Horóscopo 2016 – Tendências para todos os signos

2016 traz muitos desafios e também possibilidade de alcançarmos maior nível de consciência, conforme falamos no artigo O Ano da Ressaca. Mas como isso se aplica aos signos solares? Para responder a isso analisamos as influências do ano para cada signo do zodíaco. É IMPORTANTE que você leia também o signo do seu Ascendente, além do signo solar. Nesta análise, utilizamos a simbologia da Alquimia e os principais estágios da Opus Alquímica: Calcinatio, a purificação pelo Fogo; Coagulatio, a cristalização da identidade e dos objetivos;  Sublimatio, a elaboração simbólica da crise; e Solutio, a dissolvição das couraças e do senso de controle. Também criei essas duas tabelas com os eclipses e as retrogradações de Mercúrio ao longo do ano, com as casas em que esses movimentos ocorrem no mapa solar e seus significados.

Eclipses  2016

MERCURIO RETRO 2016

E aqui, as tendências para os signos. Boa leitura!

ariesÁries

Os Arianos continuam a ser desafiados pelo trânsito de Urano a despertar e acordar definitivamente para a vida. Urano dá um chacoalhão no ego, na alma, na consciência e nos obriga a viver de forma mais autêntica e verdadeira. Como se não bastasse, os Filhos de Marte também precisam lidar com a quadratura de Plutão, que transforma profundamente a área da carreira e da profissão, pedindo que eles sejam mais verdadeiros também com o próprio chamado e vocação… Os desafios encarados pelo Ariano correspondem à fase alquímica da Calcinatio, a purificação pelas frustrações, pela queima do ego e do desejo. E então Ariano, você pode dizer que vive a vida que realmente gostaria? Tempo de ser honesto consigo mesmo e encarar a verdade dos fatos e das próprias insatisfações, adotando as mudanças que se fizerem necessárias, deixando para trás tudo o que não representa mais quem você é ou o que quer ser. Por seu turno, Saturno sugere uma reavaliação completa a respeito das crenças e da religiosidade: que crenças o impedem de avançar em seus objetivos e realizar todo o seu potencial, Ariano? A quadratura Saturno-Netuno indica uma desconstrução desses modelos e sistemas empedernidos pelos próximos dois anos, mas você terá a força interior necessária para encarar esta empreitada. Júpiter trafega a área do trabalho cotidiano e da saúde e envolve-se nesta equação, simbolizando um tempo de mudanças no emprego e nos hábitos diários. Muitos ajustes serão necessários e possivelmente muitas oportunidades surgirão, algumas perfeitas para você, outras enganosas e ilusórias, portanto, é preciso muita cautela para discernir umas das outras, o que são oportunidades verdadeiras e o que são apenas ilusões! A partir de setembro Júpiter ativa a área dos relacionamentos, portanto, esteja pronto para encontrar novas pessoas e abrir-se afetivamente. Caso já esteja comprometido, este período sugere um aumento na alegria a dois e um rejuvenescimento e renovação do relacionamento e das parcerias. Os eclipses deste ano ativarão a área do inconsciente, pedindo muito cuidado para não agir compulsivamente. Os eclipses de março indicam crises ou recomeços nos relacionamentos e os de setembro sugerem desilusões na área do trabalho – esteja atento! De abril a junho seu regente, Marte, estará retrógrado exigindo muita cabeça fria e paciência da sua parte e muita tolerância com as crenças alheias – cuidado para não se tornar um cruzado fanático e se identificar excessivamente com aquilo em que acredita!

