Lua Cheia em Virgem – Nem melhores nem piores, apenas diferentes!

A culminação do ciclo iniciado com a Lua Nova de Aquário ocorre hoje, com a Lua sendo Cheia  a 03°33’ de Virgem, às 15h19min no horário de Brasília – 18h19min no horário de Lisboa.

Esta Lua Cheia é considerada a Lua da Colheita, porque Virgem é o signo que imediatamente precede o outono, o período das colheitas no calendário tradicional baseado nas estações do Hemisfério Norte. Exatamente por isso o signo é representado por uma donzela com ramos de trigo nos braços. De fato, estamos prestes a entrar no outono aqui no Hemisfério Sul. O que vamos colher, de tudo o que plantamos?

Virgem é o signo que simboliza a necessidade de ordem, limpeza, organização, de separar o joio do trigo, de separar o que é útil do que é obsoleto, a necessidade de se ter critérios claros que baseiem essas distinções. Assim, a Lua Cheia vem indagar como estamos nessa área. Temos, de fato, um sentido de ordem e critério em nossa vida? Ou nossa realização e eficiência estão comprometidas pelo caos e pelo excesso de coisas que já não funcionam, das quais nem precisamos, mas das quais não conseguimos nos desfazer? Bugigangas e parafernálias, literais ou figuradas, materiais ou emocionais, todas ultrapassadas, enferrujadas, pretéritas, anacrônicas, rançosas, defasadas… O que fazemos com isso? Uma grande faxina, é o que devemos fazer! Jogar tudo fora, soltar, liberar! Ser criteriosos e limpar a vida daquilo que não queremos ou não precisamos. Simplificar a vida, voltar ao essencial. Este é o primeiro passo: limpar o terreno, organizar a vida para que possamos trabalhar com mais clareza e dar o passo seguinte.

Lua Cheia em Virgem - 22 de fevereiro, 15h19min - Brasília-DF
Lua Cheia em Virgem – 22 de fevereiro, 15h19min Brasília-DF

O mapa da Lua Cheia traz um relativo equilíbrio dos elementos, com uma leve predominância de Água visto que temos Câncer no Ascendente no mapa levantado para Brasília. Isso indica grande sensibilidade intuição, aquela do tipo visceral, à nossa disposição; sensibilidade que deverá ser canalizada de forma pragmática pela Lua Virginiana. O regente da Lua, Mercúrio, está em Aquário, conjunto a Vênus e em sextil a Saturno. Não fosse pelo aspecto a Saturno (que Vênus ainda não alcança), Mercúrio e Vênus estariam em dueto, pois não fazem outros aspectos maiores com os demais planetas. Mercúrio em Aquário é inovador, rebelde e progressista, mas aqui ele dialoga com Saturno, implicando que tem algum apreço pelas tradições, pela ordem e estrutura e está ciente de que as estruturas têm seu lugar na organização das coisas e da vida. Assim, a ideia de “ordem” é salientada a partir de Mercúrio.

O Sol está em Peixes, conjunto a Netuno, simbolizando nossos sonhos, inspiração e anseios, sonhos extremamente ricos e coloridos, nascidos de uma imaginação fértil e de um conjunto de propósitos que também é altruísta  e inclusivo. A Lua, no extremo oposto, o signo de Virgem, simboliza a necessidade de sermos práticos e meticulosos se queremos tornar reais tais sonhos. Este é o segundo passo! A Lua, quando cheia, enfatiza a polaridade oposta ao Sol e neste caso, ela vem dizer que para concretizarmos os sonhos Piscianos, precisamos planejar, calcular, discriminar; precisamos de um método, de um sistema eficiente, de cronogramas e, em muitos momentos, precisamos ser frios e racionais, em contraponto ao profundo idealismo Pisciano. Sobretudo, temos que ser organizados e trabalhar muito e duramente se é para materializarmos nossos intentos – do contrário os sonhos Piscianos serão somente fantasias e devaneios vazios.

O aspecto principal que a Lua faz neste mapa é a oposição ao Sol e a Netuno. A oposição a Netuno, além do que já tratamos acima, indica que temos que lidar com muitas incertezas, desejos de desistência, dúvidas a respeito da validade do nosso esforço, motivação instável, preocupações vagas mas insidiosas, tendência a escapismos… Portanto, precisamos estar cientes de todas essas “armadilhas”, para sabermos lidar com elas quando se apresentarem no nosso caminho, no dia a dia.

