Lua Cheia e Eclipse Lunar em Libra – Separações necessárias

A Lua é Cheia nesta quarta-feira, dia 23 de março, às 09h01min no horário de Brasília e às 12h01min no horário de Lisboa. Esta lunação também é um Eclipse Penumbral da Lua, mas o horário do eclipse é ligeiramente diferente do horário da oposição exata entre a Lua e o Sol. O eclipse tem duração total de quatro horas e quinze minutos, o seu ápice ocorrendo às 08h47min no horário de Brasília. Como se trata de um eclipse lunar, o número de horas de duração corresponde ao número de meses em que os efeitos do eclipse serão sentidos mais fortemente, então, os efeitos deste eclipse serão sentidos por quatro meses e uma semana. Para entender melhor o que são os eclipses, inclusive o que é um Eclipse Penumbral, leia este artigo.

Por que lunações – Lua Nova e Lua Cheia – são importantes e por que prestamos tanta atenção a elas? Bem, primeiro porque elas sinalizam os temas importantes do ciclo astrológico mais rápido de todos, que é o ciclo lunar; e o segundo vem na esteira do primeiro, visto que as lunações precipitam os “acontecimentos” maiores e mais vultosos, representados pelos grandes ciclos, funcionando como gatilhos que “disparam” e manifestam os eventos simbolizados por estas brigas entre  os “cachorros grandes”. As lunações contam as narrativas de como a vida e os ciclos macro se desenrolam no dia a dia, no ciclo mais curto e imediato. Os ciclos maiores são aqueles que contam do relacionamento entre os planetas mais lentos, a partir de Júpiter em diante.

Eclipses 2016 - Copia
Veja a influência deste eclipse, por área de Vida, a partir do signo do seu Ascendente.

A última vez que tivemos um eclipse ocorrendo a 03 de Libra (oficialmente, grau 04) foi em 24 de março de 1997, exatamente a 03°35’ de Libra e o anterior foi a 24 de março de 1978, a 03°40’. Para quem tem planetas entre os graus 0 e 8 de Libra, Áries, Câncer e Capricórnio, vale a pena checar o que estava acontecendo nesta época e o que aconteceu nas semanas e meses seguintes a esta data/eclipse. Além deste evento de 24 de março, também tem outros que podem ser importantes, os eclipses da Série Saros 142, da qual faz parte o eclipse deste dia 23. Os últimos episódios desta série de eclipses ocorreram em 13 de março de 1998, a 22°23’ de Virgem, e 1° de março de 1980, a 11°26 de Virgem. Também vale a pena checar estas datas e rememorar os eventos de então.

Série Saros 142, iniciada em 19 de setembro de 1709.
Série Saros 142, iniciada em 19 de setembro de 1709.

Olhando o mapa do primeiro eclipse da Série Saros 142, que aliás é uma série bem jovem, iniciada em 19 de setembro de 1709, vemos que há uma conjunção Vênus-Marte em Libra, que é foco de uma T-Square Cardinal, que tem por base uma oposição Saturno-Quíron. Quíron, aliás, é também o Ponto Médio de quadratura à conjunção Vênus-Marte. O Nodo Norte é o Ponto médio, simultaneamente, entre Sol e Urano e Lua e Urano. Tudo isso aponta uma série em que as tensões nos relacionamentos são tema importante, com possibilidades concretas de separações e finalizações, que podem ser bastante dolorosas.