touroTouro

A área de reavaliação pelos próximos dois anos na vida dos Taurinos é a dos valores compartilhados, sejam estes valores materiais ou imateriais e “valor” é uma das palavras mais preciosas para este signo. O Taurino, que é tão pragmático, pode se ver às voltas com um idealismo atípico nos próximos anos nas relações de amizade e até mesmo nas relações afetivas, o que pode gerar atritos no gerenciamento dos valores com parceiros ou amigos. É bom clarificar o quê é de quem para que não se rompam relações por conta de mal-entendidos. Você costuma ser muito pé no chão, Taurino, mas agora precisa ter cautela, especialmente com novas amizades ou namoros porque talvez não esteja enxergando as pessoas como elas realmente são, especialmente nos meses de março e setembro, porque os eclipses do ano caem no eixo que representa os filhos e as amizades. Por outro lado, você é convidado a usar mais a imaginação e a ser mais criativo na auto-expressão, que é uma área de grande potencial de expansão em 2016. Seu tema de vida, que costuma ser a Coagulatio, ou seja, a cristalização da identidade nas realizações materiais, neste ano se desdobra através da Sublimatio, uma forma mais sutil e menos literal de ver a vida, elaborando em imagens simbólicas o crescimento pelo qual você passa. Há um aumento significativo na generosidade e magnanimidade com filhos e amigos e isso pode repercutir negativamente nas finanças do casal, caso você não fique atento. Tendo isso em mente, é um ano para se regozijar com a prole e, caso não tenha filhos, você pode utilizar esta boa influência para investir em novos hobbies ou passeios que permitam uma auto-expressão mais fidedigna de sua natureza. Netuno desconstrói muitas das grandes certezas de futuro, mas isso para que você se sensibilize um pouco mais e abra-se para a ideia da interconexão da vida. Os eclipses do ano trazem desafios extras e alguma desilusão, mas não deixe isso desmotivá-lo. O período entre abril e fim de junho pode ser especialmente crítico na intimidade, sujeito a mágoas e ressentimentos por questões não expressas, podendo atrapalhar o romance e a performance sexual. Fique atento!

gemeosGêmeos

O trânsito de Saturno por Sagitário afeta diretamente aos Geminianos, cujo Sol recebe a oposição do Senhor do Tempo. Os próximos dois anos são de testes e grandes desafios, além de novos começos e empreitadas, Geminiano e, se você estiver disposto a arregaçar as mangas e a se comprometer de verdade, toda essa cobrança se revelará muito recompensadora no futuro. É tempo de trabalhar de forma séria e comprometida! Você é convidado a manter o foco e a não dispersar. Muitos desafios vêm também dos relacionamentos afetivos e das parcerias de negócios, uma área em que você precisará fazer uma revisão geral: o que você busca num relacionamento? Que tipo de parceiro está procurando? Que tipo de relações deseja construir daqui para a frente? Outro setor bastante destacado é o da profissão e carreira e aqui uma desconstrução da sua imagem pública toma lugar, para que você possa se mostrar em suas verdadeiras cores, a fase da Solutio, uma dissolução, está em curso, um estágio bastante desconfortável para você, um signo tão mental. É possível que você esteja atravessando um período de muita confusão e desorientação nessa área  e essa confusão tende a ser maior caso você tenha derivado seu senso de propósito exclusivamente do trabalho ou profissão, porque as coisas poderão, de repente, perder todo o sentido e deixá-lo cheio de incertezas. É hora de perceber que existe vida para além da carreira e do seu papel social, Geminiano! Outro cuidado que você precisa ter é para não se envolver em esquemas fraudulentos que parecem negócios maravilhosos a princípio, mas que podem ser, na verdade, armadilhas disfarçadas. É fundamental agir com honestidade e integridade em tudo o que fizer, porque caso contrário, há grandes chances de você ser descoberto de forma pública e escandalosa. Outra influência importante indica o desejo de finalmente criar raízes, comprar uma casa ou reformar aquela que já tem. As energias favorecem isso, mas é preciso cautela para que você não gaste além das suas posses, o que lhe criará maior pressão e desorientação e poderá repercutir inclusive na saúde da relação a dois. De abril a junho tenha muita paciência com a/o companheira/o afetiva e com os parceiros de negócios: há propensão a atrasos, bloqueios, dificuldades nas negociações e conflitos de ego que podem pôr tudo a perder. Tenha paciências com os outros e consigo mesmo. Os eclipses do ano caem no eixo concernente à carreira e ao lar, indicando términos e novos começos nestas áreas de vida – cuidado! Nem tudo o que reluz é ouro, Geminiano! Mercúrio, seu regente, ficará retrógrado de 05 a 25 de janeiro; de 28 de abril a 22 de maio; de 30 de agosto a 22 de setembro e de 19 de dezembro a 08 de janeiro de 2017. Nestes períodos, você já sabe: arme-se de toda a sua flexibilidade e flua com a vida, não coloque resistência se houver imprevistos e mudanças de última hora. Os trânsitos de Netuno pedem prudência quanto ao uso de drogas, álcool e até mesmo de drogas prescritas pelo médico.

