltado. Por isso mesmo tem dificuldade de viver no momento presente, pois sua visão é de LONGA DISTÂNCIA e é uma visão que ele detesta ter que explicar, porque ele simplesmente “sabe” que algo é assim, então não peça para ele colocar em Palavras ou conceitos lógicos. Bah! Que coisa mais chata esse negócio de ser sempre lógico e preso a conceitos rígidos! A visão maior dispensa lógica!

As VIAGENS, especialmente de longa distancia não só estão sob sua jurisdição, como são alimento para sua alma. Ele ama viajar e correr mundo, de preferência com o mínimo de bagagem, porque gosta de andar leve, seja literal ou figurativamente. Outras viagens tão importantes quanto são as viagens empreendidas pela mente e pela imaginação. CONHECIMENTO também é seu alimento, por isso rege também o ensino superior, a FILOSOFIA, a RELIGIOSIDADE e as CRENÇAS. Está permanentemente em busca da conexão com o divino, fazendo as GRANDES PERGUNTAS da vida: Por que? Qual o sentido disso? Qual o significado? SIGNIFICADO é algo primordial, tão essencial que ele pode estar atravessando a pior das crises, mas se encontrar um sentido para tudo o que está acontecendo ele já se sente melhor. O que ele odeia mesmo é quando nada faz sentido.

Sagittariu in the twelve-paiting cycle Zodiakas Zodiac oswalda grigas
Sagitário by Oswalda Griggas – Wikimedia Commons

Uma vez que Júpiter é seu regente e Júpiter rege as leis e a justiça, estes são assuntos também muito caros ao Arqueiro, assim como a moralidade e a ética. Quando negativo, ao invés de moralidade ele descamba para o moralismo. A política também é um assunto que o apaixona porque interessa à sociedade e Sagitário é um signo SOCIAL e ele quer saber como a sociedade funciona. Aliás, ele tem uma gama de interesses tão vasta que é difícil dizer no que ele NÃO está interessado, até porque  tem uma capacidade incrível de captar com grande facilidade a essência de qualquer assunto num piscar de olhos.  Também é muito interessado na moda e costuma ditar tendências sendo o primeiro a usar coisas que os mais tímidos só ousarão depois que aparecer na Vogue. Claro, às vezes ele erra feio. De modo geral não tem medo de usar cores berrantes e contrastantes na mesma produção, especialmente se tiver estamparias grandes e exóticas que o façam se sentir à vontade, confortável, como se estivesse sempre… De férias!

Culturas estrangeiras, países estrangeiros são coisas que o fascinam e ele tem grande facilidade para línguas também. Ele gosta de ver o diferente, de EXPLORAR novas possibilidades e de ver as soluções que outros povos encontram para certas questões comuns e universais.

Tudo muito bem, tudo lindo e maravilhoso, como Sagitário gosta. Mas será que é só isso? Será que tudo é sempre tão luminoso assim? O que dizem os mitos e as figuras arquetípicas deste signo?

The_Seven_Planets_-_Jupiter
Júpiter – Beham, (Hans) Sebald (1500-1550) 1539 – Wikimedia Commons

Do livro A Astrologia do Destino, de Liz Greene (2), trago uma tradução livre e resumida destes principais mitos, o texto é destacado em itálico para enfatizar os créditos e a fonte. Sagitário é regido por JÚPITER, Zeus para os gregos, o poderoso soberano do Olimpo. Como sempre, olhar a figura que rege o signo pode dar pistas preciosas a respeito de sua psicologia e dinâmica. Zeus era um deus extremamente competitivo e conquistador compulsivo. Ele desbancou o pai Saturno e lhe tomou o lugar, apesar de Saturno ter tentado engolir todos os filhos para impedir isso. Ele é um deus extremamente masculino, mas seu poder vem da Mãe Terra, Mãe Rhea, embora ele tente ignorar todos os detalhes que o lembrem disso. Apesar de ter vencido os Titãs, sua vitória e ascensão ao Olimpo se deveu muito a política e a negociações envolvendo Rhea e alianças de casamento, o mais importante deles sendo com sua irmã, Hera. “Quando ele aparece como o rei vitorioso dos deuses, superando os Titãs terrosos e estabelecendo seu próprio domínio celestial, ele reflete o surgimento na consciência coletiva de um principio espiritual que é maior do que Moira, que regia o destino e a vida de deuses e mortais até então” pondera Greene. Com o advento da consciência o homem não está mais completamente à mercê do mundo instintual, do “fado” do destino  que lhe era dado e do qual não havia como escapar. Assim, é mais que apropriado que Sagitário venha depois de Escorpião, “porque Zeus personifica aquilo que pertence ao espírito eterno e não à carne mortal”.