Lua Cheia e Eclipse Lunar em Libra - 23 de março de 2016, 09h01min, Brasília-DF
Lua Cheia e Eclipse Lunar em Libra – 23 de março de 2016, 09h01min, Brasília-DF

Esse tema se repete no mapa do eclipse de hoje, mais fortemente. Isso porque o eclipse ocorre no eixo Áries-Libra, um eixo que por si só já enfatiza a área dos relacionamentos e de todas as interações ente um “eu” e um “outro”, entre “eu” versus “nós”. Este eixo fala da necessidade de equilíbrio nas interações, de eu ser suficientemente maleável a ponto de conseguir acomodar o outro na minha vida, mas não em demasia a ponto de me perder completamente de mim e me alienar de mim mesma, vivendo somente em função deste outro. O tema fica mais salientado porque o planeta regente da Lua Cheia, Vênus, está numa situação bastante complexa: trafega atualmente o signo de Peixes, sua exaltação, mas faz oposição ao seu dispositor, Júpiter, uma oposição que não seria assim tão tensa, não fosse o fato de os dois fazerem quadratura a Saturno em Sagitário, que se torna foco, então, de uma T-Square Mutável. Vênus-Saturno é um aspecto clássico associado a separações quando em trânsito. Não precisa haver separações, necessariamente, mas de qualquer maneira, simboliza crises nas relações e a necessidade de se reavaliar, de maneira bem completa, a forma como nos conduzimos nesta área de vida.

Ocorre que Vênus-Saturno teme a rejeição e o abandono e antecipando isso, enrijece-se, fecha-se em copas, torna-se fria e acaba por ver seus medos concretizados, sem se dar conta de que a realização de tais receios pode ter sido precipitada pelo próprio indivíduo, ao acionar seus sofisticados mecanismos de defesa. A pessoa pode mesmo chegar ao ponto de rejeitar o outro, terminar a relação, por medo de que o outro o faça primeiro, assim, pelo menos preservará a fantasia de que foi ela quem terminou, ou de que “não queria mesmo”. Como já falei em outros textos, tal padrão de comportamento foi provavelmente iniciado ainda na infância, na relação com um dos pais, ou até com os dois, uma relação que a criança pode ter entendido como insuficiente em afeto, aprovação, amor, de modo que a construção da autoestima fica comprometida e a pessoa segue pela vida tendo que lidar com carências profundas e às vezes, com a compulsiva necessidade de aprovação de seus pares. O ideal é que se busque resolver essas questões terapeuticamente, com ajuda profissional, porque é necessário voltar à relação parental para poder curá-la e liberar-se, só assim o indivíduo pode aprender a confiar e abrir-se para relações mais saudáveis. Saturno e as separações, aliás, são fatores instrumentais para o nosso amadurecimento e individuação.  Vênus em Peixes sonha com a fusão completa e absoluta com o outro, que extinga qualquer senso de separatividade, mas isto, na nossa realidade, não existe e representa, de certa forma, um estágio bastante infantil do desenvolvimento emocional, que remonta à fase em que éramos um-com-a-unidade, no útero materno, no estado de simbiose urobórica com a mamãe e Deus. Portanto, para crescermos, precisamos superar essa fantasia de fusão total, até que possamos, de fato, voltar para a unidade – mas isso só se dará na morte, quando nos rendemos finalmente, até lá, precisamos sim, desenvolver um ego forte e saudável, e isso se dá, também, lidando com frustrações e separações vida afora.

Como se não bastasse, Vênus está “enquadrada” neste mapa por Netuno e Quíron, ou seja, está ladeada duas figuras que representam coisas completamente distintas. Com Netuno a gente sonha, fantasia, se derrete, se apaixona pelo romance, idealiza e pinta o mundo todo cor de rosa e imagina o amor perfeito… Mas Quíron, ali na frente, traz a dor dilacerante da decepção e da constatação de que não há perfeição no mundo, pelo contrário, há dor, sofrimento, decepção, sordidez… Vênus está presa nesse limbo horroroso. Precisamos nos sintonizar, então, com as qualidades mais elevadas de Quíron e Netuno, a compaixão, a empatia, o altruísmo e lembrar que a empatia pelo sofrimento alheio, pelas dores de amor dos outros, pode trazer algum alívio para os nossos próprios males, nem que seja porque nos daremos conta de que não somos somente os únicos a sofrer neste mundo-cão.

