A Semana Astrológica – Ainda está em tempo…

Semana de 11 a 17 de janeiro

Leitores, estou tentando conciliar as coisas por aqui da melhor forma possível, mas esta semana complicou devido a uma viagem – tá pensando que astrólogo também não tem perrengue?? Apesar de já ser quinta-feira, acho que ainda vale pontuar alguns movimentos importantes que ocorrem nesta semana, uma semana mais calma, já distante dos fogos de artifício das celebrações de ano novo, que parecem já estar longe, perdidas, enquanto o ano vai ficando velho e voltamos à na correria dos dias e à nossa vidinha normal…O tom da semana é dado pela Lua Nova ficando Crescente na quarta-feira, indicando novo entusiasmo, novas possibilidades e a vida seguindo seu curso num ritmo renovado.

O Sol, disciplinado e austero em Capricórnio, fica mais leve e expansivo nesta semana devido a um trígono a Júpiter em Virgem que ocorreu na quarta-feira. Tempo de olhar para a vida, baixar a guarda e relaxar um pouco porque ninguém é de ferro… Tempo de a Cabra ver que o copo está meio cheio e que mesmo que seja necessário se ter cautela, pequenas oportunidades são melhores do que nenhuma! Olhando todo o trabalho já feito e até adiantado, podemos nos dar ao luxo de descansar e gozar a vida como todo mortal.

Mercúrio segue em marcha a ré, sugerindo que retrocedamos para reanalisar todos os últimos feitos, realizações, projetos, decisões e qualquer outra coisa que precise revisão. Se insistimos em manter tudo no ritmo normal, podemos nos deparar com dificuldades imprevistas, como aqueles dias em que tudo sai errado, tudo desanda, você se atrasa, perde a hora, perde as chaves, perde a consulta marcada, perde a paciência, perde as estribeiras… Só para perceber  lá na frente que depois de todos os imprevistos, mesmo com toda a irritação, os acidentes aparentes se revelam tendo uma função e um resultado melhores do que o planejamento inicial. Isso, é claro, se estiver flexível e aberto para as possibilidades. O que não tem remédio, remediado está, diz o ditado. Em tempos de Mercúrio retrógrado, o melhor é manter a calma e fluir com a vida e os acontecimentos, porque nada é linear, direto ou óbvio. É tempo de desacelerar e olhar as coisas por outros vieses, por outros ângulos, perceber que a vida tem um tempo próprio, um ciclo que nem sempre coincide com o nosso tempo humano, mundano “útil”. Períodos de Mercúrio retrógrado também são apropriados para nos darmos conta da nossa mente inconsciente, aquele tipo de pensamento escondido que normalmente mantemos a sete chaves porque não seria adequado verbalizar diante dos outros, especialmente em se tratando do signo de Capricórnio, que é super antenado com o que é e não é adequado socialmente. Junto com tudo o que é julgado inaceitável, reprimimos muitos tesouros e ideias valiosas. É tempo, pois, de reconhecer e confrontar esses pensamentos escondidos e endereçá-los efetivamente, antes que nos causem uma indigestão mental.

Vênus viaja por Sagitário e nesta semana defronta-se com dilemas que são nossos velhos conhecidos: a liberdade de Urano e as feridas de Quíron. Buscar, perseguir um ideal ou visão ao mesmo tempo em que precisamos considerar aquilo que não se encaixa, aquilo que nos lembra que há desastres nos rondando, que há imperfeição, que há um lado nosso que é ogro. Vênus em Sagitário já é extremamente jovial e tem como grande valor a liberdade e o desprendimento. Em contato com Urano, torna-se mais avessa a compromissos e tradições. Aqui também há, duplamente, a dificuldade com o corpo como receptáculo limitado de um espírito infinito e o coração sente-se pesado e aprisionado dentro deste corpo. Demanda que cuidemos dos exageros ligados ao corpo, como excesso de comida ou bebida, porque há uma sensação de alienação quanto aos processos orgânicos e uma fuga da dor e do que é visto como limitação. Positivamente, é momento de se relacionar de forma mais livre, sem amarras ou cobranças; o casal pode, por exemplo, fazer viagens separadamente, cada um com sua turma de amigos, para espairecer e ventilar a relação, voltando depois, ambos, renovados e cheios de novidades para trocar. Vênus fecha a semana em quadratura quase exata a Júpiter, seu regente, aspecto exato na segunda, 18.

Marte trafega Escorpião, signo de sua regência e por isso mesmo, bastante confortável para ele. Nesta semana se aproxima do trígono a Netuno em Peixes. Maior sensibilidade que se traduz como uma ação poética, grande imaginação, criatividade e capacidade para a compaixão estão ao nosso dispor por estes dias. Marte em contato positivo com Netuno é o guerreiro de coração gentil.

A Lua inaugurou um novo ciclo e se torna Crescente em Peixes na quarta-feira, oficializa o Primeiro Quarto no sábado em Áries e fecha a semana já em Touro. Conversa com todos os demais corpos celestes harmoniosa ou irritadamente.

Dia a dia – Já estamos na quinta-feira – fica meio sem sentido falar da segunda, certo?