Anibal Carracci_-_Jupiter_et_Junon
Jupiter e Juno (Zeus e Hera) by Anibal Carracci – Domínio Público

Zeus surge pois da dominação da Grande Mãe e assume o poder no Olimpo. Ele não pertence à terra, mas sim ao éter. É o Deus do Trovão e do Relâmpago; é o Grande Pai, o Grande Rei, oferecendo a luz do espírito, que agora pode almejar libertar-se das garras da Necessidade, uma das três Moiras, também chamada Ananke, aquela que tecia o Fio do Destino.

Zeus representa pois, o espírito indomável, livre, solto, sempre conquistando, sempre em busca do próximo alvo. Deitava-se com deusas, mortais, ninfas, semi-deusas, solteiras, casadas, quisessem elas ou não. Nas suas conquistas transformava-se em tudo quanto era forma para seduzir sua presa: cisne, garanhão, chuva e isso indica a grande mutabilidade do signo, sempre mudando de forma, de idéias, de projetos… Não havia limites para seu poder de sedução. Promíscuo como era, sua prole era numerosíssima e isso simboliza a infinita fertilidade do deus e do espírito, que pode imaginar e visualizar tudo em sua intuição rica e sem limites.

deception-zeus-hera

Mas ele não era tão livre assim, pois estava casado com Hera, com quem vivia em brigas perpetuas, algo como “entre tapas e beijos”. O motivo principal, claro, era a sua infidelidade e promiscuidade flagrante. E ela, como boa esposa ciumenta, espionava, perseguia, investigava e infernizava a vida não só das “outras”, como também da sua prole ilegítima – lembra o que ela fez com Hércules e Dionísio? Greene diz que Hera representa um espinho eterno no seu lado divino. “Esse contrato de casamento, porque há sempre um contrato, é uma obrigação e um laço permanente que o liga eternamente ao mundo feminino da forma” queira ele ou não. Sendo o Rei dos Deuses, ele não poderia simplesmente largar Hera e se livrar de suas queixas? Não, ele não podia, especialmente porque ela era não só esposa, como irmã e eles são iguais. Eles não conseguem, jamais se livrarão um do outro. “Esses dois permanecem eternamente fechados numa batalha e eternamente casados, uma imagem do espírito-criador fogoso ligado ao mundo da forma, ao mundo dos laços e compromissos humanos, o mundo da moralidade e da “decência” e das responsabilidades mundanas, que é tanto parte da natureza de Sagitário quanto a  promiscuidade selvagem da qual Zeus é o emblema”.

Gustave_Moreau_Zeus e Sêmele
Zeus e Sêmele – Gustave Moreau – Reprodução Wikimedia Commons

Esse é o padrão básico de desenvolvimento de Sagitário: sendo um espírito livre e indomável, cedo na vida cai na armadilha da qual ele tanto corre: as obrigações do casamento e da vida mundana. Ou porque ele ou ela engravidaram, ou porque são presas de artimanhas – sim, ele é muito ingênuo às vezes – o fato é que esse “contrato” vira um laço que é sentido como uma espécie de armadilha que o obriga a levar uma vida “decente”. Claro, há muitos que evitam essas coisas como o diabo foge da cruz, e seguem feito andarilhos, mundo afora, de montanha em montanha, de trilha em trilha, sem lenço e sem documento, feliz por não carregar as tais bagagens pesadas. Mas mesmo estes uma hora se deparam com o seu “destino” e precisam descer à terra e cumprir certas obrigações.

Como diz Greene, “Sem Hera, Zeus não seria nada. A maior parte de seu poder ele deve e na verdade, é a própria tensão causada pelo laço do casamento que o faz ser infiel. É esse laço que o mantém vivo e vital. Sem esta fricção ele se tornaria preguiçoso e displicente, qualidades que demonstra em varias de suas estórias e é duvidoso se ele perseguiria tantas amantes com tamanho entusiasmo se elas não fossem proibidas a ele.”. 

