A Semana Astrológica: tempo de conclusões

Semana de 1° a 7 de fevereiro

Começo me desculpando pela não publicação do texto da semana passada. A semana foi extremamente tumultuada, de maneira que eu nunca conseguia concluir o artigo, mesmo tendo-o começada ainda no meio da semana anterior. Para finalizar, contraí o vírus Zika e fiquei de molho por alguns dias – em função disso, resolvi tirar “férias” das redes sociais e outros afazeres. Experimentem vocês também, tirar férias de redes sociais. Faz maravilhas pela sua cabeça!!!

De cima para baixo: Plutão, Vênus, Lua e Mercúrio em Capricórnio
De cima para baixo: Plutão, Vênus, Lua e Mercúrio em Capricórnio

Esta semana que começa tem um tom de análises, avaliações, estudos sobre o que deve permanecer das últimas experiências e o que deve ser descartado. Finalizações, conclusões, fechamentos. Sim, estamos falando da Lua Minguante, que se oficializa à 01h28min no horário de Brasília, já na segunda-feira. A Lua fica minguante em Escorpião, enfatizando a necessidade da eliminação de toda a toxicidade da alma, dos rancores que viram uma bagagem emocional indesejável, impedindo-nos de ver nossos problemas com clareza e comprometendo as relações futuras. É preciso também nos livrar-nos da rigidez e das visões por demais obtusas e unilaterais da vida, para que possamos ser mais flexíveis e abertos a outras formas de experienciar o mundo. A despeito do Minguante, a semana está bem produtiva e favorável a todas essas resoluções e conclusões. Isso porque temos um stelium poderoso de quatro planetas (sim, eu sei que a Lua não é um planeta – chamamos planeta por praticidade) em Capricórnio, um signo de trabalho e resolução, por alguns dias, além de vários aspectos fluidos e de boas oportunidades ocorrendo entre Marte-Plutão, entre Sol-Saturno-Urano, entre Mercúrio-Júpiter, conforme descrevemos abaixo. Portanto, é hora de ganhar tempo e subir a montanha determinadamente.

Nesta semana o Sol faz quadratura a Marte, a primeira quadratura deste ciclo, representando desafios sérios àquilo que foi iniciado em 14 de junho de 2015 e que tem a ver com a forma como sincronizamos nossos propósitos, nossa vontade pessoal e como concretizamos e manifestamos essa vontade no mundo. Este ciclo culminará com a oposição de Marte ao Sol, durante sua próxima retrogradação, em 22 de maio. Com Sol e Marte em aspecto tenso, temos conflitos de ego, conflitos com a figura do pai, e a tendência é nos sentirmos bloqueados criativamente, ou sentirmos que nosso direito de ser nós mesmos entra em choque direto com o direito do outro de ser ele mesmo. A raiz dessa dificuldade é a discrepância entre o que queremos e desejamos e a forma como agimos para conseguir isso – em outras palavras, queremos algo mas parece que nossas ações contradizem o que almejamos. Antes de nos indispormos com o mundo lá fora é bom alinharmo-nos por dentro. Talvez toda essa contradição na ação nasça de não nos sentirmos autorizados a ser quem somos ou a nos afirmar e exercer nossa vontade pessoal. Qualquer que seja o motivo, vai demandar muitos ajustes para que consigamos superar estes conflitos. Para isso temos muita ajuda porque o Sol também faz aspectos, desta vez harmoniosos, com Saturno, o Velho e com Urano, o Novo, simbolizando que temos essa capacidade de unir o melhor dos dois mundos, de mudarmos em nós aquilo que nos desagrada de forma coesa e elaborada, sem que isso cause muitos transtornos; da mesma forma, conseguimos nos desapegar das muletas que já não nos servem, porque finalmente percebemos que nossos passos estão firmes novamente e que podemos confiar em nossa renovada força.