O mapa e o eclipse ficam mais tensos e, consequentemente também o dia e os próximos meses até o próximo eclipse, porque Júpiter está em quadratura exata a Saturno, o que pode representar grande dificuldade em balancear otimismo x pessimismo, que pode prejudicar nosso senso de proporção e  medida. Júpiter em quadratura a Saturno pede que façamos uma revisão em nossos códigos morais e éticos, na forma como temos crescido nos últimos tempos e que sejamos pacientes, mesmo que as coisas pareçam estagnadas e estéreis. Temos dificuldade de discernir se vamos ou se ficamos, tal o nível da incerteza… Assim, temos que parar e rever com cuidado as áreas de vida afetadas, percebendo onde devemos avançar e onde devemos limpar e eliminar coisas, situações. Júpiter-Saturno também demandam que avaliemos nossas relações em geral e que percebamos que há relações que já não fazem sentido na nossa vida, que já não nos trazem nada de bom e tais relações também devem ser finalizadas. E dessa forma, temos o assunto “separação” repetido… Considerando-se que uma Lua Cheia já traz, naturalmente, o tema de uma crise e de uma possível separação na relação, vemos os deuses não estão para brincadeira quando colocam todas essas configurações acionadas ao mesmo tempo. (Clarificação: em si mesma, a quadratura Júpiter-Saturno não fala de relacionamentos, isso é algo que se dá de maneira indireta e eu apontei este tema aqui como uma ênfase central ao tema básico que escolhi explorar nesta Lua Cheia. Júpiter-Saturno falam de ciclos de crescimento e expansão e eu escrevi um pouco mais sobre essa configuração específica, embora não ainda de maneira aprofundada, no texto de A Semana, que você pode ver aqui).

Vênus envolvida nessa quadratura, tem dificuldade em ter uma autoestima equilibrada e saudável e um senso de valor adequado e isso pode, novamente, criar muitos problemas nas relações, como também na forma como gerimos nossos valores, talentos, patrimônio, finanças, aquisições, etc.

Este mapa ainda traz uma conjunção Superior entre Mercúrio e o Sol, que está quase alcançado o status de Cazimi (menos de 17 minutos de distância). Além disso, o Sol está em trígono a Marte, o que traz presente o tema da oposição, visto que Marte (e todos os demais planetas a partir dele) recebe trígono do Sol poucos dias antes de entrar em retrogradação, uma dinâmica de oposição e conflito. E obviamente, Mercúrio em Áries também recebe a oposição da Lua, o que sugere um grande conflito entre a razão e o sentimento, que demanda que façamos um belo auto-escrutínio para clarear nossas motivações e dilemas, antes de ir para o embate aberto com o outro, do contrário, podemos nos envolver em batalhas verbais, jogos de palavras cujo objetivo nem é resolver os problemas, mas vencer o outro a qualquer custo, provar que “estamos certos”, que “temos razão”, mesmo que por dentro estejamos destroçados. Lua-Mercúrio também sugere muita atividade mental, ansiedade, dificuldade em discernir o que sentimentos daquilo que pensamos e isso pode gerar inquietude, movimentação precipitada, falação vazia. A Lua, aliás, é o único ponto em Ar, num céu que ainda está muito aquático. Planetas singleton têm a tendência de se expressar de forma extremista e uma manifestação extremada possível neste cenário, é nos dissociarmos completamente dos nossos sentimentos, para evitarmos a dor, algo que facilitaria muito a “vida” dessa Vênus ultra-sensível à rejeição. Podemos racionalizar que não sentimos nada, que nada disso é importante, que não precisamos/queremos esse outro que nos despreza ou que nos “chutou”… Mas podemos também nos autorizar a sentir verdadeiramente, a permitirmo-nos o adequado luto pelo que quer que esteja morrendo e indo embora de nossa vida. Caso não façamos isso agora, estes fantasmas, não enterrados, voltarão para nos assustar e assombrar depois, na forma provável de uma depressão.