Io with Zeus, by Giovanni Ambrogio Figino.
Io e Zeus by Giovanni Ambrogio Figino – Domínio Público

O que é o espírito, o talento, a criatividade, a imaginação se não forem manifestadas no mundo concreto? É isso o que Hera representa, a necessidade de obedecer a regras e limites quando se quer chegar a algum lugar. A fertilidade, o talento não chegam sozinhos a lugar nenhum. Se não houver grande doses de trabalho, transpiração, COMPROMETIMENTO, ficaremos somente nos sonhos, nos ideais, nas imagens fabulosas da imaginação, sem nunca realizar nada.

Zeus_&_Héra,_dessin_du_bas-relief_d'un_autel_romain
Zeus e Hera – Desenho de baixo relevo de um altar romano – Domínio Público

Por isso, assim como Gêmeos, seu oposto complementar, Sagitário está relacionado também ao arquétipo do Puer Aeternus, a Criança Divina que não quer crescer e que representa os potenciais infinitos e ilimitados do espírito humano. O mundo está cheio de Puer Aeternus, especialmente o mundo das artes e do entretenimento. Aquele grupo sombrio de artistas que morreram aos 27 anos de forma trágica é povoado por eles. Jimmi Hendrix, Janis Joplin, James Dean, Amy Whinehouse, só para citar alguns. Sem Hera, Sem Wendy, Zeus e Peter Pan viram uma anomalia na Terra do Nunca, cheio de possibilidades e potenciais nunca realizados, nunca concretizados, seja por preguiça, por receio, por terror de falahar.

Assim, por pior que a “armadilha” pareça, o corpo, o casamento, o trabalho, a carreira, o filho… Ainda é isso o que faz o Centauro crescer e mobilizar seu espírito criativo em algo tangível e palpável.

quiron
Quíron – Reprodução de Wikimedia Commons

Um outro mito que não pode deixar de ser mencionado é o mito do Centauro Quíron.  O mito de Quíron tem várias versões diferentes. Às vezes ele é retratado como ancestral dos centauros, criaturas que eram metade cavalo e metade humanos. Em algumas versões os centauros descendiam de Centaurus, filho de Apolo e Estilbe, ou de Ixion e Nephele, uma nuvem feita à semelhança de Hera. Os centauros habitavam o Monte Pelion, na Tessália, região da Grécia. Na versão mais conhecida do mito, Quíron era filho de Cronos (Saturno) e da ninfa Filira, filha de Oceano e Tétis. Cronos viu Filira pela primeira vez quando procurava por Zeus, que tinha sido escondido por sua esposa Rhea. Filira tentou fugir de Cronos transformando-se numa égua. Ele perseguiu-a ainda mais e enganou-a transformando-se também num cavalo, conseguindo assim consumar a união, da qual nasceu Quíron, que tinha pernas e corpo de cavalo e torso e cabeça de homem. Quando ele nasceu, Filira ficou tão enojada e desgostosa que implorou aos deuses para ser transformada em algo diferente do que ela era. Os deuses atenderam seu pedido transformando-a na árvore Tília. Liz Greene fala que não importa a versão do mito, o que importa é que ele é um filho da terra, por um Titã ou um mortal, ele não é do Olimpo.

Saturno e Filira – Por Parmigianino – http://www.tanogabo.it/, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31215456

Quíron foi abandonado e encontrado depois por Apolo, que se tornou seu pai adotivo. Ele cresceu forte e saudável e Apolo ensinou-lhe muitas artes. Era muito inteligente e tornou-se um professor muito sábio e respeitado, a quem todos os heróis gregos, filhos de reis e de deuses eram enviados para com ele estudar. Era musicista, profeta e um médico e curador potente, também grande herbalista e filósofo brilhante. Além disso, era correto, nobre e íntegro. Ele foi o mentor de muitos heróis gregos famosos, como Jasão, Aquiles, Hércules e Asclépio, ou Esculápio, o deus da medicina. Mesmo assim, Quíron trazia consigo o dilema intrínseco da dualidade: não era nem cavalo nem homem. Seus iguais, centauros, eram criaturas extremamente primitivas, devassas, desregradas e grosseiras. Já Quíron tinha uma natureza benigna e pacífica, portanto não se sentia à vontade entre os seus. Como não era humano, também não se sentiam completamente confortável entre os homens. “Ele era uma deidade ctônica e pertence àquele grupo de meio-animais fálicos que eram tutores dos deuses, simbolizando a sabedoria da terra e do próprio corpo”. Diz Liz Greene