cancer3Câncer

Cancerianos do segundo decanato estão lidando com lutas de poder e forte oposição, simbolizadas pelo trânsito de Plutão por Capricórnio e também passam pelo estágio alquímico da Calcinatio, a frustração dos desejos e a purificação pelo fogo. A maior parte desta frustração e conflitos se dão na relação conjugal ou nas parceiras de negócios. O casamento passa por crises e transformações profundas, como uma morte, de modo que, se a relação sobrevive, fica tão diferente que é como se fosse um relacionamento completamente novo, em que as duas pessoas estão mais maduras e agora são capazes de se enxergarem uma à outra mais autenticamente, tornando a própria relação muito mais genuína. Como se não bastasse, Urano exige uma reinvenção completa da sua persona social e das suas ambições profissionais, Canceriano. Não dá para continuar fingindo que está tudo bem por receio de mudar. Se você não mudar voluntariamente, terá que se adaptar às mudanças que a vida impuser, portanto, não é hora de enrolar, é hora de decidir! Este é um ano de grandes responsabilidades e de um aumento considerável de trabalho, que exigirá de você uma excelente gestão de tempo e energia, para que não fique doente – aliás, é hora de uma reavaliação completa dos hábitos diários, especialmente no que tange à saúde e alimentação. Caso você tenha sido relapso e inconsequente nestas esferas, poderá ter problemas de saúde. Ainda dá tempo de se cuidar e se possível, comece o ano fazendo um checkup completo e um programa de reeducação alimentar! O período de abril ao fim de junho pede muita paciência nas tarefas diárias e com colegas de trabalho porque há tendência a bloqueios e dificuldades neste setor. Caso haja insatisfações não ventiladas com colegas ou colaboradores, elas poderão aparecer neste período de forma inconveniente, portanto, o ideal é se resolver as pendências e diferenças de maneira civilizada, ao invés de fingir que está tudo bem. Até setembro Júpiter sugere expansão através dos estudos e da comunicação, além de muitas viagens. Contudo, a mente pode estar assoberbada de novos conceitos e ideias, tornando a comunicação um tanto caótica e truncada. Para evitar isso, o ideal é buscar práticas de meditação que auxiliem a acalmar a mente e que ajudem a ordenar o dia a dia. Os eclipses do ano também caem neste eixo mental, da educação e do ambiente imediato e sugerem finalizações nestas esferas ou renovação. Muita cautela no trânsito!

leo symbolLeão

Os Leoninos estão especialmente favorecidos em 2016, visto que o ano é regido pelo Sol, regente de Leão! Aproveitem para brilhar ainda mais, Leoninos! Até setembro Júpiter favorece as finanças e a gestão dos recursos, indicando um aumento nos ganhos e dividendos. Entretanto, cuidado para não dar o passo maior do que a perna e gastar o que não possui! Este ano não é favorável para especulações e menos ainda para correr riscos desnecessários, portanto, cautela! Pode haver mal-entendidos no que tange aos valores compartilhados com o parceiro ou com os sócios e é necessário um exame cuidadoso sobre como isso influencia no seu senso de identidade. Depois dos testes de Saturno nos últimos dois anos, o aprendizado principal deste ano é sobre você mesmo, Leonino, sua auto-expressão, criatividade e como você tem exercido seu talento no mundo – um ano que corresponde à fase alquímica da Sublimatio, a elaboração criativa depois da crise. A princípio você pode achar que a vida ficou meio solitária e menos divertida, mas ela está, na verdade, pedindo que você reveja estas questões e reflita sobre o que realmente o faz feliz, para além do lazer e dos hobbies e diversões. Você tem realmente utilizado todo o seu potencial criador? Os filhos podem ser uma fonte de preocupação ou você pode sentir que são uma responsabilidade grande demais este ano, repercutindo, inclusive, nas finanças, mas o que você precisa é fazer os devidos ajustes na relação que tem com eles, lembrando-se de exercer sua criatividade de forma individual, para que não crie expectativas altas demais sobre as crianças que acabarão por sobrecarregá-las. O período mais crítico nesta área vai de abril ao fim de junho, quando vários conflitos com a prole podem surgir e que vão exigir de você muita paciência, um senso de justa autoridade e grande serenidade. Urano continua a chacoalhar suas crenças, exigindo que você se abra para novos conceitos, enquanto Plutão demanda que você seja mais autêntico no trabalho e que encare as crises sem disfarces, pois elas vêm para lhe mostrar o que já não lhe serve mais e que deve ser eliminado de forma definitiva. Os eclipses do ano caem no eixo dos valores seus e do outro, portanto, seja moderado nos gastos e não se iluda com falsas promessas de ganhos. Este ano e os próximos não são favoráveis para se fazer empréstimos.

