A Semana Astrológica – Tempo de Conclusões

Semana de 07 a 13 de março

Semana de eclipse começando, um eclipse Total de Sol que se dá na Lua Nova a 18°56′ de Peixes, que vem simbolizar muitas conclusões e fechamentos de histórias e situações e que será seguido do eclipse Parcial da Lua em 23 de março, a 03°17’ de Libra. Os eclipses ocorrem em duas temporadas ao ano, geralmente em pares, às vezes podendo ocorrer até três seguidos. Seus efeitos duram vários meses e até anos e suas influências simbólicas já são sentidas algumas semanas antes de ocorrerem. As semanas entre eclipses de uma mesma temporada são particularmente tensas e estranhas, como se portais entre mundos permanecessem abertos. Ficamos mais sensíveis e suscetíveis e convém nos observarmos e ao mundo ao redor com cuidado, especialmente nas semanas seguintes a um eclipse do Sol, quando as pessoas reagem de forma mais instintiva e menos racional. Portanto, fiquemos atentos e estejamos presentes em nós mesmos e no aqui e agora. Vale lembrar que eclipses solares favorecem mais a mulheres e ao feminino – interessante que este eclipse ocorra exatamente no Dia Internacional da Mulher! Leia sobre as dinâmicas e ciclos dos eclipses.

Depois de uma semana incrivelmente tensa e caótica, cheia de imprevistos e situações incontornáveis, o Sol, que ficou toda essa semana enquadrado por Netuno e Kíron, completa a conjunção a este, Kíron, um asteroide que simboliza o máximo das contradições humanas, pois representa vários arquétipos paradoxais: ele constela o arquétipo do professor e mentor; o arquétipo de uma natureza extremamente benigna e civilizada, num corpo animalesco e instintivo; o arquétipo da criatura imortal que é ferida mortalmente; o arquétipo da cura e do curador e também da ferida que não tem cura. Kíron, é pois, o símbolo das contradições de ser humano e nesta semana estaremos lidando com estes paradoxos. O Sol também faz sextil a Plutão, oposição a Júpiter e conjunção ao Nodo Sul da Lua. Há grandes desafios à nossa consciência por estes dias e parte desses desafios será manter a lucidez e a serenidade em meio ao caos, à insegurança e à sensação de vulnerabilidade frequente. Como exercitamos a compaixão e o amor por nós mesmos quando nos vemos tão falíveis e miseravelmente humanos? Como concebemos nossa expansão e otimismo diante de nossas dificuldades mais recorrentes e mais debilitantes? Como manter a fé na vida, no divino, no futuro, quando duvidamos até de nós mesmos, quando nos sentimos não merecedores até mesmo do amor do Pai? Como manter a fé no elemento humano, quando o mundo caminha para o abismo, levado por este mesmo humano? Aceitar tal vulnerabilidade e insegurança, sem nos identificar com a o papel da pobre vítima, sem cair no coitadismo é a peleja dessa semana, que testará nossa maturidade e consciência.

Mercúrio mergulha fundo nas águas Piscianas e funde-se a Netuno, indicando que a mente passa por um período bastante confuso, em que o pensamento e a função do logos não se dão de forma linear e lógica, antes, dão-se de maneira irracional, incoerente, talvez até absurda, até que percebamos que precisamos usar a imaginação e fluir com ela, intuindo, mais do que analisando de maneira lógica e fria. Os limites entre racional e irracional ficam indistintos e tendemos a confundir realidade com fantasia ou a ter dificuldade em analisar em discernir o que é verdade e o que é engôdo. A mente está embotada e não tem certeza de nada. O resultado é confusão e caos na forma como pensamos e nas nossas interações com o mundo. Seguimos como se vivêssemos numa realidade separada, correndo o risco de sermos presas de muitas ilusões, embustes, tapeações e enredos criados para nos levar a acreditar em algo que é, no mínimo, duvidoso. Mercúrio rege as comunicações e logo estará também em oposição a Júpiter, que rege a propagação em grande escala da comunicação, sugerindo que nas próximas semanas precisamos ficar atentos a manipulações midiáticas e aos jogos de cena montados para vender opiniões e “verdades” que interessam a muito poucos. Entretanto, se por um lado esse trânsito não favorece as atividades cotidianas, racionais e lógicas, por outro, beneficia grandemente aos artistas em geral, especialmente a músicos, compositores, escritores, poetas e artistas plásticos, pois a imaginação está especialmente realçada e elevada e a inspiração super ativada.