Mercúrio voltou ao movimento direto em conjunção a Plutão e quadratura a Urano, jogando mais lenha nessa fogueira que parece que não se apaga nunca… A quadratura a Urano fica exata na segunda, dia 1°. O negócio é se questionar se nossos padrões mentais não estão engessando a forma como vemos a vida e as oportunidades que encontramos de viver mais satisfatoriamente. Depois de voltar ao movimento direto, Mercúrio faz os mesmos contatos das últimas cinco semanas pela terceira vez – com Plutão, Urano, Quíron e Júpiter. Oportunidade de elucidar de vez os questionamentos levantados sobre nosso trabalho, carreira, profissão, papel social, regras, status, etc. No primeiro contato vivemos o primeiro solavanco; voltamos retrógrados e analisamos a coisa toda mais cuidadosamente; e agora, por fim, tomamos nossas resoluções e marchamos para implementá-las. Somente depois de lidarmos com estes conflitos (Urano-Plutão) é que poderemos voltar a pensar (Mercúrio) em expansão (Júpiter). Mercúrio permanece na zona de retrogradação ainda até o dia 14 de fevereiro. A zona de retrogradação compreende o período em que o planeta percorre os graus em que ficou retrógrado. Por exemplo, Mercúrio ficou retrógrado a 01°01’ de Aquário e retrogradou até o grau 14°54’ de Capricórnio, portanto, a zona de retrogradação vai do dia 19 de dezembro de 2015 – que foi quando Mercúrio passou pela primeira vez, direto, pelo grau 14° de Capricórnio, ponto em que ele estaciona para retornar ao movimento direto – até o dia 14 de fevereiro, quando ultrapassa o grau em que estacionou para ficar retrógrado. Leia texto sobre Mercúrio retro em Capricórnio.

Vênus em Capricórnio marcha resoluta para o encontro calcinante com Plutão, a quem se alia contra Urano em Áries, indicando uma semana escaldante e sujeita a crises dentro dos relacionamentos, especialmente as relações afetivas e parcerias de negócios. É mandatório um novo escrutínio sobre nossos valores mais fundamentais, reformularmos a maneira como expressamos nosso afeto, sacudirmos as relações que andam mornas ou sem graça, para dar-lhes novo rumo. Confrontarmos nossas insatisfações com honestidade… Você há de perguntar: “isso de novo?” – e eu respondo: “sim, de novo, novamente, outra vez, uma vez mais…” Porque assim são os relacionamentos, precisam ser sacudidos periodicamente para não caírem na pasmaceira, na previsibilidade excessiva que tira o gosto e a vivacidade das coisas – só assim eles podem resistir ao desgaste natural do tempo, que corrói as relações “perfeitinhas”. Se lidamos honestamos com as crises periódicas, amadurecemos e habilitamo-nos para lidar com as crises maiores e mais sérias quando elas vierem. Vênus enfrenta estes desafios pelo menos cinco vezes ao ano, indicando que devemos estar sempre atentos à salubridade e entusiasmo das nossas relações. Vênus ainda faz contato harmonioso com Marte, proporcionando oportunidades de alinharmos nosso desejo e nossos valores com a capacidade executiva – em outras palavras, unimos a fome com a vontade de comer e assim ficamos mais animados para ir atrás do que queremos, porque vislumbramos as recompensas que nos esperam adiante. Este apoio mútuo entre Marte e Vênus reverbera nos contatos que Marte faz aos mesmos planetas, quer dizer, Marte também se alia a Plutão, enquanto se indispõe com Urano. O que está em jogo aqui é o nosso comprometimento, desejo de segurança, busca de objetivos sólidos e duráveis dentro da esfera das relações – e também das finanças e investimentos – versus nosso desejo igualmente legítimo por liberdade, a necessidade de preservarmos nossa individualidade mesmo estando comprometidos com outros. Ajustes. Palavra mágica! Conciliar isso dentro de nós, ser honestos a respeito de ambos os desejos, porque são igualmente legítimos.

A Lua continua viajando muito vagarosamente – ficou nove dias inteiros na fase cheia!!! Abre a semana oficializando o Minguante na segunda-feira, em Escorpião. Revê as crenças ao passar por Sagitário e torna-se mais pragmática e Balsâmica em Capricórnio no primeiro minuto da sexta-feira. A Lua será Nova na segunda, dia 08 de fevereiro.

A semana começa com Mercúrio em quadratura exata a Urano e a Lua ficando Minguante em Escorpião na SEGUNDA-FEIRA. Depois da quadratura ao Sol Aquariano, ela conversa de forma sóbria e misteriosa com Vênus, Plutão e Mercúrio em Capricórnio. A Lua também se funde a Marte e mais tarde se indispõe com Urano, mas fecha a noite em harmonia com Quíron em Peixes e com Júpiter em Virgem, tentando estabelecer um diálogo entre eles. O dia está bastante produtivo, embora tenhamos que lidar com alguns conflitos internos logo cedo. Nosso lado consciente-objetivo precisa e quer ir para o mundo, executar nossa vontade, correr atrás de nossos propósitos; mas há um outro lado, mais inconsciente, subjetivo, regressivo que gostaria de permanecer, a princípio, no isolamento do quarto escuro, protegido das demandas mundanas. Este conflito já está resolvido porque o mundo não espera e logo recorremos a toda a nossa disposição e resiliência e, mesmo que um tanto circunspectos, percebemos o valor de todo o esforço que nos é pedido, de modo que logo nos percebemos satisfeitos, ancorados e trabalhando a todo vapor!