Uranographia by Johannes Hevelius. The view is mirrored following the tradition of celestial globes, showing the celestial sphere in a view from ouside
Uranografia by Johannes Hevelius – Wikimedia Commons

Ele se tornou o Rei dos Centauros. Mas um dia, Quíron se feriu numa das flechas que Hércules tinha molhado no veneno letal da Hidra de Lerna, aquela que encontramos em Escorpião. Numa versão do mito ele teria se ferido durante uma briga entre os centauros e Hércules. Em outra ele teria se ferido por acidente. O veneno da Hidra era letal e matava instantaneamente; porém, por ser filho de um Deus, Quíron era imortal. Assim, criou-se um dilema sem solução e o resultado foi uma ferida hedionda que doía de forma excruciante, para a qual não havia cura possível. Assim, ele está aprisionado, sendo o próprio corpo a sua armadilha. Ele se fere na coxa ou no joelho, a parte do corpo que nos sustenta, sobre a qual nos mantemos de pé e também um sinal de que a ferida é na sua natureza animal. Greene diz que Quíron é apenas um de uma longa lista de deuses ou semi-deuses, imortais, que são feridos fisicamente, geralmente nos pés ou pernas, tornando-se aleijados, uma ferida na sua relação com a realidade física. Uma mistura irônica de luz e de sombra. “Meu sentimento é de que essa tristeza e essa ferida são parte integral de Sagitário e formam um tipo de depressão ou desespero abaixo da superfície otimista e luminosa do signo. Acredito que é por isso que Sagitarianos podem ser tão maníacos nos seus esforços extremos para ser feliz e divertido. Zeus pode criar relâmpagos e trovões nos céus e não há signo mais positivo ou resiliente. Mas escondido na caverna está o Centauro sofredor, que pode curar e dar conselhos sábios a todos os males dos homens menos para o próprio, que é envenenado pela colisão de sua natureza benigna com a escuridão e o veneno do mundo”.

Quíron retratado mosaico encontrado em Edessa, do sec Vou VI
Quíron retratado em mosaico encontrado em Edessa, do sec V ou VI – Wikimedia Commons

Possivelmente, por causa dessa mesma ferida e dessa mesma tristeza, Sagitário seja capaz de oferecer esperança aos outros e não apesar dela. O que fica claro a partir da estória de Quíron e de Zeus é que este signo não fica confortável no corpo, porque o corpo é a prisão que o tolhe e causa sofrimento. E o corpo representa também os limites da realidade, da experiência de ser humano. Por isso, às vezes o vemos tornar-se catequizador, fanático, um verdadeiro pregador da fé e do otimismo, tornando-se o dono  da verdade, tentando a convencer a todos do seu credo, para esconder as profundas dúvidas internas a respeito daquilo que tão enfaticamente prega; e mesmo sendo um signo incrivelmente honesto e direto, podei aos poucos ir fazendo uso da hipocrisia, novamente para mascarar essas dúvidas, que ele não ousa admitir nem para si mesmo. Para ele é muito difícil admitir que seu otimismo exuberante não consegue vencer todas e que há um lado sombrio na vida, que não faz sentido, que não tem explicação filosófica ou metafísica que justifique. O Palhaço é uma das figuras arquetípicas deste signo, exatamente porque configura aquele que faz rir de forma histérica, colocando uma máscara sorridente e espalhafatosa, quando ás vezes, por dentro, ele esta afundando na tristeza. Se se encara isso, esse buraco negro da dúvida, pode ser desesperador demais, então ele prefere sorrir. Alguém já disse que não é uma boa idéia tirar a fé de um homem, porque às vezes, isso é tudo o que ele tem.