Concluindo, o mapa da Série Saros fala de separação e finalizações; o mapa do eclipse de hoje repete o tema, que aliás já é central a Luas Cheias em geral; eclipses também falam de encerramentos; Júpiter-Saturno agregam mais um pouco de sal à ferida… Então, não temos como fugir: precisamos identificar o que precisar acabar em nossa vida, que relações atravessam os estertores da morte e deixar que morram realmente, sem recorrer a apegos, dependências, choros, manipulações… Deixar ir, dizer adeus… Somente assim, poderemos aproveitar as novas possibilidades, aliás, bastantes excitantes, prometidas pelo Nodo Norte no Ponto Médio entre Sol-Urano e Lua-Urano. E lembrar que, por mais difíceis que sejam as separações, “na separação ficamos com a melhor parte: nós mesmos” (Tati Bernardes). Não podemos jamais nos esquecer disso: somos sempre a melhor parte para nós mesmos e isso é algo que Vênus-Saturno precisa lembrar também. Não importa o que houve, nós precisaremos conviver conosco mesmos para sempre, ao contrário daquele outro que vai embora. Portanto, não podemos perder o respeito e o senso de valor próprio se o outro nos deixou. é preciso pois, muito carinho, cuidado e amorosidade para conosco mesmos – se somos amorosos com o outros, por que é tão difícil sê-lo com relação à pessoas mais importante da nossa vida, ou seja, nós?

O Símbolo Sabiano do grau 04 de Libra (03°17’) traz uma imagem que ativa nossa esperança e traz bons augúrios: “Um grupo de jovens senta-se em comunhão espiritual ao redor de uma fogueira de acampamento”. Este símbolo parece contradizer os temas da Lua Cheia e Eclipse, mas não necessariamente. Ele nos lembra que mesmo quando há partidas e separações, ainda podemos recorrer ao suporte dos amigos, da comunidade e da própria ajuda espiritual para enfrentar os desafios e as dificuldades inerentes às separações e situações que estejamos atravessando. “Este símbolo implica o desejo ou necessidade de estar com outros que compartilham sentimentos, aspirações, objetivos e crenças similares às nossas. Há um foco em comum neste ‘grupo’ que abre possibilidades criativas e iluminadoras. Pode haver um sentido de se estar ‘lá fora’, nas ‘regiões selvagens’ e talvez estejamos realmente, de alguma forma, quer estejamos juntos por alguma afinidade única ou quilômetros distantes de todos os outros. Há um grupo de pessoas que compartilham das mesmas crenças e juntar-se a elas poderá elevar nosso espírito”, diz Lynda Hill, astróloga australiana e estudiosa dos Símbolos Sabianos. Então, não podemos esquecer que pertencemos a uma comunidade, que temos amigos e outras pessoas que podem nos ajudar a superar os problemas e a olhar para o futuro. Contudo, também precisamos lembrar que há coisas que outros não podem fazer por nós, portanto, não podemos nos tornar excessivamente dependentes dos outros, porque então estaremos criando outros problemas. Outro risco é rejeitarmos a companhia de outras pessoas porque já nos sentimos sozinhos e abandonados, excluídos e solitários e talvez fiquemos emburrados esperando que outros venham nos adular… De qualquer forma, o Símbolo de fato nos ajuda a ter perspectiva, nos lembra de que, por mais que uma parte de nossa vida se encerre quando terminamos um relacionamento ou quando nos despedimos de algo ou de alguém, isso não representa o fim da vida em si mesma e ainda há muito a explorar diante de nós. Só precisamos dar o tempo necessário para isso e abrir-nos às novas possibilidades e companhias.