virgoVirgem

Virginiano, “navegar é preciso, viver não é preciso”, já dizia o poeta. Sua precisão é requerida neste tsunami que virou a vida de ponta-cabeça nos últimos tempos, mas por outro lado, há momentos em que é preciso deixar ir e fluir. Virginianos do primeiro decanato estão recebendo a oposição do trânsito de Netuno por Peixes, que em 2016 começa a se opor aos Virginianos também do Segundo Decanato. Isso simboliza um período de muita confusão e desorientação na vida, uma Solutio que desintegra suas certezas. Você já não tem clareza sobre seus propósitos, sobre para onde está indo ou sobre o que realmente quer ou até mesmo sobre quem você é! Isto é ainda mais enlouquecedor porque você adora seu senso de ordem e controle e isso é tudo o que você não tem atualmente: controle. Esta é a grande lição que Netuno vem lhe ensinar, virginiano: nada está sob controle, relaxe e solte-se! Netuno pede que você aprenda a navegar nas suas grandes águas e abra mão desse controle que lhe é tão caro, que você pare de resistir e permita que estas couraças sejam dissolvidas. Permita-se sentir e fluir com a vida, ao invés de tentar controlar a tudo e a todos – até porque, você não vai conseguir! Esta sensação de caos é mais aguda na esfera dos relacionamentos e você pode estar perdidamente apaixonado, como jamais imaginou ficar. Contudo, por mais que esta seja uma sensação maravilhosa, é preciso ficar atento porque no momento você tende a ver tudo sob lentes cor de rosa ou vê apenas aquilo que quer ver, ou seja as projeções que coloca sobre o parceiro. Tal situação é um prato cheio para desapontamentos e desilusões, por isso, tente manter os olhos abertos a respeito das sereias que adentram sua vida e até a respeito de você mesmo dentro das relações. A incapacidade de ver a si mesmo ou ao outro de forma realista pode gerar muitas dificuldades que levam a rupturas dolorosas e que causam crises na vida doméstica. Este é um ano de grandes aprendizados para você e empreendimentos que você começou cerca de sete anos atrás agora passam por testes importantes. Estes testes e provações têm a ver também com questões familiares e domésticas, afetam particularmente a vida privada e pedem que você reavalie como você tem se conduzido nessa área de vida. Talvez esteja até pensando em mudar de casa ou em estabelecer um lar, mas para isso é essencial ter clareza das suas reais motivações, certificando-se de que não está apenas criando mais uma muleta para lhe dar controle ou de que não está profundamente iludido. Até setembro Júpiter favorece a autoconfiança e pede que você saia do casulo, que ouse ser mais otimista e se abra a novos contatos. A partir de meados de setembro há perspectiva de maior expansão material e financeira, além de expansão também em termos dos recursos e valores em geral. Marte fica retrógrado exatamente no âmbito da vida privada e doméstica, indicando que o lar e as relações familiares são o motivo ou o estopim de conflitos e atritos, portanto, arme-se de muita tolerância e guarde seu criticismo de abril a junho ou terá que lidar com muitas desavenças. Mercúrio, seu regente, ficará retrógrado de 05 a 25 de janeiro; de 28 de abril a 22 de maio; de 30 de agosto a 22 de setembro e de 19 de dezembro a 08 de janeiro de 2017. Nestes períodos, você já sabe: arme-se de toda a sua flexibilidade e flua com a vida, não coloque resistência se houver imprevistos e mudanças de última hora. Os eclipses do ano caem sobre o eixo Virgem-Peixes e afetam diretamente seu senso de vitalidade e bem estar, além da direção, propósitos e relacionamentos. Cuide-se bem e não se exponha a riscos desnecessários. Possibilidades de grande mudanças no âmbito das relações. Evite o uso de álcool e outras substâncias que alterem a consciência, mesmo as drogas legais precisam ser tomadas com cautela.