Vênus, a Pequena Notável, abandona sua abordagem super desapegada e livre de Aquário, para tornar-se sensível, romântica e sonhadora em Peixes, signo de sua exaltação. Vênus, um planeta de relacionamento por excelência, gregário por natureza, está exaltado em Peixes exatamente por isso, porque aqui tudo que ela deseja é se fundir ao outro, desaparecer como entidade separada e tornar um o que antes eram dois. Esse anseio por fusão absoluta imbui-nos de grande sensibilidade e romantismo, compaixão e altruísmo, visto que não percebemos limites entre nós e os outros; por outro lado, torna-nos vulneráveis a muitos desapontamentos, porque temos uma visão por demais idealizada, chegando a ser ingênua, e expomo-nos a decepções, seja porque o outro abusa de nossa boa fé, ou porque nós mesmos nos recusamos a vê-lo como de fato é.

Outra manifestação comum deste posicionamento é o padrão de buscar amores impossíveis ou inalcançáveis: apaixonamo-nos por alguém que está do outro lado do mundo, ou que já é comprometido, ou que não está minimamente interessado em nós. Criamos enredos dignos de filmes hollywoodianos, mas que só existem em nossa fantasia, ou seja, namoramos alguém que não sabe que está namorando conosco. Isso nasce do desejo de perfeição, do anseio por encontrar o par perfeito, uma incongruência completa com a realidade terrena. Então, se não convivemos com essa pessoa no dia a dia, se não a percebemos como pessoa comum, cheia de defeitos e contradições como todo mundo, nós preservamos nossa fantasia de perfeição e assim, nunca nos desapontaremos, a imagem perfeita desse bem-amado – que só existe em nossa cabeça, diga-se de passagem – ficando para sempre protegida de ser quebrada ou trincada pela realidade dura dos reles mortais. Na verdade, quando nos envolvemos nesse tipo de relacionamento, estamos fugindo da possibilidade da decepção, do confronto com a pessoa real, do risco de sofrer e de nos magoar que um relacionamento de verdade, com uma pessoa de carne e osso sempre traz. Assim, Vênus em Peixes busca apenas a magia e o canto da sereia e diz-se que ela se apaixona pela ideia de estar apaixonada, pelo romance e não pela pessoa com quem está se relacionando. Vênus ingressa em Peixes no dia 12, sábado, onde ficará até cinco de abril, quando entrará em Áries. De 12 a 20 de março teremos então quatro planetas mais o Sol em Peixes. Preparemos os lenços, porque o período fica choroso e confuso! O Sol ingressa em Áries no dia 20 e Mercúrio no dia 21. Vênus fecha a semana em quadratura já quase exata a Marte em Sagitário, sugerindo muitas desavenças e complicações nos relacionamentos.

A Lua abre a semana na fase Balsâmica em Aquário. Ingressa em Peixes ainda na segunda, onde será Nova na terça-feira, a 18°56’ de Peixes, às 22h54min no horário de Brasília e à 01h54min do dia 09 no horário de Lisboa. Fica mais que impulsiva em Áries na quarta-feira e torna-se Crescente já em Touro, no sábado, fechando a semana neste signo super sensorial. Nessa caminhada ela conversa com todos os demais corpos celeste, de forma harmoniosa ou briguenta!