Desejo a você uma ótima lunação! Que possamos ter a maturidade de deixar ir, a serenidade para termos paciência conosco mesmos e a esperança de nos abrirmos para o novo!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

5 thoughts on “Lua Cheia e Eclipse Lunar em Libra – Separações necessárias

  • 23 de março de 2016 em 15:57
    Permalink

    Mais uma vez muito obrigada por tão excelente 👌 trabalho e, preciosa orientação.
    Grata pela partilha e que tenha uma Feliz Lunação.
    Boa Páscoa. Namastê💜

    Resposta
    • 23 de março de 2016 em 16:40
      Permalink

      Obrigada a você também pela companhia aqui no blogue, Cidália! Feliz lunação para você!
      Namastê!
      🙂

      Resposta
  • 24 de março de 2016 em 02:05
    Permalink

    Você tem muito boa vontade com as pessoas, escrevendo com detalhes os aspectos, lunações, interpretando. Eu gostaria de agradecer sua bondade em expor suas idéias de maneira tão generosa, independente do que vou dizer.

    Júpiter assim como Saturno está relacionado a dinheiro, a prosperidade, estabilidade, consciência das próprias limitações, etc.. E Libra as sociedades em negócios. Tenho até tendência a crer que o casamento proposto por Libra é pura “sociedade”. Acho que tudo em Libra se enquadra no contexto de formar sociedades. Acho que suas escolhas são mais racionais que movidas por sentimentos. Mas uma quadratura entre Júpiter e Saturno não cria aquele tipo que é obrigado a “vender o almoço para comprar o jantar”?

    Desculpa insistir. É porque estou apavorada com a Grande Cruz que esse Saturno e Júpiter estão fazendo ao meu Saturno e Júpiter já em quadratura. (Saturno trânsito faz quadratura com Saturno Natal que está a 16 graus de Peixes, que faz quadratura com Júpiter Natal, que faz quadratura com Júpiter trânsito, que faz quadratura com Saturno trânsito. Além da oposição que Saturno trânsito faz ao meu Júpiter Natal).

    Estou achando que estou à beira da morte e definitivamente, não é com relacionamentos que eu estou preocupada, embora nesse momento eu esteja dependendo da ajuda de um amigo muito leal e sério. Em todo caso, ele tem Saturno em Sagitário que está recebendo também quadratura de Júpiter trânsito e eu tenho que admitir que ele parece meio louco ultimamente.

    Como ele é brilhante no que faz, conquistou a posição que tem de maneira “genial” (ou seja, inusitada), concluiu que é um gênio absoluto e anda com o ego explodindo, embora não contra mim. Mas as alterações dele andam me preocupando porque eu não sei se ele vai colocar a carreira dele em risco. Mesmo assim, é comigo que estou preocupada, até porque eu quero me libertar dessa dependência temporária que está parecendo uma prisão, e estou vendo que meus esforços não dão em nada há alguns anos, particularmente de 2015 para cá.

    Eu não estou pedindo que fale especificamente sobre mim, mas estou procurando algo esclarecedor; pelo menos algo que amenize o meu sofrimento ou que me torne mais consciente ainda (eu conheço bem o meu mapa), enfim, por isso gostaria de ler algo mais substancial sobre essa quadratura.

    No mito Júpiter vence a luta com Saturno (Zeus e Cronos), depois de libertar os irmãos. Assim ele estabelece seu reinado.

    Isso acontece na vida real? Já vi pessoas com quadratura entre Júpiter e Saturno enriquecerem, mas também vi uma dessas pessoas, ao longo de muitos anos, perder tudo que tinha por uma sucessão ou de azar ou de más escolhas, assim como uma mesquinhez cada vez maior. Ironicamente, a pessoa tornou-se capaz de gastar (Júpiter) litros de gasolina procurando uma dúzia de ovos mais baratos (Saturno)! E nessa época ela ainda tinha muito dinheiro! Mas ela tinha Júpiter em Escorpião e Saturno em Leão e com muito mais frequência eu tenho visto pessoas com esse tipo de quadratura enriquecer, do que em outros signos. Mas geralmente é um “filão”, um palpite que dá muito certo, uma sorte súbita, algo assim.