A mente, por outro lado, lida com grandes desafios: abrir mão das verdades antigas e certas, em nome de uma liberdade incerta, mas que talvez respeite nossa individualidade e criatividade. A tradição é boa, funciona, mas mesmo a melhor das tradições precisa ser questionada de vez em quando. “Sempre pensamos/foi/fizemos assim” não é justificativa para não se tentar outras formas de fazer as coisas e outros pontos de vista. Precisamos mesmo é encarar nosso medo de abrir mão dessas certezas que já não nos servem mais. Revê-las de forma desapegada e impessoal, como se não fossem nossas e ver o que acontece – assim mesmo, dar-se ao luxo de experimentar, para variar! A despeito de todos os conflitos, há grande potencial de nos harmonizarmos com a vida, se fluirmos com ela, ao invés de criarmos resistência. E assim, podemos ter um dia em que nossa alma conversa e se sintoniza com a mente, o desejo, as necessidades, a vontade, a criatividade, fazendo fluir a vida; então as coisas simplesmente acontecem naturalmente e vão se desdobrando, seguindo um fluxo, como de rio, que se for adequadamente intuído e respeitado, nos levará aonde precisamos e queremos ir. Naturalmente. Sim, depois do conflito e dos resmungos iniciais, o dia é de sintonia, sincronia e fluidez. Não desperdicemos as boas vibrações.

A TERÇA-FEIRA traz um clima bastante diferente. A Lua está vazia em Escorpião até as 13h50min, quando ingressa em Sagitário. De Sagitário ela se irrita com Urano em Áries, mas permanece muitas horas isolada e reflexiva. O Sol se aproxima mais dos sextis a Saturno e a Urano e Marte também está bem próximo de outro contato harmônico com Plutão. O dia está bem circunspecto. Estamos econômicos na atitude porque os sentimentos são densos e precisam ser digeridos, antes de qualquer coisa. A Mente, por outro lado, ainda está muito intempestiva, portanto, a atenção com o que se pensa e sente se faz mais necessária para que não nos precipitemos de forma irreversível. A manhã sugere retiro e contenção que propiciem o adequado ambiente para as necessárias análises e elucubrações sobre como poderemos nos expandir de maneira mais consistente no próximo ciclo, sobretudo, como nos expandir respeitando os desejos de nossa alma. Hoje, menos, definitivamente, é mais! A tarde está mais leve e animada, mas ainda assim, nosso entusiasmo é tranquilo e sóbrio, pois intuímos a necessidade de ponderações acerca do futuro e das perspectivas que temos à frente. Que crenças precisamos descartar porque estão nos impedindo de realizar todo nosso potencial, de ser aquilo que viemos ser, algo que só nós podemos ser?

Sol Aquariano está em sextil a Saturno em Sagitário na QUARTA-FEIRA, enquanto Mercúrio em Capricórnio se afina com Quíron em Peixes e Marte em Escorpião conversa com Plutão. Por seu turno, a Lua faz quadratura a Netuno, conjunção a Saturno, sextil ao Sol e trígono a Urano, fechando a noite em quadratura quase exata a Quíron em peixes. O dia começa como se fôssemos atingidos por um tsunami emocional: abarrotando o coração de emoções desencontradas, uma grande enxurrada que nos leva rio abaixo. Todo o entusiasmo latente fica represado pelas inseguranças e dúvidas acerca do que sentimos e do que precisamos. Mas pelo fim da manhã conseguimos algum centramento e encontramos nosso eixo, de modo que o dia tende a ficar mais produtivo. Apesar de todas as disparidades e contradições, estamos aptos a tirar o melhor das nossas horas, dos nossos recursos, unindo o útil ao agradável, sem esquecermos do necessário. Podemos conciliar a necessidade de segurança com a urgência por inovações e alternativas mais progressistas. A vontade também está afiada e potencializada pela resiliência, embora tenhamos a sensação nítida de rivalidade e de que talvez tenhamos que defender nossos desejos com unhas e dentes, talvez de gente muito próxima a nós – mais próxima do que possamos imaginar. Contudo, o dia oferece momentos únicos de um entendimento profundo desse inimigo dentro de nós e de como ele pode minar nessa resiliência tão duramente conquistada. Em termos mais práticos, temos bastante estamina e energia física para atacar quaisquer problemas que sujam à nossa frente e o melhor que fazemos é nos engajar com atividades que canalizem todo o vigor, para não nos envolvermos em contendas egoicas e inúteis.