O Sol está em sextil a Plutão na SEGUNDA-FEIRA. A Lua, balsâmica em Aquário, faz conjunção a Vênus e fica vazia logo depois, às 05h47min. Ingressa em Peixes somente às 16h09min e já faz quadratura a Marte em Sagitário e depois conjunção a Mercúrio. Embora nos sintamos com a energia mais forte e um senso de presença consciente, o dia está propício a atividades mais discretas, a avaliarmos cuidadosamente o que precisa ser eliminado e descartado, antes que avancemos em nossos projetos ou comecemos outros. Um longo e profundo perscrutar interno pode nos auxiliar a identificar o que são essas coisas, atitudes, situações que precisam ser terminadas. A Lua Balsâmica em Aquário é particularmente visionária e profética, portanto, fiquemos atentos aos insights e estalos que tivermos hoje, porque se provarão valiosos em nossos planejamentos e mesmo nas atividades futuras. A sociabilidade está favorecida, conquanto seja verdadeira e realmente necessária – não é dia de frivolidades e de gastar energias em coisas inúteis. O ócio, hoje, precisa fazer sentido.

A Lua Pisciana faz conjunção a Netuno na TERÇA-FEIRA. Ao longo do dia ainda faz quadratura a Saturno em Sagitário e sextil a Plutão em Capricórnio. O Sol está em oposição plena a Júpiter em Virgem e nesta oposição recebe a conjunção da Lua, numa Lua Nova que também é um Eclipse Total do Sol e que ocorre com todos estes aspectos ativados. A Lua fica vazia depois de ser nova. Dia de eclipse, dia denso, estranho, misterioso. Embora o eclipse seja visível somente no Pacífico, podemos sentir na atmosfera algo de extraordinário, enigmático, insólito. Este eclipse vem falar de finalizações que levam a novos começos, separações afetivas, separações na área das amizades, mas que abrem as portas para que novas pessoas entrem em nossa vida. O Sol em Peixes se opõe a Júpiter e coloca o questionamento super importante de como nos expandir sem causar o caos e a destruição ao nosso redor, como nos expandir de forma responsável, visto que os dois fazem quadratura a Saturno em Sagitário. Como prestar atenção ao medo, apreendendo suas lições e avisos, sem deixar que ele nos paralise? Como conter a sensação de vulnerabilidade, usando-a como um recurso e não como uma debilidade? Como conciliar tantas disparidades, medos, inseguranças, fé, alegria, esperança, dor, sofrimento, desejo de crescer e tantos outros sentimentos paradoxais em nós e no mundo em que habitamos? Para isso precisamos discernir entre o que podemos mudar e o que precisamos aceitar que está além de nossas forças. Eclipses geralmente marcam  finais seguidos de novos começos e cabe-nos identificar o que morre em nós, para que possamos contribuir com o processo de despedida. Nos eclipses solares a luz solar é bloqueada, simbolizando que a consciência também é temporariamente eclipsada, portanto, estamos mais instintivos e selvagens, o que demanda muita cautela e ancoragem de nossa parte, para não agirmos de modo compulsivo e inconsciente. Lai mais sobre este Eclipse Total do Sol. OBS: Veja ao final deste artigo uma tabela com os significados deste e do próximo eclipses e qual a influência por área de vida. Veja o signo do seu ASCENDENTE!!!

A Lua está renovada em Peixes, mas abre o dia vazia na QUARTA-FEIRA. Ingressa em Áries às 16h40min e faz trígono a Marte em Sagitário. Mercúrio está muito próximo de Netuno. Dia sensível, em que estamos ensimesmados e contidos. Ainda muito instintivos, convém nos resguardarmos de ações impulsivas, porque ainda não é hora de começar projetos ou dar o pontapé inicial em nada, visto que a Lua ainda está imersa nos raios do Sol, completamente escura e irracional, especialmente considerando-se que está vazia e separando-se do Nodo Sul. O Sol está em conjunção muito próxima a Kíron, sugerindo a conscientização acerca de muitas dificuldades, inadequações não contornáveis, feridas abertas carecendo de serem vistas, reconhecidas e, finalmente, aceitas. O fim da tarde traz uma mudança brusca e de repente nos vemos emergindo das grandes águas, sensação de asfixia, buscando por ar e movimento. Finalmente conseguimos fazer todas as coisas que ficaram paradas e enganchadas no remanso e entramos em franca atividade, mais alertas do que estivemos nos últimos dias. Embora ainda não completamente emersos, já conseguimos ativar a verve “fazedoura” e recuperar o atraso recente.