libraLibra

Librianos gostam de paz e harmonia mas desde que Urano ingressou em Áries eles têm sido obrigados a ser mais enérgicos e decididos. É hora de despertar, Libriano! Urano já libera os Librianos do segundo decanato no início do ano e lança os desafios para o terceiro decanato. Por outro lado, Plutão demanda um auto escrutínio severo e muito honesto, exigindo que você deixe morrer aquelas facetas e aspectos da vida e de você mesmo que ficaram obsoletos e você vem mantendo por medo da mudança. Plutão desenterra muitos esqueletos, defuntos e tabus na vida familiar, trazendo à tona alguns fantasmas que precisam ser redimidos e enterrados adequada e respeitosamente. É hora de mudar e ousar ser mais livre, independente e autêntico, Libriano! Se você não mudar, a vida muda por você! As relações são fundamentais para você, sabemos disso, mas elas não podem existir à custa da sua própria individualidade e é isso que você precisa encarar com este trânsito de Urano. Revolucione sua vida afetiva, ouse inovar, reinvente-se a reinvente junto o modo de se relacionar com as pessoas. Tenha coragem de ser você mesmo, você vai se surpreender com a reação positiva das pessoas! Deixe que todas essas expectativas, imagens e ideias falsas que tem a respeito de si mesmo sejam queimadas e incineradas no fogo da Calcinatio, que será seguida depois por uma Sublimatio, a elaboração desses conteúdos e seus significados. Saturno indica que os próximos dois anos estão favoráveis para voltar ao banco da escola, para estudar ou reestruturar seu ambiente imediato, como as relações com vizinhos e com os parentes. É hora de rever conceitos e paradigmas e talvez se desfazer daquilo que já não lhe serve mais e você continua a usar por mera preguiça ou comodidade. O trabalho diário exige que você seja mais criativo e imaginativo e que não se deixe vencer pelo desânimo e pelo marasmo. Tenha cautela na hora de experimentar alimentos exóticos porque podem causar alergias ou intoxicações, especialmente porque os eclipses do ano ativam este setor da sua vida. Sobretudo, uma mudança sutil e lenta está acontecendo nas suas estruturas mentais e muitos paradigmas estão sendo desconstruídos, deixe que isso aconteça e não se apegue a nada. Permita que estas ideias sejam realmente dissolvidas e agarre a chance de se reestruturar com mais liberdade e autenticidade. O período de abril a junho requer muito cuidado no trânsito e nas locomoções em geral, porque Marte e Saturno estarão retrógrados nesta esfera, indicando pouca e muita inquietude. Seja mais tolerante e abuse da calma neste período, especialmente na comunicação com vizinhos e parentes, fazendo isto você evitará muita confusão.

escorpEscorpião

Escorpianos respiram aliviados, agora que Saturno os liberou, depois de um trânsito de dois anos e meio. Não que Escorpião tenha medo ou peça arrego, mas é que se ele é bom em confrontar a sombra do outro, pode ser melhor ainda em evitar confrontar a sua própria e um trânsito de Saturno o obriga exatamente a isso. Ok, todos nós estamos mais aliviados sem Saturno em Escorpião, certo? O grande desafio dos Escorpianos nos próximos dois anos, depois de terem passado pela fase lenta da Coagulatio e terem se reestruturado a si mesmos, é reestruturar a esfera dos valores pessoais e a palavra “valores” aqui adquire um sentido bastante amplo: dinheiro, posses, bens, recursos, talentos, valores fundamentais que norteiam as decisões vida afora. O que é, de fato, vital para você? O que é essencial e o que supérfluo? Há um confronto inicial entre a expressão individual e criativa e a maneira como você se coloca nos grupos e junto aos amigos. Aqui, se não tomar cuidado, você pode exagerar na dose – sim, querido, até mesmo você, o senhor dos cortes cirúrgicos, pode errar a mão às vezes – e avaliar erradamente uma situação, misturando amizades com romance, equação que pode trazer mais dissabores do que alegrias, já que poderá ser baseada em expectativas ilusórias, se não da sua parte, com certeza da outra, portanto, atenção! Verifique o que é mais importante, a amizade ou o affair, especialmente porque os eclipses do ano também recaem neste eixo e podem colocar uma pressão extra sobre estes assuntos, sugerindo términos dolorosos e difíceis. O co-regente do seu signo, Marte estará retrógrado de abril a junho, indicando uma tendência a atrasos, bloqueios e muita frustração na vida financeira. Talvez você tenha que improvisar para equilibrar as finanças, talvez os negócios se revelem mais onerosos do que se supunha a princípio, o certo é que é bom botar as barbas de molho e evitar especulações e jogadas muito arriscadas porque o potencial de perdas existe e é grande! Seu outro co-regente, Plutão, trafega a área da comunicação e da educação e isto sugere grande sagacidade, perspicácia e presença de espírito, além de uma enorme capacidade de concentração mental – sim, ainda maior do que a que você já tem – portanto, a mente está super estimulada e seria bom encontrar um canal criativo onde utilizar todo esse poder mental. Por outro lado, Urano vem revolucionando seu cotidiano já desde 2010 e continua a quebrar paradigmas no âmbito do trabalho, trazendo grande inquietude e mudanças imprevistas. Bom para você que gosta de mudanças, portanto, é tempo de reinventar – sim, de novo – o seu modus operandi. Essa energia também requer cautela, porque tende a deixá-lo inquieto e muito impaciente, expondo-o a acidentes e a problemas de saúde, especialmente os de ordem nervosa. Ache maneiras de extravasar esta inquietude para que ela não se torne perniciosa.