QUINTA-FEIRA é dia de Júpiter e o dia, de fato, recebe um colorido Jupiteriano, doado pela Lua Sagitariana, que torna-se foco de uma T-Square mutável ao fazer quadratura a Quíron em Peixes e ao seu regente, o Deus da Boa Sorte, o próprio Júpiter. A energia Sagitariana se repete triplamente: pelo trânsito da Lua neste signo, pela quadratura a seu regente e também a Quíron, que, sendo ele mesmo um centauro, é também símbolo de Sagitário. A Lua fica vazia depois do contato com Júpiter, às 08h05min, ingressando em Capricórnio somente às 22h44min – outro dia inteiro de Lua Vazia! Um dia que se pudéssemos faríamos bem em tirar para perambular por aí, explorar novas possibilidades, descobrir recantos desconhecidos, dentro ou fora de nós. Estamos filosóficos, em busca do sublime e das grandes alturas, mas há um gosto agridoce na boca porque antes mesmo de nos lançarmos já sabemos que não iremos conseguir manifestar nossa visão idealista e perfeita. E, para evitar desapontamentos, simplesmente não fazemos nada, acalentamos tais ideais em nosso coração, refinando-o e burilando-o, sem jamais ter intenção de trazê-lo à vida porque não suportaríamos a dor de vê-lo tão limitado pela dimensão do tempo e espaço. Assim, temos anseios incomensuráveis, mas sentimo-nos inexoravelmente limitados por nossa realidade, por nossa condição, conjuntura, circunstâncias. Como um Peter Pan, desejaríamos fugir para a Terra do Nunca, onde jamais tivéssemos que crescer. Talvez, para fugir desse vazio existencial momentâneo – ou talvez nem transitório assim – recorramos a futilidades, ao humor vazio e espalhafatoso, que nos anestesie o coração desse desapontamento amargo. A Lua Minguante nos dá a chance de abrir mão desses sonhos de grandeza, dos sonhos vazios que nunca viram nada porque temos medo de suas imperfeições; porque temos medo de falhar; porque temos medo de ser confrontados com nossa pequenez e com a eventual falta de sentido da vida. Sim, abrir mão das fantasias megalomaníacas, em nome de um futuro possível, realizável, factível, mesmo que imperfeito. Aceitar nossas limitações e idiossincrasias é o primeiro passo no caminho dessa maturidade que concretiza sonhos, a despeito de todas as dificuldades.

A Lua Capricorniana fica Balsâmica no primeiro minuto da SEXTA-FEIRA, ao fazer semi-quadratura ao Sol em Aquário. Depois do contato com o Sol a Lua fica muitas horas um tanto isolada e no início da manhã se dispõe a uma conversa telepática com Netuno em Peixes. Marte em Escorpião está em quincunce pleno a Urano em Áries, enquanto Vênus está amalgamada a Plutão, com a Lua já muito próxima dessa conjunção quadrupla no signo da Cabra. Vênus está em harmonia a Marte, contato quase exato. A fase Balsâmica é a fase mais escura da Lua, a Lua de Hécate. Uma Lua que precisa se desprender de todas as experiências que viveu no ciclo, liberar-se de bagagens dispensáveis para poder olhar para o futuro e intuir o que ele traz. O dia está intenso com este stelium em Capricórnio, potencializado por Plutão. A despeito da grande sobriedade na atitude, por dentro as emoções e afetos estão incandescentes feito pedra no fogo. O exterior é compacto e inescrutável, mas internamente estamos em ebulição, como se o próprio coração fosse de lava escaldante. O problema é o que fazer com toda essa intensidade e calor. Alguma dúvida? T-R-A-B-A-L-H-A-R! Arregaçar as mangas e ir à luta, ir pro mundo, ir para a vida, com confiança e atitude resoluta. A disposição hoje está para quebrar pedras: debruçarmo-nos sobre montanhas de tarefas, de onde derivaremos grande prazer e satisfação conforme vamos executando e finalizando todas elas.