shutterstock
Shutterstock – Reprodução

A QUINTA-FEIRA está super ativa e dinâmica, com a Lua Ariana cheia de atitude impulsiva, impulsividade que é beneficamente freada pelo trígono a Saturno. Contudo, a Lua faz quadratura a Plutão em Capricórnio e conjunção a Urano, além de quincunce a Júpiter em Virgem e sesqui-quadratura a Marte. Feito um furacão, é como estamos hoje. Um furacão de atividade, que vai de cá para lá varrendo tudo em sua passagem, ativando a uns, estimulando a outros, instigando a outros mais. Ainda que todo esse dinamismo seja mais que bem vindo e que seja um belo contraponto a toda a letargia dos dias anteriores, convém respirarmos fundo e buscarmos ancoragem antes de embarcarmos na onda realizadora que nos acomete. Isso porque a Lua ainda está Nova, super instintiva e em Áries, um signo impulsivo e irrefreado; mais: a Lua está conjunta a Urano e quadrando Plutão, apontando possíveis conflitos, precipitação, atitudes extremistas e “descabeçadas”. A Lua ainda espicaça Marte, seu dispositor, incrementando essa sensação de impaciência e urgência, que pode nos fazer pisar nos calos alheios ou ter os nossos esmagados. Cautela, tolerância e paciência devem ser o tempero das emoções e atividades hoje, do contrário, estaremos nos expondo a conflitos, pequenos ou grandes acidentes, ou simplesmente a deixar coisas inacabadas, o que nos prejudicará lá na frente. Usemos o impulso e a energia incipiente da Lua Nova de forma sábia e concentrada.

O Sol está em conjunção plena a Kíron e Mercúrio está em conjunção exata a Netuno na SEXTA-FEIRA. Haja pé no chão para conter tanta sensibilidade! A Lua vem trazer essa ancoragem, mas só depois de ter feito sextil a Vênus e ficar vazia por cerca de uma hora, ingressando em Touro às 16h44min. De Touro ela se indispõe com Marte em Sagitário e mais inconscientemente com Júpiter. O Sol também está em conjunção ao Nodo Sul da Lua. O dia pede uma contenção e canalização criativa para o manancial de sensibilidade que está ativado. Como numa grande inundação, um tsunami de dores e debilidades aflora à nossa consciência, toldando a razão e a lucidez, deixando-nos com a sensação de ser engolidos por uma onda caótica que dissolve os últimos fiapos de clareza que mantínhamos a muito custo. Contudo, as influências que ativam toda essa dor e fragilidade também nos fazem ganhar acesso às vias da cura e liberação dos nossos males. Se Kíron inunda a consciência solar de sofrimento, o Sol também ilumina os motivos e razões de tais flagelos, permitindo maior auto-entendimento, propiciando que encontremos alívio e o caminho para a cura e fortalecendo nossa resiliência. O Sol joga luz também sobre a necessidade de aceitarmos nossas dificuldades e limitações, humanos que somos, sem nos deixar vitimizar ou paralisar por elas, exercitar o amor e a compaixão, conosco mesmos e com o mundo ao nosso redor. A conjunção do Sol ao Nodo Sul alerta para a necessidade de manifestarmos as qualidades mais elevadas de Peixes, em lugar de nos deixarmos abater pelos escapismos, pela confusão e falta de limites benfazejos propiciados por um ego forte e saudável; o Nodo Norte em Virgem realça a necessidade de ordem e discernimento. Considerando que estamos num período de entre-eclipses, precisamos fazer um esforço para nos mantermos conscientes e lúcidos, portanto, o uso de substâncias como álcool e drogas poderá nos fazer entrar numa verve bastante destrutiva e obscura. Exercícios de respiração profunda podem nos ajudar a ter maior clareza mental; exercícios de ancoragem e enraizamento também podem auxiliar a encontrar nosso próprio eixo e nos alinhar com ele. Em dias como hoje convém lembrarmos a Oração da Serenidade, de Francisco de Assis: “que eu tenha a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para discernir entre uma e outra”.