sagSagitário

Sagitariano, é hora de entregar o dever de casa! O Mestre Saturno começou as correções e cobranças. Caso você tenha sido honesto consigo mesmo e esteja vivendo de forma autêntica sua jornada pessoal, parabéns, poderá receber muitos aplausos e recompensas, embora precedidos de um aumento considerável de responsabilidades e cobranças. Caso contrário, se você tem evitado suas responsabilidades ou tem se evadido das próprias questões cruciais, o puxão de orelhas pode ser bastante doloroso. É hora de fazer uma auto-avaliação e verificar aqueles aspectos de você mesmo e da sua personalidade que já não fazem mais sentido e nem são válidos para a vida que você leva hoje. Você está entrando na fase alquímica da Coagulatio: tempo de cristalização do senso de identidade. Volte sua atenção para dentro de você mesmo e trabalhe na reestruturação de uma identidade que seja não apenas sólida, mas também autêntica e que reflita os anseios de sua alma mais profunda. Isto certamente não será tarefa fácil, visto que Netuno está ali na esquina a confundir e desorientar, implicando que simultaneamente está em curso uma fase de Solutio, dissolvição daquilo que não funciona mais. É preciso uma dose cavalar de sutileza e paciência – coisa que você normalmente não tem –  consigo mesmo para uma auto-análise que o leve a identificar o que realmente precisa ser desintegrado e dissolvido no grande caldeirão da vida e o que precisa ser mantido e preservado. Muito disso que deve se dissolver tem a ver com sua vida privada, com valores familiares, com posturas desenvolvidas na vida doméstica, no mais íntimo do seu lar e do seu ser. O que é que não está funcionando aí, Sagitariano? Júpiter, o seu regente, está a favorecê-lo profissional e socialmente, mas é preciso muita cautela para que você não incorra naquele equívoco comum, seu velho conhecido, de prometer e não cumprir, de tentar abraçar o mundo com as pernas. Há muitas pressões que nascem do confronto entre a vida pública e mundana e a vida familiar e privada e você precisa ter percepção nítida de quem é ou do que quer se tornar para dirimir tais dilemas, tendo clareza de qual caminho quer trilhar a partir daqui. Outro setor que passa por transformações profundas e viscerais é o dos valores fundamentais e dos bens materiais e, a partir destas transformações, talvez você se sinta mais livre e apto a se expressar mais criativamente, a ousar se reinventar completamente no que tange à expressão dos talentos, na forma como namora e até mesmo na maneira como trata os filhos. O período que vai de 17 de abril a 30 de junho vai exigir muita calma, serenidade e equilíbrio da sua parte. Você, que já é famoso por não ter papas na língua e pela franqueza, vamos dizer, “cândida”, estará particularmente autocentrado e com pouca tolerância às sensibilidades alheias. Se não ficar atento, poderá pôr a perder muitas parcerias e relações que são, não só importantes, mas cruciais para a conquista dos seus objetivos. Os eclipses do ano pedem especial prudência quanto a atitudes precipitadas na esfera profissional ou nas relações familiares. Com o trânsito de Netuno sobre o Sol é aconselhável diminuir ou mesmo evitar o uso/abuso de álcool e drogas em geral.

