Lua Nova em Aquário – Tempo de Despertar!

A Lua é Nova a 19°15’ de Aquário hoje, 08 de fevereiro, às 12h38min no horário de Brasília e às 14h38min no horário de Lisboa. É tempo de renovar nossas intenções, de recomeçar e plantar novas sementes de justiça, igualdade, liberdade. De projetarmos um futuro mais promissor na área e nos assuntos do mapa natal em que cai esta Lua Nova e de revermos, de modo geral, nossos grandes sonhos, nossos projetos de longo prazo, estabelecendo metas e prazos para eles, para que sejam não somente sonhos vagos perdidos nas brumas de “um dia” num futuro distante, mas planos factíveis e estruturados, com os quais nos comprometemos e pelos quais trabalhamos. Aquário também é o signo das amizades, dos grupos e networking, sugerindo um período de renovação nestes assuntos, de renovação e novas oportunidades de expansão das nossas conexões.

O ciclo de Aquário é o ciclo do despertamento, de acordarmos para a realidade bruta em que vivemos e também despertarmos para as mudanças que precisam ser empreendidas, ativa  e conscientemente. Este tema é particularmente enfatizado pelos aspectos que a Lua Nova faz a Saturno e a Urano, seus dois dispositores. O sextil a Saturno é amplo, mas ainda assim, representa a habilidade de fazermos o que tem que ser feito com sobriedade, disciplina e responsabilidade; de trazermos o progresso (Aquário) com sabedoria, de forma planejada e estruturada (Saturno); respeitamos a tradição, porque vemos que ela tem seu valor e tem muito a nos ensinar; encaramos a realidade sem disfarces, com maturidade, sem vitimismos. Tudo isso está latente e demandará esforços, mas está previsto em potencial. Já o sextil a urano, aspecto mais próximo, simboliza o surgimento de novas ideias, progresso e inovações que podem ser integrados à vida de maneira coordenada e harmoniosa, sem necessidade de crises traumáticas; podemos, por exemplo, “construir o novo sobre as fundações daquilo que era velho”, ou seja, aproveitando o que ainda serve, sem refutar só pelo gosto da rebeldia. Colocando os dois juntos, Saturno e Urano, temos o melhor de dois mundos, do velho e do novo, convivendo harmoniosamente – isso tudo em potencial, e´claro, se seremos capazes de trazer este potencial à fruição, depende exclusivamente de nós.

Entretanto, o ciclo também traz em sua semente potenciais de conflitos – e é bom que assim seja porque é o conflito que nos faz crescer! Lua e Sol fazem quadratura a Marte em Escorpião, uma quadratura de menos de um grau, ou seja, muito próxima! Este aspecto implica dificuldade em gerenciar nossa energia, inclusive física, em alguns momentos trabalhando em excesso, em outros ficando muito desmotivados; há dificuldade também em alinhar os objetivos com as habilidades e competências necessárias para executá-los; há insegurança quanto à nossa capacidade de realizar tudo a que nos propomos, o que agrega inquietude, instabilidade, incerteza. Sobretudo, há muita irritação e propensão a conflitos e a nos sentirmos ofendidos e melindrados excessivamente, ficamos no modo defensivo, reativos e prontos para briga, o que não só demanda muita energia, como cria uma atmosfera tensa ao nosso redor, gerando desgaste e estresse desnecessários. Em termos mais positivos, o aspecto nos obriga a fazer ajustes e a nos observar mais cuidadosamente, a observar onde somos intempestivos e imaturos, com chances de nos refrearmos antes de uma ação impensada. Também temos coragem e vigor e enfrentamos as dificuldades com destemor. Mas é preciso controlar a impaciência e a irritação, canalizando-as em atividades onde possam ser transformadas em combustível; é preciso cabeça fria e muita maturidade para não levarmos as coisas para o lado pessoal em demasia. É exigido de nós conciliar a fria racionalidade que clareia a mente, com a paixão que motiva e incendeia o coração.

Lua Nova em Aquario 16Há ainda um quincunce a Júpiter, aspecto aplicativo e muito potente, que vem enfatizar a insegurança e a incerteza. Precisamos nos expandir para além das fronteiras do que já dominamos, mas isso parece colocar em risco nossa segurança. A discrepância entre as duas necessidades igualmente importantes faz surgir a instabilidade nos nossos impulsos: ora avanço, ora retrocedo, ora faço demais, ora não faço nada. A melhor forma de contornar essa instabilidade e insegurança é planejar cuidadosamente o que queremos realizar antes de entrar em ação e botar a mão na massa. Analisar, estudar, imaginar, conceber, projetar, planejar… Levar o tempo que for necessário, considerando todos os prós e contras, pode nos ajudar a lidar com os possíveis reveses e com nossa própria insegurança.