    Será que essa quadratura é do tipo de “dá com uma mão e tira com a outra”? Será que os esforços de pessoas com essa quadratura (como a minha) serão sempre em vão? E agora então com uma Grande Cruz…

    Resposta
    • 24 de março de 2016 em 12:55
      Permalink

      Olá Cristina!

      Bem vinda ao blogue e muito obrigada pela visita! 🙂

      Agradeço também pelo comentário e a participação no texto.

      Bom, concordo com muitas coisas que você fala, mas primeiro vamos esclarecer alguns pontos.
      Acho que você não entendeu que este texto é sobre a Lua Cheia e o eclipse, não é sobre a quadratura Júpiter-Saturno. Como a Lua Cheia se deu em Libra, eu escolhi falar de relacionamentos e aqui eu concordo com você, Libra fala de relacionamentos do ponto de vista da parceria entre iguais, das sociedades e não necessariamente de amor, são relações baseadas, principalmente nas afinidades. Isso, obviamente, não necessariamente exclui o amor, que pode ser apontado por outros posicionamentos no mapa dos envolvidos, mas sim, Libra por si só não está interessado em amor, está interessado num relacionamento com um igual, com um afim. Eu já escrevi sobre o signo de Libra e deixei isso bem claro neste texto. Eu escolhi enfocar este tema porque quem escreve tem que ter delimitações, especialmente na Astrologia quando um mesmo aspecto pode ser interpretado de várias maneiras e em várias esferas. Então, a gente tem que escolher um tema e delimitá-lo se quiser escrever de forma minimamente coerente e eu, que já sou naturalmente prolixa tenho que ter ainda mais cuidado com isso. Assim sendo, percebi que o tema “separação” e “relacionamentos” se repetia de várias formas nesta lunação e decidi tratar o tema a partir desta delimitação. Talvez eu não tenha enfatizado que estas “separações” não ocorrem somente no âmbito das relações afetivas e talvez também não tenha deixado claro que o tema “separação” é apenas um tema indireto da quadratura Júpiter-Saturno – aliás eu coloquei um link lá no texto para um outro texto da semana em que trato dessa quadratura de maneira mais abrangente e não associada com relacionamentos. Não sei se você viu.

      De fato, aspectos entre Júpiter e Saturno falam dos ciclos de crescimento e expansão, seja financeira, material em geral ou em termos mais amplos, de desenvolvimento pessoal e até espiritual. No mapa natal essa quadratura indica sim, uma dificuldade grande de crescermos lidando com os limites que a vida nos impõe. Há dificuldade de se ter confiança em si mesmo, de balancear o otimismo e o pessimismo e obviamente isso se manifesta de maneira muito concreta na forma como administramos nossa vida material e a perspectiva de crescimento em geral. Mas não acho que seja somente sobre dinheiro. O ciclo de Júpiter e Saturno é um tema que está na minha agenda para escrever, especialmente da perspectiva maior, em termos sociais e do que este ciclo representa coletivamente, que foi a abordagem que eu adotei no texto de A Semana Astrológica.

      Olhando positivamente, podemos dizer que Saturno freia o entusiasmo exagerado de Júpiter e o obrigada a se expandir dentro de limites razoáveis, sem perder a noção ou sem “viajar na maionese”, como diriam alguns, em outras palavras, temos que crescer com responsabilidade; Júpiter, por outro lado, equilibra o receio e o medo de Saturno e o incita a correr alguns riscos, a apostar um pouco e a confiar nos resultados, adicionando otimismo, confiança, inspiração e o desejo de se expandir para além daquilo que é seguro e conhecido. Um equilibra o outro quando funcionam na versão mais positiva. Um trígono, considerado “benéfico”, poderia trazer os dois trabalhando juntos sem tanto estresse, mas um trígono também tem grande potencial de ser “preguiçoso” e nunca chegar a manifestar seus potenciais. A quadratura, pelo contrário, é mais tensa, mas também é mais ágil e dinâmica e obriga a pessoa a lidar com isso o tempo todo.