capCapricórnio

A vida, que costumava ser previsível e organizada, jamais foi a mesma desde que Plutão entrou na sua vida, não é, Capricorniano? Plutão já liberou os Capricornianos do Primeiro Decanato e agora transforma, inexoravelmente, a vida dos Filhos de Saturno do Segundo Decanato. É difícil, com certeza é. É como morrer e ressurgir das cinzas, igual ao mito da Fênix! Esse é o tempo de ser Fênix, Capricorniano! A imagem da Fênix está relacionada ao estágio da Calcinatio, da queima e purificação pelo fogo. Além disso, a sua vida doméstica e privada também ficou de pernas para o ar, tirando de você aquelas certezas que lhe são tão caras. Mas pense que isso é para que a vida fique mais simples e ao mesmo tempo, mais autêntica e satisfatória. Seu regente Saturno logo voltará para casa, mas enquanto isso, ele trafega a área do inconsciente e sugere que você já vá finalizando qualquer coisa que esteja pendente. É tempo de conclusões e não se assuste se muitas coisas terminarem de forma abrupta: relacionamentos, projetos, trabalhos… É o fim de um ciclo e o melhor que você faz é colaborar com ele e não opor resistência. Daqui a dois anos, quando Saturno ingressar em Capricórnio, você precisará estar livre e desimpedido, com o terreno limpo para novas plantações e novos começos. Nesse meio tempo, é preciso deixar dissolver as ideias engessadas, os modelos mentais excessivamente rígidos. Talvez você se pegue mais pessimista ao longo do próximo ano, talvez se sinta particularmente sensibilizado com o ambiente ao seu redor, com questões que estão além do seu controle e escopo de ação. Permita-se amolecer e sensibilizar, Capricorniano, o sofrimento humaniza. Deixe que as águas de Netuno lavem sua alma e purifiquem suas ideias. Do lado oposto, Júpiter pede que você não se deixe abater excessivamente pelo pessimismo. Tudo passa e isso é parte de um ciclo, portanto, não deixe que estados depressivos levem a melhor de você, ao contrário, reveja suas crenças e abra-se ao novo, ouse ter esperança, ouse confiar em algo maior do que você mesmo! Ouse acreditar que as coisas têm uma razão de ser e um propósito a cumprir, mesmo que a vida às vezes pareça caótica e completamente imprevisível. De setembro em diante há grandes perspectivas de melhorias e avanços profissionais e seu estado de ânimo tenderá a melhorar. Tenha paciência e seja tolerante, sobretudo com a família, os entes queridos e consigo mesmo. Os eclipses do ano também ativam o eixo da comunicação, do estudo e da viagens para você Capricorniano, portanto, estes movimentos sinalizam conclusões e novos inícios nestas áreas de vida. Também requerem prudência redobrada no trânsito, viagens e locomoções em geral, além de uma gestão da inquietude mental e das preocupações.