Saturno, regente de Aquário, está em Sagitário, em quadratura a Netuno por todo o ano e requer que deixemos cair por terra nossas crenças fajutas e limitantes, nossas ilusões e encaremos a realidade, pois só assim conseguiremos diferenciar entre sonhos possíveis e fantasias irrealizáveis. Urano, o outro dispositor da Lua, está em Áries, ainda em quadratura a Plutão, indicando que ainda há muito a ser feito na direção de se construir este mundo novo, um longo caminho de transformação individual e social até que possamos divisar a utopia da justiça social.

Todos estes aspectos contraditórios me lembram a famosa Caixa de Pandora, no mito de Prometeus, um dos mitos do signo de Aquário. Pandora foi criada por Hefesto e Atena, por ordem de Zeus, e enviada a Epimeteu, irmão de Prometeus. Prometeus, temendo a vingança de Zeus por haver roubado o fogo dos deuses, havia recomendado a seu irmão que não recebesse nada vindo de Zeus, pois já sabia que poderia ser problema, e, de fato, Epimiteu a recusou a princípio, mas depois, preocupado com o destino do irmão que fora preso no tártaro, Epimeteu decidiu tomá-la como esposa. Pandora abriu a caixa, que Prometeus, novamente, havia instruído que não fosse aberta jamais, pois nela ele havia aprisionado todas as dores que pregueiam a humanidade: velhice, trabalho, doença, insanidade, vícios e paixões. Pandora abriu a caixa e soltou todas as pragas. Mas também havia Esperança, que impediu que a humanidade cometesse suicídio em massa – alguns argumentam que esperança é a maior de todas as pragas, pois nos mantém em expectativa. Então, temos sim, muitas dificuldades, como parte da vida e da condição humana. Mas também temos esperança e promessas de renovação.

O Símbolo Sabiano para o grau 20 de Aquário (19°00’ – 19°59’) traz uma imagem que confirma os bons augúrios para este ciclo: “Uma grande pomba branco trazendo uma mensagem”. Primeiro, a simbologia da pomba é geralmente muito positiva e umas associações mais imediatas é com o Espírito Santo. A pomba é um símbolo de paz, uma mensageiro de paz e uma das primeiras referências a esse tema é a passagem bíblica em que Noé solta uma pomba branca após o dilúvio, para que encontrasse terra firme. A pomba também é um dos símbolos de Afrodite, a deusa do amor e neste caso ele é símbolo de harmonia e realização amorosa. E o pombo, por sua capacidade de retornar ao ninho e de encontrar o caminho de volta, mesmo em longas distancias, já foi muito utilizado como mensageiro.

Dessa imagética depreendemos auspícios benéficos. Recebemos uma mensagem positiva, de alegria e contentamento. “Uma grande pomba branca”, diz Lynda Hill, “traz mensagens, possivelmente aquelas pelas quais estivemos esperando. Talvez tenhamos que resolver nossa situação confiando em mensagens de paz que vêm do nosso centro espiritual. Elas devem ser oferecidas com gentileza e sem malícia. Pode indicar que somos vistos como salvadores ou alguém que precisa ser salvo, já que em alguns momentos nós somos aqueles que ‘trazem a mensagem’ e em outros, somos aqueles que a recebem. Qualquer que seja a nossa situação, há alívio e conforto quando assimilamos a mensagem que é revelada”. Assim, este símbolo fala de um novo tempo, de conseguirmos, finalmente, receber e apreender a mensagem que esperávamos, aquilo que precisamos fazer. Mostra ainda que há esperança no meio de todas as dificuldades e desafios e que em tempos duros, precisamos confiar em nossa alma e nos voltarmos a ela em busca de conforto e orientação. Confiar no espírito, na intuição.

Este símbolo também me lembra do Arcano 20 do Tarô, o Julgamento. Traz anúncios e notícias auspiciosas, mudança, renascimento e renovação, após um longo período de sombras e dificuldades. Temos a chance de levar a paz, de ser a paz aonde formos; ao invés de levar angústia e conflito, levamos a harmonização de que tanto precisamos e que é tão necessária no mundo. Renovação, celebração, boas notícias, esperança e, a capacidade de implementar as inovações em consonância com um planejamento cuidadoso e eficiente. A pomba da paz nos acena com boas possibilidades. O que faremos com elas? Depende de nós fazer essas mensagens de paz e esperança manifestadas no real.

Pessoas com planetas e ângulos entre os graus 15 e 25 dos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) sentem mais fortemente as energias potentes desta Lua Nova.

Feliz Lua Nova para você! que seja de renovação e bons augúrios!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

One thought on “Lua Nova em Aquário – Tempo de Despertar!

  • 8 de fevereiro de 2016 em 19:34
    Permalink

    Muito bom este nos orienta que caminhar e chegar a realizações grandes e necessárias ainda; que haverá os conflitos medos insegurança e traz a Esperança gostei e analisando ao meu rsrsrsrsrs é um grande momento para mim que venha Espírito Santo luz Sabedoria ânimo coragem e enfrentamento coragem de agir planejamento executar venha boas realizações muitas …

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!