Greene lembra que Zeus preside Sagitário, como seu regente, mas Quíron está ali, uma presença incomoda e desconfortável, a lembrar a esse otimista Todo-Poderoso que ele ainda tem que lidar um lado humano e falho e que há coisas que ele não vence com seu otimismo inabalável. O corpo, sendo sentido como um alienígena, pode ser esse lado da vida que é desconfortável, complicado de entender e honrar. A ferida, diz Liz, “aponta para cima e para a eterna vida do espírito; também aponta para baixo, para a igualmente divina vida do corpo que deve suportar tal alma de fogo e sofrer de acordo com ela. Como o magnun miraculum do Corpus Hermeticum, Sagitario é uma criatura de dignidade e honra, parte daimon e parte deus, parte animal e parte imortal, que volta seus olhos para a parte imortal de si mesmo e que deve pagar o preço necessário de cuidar do corpo sofrido que ele ignorou por tanto tempo. 

Figuras Arquetípicas de Sagitário

Zeus e Hera; O Pai Divino; O Puer Aeternus; Peter Pan; A Eterna Criança; Quíron, o Centauro; O Viajante Aventureiro; O Cigano Andarilho; O Explorador de Novos Mundos; O Filósofo; O Professor; O Padre; O Pastor; O Missionário-Evangelizador; O Palhaço;  O Jogador; O Prometedor; A Tiete

A Sombra de Sagitário é uma das maiores, porque, como você sabe, quanto mais forte a luz, maior a sombra que projeta… Esta sombra está diretamente relacionada ao signo oposto de Sagitário, que é Gêmeos. Os dois se preocupam com juntar e distribuir informações e conhecimento, com educação e viagens. Mas enquanto Gêmeos volta-se para os detalhes e para os fatos, Sagitário olha para o todo e para o significado das coisas. Gêmeos quer saber como as coisas funcionam, Sagitário quer uma filosofia e uma visão geral de tudo. Por isso os dois sempre sentirão uma fricção ao se encontrarem, positiva ou negativa, porque um é a sombra do outro.

Fotothek_df_tg_0004436_Astrologie_^_Sternzeichen_^_Kalender Sagitarius
SAgitário – Deutsche Fotothek Astrologie & Sternzeichen & Kalender – Wikimedia Commons

Mas esta sombra tem outras nuances. Liz Greene, no livro Astrology for Lovers (3) diz que uma das suas facetas é “a Tiete”. A Tiete aparece naquela mania que Sagitário tem mencionar nomes de influentes e famosos, seja do meio artístico, empresarial, político ou de outras áreas, com muita intimidade, como se fossem amigos de infância. Os programas dele são sempre mais interessantes e excitantes que o de todo mundo; as pessoas que ele conhece são mais famosas; ele participa intimamente da vida de figurões… Você entendeu! E isso se aplica tanto à mulher quanto ao homem de Sagitário! Ele precisa estar onde “tudo acontece” e com sua intuição super aguçada, não é que ele consegue? De fato, ele consegue estar no lugar certo, na hora certa, com a pessoa certa para aproveitar a oportunidade exata! Mas às vezes, no meio de tudo isso, falha em se dar conta de que está sendo intrometido, invasivo, inconveniente. Ele também tem o desagradável hábito de usar as pessoas  – inclusive sexualmente falando – e descartá-las quando ele não precisa mais delas ou quando elas se recusam a estar a seu serviço – mas, claro, convenientemente ele também não percebe isso, afinal, é Sombra exatamente porque não a reconhecemos.

Part of a tile wall cover, Sagittarius; Iran, 16th century; tile mosaic from coloured faience; Museum für Angewandte Kunst Frankfurt am Main, Inv. No. 13049
Sagitário – Mosaico de cerâmica encontrado numa parede do Iran, século XVI – Museu für Angewandte Kunst Frankfurt am Main, Alemanha – Wikimedia Commons

Dessa Sombra também faz parte o “novidadeiro”: é ele geralmente quem descobre as novidades: o restaurante da moda, a banda que vai ser um sucesso, o livro que vai ser best-seller, o filme que vai bombar. Ele conta essas novidades todas com o entusiasmo de quem descobriu um grande tesouro, no intuito de informar, mas principalmente de deixar claro para você que ele sabe mais, conhece mais gente e coisas interessantes e que você não está tão “por dentro” das coisas importantes quanto ele. Você não é um dos “eleitos” no exclusivo grupo de que ele faz parte. Obviamente, se você é apenas um indivíduo comum, sem grandes conexões, logo será descartado, porque afinal, o que você tem a oferecer, quem você conhece neste mundo de meu Deus?