aquaAquário

O Aquariano também tem uma trégua com o término do trânsito de Saturno por Escorpião. Por dois anos você foi testado na área profissional e agora é tempo de voltar a atenção para as amizades, o networking, as relações sociais e os projetos de longo prazo. Depois do trabalho duro da Coagulatio representada por Saturno, vem a elaboração criativa na Sublimatio, uma fase bastante confortável para você. Onde você quer estar daqui a 20 anos? O que gostaria de já ter realizado? O que gostaria de estar fazendo? Reveja suas “grandes esperanças” e faça uma avaliação criteriosa e honesta, veja se não está com medo de sonhar mais alto, de realmente fazer sua luz brilhar para iluminar o mundo ao seu redor, Aquariano! As amizades estão sob testes severos, portanto, não fique surpreso, também, se amigos “desaparecerem” da sua vida, assim, de uma hora para a outra. Se for o caso, deixe-os ir porque estas relações e pessoas já cumpriram seu papel na sua vida, assim como você cumpriu sua função na vida delas. Júpiter trafega uma área que ajuda a cicatrizar muitas feridas que porventura tenham ficado abertas nos últimos embates da vida. É tempo de se curar e de se regenerar. É tempo também de aceitar a ajuda dos outros e de ser grato. Mas cuidado para não abusar da boa vontade alheia e assegure-se de que as coisas estão bem ditas e explicitadas, para que amizades não se rompam por causa de acordos nebulosos e de valores mal esclarecidos do tipo “você diz A e eu entendo Z, mas na verdade é Y”. Seus valores mais fundamentais passam por uma mudança sutil e bastante demorada e este período favorece uma observação dos valores daqueles com quem você convive, para saber onde eles se chocam e onde se afinam com os seus, até para evitar que isso vire um cavalo de batalhas no futuro. De setembro em diante Júpiter favorece os estudos, uma nova jornada espiritual, um reencontro com o Divino. Beneficia também as longas viagens, sejam geográficas ou interiores e, especialmente, propicia a expansão da consciência, através do contato com novas ideias e paradigmas. Urano tem revolucionado seu ambiente imediato e continuará a fazê-lo ainda pelos próximos anos, portanto, mantenha-se flexível e aberto a novidades no que tange à vizinhança, às viagens curtas, à comunicação, incluindo aparelhos eletrônicos e tecnológicos. Urano ainda sugere revolução na forma de pensar, portanto, não se apegue ao que você pensava ontem ou no ano passado… Isso já foi, passou, não volta mais. Como Raul Seixas, prefira ser uma metamorfose ambulante – é melhor do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo… Sabemos que você é o revolucionário do Zodíaco, mas mesmo você pode enrijecer as ideias sem perceber. A retrogradação de Marte acontece na área das amizades e círculos sociais, portanto, entre abril e junho seja paciente e ponderado nesta área. Não vá comprar brigas desnecessárias só para defender ideias que no fundo, são bastante autocentradas. Os eclipses do ano ocorrem no eixo dos valores e pedem que você seja muito ponderado nos gastos, tanto dos próprios recursos, quanto dos recursos do casal.

piscesPeixes

Pisciano, Netuno, seu co-regente segue lentamente desconstruindo seu senso de personalidade e inundando sua vida, ainda mais, de sensibilidade e imaginação. Do lado negativo, isso pode implicar na sensação de ter perdido o bonde de vez e de que o pouco de ordem que você havia conseguido estabelecer na sua vida foi para o espaço, ou melhor, foi por água abaixo! Justamente agora Saturno vem fazer suas cobranças na área profissional, quando você se sente especialmente desestruturado! Por mais difícil que este período possa parecer, é preciso confiar e seguir seus instintos sobre quais decisões são mais acertadas. Uma parte do seu mundo está sendo dissolvida e fragmentada e junto com ela, uma parte de você mesmo sente que morreu afogada. Contudo, essa morte simbólica representada pelo estágio alquímico da Solutio é apenas uma etapa do longo processo de purificação pelo qual você está passando e que ainda demora alguns anos. Saturno vem ajudar a colocar um pouco de ordem e a ter um mínimo de clareza sobre o que vale a pena manter, versus o que é precisa deixar as águas levarem definitivamente. Entretanto, neste cenário é preciso ficar vigilante para não se deixar levar por estados depressivos, incapaz de perceber saídas ou alternativas possíveis. Outro efeito é a falta de energia física e o cansaço extremo que toma conta de você. Isto é um processo e seus efeitos vão passar, não se desespere e nem entre em parafuso! Netuno também pode se manifestar como estados de encantamento e fascínio por uma outra pessoa ou então por uma aumentada sensibilidade e compaixão, que o deixam muito suscetível e melindroso, portanto, é preciso achar maneiras de se proteger psiquicamente e uma delas é evitar, a todo custo, o uso de substâncias como drogas e álcool. O ano de 2016 certamente traz muitos desafios, e para você a maior parte deles se dá na área profissional, mas não se intimide, se você vem fazendo o que deveria estar fazendo com a sua vida, se tem sido leal a sim mesmo, este tende a ser um ano bastante promissor e de muito reconhecimento. Não se angustie caso você se depare com entraves, atrasos, conflitos na área profissional entre os meses de abril a junho. Respire fundo e tenha paciência, na hora certa as coisas voltarão a fluir.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!