Contudo, crises diversas talvez pipoquem em vários momentos do dia, demandando de nós muito sangue frio e jogo de cintura para lidar com os eventuais imprevistos e surpresas. Além de toda a energia e resolução, há grande concentração e foco, temperados por um entusiasmo na medida certa, que nos faz sentir que, apesar de estarmos no meio de um furacão, estamos nos saindo muito bem e na verdade, até gostamos de todos estes desafios, porque eles nos permitem provar do que somos feitos e do que somos capazes e no balanço final, gostamos do que nos tornamos com isso.  Na vida íntima, se conseguirmos superar os conflitos de interesses e de valores, a reconciliação promete ser quente sob os lençóis.

Uma conjunção quadrupla em Capricórnio abre a madrugada de SÁBADO, formada por Lua, Vênus, Plutão e Mercúrio, todos em trígono a Júpiter em Virgem. A Lua faz, pois, conjunção a Vênus, Plutão e Mercúrio, além de também ter contatos harmônicos com Marte, Quíron e Júpiter. Porém, a Lua e Vênus discordam radicalmente de Urano em Áries, que hoje também recebe o sextil do Sol. O Sol, por sua vez, está em quadratura plena a Marte em Escorpião. Mercúrio se harmoniza com exatidão a Júpiter. A Lua fica vazia depois trígono a Júpiter, às 13h54min. Outro dia intenso e vulcânico, em que emoções irrompem das profundezas do nosso ser de forma dramática e tempestuosa. Possibilidade de muitos conflitos, mas também de conciliações e sintonia inesperadas, mudanças de lado, surpresas agradáveis e outras nem tanto…

Tanta energia tempestuosa demanda canal e aplicação prática, especialmente hoje. O dia também está “pesadão”, carregado, de modo que nos sentimos “achatados” por problemas que podem surgir inesperadamente em várias frentes. Mas se há problemas e conflitos, também temos à nossa disposição todos os recursos e ferramentas para resolvê-los, a questão é “se” queremos resolver realmente ou se preferimos investir no conflito, porque precisamos da adrenalina e da sensação de estar “acesos” e acordados. Estamos em guerra com o mundo lá fora, pensam os ingênuos e vitimistas. Outros, mais maduros e espertos cedo se dão conta de que estão em guerra consigo mesmos. E sim, se não nos damos conta da guerra interna, gravitamos em direção a outras guerras externas que nos permitam por para fora as cobras e lagartos que temos guardadas no estômago. Neste cenário, talvez saiamos a desafiar a outros, quando na verdade, deveríamos desafiar a nós mesmos, nossos medos e inseguranças. A importância de se ter coragem fica muito enfatizada hoje e é preciso colocá-la em ação, em prol não apenas de si mesmo, mas também de outros e de causas maiores que nós mesmos – achar uma briga que valha a pena, uma causa justa onde empregar nossa irritação e raiva. Canalizando o conflito, tudo o mais entrará no eixo. Os recursos, já disse, estão à nossa disposição, resta saber se os empregaremos adequadamente.

Depois do dia super cheio que tivemos no sábado, o DOMINGO chega extremamente quieto, circunspecto e fechado, com a Lua vazia em Capricórnio, na fase Balsâmica. A Lua ingressa em Aquário às 03h59min, mas toda a sua socialidade fica um tanto contida porque ela não faz muitos contatos por muitas horas, praticamente todo o domingo. O dia está quieto e tranquilo. Como uma quietude antes de um evento importante. Fazemos bem se tomamos essas horas para descansar realmente, para analisar a semana e seus acontecimentos, de preferência, sem grande espalhafato. Os encontros estão propícios, mas apenas com aqueles por quem nutrimos afeto genuíno. Os assuntos precisam ser impessoais, sem grandes cargas ou investimentos emocionais. O melhor é seguir a intuição, que nos dirá onde ir e com quem, ou ate mesmo, SE devemos ir ou não. Talvez uma boa pedida seja fazer algo diferente sem pensar tanto em companhias, abrindo-se ao que o dia trouxer, abertos a surpresas e ao inusitado.

Desejo que sua semana seja linda, pacífica e muito produtiva!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “A Semana Astrológica: tempo de conclusões

  • 2 de fevereiro de 2016 em 01:09
    Permalink

    Que óptimo, que pode relaxar um pouco. É sempre bom desligar de quando em vez da pressão das redes sociais. Análise excelente 👌. Muito obrigada por partilhar o seu saber com todos nós. Bem haja. Namastê

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!