Cappella_dello_zodiaco,_agostino_di_duccio,_segni_e_pianeti_09,2_sagittario_2 templo malatestiano
Capela do Zodíaco – Templo Malatestiano – Wikimedia Commons

Outra faceta desta Sombra, talvez a mais conhecida, é o que podemos chamar de “o Prometedor”. Pelo nome, você, que convive com Sagitarianos já pode imaginar do que se trata: ele está sempre prometendo mundos e fundos a toda a gente, mas cumprir, que é bom… Como diz Greene, o prometedor, simplesmente promete. Isso tem a ver com a sua mania de extrapolar em tudo, inclusive na própria energia. Ele promete que vai lhe emprestar dinheiro, que vai lhe dar aquele emprego, que vai te dar aquele móvel (lindo) que ele não quer mais, que vai te levar naquela restaurante fabuloso, vai te levar naquela viagem maravilhosa para conhecer aquele guru mais maravilhoso ainda… A lista de promessas é infindável e inclui coisas simples, como vai te ligar, vai te visitar, vai te ajudar naquela questão… Não é que ele seja falso ou tenha dito só para se livrar de você! Não! No momento em que promete, ele está sendo candidamente sincero e tem toda a intenção de cumprir – além da intenção de impressionar você, claro! –  visto que está muito animado com a coisa toda. O problema é que meia hora depois algo mais interessante acontece e ele já esqueceu do que prometeu a você e arranja mais alguma coisa para fazer no mesmo dia e hora e simplesmente esquece até que você existe! Mas não se engane! Se você prometer algo a ele, pode ter certeza de que ele estará lá, na hora e local exatos para cobrar a dívida! E ai de você se falhar com ele! O fogo dos céus cairá na sua cabeça e ele contará para deus e todo mundo o quanto você é um tratante desleixado que o deixou a ver navios…

leiden university-Aratea_52v
Sagitário – Livraria da Universidade de Leiden – Wikimedia Commons

Esse é o Arqueiro, sempre apontando mais alto do que pode alcançar. Esse hábito de prometer mais do que dá conta de entregar está relacionado à incapacidade de lidar com as limitações da vida terrena, de se ater ao que é possível. Ele esquece que o dia só tem 24 horas, que o corpo precisa de descanso para repor energias – inclusive o dele – que dinheiro se consegue com trabalho… É a grande dificuldade de Sagitário em lidar com a realidade e as limitações do aqui e agora, já que vive constantemente no futuro, num mundo fantasioso, onde tudo é possível e tudo sempre dá certo. Dinheiro é uma das áreas mais espinhosas aqui. Se você emprestar a ele, esqueça, porque ele também já esqueceu!  Mas se é você quem precisa, ele nunca tem para lhe emprestar. Na verdade, conscientemente ele geralmente é muito generoso e magnânimo, mas como se identifica somente com essa magnanimidade, a mesquinharia e a usura vão para a Sombra, onde causa terríveis estragos nas suas relações. Quando faz tais promessas, ele realmente acredita que poderá cumprí-las, mas esquece que ele não é Zeus, que era um deus e que conseguia se safar de suas escorregadelas. Sagitário precisa aprender que é um mortal, humano, sujeito a todas as limitações materiais, de tempo, espaço e tudo o mais a que todos os outros humanos comuns estão submetidos.  No fundo é um grande imaturo, uma criança que se recusa a crescer. Com o tempo, quem sabe ele aprenda…

Mosav_zkenim_004
Símbolo de Sagitário na Sinagoga de Mosav Zkenim – Wikimedia Commons