      Não dá para dizer, sem olhar o mapa como um todo, como essa quadratura vai se manifestar, se positiva ou negativamente, porque o mapa inteiro tem que ser visto e considerado: os demais aspectos que os dois planetas fazem a outros pontos no mapa, as casas que regem, os signos e casas envolvidos… Enfim, tem muitas variáveis para se levar em conta, de maneira que não dá para se falar só da quadratura isoladamente.

      Quanto à sua questão pessoal, pelo que você descreve, de fato, a presente T-Square Júpiter-Netuno-Saturno ativa a sua quadratura natal Júpiter-Saturno e forma uma Grande Cruz, que é mutável e que traz essa sensação básica de “assolamento”, de se sentir “afogada” por um turbilhão de coisas acontecendo ao mesmo tempo, de acordo com as áreas de vida representadas pelas casas. É difícil falar da configuração isoladamente, sem olhar o mapa todo, mas em suma, a presente Grande Cruz vem obrigar você a lidar com os temas natais de Júpiter-Saturno. Falando de forma generalizada: como você busca crescer e se expandir nas áreas de vida representadas pelas casas, como suas crenças, positivas e negativas têm determinado esse crescimento, ou falta de, na sua vida; como você manifesta a fecundidade e o infinito potencial de crescimento prometido por Júpiter dentro dos limites palpáveis e concretos exigidos por Saturno. Quanto a quem “vence” a briga, se Júpiter ou Saturno, isso também vai depender da posição deles no mapa natal, ou seja, quem está mais forte, quem está mais debilitado… E adiciono uma coisa: os dois planetas são, igualmente importantes, independentemente de quem “ganha” essa briga, sem Saturno, Júpiter vira um bufão folgado a esperar que outros cuidem de suas necessidades. Sim, eu gosto muito de Júpiter, mas também sou super fã de Saturno e acho que, dependendo do mapa, ele pode ser o melhor amigo que a pessoa pode ter.

      o ideal seria que você procurasse um astrólogo da sua confiança e fizesse uma consulta, porque, por mais que conheçamos nosso mapa, estamos por demais envolvidos com ele para ter distanciamento e clareza do que ocorre. Acho que você está excessivamente imersa no seu próprio mapa e isso dificulta a percepção. Procure seu astrólogo preferido para um olhar exterior que lhe ajude a ter maior lucidez a respeito do seu momento atual e de como “navegar” esse período confuso.

      Agradeço novamente a visita e o seu feedback neste comentário!
      Volte mais vezes!
      🙂

      Resposta
    • 24 de março de 2016 em 13:06
      Permalink

      Mais uma coisa, Cristina: essa sensação de “morte” pode ser uma intuição, acurada, de algo que precisa morrer dentro de você, algumas posturas, a forma como lida com sua vida material e financeira, algumas crenças limitantes que talvez impeçam que você cresça de fato… Netuno (não sei qual o grau dos seus planetas, mas imagino que Netuno irá tocá-los também, além de já serem tocados por Quíron em trânsito) dissolve tudo o que é rígido e desconstrói nossas couraças e defesas, para que possamos encarar nossas fragilidades e vulnerabilidades de peito aberto, é a morte por “afogamento” e é óbvio que não estou falando de morte literal, mas de uma morte simbólica do ego, super defendido e cheio de verdades espirituais que talvez já estejam ultrapassadas, como aponta Saturno em Peixes, numa interpretação bem resumida. Então, é hora de descobrir qual é a sua verdade e como ela vai nortear o seu crescimento, inclusive material, a partir daqui… Esses dois planetas, dependendo do mapa, também estão relacionados à imagem do pai e às crenças que herdamos… Vale a pena olhar para isso também.

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!