A Lua Pisciana e Crescente abre o dia em conjunção a Quíron e quadratura a Vênus em Sagitário na QUINTA-FEIRA e ainda se separando da quadratura a Saturno. Ao longo do dia faz sesqui-quadratura a Marte, oposição a Júpiter e sextil a Mercúrio e ao Sol, aspecto depois do qual fica vazia, às 14h33min. Mercúrio está em conjunção cazimi ao Sol. Vênus começa a se afastar da quadratura a Quíron em Peixes. Dia de muita sensibilidade em que nos sentimos um tanto desmilinguidos, bambos e muito cientes de nossas fragilidades. Uma sensação de desalento nos inunda e predispõe a uma lentidão e preguiça, que são, na verdade, fuga da vulnerabilidade que não queremos sentir. O desejo é de não resistência, de tomar a via mais fácil, que pode ser, inclusive, fazer de conta que está tudo bem, e quando percebemos, estamos nadando em círculos, perdidos e prestes a nos afogar pelo excesso de negação. Há um desconforto por trás de tudo. Pelo fim da manhã recebemos uma ajuda: se estamos dispostos, podemos fazer uma ponte que nos permita expressar o que sentimos de forma mais ponderada, sem tanto drama ou crise, iluminando estes mesmos sentimentos com uma sobriedade madura que funcione como contraponto para o desamparo, de modo que não precisemos ser vítimas de nós mesmos e da nossa sensibilidade, mas antes, que possamos expressar tal sensibilidade de maneira consciente, tomando resoluções e atitudes concretas que levem ao crescimento, em lugar de lamentação inútil. A conjunção Sol-Mercúrio propicia lampejos luminosos e novos insights sobre nossa vida prática e especialmente sobre o trabalho, a carreira e a forma como nos conduzimos no mundo exterior. Agarremos essas ideias porque elas poderão ser muito úteis mais adiante. Risco: cair na euforia, exagerar na dose e, tal peixe que morre pela boca, cair presa de nossas próprias carências, compensando-as em válvulas de escape não muito saudáveis ou apropriadas. Senso de proporção é tudo hoje! A Lua fica vazia por praticamente toda a tarde, sugerindo repouso da objetividade e que prestemos maior atenção aos processos internos.
Lindo dia para você!

Dona Lua abre a SEXTA-FEIRA ainda fora de curso em Peixes. Ingressa em Áries à 00h49min e ao longo do dia faz quincunce ao seu dispositor, Marte, atualmente em Escorpião e trígono a Saturno em Sagitário, fechando a noite já em conflito com Plutão e conjunção a Urano. Marte está em trígono a Netuno. Por mais que seja sexta, é dia de arregaçar as mangas e entrar em ação, colocando nossa força executiva em bom uso. Espanar a poeira e evaporar de vez o aguaceiro dos dias anteriores é o que nos é pedido. O dia favorece que trabalhemos a todo vapor em direção aos nossos objetivos e paremos com lenga-lengas e reclamações inúteis, utilizando a sensibilidade que está à nossa disposição de forma positiva e criativa, adicionando poesia e imaginação à nossa ação, que é um uso melhor do que a lamúria ou a hesitação. Cuidado na balada da sexta à noite! A Lua Ariana está em cojunção a Urano e quadratura a Plutão: propensão a conflitos de resultados sombrios e imprevisíveis.

O SÁBADO está no estilo “vem quente que eu estou fervendo”. A Lua Ariana está em conjunção a Urano e quadratura a Plutão. A Lua também faz trígono a Vênus no início da manhã e durante o dia quadratura a Mercúrio em Capricórnio e quincunce a Júpiter em Virgem. Oficializa a fase do Primeiro Quarto com a quadratura ao Sol, às  21h28min, ficando vazia depois. O dia requer atividades dinâmicas onde possamos canalizar toda a energia extremamente volátil que se manifesta dentro e fora de nós. Estamos belicosos, impulsivos e impacientes, propícios a sair dando cabeçadas a torto e a direito – atenção redobrada é necessária no trânsito, pois a impulsividade pode levar a precipitações e excesso de confiança que resulta em desastres. A Lua nos desafia a defender nossa individualidade diante das obrigações mundanas, a preservar e cuidar das necessidades pessoais sem negligenciar as demandas profissionais, cuidando de não se deixar esmagar por elas. É preciso fazer ajustes honestos nestas esferas de vida, conciliar o conflito interior ou podemos ter grandes dificuldades com chefias e autoridades que se interpoem em nosso caminho, aparentemente bloqueando nossos desejos e necessidades.

Um sono agitado inaugura o DOMINGO, com a Lua em Áries abrindo o dia vazia. Ingressa em Touro às 03h49min e talvez tenhamos um sono um pouco mais pacífico. Durante o dia a Lua faz oposição a Marte e sextil a Netuno, além de sesqui-quadratura a Júpiter e Vênus, fechando a noite já em quincunce a Saturno e trígonos a Plutão e a Mercúrio. Vênus está muito próxima da quadratura a Júpiter e Marte do trígono a Netuno, ambos os aspectos exatos na segunda-feira. O domingo traz um tom de maior repouso e placidez que é perturbado pelo meio do dia por conflitos e possíveis discussões onde ambos os lados estão inflexíveis e opiniosos. Para não azedarmos o dia desnecessariamente, é necessário temperarmos nossa teimosia com bom humor e não levarmos tudo a ferro e fogo, do contrário, quem se queima ou se quebra, somos nós. Mas parece que quanto mais outros nos admoestam no sentido de relaxar e relevar, mais empacados ficamos. Nem tudo precisa ser um cavalo de batalha, nem tudo precisa ser levado ao pé da letra e precisamos lembrar também que nossos valores fundamentais não necessariamente estão em jogo ou sendo ameaçados ou invalidados. Precisamos achar um ponto de encontro que nos leve à conciliação. como disse o Mestre a Hércules, “às vezes, nós nos elevamos ajoelhando-nos, conquistamos nos rendendo e ganhamos desistindo”. Precisamos desistir de nossa rigidez se queremos relações mais afáveis e amorosas.

Que este resto de semana seja lindo, amoroso e feliz para você!

Que o resto da semana seja pacífico e feliz!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!