Por último, tem o pregador moralista, o catequizador, o fanático, que acha que só sua verdade é válida. Ele pode ainda se tornar superficial e fofoqueiro, tornar-se excessivamente lógico e racional, firmando-se em evidencias, mas perdendo a visão maior e o significado das coisas. “ele perde sua integridade duramente conquistada ao se tornar um moralista arrogante e hipócrita, aquele que se orgulha do nome que carrega, tirando vantagens do status social”. Algumas pessoas também se ressentem da algazarra que Sagitário geralmente cria aonde vai. Alguns reclamam que ele demanda muita energia e esse energia é tirada de algum lugar, daí acharem que Sagitário, às vezes, “vampiriza” a energia alheia para continuar queimando sua grande fornalha de entusiasmo e alto astral. Em função disso, alguns resolvem tomá-lo em doses “homeopáticas”, por assim dizer. Parece mesmo que a Sombra de Sagitário é maior do que a dos outros? como eu disse, quanto maior a luz… Mas como todo ser humano, ele está aqui para aprender!

Não dê as costas a possíveis futuros antes de ter certeza de que não tem nada a aprender com eles

(Richard Bach)

IMG_5470
O Templo de Zeus em Atenas – Foto: Maria Eunice Sousa

Meditação para Sagitário

Sagitário é o signo da Alegria, então, nesta meditação vamos trabalhar a nossa capacidade ou não para a Alegria.

Este exercício é tirado do oráculo do Osho. Se sentir que precisa, pode fazer mais de uma vez. Faça  exercício sempre sentado, palmas das mãos apoiadas nas pernas, olhos fechados. Respire profunda e calmamente, até relaxar completamente. Pense que a intenção deste exercício é incluir você no mundo.

E ouça, no isolamento do seu quarto interno, muitas crianças cantando uma cantiga de roda. Abra a janela e veja que elas estão de mãos dadas girando ao redor de uma fogueira. Sinta a música, o calor e a alegria desta roda. Vá até ela encontrando um espaço para também dar as mãos às crianças, cantar e rodar com elas ao redor do fogo.

Olhe bem para este fogo e, mentalmente, atire para dentro dele todos os sentimentos que impedem você de fazer parte da alegria e da celebração da vida. Então, livre-se dos impedimentos, sinta-se completamente integrado nesta mandala viva de seres felizes. Então, respire e abra os olhos. Se desejar, escreva ou expresse-se conforme o seu coração mandar.

Stamp_of_Ukraine_s890 sagi
Sagitário – Selo da Ucrânia – wikimedia Commons

Música para Sagitário

(1) Edna Andrade – Festas Cristãs

(2) Liz Greene – the AStrology of Fate

(3) Liz Greene – Astrology for Lovers

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

4 thoughts on “As 12 Noites Sagradas:SAGITÁRIO e a busca por significado

  • 27 de janeiro de 2017 em 07:36
    Permalink

    Ola Maria Eunice, fiquei com uma duvida sobre as doze noites santas, no seu texto aparece sagitário como a 12 noite santa, mas Edna e outras autoras colocam na quarta noite. Como a primeira começa em Peixes e vai seguindo ate a 12 na ordem do zodíaco , gerou essa duvida em mim. Outra curiosidade, que Edna fala dos signos ate a 11 noite que e Touro, mas na 12 não cita Aries, vc sabe por que?

    Resposta
    • 27 de janeiro de 2017 em 08:47
      Permalink

      Olá, Paulo! Obrigada pela visita! 🙂
      Bom, a primeira vez que ouvi falar do ritual das 12 Noites Santas foi através de Melanie Reihart, astróloga do Zimbabwe, radicada na Inglaterra. Ela faz um retiro sobre esse tema todos os anos em Bali. Ela, que é astróloga, começa por Capricórnio, por ser o signo do mês de dezembro e também por ser um signo cardinal. Essa foi a forma que o rito chegou até mim. Eu falo sobre essas razões no primeiro texto que abre a série das 12 Noites. Sei que o Steiner o desenhou para começar por Peixes e é assim que a professora Edna faz. É só o que sei dizer. Não sei porque ela não cita Áries. Espero ter esclarecido. Volte sempre! 🙂

      Resposta
      • 30 de janeiro de 2017 em 06:52
        Permalink

        Bom dia Maria Eunice, grato pela resposta é realmente muito interessante pesquisar mais sobre o tema. e conhecer essas mulheres estudiosas dos mitos, astrologia e do nascimento de Cristo. Abraço e ótima semana.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!