A Lua entra na fase Crescente no SÁBADO ao fazer semi-quadratura ao Sol. Ela também forma um Grande Trígono em Terra ao fazer trígonos a Plutão em Capricórnio e a Júpiter em Virgem. Este Grande Trígono vira uma Pipa pois a Lua faz ainda sextil a Mercúrio em Peixes. Mas há inadequações simbolizadas pelo quincunce a Saturno. Um dia que oferece boas possibilidades de contenção a todo o aguaceiro ativado nos céus, proporcionando também a possibilidade de canalizarmos nossa sensibilidade, insights, imaginação e inspiração em atitudes e ações criativas e ao mesmo tempo bastante práticas e concretas. Podemos arregaçar as mangas e entrar em ação, inaugurando nossos novos projetos, lançando a pedra fundamental daquilo que queremos realizar neste ciclo. A hora é agora e as energias estão mais que propícias. Mas ainda precisamos estar atentos quanto à qualidade fantasiosa de alguns deste planos, submetendo-os a alguns testes antes de nos lançarmos a eles de corpo e alma. Mercúrio, a mente, é o ponto chave de elaboração e expressão de toda essa força criadora e criativa, portanto, precisamos fornecer os receptáculos adequados a essa imaginação fecunda e receptividade afloradas.

O Grande Trígono formado por Lua-Júpiter-Plutão segue pela madrugada de DOMINGO e forma outra Pipa quando a Lua se harmoniza a Quíron em Peixes e depois ao Sol, que estão, por sua vez, em sextil a Plutão. A Lua fica vazia depois do sextil ao Sol, às 06h48min, entra em Gêmeos somente às 18h04min e fecha a noite de domingo numa contenda super confusa e chorosa ao se opor a Marte em Sagitário e quadrar Vênus em Peixes, que vira foco da T-Square mutável. O dia de domingo está adequado ao descanso, ao lazer descompromissado e vagaroso, sem grande esforço. Todo o esforço que precisamos empreender hoje resume-se a “ser” e “estar”. Podemos nos dar ao luxo de usufruir, sem culpa, o merecido descanso, do corpo e da alma, depois da semana densa e melindrosa que tivemos.

À noite uma nova tensão se instala. O coração, ambivalente, leviano e fugidio, debate-se em dilemas vários. Sentimo-nos inseguros e desafiados e arvoramo-nos de enciclopédias amorosas ambulantes. Boquirrotos, lançamos desafios voláteis e descuidados, sem nem esperar para ver os resultados, ou surpreendendo-nos quando são aceitos por outro tão estouvado quanto nós. Desejando ficar livres de comprometimentos, atiramos para todo lado, colecionando emoções fugazes, obedecendo a impulsos volúveis e frívolos, que acabam por nos esvaziar a alma, deixando-nos com a sensação de termos sido roubados de e por nós mesmos. Essa volubilidade, a falta de critérios sólidos e o anseio por nos perder no outro desejando acabar com todo o senso separação, podem levar a comportamentos de promiscuidade, levianos e fúteis. Contatos da profundidade de um pires são iniciados com espalhafato e terminados com a mesma velocidade.

Nas relações já existentes discussões tolas podem magoar de maneira indelével, dando início a crises mais sérias, visto que estamos hiper-sensíveis e mesmo aqueles que se pronunciam não-ciumentos podem ter os egos arranhados por atitudes impensadas, suas ou de outrem. Antes de jogarmos pelos ares uma relação que foi, até então, de grande cumplicidade, fazemos bem em checar de onde vem tanta inquietude emocional e sexual; indagar-nos se existem motivos reais para que questionemos essa relação ou se estamos apenas sendo levianos e imaturos. Agir por impulso pode deixar marcas que serão difíceis de ser apagadas depois, tanto no coração do outro, quanto no próprio senso de integridade interior. Cuidado com o canto das sereias – eles são belos e sedutores, mas podem ser também desastrosos e destrutivos. Outra possibilidade, no que tange aos casais, é iniciarem brigas para fazer as pazes com sexo depois, porque é “mais excitante”. Mas o tiro pode sair pela culatra e a briga se tornar um caminho sem volta!

Que sua sema seja de luz, amor e paz! Que tenhamos compaixão por nós e também pelos outros!

Influências dos eclipses desta temporada, por área de vida. Veja o signo do seu ASCENDENTE!!!

Eclipses 2016 - Copia

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!