A Lua ainda faz duas importantes sesqui-quadraturas, uma a Urano em Áries e outra a Plutão em Capricórnio e torna-se foco de uma configuração chamada Martelo de Thor. Ou seja, a Lua está sob uma grande pressão inconsciente – nós estamos sob grande pressão inconsciente! No meio das preocupações reais, das necessidades concretas de trabalho, de cuidar de nós mesmos e de nossa saúde, outras influências ficam à espreita, nas sombras. Porque não temos consciência do que são, damo-nos conta apenas de uma vaga sensação de estranheza, de algo fora do lugar, como se alguma coisa não estivesse certa, embora não consigamos determinar o que seja. Esses aspectos requerem que sejamos muito honestos a respeito de nossas ambivalências e dúvidas, pois lá na frente podemos ser surpreendidos com rompantes de autossabotagem, justo quando estávamos prestes a concluir o trabalho; podemos nos rebelar abruptamente e resolver chutar o pau da barraca que nós mesmos levantamos, pondo tudo a perder; e podemos ainda ficar paralisados, esmagados pelo excesso de preocupações, pelo excesso de detalhes, pelo perfeccionismo exagerado e a insegurança mórbida que nos empala no último minuto. Integridade interior é o que nos salva e redime e nos previne de por tudo a perder. Virgem também é um signo de controle. Estes aspectos a Urano-Plutão vêm nos lembrar que não temos controle de tudo e que por mais que planejemos, muitos imprevistos podem acontecer e precisaremos lidar com eles. É imprescindível lembrar que há forças maiores do que nós operando no mundo, sejam elas mundanas ou espirituais. Isso se torna mais importante quando lembramos que Marte já trafega a zona de retrogradação desde o dia 18 de fevereiro, quando cruzou o grau 23 de Escorpião. Com Marte retrógrado a partir de abril, nossa vontade precisará se render a uma vontade maior, de Deus, do Universo, da Vida. É necessário exercer a humildade e a paciência.

O Símbolo Sabiano para o grau quatro de Virgem (03°33’) traz uma imagem bastante venturosa para esta Lua Cheia, que reforça o propósito de inclusão do Sol Pisciano: “Crianças negras e brancas brincando juntas alegremente”. Lynda Hill, astróloga australiana e grande pesquisadora dos Símbolos Sabianos, diz em seu livro The Sabian Oracle – 360 degrees of Wisdon, que este símbolo vem nos falar “de integração racial e social que enriquece e alegra a todos que dela participam. Que se diga que elas são ‘negras’ e ‘brancas’, implica, é claro, que há diferenças raciais entre elas. Entretanto, também pode simbolizar as muitas outras diferenças na experiência de vida, religião, sistema de crenças, nos níveis sociais ou profissionais. Essencialmente, pode representar qualquer coisa baseada na percepção social ou preconceitos que mantêm as pessoas separadas umas das outras. Como estas crianças estão ‘brincando juntas alegremente’, quaisquer sentimentos de preconceito são dissipados porque sua principal preocupação é com a ‘brincadeira’ e o prazer de estarem juntas.”

Lynda acrescenta que a percepção de “oposição” pode ser uma ilusão ou  apenas uma “percepção” como a própria palavra indica. Ela lembra que a mistura entre as pessoas, as diferentes raças e suas características e talentos é o que permite que as coisas se resolvam mais facilmente e que avancemos na vida. Aceitar a todos como iguais dissipa pensamentos e atitudes que levam a separações e preconceitos. Assim, percebemos que essa Lua fala de integração, da união de opostos aparentes, de aceitação das diferenças, da necessidade de percebermos as pessoas para além das classificações sociais, raciais, religiosas, atendo-nos ao fato de que somos todos humanos, diferentes diferentes entre si, mas iguais na essência.

A Lua Cheia lança-nos, pois, um convite: a superar preconceitos, separações, classificações e quaisquer outras definições responsáveis por nos manter distantes e alienados uns dos outros, do outro humano, do outro irmão, igual a mim na sua estrutura físico-biológica, na cor do sangue, nas necessidades e anseios, nos sofrimentos e esperanças. Homens ou mulheres, brancos, negros, amarelos ou índios, ricos ou pobres, crentes ou ateus, cristãos, muçulmanos, budistas ou hindus, velhos ou jovens… Não somos melhores nem piores entre nós, apenas diferentes.

A Lua de Virgem também é uma Lua de purificação. Portanto, esta Lua favorece, além do que já dissemos acima, os rituais de limpeza e purificação, tanto da casa, quanto do corpo e da alma. Com os espaços e a vida liberados das tralhas, bugigangas, cacarecos e bagagens emocionais, então limpos e purificados, seremos capazes de ver com mais clareza as atitudes e ações necessárias para realizar nossos sonhos!

Para terminar, trago esta bela oração,  extraída do livro “Ecos Eternos” de John O’Donohue, e que traduz o espírito da Lua Cheia em Virgem de hoje:

Que saibas que a ausência está repleta de terna presença e que nada jamais está perdido ou esquecido.
Que as ausências na tua vida estejam repletas de eco eterno.
Que sintas ao redor do secreto “Outro Lugar” que contém as presenças que deixaram a tua vida.
Que sejas forte na aceitação das tuas perdas.
Que a dolorosa fonte de luto se transforme em uma fonte de ininterrupta presença.
Que a tua paixão se estenda àqueles de quem nunca temos notícia e que tenhas a coragem de falar em nome de excluídos.
Que venhas a ser o afável e apaixonado sujeito da tua vida.
Que não desrespeites o teu mistério por meio de palavras insensíveis ou integração falsa.
Que sejas acolhido por Deus, em quem o amanhecer e o crepúsculo se unem, e que a tua integração habite os seus sonhos mais profundos no interior do abrigo da Grande Integração.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

One thought on “Lua Cheia em Virgem – Nem melhores nem piores, apenas diferentes!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!